O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Compact GUI - Economize espaço no HD com pouca ou nenhuma perda de performance!

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.314
Reações
7.650
Pontos
1.199
Caras, trago algo novo para vocês.

Li uma matéria na PCGamer e decidi testar um programa chamado Compact GUI. A premissa dele é usar a ferramenta Compact do Windows 10 para economizar espaço no HD.

São 4 níveis de compactação (o mais extremo não é recomendado para jogos e programas, só para arquivos pouco usados) e os resultados são bem interessantes. Até agora não vi nenhuma perda de perfomance.

Aqui um teste com a XPRESS8K na pasta da Steam:
w5R2wdl.jpg


Link para o programa: https://github.com/ImminentFate/CompactGUI/releases
Resultados em diversos jogos: https://github.com/ImminentFate/CompactGUI/wiki/Compression-Results:-Games

Dica: Não compactem arquivos de torrents ativos. Vão ficar com erro (:
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 120622

Certamente darei uma olhada nisso, demora muito pra fazer o compress?
 

Mioni

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.242
Reações
9.884
Pontos
704
Alguns benchs, queria saber se usar no sistema do windows ia afetar a performance.

mBBGFBd.png
 

Dinhoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.357
Reações
505
Pontos
569
Então ele vai comprimir o tamanho dos jogos por exemplo, deixando mais espaço no HD?

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Então ele vai comprimir o tamanho dos jogos por exemplo, deixando mais espaço no HD?

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Sim, é a mesma idéia da compressão do NTFS que já existe há anos, porém agora usando novos algoritmos de compreensão (o que torna a idéia atrativa novamente).

[]'s
 


Dinhoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.357
Reações
505
Pontos
569
Sim, é a mesma idéia da compressão do NTFS que já existe há anos, porém agora usando novos algoritmos de compreensão (o que torna a idéia atrativa novamente).

[]'s
Mas será que não da zica? Tipo, sai uma atualização para o jogo e buga tudo com a compreensão... Ou até mesmo a compreensão zicar o jogo.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.314
Reações
7.650
Pontos
1.199
Certamente darei uma olhada nisso, demora muito pra fazer o compress?

Depende de qual dos formatos você escolhe. Essa pasta da Steam deve ter levado uns 25~30 minutos.

Mas será que não da zica? Tipo, sai uma atualização para o jogo e buga tudo com a compreensão... Ou até mesmo a compreensão zicar o jogo.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Pelo o que eu entendi, não. Todos os arquivos funcionam normalmente e ele vai descompactando conforme necessário.

Alguns benchs, queria saber se usar no sistema do windows ia afetar a performance.

mBBGFBd.png

Não vi ninguém falando sobre usar no sistema, mas eu não tentaria.
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Fiz o teste aqui em uma pasta de 11Gb e levou cerca de 10 minutos, não utiliza nada do sistema durante o processo (coisa de 6% a 7% de aumento do uso do processador apenas) no meu i74790k, porém não compactou nada, o processo foi feito a pasta esta com o ícone que fica mas não mudou nada continuei com os mesmo 11Gb, estou tentando novamente em outra pasta dessa vez de 73,4Gb , edito aqui após o termino para ver se funcionou dessa vez

Edit > Agora sim diminuiu de 73,4Gb para 51,4Gb , muito bom, não entendi pq a primeira vez não funcionou pois o conteúdo era o mesmo, isos de games
 
Ultima Edição:

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.314
Reações
7.650
Pontos
1.199
Fiz o teste aqui em uma pasta de 11Gb e levou cerca de 10 minutos, não utiliza nada do sistema durante o processo (coisa de 6% a 7% de aumento do uso do processador apenas) no meu i74790k, porém não compactou nada, o processo foi feito a pasta esta com o ícone que fica mas não mudou nada continuei com os mesmo 11Gb, estou tentando novamente em outra pasta dessa vez de 73,4Gb , edito aqui após o termino para ver se funcionou dessa vez

Depende muito do que tem dentro da pasta. Vídeos e afins é basicamente inútil, não muda nada.

Alguns jogos também não dá para notar diferença nenhuma :(
 

Silverock®

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.816
Reações
6.318
Pontos
719
Depende muito do que tem dentro da pasta. Vídeos e afins é basicamente inútil, não muda nada.

Alguns jogos também não dá para notar diferença nenhuma :(

Conteudo era o mesmo, mas dessa segunda vez funcionou muito bem, não entendi pq não foi da primeira vez, coloquei outra pasta de isos com + 90Gb, valeu pela dica parece que vai ajudar bastante
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
Mas será que não da zica? Tipo, sai uma atualização para o jogo e buga tudo com a compreensão... Ou até mesmo a compreensão zicar o jogo.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Não, o recurso é nativo do Windows, já existe faz tempo, totalmente transparente e não precisa que o aplicativo que você vá executar tenha suporte.
Diferentemente daquele problema que tinha com os links simbólicos do OneDrive, onde os aplicativos tinham que saber lidar com eles.

Então, é muito difícil dar qualquer tipo de m****, exceto claro, se a Microsoft resolver lançar um patch ai pra dar tela azul no PC do pessoal, mas fora isso, improvável.

Esse recurso vai dar um bom desempenho para "assets" que são apenas leitura, agora, na hora de atualizar os jogos pelo steam pode demorar bem mais :P

[]'s
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
ktXBaTK.png


Mas quê?

Alguém me explica como uma ISO de 50 GB vira 3 GB?

Vou ter até que conferir isso pra ver se o compactador não zuou com a integradade do arquivo, lol
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
caralhos, a ISO de Tales of Berseria foi de 13.5 GB para 1.4 GB, tá maluco :lolwtf
 

navossoc

Supra-sumo
Mensagens
1.319
Reações
788
Pontos
174
ktXBaTK.png


Mas quê?

Alguém me explica como uma ISO de 50 GB vira 3 GB?

Vou ter até que conferir isso pra ver se o compactador não zuou com a integradade do arquivo, lol
Se o arquivo tiver um padrão muito repetitivo ou tiver várias áreas em branco, com certeza da um grande boost.

No caso, essa ISO ai deve ser uma cópia inteira do BD, então só existe (de fato) vamos supor 10 gb de dados e o restante são zeros para preencher a ISO.

Se você tiver um editor hexadecimal, essa é a sua chance de usar ele :P

[]'s
 

Dinhoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.357
Reações
505
Pontos
569
Essa parada ae ta muita doidera, não vou mexer no que ta quieto...[emoji19]

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.314
Reações
7.650
Pontos
1.199

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.314
Reações
7.650
Pontos
1.199
Sem querer esqueci e compactei arquivos que estava enviando por torresmo. O torresmo para de funcionar, fikdik.
 

dudman

Supra-sumo
Mensagens
2.211
Reações
597
Pontos
189
Falando em torresmo: não da pra mandar essa imagem compactada? Como vemos ai, tem caso de 50gb indo pra 3gb! Nem que colocasse lá ONLY WINDOWS 10. Mas mais do que economizar espaço no HD pra mim o melhor seria menores arquivos na hora de transferir! ou já tem site com essa opção?
 

Illidan

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.871
Reações
20.787
Pontos
1.059
ktXBaTK.png


Mas quê?

Alguém me explica como uma ISO de 50 GB vira 3 GB?

Vou ter até que conferir isso pra ver se o compactador não zuou com a integradade do arquivo, lol
O que mais me incomodou é você usar Daemon Tool para o W10.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
O que mais me incomodou é você usar Daemon Tool para o W10.

não lembro porque instalei, mas teve algum motivo. Normalmente só abro pelo explorer.

acho que peguei em algum momento uma ISO de formato diferente que o windows não abria.
 

CloudNine

Bam-bam-bam
Mensagens
5.935
Reações
19.905
Pontos
353
Mas e ai?Posso compactar minha pasta toda da Steam sem problemas de performance?

Olha lá hein!É reversivel caso dê pau?
 

Sephirothrx7

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.406
Reações
2.292
Pontos
1.269
Sobre as isos que compactaram, já tentaram pegar a mesma ISO e compactar no 7z ou afins? É bem provável que fique tão pequeno quanto. O que rolava antigamente é que o jogo era muito pequeno, mas nego colocava padding pra que os dados do jogo ficassem mais na borda do cd/dvd, assim a taxa de leitura do drive é maior. Esse padding era um monte de dado inútil, altamente compactavel.
Falando em torresmo: não da pra mandar essa imagem compactada? Como vemos ai, tem caso de 50gb indo pra 3gb! Nem que colocasse lá ONLY WINDOWS 10. Mas mais do que economizar espaço no HD pra mim o melhor seria menores arquivos na hora de transferir! ou já tem site com essa opção?
Não, pois a compactação acontece no sistema de arquivos do seu PC.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
Mas e ai?Posso compactar minha pasta toda da Steam sem problemas de performance?

Olha lá hein!É reversivel caso dê pau?

bicho, funciona a mesma coisa. Só demora um pouco pra compactar, afinal são centenas de GB, mas vale a pena. Meu hd de 4 tb tá assim:

- pasta STEAM, uns 600 gb, ainda não compactei
- pasta ISO dividada em 3 partes, emuladores, ISOs de PC, e jogos de PC piratões instalados, isso tudo junto tem 1 TB.

a pasta de ISOs estou em processo de compactação agora, com uns 90% concluido, e já economizei uns 230 GB de espaço. provavelmente vai fechar com uns 260 GB de espaço economizado.

Se a proporção média for essa, cerca de 25% de economia, então um HD de 4 TB "ganha" 1 TB extra de espaço, isso para jogos, porque vídeo não compacta mesmo.

já rodei jogos compactados, e continuam funcionando normalmente, e não tem problemas de load time também.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
e a propósito, quem quiser reverter o processo, basta pegar a pasta compactada, e fazer uma cópia dela. A copia ficará normal, sem a compactação.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.893
Pontos
1.484
olha que coisa doida:

N1mGK04.png


pra quem mexe no CEMU, deve saber que existe um formato de ISO chamado WUX, que é basicamente uma ISO compactada, que o CEMU roda normal. Para provar que ela já está de fato compactado, passei o WinRAR nela na compressão maxima, e como podem ver, o tamanho não reduziu nada.

Mas ao compactar a WUX usando esse algoritmo aí, o arquivo caiu de 5 GB para 1 GB :eek:

como se pode ver pela tela ao lado.

E rodei a WUX no cemu depois para certificar que tá blz, e realmente continua funcionando, e quer saber? O load time REDUZIU, provavelmente porque são menos dados lidos do hd (nesse caso SSD), ao passo que a cpu faz o trabalho de descompactar na RAM, que é milhares de vezes mais rápida que a unidade de disco.
 

DrMagnet

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.103
Reações
8.590
Pontos
1.059
olha que coisa doida:

N1mGK04.png


pra quem mexe no CEMU, deve saber que existe um formato de ISO chamado WUX, que é basicamente uma ISO compactada, que o CEMU roda normal. Para provar que ela já está de fato compactado, passei o WinRAR nela na compressão maxima, e como podem ver, o tamanho não reduziu nada.

Mas ao compactar a WUX usando esse algoritmo aí, o arquivo caiu de 5 GB para 1 GB :eek:

como se pode ver pela tela ao lado.

E rodei a WUX no cemu depois para certificar que tá blz, e realmente continua funcionando, e quer saber? O load time REDUZIU, provavelmente porque são menos dados lidos do hd (nesse caso SSD), ao passo que a cpu faz o trabalho de descompactar na RAM, que é milhares de vezes mais rápida que a unidade de disco.
Reduziu??? Isso é bem interessante
 

Dinhoo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.357
Reações
505
Pontos
569
Vou tentar isso numa partição que está o bf1, só tem 6 gbs livres

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Topo Fundo