O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Discussão] - A mentalidade de manada dos gamers.

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Games estão se tornando como filmes. O resultado nas bilheterias é o que importa. Isso me lembra Era uma vez na América, um filme que foi um fracasso de bilheterias.
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Isso é verdade, muita gente vai de manada mesmo, tem séries inteiras que são consideradas "épicas" apenas pelo hype e por uma fan base fanática. Imagina um ou outro jogo, então...
 

darK.Protection

Bam-bam-bam
Mensagens
11.569
Reações
3.863
Pontos
429
A mesma coisa tem ocorrido com a expansão do WoW : Legion.
Tem uma galera dizendo que ficou ruim, mas parece que mais da metade (eu tenho lido muito os fóruns BR e NA - mas é um chutometro aqui) tentam defender com todas as forças que a expansão legion ficou ótima.
Os erros e os problemas são óbvios, mas tem uma "manada" que defende apenas por amor ao jogo mesmo, ai quem acaba não gostando se força a gostar porque outros gostam...é algo meio surreal até.
 

Zeoraima

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.450
Reações
6.316
Pontos
703
O que eu acho extremamente besta é esse conceito de varias pessoas acharem que o brasil é restrito do resto do mundo que só brasileiro faz m****. como se o resto do mundo gamer fosse feito por pessoas extremamente seletivas, sendo que é justamente o contrario já fui em Nova York algumas vezes americano se caga pra isso! pelo contrario são extremamente consumistas e o que eles veem na reta compram e a maioria das vezes coisas que nunca vão usar.

Esse assunto de seleção de games é ilusório porque sempre alguém vai agir por impulso até desenvolvedores são assim lembro do Kojima elogiando na época o trailer do jogo Dead Island que era lindo realmente mas o jogo é meia boca, mesmo aconteceu com The Division Kojima novamente elogiou e o resultado final foi cagado então todo mundo uma hora ou outra tem a mentalidade da manada não existe gamer imaculado! o que se pode fazer é reduzir o seu próprio hyper que vai te fazer melhor mentalmente e financeiramente evitando assim comprar porcarias que você achou que seria lindo por causa de um trailer super bem feito ou por um retardado que é youtuber que na maioria das vezes é pago pra elogiar jogos podres.
Games estão se tornando como filmes. O resultado nas bilheterias é o que importa. Isso me lembra Era uma vez na América, um filme que foi um fracasso de bilheterias.
Sempre foi como filmes não deu resultado vai pra geladeira porque um jogo que não venda bem pode quebrar uma empresa hoje em dia, a própria Square não existiria hoje se o Hironobu Sakaguchi não tivesse criado Final Fantasy que salvou a empresa da falência.
 
Ultima Edição:

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
Não sou de seguir o que tá todo mundo elogiando, mas fiz isso uma única vez, que foi com Okami, só via, e vejo, elogios para esse jogo, e sinceramente, achei uma tremenda de uma porcaria ele. Nunca tinha feito isso de seguir o que tá todo mundo elogiando, e depois dessa experiência, voltei para o meu normal de não seguir.
 


gamermaniacow

Togges
VIP
Mensagens
42.633
Reações
52.509
Pontos
2.082
É uma ótima discussão essa levantada.

Completamente normal.
Estamos todos fadados a isso, e é ainda mais normal achar que você não é afetado, o famoso "sou diferentão".

Quanto antes entender isso, mais fácil fica pra tentar lutar contra o efeito manada, mas ainda assim seremos bombardeados diariamente com isso sem perceber que estamos sendo manipulados.

E isso é em todas as áreas da vida, não somente no entretenimento, o que é algo completamente sádico.
 

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.893
Reações
13.646
Pontos
1.624
É fácil combater isso , só ter uma opinião lógica e bem fundamentada e você vai evitar , detalhe isso não significa que existe uma opinião verdadeira e ainda assim opiniões são subjetivas e levam em conta o gosot pessoal de cada um, o que não significa necessáriamente discordar do consenso geral. Outro detalhe é que jogar todo tipo de jogo para ter uma opinião fundamentada pode ser contraprodutivo, já que envolve dinheiro e ninguém gosta de jogar dinheiro fora então é compreensivel usar outras opiniões para decidir se vale a pena jogar ou não.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.893
Reações
230.228
Pontos
2.529
Eu estava vendo o tópico do farcry e lembrei deste tópico aqui. A ubi nem faz jogos ruins assim, mas o pessoal desce a lenha nela.
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.504
Reações
66.377
Pontos
1.554
Da mesma forma que existe essa mentalidade de manada, também existe a mentalidade do hater profissional que sempre pensa; '' se todo mundo gostou desse jogo é pq não é tudo isso'' (não estou dizendo que esse seja o caso do OP, mas todo mundo sabe que esse tipinho existe e é muito comum...)
Quer um ser ainda mais chato do que um fanboy fanático? Lhe apresento o hater que odeia tudo, e põe defeito em tudo e gosta de contrariar só pra ver o circo pegar fogo. Esse espécime consegue ser o mais insuportável de todos...:knojo

(PS: Volto a repetir, não estou dizendo que é o caso do OP. A discussão que ele levantou é pertinente até.)
(PS2: Só pedirei o banimento dele pq disse que TLoU é um jogo nota 7,5, sendo que deveria ser nota 10000000 :kflame lol )
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.504
Reações
66.377
Pontos
1.554
No caso do The Last of Us especificamente, eu me lembro que nem tava com hype com ele(na verdade eu mal tinha ouvido falar dele) mas aí vi um trailer que me chamou a atenção e resolvi fazer pré order. Quando comecei a jogar meu cérebro explodiu de tão foda que era aquele jogo. Nunca havia tido uma experiência como aquela!
SÓ DEPOIS DE ALGUNS DIAS ME DELICIANDO COM O JOGO QUE EU FUI LER ALGUNS REVIEWS E OPINIÕES DO PESSOAL AQUI DO FÓRUM E PERCEBI QUE O RESTO DO MUNDO, ASSIM COMO EU, TAMBÉM HAVIA SE MARAVILHADO COM O JOGO.
 

Metal God

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
39.935
Reações
39.410
Pontos
2.044
O meu exemplo é o Need for Speed Shift, pro Ps3. A crítica falou mal, os jogadores falaram mal, fizeram comparações e decretaram que o jogo é um lixo. Eu estou jogando ele, no momento, e adorando. Tem diversão, desafio, bons gráficos, enfim, tudo que um joguinho de corrida precisa. Trabalho primoroso da Slightly Mad Studios.
O jogo tem lá seus defeitos, mas no geral é bem legal. O efeito manada jogou ele ao fundo do poço.

O próprio Shadow of Mordor é um jogo muito legal. Não li nenhum review na época que comprei o jogo, peguei ele porque as características dele me atraíram. E não me decepcionei.

Triste de quem só joga algo pelo que os outros falam.
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Uma coisa que me irrita em comportamento de manada é a intensidade, você não pode falar que não gosta de um determinado jogo considerado o mais melhor de bão de todos os tempos da galáxia do universo da vida que algumas pessoas já vão pensar menos de você, criticar e insistir que não pode!!! É como se todo mundo fosse obrigado a gostar de determinado jogo. Às vezes até existe uma crítica legítima, mas quando ela é direcionada a algo aclamado é ignorada, considerada haterismo e falta de bom senso.
 

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.893
Reações
13.646
Pontos
1.624
Uma coisa que me irrita em comportamento de manada é a intensidade, você não pode falar que não gosta de um determinado jogo considerado o mais melhor de bão de todos os tempos da galáxia do universo da vida que algumas pessoas já vão pensar menos de você, criticar e insistir que não pode!!! É como se todo mundo fosse obrigado a gostar de determinado jogo. Às vezes até existe uma crítica legítima, mas quando ela é direcionada a algo aclamado é ignorada, considerada haterismo e falta de bom senso.

Acho que um dos fatores que fazem pessoas a ter essa mentalidade de manada , é a necessidade que alguns tem de ter sua opinião validada por outros (o que demonstra certa insegurança), mas não é necessário , já que no final se você jogou o jogo tudo se resume se você gostou ou não independente de qualquer coisa ...
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.504
Reações
66.377
Pontos
1.554
Uma coisa que me irrita em comportamento de manada é a intensidade, você não pode falar que não gosta de um determinado jogo considerado o mais melhor de bão de todos os tempos da galáxia do universo da vida que algumas pessoas já vão pensar menos de você, criticar e insistir que não pode!!! É como se todo mundo fosse obrigado a gostar de determinado jogo. Às vezes até existe uma crítica legítima, mas quando ela é direcionada a algo aclamado é ignorada, considerada haterismo e falta de bom senso.

Te entendo. O problema é que muitas vezes o pessoal que faz crítica a jogos aclamados o faz numa empáfia e soberba que faz parecer (mesmo que indiretamente) que a opinião deles é a mais pura e absoluta e única verdade, o supra sumo da manjesterona.
Tipo isso aqui abaixo:


TLOU É Manada Magnet mesmo.
Falomermo.

Aí não tem jeito meu amigo, os fanboys vão cair em cima. Agora, se o cara se der pelo menos ao trabalho de explicar de boas o porque ele não ter gostado tanto de determinado jogo, sem desmerecer a opinião de quem achou tal jogo uma maravilha, e sem parecer um trollzinho pré adolescente que fapa pro rage de fanboys na internet, aí é maior a possibilidade de quem gostou do jogo também argumentar de forma minimamente civilizada.

PS: E é incrível como esse fenômeno é algo muito recorrente. Não só nos games, mas toda vez que é lançado um filme, série, álbum/música que é aclamado pelo público e pela crítica SEMPRE tem aqueles chatos que vem encher o saco de quem curtiu não apenas dizendo que não gostaram, mas insistindo e ''provando'' por A mais B que a opinião deles É a única aceitável e ponto.
 

okita

Lenda da internet
Mensagens
15.893
Reações
13.646
Pontos
1.624
Te entendo. O problema é que muitas vezes o pessoal que faz crítica a jogos aclamados o faz numa empáfia e soberba que faz parecer (mesmo que indiretamente) que a opinião deles é a mais pura e absoluta e única verdade, o supra sumo da manjesterona.
Tipo isso aqui abaixo:




Aí não tem jeito meu amigo, os fanboys vão cair em cima. Agora, se o cara se der pelo menos ao trabalho de explicar de boas o porque ele não ter gostado tanto de determinado jogo, sem desmerecer a opinião de quem achou tal jogo uma maravilha, e sem parecer um trollzinho pré adolescente que fapa pro rage de fanboys na internet, aí é maior a possibilidade de quem gostou do jogo também argumentar de forma minimamente civilizada.

PS: E é incrível como esse fenômeno é algo muito recorrente. Não só nos games, mas toda vez que é lançado um filme, série, álbum/música que é aclamado pelo público e pela crítica SEMPRE tem aqueles chatos que vem encher o saco de quem curtiu não apenas dizendo que não gostaram, mas insistindo e ''provando'' por A mais B que a opinião deles É a única aceitável e ponto.

Você parece ter séria dificuldade em lidar com opiniões diferentes da sua , dói tanto assim ler alguém falar mal de algo que gosta? lol (esse também é um dos sintomas do efeito manada). Aliás nunca vi alguém tentando forçar outro a pensar como ele , se a pessoa tem fortes argumentos para tal opinião ela vai falar , é uma discussão , estranho esperar que algo do tipo não aconteça. Isso não quer dizer que a pessoa é chata e sim que você tem problemas em lidar com a opinião alheia que no final não faz diferença nenhuma para você ...
 
Ultima Edição:

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Não é o que um amargurado de fórum(e outros de sua laia) falam sobre determinado jogo que vai mudar o fato dele ser excelente. Tlou por exemplo.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.976
Reações
41.654
Pontos
1.689
Megaman VII (este é um caso que me indigna especialmente; só a música de abertura da primeira fase já é um clássico, a meu ver. Só que muitos fãs quiseram que a CAPCOM voltasse àquele visual do I até o VI, de 8 bits (que foi retomado do IX em diante). Uma pena a empresa ter desistido de aprimorar os sprites por causa de fãs conservadores (ao menos há a série X para se consolar). Um dos meus sonhos é ver Megaman com sprites em alta definição.
Desse jogo nunca ouvi crítica algum na verdade, pelo contrário sempre ouvi muitos elogios.
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
PS: E é incrível como esse fenômeno é algo muito recorrente. Não só nos games, mas toda vez que é lançado um filme, série, álbum/música que é aclamado pelo público e pela crítica SEMPRE tem aqueles chatos que vem encher o saco de quem curtiu não apenas dizendo que não gostaram, mas insistindo e ''provando'' por A mais B que a opinião deles É a única aceitável e ponto.

Usando o seu argumento que tem que explicar o motivo, esse trecho mostrou quão sem argumentos, você como fã, dispõe.
Eu tenho muitos motivos para detestar TLOU, mas o principal deles foi ter acompanhado tudo o que vinha de informação oficial, o conceito, o que pretendiam expor no título, as promessas de inovações e bla bla bla. Tanto que cai na arapuca e fiz preorder.
Na prática, meu chapéu... Um copy/paste do template básico de Uncharted 3, piorado ainda nesse quesito, pois por mais que zoem essa afirmação de verticalidade aqui no fórum, se tem algo que Uncharted 3 tem e NINGUÉM, nem mídia nem fãs tiveram a mínima sensibilidade de prestarem atenção, foi nessa forma de lidar com inimigos em fases mais adiante. Pra simplista que gosta de dizer que nada impacta o gameplay, só posso sentir pena, pois a diferença entre inimigos espalhados num mesmo plano vertical e a mesma quantidade deles em mais de um andar e ângulos de ataque e defesa tornam um jogo regular em um título totalmente diferenciado de seus precursores.
Falam de mais-do-mesmo, babam ovo de títulos específicos na maior cara de pau como 'título tal tem inovação nisso e naquilo', apenas repetindo um sermão barato, como costuma ser sempre o caso de um novo Zelda (geral defendia com unhas e dentes o Zelda Skyward Sword, como o melhor jogo já feito, depois de lançado e ovo babado, vem zeldista dizer que foi ruim, que foi mal falado, que era abaixo do esperado. O que seria isso se não percepção seletiva?), mas na hora de comparar as falhas de um título fazem pior que um militante PTista, que não importa o quanto se comprove atos ilícitos de seu deuso político favorito, serão PT até a morte.

TLOU não tem nenhum feature revolucionário se comprado ao mal falado Uncharted 3, tenta ser survival horror e não consegue, tenta ser tático e falha redondamente, tenta ter profundidade com criação e armas e é raso, tenta parecer impactante e bem produzido na hora de stealth, mas a AI segue sendo uma porcaria de sempre, enquanto ELLIE passa na frente de todo inimigos, fazendo todo e qualquer barulho, só faltando vir tocando trombone de vara. Os únicos features realmente muito bem produzidos nesse título são sua trilha sonora, concept art e narrativa. Bastante coisa se for ver, 90% do que é necessário para um jogo ter algum embasamento, mas é justamente nessa parte, o jogo, o gameplay e a profundidade que este poderia refletir essa maestria dos outros quesitos não foi inclusa no game.

Eu raramente sou defensor de gameplay sobre esses outros quesitos, o faço em jogos de luta, fazendo uma que outra restrição em outros quesitos, pois gameplay pra mim importa num jogo de luta mais que em outros gêneros de minha preferência, mas ter acompanhado as promessas do que seria TLOU e do que recebi na minha cópia? Pf, vendi ele e nunca mais retornei.
Curti personagens, ouvi tanto a trilha sonora, acompanhei a parte de desenvolvimento técnico do título antes, durante e depois, mas o jogo é um porre fenomenal pra mim. Nem FFVII que é um título super over hyper mega overhyped me irrita tanto como TLOU.
 

JmB!

Lenda da internet
Mensagens
13.019
Reações
13.312
Pontos
1.684
O maior exemplo é Metal Gear... Um lixo de série, mas que todos dizem gostar mesmo não sabendo explicar direito o pq... Visto que tudo nele é ruim e forçado.

Até o V (que mudou o conceito) a maioria acha aquilo uma obra prima, visto que ele possui tudo que um Open World não pode ter (fazendo dele no máximo um jogo OK) e estas mesmas pessoas dizem que GTA V é ruim, mesmo sendo um antagonista do primeiro (na questão "o que deve ter em OW).

Ou criticam Mário pq. é sempre o mesmo jogo, mas curtem Assassin's Creed ou COD, simplesmente pq. o pessoal da turma diz que é legal... e por ai vai... Existem milhões de exemplos no mundo gamer


T+
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.218
Reações
172.417
Pontos
2.599
Eu acho é que nego pensa demais. Tem que jogar e sentir a experiência e pronto. Naturalmente pontos positivos serão parecidos com os de outras pessoas, assim como os negativos. Algo que te incomode pode ficar bem acentuado, mas não incomodar outras pessoas, por exemplo. Com o maior acesso à informação é esperado que vejamos gente por aí falando bem ou mal de algum jogo desde o seu lançamento, porém, temos tanto acesso às informações que podemos ao menos pensar um pouquinho se os jogos são realmente a atrocidade que falam ou se realmente são aquela coisa soberba que falam. Não dá para apostar no gosto alheio ou a própria idoneidade das pessoas. O lance é não esquentar a cabeça com opiniões, mas sim dar uma olhada no que o jogo oferece, como é o gameplay e tal e assim decidir comprá-lo.
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
O maior exemplo é Metal Gear... Um lixo de série, mas que todos dizem gostar mesmo não sabendo explicar direito o pq... Visto que tudo nele é ruim e forçado.

Até o V (que mudou o conceito) a maioria acha aquilo uma obra prima, visto que ele possui tudo que um Open World não pode ter (fazendo dele no máximo um jogo OK) e estas mesmas pessoas dizem que GTA V é ruim, mesmo sendo um antagonista do primeiro (na questão "o que deve ter em OW).

Ou criticam Mário pq. é sempre o mesmo jogo, mas curtem Assassin's Creed ou COD, simplesmente pq. o pessoal da turma diz que é legal... e por ai vai... Existem milhões de exemplos no mundo gamer


T+

[ ], [ ], /\ de God of War.
 

Dídimo676

Supra-sumo
Mensagens
420
Reações
1.355
Pontos
168
Já eu acho que pessoas que até mesmo entram em um fórum para debater já tem menos probabilidade de cair em um efeito manada, pois estão mais abertas a opiniões diversas. Eu acredito que existam menos pessoas que sigam o efeito manada participando aqui do fórum outerspace do que existem entre os fãs de canais de gamers youtubers. E acredito que isso pode ser muito mais insidioso do que se vê à primeira vista. Talvez um cara nem goste de um jogo à primeira jogada, mas no decorrer do tempo joga de novo e de novo por que disseram que é bom, insiste até acabar gostando. Aí fica a pergunta: existia algo dentro da pessoa anteriormente que a fez gostar do jogo ou foi só a insistência mesmo? Pois (quase?) todo jogo tem algum mérito. E às vezes as pessoas perdem tempo jogando jogos de que não gostam tentando achar qualidades só porque todo mundo gosta, eu mesmo já fiz isso. Mas pessoalmente, geralmente, uso reviews apenas para saber qual o conteúdo de um jogo, o quê ele apresenta. Julgamento de qualidade pra mim só o meu importa.

"Aí fica a pergunta: existia algo dentro da pessoa anteriormente que a fez gostar do jogo ou foi só a insistência mesmo? Pois (quase?) todo jogo tem algum mérito. E às vezes as pessoas perdem tempo jogando jogos de que não gostam tentando achar qualidades só porque todo mundo gosta, eu mesmo já fiz isso. "

Perfeito! Como mencionei antes, não estou julgando ninguém. Já tive exatamente esta sensação: "gostei disso porque gostei ou gostei porque insisti em procurar qualidades que os outros disseram que existia?"

Aconteceu isso comigo em TLoU e Uncharted. E, reitero, não estou dizendo que são jogos ruins. Foi apenas uma impressão pessoal.
 

Dídimo676

Supra-sumo
Mensagens
420
Reações
1.355
Pontos
168
Da mesma forma que existe essa mentalidade de manada, também existe a mentalidade do hater profissional que sempre pensa; '' se todo mundo gostou desse jogo é pq não é tudo isso'' (não estou dizendo que esse seja o caso do OP, mas todo mundo sabe que esse tipinho existe e é muito comum...)
Quer um ser ainda mais chato do que um fanboy fanático? Lhe apresento o hater que odeia tudo, e põe defeito em tudo e gosta de contrariar só pra ver o circo pegar fogo. Esse espécime consegue ser o mais insuportável de todos...:knojo

(PS: Volto a repetir, não estou dizendo que é o caso do OP. A discussão que ele levantou é pertinente até.)
(PS2: Só pedirei o banimento dele pq disse que TLoU é um jogo nota 7,5, sendo que deveria ser nota 10000000 :kflame lol )

Eu nem devia ter citado essa nota... Sabia que iam cair matando. Isso drenou muita atenção do tópico, rs.

Reconheço as qualidades do jogo, mas não comprei a história, não me interessei muito pelos personagens, e eu acho que para um jogo como TLoU isso é essencial. E o Der Teufel levantou pontos muito interessantes sobre o gameplay. De certo modo, eu esperava algo mais "survivor horror", com uma jogabilidade mais sólida. Mas admito que o final foi magnânimo.
 

Sokomo Kudemasho

Bam-bam-bam
Mensagens
4.267
Reações
8.344
Pontos
453
Eu nem devia ter citado essa nota... Sabia que iam cair matando. Isso drenou muita atenção do tópico, rs.

Reconheço as qualidades do jogo, mas não comprei a história, não me interessei muito pelos personagens, e eu acho que para um jogo como TLoU isso é essencial. E o Der Teufel levantou pontos muito interessantes sobre o gameplay. De certo modo, eu esperava algo mais "survivor horror", com uma jogabilidade mais sólida. Mas admito que o final foi magnânimo.

Se alguém de bom senso (ok, nem precisa, eu nem tenho bom senso pra servir de exemplo) acompanhou o desenvolver do jogo - via mídia - e hypou desde o começo e aguardou ansiosamente em poder experimentar na prática o que o pessoal do studio tanto disse que trabalho para concretizar, comprando e jogando o jogo e tendo uma PÉSSIMA EXPERIÊNCIA, totalmente contráditória, ou no mínimo morna comparando-se o que prometeram entregar, isso é culpa do studio, do conceito mal empregado na prática do time que fez o jogo ou única e exclusivamente o jogador e seu hype?

Eu não tenho problema algum em 'dar o braço a torcer' e encarar que é culpa do jogador e seu hype. Mea culpa, mas não é só minha e sim de todos os envolvidos, cada um com sua parcela de culpa. Seria hipócrita não levar em consideração outros fatores.
Eu pessoalmente sou um ímã pra essas bombas que o marketing infla como sendo a última maravilha nos games.
Jurei que não ia mais cair na balela do marketing e das promessas de studios, mas recometi a cagada com Mass Effect Andromeda. De lá pra cá, o que mudou? Eu demorei, mas pesquisei a respeito ao ponto de cancelar preorder, pois estava nítida a cagada homérica nesse caso. Mas eu sou cabeça dura e preciso sentir na pele como é passar vergonha, então eu comprei o jogo, com preço menos alto e joguei. BATATA! O jogo é uma bomba federal em última instância. O que difere esse de TLOU? TLOU tem toda a estrutura de alta qualidade em todos os outros quesitos, exceto gameplay único, profundo e bem desenvolvido. Ele não é Resident Evil, ele não é Uncharted, ele não é Dead Space, ele não é Silent Hill, ele não é Gears of War. Porra, ele não é nenhum desses em jogabilidade, nem mesmo supera esses citados e é considerado 'o melhor jogo já feito na história'? Pera lá, né?

Se existe algum quesito positivo em ME Andromeda (e olha, vou te contar, é difícil expor algum, pois é muita cagada num só local), este seria, com muita força de vontade, a jogabilidade. O resto é de se jogar no lixo. Aí esses servem de bons exemplos de como a mídia intervém no processo também: ninguém realmente expôs contras em TLOU, como se estes não existissem. Mas Uncharted 3 teve todas as bordoadas possíveis quando saiu, sendo rebaixado a pior game da série até. Isso sendo o mais diversificado e mais refinado da trilogia, na sua época e geração, claro.

Então somos reféns de marketing malicioso (desculpe o pleonasmo aqui), regado a hipocrisia e até mesmo militância de jogadores, que te criticam por não endeusar o título que o mundo endeusa, feito um soldado de chumbo do País das Maravilhas, pau mandado, autômato e repetidor de ideologias.
Hoje em dia eu só jogo com segurança. Só pego o jogo depois de jogar, pedir emprestado, porque tá foda cair nas mesmas armadilhas e pior ainda: ter de ouvir que jogos abaixo do que foram prometidos são a nova promessa adiante. Pois todo mundo quer ser TLOU agora. Mesmo que TLOU não seja nada fora ótima narrativa num jogo medíocre. "AAAAI MEU, mas Uncharted já era medíocre by default".
Pode ser, mas a premissa de Uncharted era totalmente séria, carrancuda, pesada e de tom adulto? Não né? Acorda pra vida, sempre foi uma homenagem a Indiana Jones de Sessão da Tarde. Não perceber isso e comparar diretamente o teor e profundidade de um e outro é pedir demais.
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.504
Reações
66.377
Pontos
1.554
Usando o seu argumento que tem que explicar o motivo, esse trecho mostrou quão sem argumentos, você como fã, dispõe.
Eu tenho muitos motivos para detestar TLOU, mas o principal deles foi ter acompanhado tudo o que vinha de informação oficial, o conceito, o que pretendiam expor no título, as promessas de inovações e bla bla bla. Tanto que cai na arapuca e fiz preorder.
Na prática, meu chapéu... Um copy/paste do template básico de Uncharted 3, piorado ainda nesse quesito, pois por mais que zoem essa afirmação de verticalidade aqui no fórum, se tem algo que Uncharted 3 tem e NINGUÉM, nem mídia nem fãs tiveram a mínima sensibilidade de prestarem atenção, foi nessa forma de lidar com inimigos em fases mais adiante. Pra simplista que gosta de dizer que nada impacta o gameplay, só posso sentir pena, pois a diferença entre inimigos espalhados num mesmo plano vertical e a mesma quantidade deles em mais de um andar e ângulos de ataque e defesa tornam um jogo regular em um título totalmente diferenciado de seus precursores.
Falam de mais-do-mesmo, babam ovo de títulos específicos na maior cara de pau como 'título tal tem inovação nisso e naquilo', apenas repetindo um sermão barato, como costuma ser sempre o caso de um novo Zelda (geral defendia com unhas e dentes o Zelda Skyward Sword, como o melhor jogo já feito, depois de lançado e ovo babado, vem zeldista dizer que foi ruim, que foi mal falado, que era abaixo do esperado. O que seria isso se não percepção seletiva?), mas na hora de comparar as falhas de um título fazem pior que um militante PTista, que não importa o quanto se comprove atos ilícitos de seu deuso político favorito, serão PT até a morte.

TLOU não tem nenhum feature revolucionário se comprado ao mal falado Uncharted 3, tenta ser survival horror e não consegue, tenta ser tático e falha redondamente, tenta ter profundidade com criação e armas e é raso, tenta parecer impactante e bem produzido na hora de stealth, mas a AI segue sendo uma porcaria de sempre, enquanto ELLIE passa na frente de todo inimigos, fazendo todo e qualquer barulho, só faltando vir tocando trombone de vara. Os únicos features realmente muito bem produzidos nesse título são sua trilha sonora, concept art e narrativa. Bastante coisa se for ver, 90% do que é necessário para um jogo ter algum embasamento, mas é justamente nessa parte, o jogo, o gameplay e a profundidade que este poderia refletir essa maestria dos outros quesitos não foi inclusa no game.

Eu raramente sou defensor de gameplay sobre esses outros quesitos, o faço em jogos de luta, fazendo uma que outra restrição em outros quesitos, pois gameplay pra mim importa num jogo de luta mais que em outros gêneros de minha preferência, mas ter acompanhado as promessas do que seria TLOU e do que recebi na minha cópia? Pf, vendi ele e nunca mais retornei.
Curti personagens, ouvi tanto a trilha sonora, acompanhei a parte de desenvolvimento técnico do título antes, durante e depois, mas o jogo é um porre fenomenal pra mim. Nem FFVII que é um título super over hyper mega overhyped me irrita tanto como TLOU.

Sei lá cara, deve ser pq talvez eu seja otário humilde demais, tipo quando eu não gosto de algum jogo que todo mundo curte, MGS por ex, eu não saio por aí falando que o jogo é um porre e que todo mundo que gosta dele tá errado. Eu simplesmente concluo que meu gosto é que não bate com a proposta do game, mas o que não significa que ele seja ruim, mas simplesmente que eu não curti. É minha opinião apenas e ela não é a verdade absoluta e nem pretendo que ela seja.
Você pelo contrário deu a entender nesse seu post (pelo menos foi o que entendi, posso estar redondamente enganado) que TLOU É UMA PORCARIA E PRONTO E ACABOU. ESSA É A VERDADE ABSOLUTA .
É isso que me irrita nos haters. Não conseguem simplesmente falar ''não curti o jogo/filme/série/banda, mas respeito e entendo quem curtiu''. Sempre têm que impor sua opinião como verdade. E além disso parecem ter a necessidade não só de odiar o game, mas de se irritar quando alguém o defende (''Nem FFVII que é um título super over hyper mega overhyped me irrita tanto como TLOU.'')
Tipo, se vc não gostou do jogo beleza, segue o jogo, bola pra frente. Mas pra que ficar nesse apurrinhamento e cantando pros setes cantos que tal jogo é uma b*sta e todo mundo que curtiu ele é besta?

Enfim, como disse, ESSA É APENAS MINHA OPINIÃO.
Se não concorda pode me mandar à put* que o pariu:klingua:klolz
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.504
Reações
66.377
Pontos
1.554
Se alguém de bom senso (ok, nem precisa, eu nem tenho bom senso pra servir de exemplo) acompanhou o desenvolver do jogo - via mídia - e hypou desde o começo e aguardou ansiosamente em poder experimentar na prática o que o pessoal do studio tanto disse que trabalho para concretizar, comprando e jogando o jogo e tendo uma PÉSSIMA EXPERIÊNCIA, totalmente contráditória, ou no mínimo morna comparando-se o que prometeram entregar, isso é culpa do studio, do conceito mal empregado na prática do time que fez o jogo ou única e exclusivamente o jogador e seu hype?

Eu não tenho problema algum em 'dar o braço a torcer' e encarar que é culpa do jogador e seu hype. Mea culpa, mas não é só minha e sim de todos os envolvidos, cada um com sua parcela de culpa. Seria hipócrita não levar em consideração outros fatores.
Eu pessoalmente sou um ímã pra essas bombas que o marketing infla como sendo a última maravilha nos games.
Jurei que não ia mais cair na balela do marketing e das promessas de studios, mas recometi a cagada com Mass Effect Andromeda. De lá pra cá, o que mudou? Eu demorei, mas pesquisei a respeito ao ponto de cancelar preorder, pois estava nítida a cagada homérica nesse caso. Mas eu sou cabeça dura e preciso sentir na pele como é passar vergonha, então eu comprei o jogo, com preço menos alto e joguei. BATATA! O jogo é uma bomba federal em última instância. O que difere esse de TLOU? TLOU tem toda a estrutura de alta qualidade em todos os outros quesitos, exceto gameplay único, profundo e bem desenvolvido. Ele não é Resident Evil, ele não é Uncharted, ele não é Dead Space, ele não é Silent Hill, ele não é Gears of War. Porra, ele não é nenhum desses em jogabilidade, nem mesmo supera esses citados e é considerado 'o melhor jogo já feito na história'? Pera lá, né?

Se existe algum quesito positivo em ME Andromeda (e olha, vou te contar, é difícil expor algum, pois é muita cagada num só local), este seria, com muita força de vontade, a jogabilidade. O resto é de se jogar no lixo. Aí esses servem de bons exemplos de como a mídia intervém no processo também: ninguém realmente expôs contras em TLOU, como se estes não existissem. Mas Uncharted 3 teve todas as bordoadas possíveis quando saiu, sendo rebaixado a pior game da série até. Isso sendo o mais diversificado e mais refinado da trilogia, na sua época e geração, claro.

Então somos reféns de marketing malicioso (desculpe o pleonasmo aqui), regado a hipocrisia e até mesmo militância de jogadores, que te criticam por não endeusar o título que o mundo endeusa, feito um soldado de chumbo do País das Maravilhas, pau mandado, autômato e repetidor de ideologias.
Hoje em dia eu só jogo com segurança. Só pego o jogo depois de jogar, pedir emprestado, porque tá foda cair nas mesmas armadilhas e pior ainda: ter de ouvir que jogos abaixo do que foram prometidos são a nova promessa adiante. Pois todo mundo quer ser TLOU agora. Mesmo que TLOU não seja nada fora ótima narrativa num jogo medíocre. "AAAAI MEU, mas Uncharted já era medíocre by default".
Pode ser, mas a premissa de Uncharted era totalmente séria, carrancuda, pesada e de tom adulto? Não né? Acorda pra vida, sempre foi uma homenagem a Indiana Jones de Sessão da Tarde. Não perceber isso e comparar diretamente o teor e profundidade de um e outro é pedir demais.

Engraçado que eu amei Uncha3. Pra mim ele tá pau a pau com o 2 e anos luz a frente do 1
rs
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Eu cheguei a terminar jogos nos quais não vi a menor graça. Mas, claro, boas críticas não foi o único motivo. Acho simplista falar que é. Provavelmente nunca é o único motivo. Uns que lembro de cabeça agora que zerei: Tomb Raider, Rise of the Tomb Raider e Batman Arkham Asylum. Nenhum desses jogos tem nada que realmente tenha me agradado, mas zerei eles, o tempo todo esperando por um algo mais que nunca veio. Mas no caso dos TR não foram só as críticas boas, foi também o que eram os jogos anteriores que me disseram o que esperar desse novo jogo; e traiu completamente minhas expectativas. Agora o consenso é que os novos TR são melhores que os antigos em tudo, falar o contrário é impensável. Mesmo que seja mentira, por que os novos TR são muuuuuito mais simplificados e mal-feitos em tudo que não é combate comparados aos antigos. E um jogo que gostei, e nem esperava gostar, é mal recebido pela crítica, The Evil Within. Mas não estou nem aí, eu gostei. Mas vejo que quando falo que gostei as críticas ao que falei são pesadas e ao jogo mais pesadas ainda. A mentalidade de manada faz com que seja cool, bacana, falar mal do que está todo mundo falando mal; e errado falar bem do que estão falando mal.
 
Topo Fundo