O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Akasa venom medusa: teste de desempenho, mini-review

Shinobi4OS

Ex-doador
VIP
Mensagens
35.453
Reações
41.035
Pontos
934
Já tô ficando com medinho de tanto que a galera fala de bomba quebrando

Meu H100i V2 ainda tá vivo, mas se quebrar, nem fodendo vou comprar outro. Voltaria pra ac fácil, aqui já é o suficiente. wc só é mais bonitinho, por isso preferi ele rs
 

Seeker2611

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.247
Reações
3.307
Pontos
954
Acho que só. Acho estranho é esse 4790k com um cooler desses só chegar a 66°, mesmo em stock, enquanto o 1600x ficou em 69°.
Tem a questão de ser teste em bancada também, o que ajuda o ar que passa pelo cooler ficar na temperatura ambiente, talvez por isso desses resultados baixos, já no seu caso é gabinetão fechado.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Acho que só. Acho estranho é esse 4790k com um cooler desses só chegar a 66°, mesmo em stock, enquanto o 1600x ficou em 69°.
Cara ainda acho que teu stress só vai parar ao comprar um ar condicionado,pois não é normal ou como o amigo citou acima,testar ele fora do gabinete pra ver qualé,se continuar...ou onde fica é um hell mesmo e tá precisando de um ar condicionado ou alguma coisa errada aí.
Outra,pega leve no vcore pois esses chips pelo que li ao contrário dos Sandy que podem trabalhar numa boa até com 1,50v diários,esses aí aguentam no máximo 1,45v passando disso é botar fogo no chip.
Não me gabando,longe disso,pra comparação mesmo,teu processador tá perdendo pro meu.
Estou a 4,4Ghz(abaixei 100Mhz)a um vcore de 1,38v,que em full load vai a 1,41v e as temperaturas máximas de todos os cores não passam de exatos 70Cº passando 10x no Intel Burning Test.
Ah sim,Cooler Coolermaster V8 a primeira versão,não é o GTS,é só com um cooler só.
newegg.jpg
 
Ultima Edição:


Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.925
Pontos
1.779
Tem a questão de ser teste em bancada também, o que ajuda o ar que passa pelo cooler ficar na temperatura ambiente, talvez por isso desses resultados baixos, já no seu caso é gabinetão fechado.
Cara ainda acho que teu stress só vai parar ao comprar um ar condicionado,pois não é normal ou como o amigo citou acima,testar ele fora do gabinete pra ver qualé,se continuar...ou onde fica é um hell mesmo e tá precisando de um ar condicionado ou alguma coisa errada aí.
Outra,pega leve no vcore pois esses chips pelo que li ao contrário dos Sandy que podem trabalhar numa boa até com 1,50v diários,esses aí aguentam no máximo 1,45v passando disso é botar fogo no chip.
Não me gabando,longe disso,pra comparação mesmo,teu processador tá perdendo pro meu.
Estou a 4,4Ghz(abaixei 100Mhz)a um vcore de 1,38v,que em full load vai a 1,41v e as temperaturas máximas de todos os cores não passam de exatos 70Cº passando 10x no Intel Burning Test.
Ah sim,Cooler Coolermaster V8 a primeira versão,não é o GTS,é só com um cooler só.
newegg.jpg

Acho que tudo é uma questão de clima mesmo, viu...
Hoje amanheceu um dia bastante frio, a mobo tava em 24°, fiz um teste de 15min aqui em 4.7/1.3v, deu média de 73°
4.7-1.3-15min.jpg

Aqui em 4.4/1.2v
4.7-1.3-15min.jpg




Obs: lindo esse cooler, hein.
 

Anexos

  • 4,4-1,2.jpg
    4,4-1,2.jpg
    389,5 KB · Visualizações: 7
Ultima Edição:

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Acho que tudo é uma questão de clima mesmo, viu...
Hoje amanheceu um dia bastante frio, a mobo tava em 24°, fiz um teste de 15min aqui em 4.7/1.3v, deu média de 73°
Visualizar anexo 34628

Aqui em 4.4/1.2v
Visualizar anexo 34628




Obs: lindo esse cooler, hein.
Cara,será que não seria voltagens não,1,82???
Aqui o cara da anandtech
http://www.anandtech.com/show/8227/devils-canyon-review-intel-core-i7-4790k-and-i5-4690k/2
ASUS%20Z97-D%20SW%2003%20-%205WO.png

Colocou não sei como se isso tá correto,0,160,mas temperatura aceitável demais,31Cº.

Gostei dos coolers do gabinete.Sabe me dizer quanto cfm eles tem?E onde comprou?
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.925
Pontos
1.779
Cara,será que não seria voltagens não,1,82???
Aqui o cara da anandtech
http://www.anandtech.com/show/8227/devils-canyon-review-intel-core-i7-4790k-and-i5-4690k/2
ASUS%20Z97-D%20SW%2003%20-%205WO.png

Colocou não sei como se isso tá correto,0,160,mas temperatura aceitável demais,31Cº.

Gostei dos coolers do gabinete.Sabe me dizer quanto cfm eles tem?E onde comprou?


O meu cpu vcore tá em 1.3, e não em 1.82, este é o VCCIN,
Cara,será que não seria voltagens não,1,82???
Aqui o cara da anandtech
http://www.anandtech.com/show/8227/devils-canyon-review-intel-core-i7-4790k-and-i5-4690k/2
ASUS%20Z97-D%20SW%2003%20-%205WO.png

Colocou não sei como se isso tá correto,0,160,mas temperatura aceitável demais,31Cº.

Gostei dos coolers do gabinete.Sabe me dizer quanto cfm eles tem?E onde comprou?

Bem, VCCIN não é o total que vai para o chip? Não é diferente de vcore? O vcore aqui eu altero conforme nessas imagens, pode notar que nessa ultima tá em 1.3, nunca botei mais que isso. O VCCIN eu deixo em auto, tentei por em 1.3 e o pc não iniciou, foi direto pra tela azul.
As fans tem 110.61 CFM, 1600rpm.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.925
Pontos
1.779
Cara,será que não seria voltagens não,1,82???
Aqui o cara da anandtech
http://www.anandtech.com/show/8227/devils-canyon-review-intel-core-i7-4790k-and-i5-4690k/2
ASUS%20Z97-D%20SW%2003%20-%205WO.png

Colocou não sei como se isso tá correto,0,160,mas temperatura aceitável demais,31Cº.

Gostei dos coolers do gabinete.Sabe me dizer quanto cfm eles tem?E onde comprou?
Achei isso aqui:

http://www.tomshardware.com/answers/id-3056518/4790k-vccin.html

That seems perfectly normal, I believe the stock VCCIN on a 4790k runs 1.7-1.9V. The VCCIN is the voltage given to the integrated regulators on the chip that must in turn supply power to different aspects of the chip (cores, memory controller, IGPU, ect) so will naturally be higher than just a core voltage.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.903
Pontos
503
Achei isso aqui:

http://www.tomshardware.com/answers/id-3056518/4790k-vccin.html

That seems perfectly normal, I believe the stock VCCIN on a 4790k runs 1.7-1.9V. The VCCIN is the voltage given to the integrated regulators on the chip that must in turn supply power to different aspects of the chip (cores, memory controller, IGPU, ect) so will naturally be higher than just a core voltage.
Mas aí que tá,viu a diferença do teu pro do cara da anandtech?
Ou o programa dele tá doido e deveria mostrar 1,6 ao invés de 0,160 ou sei lá...
Se fosse vc abaixa um pouco o clock,devido ao calor excessivo da sua cidade.
Hoje tá bem frio,15 cº,se quiser meter 4,8 ghz meu 2500k segura de boa,mas no verão,nem pensar.

Tem o link desses coolers???
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.925
Pontos
1.779
Mas aí que tá,viu a diferença do teu pro do cara da anandtech?
Ou o programa dele tá doido e deveria mostrar 1,6 ao invés de 0,160 ou sei lá...
Se fosse vc abaixa um pouco o clock,devido ao calor excessivo da sua cidade.
Hoje tá bem frio,15 cº,se quiser meter 4,8 ghz meu 2500k segura de boa,mas no verão,nem pensar.

Tem o link desses coolers???

Esse deve ser os dados iniciais do teste dele, lendo o texto ele diz que começou em 4GHZ e 1v, e depois foi aumentando. Em 4.7 por exemplo ele colocou em 1.45v, o meu aqui em 1.3v já fica estável e um inferno no calor. Mas só rodando esses testes mesmo, jogando fica tranquilo.

Esses são de 140mm:
http://produto.mercadolivre.com.br/...40mm-viper-akasa-para-gabinete-silencioso-_JM

tem de 120mm também. E tem esses aqui que tem hélices de 140mm e furação de 120mm:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-847383109-fan-viper-r-fan-14-cm-akasa-_JM
Teria comprado desses, mas no dia não havia deles a venda. São a metade do preço e mesma eficiência.
 

FXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
754
Reações
294
Pontos
769
@Chris Redfield jr silencioso esse fan traseiro? pensando em comprar para trocar pelo pcyes q veio no gabinete é um pouco barulhento. fiz um teste sem e esse cooler traseiro/frontal da um diferença de temperatura no sistema, senao deixava desligado.

comprei um hyper 212x essa semana, mas nem instalei ainda, esperando chegar a placa mae nova para instalar td junto.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.925
Pontos
1.779
@Chris Redfield jr silencioso esse fan traseiro? pensando em comprar para trocar pelo pcyes q veio no gabinete é um pouco barulhento. fiz um teste sem e esse cooler traseiro/frontal da um diferença de temperatura no sistema, senao deixava desligado.

comprei um hyper 212x essa semana, mas nem instalei ainda, esperando chegar a placa mae nova para instalar td junto.
Esses fans akasa na velocidade máxima não são tão silenciosos, mas são bastante eficientes, tem bem mais cfm que os outros.

As especificações deles:
120mm : 83.63 cfm, 600-1900rpm, 6.9 ~ 28.9dB
140mm: 109,55cfm, 600~1600rpm, 7-21,7dB

Na velocidade máxima, ambos são bastante audíveis, mas nada de outro mundo. Porém só recomendo para quem tem necessidade de máxima ventilação, como eu aqui nesse inferno.

Se procura silencio e eficiência, recomendaria um coolermaster sickleflow, que tem 70cfm e 19db, são muito eficientes e silenciosos.
 

Palhano

Bam-bam-bam
Mensagens
12.099
Reações
7.029
Pontos
494
Esses fans akasa na velocidade máxima não são tão silenciosos, mas são bastante eficientes, tem bem mais cfm que os outros.

As especificações deles:
120mm : 83.63 cfm, 600-1900rpm, 6.9 ~ 28.9dB
140mm: 109,55cfm, 600~1600rpm, 7-21,7dB

Na velocidade máxima, ambos são bastante audíveis, mas nada de outro mundo. Porém só recomendo para quem tem necessidade de máxima ventilação, como eu aqui nesse inferno.

Se procura silencio e eficiência, recomendaria um coolermaster sickleflow, que tem 70cfm e 19db, são muito eficientes e silenciosos.

Vishe cara.
Já vi que vou ter que trocar os fans do meu gabinete (ainda estou devendo o review).
Achei bem fraquinhos e ao comparar o CFM, o negócio é fraco mesmo: Vieram 3 AF140 instalados no gabinete.

Acho que vou substituir por outros com airflow maior. Cada um tem 67!! E isso que são fans de 140mm!

Porra Corsair, aí ceis me fode.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.925
Pontos
1.779
Vishe cara.
Já vi que vou ter que trocar os fans do meu gabinete (ainda estou devendo o review).
Achei bem fraquinhos e ao comparar o CFM, o negócio é fraco mesmo: Vieram 3 AF140 instalados no gabinete.

Acho que vou substituir por outros com airflow maior. Cada um tem 67!! E isso que são fans de 140mm!

Porra Corsair, aí ceis me fode.
O melhor cxb sao esses da akasa. Mas eh legal ter um controlador de fan, pra deixar em 80% por causa do barulho. No full eh alto. Mas eh potente.

Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 

SilentSword

Veterano
Mensagens
568
Reações
297
Pontos
113
Meu PC faz um barulho alto qdo to jogando, e olha que coloquei uns coolers bons da corsair ML 120 no watercooler, um Akasa Viper 140mm de intake e a placa de video é uma 480 Asus Atrix com over @1350MHz, eu deixo a VGA a 90% a partir de 70 graus, pega no máximo 75º quando o calor ta forte aqui em casa. O segundo intake do gabinete e exaustão estou com os originais que vieram com elem são muito silenciosos, mas tbm só pegam 1200rpm.

O ponto é que eu jogo com fones in ear que isolam quase que totalmente o barulho externo, então eu não ligo pro o ruído dos fans qdo jogo. O que faz mais barulho são os da VGA, que chegam a 3000 rpm. O mais silencioso é o Akasa Viper, que na internet falam que é muito barulhento, mas eu não achei isso na prática, então na curva dele taquei 100% a partir de 55 graus já. Resumindo essa tolerancia a barulho de fans é muito pessoal,e quanto maior o rpm maior o barulho, não adianta, ou vc tem um CFM alto ou tem silêncio, não dá pra ter os 2. Mesmo o Corsair ML 120 faz barulho alto qdo tá a +2000 rpm, o que muda de um para o outro é a "assinatura sonora", que no caso desse Corsair achei muito agradável. Em comparação aos fans originais do Maelstrom 240t mudou da água pro vinho, eles vibravam até a mesa e berravam alto e chato qdo tavam no máximo, que era apenas 1800rpm. Comprei um watercooler relativamente barato mas no final saiu caro, paguei 182 nesses fans corsair com o frete, e 300 no wc...

Outro erro foi o gabinete, gastei mais nessa peça por ele vir com 3 fans (Aero 1000), mas no final isso foi inútil, os originais ventilam muito pouco e terei que trocar. Por enquanto o Akasa Viper ta dando conta do intake, mas ainda quero substituir os outros originais pelos que tirei do WC, rodando até uns 1500 rpm eles tem um barulho bem aceitável e já empurram bem mais ar que os do gabinete. Mas os buracos deles são muito apertados pros parafusos do gabinete... Tenho que comprar aquelas borrachinhas.
 
Ultima Edição:

pelvis

Bam-bam-bam
Mensagens
252
Reações
179
Pontos
469
uma maneira que utilizo para ter certeza que meu cooler está dando conta no OC é fazer testa no Prime95, ele tortura muito o processador, a temperatura vai as alturas. Foi baseado nesse programa que troquei meu hyper 212 plus por um macho x2.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.925
Pontos
1.779
Revivendo só para passar as dicas:


Sabe que, brincando, isso daí fez uma diferença de 10° na temperatura da cpu in-game?
Tava jogando prey, um jogo que por incrível que pareça me puxa bastante da cpu por conta do principalmente do crossfire, e com o gabinete com a tampa dianteira e filtro a temperatura pega 75°. Sem a tampa e sem o filtro, vai até 65°. Há uma vantagem de 5/10° com o caminho do ar livre contra o obstruído.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.473
Reações
133.925
Pontos
1.779
Dando uma upada com alguns dados relevantes a respeito da ventilação e sua influencia:
Eu atualmente estou com um gabinete destes :
84081_index_gg.jpg


A única diferença é que o meu tem uma janela em acrílico do lado.

A ventilação é composta pelo seguinte esquema: na frente, duas fans de 140mm akasa venom com 110cfm, na traseira uma akasa venom 120mm com 83cfm, e no topo três fans 120mm coolermaster sicleflow com 69cfm, sendo uma perto da traseira exaurindo e duas soprando para dentro, na parte da frente.

Fiz uns testes agora, com temperatura ambiente bastante fresca, uns vinte e poucos graus, menos de 25°.
O teste foi o seguinte: com e sem filtros de ar e grade furadinha frontal (aquelas na tampa frontal), com a cpu em 4.6ghz e 1.25v. Há filtros de pó em cima e na frente, além da grade frontal.

Seguem os resultados:
Com filtros -
com filtro.jpg


Sem filtros:

sem filtros.jpg


Como podem ver, as temperaturas máximas são 5° menores em média no teste sem filtros que com o gabinete com todos eles.

Sem filtros - 65.67° de média, 75,25° na média das temperaturas máximas.

Com filtros- 68,15° de média, 78,25° na média das máximas.

A diferença chega a ser de 5° nas máximas. Isso em dias mais quentes representam resultados até piores, caso use filtros, pois a ventilação será mais importante ainda.

PS: nos resultados iniciais, os três fans de cima estavam exaurindo. Mudei esse esquema para deixar mais ar fresco dentro do gabinete possível, e isso melhorou na ventilação.
 
Topo Fundo