Arlindo Orlando
Bam-bam-bam
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Essas softhouses de hoje estão tão perdidas que meros fãs conseguem criar jogos melhores utilizando as mesmas ideias que elas utilizavam antes. É tipo ver aquele astro do rock desperdiçar toda a sua carreira por vício em drogas; no caso, o vício seria a obsessão pelo lucro.
Toda forma de arte (e videogame é uma delas) não pode focar no comércio. Você pode vender sua arte, mas sua arte não pode ser vendida. O lucro é consequência de um produto de qualidade, o qual é tão bom que as pessoas farão questão de gastar dinheiro para tê-lo. Lucro é decorrência, não pressuposto. Objetivando somente o comércio, você até pode (mas nem sempre consegue) suprir uma demanda temporária, nesta sociedade que se entedia em questão de horas e necessita de qualquer coisa nova, seja lá o que for. Todavia, seu produto será meramente consumível e dispensável tão cedo quanto seja aproveitado; torna-se esquecível. Uma obra que transcede os tempos (e não precisa ser uma obra prima, basta focar na qualidade geral) torna-se um estandarte de uma época e reflete o que ela tinha de melhor, constituindo-se em uma experiência única e arrastando o interesse por ela durante muito tempo. O retorno financeiro inicial pode ser menor, mas, no futuro, continuará rendendo, pois o produto possui excelência o suficiente para não apenas ter apelo aos antigos jogadores, mas também cativar os novatos.
Toda forma de arte (e videogame é uma delas) não pode focar no comércio. Você pode vender sua arte, mas sua arte não pode ser vendida. O lucro é consequência de um produto de qualidade, o qual é tão bom que as pessoas farão questão de gastar dinheiro para tê-lo. Lucro é decorrência, não pressuposto. Objetivando somente o comércio, você até pode (mas nem sempre consegue) suprir uma demanda temporária, nesta sociedade que se entedia em questão de horas e necessita de qualquer coisa nova, seja lá o que for. Todavia, seu produto será meramente consumível e dispensável tão cedo quanto seja aproveitado; torna-se esquecível. Uma obra que transcede os tempos (e não precisa ser uma obra prima, basta focar na qualidade geral) torna-se um estandarte de uma época e reflete o que ela tinha de melhor, constituindo-se em uma experiência única e arrastando o interesse por ela durante muito tempo. O retorno financeiro inicial pode ser menor, mas, no futuro, continuará rendendo, pois o produto possui excelência o suficiente para não apenas ter apelo aos antigos jogadores, mas também cativar os novatos.