O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[ALFA] Electro Doll Kiraya - Platformer 2D com elementos de ação inspirado em jogos do Mega Drive!

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.561
Pontos
453
Repostando o Dev Blog que escrevi no Condado Braveheart. Amanhã tem mais!:ksorriso

Olá, pessoal! Hoje irei postar um pequeno e rápido devblog:

KiraTeste.gif

(me perdoem pela qualidade baixa das GIFs. Mesmo com os amigos aqui do fórum me ajudando com dicas, ainda não estou conseguindo um resultado satisfatório)
Há um tempinho atrás, finalmente implantei algo que infelizmente não consegui no Alfa: Projéteis nos estágios especiais! Como mencionei antes, o alfa possuía um estágio especial que estava com vários glitches e sem elementos importantes devido aos mesmos, e, por isso, optei por não mostrá-lo. Para tentar resolver o problema, criei esse estágio teste que vocês estão vendo na GIF e reprogramei tudo novamente, tentando outros métodos e graças a Deus, deu tudo certo! Ainda estou longe de finalizá-los mas estou feliz de ter finalmente resolvido algo que me atrapalhou durante um bom tempo...

Golden Door aberto.png

Os estágios especiais serão pequenos percursos secretos estilo Shoot 'em Up (ou "Navinha") que estarão escondidos dentro de Portas Douradas. Portas Douradas estão totalmente ocultas nas fases e devem ser atingidas com os projéteis da Kiraya, os Electrokens, para aparecerem. Para descobrir onde uma delas está, o jogador deverá prestar atenção em certas "peculiaridades" em partes especificas das fases.

Engrenagem Ningyo de Aço Piscando.gif

imagem_2023-06-07_185510937.png

Dentro dos estágios especiais, você não deve encostar em nenhum inimigo. Caso Kiraya colida com eles, ela é imediatamente retornada para a fase principal e qualquer item anteriormente coletado será desconsiderado. No entanto, a Porta Dourada estará aberta até você vencer o estágio de uma vez por todas.

No final do estágio especial, além de manter o que pegar, o jogador coletará uma Engrenagem Ningyo. Caso colete todas as 7, algo...interessante...acontecerá. Para ver quantas você possuí, basta coletar uma e apertar Pause (Letra P no teclado do computador).

Antes de fechar o post, vou mostrar uma pequena GIF com o trabalho em progresso no primeiro estágio, Grandopolis Parte I. Ainda há muito o que fazer, retocar e re-retocar mas estamos progredindo!


KiraWIP.gif
Amanhã, caso não haja nenhum problema, postarei o devblog que prometi sobre as ferramentas que estou usando para desenvolver o jogo. See ya soon!:kcool
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.561
Pontos
453
Nessa primeira parte de "A Caixa de Ferramentas de Electro Doll Kiraya", falo um pouco da engine que estou utilizando para o jogo: O Gdevelop! Repost do Condado Braveheart:
A Caixa de Ferramentas de Electro Doll Kiraya - Parte 1: GDevelop - A Engine dos Iniciantes e Profissionais
Olá, pessoal! A partir de hoje, falarei um pouquinho dos programas que estou utilizando para fazer o Electro Doll Kiraya, começando pelo mais importante deles: O GDevelop!

GD-logo-big.png
Antes de me inscrever no curso de Criação de Jogos do CEBRAC, tentei aprender a desenvolver jogos por conta própria, procurando a melhor engine possível para desenvolver as ideias que tinha em mente. Minhas primeiras tentativas foram com o Stencyl e o Godot, porém ambas se demostraram frustradas: Não compreendia como o Stencyl funcionava e o Godot exigia um certo conhecimento de programação que eu ainda não possuía.

5f2966b6dca1a217164497.png

Meu conhecimento básico de C não me levou muito longe no Godot...Fonte: godotengine.org
Minha decepção com o Godot foi o pontapé inicial para que eu considerasse um curso de desenvolvimento de jogos. Aprender sozinha não estava dando certo e imaginei que ter um professor do meu lado me ajudaria a compreender melhor o que fazer. Um dia, enquanto andava pela rua, vi uma pessoa distribuindo panfletos do CEBRAC que demonstravam vários cursos, incluindo o de Criação de Jogos. Sem perder tempo, entrei no prédio da filial da cidade e me inscrevi.

maxresdefault.jpg

Criação de Games, aí vou eu!
Enquanto conversava com o coordenador do curso, ele me revelou que eles utilizavam uma engine chamada GDevelop durante as aulas. Antes dele me citar esse nome, eu nunca havia ouvido falar desse programa, algo que me arrependo até hoje pois foi exatamente ele que veio a materializar os meus sonhos.
landing-screen-b0da810520d5ca63e72ff25ab7ec0d84.png



Uma cena de uma versão antiga do Gdevelop! A cena é onde a mágica acontece: Dependo do seu objetivo final, ela pode ser uma tela de título, uma fase, um inventário...o que você quiser! A esquerda, temos as propriedades do objeto selecionado - neste caso o Gato, que é o objeto "Player" - e as variáveis associadas a ele. A direita, temos a lista de objetos da cena e suas camadas. No topo, a esquerda, temos o menu de arquivo, lista de cenas, e no topo, a direita, temos botões que mostram ou ocultam os menus de ferramentas, grids e entre outros. Fonte: techcrunch.com
O GDevelop é um programa que permite o usuário criar jogos para computador ou plataformas móveis sem possuir conhecimento em relação a uma linguagem de programação especifica. Antigamente, o programa era somente para o desenvolvimento de jogos 2D, porém, uma nova atualização também abriu as portas para a criação de projetos 3D.

As principais ferramentas para criação de jogos no GDevelop são:

- Objetos: Os objetos que irão compor a cena. Eles podem ser o player, as plataformas da fase, as opções de um menu...enfim, tudo que precisa aparecer no jogo.

Objeto TorirbSP.png

O inimigo "Torirb" é um objeto global (ou seja, disponível em todas as cenas) chamado "TorirbSP" no menu de objetos do GDevelop. Para tornar um objeto global, clique nele com o botão direito do mouse no menu de Objetos e selecione "Definir como um Objeto Global"

CategoriaSprites.png


Categorias de Objeto
Quando adicionar um novo objeto a cena, você deve escolher sua categoria e inserir os sprites de animação feitos por você, pegos da internet ou criados com o Piskel, o programa de Pixel Art do GDevelop. Caso queira, também pode editar seus pontos, associar variáveis, colocar comportamentos e entre outras ações.

- Eventos (Events): Conjunto de Condições e Ações divididas em categorias que, ao serem ligadas, executarão um determinado evento no jogo. Ao se criar uma nova cena, uma aba separada para Eventos aparecerá nela. Exemplo (Clique no botão direito do mouse e em "Abrir a imagem em uma nova guia" caso as imagens estejam muito pequenas):

MenuCondição.png

Menu de condições. Ao selecionar as ações na aba de eventos, um menu parecido com esse também aparecerá.

EventoPimentaE.png



Ligando dois objetos através da condição "Colisão" (Nesse caso "EspStageTKirayaElectrotama" e "PimentaElétrica") é possível que algo aconteça caso ambos entrem em contato um com o outro. Com a ação "Deletar", o objeto "PimentaElétrica" sempre desaparecerá da cena quando "EspStageTKirayaElectrotama" encostar nele. A condição "Ativa uma única vez enquanto é verdadeiro" é utilizada em conjunto com "Colisão" para que a ação seja sempre detectada uma vez, evitando bugs aleatórios.

Caso já tenha praticado ou ouvido falar do conceito de "Estrutura de Decisão" em programação, estará mais que familiarizado com os eventos do GDevelop!

*Lembrete Importante*: Para evitar problemas, é altamente recomendado que os eventos sejam ativados e guardados através de Variáveis, principalmente aqueles que precisam ser desligados durante algum momento do gameplay. Mais sobre Variáveis aqui (em inglês) e aqui.​

- Comportamentos (Behaviours): Ações pré-programadas que podem ser inseridos em objetos do jogo. Um objeto pode ter vários tipos de comportamentos diferentes.

ComportamentoLinearMovement.png



Através do comportamento "LinearMovement (Movimento Linear)", o objeto "TorirbSP" poderá se mover em linha reta para horizontal, vertical ou para as duas direções. Como quero que ele se mova somente para esquerda e numa velocidade não muito rápida, coloquei "-10" na velocidade do eixo X e 0 no eixo Y

Novos tipos de comportamentos são constantemente criados pela comunidade do GDevelop e você também pode fazer o seu! Ao adicionar um novo comportamento a um objeto, você pode pesquisar por eles na aba "Pesquisar Comportamentos Novos" ou desenvolver um clicando em "Comportamentos Instalados" e depois em "Crie seu Próprio Comportamento". Você também pode interagir com os comportamentos dos seus objetos na aba "Eventos" da sua cena, selecionando as condições e ações correspondentes a eles.

*Lembrete Importante*: O Gdevelop é atualizado de tempo em tempo e alguns elementos como ícones, menus, condições, etc. tendem a ser modificados ou totalmente removidos nesses updates.​


Existem muitos outros elementos importantes que compõem o grande e incrível arsenal do GDevelop, mas, por enquanto, nem eu mesma sei utilizar todos. Quanto mais trabalho em Electro Doll Kiraya, mais aprendo sobre esse fascinante programa e agradeço por sua existência!

Caso tenha se interessado pela engine após ler o texto, deixo os seguintes links úteis para aprendizado:
Boa sorte e que suas ideias também se tornem realidade! Daqui a um tempo, falarei um programa que é uma verdadeira mão na roda para criar e animar Sprites: O Aseprite!
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.561
Pontos
453
kiragran2teste-gif.6323

Trabalho em progresso! Testando algumas coisas para Grandópolis Parte II...Quando a demo sair, vocês verão o que aquela placa sinaliza...

Para aqueles que acompanham EDK, peço desculpas pela falta de atualizações. O projeto não está morto (e nunca estará)!

Não esqueci do post sobre o Aseprite também, ele ainda vai ser feito! Resolvi levar as coisas mais calmamente para conservar energia pois o combo desenvolver + estudar alguns assuntos para deixar o jogo melhor + outros estudos estava me sobrecarregando mentalmente. Por recomendação, comecei a tratar o processo de criação mais como um hobby casual do que um trabalho em si.

Aproveitando, também quero me desculpar por ter deixado o Tumblr do jogo vazio. Confesso que não tenho experiência alguma em promover meu trabalho em redes sociais (e minha timidez também não ajuda, rs.)...
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.251
Reações
21.479
Pontos
353
Que legal cara, parabéns pelo trabalho, está ficando realmente muito bom, desejo muito sucesso na empreitada!!
 


AzraelKnight

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.738
Reações
11.371
Pontos
1.053
Muito obrigada pelo elogio e o feedback! Gosto muito de trabalhar com palhetas de alto contraste mas caso a arte e o spritework continuem irritando muito a vista, farei as mudanças necessárias. Estarei postando um vídeo em breve e gostaria muito de ouvir as opiniões do pessoal em relação a isso.

Edit: Diminui o contraste na arte principal. Dando uma segunda olhada, o contraste estava realmente muito alto.
O que dá a cara de Mega Drive é justamente o contraste.

Baixo contraste é cara de GBA. Prefiro 1000x a primeira opção.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.561
Pontos
453
Legal o projeto, só vi agora.
Muito obrigada! Estou trabalhando para fazer um bom jogo.:ksorriso
O que dá a cara de Mega Drive é justamente o contraste.

Baixo contraste é cara de GBA. Prefiro 1000x a primeira opção.
Eu não havia notado isso até você mencionar esse detalhe. Olhando agora, realmente, poucos jogos de GBA usam alto contraste...

Também prefiro a segunda opção! Talvez por ter nascido nos anos 90 (uma época bem "colorida"), sempre gostei de cores bem "cheguei" em games.
 

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.820
Reações
7.746
Pontos
1.264
Quando estiver pronto vai vender no Brasil? Versão cartucho ou só a ROM mesmo?

Está muito bonito o jogo. Só tem uma coisinha que não me agradou muito: o som de quando um inimigo é destruído. É um som muito fofinho para uma morte. Não parece algo explodindo ou morrendo. Parece mais um bichinho fofo sendo apertado na barriguinha.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.434
Reações
7.561
Pontos
453
Quando estiver pronto vai vender no Brasil? Versão cartucho ou só a ROM mesmo?
Que bom que gostou dos visuais! O jogo está sendo desenvolvido para PC mas, no futuro, eu gostaria de aprender a programar games de Mega Drive para um criar um port.:ksorriso

Eu decidi ir na rota de jogos como Yume Nikki e transformar EDK em freeware (jogo de graça) pois, como mencionei anteriormente, estou aprendendo enquanto trabalho em seu desenvolvimento. Estou fazendo tudo sozinha (Por decisão minha. Eu quis o desafio, não me arrependo e nem quero parar, mas admito que a labuta se torna cansativa as vezes:kcry) e confesso que, algumas vezes, não tenho energia, saúde ou humor suficiente para continuar o trabalho, principalmente por ser muito detalhista. Pessoalmente, me sentiria muito culpada em cobrar dinheiro pelo game pois não tenho como atender prazos ou dar prêmios via Kickstarter. Não gosto de deixar gente na mão e prefiro contar a situação a todos.

Está muito bonito o jogo. Só tem uma coisinha que não me agradou muito: o som de quando um inimigo é destruído. É um som muito fofinho para uma morte. Não parece algo explodindo ou morrendo. Parece mais um bichinho fofo sendo apertado na barriguinha.
Isso foi proposital! Eu criei esse som por 3 motivos:
- Esse é um jogo de natureza cartunesca, com personagens de características cômicas. Quero criar uma atmosfera bem divertida;
- Quis reproduzir os sons sintetizados de certos games de Mega Drive. Como as máquinas da vilã, Dra.Ningyo, são baseadas em pássaros, resolvi utilizar um "pio" sintetizado agudo;
- O som também tem uma ligação pessoal com a vilã (algo que será aludido no futuro).

Pessoalmente, sou o tipo de pessoa que acredita que uma história e seus personagens podem ser descritos e atraentes através de pequenos detalhes. Um dos jogos que estão servindo de inspiração para EDK (Sonic 3 & Knuckles) é um exemplo primoral disso, na minha opinião.:ksorriso
 
Topo Fundo