O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Bem Vindo ao Mundo Linux

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.762
Reações
4.332
Pontos
703
Galera uma ajuda aqui, toda vez que eu desmonto e formato esse pendrive da Kingston ele nao monta mais a nao ser reiniciando o sistema, se eu coloco outro de qualquer marca nao tenho esse problema agora com esse modelo da Kinston acontece isso, tenho dois um de 16gb e outro de 32gb ambos originais e o problema é o mesmo
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.349
Reações
29.532
Pontos
1.424
Também uso Plank e gosto bastante.

Enviado de meu LG-H870 usando Tapatalk
 

Arutha

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
16
Pontos
28
Galera uma ajuda aqui, toda vez que eu desmonto e formato esse pendrive da Kingston ele nao monta mais a nao ser reiniciando o sistema, se eu coloco outro de qualquer marca nao tenho esse problema agora com esse modelo da Kinston acontece isso, tenho dois um de 16gb e outro de 32gb ambos originais e o problema é o mesmo

Oi!
modelos dos pendrives? Vc formata em que fat ou ext4? os pendrives funcionam no windows? Achei comentários, alguns antigos, de pendrives da kingston funcionando mal, especialmente os usb3 em máquinas e ubuntus mais antigos:


https://forum.manjaro.org/t/usb-3-0-pendrive-wont-work-on-usb-3-0-port/37718/6
https://unix.stackexchange.com/ques...t-working-in-linux-when-it-works-in-uefi-bios
https://www.linuxquestions.org/ques...es-not-work-in-linux-mint-17-10-a-4175532027/
https://askubuntu.com/questions/335...ce=google_rich_qa&utm_campaign=google_rich_qa
https://www.linuxquestions.org/ques...sb-u3-data-traveler-not-useable-linux-753080/
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.762
Reações
4.332
Pontos
703


O modelo é o DT100G3 (16gb e 32 gb) e tanto faz eu formatar em FAT ou EXT4, no Windows eles funcionam perfeitamente, no caso eles são usb 3.0 e tanto faz se colocar eles na porta 3.0 ou 2.0, as vezes nem formatar eu consigo pois se desmontar o Linux nao detecta mais
 

brnbc

Bam-bam-bam
Mensagens
337
Reações
277
Pontos
248
Bruno, isso aqui não serve?
https://wiki.archlinux.org/index.php/NVIDIA_Optimus

Essas coisas de placas de vídeo são complicadas, mas mudam bem rápido. Quando a AMD resolveu descartar o catalyst (no linux) e trabalhar num drive específico para linux foi um horror, quem atualizava o ubuntu ficava com um vídeo de m... Aí foi melhorando, ampliando o suporte, ainda está longe de estar perfeito, mas já mudou muito. Então se vc não consegue usar agora, vá acompanhando as mudanças. Eu sei que vc não usa ubuntu, mas o fórum deles em inglês é muito bom, tem muita participação. Lá eu vi várias reclamações de dar tela preta ao instalar drivers da nvidia e havia umas respostas boas. Só não lembro, porque como não uso nvidia, só olhei de raspão...
Boa. Futuramente vou tentar pelos métodos do link. Obrigado!
 


Arutha

Ser evoluído
Mensagens
54
Reações
16
Pontos
28
O modelo é o DT100G3 (16gb e 32 gb) e tanto faz eu formatar em FAT ou EXT4, no Windows eles funcionam perfeitamente, no caso eles são usb 3.0 e tanto faz se colocar eles na porta 3.0 ou 2.0, as vezes nem formatar eu consigo pois se desmontar o Linux nao detecta mais

O que é esquisito é só ser o kingston. Os pendrives que funcionam são USB3 também? Em algumas placas mãe mais antigas o USB 3 só funcionava se vc acrescentasse ao grub a opção iommu=soft. Fora isso achei algumas coisas, mas não são específicas de kingston. Vẽ se alguma ajuda, espero que sim. E não tenho mais ideias...
https://forum.antergos.com/topic/90...ounting-usb-causes-x-to-restart-and-crashes/6
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/gnome-shell/+bug/1714989
https://forum.manjaro.org/t/manjaro-does-not-recognize-usb-3-storage-devices/37575
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Quem aqui usa o Elementary?

Queria experimentar ele, até instalei mas ele fica só numa tela preta com o cursor do mouse. Pesquisando nas internerds vi que pode ser um problema com a VGA (uso AMD, RX460) mas se fosse isso nem daria vídeo.

Primeira vez que esbarro nesse problema.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.349
Reações
29.532
Pontos
1.424
Quem aqui usa o Elementary?

Queria experimentar ele, até instalei mas ele fica só numa tela preta com o cursor do mouse. Pesquisando nas internerds vi que pode ser um problema com a VGA (uso AMD, RX460) mas se fosse isso nem daria vídeo.

Primeira vez que esbarro nesse problema.

Eu uso no meu PC principal.
Acho que não tive esse problema. Gosto bastante. Mas AMD é mais chato no Linux mesmo.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Eu uso no meu PC principal.
Acho que não tive esse problema. Gosto bastante. Mas AMD é mais chato no Linux mesmo.
Bem mais chato, aliás. Vou tentar alguma outra distro só pra ver se o problema persiste.

Enviado cagando
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Foda da elementary é que ela é bonita pra cacete.

Enviado cagando
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.703
Reações
22.120
Pontos
1.774
Elementary é bem bonita mesmo, mas o lance de não ter desktop ativo me irrita bem.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.400
Reações
55.769
Pontos
1.253
Quem aqui usa o Elementary?

Queria experimentar ele, até instalei mas ele fica só numa tela preta com o cursor do mouse. Pesquisando nas internerds vi que pode ser um problema com a VGA (uso AMD, RX460) mas se fosse isso nem daria vídeo.

Primeira vez que esbarro nesse problema.
pior distro q já usei, não recomendo. é a famosa bonitinha mas ordinária. e se quer tanto o ambiente q eles usam, instala o pantheon.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.349
Reações
29.532
Pontos
1.424
pior distro q já usei, não recomendo. é a famosa bonitinha mas ordinária. e se quer tanto o ambiente q eles usam, instala o pantheon.

Não entendo essa treta do pessoal. Quais foram os bugs que você experimentou?
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
pior distro q já usei, não recomendo. é a famosa bonitinha mas ordinária. e se quer tanto o ambiente q eles usam, instala o pantheon.
Todas as experiências que tive instalando o pantheon à parte acabaram quebrando a minha distro. Até o DDE foi mais fácil.

Vou de KDE mesmo...

Enviado cagando
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.349
Reações
29.532
Pontos
1.424
É que no Elementary não é possível utilizar o desktop para colocar pastas, arquivos ou atalhos (como no Windows, Mac, Mint, Ubuntu e etc)

Ah sim, possível até é, mas tem que instalar um app de terceiro, o que não é prático.

Mas eu pessoalmente gosto disso. Me obriga a ser mais organizado e não só jogar todos os arquivos no desktop até ficar uma confusão gigante. Mas isso é questão de gosto mesmo.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.762
Reações
4.332
Pontos
703
Estou usando esse comando aqui pra formatar o pendrive que relatei umas paginas atras da Kingston, no caso é o unico que consegue formatar e fazer aparecer o dispositivo nesse notebook

mkfs -t vfat -n (nome do pendrive) /dev/sdx

Uma duvida, outros tutoriais que eu vi mostrava sem usar o comando -t mas nao dava certo, no caso seria erro no comando todo ou do proprio pendrive ? Outra coisa, precisava criar um pendrive bootavel a partir de uma imagem, por exemplo do Mint, Debian ou até mesmo da ISO do Windows sem precisar ficar instalando algum aplicaitivo, tem como fazer via terminal mesmo ?
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.204
Reações
48.019
Pontos
2.009
Estou usando esse comando aqui pra formatar o pendrive que relatei umas paginas atras da Kingston, no caso é o unico que consegue formatar e fazer aparecer o dispositivo nesse notebook

mkfs -t vfat -n (nome do pendrive) /dev/sdx

Uma duvida, outros tutoriais que eu vi mostrava sem usar o comando -t mas nao dava certo, no caso seria erro no comando todo ou do proprio pendrive ? Outra coisa, precisava criar um pendrive bootavel a partir de uma imagem, por exemplo do Mint, Debian ou até mesmo da ISO do Windows sem precisar ficar instalando algum aplicaitivo, tem como fazer via terminal mesmo ?

dd if=/caminho da iso /destino

Depois ve no man os parâmetros certinhos. Eu nunca faço pela linha de comando se tiver outras opções. Gosto do Etcher e do Unetbootin pra fazer isos bootaveis.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.762
Reações
4.332
Pontos
703
dd if=/caminho da iso /destino

Depois ve no man os parâmetros certinhos. Eu nunca faço pela linha de comando se tiver outras opções. Gosto do Etcher e do Unetbootin pra fazer isos bootaveis.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

dd if=/home/user/Down.. of/=dev/sdx

Seria isso ? Ja tentei mas nao da boot, no caso queria parar um pouco de ficar dependendo de programas e ir aprendendo mais na "raça" as coisas
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.703
Reações
22.120
Pontos
1.774
Ah sim, possível até é, mas tem que instalar um app de terceiro, o que não é prático.
Mas eu pessoalmente gosto disso. Me obriga a ser mais organizado e não só jogar todos os arquivos no desktop até ficar uma confusão gigante. Mas isso é questão de gosto mesmo.
Eu vi, é uma "gabiarra" que fazem, mas não fica igual o Desktop ativo...
Como você disse e uma questão de gosto, poderiam dar a opção de ativar ou não, assim quem quiser escolhe. Mas os desenvolvedores tomaram a péssima decisão de escolher isso pro usuário, então eu simplesmente não tenho interesse.
Eu utilizo muito para pastas temporárias de trabalho (que estou esperando respostas e com as pastas no desktop lembro de cobrar quem deve ser cobrado até o assunto ficar resolvido).
Então pra mim é muito útil.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.349
Reações
29.532
Pontos
1.424
Usei a última versão, 0.4.1.

O Pantheon vez ou outra crasha ou então um bug bem irritante é dele adicionar mais abas nas janelas, além das abas dos programas. Fica um troço horroroso. Volta e meia, alguns programas ficam estranhos nele. Por isso que eles começaram a incentivar os desenvolvedores a criarem usando o layout deles, mas acho dificil emplacar. A maioria desenvolve pensando no gnome.

Alguns programas não funcionava ou eu achei complicado fazer funcionar, simplesmente porque eles desabilitam um monte de coisas. O Eclipse mesmo não funcionava. Tive que ir em vários arquivos ativar linhas desabilitadas.

As vezes um programa minimizado, não voltava a ativa. Ele crashava e ficava ali parado. Não conseguia chamar ele, então era reiniciar o pc.

Outros programas sequer funcionavam. Um exemplo foi o WPS office.

Enfim, usei essa distro umas 3x. A 0.1, a 0.3 e a 0.4.1. Todas elas eram bugadas.

E visual como ele, depois que fui aprendendo sobre linux, eu descobri como deixar eles parecido.

Se a ideia é o Pantheon, é possível fazer o MATE se comportar como ele.

03_pantheon.png

Entendi, eu uso WPS de boa e nunca tive nenhum dos problemas que relatou. A única coisa que nunca tentei foi instalar e usar o Eclipse no elementary. Como roda em cima do Ubuntu, eu instalo e rodo tudo que tem versão para Ubuntu sem nenhum problema.

Uso o mate no meu notebook, gosto dele também, apesar de querer voltar para o Xubuntu pelo xfce.

Mas acho ainda o mate um pouco "cheio demais". O que gosto do elementary é justamente ele ser bem minimalista, tanto em apps, quanto em opções de configurações. É bem seco, e simplesmente funciona (pelo menos aqui).
 

Trendkill

Die Hard
Mensagens
37.204
Reações
48.019
Pontos
2.009
dd if=/home/user/Down.. of/=dev/sdx

Seria isso ? Ja tentei mas nao da boot, no caso queria parar um pouco de ficar dependendo de programas e ir aprendendo mais na "raça" as coisas

Isso, esqueci o OF. Mas tem que ver no man se tem algum parâmetro que torna a iso bootavel.

Digita man dd no terminal pra ver as opções.

Eu tbm to nessa de aprender. Mas no meu caso to usando o FreeBSD. Até comprei um livro e tenho conseguido fazer algumas coisas legais.

Meu servidor ta rodando servidor samba, squid proxy com cache, dns, transmission pra torrent.

Ainda falta instalar algumas ferramentas de monitoramento. Mas é tudo por terminal conectando remoto por ssh.




Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.349
Reações
29.532
Pontos
1.424
Mesmo sendo base ubuntu, eles mexem em várias coisas.

Quanto ao mate, essa versão mais nova tem esses modos desktop, que deixam ele praticamente igual ao escolhido, como Elementary OS, Unity, MAC, Windows, etc.

Sim, mas nunca afetou a compatibilidade com nenhum pacote .deb que eu usei. Não posso falar por todos os pacotes, mas para o que uso no dia a dia nunca tive nenhum problema.

E como eu disse, o que valorizo não é a aparência, mas a política minimalista da distribuição. No mate é o oposto, lembra mesmo aqueles Ubuntu da decada passada cheio de bloatware e configurações que ninguem nunca usa. O meu mate no notebook tá até bem bonito, uso Planck como dock e Albert como launcher. Albert pra mim é o melhor launcher para Linux.
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
E a saga de fazer uma distro funcionar no meu PC full amd continua. Kubuntu deu vídeo, funcionou, mas congela a cada hora.

Agora o negócio vai ser tentar o mint. Uma hora vai. Se o mint não rolar, vou tentar o Mate.

Eu queria usar o elementary justamente pelo que o @Amigo Bolha falou, é minimalista e bacana, mas...
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.349
Reações
29.532
Pontos
1.424
E a saga de fazer uma distro funcionar no meu PC full amd continua. Kubuntu deu vídeo, funcionou, mas congela a cada hora.

Agora o negócio vai ser tentar o mint. Uma hora vai. Se o mint não rolar, vou tentar o Mate.

Eu queria usar o elementary justamente pelo que o @Amigo Bolha falou, é minimalista e bacana, mas...

Pois é cara. Minha placa é AMD também. Mas o problema que eu tinha era só de tearing, que milagrosamente eu acho, com os últimos updates do Kernel se resolveu.
KDE historicamente sempre teve muito bug. As vezes vale testar uma distribuição com um gerenciador de janelas mais simples. Eu gosto muito do Xubuntu e do Xfce.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.874
Reações
10.554
Pontos
1.069
Mesmo sendo base ubuntu, eles mexem em várias coisas.

Quanto ao mate, essa versão mais nova tem esses modos desktop, que deixam ele praticamente igual ao escolhido, como Elementary OS, Unity, MAC, Windows, etc.

Sim, mas nunca afetou a compatibilidade com nenhum pacote .deb que eu usei. Não posso falar por todos os pacotes, mas para o que uso no dia a dia nunca tive nenhum problema.

E como eu disse, o que valorizo não é a aparência, mas a política minimalista da distribuição. No mate é o oposto, lembra mesmo aqueles Ubuntu da decada passada cheio de bloatware e configurações que ninguem nunca usa. O meu mate no notebook tá até bem bonito, uso Planck como dock e Albert como launcher. Albert pra mim é o melhor launcher para Linux.

O negócio do Elementary é que a filosofia minimalista dele não é só na aparência, todo o SO é construído em cima disso, inclusive os repositórios. Ele pegaram os repositórios do Ubuntu e tudo que não é utilizado pelo Elementary foi tirado.

Por conta disso a experiência correta com o elementary é se ater ao que é oferecido pelos repositórios oficiais, tanto que nem PPA é possível instalar nativamente, só de forma extraoficial. Quando você instala programa fora dos repositórios oficiaise os bugs vão ocorrer por falta ou desatualização de dependências.

Essas características do elementary faz ele não ser a melhor opção para usuários muito avançados, ele é bom para computador de mãe ou avó porque a chance de quebrar é bem menor, além da facilidade de uso.

E a saga de fazer uma distro funcionar no meu PC full amd continua. Kubuntu deu vídeo, funcionou, mas congela a cada hora.

Agora o negócio vai ser tentar o mint. Uma hora vai. Se o mint não rolar, vou tentar o Mate.

Eu queria usar o elementary justamente pelo que o @Amigo Bolha falou, é minimalista e bacana, mas...
Atualiza o kernel para a versão estável mais recente e os drivers também, a AMD fez uma grande atualização para o Linux mês passado que melhorou muito o suporte. Pode ser que resolva o seu problema.

Nas distros baseadas no ubuntu um bom programa para atualizar o kernel é o Ukuu, seleciona para instalar o último kernel LTS.
 
Ultima Edição:

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Ok, a parada ficou seria agora. O mesmo travamento/congelamento que eu tive com o Kubuntu, tive com o mint.

Lembrando: sem nada adicional instalado. Só a distro.

Isso só pode significar que tem alguma incompatibilidade grossa de hardware que eu não tô percebendo.

Enviado cagando
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.324
Reações
7.663
Pontos
1.199
Ok, a parada ficou seria agora. O mesmo travamento/congelamento que eu tive com o Kubuntu, tive com o mint.

Lembrando: sem nada adicional instalado. Só a distro.

Isso só pode significar que tem alguma incompatibilidade grossa de hardware que eu não tô percebendo.

Enviado cagando

Qual é o seu hardware mesmo?

Tô com um PC AMD aqui e tá funcionando normal no Ubuntu, só a saída HDMI que não pega a resolução total (uso um monitor ultrawide).
 

Maner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.631
Reações
17.978
Pontos
739
Qual é o seu hardware mesmo?

Tô com um PC AMD aqui e tá funcionando normal no Ubuntu, só a saída HDMI que não pega a resolução total (uso um monitor ultrawide).
Fx-6300, uma mobo bostona da asus, 6 GB de RAM e uma RX 460 de 2GB.

Eu estou concluindo que é hardware porque os dois problemas são idênticos nos dois flavours do Ubuntu que testei, com o sistema recém instalado.

Pior que como o pc congela totalmente nem dá pra usar alguma ferramenta de diagnóstico.

É muito bizarro, nunca tive esse erro, já instalei até em máquinas com um A8(!) e rodou.

Enviado cagando
 
Topo Fundo