O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Conheça a 3dfx e o início das placas aceleradoras 3D

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.999
Reações
41.705
Pontos
1.689
[COLOR="Blue"]Quem é q viveu naquela época e nunca desejou no início uma placa Voodoo?!?!?! Relembrem um pouco o início da história das placas 3D.[/COLOR]

3dfx Interactive (conhecida no seu início como 3Dfx com o "D" maiúsculo) foi uma empresa especializada na fabricação de processadores gráficos para aceleração 3D e, mais tarde, placas gráficas. Após dominar o mercado na segunda metade da década de 1990, no final do ano 2000 sofreu uma das maiores quedas da indústria dos PCs. Sua sede ficava em San Jose, Califórnia até que, às vésperas de sua falência, suas propriedades intelectuais (e muitos de seus empregados) foram adquiridos pela rival NVIDIA.

Fundada em 1994 pelos ex-funcionários da Silicon Graphics; Ross Smith, Gary Tarolli e Scott Sellers com financiamento da TechFarm de Gordie Campbell, a 3Dfx lançou seu famoso chipset gráfico Voodoo Graphics em 1996. A empresa apenas fabricava os processadores e as placas de referência, sem vender o produto ao consumidor final; agia apenas como um fornecedor OEM para as empresas fabricantes das placas, que reprojetavam, montavam, divulgavam e vendiam suas próprias placas equipadas com o processador Voodoo.

A 3Dfx se tornou popular inicialmente devido ao seu sucesso no mercado de arcades, na época, os jogos nos arcades ainda possuiam uma grande vantagem gráfica com relação aos seus equivalentes domésticos. O primeiro jogo para arcade com o processador 3Dfx Voodoo foi ICE Home Run Derby em 1996, no decorrer do ano seriam lançados jogos que se tornaram mais famosos como San Francisco Rush da Atari e Wayne Gretsky's 3D Hockey. A qualidade gráfica dos jogos e a sua superioridade frente aos consoles da época - Sega Saturn, PlayStation e Nintendo 64 - atraiu a atenção da impresa e dos consumidores para a marca, que já preparava a sua chegada ao mercado dos PCs.

Uma queda súbita na cotação da memória EDO RAM garantiu a viabilidade das placas com o processador Voodoo Graphics, que era junto com os processadores Rendition Vérité V1000 e PowerVR PCX1 os primeiros aceleradores gráficos 3D que, além de tornar os jogos graficamente mais elaborados, os faziam com ganho de desempenho - desempenho que era pífio com os primeiros processadores como o ViRGE da S3 Graphics.

[SIZE="5"]Voodoo 1[/SIZE]

Voodoo 1, como o Voodoo Graphics seria conhecido, se distingüia pela sua falta de um controlador de vídeo, necessitando uma placa VGA dedicada e um slot PCI a mais. A placa Voodoo só entrava em ação quando o PC em que estava instalada executava um aplicativo programado para usar a placa. A conexão entre a placa VGA e a aceleradora Voodoo se dava por um cabo externo, o que gerava uma degradação de sinal (ainda analógico na época), mas aceita pelo público em troca dos efeitos e da aceleração gráfica.

Entre os concorrentes, solução semelhante foi utilizada pela PowerVR, enquanto a Rendition e outras ofereciam soluções integradas, no entanto, nenhum chegou a alcançar a popularidade atingida pela Voodoo 1.

[SIZE="5"]
Glide API
[/SIZE]

Para garantir um melhor desempenho, a 3Dfx desenvolveu uma API proprietária, Glide para que os programadores dos jogos pudessem usar em seus jogos 3D, permitindo que eles acessassem a placa de vídeo diretamente. Era basicamente uma API derivada do OpenGL implementada em hardware. Essa estratégia diferia das adotadas por OpenGL, QuickDraw 3D (da Apple) e o futuro Direct3D por não ser uma interface utilizável por outras placas, o que garantia uma vantagem estratégica à 3Dfx.

Essa vantagem com o tempo se tornou um problema para os criadores de jogos, que tinham que otimizar seus jogos para múltiplas APIs, para cada placa de vídeo. O que motivou a utilização de padrões comuns como o OpenGL e Direct3D. No entanto a utilização dessas APIs na época ainda não permitia o mesmo desempenho possível com o Glide, e muitos jogos compatíveis com ele continuaram a ser lançados durante muito tempo.

O uso que tornou o Glide popular foi a adaptação do jogo Quake da id Software para o driver MiniGL da 3Dfx, qe incorporava apenas os recursos OpenGL utilizados pelo jogo.

Por volta do ano 2000, as otimizações das APIs concorrentes OpenGL e Direct3D, além da popularização das placas concorrentes, tornou o Glide obsoleto.

[SIZE="5"]Voodoo Rush[/SIZE]

Em agosto de 1997, a 3Dfx lançou o chipset Voodoo Rush, combinando o processador Voodoo com um processador de vídeo 2D da Alliance Semiconductor na mesma placa, dispensando o uso de uma placa de vídeo separada. O desempenho era inferior ao de uma Voodoo 1, basicamente por ambos processadores dividirem a interface de memória, acarretando um prejuízo de 10% no desempenho. Versões posteriores lançadas pela Hercules possuiam 8MB de memória de vídeo e uma freqüência de processamento 10% maior para compensar a perda de desempenho, o que não foi suficiente para desfazer a má impressão criada pelo modelo original.

Uma terceira versão foi produzida utilizando um processador 2D Cirrus Logic ao invés do modelo original. Corrigiu os problemas de conflitos de transferência PCI e de memória, no entanto, poucos fabricantes se interessaram pelo modelo e um número reduzido de placas foi produzido, até o fim da família Voodoo Rush no começo de 1998.

[SIZE="5"]Voodoo2[/SIZE]

Em 1998, foi lançado o sucessor da Voodoo, a popular Voodoo2. Arquiteturalmente semelhante à sua antecessora, possuiam uma segunda unidade de textura, permitindo que duas texturas fossem renderizadas em um único ciclo de trabalho. A Voodoo2 possuia também uma freqüência de processamento maior (110MHz contra 90MHz), uma maior largura de banda de memória (192-bit contra 128-bit) e suporte a quantidades maiores de memória (até 8MB para texturas e 4MB para buffer de imagem, comparado com os 4MB/2MB da Voodoo). Uma placa Voodoo2 podia exibir uma resolução máxima de 800x600 com qualidade de textura superior à antecessora.

Um dos problemas da Voodoo2 era a utilização de três processadores em uma placa, enquanto os produtos concorrentes como o ATI Rage Pro, NVIDIA Riva 128 e Rendition Vérité 2200 necessitavam de apenas um processador.

Apesar disso, e da limitação de cores em modo 3D a 16-bit (65.536 cores), nenhum outro produto era capaz de produzir um desempenho a par do produzido pela Voodoo2, que possuía ainda um reconhecimento de marca inigualável. Apenas a chegada da placa 2D/3D integrada Riva TNT meses depois ofereceria concorrência à supremacia da Voodoo2.
[SIZE="5"]
SLI[/SIZE]


Uma das opções oferecidas pela Voodoo2 era o recurso Scan-Line Interleave (SLI). Em modo SLI, duas placas Voodoo2 eram conectadas, cada uma desenhando metade das linhas horizontais da tela. Pelo preço de uma segunda placa Voodoo2, o usuário podia praticamente dobrar o desempenho 3D. Outra vantagem do modo SLI era o aumento da resolução máxima de tela para 1024x768. Apesar do alto custo envolvido e da inconveniência de se usar três placas de vídeo, o modo SLI da Voodoo2 estabeleceu um patamar na época sem comparação.

Esta capacidade não foi mais oferecida nos modelos 3Dfx seguintes, apesar da tecnologia ter sido usada para conectar os processadores VSA-100 em paralelo na Voodoo 5. Com a aquisição da 3dfx pela NVIDIA, em 2004 a marca SLI foi relançada (desta vez como Scalable Link Interface) em sua família GeForce 6. A ATI Technologies também lançou sua própria implementação com múltiplas placas, sob o nome de Crossfire. Apesar do funcionamento semelhante, ambos usam técnicas totalmente diferentes do modo SLI original.

[SIZE="5"]Especulações sobre o fim[/SIZE]

O fim da 3dfx é um assunto repleto de controvérsias e boatos. Alguns atribuem seu fim aos gastos exorbitantes como refeições e brindes, que continuaram até perto de sua venda. No entanto, a tese mais aceita atribui a sua queda a erros de gerenciamento. A insistência em criar um chipset 2D/3D integrado, como o da Voodoo Banshee e Voodoo3, custou milhões de dólares e participação de mercado, além de desviar recursos do projeto Rampage, originalmente pensado como o sucessor da Voodoo2. O ciclo de lançamentos da principal concorrente, NVIDIA, de seis em seis meses, intercalando revisões maiores e menores, permitiu que a empresa tivesse sempre produtos novos em um curto espaço de tempo e maior tolerância a erros, que no caso da 3dfx se provaram fatais.

O projeto Rampage que, apesar dos esforços da empresa, jamais chegou ao mercado, teve um protótipo concluído apenas em dezembro do ano 2000, semanas antes da venda das propriedades da 3dfx à NVIDIA. Durante todo o seu ciclo de desenvolvimento, muito dinheiro e pessoal foi realocado para projetos menores como o Napalm (VSA-100), o que adiou seguidamente seu lançamento — originalmente planejado para a Comdex 1998.

Apesar das especulações a respeito do projeto Rampage e de como ele poderia ter salvado a 3dfx, a companhia nunca dominou o conceito dos processadores de alto desempenho com aceleração 2D e baixo custo de fabricação, que se tornou o padrão de facto no mercado de aceleradores gráficos. O sucesso do Rampage dependeria não somente do seu desempenho como também do seu custo de fabricação e conseqüentemente seu preço de venda ao consumidor. No fim, os cenários imaginados não passam de especulações.

* Algumas teorias da conspiração atribuem a queda da 3dfx à Intel, Microsoft e NVIDIA (em parceria com a FutureMark).

[COLOR="Blue"]Atualizarei com mais coisa se o tópico render uma boa discussão[/COLOR]
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
68.024
Reações
57.265
Pontos
2.164
Eu não pude presenciar o começo das placas de vídeo, mas essas placas eram uma porcaria e era muito caras.
Como ganhei meu pc em 2005, não conheço muito.
Mas eu tenho amigos que vendiam VG's completos pra comprar uma porra de uma VGA e hoje se arrependem amargamente.
Deve ser único rodar Half-Life com tudo no max em meados de 1998:rox
 

cbuosi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
666
Reações
14
Pontos
729
Vaynard;2209747 disse:
Eu não pude presenciar o começo das placas de vídeo, mas essas placas eram uma porcaria e era muito caras.
Como ganhei meu pc em 2005, não conheço muito.
Mas eu tenho amigos que vendiam VG's completos pra comprar uma porra de uma VGA e hoje se arrependem amargamente.
Deve ser único rodar Half-Life com tudo no max em meados de 1998:rox

Cara, nao é por nada não, mas o sonho de qualquer gamer da época era
ter uma Vodoo...
Naquela época (95+-) pecas de computador nao eram tao baratas como hoje, e justificar uma segunda placa grafica (CARISSIMA) que so funcionava em jogos (e nao muito) não era coisa fácil.

Eu acredito que o fim tragico da 3Dfx se deu por 2 grandes fatores
1 - Outras placas 3d de performance satisfatoria e acessiveis ($$$)
2 - Essas outras placas usarem API comuns (OpenGL - naquela epoca Directx era uma piada), tendo assim maior interesse dos desenvolvedores.

Isso matou a 3Dfx....
 

Raccoonus

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
531
Pontos
294
Vaynard;2209747 disse:
Eu não pude presenciar o começo das placas de vídeo, mas essas placas eram uma porcaria e era muito caras.
Como ganhei meu pc em 2005, não conheço muito.
Mas eu tenho amigos que vendiam VG's completos pra comprar uma porra de uma VGA e hoje se arrependem amargamente.
Deve ser único rodar Half-Life com tudo no max em meados de 1998:rox

Desculpe, mas porcaria se vc apenas comparar com hoje. A Monster da Diamond que usava o chip Voodoo 1 era maravilhosa na época. Permitia gráficos incríveis apesar da imagem um pouco "embaçada" devido a perda de qualidade de sinal comentado no texto. Na época, a PowerVR era muito fraca para disputar usando um sistema de drivers "enganatórios" onde a renderização 3D era feita apenas na parte central do jogos. A Riva TNT só foi disputar com ela com o lançamento da TNT2 e mesmo assim perdia. Só muito depois que a Nvidia começou a brigar de verdade com a 3Dfx.

Alguns anos depois, a 3Dfx processava a Nvidia por quebra de patente com um valor absurdo. Comprar a 3Dfx foi a saída mais fácil para acabar com uma concorrente e eliminar esse processo.
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.510
Pontos
1.094
[COLOR="Brown"]3DFX... Lembro desse nome até hoje num longínquo início de 1997, quando vi Need For Speed II e Quake 1 rodando com motion-blur e anti-alising no Pentium MMX 233 do meu amigo 'boy'. Na época, eu tinha um N64 e só queria saber de 007 e Turok. Logicamente, como garotos fanbons estúpidos que éramos, ficamos discutindo 'quantos porcentos' Quake 1 tinha de gráficos mais polidos que 007. Oh god, quanta estupidez.

Foi legal acompanhar a evolução da coisa. Lembro também da Monster Fusion, que tinha 32 MB, se não me engano, bem como o ignorante modelo SLI para aqueles que queriam chutar o pau da barraca com ainda mais força.

Época boa aquela. Pena que atualmente qualquer placa de ponta custa mais de 1000 paus... A coisa mudou demais, tanto técnica (tamanho avantajado, ventiladores internos, memória de elefante, barramentos monstros) quando financeiramente. É o preço da tecnologia, claro, mas não dá pra negar que os preços despirocaram um pouco de lá pra cá... Tsic.

Vaynard;2209747 disse:
Eu não pude presenciar o começo das placas de vídeo, mas essas placas eram uma porcaria e era muito caras.
Como ganhei meu pc em 2005, não conheço muito.
Chapa, não força.

A Voodoo fez sucesso razoável e só foi engolida rapidamente pelo sucesso da sua sucessora, a Voodoo II. Foi um arregaço na época, especialmente na E3 de 1997, onde os milhares de clones de Quake começaram a vir com suporte nativo pra elas, bem como seus efeitos de luzes e transparência. Tanto é que comprei uma (a estilosa Diamond Monster 3D II) por causa do embalo de jogar Need For Speed II SE, Quake I, Tomb Raider (em 1996) e Quake II, Jedi Knight, Hexen II e muitos outros (em 1997). Em 1998, época de Half-Life 1, quem não tinha Voodoo 2 já não estava mais aproveitando 'bem' os games de PC.

44479080op1.png
92786387au1.png

Escolhas do UNABOMBER - Diamond Monster 3D 2 e Apocalypse 3D... Esses nomes matavam. :lol

Era outro nível e o sonho de qualquer gamer. Se o cara tinha grana pra comprar um dos primeiros Pentium 2 (enquanto a base era o MMX) e ainda poderia comprar uma segunda placa pra fazer o viajado SLI, era muita humilhação técnica.

Se ainda estivéssemos falando da Voodoo 3, e sua linha segmentada de placas, até poderia concordar um pouco (pois a marca começou a 'desendar' aí). No entanto, a Voodoo 1 e, principalmente, a Voodoo 2... não.[/COLOR]

Raccoonus;2209809 disse:
Alguns anos depois, a 3Dfx processava a Nvidia por quebra de patente com um valor absurdo. Comprar a 3Dfx foi a saída mais fácil para acabar com uma concorrente e eliminar esse processo.
[COLOR="Brown"]Pra você ver que foda, cara...

Eu nunca imaginei que a 3Dfx seria engolida assim, quase que do dia pra noite. O projeto do Dreamcast, quando ainda tinha o codinome 'Katana' / 'Dural' (não lembro exatamente qual dos dois era...) chegou a cogitar o uso de 3Dfx.

Lembro também do uso das APIs pelas empresas. Clones de Quake sempre usaram o OpenGL por opção da ID Software. Glide era usado apenas por meia dúzia de jogos, mas tinha gráficos sensivelmente mais trabalhados pois usava rotinas especiais da própria 3Dfx. Agora, Direct 3D era uma b*sta: as primeiras versões do Direct X eram fracos demais, vide Jedi Knight versus Quake II, Unreal, etc. Não dava pra comparar...

É claro que, com o tempo, a coisa melhorou e hoje em dia todo mundo só pensa na destruição gráfica que o Direct X 10 irá proporcionar em jogos como Crysys e games futuros. Mas no início, a coisa era BEM limitada.[/COLOR]
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
68.024
Reações
57.265
Pontos
2.164
Ops, talvez entenderam mal meu comentário:D
Eu quis dizer que eram uma porcaria em comparação às de hoje.
Mas nessa época valia a pena mesmo ter uma VGA??
 


macacao

Veterano
Mensagens
939
Reações
29
Pontos
109
Eu cheguei a ter uma VooDoo III, cara essa placa era animal! hahahaha lembro que os últimos jogos que joguei com ela foram Command & Conquer: Renegade e GTA III (dai fiz um over fudido nela e ela acabou queimando :( )

Mas ficou faltando ainda ai as VooDoos 4 e 5, que se não me engano usavam dois processadores gráficos ne?
 

KloGG

Habitué da casa
Mensagens
325
Reações
1
Pontos
57
Vaynard;2210035 disse:
Mas nessa época valia a pena mesmo ter uma VGA??

Amigo, SE valia... eu lembro que vendi o meu N64 (sim, eu fiz isso), completo, com Turok e Starfox originais pra comprar uma Voodoo Banshee.

Claro, com ela eu podia rodar o UltraHLE e todas as roms compatíveis no meu PC, então pra mim à época foi um bom negócio.
Jedi Knight era OUTRO JOGO rodando na Voodoo, Quake2 então nem se fala. Unreal ficava ainda mais fantástico, apareciam até as sombras das nuvens no chão.

Mas só quem estava na ativa na época pra saber a revolução que foi.

DocVoodoo, pro teu tópico ficar melhor, coloca umas imagens comparando os jogos antes/depois.
 

Modesto

Supra-sumo
Mensagens
4.383
Reações
3
Pontos
182
Vaynard;2210035 disse:
Ops, talvez entenderam mal meu comentário:D
Eu quis dizer que eram uma porcaria em comparação às de hoje.
Mas nessa época valia a pena mesmo ter uma VGA??

Talvez não no início pela Voodoo 1 ter sido a primeira placa 3D no mercado(Ou seja,pouquíssimos jogos 3D puros e com as SVGA dando conta do recado).Mas a partir das Voodoo 2 sim,e muito!!!Um gamer sem Voodoo ou qualquer aceleradora 3D naquela época era o mesmo que ter uma GeForce MX ou então uma FX 5200 atualmente.

macacao;2210151 disse:
Eu cheguei a ter uma VooDoo III, cara essa placa era animal! hahahaha lembro que os últimos jogos que joguei com ela foram Command & Conquer: Renegade e GTA III (dai fiz um over fudido nela e ela acabou queimando :( )

Mas ficou faltando ainda ai as VooDoos 4 e 5, que se não me engano usavam dois processadores gráficos ne?

A Voodoo 4 e a Voodoo 5 5000 tinham um processador gráfico.A Voodoo 5 5500 dois.O que impressionava era a Voodoo 5 6000,com quatro processadores gráficos.O que é mais impressionante é que este artefato interessa apenas aos colecionadores,já que apenas 5 unidades desta placa foram fabricadas.(se não for isso,deve ser 5 revisões então)

Olha o bichinho aqui:

V5%206K%20Rad.jpg


Abaixo da Voodoo,uma Radeon 9700 Pro

Voodoo_5_6000.jpg


Vale lembrar que este acessório do lado da placa é a fonte de alimentação da placa(tomar conta de 4 processadores não é brincadeira...até para a conta de luz!)
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Pena que atualmente qualquer placa de ponta custa mais de 1000 paus

Não é bem assim, a menos que você considere como "ponta" apenas a nata da nata do mercado.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.278
Reações
15.574
Pontos
1.524
[FONT="Tahoma"][SIZE="2"][COLOR="Black"]Era realmente o sonho de muita gente na época.
Até o nome dela dava medo, VOODOO.
Tinha um amigo meu que pegou já no lançamento e eu ia todo dia lá babar...:( [/COLOR] [/SIZE][/FONT]
 

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.151
Pontos
1.989
Muito legal o texto, um pouco escasso, mas suficiente para uma noçao geral. Eu mesmo sempre quis ter uma Vodoo, mas não tive grana e aqui em minha cidade era um parto achar uma aceleradora 3d, naquela época ainda não tinha comércio eletrônico tão desenvolvido,complicando ainda mais as coisas.

Me lembro que comprei uma Diamond de 8mb de vídeo pensando que tinha adquirido "o equipamento" de vídeo, mas o chip dela era o de uma Firegl ( voltada para aplicações de trabalho 3d ) tinha um desempenho relativamente fraco frente a uma Voodoo.

Foi com DeusEX que me vi obrigado a comprar uma VGA nova, pois ele não rodava direito aqui nem no mínimo. Daí comprei a Viper da Diamond com chipset TNT2 muito superior às Voodoo já e que podia ser "transformada" numa TNT 2 Ultra que era o que havia em termos de VGA na época.
 

Zeratul

Bam-bam-bam
Mensagens
4.113
Reações
937
Pontos
229
Eu lembro que um amigo meu se viu forçado a comprar uma placa 3D quando soube que ia sair FF7 pra computador....alias ele tem esse FF7 de computador até hoje e original. Coisa rara(pelo menos aqui no brasil)
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.510
Pontos
1.094
Eduardo Furlan;2211111 disse:
Não é bem assim, a menos que você considere como "ponta" apenas a nata da nata do mercado.
Eu estava falando mesmo da nata, dessas placas que a gente compra e duram uns 3-4 anos.

Vide caso do meu irmão. Ele tem uma placa boa pra caramba, 3 GB de RAM, HD limpo, processador decente e sempre rodou HL2, Doom 3, Farcry etc no talo, com tudo no máximo (claro, são jogos de 3 anos atrás). Agora que lançaram Bioshock e engine nova do Unreal, o PC dele está agonizando, pois está rodando com resolução média e, apesar de ser totalmente jogável, o frame rate engasga com frequência. Resultado: quer comprar uma placa mega fodida de 950 paus, direto do Paraguai.

Aí fica foda (pelo menos pra mim, que tenho um gasto meio pesado com consoles). A lógica continua a mesma: vende a placa velha, compra uma nova. No entanto, a quantia de grana envolvida - infelizmente - é consideravelmente maior que no passado (onde eu paguei 'irrisórios' 249,90 paus na minha Voodoo II).

É a inflação. :lol
 

0000000

Bam-bam-bam
Mensagens
4.923
Reações
6.771
Pontos
414
Me fodi pra c***lh0 com essa m**** de 3dfx..
Lembro que economizei dinheiro pra c***lh0 e comprei a Voodoo 5 5500 que prometia ser A fodona. Dois meses depois entrei no site da empresa para ver se tinha drivers novos e o que eu encontro? "Fomos a falência, nos desculpem o incômodo"

Três meses depois minha placa ja estava defasada e não se programava mais nada compatível com ela. Eu queria jogar warcraft 3 e max payne e só conseguia rodá-los com as texturas todas falhadas a 3 frames por segundo.

O engraçado é que a voodoo3 continuou tendo suporte por mais tempo, o que só aumentou a minha raiva.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.999
Reações
41.705
Pontos
1.689
macacao;2210151 disse:
Mas ficou faltando ainda ai as VooDoos 4 e 5, que se não me engano usavam dois processadores gráficos ne?

KloGG;2210988 disse:
DocVoodoo, pro teu tópico ficar melhor, coloca umas imagens comparando os jogos antes/depois.

Este é o material q arranjei na wikipedia, vou procurar mais infos para colocar aqui. Quem puder contribuir com o tópico, sinta-se a vontade.
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.510
Pontos
1.094
YukotheClown;2211645 disse:
Me fodi pra c***lh0 com essa m**** de 3dfx..
Lembro que economizei dinheiro pra c***lh0 e comprei a Voodoo 5 5500 que prometia ser A fodona. Dois meses depois entrei no site da empresa para ver se tinha drivers novos e o que eu encontro? "Fomos a falência, nos desculpem o incômodo"

Três meses depois minha placa ja estava defasada e não se programava mais nada compatível com ela. Eu queria jogar warcraft 3 e max payne e só conseguia rodá-los com as texturas todas falhadas a 3 frames por segundo.

O engraçado é que a voodoo3 continuou tendo suporte por mais tempo, o que só aumentou a minha raiva.
[COLOR="Brown"]Nossa, cara. Essa foi foda...

É por isso que eu disse que achei estranho quando a 3DFX saiu do mercado. Foi muito inesperado. Sobre a Voodoo 4 e 5, infelizmente, foram umas merdas de placas. Nenhum conhecido meu comprou um modelo desses e paramos na Voodoo II mesmo. Não tinham mais o 'direfencial tecnológico' perante a concorrência e estavam mesmo à 1 passo da cova.[/COLOR]
 

Raccoonus

Bam-bam-bam
Mensagens
5.512
Reações
531
Pontos
294
billpower;2211159 disse:
Muito legal o texto, um pouco escasso, mas suficiente para uma noçao geral. Eu mesmo sempre quis ter uma Vodoo, mas não tive grana e aqui em minha cidade era um parto achar uma aceleradora 3d, naquela época ainda não tinha comércio eletrônico tão desenvolvido,complicando ainda mais as coisas.

Me lembro que comprei uma Diamond de 8mb de vídeo pensando que tinha adquirido "o equipamento" de vídeo, mas o chip dela era o de uma Firegl ( voltada para aplicações de trabalho 3d ) tinha um desempenho relativamente fraco frente a uma Voodoo.

Foi com DeusEX que me vi obrigado a comprar uma VGA nova, pois ele não rodava direito aqui nem no mínimo. Daí comprei a Viper da Diamond com chipset TNT2 muito superior às Voodoo já e que podia ser "transformada" numa TNT 2 Ultra que era o que havia em termos de VGA na época.
Ei cara, a Riva TNT2 não ganhava da Voodoo não. A Nvidia sempre apanhou da 3Dfx no começo. Se não me falha a memória, a Nvidia só foi começar a rivalizar mesmo com o lançamento da Geforce com o novíssimo T & L que só foi ser utilizado mesmo com a Geforce 2.

Com a Gforce 2 é que a 3Dfx começou a cair no mercado. Ela tinha que ficar inventando placas rápidas e não agüentou a corrida por velocidade com a Nvidia. Essas placas com vários processadores da 3Dfx foram uma apelação por não conseguirem desenvolver processadores únicos que competissem com a Nvidia, tanto que a Nvidia nunca precisou de uma placa multiprocessada.

Briga semelhante hoje ocorre entre a Nvidia e a ATI, a mesma corrida pela placa mais rápida ganhando quem lançasse primeiro.

UNABOMBER;2211777 disse:
[COLOR="Brown"]Nossa, cara. Essa foi foda...

É por isso que eu disse que achei estranho quando a 3DFX saiu do mercado. Foi muito inesperado. Sobre a Voodoo 4 e 5, infelizmente, foram umas merdas de placas. Nenhum conhecido meu comprou um modelo desses e paramos na Voodoo II mesmo. Não tinham mais o 'direfencial tecnológico' perante a concorrência e estavam mesmo à 1 passo da cova.[/COLOR]
Na época, como eu trabalhava ativamente com isso, não me foi estranho a morte da 3Dfx devido a minha resposta acima. Hehehehe, uma coisa que a Nvidia parece ter herdado foi a imagem "embaçada" característica da 3Dfx. Quem tem Matrox ou ATI sabe do que estou falando. :D

Na época eu montei para um amigo um Pentium 2 com Matrox Millenium e Monster 2. Era a melhor placa 2D do mercado com a melhor placa 3D. Era o bixo!!!!
 

Modesto

Supra-sumo
Mensagens
4.383
Reações
3
Pontos
182
YukotheClown;2211645 disse:
Me fodi pra c***lh0 com essa m**** de 3dfx..
Lembro que economizei dinheiro pra c***lh0 e comprei a Voodoo 5 5500 que prometia ser A fodona. Dois meses depois entrei no site da empresa para ver se tinha drivers novos e o que eu encontro? "Fomos a falência, nos desculpem o incômodo"

Três meses depois minha placa ja estava defasada e não se programava mais nada compatível com ela. Eu queria jogar warcraft 3 e max payne e só conseguia rodá-los com as texturas todas falhadas a 3 frames por segundo.

O engraçado é que a voodoo3 continuou tendo suporte por mais tempo, o que só aumentou a minha raiva.

O que é estranho,já que a Voodoo 3 roda Warcraft 3 sossegado e deve rodar Max Payne.Pelo que fiquei sabendo,a 3dfx teve que mudar toda a arquitetura no VSA-100,e aí deve ter dado essa m****.

Raccoonus;2211815 disse:
Ei cara, a Riva TNT2 não ganhava da Voodoo não. A Nvidia sempre apanhou da 3Dfx no começo. Se não me falha a memória, a Nvidia só foi começar a rivalizar mesmo com o lançamento da Geforce com o novíssimo T & L que só foi ser utilizado mesmo com a Geforce 2.

Com a Gforce 2 é que a 3Dfx começou a cair no mercado. Ela tinha que ficar inventando placas rápidas e não agüentou a corrida por velocidade com a Nvidia. Essas placas com vários processadores da 3Dfx foram uma apelação por não conseguirem desenvolver processadores únicos que competissem com a Nvidia, tanto que a Nvidia nunca precisou de uma placa multiprocessada.

Briga semelhante hoje ocorre entre a Nvidia e a ATI, a mesma corrida pela placa mais rápida ganhando quem lançasse primeiro.

Exato,a única coisa que a TNT2 conseguia ganhar da Voodoo 3 era na quantidade de memória,fora isso a Voodoo superava,mesmo sendo por pouco.Com a GeForce,a coisa mudou.
 

-=[The Funto]=-

Bam-bam-bam
Mensagens
11.478
Reações
1.379
Pontos
369
Pow, nessa epoca eu nem sabia direito o que era um PC, imagina uma placa de vídeo =P
Nessa epoca era eu e o meu Mega ^^
 

$delúbio$

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
12.146
Reações
45.234
Pontos
599
As Voodoo realmente marcaram época. Quem jogou Unreal e suas expansões e Unreal Tournment 1 com os drivers e otimizações da 3Dfx sabe que eram imagens inigualáveis na época. Vi numa feira de informática e depois na casa de um amigo que tinha a Voodoo 2 . Na época eu tinha apenas um Pentium 233 MMX e me conformava a jogar Doom 2 e outros títulos com renderização por software.

UT1 era maravilhoso quando ativadas as otimizações para Glide. Tem um fase do Unreal que lembro até hoje, uma espécie de pirâmide cujas texturas das paredes eram lindas, sem falar da água. Outro efeito impressionante na época eram os pisos e paredes com reflexos.

Se não me engano, um dos motivos que levaram a 3dfx ao buraco foi a decisão de não mais licenciar os chips e a tecnologia Glide para outras empresas. As Voodoo 2 mais famosas foram justamente as vendidas pela Creative. A Diamond fez enorme sucesso as Voodoo 1, vendidas com o nome de MONSTER.

Mas a 3Dfx rompeu essa e outras parceiras e passou a vender as placas gráficas com seus chips em exclusividade, principalmente depois de comprar uma fabricante de chips gráficos (a S3, eu acho).

Enquanto isso, a Nvidia focava no desenvolvimento de chips e os revendia para diversos fabricantes independentes. Com isso, placas baseadas em chips Nvidia custavam sempre mais baratas, e lançadas sempre em prazos menores.

Tenho um revista PCs da época que analisava o desempenho das Voodoo 3, provando que ainda eram superiores à concorrência. Mas o fio virou a partir da nova série GForce da Nvidia, que sucedeu as TNTs.

Como foi dito, as Voodoo 4 e 5 vieram tarde, não conseguiam competir em desempenho nem em custo ou recursos extras com os diversos fabricantes de placas Nvidia. Tenho uma Voodoo 4 que comprei usada e que nem tinha TV-out, item quase de série das placas Nvidia.
 

avitima

Bam-bam-bam
Mensagens
6.703
Reações
2.167
Pontos
469
semrep quiz ter um pc com voodoo 3. mesmo nao tenndo pc ainda nessa epoca. . . hoje tenho uma placa gforce 52000. . . horrivel mais compreoii tem uns 4 anos. . . entao ta defasado mesmo. . . agora so mexo no pc so se for ra comprar outro.. . mais num sei. acho que vou desistir d ejogo de pc. e partir pro vgs d enovo
 

KloGG

Habitué da casa
Mensagens
325
Reações
1
Pontos
57
DocVooDoo;2211648 disse:
Quem puder contribuir com o tópico, sinta-se a vontade.

Segue umas comparações básicas entre os jogos no mode software e 3dfx.
Era disso que estávamos falando.

Quake/ GLQuake
quake-split.jpg


Quake2
ft-001re.gif

ft-001ra.jpg


Tomb Raider
tombswsm.jpg
tomb3dsm.jpg


Mechwarrior 2
mechoh.jpg
mechmi.jpg
 

Málocco Meeeermo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.102
Reações
5.866
Pontos
1.049
Eita época boa... lembro que babava no pc do meu primo que tinha Voodoo 2. Com muito custo juntei dinheiro e comprei uma Voodoo Banshee e ficava a noite toda jogando Unreal(era cabuloso o que um mero k6-233 com 128MB de ram e essa Banshee faziam). Pra época delas, eram as melhores em potência pura. Mas só renderizavam em 16bits. O "início do fim" começou com a chegada da TNT 1 que tinha desempenho igual ao da Voodoo 2 e tinha um ótimo poder 2D(se não me engano tinha aceleração pra mpeg2 via hardware). Aí chegou a Voodoo 3 com potência bem acima em 3D e ótima em 2D. Mas a Nvidia lançou a TNT2 com vários modelos entre eles: M64(largura de memória de 64bits e que era ruim demais no 3D), a Vanta e Ultra(essa aniquilou a Voodoo 3 em desempenho). Daí pra frente a Voodoo não conseguia se entender direito com as tendências tecnológicas e a Nvidia vai e lança a série Geforce(desse momento até os dias atuais todos já sabem o que ocorreu).
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.985
Reações
14.548
Pontos
1.389
Modesto;2210997 disse:
Talvez não no início pela Voodoo 1 ter sido a primeira placa 3D no mercado(Ou seja,pouquíssimos jogos 3D puros e com as SVGA dando conta do recado).Mas a partir das Voodoo 2 sim,e muito!!!Um gamer sem Voodoo ou qualquer aceleradora 3D naquela época era o mesmo que ter uma GeForce MX ou então uma FX 5200 atualmente.



A Voodoo 4 e a Voodoo 5 5000 tinham um processador gráfico.A Voodoo 5 5500 dois.O que impressionava era a Voodoo 5 6000,com quatro processadores gráficos.O que é mais impressionante é que este artefato interessa apenas aos colecionadores,já que apenas 5 unidades desta placa foram fabricadas.(se não for isso,deve ser 5 revisões então)

Olha o bichinho aqui:

V5%206K%20Rad.jpg


Abaixo da Voodoo,uma Radeon 9700 Pro

Voodoo_5_6000.jpg


Vale lembrar que este acessório do lado da placa é a fonte de alimentação da placa(tomar conta de 4 processadores não é brincadeira...até para a conta de luz!)

Eu lembro dessa placa. Foi considerada a pá de cal da 3Dfx...
 

nuboza

Bam-bam-bam
Mensagens
13.273
Reações
1.162
Pontos
384
até hoje tenho uma voodoo 5 5500 64MB hahahha na época a melhor .. e meu caso foi igual do amigo acima.. meses depois a 3dfx deixou de existir ai fodeu... minha voodoo é gigante 2 processadores .. as de 4 processadores são a serie voodoo 6, nunca cheguei a ver uma na minha frente !
 

Muaddib-RJ

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.559
Reações
5.833
Pontos
624
eu tive Voodoo 1 2 e 5 !!!

Me fudi com a Voodoo 5. Comprei la fora mesmo. Durou um tempinho, mas com a chegada de Neverwinter Nights ela foi pro espaço.

Depois dessa comprei minha brava GeForce4 Ti 4200 que segura as pontas até hoje. Jogo C&C3 nela, alem de Civ 4.

Nao troco tao cedo de placa 3d, a nao ser que eu viaje pros EUA.

Nao jogo mais no PC ...
 

The_Crokster

Habitué da casa
Mensagens
2.157
Reações
2
Pontos
61
Minha primeira placa de vídeo foi uma Voodoo3 2000 16mb PCI.

Tenho ela guardada até hoje aqui em casa.

Em termos de peformance era uma ótima placa, mas a pouca memória (16mb) e o fato de ela só suportar texturas de 256x256 (se não me engano). Acabavam sendo fatores negativos em relação ao concorrente da época. (TNT ou TNT2 se não estiver enganado).

Até hoje existem pessoas desenvolvendo drivers alternativos para as placas 3dfx, inclusive alguns desses são ex-funcionários da 3dfx.

No site:
www.3dfxzone.it
 

Pablo Rozados

Habitué da casa
Mensagens
605
Reações
5
Pontos
69
Ainda tenho minha voodoo 1 guardada com seus incríveis 4 mb. Lembrando que a placa é separada da placa de video. Vinha um cabo para conectar a placa 3d direto na placa de vídeo e aí sim ter a capacidade 3d.
Não é como hoje que tu vê se a placa de video é compativel com o jogo. Naquela época tu tinha que ver se teu computador tinha placa 3d para rodar.
Quando saiu as nvidia não via elas com bons olhos. Tudo que é empresa fabricava a sua com o chipset nvidia. Queria voodoo, prioritária, só da 3dFX...era o mac das placas de video.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.389
Reações
16.749
Pontos
1.439
legal lembrar dessas placas, eu tinha uma voodoo 3, me deu muita alegria e por um bom tempo.

o mais legal era que os jogos que tinham suporte ao GLIDE rodavam tudo no talo, bastava ter um pc mediano e uma placa voodoo que ja dava pra rodar jogos com tudo no máximo com gráficos superiores. Bons tempos que não voltam mais heheheh
 

Sol_BaDGuY

Novato
Mensagens
40
Reações
0
Pontos
6
Sem falar nos jogos ainda baseados em MS-DOS que vc devia instalar um patch para otimizar o jogo para determinada placa de vídeo no caso jogava Terminal Velocity e Tomp Raider com a minha "SUPER" S3 Virge 3D de 4MB era o TOP em aceleração antes das Voodoo, saudades da minha 3D Blaster 8MB da Creative(Voodoo 2) q fica em conjunto com a minha S3 Virge ANIMAALLL para a época.

S3 Virge:
250px-S3virgedx_97.jpg

bd_1_b.JPG


Terminal Velocity (jogão mesmo):
142851
 

Mondragon

Ser evoluído
Mensagens
284
Reações
0
Pontos
31
nussa... q saudade da Minha Voodoo 3..... lembro q a caixa dela era doida d+... ficou exposta na minha prateleira durante anos...

51PVW58D51L._AA280_.jpg
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.696
Reações
22.114
Pontos
1.774
eu tenho até hoje uma Voodoo 2 hauahuheu
 

SONIC R

Ser evoluído
Mensagens
160
Reações
0
Pontos
47
Era meu sonho e consumo na época. Tinha um PC Pentim 133 com 24MB de memoria, uma placa de video Trident de 2MB. Meu jogo de cabeceira era o NFS 2 SE que rodava engasgando .... era muito cara na epoca essa placa.
Hoje tenho um K6-2 500 montado com uma Voodoo 3 so pra jogar pérolass daquela época!
 
Topo Fundo