Macaco Louco
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A escolha de uma Game Engine é uma etapa crucial no desenvolvimento de um jogo. Sendo assim, resolvi criar este tópico para estar sempre postando as novidades das principais Game Engines do mercado. Só que para isso eu vou precisar da ajuda de todos para manter o tópico sempre atualizado, pois eu acompanho mais as novidades da Unity3D, que é a ferramenta que eu uso, mas existem dezenas de Game Engine no mercado, tornando quase que impossível eu manter sozinho as novidades no tópico.
Unity3D
Website oficial: https://unity3d.com/pt
Descrição: Unity, também conhecido como Unity 3D, é um motor de jogo 3D proprietário e uma IDE criado pela Unity Technologies. Unity é similar ao Blender, Virtools ou Torque Game Engine, em relação a sua forma primária de autoria de jogos: a sua interface gráfica. O motor cresceu a partir de uma adição de um suporte para a plataforma Mac OS X e depois se tornou um motor multi-plataforma (WIKIPEDIA). Vídeo demonstrando o potencial do Unity3D atual. Renderizado em tempo real em Unity3D.
Versões (Extraído da Wikipedia):
Unity 1.0 foi anunciada na Apple Worldwide Developers Conference em 2005 e foi lançado em 8 de junho de 2005. A versão inicial foi limitado a Mac OS, tanto para criação e publicação de jogos. Características no momento incluído um renderizador OpenGL orientada para shader, física alimentado pelo Novodex (agora PhysX) motor de física, suporte a áudio e apoio C#. O pacote estava disponível em ambos uma edição barato 'Indie', e um com preços mais elevados edição "Pro", que incluiu alguns recursos extras. Mais de versões 1.x subsequentes, adições significativas incluíram o apoio para a construção de jogos para rodar em Windows, tanto como aplicações independentes e também em navegadores através de um plugin para o navegador.
Unity 2.0 foi lançado em 11 de outubro de 2007, durante a primeira conferência anual Unite. adições chave para o conjunto de recursos inclui um motor de terreno, sistema (com base na RakNet), em tempo real renderização sombra dinâmico, e um sistema de trabalho em rede UI jogo de construção. Esta versão também viu a introdução da Unidade de Ativos Server, um produto add-on destina-se a permitir que as equipes de desenvolvedores para compartilhar os recursos do projeto com mais facilidade. Em 4 de outubro de 2008, o iPhone publicação add-on foi anunciado. Isto permitiu que os desenvolvedores ao autor os seus jogos no Mac e publicar para o iPhone. Em Unity 2.5, lançado 19 de março de 2009, o apoio para a criação de jogos no Windows foi lançado. Na conferência Unite Outubro de 2009, foi anunciado que o Unity Technologies deixaria de cobrar para a edição de 'indie' da Unidade, mas, ao invés, torná-lo disponível gratuitamente.
Unity 3.0 foi lançado em 4 de outubro de 2010. Isso trouxe suporte integrado lightmapping usando a tecnologia Besta Illuminate Labs, oclusão abate alimentado por Umbra, efeitos de processamento de áudio em tempo real e suporte para C # 3.5. O lançamento também incluiu uma versão 'pré-visualização de qualidade »de apoio à publicação de jogos para Android, vendido como um add-on separado; Apoio Android foi oficialmente declarada 'lançado' em 1 de Março de 2011. Em 10 de Novembro de 2010, a Asset Store Unity foi lançado como um mercado online para os usuários da unidade para vender ativos do projeto - artwork, sistemas de código, áudio, etc -. Uns para os outros. Unity 3.4 introduziu suporte integrado para o sistema processual material de "substância" do Allegorithmic. Unity 3.5, lançado 14 de fevereiro de 2012, foi um lançamento notável por trazer várias novas funcionalidades bastante tarde no ciclo de vida versão: um novo sistema de partículas chamado "Shuriken," um pioneiro integrada e quadro de navegação, gerenciamento de nível de detalhe para os modelos 3D , renderização high dynamic-range-, novos recursos globais de iluminação, e uma regravação do apoio oclusão abate. Esta versão também viu a introdução do suporte de pré-visualização para ambos Adobe Flash e Google Native Client como plataformas de publicação.
Unity 4.0 foi lançado oficialmente em 13 de novembro de 2012. Os principais novos recursos incluem novo sistema 'Mecanim' animação, suporte DirectX 11, Linux suporte de publicação e em tempo real sombras em plataformas móveis. Com o lançamento do Unity 4.0, a empresa anunciou uma mudança para um ciclo de lançamento que iria ver versões ser lançado com menos recursos, mas a um ritmo mais rápido. Como tal, as versões posteriores na linha 4.X entregues novos recursos da seguinte forma: Unity 4.1, lançado 13 de março de 2013: perfil de memória, suporte para AirPlay no iOS, e uma série de atualizações de recursos menores para Mecanim e edição de shader. Unity 4.2, lançado 22 de julho de 2013: Suporte para Windows Phone 8, Windows Store e BlackBerry como plataformas de publicação; OpenGL ES 3.0 para suporte plataformas móveis; suporte de controle de versão integrado para Perforce; ea capacidade de cancelar o processo de compilação, uma vez iniciado. (O último deles tem uma rodada de aplausos quando foi anunciado em 2013 do Unite Nordic). Unity 4.3, lançado 12 de novembro de 2013: um novo quadro 2D, incluindo tanto apoio renderização 2D e um motor de física 2D (powered by Box2D). Unity 4.5, lançado 27 de maio de 2014: não há novos recursos significativos foram introduzidas, como esta versão em vez focado em correção de bugs, relatando mais de 450 correções na versão. Unity 4.6, lançado 26 de novembro de 2014: um novo Quadro UI. Além disso, a versão 4.6.2, lançado em 29 de janeiro de 2015, adicionou suporte para aplicativos de 64 bits no iOS. Em 21 de maio de 2013, CEO David Helgason anunciou que as edições 'Básico' do iPhone e Android móvel add-ons seria agora disponível gratuitamente a partir de Unity 4.2 em diante.
Unity 5.0 foi lançado gratuitamente em 03 de março de 2015, adicionando o muito iluminação global em tempo real esperado com base na tecnologia Geomerics Enlighten. Outras alterações importantes incluem shaders baseados em física, HDR céu caixas, sondas de reflexão, um novo mixer de áudio com efeitos e fluxos de trabalho melhorados animador. Nuvem sistema de construção de unidade foi introduzida (por US $ 25 / mês para não-pro usuários), bem como 'Game relatórios de desempenho "ea beta' Game Analytics '(também US $ 25 / mês para não-usuários Pro), que registra o uso de jogadores e desempenho em jogos lançados, algo que muitos desenvolvedores encontrados difícil de implementar na Unidade 4.x. Anteriormente, um desenvolvedor de jogos necessária para codificar o suporte para o jogador fazer logon diretamente no seu motor de jogo. Adições menores incluem: Um editor de 64 bits para lidar com grandes projetos, suporte a 64 bits iOS, nova renderização adiada, gráficos comando buffers, melhor iluminação linear, HDR, camarote e Cubemap fluxos de trabalho, a melhoria do sistema de agendamento de trabalho, uma nova "Timeline CPU Profiler 'permite ver e investigar o uso de múltiplos núcleos, a melhoria do sistema pathfinding NavMesh, intth. Até Unity 5.0 o motor estava usando uma versão bastante desatualizada do middleware PhysX física da Nvidia. A versão 3.3 incluída no Unity 5.0, que é padrão entre triple-n Unity. Unity 5.0 traz suporte para Windows, OS X, Linux, Unity Webplayer, Android, Nintendo 3DS, iOS, BlackBerry 10, Windows Phone 8, Tizen, WebGL, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U, Xbox 360, Xbox One, TV Android , Samsung Smart TV, Oculus Rift e Gear VR para um total de 21 plataformas suportadas.
Para quem quer começar a aprender, eu recomendo seguir os tutoriais oficieias disponíveis no endereço (https://unity3d.com/pt/learn). As aulas são super didáticas e fáceis de entener, até para quem não entende muito bem inglês, pois é possível acompanhar os passos pelo vídeo. Acredito que seja o melhor material disponível na internet. Na Figura abaixo pode-se ver o ambiente de desenvolvimento.
A loja virtual do Unity3D também é um diferencial. Lá você encontra conteúdo gratuito e pago para praticmente qualquer coisa. Desde cenários prontos até personagens com animação incluso, passando por efeitos sonoros. Vale a pena perder um tempo vendo o que já existe pronto na comunidade. O link é (https://www.assetstore.unity3d.com/en/).
Você pode conferir no endereço (https://madewith.unity.com/) os principais jogos desenvolvidos em Unity3D. Neste mesmo endereço é possível ver artigos relatando o desenvolvimento de alguns jogos. É interessante para conhecer o potencial da ferramenta. Abaixo alguns jogos desenvolvidos em Unity3D.
Ylands
Dark Horizons : Mechanized Corps
Prey for the Gods
Unity3D
Website oficial: https://unity3d.com/pt
Descrição: Unity, também conhecido como Unity 3D, é um motor de jogo 3D proprietário e uma IDE criado pela Unity Technologies. Unity é similar ao Blender, Virtools ou Torque Game Engine, em relação a sua forma primária de autoria de jogos: a sua interface gráfica. O motor cresceu a partir de uma adição de um suporte para a plataforma Mac OS X e depois se tornou um motor multi-plataforma (WIKIPEDIA). Vídeo demonstrando o potencial do Unity3D atual. Renderizado em tempo real em Unity3D.
Versões (Extraído da Wikipedia):
Unity 1.0 foi anunciada na Apple Worldwide Developers Conference em 2005 e foi lançado em 8 de junho de 2005. A versão inicial foi limitado a Mac OS, tanto para criação e publicação de jogos. Características no momento incluído um renderizador OpenGL orientada para shader, física alimentado pelo Novodex (agora PhysX) motor de física, suporte a áudio e apoio C#. O pacote estava disponível em ambos uma edição barato 'Indie', e um com preços mais elevados edição "Pro", que incluiu alguns recursos extras. Mais de versões 1.x subsequentes, adições significativas incluíram o apoio para a construção de jogos para rodar em Windows, tanto como aplicações independentes e também em navegadores através de um plugin para o navegador.
Unity 2.0 foi lançado em 11 de outubro de 2007, durante a primeira conferência anual Unite. adições chave para o conjunto de recursos inclui um motor de terreno, sistema (com base na RakNet), em tempo real renderização sombra dinâmico, e um sistema de trabalho em rede UI jogo de construção. Esta versão também viu a introdução da Unidade de Ativos Server, um produto add-on destina-se a permitir que as equipes de desenvolvedores para compartilhar os recursos do projeto com mais facilidade. Em 4 de outubro de 2008, o iPhone publicação add-on foi anunciado. Isto permitiu que os desenvolvedores ao autor os seus jogos no Mac e publicar para o iPhone. Em Unity 2.5, lançado 19 de março de 2009, o apoio para a criação de jogos no Windows foi lançado. Na conferência Unite Outubro de 2009, foi anunciado que o Unity Technologies deixaria de cobrar para a edição de 'indie' da Unidade, mas, ao invés, torná-lo disponível gratuitamente.
Unity 3.0 foi lançado em 4 de outubro de 2010. Isso trouxe suporte integrado lightmapping usando a tecnologia Besta Illuminate Labs, oclusão abate alimentado por Umbra, efeitos de processamento de áudio em tempo real e suporte para C # 3.5. O lançamento também incluiu uma versão 'pré-visualização de qualidade »de apoio à publicação de jogos para Android, vendido como um add-on separado; Apoio Android foi oficialmente declarada 'lançado' em 1 de Março de 2011. Em 10 de Novembro de 2010, a Asset Store Unity foi lançado como um mercado online para os usuários da unidade para vender ativos do projeto - artwork, sistemas de código, áudio, etc -. Uns para os outros. Unity 3.4 introduziu suporte integrado para o sistema processual material de "substância" do Allegorithmic. Unity 3.5, lançado 14 de fevereiro de 2012, foi um lançamento notável por trazer várias novas funcionalidades bastante tarde no ciclo de vida versão: um novo sistema de partículas chamado "Shuriken," um pioneiro integrada e quadro de navegação, gerenciamento de nível de detalhe para os modelos 3D , renderização high dynamic-range-, novos recursos globais de iluminação, e uma regravação do apoio oclusão abate. Esta versão também viu a introdução do suporte de pré-visualização para ambos Adobe Flash e Google Native Client como plataformas de publicação.
Unity 4.0 foi lançado oficialmente em 13 de novembro de 2012. Os principais novos recursos incluem novo sistema 'Mecanim' animação, suporte DirectX 11, Linux suporte de publicação e em tempo real sombras em plataformas móveis. Com o lançamento do Unity 4.0, a empresa anunciou uma mudança para um ciclo de lançamento que iria ver versões ser lançado com menos recursos, mas a um ritmo mais rápido. Como tal, as versões posteriores na linha 4.X entregues novos recursos da seguinte forma: Unity 4.1, lançado 13 de março de 2013: perfil de memória, suporte para AirPlay no iOS, e uma série de atualizações de recursos menores para Mecanim e edição de shader. Unity 4.2, lançado 22 de julho de 2013: Suporte para Windows Phone 8, Windows Store e BlackBerry como plataformas de publicação; OpenGL ES 3.0 para suporte plataformas móveis; suporte de controle de versão integrado para Perforce; ea capacidade de cancelar o processo de compilação, uma vez iniciado. (O último deles tem uma rodada de aplausos quando foi anunciado em 2013 do Unite Nordic). Unity 4.3, lançado 12 de novembro de 2013: um novo quadro 2D, incluindo tanto apoio renderização 2D e um motor de física 2D (powered by Box2D). Unity 4.5, lançado 27 de maio de 2014: não há novos recursos significativos foram introduzidas, como esta versão em vez focado em correção de bugs, relatando mais de 450 correções na versão. Unity 4.6, lançado 26 de novembro de 2014: um novo Quadro UI. Além disso, a versão 4.6.2, lançado em 29 de janeiro de 2015, adicionou suporte para aplicativos de 64 bits no iOS. Em 21 de maio de 2013, CEO David Helgason anunciou que as edições 'Básico' do iPhone e Android móvel add-ons seria agora disponível gratuitamente a partir de Unity 4.2 em diante.
Unity 5.0 foi lançado gratuitamente em 03 de março de 2015, adicionando o muito iluminação global em tempo real esperado com base na tecnologia Geomerics Enlighten. Outras alterações importantes incluem shaders baseados em física, HDR céu caixas, sondas de reflexão, um novo mixer de áudio com efeitos e fluxos de trabalho melhorados animador. Nuvem sistema de construção de unidade foi introduzida (por US $ 25 / mês para não-pro usuários), bem como 'Game relatórios de desempenho "ea beta' Game Analytics '(também US $ 25 / mês para não-usuários Pro), que registra o uso de jogadores e desempenho em jogos lançados, algo que muitos desenvolvedores encontrados difícil de implementar na Unidade 4.x. Anteriormente, um desenvolvedor de jogos necessária para codificar o suporte para o jogador fazer logon diretamente no seu motor de jogo. Adições menores incluem: Um editor de 64 bits para lidar com grandes projetos, suporte a 64 bits iOS, nova renderização adiada, gráficos comando buffers, melhor iluminação linear, HDR, camarote e Cubemap fluxos de trabalho, a melhoria do sistema de agendamento de trabalho, uma nova "Timeline CPU Profiler 'permite ver e investigar o uso de múltiplos núcleos, a melhoria do sistema pathfinding NavMesh, intth. Até Unity 5.0 o motor estava usando uma versão bastante desatualizada do middleware PhysX física da Nvidia. A versão 3.3 incluída no Unity 5.0, que é padrão entre triple-n Unity. Unity 5.0 traz suporte para Windows, OS X, Linux, Unity Webplayer, Android, Nintendo 3DS, iOS, BlackBerry 10, Windows Phone 8, Tizen, WebGL, PlayStation 3, PlayStation 4, PlayStation Vita, Wii U, Xbox 360, Xbox One, TV Android , Samsung Smart TV, Oculus Rift e Gear VR para um total de 21 plataformas suportadas.
Para quem quer começar a aprender, eu recomendo seguir os tutoriais oficieias disponíveis no endereço (https://unity3d.com/pt/learn). As aulas são super didáticas e fáceis de entener, até para quem não entende muito bem inglês, pois é possível acompanhar os passos pelo vídeo. Acredito que seja o melhor material disponível na internet. Na Figura abaixo pode-se ver o ambiente de desenvolvimento.
A loja virtual do Unity3D também é um diferencial. Lá você encontra conteúdo gratuito e pago para praticmente qualquer coisa. Desde cenários prontos até personagens com animação incluso, passando por efeitos sonoros. Vale a pena perder um tempo vendo o que já existe pronto na comunidade. O link é (https://www.assetstore.unity3d.com/en/).
Você pode conferir no endereço (https://madewith.unity.com/) os principais jogos desenvolvidos em Unity3D. Neste mesmo endereço é possível ver artigos relatando o desenvolvimento de alguns jogos. É interessante para conhecer o potencial da ferramenta. Abaixo alguns jogos desenvolvidos em Unity3D.
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