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Alguém já se aventurou em criar um jogo físico? Board game, card game, etc

Ryu-san

Bam-bam-bam
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Estou iniciando um projeto de criar um card game, mas gostaria de saber a experiência de pessoas que já passaram por esse processo

Acompanho o canal do Tomas Queiroz, que tem ajudado bastante, mas é difícil encontrar outros conteúdos sobre criação de jogos físicos no Brasil

Por enquanto é só um hobby, mas quero começar a me aprofundar e quem sabe até mesmo publicar o jogo futuramente

Abraços!
 

Cubo de gelo

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Não. O máximo que fiz e faço é carta de magic. Mas criar carte de magic você no máximo cria alguma regra nova, não muda o jogo todo.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
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Acho q meu maior problema seria na parte artistica - desenho mal pra c***lho se eu for ver os padrões de desenho top, acho q faria minhas artes tudo com IA lol
 

Ryu-san

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Acho q meu maior problema seria na parte artistica - desenho mal pra c***lho se eu for ver os padrões de desenho top, acho q faria minhas artes tudo com IA lol
Aí que tá, a arte na verdade pode ser um dos últimos pontos a se preocupar. Você tendo um tema em mente, já está ótimo.

O mais importante é a mecânica do jogo, o que envolve a jogabilidade, experiência, regras, etc.
 

AlexHidanBR

Ei mãe, 500 pontos!
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N sei se conseguiria inventar por conta propria um card game todo do zero original, parece q Magic e Yugioh já tomaram posse desse mercado mas pode ser... talvez n seja muito diferente do q fazer um JRPG original
 

Asha

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Há uns anos atrás, tive uma pequena ideia para um card game mas engavetei por não saber como balancear as mecânicas do jogo corretamente. Rabisquei - e infelizmente perdi - uns conceitos e artes de monstros e ficou nisso mesmo.

Qualquer dia desses, planejo revisitar a ideia, mesmo que seja somente para imprimir algumas cartas-fantasias por diversão.
 


Tresloucado

Larva
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Já tenho 3 criados. O que me mata é que não faço ideia como colocar pra "vender". As grandes distribuidoras nao respondem os emails, e quando respondem é aquela coisa generica. E por conta propria nao sei quais tramites legais... só sei que produzir cada cópia do meu jogo com mais itens deu 250 cada. E ninguem hj em dia paga isso num party game.
 

Asteriques

Mil pontos, LOL!
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Estou iniciando um projeto de criar um card game, mas gostaria de saber a experiência de pessoas que já passaram por esse processo

Acompanho o canal do Tomas Queiroz, que tem ajudado bastante, mas é difícil encontrar outros conteúdos sobre criação de jogos físicos no Brasil

Por enquanto é só um hobby, mas quero começar a me aprofundar e quem sabe até mesmo publicar o jogo futuramente

Abraços!

Já chegou a ver os criadores de conteúdo independente na Ludopedia? Tem bastante gente escrevendo sobre isso.
 

Ryu-san

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Já tenho 3 criados. O que me mata é que não faço ideia como colocar pra "vender". As grandes distribuidoras nao respondem os emails, e quando respondem é aquela coisa generica. E por conta propria nao sei quais tramites legais... só sei que produzir cada cópia do meu jogo com mais itens deu 250 cada. E ninguem hj em dia paga isso num party game.
Em um party game realmente não, mas tem muito jogo "pesado" que se for bom mesmo o pessoal paga até mais. Mas eu não recomendo começar por jogos pesados. Tenta simplificar de alguma forma e enviar sell sheets para as editoras. Tem um canal chamado "Tomas Queiroz" que dá muita dica sobre isso.

Já chegou a ver os criadores de conteúdo independente na Ludopedia? Tem bastante gente escrevendo sobre isso.
Boa! Na época eu procurei por lá também, mas o projeto está engavetado no momento por falta de tempo. Acho que só devo pegar de novo nas férias.
 

Asteriques

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Em um party game realmente não, mas tem muito jogo "pesado" que se for bom mesmo o pessoal paga até mais. Mas eu não recomendo começar por jogos pesados. Tenta simplificar de alguma forma e enviar sell sheets para as editoras. Tem um canal chamado "Tomas Queiroz" que dá muita dica sobre isso.


Boa! Na época eu procurei por lá também, mas o projeto está engavetado no momento por falta de tempo. Acho que só devo pegar de novo nas férias.

Eu tô bastante envolvido com as comunidades de card game, tanto TCGs quanto LCGs. Tantos os lançamentos na Europa, quanto EUA, quanto os catarses brasileiros. Se precisar de uma mão só chamar.
 

Tresloucado

Larva
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Em um party game realmente não, mas tem muito jogo "pesado" que se for bom mesmo o pessoal paga até mais. Mas eu não recomendo começar por jogos pesados. Tenta simplificar de alguma forma e enviar sell sheets para as editoras. Tem um canal chamado "Tomas Queiroz" que dá muita dica sobre isso.


Boa! Na época eu procurei por lá também, mas o projeto está engavetado no momento por falta de tempo. Acho que só devo pegar de novo nas férias.

Eu já tomei volta de editora (mas não era com relação a jogo), e poderia estar ganhando uma grana até hoje. Sou meio traumatizado com isso e queria primeiro tentar uma forma de fazer isso por conta própria, sem que eu precise passar minha ideia para terceiros. Pensei no modelo de fazer por encomenda, mas ainda assim o jogo sai muito caro pro consumidor final e eu fico totalmente sem lucro...

Realmente fico num mato sem cachorro, e eu fico triste porque tudo no jogo eu que fiz: a mecânica, as artes e o app. E entregar a ideia assim pra uma empresa que pode me passar a perna me assusta demais da conta. Queria encontrar uma pessoa que pudesse testar meus jogos e me colocar numa parada já certa...
 

Ryu-san

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Eu já tomei volta de editora (mas não era com relação a jogo), e poderia estar ganhando uma grana até hoje. Sou meio traumatizado com isso e queria primeiro tentar uma forma de fazer isso por conta própria, sem que eu precise passar minha ideia para terceiros. Pensei no modelo de fazer por encomenda, mas ainda assim o jogo sai muito caro pro consumidor final e eu fico totalmente sem lucro...

Realmente fico num mato sem cachorro, e eu fico triste porque tudo no jogo eu que fiz: a mecânica, as artes e o app. E entregar a ideia assim pra uma empresa que pode me passar a perna me assusta demais da conta. Queria encontrar uma pessoa que pudesse testar meus jogos e me colocar numa parada já certa...
Pesquisa os vídeos do Tomas Queiroz ou até entra em contato com ele, ele tem uma mentoria que ajuda. Se um dia meu projeto for para frente, com certeza vou ingressar na mentoria.

E lembra: a ideia por si só não vale nada. Quando você levar seu jogo para a editora, o ideal é que já estava pelo menos em alfa, de maneira que dê para jogar. Não foque tanto nas artes, mas sim nas mecânicas e em cada etapa do jogo, do início até o final. E capricha na sell sheet.
 

Tresloucado

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Pesquisa os vídeos do Tomas Queiroz ou até entra em contato com ele, ele tem uma mentoria que ajuda. Se um dia meu projeto for para frente, com certeza vou ingressar na mentoria.

E lembra: a ideia por si só não vale nada. Quando você levar seu jogo para a editora, o ideal é que já estava pelo menos em alfa, de maneira que dê para jogar. Não foque tanto nas artes, mas sim nas mecânicas e em cada etapa do jogo, do início até o final. E capricha na sell sheet.
Ai mano fico com mt medo desse lance de mentoria, tb tive experiencia com charlatões que me fez pegar asco dessa palavra. Mas vou dar uma pesquisada nesse Tomas, muito obrigado pela dica.

Eu já tenho o jogo produzido em grafica, com mais de 100 playtests, é basicamente pegarem e produzirem em quantidade...
 

Ryu-san

Bam-bam-bam
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Ai mano fico com mt medo desse lance de mentoria, tb tive experiencia com charlatões que me fez pegar asco dessa palavra. Mas vou dar uma pesquisada nesse Tomas, muito obrigado pela dica.

Eu já tenho o jogo produzido em grafica, com mais de 100 playtests, é basicamente pegarem e produzirem em quantidade...
Perfeito então! Procura sim, o Tomas tem muita credibilidade nesse mercado e vários vídeos sobre o tema.

Abraços e boa sorte!
 
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