Ilellada
Ei mãe, 500 pontos!
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SWINGING THE FIRST PUNCH
No início das primeiras filmagens Thomas Edison abriu os salões "peep show" em NY e produziu 75 curtas. Entre os conteúdos estavam: duelos, homens fortes, rinhas de galo e até uma partida de boxe entre dois gatos.
THE GREAT TRAIN ROBBERY
O filme de 1903, THE GREAT TRAIN ROBBERY foi um dos primeiros filmes a usar a ,até então, técnica não covencional de edição composta, movimentos de câmera e cross-cutting. Mas o filme de 12 minutos teve uma grande má fama por causa de sua cena final, onde um bandido mira para a câmera e atira. A cena foi considerada chocante para a audiência ainda "virgem" da época a qual ainda não estava familiarizada com o cinema; muitas pessoas que viram o filme pensaram que eles estavam realmente sendo baleadas. Mas apesar do susto, isso não deteve os espectadores: o filme foi um sucesso e um dos mais populares da "era silenciosa" , até o lançamento de THE BIRTH OF A NATION em 1915.
THE BIRTH OF A NATION
Esse filme silencioso de 1915 de D.W Griffith's, que é reconhecido por sua cinematografia inovadora e técnicas de roteiro. Mas a importância do filme está relacionada apenas por sua polêmica. THE BIRTH OF A NATION obteve controversia imediata por mostrar o Ku klux klan como heróis e os negros desrespeitados ( no filme , os negros eram brancos maquiados). Ambientado na guerra civil americana e no pós-guerra, o filme retrata a liberdade como vingativa, violenta e ignorante, e mostra os americanos do sul formando a KKK para defenderem-se contra a ameaça negra.
O filme afirmava que o KKK trazia justiça ao negar os negros direito de votar, mantendo-os a parte e suborndinados, isso restourava a ordem e a civilização no sul. THE BIRTH OF A NATION mostrava o sul como vítima, e os negros como o inimigo. O filme causou revoltas em Boston, philadelphia e outras grandes cidades e alimentou crimas contra negros no país. O filme também foi usado com propaganda de recrutamento do KKK e dizem ter inspirado a "segunda era da kkk".
QUANDO OS GANGSTER MANDAVAM
No início do cinema, as grandes produtoras de hollywood adotavam cada um nicho. Universal fazia filmes de horror, MGM musicais, mas a warner reinava como o rei dos filmes de ganster. LITTLE CAESAR em 1930 e THE PUBLIC ENEMY em 1931 solidificou a reputação da warner, mas o diretor Howard Hawks queria mais. Em 32, Hawks dirigiu Scarface, uma drama famoso por sua vívida ( se não glorificada) representação da violência. O produtor mandou Hawks filmar de qualquer jeito : " f**a-se a censura, faça-o o mais realistico e macabro possível". Antes que o filme fosse lançado, um novo final foi feito e o subtítulo " A VERGONHA DA NAÇÃO" foi adicionado para deixara audiência saber que o filme queria condenar, e não idolatrar os gangsters. O filme foi levemente baseado na história de alcapone.
BLACKBOARD JUNGLE
A comum e pacífica visão dos EUA pós-segunda guerra mundial foi interrompida por Richard brooks em 55 com o drama de professores e alunos antisociais e violentos em um internato de NY. O filme foi visto como um perigoso retrato da juventuda americana nas escolas públicas e fez a MGM receber cartas de exibidores preocupados com o impacto do filme. O embaixador dos EUA na itália impediu que o filme fosse mostrado no festival de filmes de veneza, enquanto a comitiva do senado decidia se o filme traria efeitos benéficos para a juventuda conteporânea. No lançamento, as autoridades de NY culparam o filme pelos casos de "violência juvenil" no estado, isso causou banimentos do longa nos EUA e disturbios na Inglaterra.
O executivo Dave blum chegou a temer que os comunistas usassem a história como propaganda para persuadir a audiencia estrangeira sobre a educação americana. Além disso, o filme tem o crédito de lançar a "era do rock and roll" com o uso de bill harley and his comet com a música "rock around the clock". A música atraiu um número enorme de adolescentes aos cinemas que as vezes causava violência em vandalismo nas sessões.
ANATOMY OF A MURDER
O drama de tribunal de 59 não é um filme violento, mas que aborda audaciosamente um tema violento. James Sterwart é um advogado de uma pequena cidade e tem como objetivo defender um soldado do exército acusado de matar o homem que estrupou sua mulher. Baseado em um crime verídico, o filme ganhou notoriedade pelo assunto direto e pelas palavras " put*", "contraceptivo", "calcinhas"," penetração"," estupro"," vadia" e "esperma". No seu lançamento, o filme foi banido em Chicago e foi preciso o diretor apelar para a corte para o banimento ser revogado. O pai de James sterwart ficou tão ofendido com o filme que pôs um anúncio num jornal local pedindo às pessoas para não assisti-lo.
HITCHCOCK E "PSYCHO"
A obra prima de Hitchcock criou um novo nível de aceitabilidade de violência, comportamento depravado e sexualidade nos filmes americanos e se mantêm como um dos primeiros exemplos do gênero "slasher" ( onde a vítima,geralmente adolescentes ou mulheres, é esquartejada, na maioria das vezes por lâminas). O filme é mais conhecido pela sua cena do chuveiro, onde Janetr Leigh é esquartejada até a morte. A cena chegou a ser censurada , mas consegui ser lançada praticamente sem nenhum corte.
Hitchcock recebeu uma carta de um homem queixando-se que sua filha, não conseguia mais entrar no chuveiro, depois de ver a cena do chuveiro Psicose.
O filme também é famoso por ser o primeira filme a mostrar um vaso sanitário dando descarga.
O ESTILO SPLATTER
No começo dos anos 60, ansioso para manter um nicho rentável, Herschell Gordon lewis criou algo que o cinema mainstrem ainda raramente estava acostumado: gore visceral e explícito. Em 63, lwis dirigiu Blood feast, um filme gore de baixo orçamento sobre um fornecedor psicopata de comida que mata mulheres e incluía pedaços de seus corpos em suas refeições. Blood feast criou um novo gênere - Splatter film - cheio de gore excessivo e violência pesada. Lewis continuou a trilogia Blood com TWO THOUSAND MANIACS ( foto acima) e COLOR ME BLOOD RED. Peter jackson começou sua carreira no gênero Splatter em 87 com BAD TASTE e 92 em BRAINDEAD.
Blood Deast
TWO THOUSAND MANIACS
BONNIE AND CLYDE
O filme Bonnie and Clyde de 67 mostrava a famosa era da depressão e dos assaltos a banco. O filme termina com bonnie e clyde sumariamente fuzilados em uma chuva de tiros. Uma cena aclamada e criticada pela sua brutalidade. O filme ganhou os holofotes pela violência e glorificação dos assassinatos, o críticos do NY times, Bosley Crowther, ficou tão constornado que iniciou uma campanha contra a crescente brutalidade nos filmes americanos. A Time demitiu Crother porque sua review negativa foi na contra mão em relação ao gosto do público. Bonnie and clyde foi um sucesso esmagador nos cinemas, tornando-se um dos filmes mais rentáveis do ano e o segundo mais rentáveil do estúdio warner até então. Bonnie and Clyde assim como THE WILD BUNCH, STRAW DOGS e A CLOCKWORK ORANGE são considerados marcos divisórios para o relaxamento sob o controle da violência em filmes.
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