O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Falk22

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
1.959
Reações
1.944
Pontos
553
Bom dia senhores, gostaria de dicas do que fazer no linux pra quem acabou de instalar. Estou com o Mate em um notebook velho, não sei nem a configuração dele kkk
Gostaria de saber se tem algo pra melhorar a performance do mesmo tbem. Obrigado!
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Bom dia senhores, gostaria de dicas do que fazer no linux pra quem acabou de instalar. Estou com o Mate em um notebook velho, não sei nem a configuração dele kkk
Gostaria de saber se tem algo pra melhorar a performance do mesmo tbem. Obrigado!
Não tem o que fazer. Basta instalar algum programa que você necessita e não está instalado e usar.

Bom proveito! [emoji6]
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.135
Reações
47.817
Pontos
2.009
Bom dia senhores, gostaria de dicas do que fazer no linux pra quem acabou de instalar. Estou com o Mate em um notebook velho, não sei nem a configuração dele kkk
Gostaria de saber se tem algo pra melhorar a performance do mesmo tbem. Obrigado!

Qual a config da máquina? Acho que antes de instalar o sistema, acho melhor escolher um ambiente gráfico que seja leve. Prefiro fazer isso do que tentar melhorar a performance do bem.

E instale os programas que você está habituado a usar. E busque alternativas aos que possam não ter.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Falk22

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
1.959
Reações
1.944
Pontos
553
Qual a config da máquina? Acho que antes de instalar o sistema, acho melhor escolher um ambiente gráfico que seja leve. Prefiro fazer isso do que tentar melhorar a performance do bem.

E instale os programas que você está habituado a usar. E busque alternativas aos que possam não ter.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Tive q baixar o CPU-G pra achar as configurações, segue:
Intel(R) Celeron(R) CPU 900 @ 2.20GHz
Memoria ram: 2.937,6 MB

Jogar nesse pc nem pensar, se colocar um video pra rodar em 720p já começa a dar umas travadas. Estou usando ele em um monitor fullhd pode ser isso o motivo de travar?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.135
Reações
47.817
Pontos
2.009
Tive q baixar o CPU-G pra achar as configurações, segue:
Intel(R) Celeron(R) CPU 900 @ 2.20GHz
Memoria ram: 2.937,6 MB

Jogar nesse pc nem pensar, se colocar um video pra rodar em 720p já começa a dar umas travadas. Estou usando ele em um monitor fullhd pode ser isso o motivo de travar?

A Mate é relativamente leve, mas ela é um fork do gnome 2. Existem ambientes gráficos mais leves que seriam mais indicados pro teu setup.

Eu gostei muito da LXDE, recomendo.
 


Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Tive q baixar o CPU-G pra achar as configurações, segue:
Intel(R) Celeron(R) CPU 900 @ 2.20GHz
Memoria ram: 2.937,6 MB

Jogar nesse pc nem pensar, se colocar um video pra rodar em 720p já começa a dar umas travadas. Estou usando ele em um monitor fullhd pode ser isso o motivo de travar?
Tem até bastante RAM.
Existe o Puppy Linux, que é feito para PC antigo: http://blog.puppylinux.com/?viewDetailed=00047
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.696
Reações
15.331
Pontos
1.659
Uma dúvida, instalar um server programa de ERP empresarial em linux em SQL express ou Mysql é tranquilo?
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Uma dúvida, instalar um server programa de ERP empresarial em linux em SQL express ou Mysql é tranquilo?
Sql server express só roda em windows. O mysql é tranquilo. Só esse ERP que não tem como opinar rs, precisa dar uma pesquisada nele.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 

Travis Touchdown

Lenda da internet
VIP
GOLD
Mensagens
10.696
Reações
15.331
Pontos
1.659
Sql server express só roda em windows. O mysql é tranquilo. Só esse ERP que não tem como opinar rs, precisa dar uma pesquisada nele.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk

A MS desde a versão 2017 suporta Linux para o SQL Server. Até onde entendi dos docs dela, o express também é suportado no Linux.

Mas nunca instalei. Sinceramente não parece muito diferente de qualquer outro database no Linux assistindo o vídeo:


O f*da é que a empresa do sistema fala que não dá garantia de funcionamento no linux, então qualquer m**** que acontecer no sistema, por mais que não tenha nada a ver com o linux eles dirão que é por conta do linux.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Pessoal alguem sabe aonde tem algum pdf ou site/blog BEM explicativo sobre o Linux, digo falando sobre os comandos basicos, partições e tudo mais ? No caso é pra um amigo que se interessou no sistema, eu tinha um pdf aqui que devia ser um livro scaneado só que acabei deletando
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
A MS desde a versão 2017 suporta Linux para o SQL Server. Até onde entendi dos docs dela, o express também é suportado no Linux.

Mas nunca instalei. Sinceramente não parece muito diferente de qualquer outro database no Linux assistindo o vídeo:
Entendi, a última vez que brinquei com sql server foi o 2015, depois disso só passei a usar postgres em ambiente Linux.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.673
Reações
22.074
Pontos
1.774
Pessoal alguem sabe aonde tem algum pdf ou site/blog BEM explicativo sobre o Linux, digo falando sobre os comandos basicos, partições e tudo mais ? No caso é pra um amigo que se interessou no sistema, eu tinha um pdf aqui que devia ser um livro scaneado só que acabei deletando
Tem o Diolinux...que é blog e canal do youtube
 

mmdsj250

Veterano
Mensagens
566
Reações
696
Pontos
143
Pessoal alguem sabe aonde tem algum pdf ou site/blog BEM explicativo sobre o Linux, digo falando sobre os comandos basicos, partições e tudo mais ? No caso é pra um amigo que se interessou no sistema, eu tinha um pdf aqui que devia ser um livro scaneado só que acabei deletando
Guia foca Linux.
 

Falk22

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
1.959
Reações
1.944
Pontos
553
A Mate é relativamente leve, mas ela é um fork do gnome 2. Existem ambientes gráficos mais leves que seriam mais indicados pro teu setup.

Eu gostei muito da LXDE, recomendo.
Bom vai umas considerações depois de um fds mexendo entre SO's, estava com o mate mesmo dando umas engasgadas ele tava legal, passei pro windows 7-32b home premium e a CPU ficando só em 100% certeza que era o Celeron peidando.
Agora estou usando o Lubuntu, as vezes a CPU pula pra 90% só que é bem raramente, só que o estranho que parece q o Mate rodava mais fluido que o Lubuntu.
Vou continuar usando ele por um tempo.
 

Falk22

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
1.959
Reações
1.944
Pontos
553
Complementando o meu post acima, também tentei instalar o Arch Linux não tive a capacidade pra conseguir isso, se não tiver que fazer aqla dança dos códigos me embanano todo, minha próxima opção séria o Puppy.
Alguém teria outra distro pra recomendar?
 

FXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
754
Reações
294
Pontos
769
Complementando o meu post acima, também tentei instalar o Arch Linux não tive a capacidade pra conseguir isso, se não tiver que fazer aqla dança dos códigos me embanano todo, minha próxima opção séria o Puppy.
Alguém teria outra distro pra recomendar?
distro baseado no Arch tem o Manjaro, vem com xfce, tem outras opçoes tb, da uma conferida.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.862
Reações
10.519
Pontos
1.069
Manjaro é mais leve que o Lubunto? Pelas imagens q vi achei q seria mais pesado.
Manjaro XFCE é leve.

Agora esse uso que você relatou era referente à o que? Porque só o Lubuntu comer 90% da CPU é muito estranho.

Agora se você estiver com esse desempenho navegando na internet é até normal, atualmente os browers utilizam muitos recursos.
 

Falk22

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
1.959
Reações
1.944
Pontos
553
Manjaro XFCE é leve.

Agora esse uso que você relatou era referente à o que? Porque só o Lubuntu comer 90% da CPU é muito estranho.

Agora se você estiver com esse desempenho navegando na internet é até normal, atualmente os browers utilizam muitos recursos.
Justamente é o Firefox que ta subindo o uso da cpu, video aqui só em 480p!
Vou testar o Manjaro depois, tem algum programa pra fazer pendrive bootavel estilo o rufus pra linux?
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Manjaro é mais leve que o Lubunto? Pelas imagens q vi achei q seria mais pesado.
Talvez você esteja exagerando.
Lubuntu é para ser o "bunto" leve.
Esses 90% são o tempo todo?
Já viu aplicativos de inicialização, se tem algo rodando e consumindo muitos recursos que poderia ser fechado?
No mais, se não for Lubuntu, distro completa e normal, só o Puppy.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.862
Reações
10.519
Pontos
1.069
Justamente é o Firefox que ta subindo o uso da cpu, video aqui só em 480p!
Vou testar o Manjaro depois, tem algum programa pra fazer pendrive bootavel estilo o rufus pra linux?
Realmente é difícil uma CPU de entrada antiga suportar o youtube hoje, naquela época praticamente nem existia HTML5 ainda (na verdade tinha sido lançado naquele ano), era tudo em Flash.
 
Ultima Edição:

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.022
Reações
12.443
Pontos
753
Justamente é o Firefox que ta subindo o uso da cpu, video aqui só em 480p!
Vou testar o Manjaro depois, tem algum programa pra fazer pendrive bootavel estilo o rufus pra linux?

Talvez com outro navegador o desempenho seja um pouco melhor.

Tenta com o Vivaldi (veja se ele já não existe nos repositórios da distribuição ou baixe para Outros Sistemas e escolha Linux):
https://vivaldi.com/download/

O Celeron é bem fraquinho....
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Problema de desempenho com vídeo é o PC ser antigo, não tem aceleração por hardware decente.
A melhor solução é executar o vídeo em um player separado, para garantir máximo desempenho.
 

FXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
754
Reações
294
Pontos
769
Realmente o arrebenta PC mais modesto é o navegador, YouTube exige muito tb so da pra ficar com uma aberta. Distribuição mais leve vem com o Midori.
O lubuntu vem com lxde, este é mais leve que o xfce. Testa o manjaro, se achar pesado so instalar outro ambiente gráfico tipo lxde, mate, enlightenment e etc, so escolher qual vc quer usar na tela de login.
 

Falk22

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
1.959
Reações
1.944
Pontos
553
Instalei o Vivaldi, achei melhor que o firefox. To conseguindo ver melhor os videos, travando menos!
 

Epic Sax CEO

Bam-bam-bam
Mensagens
4.849
Reações
5.961
Pontos
303
Um problema de PCs antigos nesse caso é o navegador.
Cada vez usam mais RAM, é um problema sem solução. Cometi o erro de deixar o Firefox Nightly que uso com a atualização automática ativada... Usar navegador antigo, como Midori, Pale Moon, Opera Clássico... não é solução, com engines de script antigas e lentas, e recursos que não funcionam.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.756
Reações
4.332
Pontos
703
Aqui no Gerenciador de Atualizações do Mint seguido aparece pra atualizar o Kernel do Linux, em varios lugares ja vi que nao é necessário ficar atualizando e em outros que seria recomendado, qual o certo ?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.673
Reações
22.074
Pontos
1.774
Aqui no Gerenciador de Atualizações do Mint seguido aparece pra atualizar o Kernel do Linux, em varios lugares ja vi que nao é necessário ficar atualizando e em outros que seria recomendado, qual o certo ?
Não é 100% necessário, se tudo está correndo bem, pode "pular" essa atualização.
Mas a atualização de Kernel implementa melhorias, maior compatibilidade para drivers e placas mais recentes (como as novas da AMD), possivelmente melhorias bluetooth, otimização de bateria e etc
Aqui eles falam o que teve de novo no Kernel 4.15 -- https://www.diolinux.com.br/2017/11/kernel-linux-415-tera-melhor-suporte-drivers-amd.html
Enfim, se o PC é antigo e ta tudo funcionando ok, atualizar o Kernel pode não trazer melhoria alguma em muitos casos.
 

Arutha

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
16
Pontos
28
Não é 100% necessário, se tudo está correndo bem, pode "pular" essa atualização.
Mas a atualização de Kernel implementa melhorias, maior compatibilidade para drivers e placas mais recentes (como as novas da AMD), possivelmente melhorias bluetooth, otimização de bateria e etc
Aqui eles falam o que teve de novo no Kernel 4.15 -- https://www.diolinux.com.br/2017/11/kernel-linux-415-tera-melhor-suporte-drivers-amd.html
Enfim, se o PC é antigo e ta tudo funcionando ok, atualizar o Kernel pode não trazer melhoria alguma em muitos casos.

Há algumas atualizações de kernel por conta daquelas falhas de segurança meltdown e spectre. Daí vale a pena atualizar mesmo num pc mais antigo.
 
Topo Fundo