O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Conheça a 3dfx e o início das placas aceleradoras 3D

AtDeathDoor

Bam-bam-bam
Mensagens
17.076
Reações
25
Pontos
216
Ciao


Vendo essa fotos do quake me lembrei que eu jogue quake 2 em um:
586 133mhz
8MB Ram FPM!!
VGA Trident 40xx 2MB
15fps

Eu mesmo não acreditei na época. Rodou muito melhor do que eu poderia ter pensado. Carnak é mesmo um gênio da programação!!
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.925
Reações
13.975
Pontos
1.474
Essas placas eram boas, mas não eram coisas de outro mundo. A Diamond S3 competia próximo com a Viper II e a Ati que tá até aí hoje tambem era forte.

Uma falência normal que eu mesmo não sinto falta. Os jogos de hoje tem muito mais poligonos, texturas com resoluções maiores e estão cheios de efeitos, uma Voodoo seja qual for não é capaz de fazer tudo isso hoje, mas numa época que os jogos eram simples fazia muita coisa. Mas a minha Stealth III S540 tambem mandava ver no Quake 3 Arena. Então as Voodoos não eram as únicas boas da época.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.925
Reações
13.975
Pontos
1.474
AtDeathDoor;2252025 disse:
Ciao


Vendo essa fotos do quake me lembrei que eu jogue quake 2 em um:
586 133mhz
8MB Ram FPM!!
VGA Trident 40xx 2MB
15fps

Eu mesmo não acreditei na época. Rodou muito melhor do que eu poderia ter pensado. Carnak é mesmo um gênio da programação!!

Só falta agora você dizer que Quake 2 é ultra pesado.
 

AtDeathDoor

Bam-bam-bam
Mensagens
17.076
Reações
25
Pontos
216
Quake não era pesado mas esse PC não rodava Carmagedon! Faltava memória.

MAS, nada supera a época do TK-80 que esta guardado no armário.
Nele eu joguei Karateka.

Também teve o XT mas nesse eu não lembro os nomes dos jogos, apenas que eram bons.


Ciao
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Minha primeira placa foi uma trident 3D 4MB que era muito fraca, mesmo para a época. A primeira razoável foi uma TNT2. Aí sim pude jogar games 3D com algum conforto.
 


KloGG

Habitué da casa
Mensagens
325
Reações
1
Pontos
57
Essas placas eram robustas e ainda dão um caldo.. vejam a Voodoo2, que com um patch roda Doom3, e ainda numa velocidade decente (claro, com uma imagem vomitável... mas que roda, roda.)

10.jpg

71.jpg

15.jpg
 

Modesto

Supra-sumo
Mensagens
4.383
Reações
3
Pontos
182
KloGG;2255737 disse:
Essas placas eram robustas e ainda dão um caldo.. vejam a Voodoo2, que com um patch roda Doom3, e ainda numa velocidade decente (claro, com uma imagem vomitável... mas que roda, roda.)

As imagens não estão aparecendo,mas tem fotos aqui:

http://www.3dfxzone.it/enboard/topic.asp?TOPIC_ID=1462

Detalhe para esta foto:-D:

2004115193533_35.jpg


Bônus: Quake 4:

http://www.forumzone.it/topic.asp?TOPIC_ID=17132

Half-Life 2:

http://www.forumzone.it/topic.asp?TOPIC_ID=13905

E mais em:

http://www.3dfxzone.it/dir/headlines/
 

Shinji Ikari

Lenda da internet
Mensagens
11.438
Reações
3.435
Pontos
1.504
Muaddib-RJ;2221086 disse:
eu tive Voodoo 1 2 e 5 !!!

Me fudi com a Voodoo 5. Comprei la fora mesmo. Durou um tempinho, mas com a chegada de Neverwinter Nights ela foi pro espaço.

Depois dessa comprei minha brava GeForce4 Ti 4200 que segura as pontas até hoje. Jogo C&C3 nela, alem de Civ 4.

Nao troco tao cedo de placa 3d, a nao ser que eu viaje pros EUA.

Nao jogo mais no PC ...

Eu também tenho um GF4 Ti 4200. Ta aguentando bem até hoje. Jogos Half-Life 2 em 1024 à uns 40-50 Fps.

Me diz uma coisa, como ta rodando o C&C3? Ta jogável? Tipo, uns 20 fps?
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.696
Reações
2.847
Pontos
1.334
Eu achava estranho esse negócio de ter duas placas de vídeo no computador. Isso aliado ao preço, que era caro pra época se pensarmos que a Voodoo era uma placa aceleradora gráfica que não substituía a VGA tradicional, me fez desistir de ter uma Voodoo.

A minha primeira placa 3D foi uma Diamond de 4M. Não era uma Voodoo, mas dava pro gasto. A brincadeira ficou boa mesmo quando adquiri uma RIVA TNT2 de 32M. Fiquei muito tempo com essa placa.

A Voodoo 2 fazia sucesso entre os meus amigos, mas tinha um inconveniente: esquentava pra burro ! Provavelmente por causa dos 3 processadores e ela ainda vinha sem cooler. Tinha gente que abria o gabinete e ligava o circulador de ar pra dar uma refrescada na monstrinha.
 

ViperMarkII

Habitué da casa
Mensagens
1.065
Reações
0
Pontos
92
[COLOR="Blue"]Eu sonhava com a voodoo II e III... Minha primeira placa 3D veio só com meu Pentium III, era uma placa onboard... mas veio com um drive de DVD e uma placa decodificadora Real Hollywood... MUITO BOA pra época... Mas o chip3D era bem porcaria... Mas eu extrai suco daquela máquina... joguei cada coisa nela, que até hoje me surpreendo... :-D[/COLOR]
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.685
Reações
22.106
Pontos
1.774
eu tenho uma voodoo 2 até hoje huahue
 

pedrocasanova

Ser evoluído
Mensagens
213
Reações
0
Pontos
21
Até hoje a minha Diamond 3D 4mb tá aqui.

Acho que eu guardo ela até hoje, porque 1o ninguém quer comprar hehehe, e 2o. Resident Evil tinham os gráficos mais fodas do mundo (lógico, naquela época). Depois comprei uma TNT2 mas deu um monte de pau com a minha placa (Asus P3V133) e acabei pegando a última das Voodoo's.

Mas que foi uma revolução, isso foi...Pra quem começou o computador com Trident e Cirrus Logic de 1mb...

Pelo menos naquela época as coisas andavam mais devagar. Hoje, você paga 1000 reais numa GT fudidona da Nvidia, 2 meses depois, lançam um jogo pra uma placa 3x mais pesada que essa. Na verdade, o problema é aqui no Brasil. Essas placas que são o olho da cara, nos EUA custam 200, 250 dólares. Ai, como o cara que traz pra vender, tem que ganhar, e esse arrombado quer 300% de lucro, sai esse preço exorbitante ai....

Mas não saindo do tópico, 3Dfx trouxe muita felicidade pra muito gamer...
 

JUGULADOR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
50.904
Reações
37.602
Pontos
1.129
Eu tive uma Voodoo 2 e uma Voodo 3.

A primeira (V2) montei num Pentium 2 de 233MHz em 1997... quando mudei pra Franca em 2001 deixei esse micro pro meu pai, mas já com um up pra Voodoo 3.

Ai montei um micro pra levar pra la... e montei um K6-2 de 400MHz e soquei nele uma Voodo 3 3000... não era a melhor placa mas foi justamente por isso que a comprei... se colocasse uma boa (num micro bom como o P4 que eu queria montar) eu não estudaria (fui pra Franca fazer facu):-D

Essa placa era destruidora. Paguei nela R$250,00 na V2 em 1997 e R$400,00 na V3 assim que ela foi lançada em 1999... saiu mais barato que comprar um videogame e gastei muito menos (ainda mais que vendi a V2 com dois anos de uso pelo mesmo preço que a comprei dois anos antes). Rodei muita coisa no talo... na verdade pouquissimos jogos rodaram mal nela... e isso só la por 2001 quando roubaram esse meu micro:(

Vaynard;2209747 disse:
Eu não pude presenciar o começo das placas de vídeo, mas essas placas eram uma porcaria e era muito caras.
Como ganhei meu pc em 2005, não conheço muito.
Mas eu tenho amigos que vendiam VG's completos pra comprar uma porra de uma VGA e hoje se arrependem amargamente.
Deve ser único rodar Half-Life com tudo no max em meados de 1998:rox
Nem fodendo... elas eram muito acessiveis e extremamente potentes. Lembro do pau que essas VGAs davam no N64 e, principalmente, no Saturn e PS1.

Lembro até quando um amigão meu me levou todo empolgado pra conhecer Golden Eye na casa dele. Ai na sequencia eu levei ele na minha pra conhecer Half Life e Unreal Tournament. Isso foi em 1999 (só pra exibir minha "novata")... eu nem comentei nada... a cara de frustrado dele disse muito mais que minhas palavras seriam capazes[kdiabo]

Se bem que nesse ano eu já tinha jogado o Dreamcast... e ai a cara de frustração foi a minha:-D

Mas na real mesmo... aceleradoras só se tornaram realmente obrigatórias a partir da série 4 das GeForces... ai elas passaram a humilhar muito os consoles... o problema é que foi exatamente nessa época (la por 2000 ou 2001) que o Dolar disparou... e ai jogatina eletronica ficou muito cara... tanto pra PCs quanto consoles. Mas os PCs foram os que mais sofreram com isso pois antes a diferença de preço era ridicula e não pesava pra quem quisesse até mesmo montar um PC principalmente pra jogos... depois (até hoje) PC só vale a pena pra jogo quando vc já tem uma maquina "moderna" e pra jogar vai só comprar a VGA.

KloGG;2210988 disse:
Amigo, SE valia... eu lembro que vendi o meu N64 (sim, eu fiz isso), completo, com Turok e Starfox originais pra comprar uma Voodoo Banshee.

Claro, com ela eu podia rodar o UltraHLE e todas as roms compatíveis no meu PC, então pra mim à época foi um bom negócio.
Jedi Knight era OUTRO JOGO rodando na Voodoo, Quake2 então nem se fala. Unreal ficava ainda mais fantástico, apareciam até as sombras das nuvens no chão.

Mas só quem estava na ativa na época pra saber a revolução que foi.

DocVoodoo, pro teu tópico ficar melhor, coloca umas imagens comparando os jogos antes/depois.
Putz... idem.

Lembro que la por 1999 ou 2000 já tinha emulador de N64 que rodava perfeito na Voodo 3 3000 (pelo menos os grandes classicos como Zelda e Mario 64 rodavam).

Inclusive muito me espantou como essa placa (Voodoo 3 3000) era perfeita pra emular o N64. Eu tive contato com muitas placas da NVidea a partir de 2001, e só na minha GeForce 6200 socada num Pentium 4 de 2.3GHz com 1G Ram eu finalmente voltei a experimentar uma emulação de N64 no mesmo nivel daquele K6-2 de 400MHz com 128MB Ram... muito bizarro isso:lol

E eu desisti de entrar naquela geração (de véz) justamente quando vi NFS2 rodando numa Voodoo 2. Ai ao invéz de comprar um N64 (que era o que eu queria na época, já que o Saturn estava uma farsa) eu comprei essa Voodoo 2 em 1997 pagando muito menos que por ele. Ela era pau a pau com aquele console... e ai quando peguei a V3 nem deu mais pro cheiro... aquele Half-Life rodando em altissima config foi um belo chute na bunda dos consoles.
patolino;2224846 disse:
Eu nunca tive um PC com placa aceleradora :(
É um aborigene mesmo, né?[kviraolho]

FALOW
U
I
 

Lord_Vader

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.323
Reações
747
Pontos
1.229
Nossa pessoal que saudade lendo esse tópico, hehehe... comprei em 2000 minha Voodoo 3 3000, era uma das melhroes coisas que um gamer podia QUERER, em conjunto com meu AMD K-2 500Mhz, com 256 MB RAM ela acabava com tudo, lembro que as TNT2 só se davam bem com os PENTIUM 3...

Quando comprei, rodava tudo que tinha no mercado e era muito RAPIDA, ai chegou a tal GEFORCE 256 e as nuvens começaram a aparecer no horizonte da 3Dfx...

Na época as revistas especializadas diziam que o maior erro da 3Dfx foi querer fabricar suas proprias placas, enquanto que as concorrentes (Nvidia, Nec e S3) apenas fabricavam os chips e vendiam pra terceiros, já a 3Dfx tinha que fabricar as placas, fazer o marketing e ainda ter toda logistica de distribuição... ai ferrou tudo... lembro que comprei minha V0odoo 3 3000 em 2000 ou 2001 por R$238,00 quando sairam as VGAs novas os preços subiram muito, a GF 256 custava aqui em CTBA cerca de R$500, ai veio a GF4 na media de R$550,00 e a Voodoo 5 mais barata custava R$960,00 um absurdo na época... lmebro que uma ficou tanto tempo na loja, que a caixa desbotou com o sol a té a loja falir uns anos depois...

Pior que quando saiu a VOODOO4 a NVIDIA lançou a GF2 GTS, dava uma surra de pau mole na VOODOO e era mais barata, ai já era a 3Dfx... depois troquei minha Voodoo 3 por uma GF 2 MX e pude continuar curtindo meu PC, depois fui pra uma GF3ti, depois uma GF4 ti 4200, radeon 9500, GF 5700, Gf 6600, Gf 7800 e finalmente minha VGA atual uma GF 8800GTS, mas nenhuma delas trouxe a mesma alegria que a minha Voodoo 3 3000, acredito que por ter sido a primeira, foi a q fez mais diferença.
 

Hitokiri-Ken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
35.028
Reações
26.015
Pontos
899
Minha primeira placa foi uma Geforce 300 Ti 64mb se não me engano. Depois só fui trocar de placa pra uma Geforce 5700LE. Um grande salto, usei a Geforce 3 por um bom tempo ainda no meu PIV =P

Lembro das voodo de leve mas não tinha ca$h na época pra comprar. Acho que nem PC tinha.

Vide que meu primeiro PC foi um mero PII 300Mhz do tipo slot. 30gb de HD e acho que 128mb de RAM.

Estranho que ao contrário dos consoles não é muito comum as pessoas manterem os PCs velhos.

O meu PII tá por aqui ainda, mas do original não sobra muito.
 

psycrow

Habitué da casa
Mensagens
200
Reações
1
Pontos
54
lembro-me bem da minha Voodoo 3 3500!!! Êta placa fuderosa!!! Jogar Quake 3 nela era um colírio! Tem um site gringo ae cheio de caras fissurados nessas voodoos, eles ficam patcheando jogos para tentar rodar nessas voodoos antigonas, hahaha.

O ultimo jogo que eu vi jogarem foi GTA: SA a cerca de 10 fps, que convenhamos, é uma marca memorável de performance!! Eles tiravam o T&L dos games pq as voodoos não possuem esse chipset, ae tentavam rodar os games.
 

goemon

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.927
Reações
342
Pontos
1.069
Eu tive uma ATI RAGE PRO e rodei altos jogos "novos" nela tipo quake 3, max payne.. e ela aguentava absurdamente... Também tenho uma Stealth 2 da diamond... muito boa tbm... Mas a ATI era melhor pois suportva melhor opengl
 
Topo Fundo