Chaos Control
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Dá pra se ter uma idéia de como o mercado de arcades está tão jogado às traças quando é realizado um put* evento e ninguém fica sabendo. Ou que gera no máximo uma notas de rodapé nos sites especializados, e que ninguém viu também.
Bem, a ATEI é a The Amusement Trades Exhibition e foi realizada em Londres entre os dias 27 e 29 de janeiro neste ano. Como uma feira cujo objetivo é mostrar todo e qualquer equipamento de diversão para todas as idades, muito da feira é ocupado com máquinas de azar, jukeboxes e muito da parafernália que podemos encontrar na tais Playlands de shoppings.
Ok, então não é um evento de arcades propriamente dito? Não. O que aconteceu na ATEI que merece nossa atenção foi a participação bem marcante de uma grande empresa que ainda fabrica os melhores arcades do mercado:
Preparado? Então vamos conhecer as máquinas:
Todos os anos a Sega participa deste evento, mas a diferença neste ano foi ter um espaço muito, muito maior que no ano passado, comportando não só a exibição de todos os seus arcades (e booth babes!), mas também um estiloso Sega Bar:
OS JOGOS
Hummer
Jogo de corrida em que o jogador pilota, hummm... Hummers. Bem simples, o objetivo é dirigir e tentar derrotar os oponentes, só. A diferença nele é que ao bater nos objetos destrutíveis espalhados pelas pistas, aumentará a barra de boost do carro.
É claro que parte da experiência arcade é estar num mini-hammer enquanto joga, sentindo os sacolejos das pistas e os trancos das batidas. E cada máquina conta com dois volantes e dois pedais de freio e breque para que dois jogadores, depois de um certo tempo ou se um bate o carro muito feio, alternem o controle do veículo.
[youtube]WuXSqOCX0l8[/youtube]
R-Tuned: Ultimate Street Racing
Sucesso no Japão, é basicamente um "Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio" sem as atuações pobres e a história boba. Um jogo de corrida em que a chave para vencer é saber fazer o drifting e boosting na hora certa com os brilhantes e tunados possantes, sob as luzes da iluminada noite de Tóquio.
O que certamente torna R-Tuned deliciosamente intenso de jogar é a violência da reação do volante durante o boost. Antes do jogo iniciar há um aviso sobre segurar firmemente o volante com as duas mãos assim que for acionar o turbo. Jogadores que não dão a mínima para avisos de arcades certamente perderão o controle de seu carro durante o tranco.
Sendo um jogo de corrida mais "sério", é possível até fazer customização dos veículos, o que não é exatamente o padrão para jogos de corrida arcade. E é claro que tudo fica mais divertido entre amigos e as cabines possibilitam corridas entre quatro jogadores.
Sega Bass Fishing Challenge
O primeiro arcade de Sega Bass Fishing era muito divertido. Quem jogou certamente teve uma experiência única em pescaria virtual, utilizando vara, molinete e um sistema de force feedback que realmente dava a impressão de ter fisgado "aquele" peixão. Então nada mais normal do que encontrar essa máquina e gerar instantaneamente altas expectativas.
Infelizmente não foi bem assim... Sega Bass Fishing Challenge foi a primeira e única decepção da feira.
Primeiro graças a um BIZARRO sistema de controle que envolvendo somente uma bola e alguns botões.
Usando os botões à esquerda o jogador posiciona o personagem na tela e com a bola ao centro faz os movimentos com a vara, girando-a para trás e para frente para atirar a isca na água. Quando o peixe é fisgado, o jogo exibe uma série de setas com diferentes cores que indicarão qual o sentido em que a bola deverá ser girada. Caso o jogador falhe, a linha quebra e será preciso começar tudo de novo.
Outra característica ruim do jogo são seus gráficos completamente ultrapassados, piores até do que o remake do primeiro SBF para Wii! [karrepio]
Está na cara que Sega Bass Fishing Challenge foi um projeto desenvolvido com pouco tempo e dinheiro, mas valendo-se do nome famoso para conseguir algum sucesso.
Brick People
Brick People é o jogo com a nova patente de controles pela Sega que toda a mídia noticiou, mas ninguém entendeu o que era ou não souberam realmente explicar direito como a coisa funciona. Vamos lá, então.
O jogo possui basicamente uma grande tela, uma base e vários blocos coloridos. Assim que iniciado, o objetivo do jogo é guiar os bichinhos que parecem patos cabeçudos, os tais "Brick People", até que eles alcancem a sua comida.
Os bichinhos ficam andando sem rumo pela tela e a comida deles geralmente está em locais bem altos para eles alcançarem. Aí que vem a graça da coisa toda: cada bloco contém um sensor, o qual faz com que o jogo perceba quando ele é posto na base em frente à tela, criando assim um preenchimento que reproduz o bloco sobre o qual os Brick People precisam saltar para alcançar a comida.
Há também algumas fases bônus em que uma certa forma é representada na tela e o jogador precisa completá-la com blocos. E tanto estas, quanto as fases normais precisam ser completadas dentro de um tempo restrito.
Caso você ainda não tenha entendido, este vídeo esclarece tudo:
[youtube]pnjTYQnKFd8[/youtube]
Sem dúvidas Brick People é muito carismático, um jogo tão legal de se ver quanto de se jogar. É claramente pensado para os mais jovens, mas acessível a qualquer um. Além disso, pode ser jogado por uma ou por quantas pessoas conseguirem ao mesmo tempo.
O vídeo abaixo mostra várias crianças que apareceram do nada durante uma partida e resolveram experimentar, mesmo sem saber direito o que estavam fazendo. E veja o que acontece quando o jogo interage e começa a soltar as mensagens "WAIT!" e "I'll smash your blocks!".
[youtube]f89o3D_kG9Q[/youtube]
RAMBO
Este é um game bem fácil de descrever, afinal, é um shooter on rails como qualquer outro. Lembra muito Virtua Cop (saudades...), mas ao invés de uma arma o jogo usa uma grande metralhadora.
É baseado nos três primeiros filmes da franquia e algumas cutscenes envolvem importantes momentos dos longas, o que certamente agradará aos fãs.
O jogo não possui muitas características únicas. Mesmo com eventos que requerem atirar em um ponto específico da tela em um tempo limitado, não representa nada muito diferente do que já foi visto em outros shooters da Sega, como The Lost World ou Confidential Mission.
O que existe de único no jogo é uma barra de Rage que uma vez ativada, dá alguns segundos de invencibilidade e munição infinita.
[youtube]FobBiBEZp2s[/youtube]
Harley Davidson: King of the Road
Essa é uma daquelas máquinas de corrida que, mesmo se tiver um porte para console, perde grande parte da magia, pois a graça toda é subir na motoca e jogar como se estivesse mesmo pilotando uma, ainda mais quando o arcade tem tanto charme quanto este.
O primeiro game, Harley Davidson: LA Riders, numa comparação um pouco grosseira, era mais ou menos um Crazy Taxi numa moto, ou seja, mundo semi-aberto e missões com o objetivo de sair do ponto A e ir para o ponto B com tempo limitado. King of the Road, no entanto segue um estilo mais tradicional de corrida arcade, com pistas lineares e oponentes para derrotar (máquina ou humanos).
Não é um game muito rápido, mesmo porque Harley's não são mesmo o tipo mais veloz de moto. Entretanto, há um speed boost e para ativá-lo é preciso coletar vários tokens espalhados pelo caminho. Em algumas pistas há um certo trânsito além dos outros Harley riders, o que exige um pouco mais de atenção do jogador.
E para tornar a experiência "vento na cara" ainda melhor, não poderia faltar uma seleção a dedo de várias trilhas clássicas do tipo road movie, como "Born to be Wild” e outras.
[youtube]MFn0ejKzDJ0[/youtube]
Sega Rally 3
Precisa de mais apresentações? A nova versão da talvez mais adorada franquia de rallys estava presente na ATEI. Havia dois tipos de cabines para experimentar o jogo: uma maior, com movimento nos bancos e tela grande, e outra mais discreta com tela menor.
Se você, fã de Sega Rally já está aí babando, hold on your seat! Não olhe agora, mas é muito provável que você já o tenha jogado. "Hein?!?"
Elementar, caro Watson: SR3 nada mais é do que uma conversão de Sega Rally Revo, já lançado para Xbox 360 e PS3, adaptada para ser mais "arcade friendly". O jogo roda na mesma engine e sim, são os mesmos gráficos, mesmas pistas e a mesma seleção de carros.
A diferença do arcade, além da experiência de estar num gabinete que se move de acordo com os solavancos do carro e jogar diante de uma tela grande, é que SR3 inclui um remake da Desert track, pista original do primeiro jogo! o/
De resto, o jogo inclui três opções: Championship, Quick Race e Classic. Championship oferece uma série de corridas, exatamente como em Revo para consoles; Quick Race é como o próprio nome diz; e Classic permite jogar pelo Sega Rally original (embora não saiba se é apenas a Desert track que está incluída ou se as outras clássicas também).
[youtube]zRDTU0ALQAk[/youtube]
Primeval Hunt
Este não é exatamente novo e posso jurar que já o vi em algum shopping de São Paulo (Morumbi talvez). De qualquer forma, estava no evento e, ao que parece, mais uma vez.
É mais um game "mire e atire" onde dessa vez o objetivo é caçar o maior número possível de dinossauros numa espécie de safari pré-histórico, mas com algumas características que o tornam único comparado aos demais no gênero.
Uma shotgun é usada para mirar e atirar nos dinossauros dessa tela, porém a movimentação não é automática, o que dá ao game um estilo de FPS. O arcade possui uma touch screen num pedestal em frente ao jogador que exibe um mapa com a localização dos dinos e para escolher o próximo local da caçada é só tocar em qualquer ponto da tela.
E não é exatamente um game brainless, sendo necessário um pouco de estratégia para avançar bem. Ir direto ao encontro de um dinossauro irá assustá-lo, então é preciso saber levar vantagem pelo terreno, isto é, esconder-se atrás de árvores, mover-se para lugares altos etc. A munição também é limitada, assim como o tempo.
É mais desafiador que outros shooters de arcades, mas é o mais estratégico. Provavelmente nunca terá uma versão para consoles, mas se houvesse, não pensaria um melhor jogo que usasse a conexão entre Wii e DS do que Primeval Hunt.
[youtube]m3fL5Kt3YW0[/youtube]
Outros jogos menos importantes
Fonte: SEGA Nerds.
Enfim, este foi o evento de arcades na Europa. Máquinas incríveis, outras nem tanto, mas é de se dar pena que o mercado de arcades esteja praticamente falido, com tantas idéias legais que ainda surgem.
Agora comentem e digam quais foram as suas favoritas. Eu escolhi as minhas: R-Tuned, pelo tranco do volante e Brick People, pelo carisma e originalidade.
Agora o bônus:
[youtube]yvBgXc6M740[/youtube] :-D:-D:-D
Bem, a ATEI é a The Amusement Trades Exhibition e foi realizada em Londres entre os dias 27 e 29 de janeiro neste ano. Como uma feira cujo objetivo é mostrar todo e qualquer equipamento de diversão para todas as idades, muito da feira é ocupado com máquinas de azar, jukeboxes e muito da parafernália que podemos encontrar na tais Playlands de shoppings.
Ok, então não é um evento de arcades propriamente dito? Não. O que aconteceu na ATEI que merece nossa atenção foi a participação bem marcante de uma grande empresa que ainda fabrica os melhores arcades do mercado:
Preparado? Então vamos conhecer as máquinas:
Todos os anos a Sega participa deste evento, mas a diferença neste ano foi ter um espaço muito, muito maior que no ano passado, comportando não só a exibição de todos os seus arcades (e booth babes!), mas também um estiloso Sega Bar:
OS JOGOS
Hummer
Jogo de corrida em que o jogador pilota, hummm... Hummers. Bem simples, o objetivo é dirigir e tentar derrotar os oponentes, só. A diferença nele é que ao bater nos objetos destrutíveis espalhados pelas pistas, aumentará a barra de boost do carro.
É claro que parte da experiência arcade é estar num mini-hammer enquanto joga, sentindo os sacolejos das pistas e os trancos das batidas. E cada máquina conta com dois volantes e dois pedais de freio e breque para que dois jogadores, depois de um certo tempo ou se um bate o carro muito feio, alternem o controle do veículo.
[youtube]WuXSqOCX0l8[/youtube]
R-Tuned: Ultimate Street Racing
Sucesso no Japão, é basicamente um "Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio" sem as atuações pobres e a história boba. Um jogo de corrida em que a chave para vencer é saber fazer o drifting e boosting na hora certa com os brilhantes e tunados possantes, sob as luzes da iluminada noite de Tóquio.
O que certamente torna R-Tuned deliciosamente intenso de jogar é a violência da reação do volante durante o boost. Antes do jogo iniciar há um aviso sobre segurar firmemente o volante com as duas mãos assim que for acionar o turbo. Jogadores que não dão a mínima para avisos de arcades certamente perderão o controle de seu carro durante o tranco.
Sendo um jogo de corrida mais "sério", é possível até fazer customização dos veículos, o que não é exatamente o padrão para jogos de corrida arcade. E é claro que tudo fica mais divertido entre amigos e as cabines possibilitam corridas entre quatro jogadores.
Sega Bass Fishing Challenge
O primeiro arcade de Sega Bass Fishing era muito divertido. Quem jogou certamente teve uma experiência única em pescaria virtual, utilizando vara, molinete e um sistema de force feedback que realmente dava a impressão de ter fisgado "aquele" peixão. Então nada mais normal do que encontrar essa máquina e gerar instantaneamente altas expectativas.
Infelizmente não foi bem assim... Sega Bass Fishing Challenge foi a primeira e única decepção da feira.
Primeiro graças a um BIZARRO sistema de controle que envolvendo somente uma bola e alguns botões.
Usando os botões à esquerda o jogador posiciona o personagem na tela e com a bola ao centro faz os movimentos com a vara, girando-a para trás e para frente para atirar a isca na água. Quando o peixe é fisgado, o jogo exibe uma série de setas com diferentes cores que indicarão qual o sentido em que a bola deverá ser girada. Caso o jogador falhe, a linha quebra e será preciso começar tudo de novo.
Outra característica ruim do jogo são seus gráficos completamente ultrapassados, piores até do que o remake do primeiro SBF para Wii! [karrepio]
Está na cara que Sega Bass Fishing Challenge foi um projeto desenvolvido com pouco tempo e dinheiro, mas valendo-se do nome famoso para conseguir algum sucesso.
Brick People
Brick People é o jogo com a nova patente de controles pela Sega que toda a mídia noticiou, mas ninguém entendeu o que era ou não souberam realmente explicar direito como a coisa funciona. Vamos lá, então.
O jogo possui basicamente uma grande tela, uma base e vários blocos coloridos. Assim que iniciado, o objetivo do jogo é guiar os bichinhos que parecem patos cabeçudos, os tais "Brick People", até que eles alcancem a sua comida.
Os bichinhos ficam andando sem rumo pela tela e a comida deles geralmente está em locais bem altos para eles alcançarem. Aí que vem a graça da coisa toda: cada bloco contém um sensor, o qual faz com que o jogo perceba quando ele é posto na base em frente à tela, criando assim um preenchimento que reproduz o bloco sobre o qual os Brick People precisam saltar para alcançar a comida.
Há também algumas fases bônus em que uma certa forma é representada na tela e o jogador precisa completá-la com blocos. E tanto estas, quanto as fases normais precisam ser completadas dentro de um tempo restrito.
Caso você ainda não tenha entendido, este vídeo esclarece tudo:
[youtube]pnjTYQnKFd8[/youtube]
Sem dúvidas Brick People é muito carismático, um jogo tão legal de se ver quanto de se jogar. É claramente pensado para os mais jovens, mas acessível a qualquer um. Além disso, pode ser jogado por uma ou por quantas pessoas conseguirem ao mesmo tempo.
O vídeo abaixo mostra várias crianças que apareceram do nada durante uma partida e resolveram experimentar, mesmo sem saber direito o que estavam fazendo. E veja o que acontece quando o jogo interage e começa a soltar as mensagens "WAIT!" e "I'll smash your blocks!".
[youtube]f89o3D_kG9Q[/youtube]
RAMBO
Este é um game bem fácil de descrever, afinal, é um shooter on rails como qualquer outro. Lembra muito Virtua Cop (saudades...), mas ao invés de uma arma o jogo usa uma grande metralhadora.
É baseado nos três primeiros filmes da franquia e algumas cutscenes envolvem importantes momentos dos longas, o que certamente agradará aos fãs.
O jogo não possui muitas características únicas. Mesmo com eventos que requerem atirar em um ponto específico da tela em um tempo limitado, não representa nada muito diferente do que já foi visto em outros shooters da Sega, como The Lost World ou Confidential Mission.
O que existe de único no jogo é uma barra de Rage que uma vez ativada, dá alguns segundos de invencibilidade e munição infinita.
[youtube]FobBiBEZp2s[/youtube]
Harley Davidson: King of the Road
Essa é uma daquelas máquinas de corrida que, mesmo se tiver um porte para console, perde grande parte da magia, pois a graça toda é subir na motoca e jogar como se estivesse mesmo pilotando uma, ainda mais quando o arcade tem tanto charme quanto este.
O primeiro game, Harley Davidson: LA Riders, numa comparação um pouco grosseira, era mais ou menos um Crazy Taxi numa moto, ou seja, mundo semi-aberto e missões com o objetivo de sair do ponto A e ir para o ponto B com tempo limitado. King of the Road, no entanto segue um estilo mais tradicional de corrida arcade, com pistas lineares e oponentes para derrotar (máquina ou humanos).
Não é um game muito rápido, mesmo porque Harley's não são mesmo o tipo mais veloz de moto. Entretanto, há um speed boost e para ativá-lo é preciso coletar vários tokens espalhados pelo caminho. Em algumas pistas há um certo trânsito além dos outros Harley riders, o que exige um pouco mais de atenção do jogador.
E para tornar a experiência "vento na cara" ainda melhor, não poderia faltar uma seleção a dedo de várias trilhas clássicas do tipo road movie, como "Born to be Wild” e outras.
[youtube]MFn0ejKzDJ0[/youtube]
Sega Rally 3
Precisa de mais apresentações? A nova versão da talvez mais adorada franquia de rallys estava presente na ATEI. Havia dois tipos de cabines para experimentar o jogo: uma maior, com movimento nos bancos e tela grande, e outra mais discreta com tela menor.
Se você, fã de Sega Rally já está aí babando, hold on your seat! Não olhe agora, mas é muito provável que você já o tenha jogado. "Hein?!?"
Elementar, caro Watson: SR3 nada mais é do que uma conversão de Sega Rally Revo, já lançado para Xbox 360 e PS3, adaptada para ser mais "arcade friendly". O jogo roda na mesma engine e sim, são os mesmos gráficos, mesmas pistas e a mesma seleção de carros.
A diferença do arcade, além da experiência de estar num gabinete que se move de acordo com os solavancos do carro e jogar diante de uma tela grande, é que SR3 inclui um remake da Desert track, pista original do primeiro jogo! o/
De resto, o jogo inclui três opções: Championship, Quick Race e Classic. Championship oferece uma série de corridas, exatamente como em Revo para consoles; Quick Race é como o próprio nome diz; e Classic permite jogar pelo Sega Rally original (embora não saiba se é apenas a Desert track que está incluída ou se as outras clássicas também).
[youtube]zRDTU0ALQAk[/youtube]
Primeval Hunt
Este não é exatamente novo e posso jurar que já o vi em algum shopping de São Paulo (Morumbi talvez). De qualquer forma, estava no evento e, ao que parece, mais uma vez.
É mais um game "mire e atire" onde dessa vez o objetivo é caçar o maior número possível de dinossauros numa espécie de safari pré-histórico, mas com algumas características que o tornam único comparado aos demais no gênero.
Uma shotgun é usada para mirar e atirar nos dinossauros dessa tela, porém a movimentação não é automática, o que dá ao game um estilo de FPS. O arcade possui uma touch screen num pedestal em frente ao jogador que exibe um mapa com a localização dos dinos e para escolher o próximo local da caçada é só tocar em qualquer ponto da tela.
E não é exatamente um game brainless, sendo necessário um pouco de estratégia para avançar bem. Ir direto ao encontro de um dinossauro irá assustá-lo, então é preciso saber levar vantagem pelo terreno, isto é, esconder-se atrás de árvores, mover-se para lugares altos etc. A munição também é limitada, assim como o tempo.
É mais desafiador que outros shooters de arcades, mas é o mais estratégico. Provavelmente nunca terá uma versão para consoles, mas se houvesse, não pensaria um melhor jogo que usasse a conexão entre Wii e DS do que Primeval Hunt.
[youtube]m3fL5Kt3YW0[/youtube]
Outros jogos menos importantes
Sega Clay Challenge
Parece, mas não é um game de tiro como os outros. O mais correto é chamar o jogo de simulador de tiro, uma vez que o foco está na mira e precisão. Mais voltado para quem realmente pratica o tiro como esporte.
Sponge Bob Square Pants: Ticket Boom
Para crianças e bem simples: os jogadores ficam em pé onde está escrito "STOP" enquanto uma luz abaixo da pernas do Bob Esponja vai se movimentando de cima para baixo. O objetivo é pular assim que essa luz atinge o lugar onde o jogador está e a cada rodada a luz se movimenta mais rápido.
Os ganhadores ganham tickets, então esta máquina é mais voltada para aqueles lugares onde você pode ganhar prêmios jogando.
Missfits
Outra máquina simples e para ganhar tickets. A máquina possui 4 blocos giratórios e o objetivo é apertar o botão na base da máquina e formar as figuras. Quanto mais plausível for a figura, mais tickets se ganha. E só.
[youtube]9rJhA3yquOg[/youtube]
Parece, mas não é um game de tiro como os outros. O mais correto é chamar o jogo de simulador de tiro, uma vez que o foco está na mira e precisão. Mais voltado para quem realmente pratica o tiro como esporte.
Sponge Bob Square Pants: Ticket Boom
Para crianças e bem simples: os jogadores ficam em pé onde está escrito "STOP" enquanto uma luz abaixo da pernas do Bob Esponja vai se movimentando de cima para baixo. O objetivo é pular assim que essa luz atinge o lugar onde o jogador está e a cada rodada a luz se movimenta mais rápido.
Os ganhadores ganham tickets, então esta máquina é mais voltada para aqueles lugares onde você pode ganhar prêmios jogando.
Missfits
Outra máquina simples e para ganhar tickets. A máquina possui 4 blocos giratórios e o objetivo é apertar o botão na base da máquina e formar as figuras. Quanto mais plausível for a figura, mais tickets se ganha. E só.
[youtube]9rJhA3yquOg[/youtube]
Fonte: SEGA Nerds.
Enfim, este foi o evento de arcades na Europa. Máquinas incríveis, outras nem tanto, mas é de se dar pena que o mercado de arcades esteja praticamente falido, com tantas idéias legais que ainda surgem.
Agora comentem e digam quais foram as suas favoritas. Eu escolhi as minhas: R-Tuned, pelo tranco do volante e Brick People, pelo carisma e originalidade.
Agora o bônus:
[youtube]yvBgXc6M740[/youtube] :-D:-D:-D