O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


GBS-8200/8220 + GBS-Control

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.749
Reações
13.786
Pontos
803
Finalmente chegou minha GBS Control e quase tive um troço porque estava usando um adaptador VGA e tava saindo muito feio, aí usei um conversor de HDMI para YPbPr. Tem um ganho significativo de imagem se usar como passthrough o Retroscaler2x. Ainda mais que as opções da GBS Control são básicas... aquele gain de imagem é muito foda.

Se alguém quiser que eu faça teste com Retroscaler2x + GBS Control, só avisar aí que faço.

se puder fazer agradeço, recente fiquei de olho em retroscalers, quem sabe um dia eu me decida a comprar um, tenho uma LG C1 4k 55'', nao sei se ficaria bom pra usar wii, ps2 e ps3 nela (video componente nos consoles)
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
640
Reações
1.898
Pontos
333
se puder fazer agradeço, recente fiquei de olho em retroscalers, quem sabe um dia eu me decida a comprar um, tenho uma LG C1 4k 55'', nao sei se ficaria bom pra usar wii, ps2 e ps3 nela (video componente nos consoles)
Próximo mês vou pegar os componentes de alguns deles e no meio tem desses três. Minha placa de captura até grava 4K, mas no momento só tenho composto.

Graças ao @kimsnk consegui tirar proveito ainda do vídeo composto com o Retroscaler2x, porém usei conversor hdmi > componente.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.823
Reações
10.982
Pontos
753
se puder fazer agradeço, recente fiquei de olho em retroscalers, quem sabe um dia eu me decida a comprar um, tenho uma LG C1 4k 55'', nao sei se ficaria bom pra usar wii, ps2 e ps3 nela (video componente nos consoles)

tenho uma c3 e fica bem bom sim, vc deixa o super resolution no high e o sharpness no 25
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.749
Reações
13.786
Pontos
803
tenho uma c3 e fica bem bom sim, vc deixa o super resolution no high e o sharpness no 25

essa config q vc fala eh na tv ou no control? O seu vc comprou onde?

esse control tem o "problema" de quando muda resolucao entre o jogo e o menu a tela apagar e mostrar de novo? Sei q chrono cross por exemplo eh sempre o grande teste desses scalers.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.823
Reações
10.982
Pontos
753
essa config q vc fala eh na tv ou no control? O seu vc comprou onde?

esse control tem o "problema" de quando muda resolucao entre o jogo e o menu a tela apagar e mostrar de novo? Sei q chrono cross por exemplo eh sempre o grande teste desses scalers.

na televisão mesmo

eu tenho duas gbs-c aqui, uma da gamescare que comprei aqui no forum mais barato que no site deles
e outra do aliexpress antes do remessa conforme, mas acho que ainda dá pra pegar em promoções sem os 92% de taxa

a gbs não tem problema na troca de resolução não
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
Finalmente chegou minha GBS Control e quase tive um troço porque estava usando um adaptador VGA e tava saindo muito feio, aí usei um conversor de HDMI para YPbPr. Tem um ganho significativo de imagem se usar como passthrough o Retroscaler2x. Ainda mais que as opções da GBS Control são básicas... aquele gain de imagem é muito foda.

Se alguém quiser que eu faça teste com Retroscaler2x + GBS Control, só avisar aí que faço.
o bom do retroscaler 2x em conjunto com a gbs é que da pra usar o filtro smooth e escalonar a imagem com a gbs control.
mostra ai o resultado pra gente,
 
Ultima Edição:


xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
640
Reações
1.898
Pontos
333
o bom do retroscaler 2x em conjunto com a gbs é que da pra usar o filtro smooth e escalonar a imagem com a gbs control.
mostra ai o resultado pra gente,
Quais consoles que você quer que eu use como exemplo? Tem bastante aqui. O único problema é que é tudo composto mesmo.
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
640
Reações
1.898
Pontos
333
Este preset ficou bacana pro SNES na minha TV, porém esqueci de desativar o desentralaçamento do OBS e aí parece que está a menos de 60fps.
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
Este preset ficou bacana pro SNES na minha TV, porém esqueci de desativar o desentralaçamento do OBS e aí parece que está a menos de 60fps.

Ficou legal mano eu só consegui capturar o retrotink 2x junto com a gbs ou ossc eu comprei o retroscaler 2x mais ele não está sincronizando corretamente aqui com a gbs qual o adaptador que vc está usando posta uma foto ai pra mim ver.
Aqui com retrotink 2x consigo normalmente mais com retroscaler 2x não.
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
640
Reações
1.898
Pontos
333
Ficou legal mano eu só consegui capturar o retrotink 2x junto com a gbs ou ossc eu comprei o retroscaler 2x mais ele não está sincronizando corretamente aqui com a gbs qual o adaptador que vc está usando posta uma foto ai pra mim ver.
Aqui com retrotink 2x consigo normalmente mais com retroscaler 2x não.
1710728173065.png
O que eu usei foi esse aí, joguei o HDMI do Retroscaler2x nele e a saída componente vai direto no GBS Control. Tentei fazer com o VGA igual você e não rolou, pode ser que tenha alguma incompatibilidade ali, mas pra fazer ele pegar tem que apertar o filtro mais de uma vez para aí virar passthrough.

No GBS Control aparece assim:
Resolução (que você escolheu).
60.0000 FPS
YPbPr.
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
Visualizar anexo 382791
O que eu usei foi esse aí, joguei o HDMI do Retroscaler2x nele e a saída componente vai direto no GBS Control. Tentei fazer com o VGA igual você e não rolou, pode ser que tenha alguma incompatibilidade ali, mas pra fazer ele pegar tem que apertar o filtro mais de uma vez para aí virar passthrough.

No GBS Control aparece assim:
Resolução (que você escolheu).
60.0000 FPS
YPbPr.
Eu acho que é algo com o retroscaler 2x mesmo que não si da bem com esse tipo de adaptador com a gbs e sei que não é porque não funcionou tambem no ossc
ja com o retrotink 2x funcionou tranquilo tanto na gbs quanto no ossc achei estranho porque o retroscaler 2 x é uma cópia do retrotink 2x mais aqui comigo ele não da sinal nenhum com o adaptador.
Vou ver se compro um desse para testar quero usar no ossc utilizando o retroscaler no passthrough e habilitar o filtro smooth pra ai então escalonar a imagem no ossc em 5x.
Quero mais pra usar no n64 e jogos 3d do playstation e sega saturn o smooth ajuda muito nesses casos porém só o retroscaler 2x não me agrada nenhum pouco mais combinando os dois si tem resultados ótimos.
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
Visualizar anexo 382791
O que eu usei foi esse aí, joguei o HDMI do Retroscaler2x nele e a saída componente vai direto no GBS Control. Tentei fazer com o VGA igual você e não rolou, pode ser que tenha alguma incompatibilidade ali, mas pra fazer ele pegar tem que apertar o filtro mais de uma vez para aí virar passthrough.

No GBS Control aparece assim:
Resolução (que você escolheu).
60.0000 FPS
YPbPr.
Captura de tela 2024-03-18 111033.jpg
Eu comprei esse aqui vamos ver se vai dar certo o legal é que eu ajudei vc no video que fiz no retrotink2x junto com a gbs e vc me ajudou agora por isso é importante a gente estar sempre compartilhando eu tinha apenas o retrotink 2x comprei o retroscaler2x tem umas 3 semanas que chegou e não cosengui fazer funcionar com o adaptador de hdmi para vga ja estava chateado com isso porque no próprio manual do retroscaler 2x dis que é possivel e como eu não queria gastar mais deixei de lado porém como vc achou uma solução agora me animei novamente o restroscaler 2x somente ele não entrega muita coisa.
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
640
Reações
1.898
Pontos
333
Visualizar anexo 382822
Eu comprei esse aqui vamos ver se vai dar certo o legal é que eu ajudei vc no video que fiz no retrotink2x junto com a gbs e vc me ajudou agora por isso é importante a gente estar sempre compartilhando eu tinha apenas o retrotink 2x comprei o retroscaler2x tem umas 3 semanas que chegou e não cosengui fazer funcionar com o adaptador de hdmi para vga ja estava chateado com isso porque no próprio manual do retroscaler 2x dis que é possivel e como eu não queria gastar mais deixei de lado porém como vc achou uma solução agora me animei novamente o restroscaler 2x somente ele não entrega muita coisa.
Muito bom, quando testar ele me da um feedback aí. Só lembra que o Retroscaler2x vai ficar passando a imagem igual o do seu vídeo do King of Fighters e para que ele funcione você precisa apertar parar dobrar a imagem uma vez, aí vai te dar imagem limpa de novo. (pelo menos no meu é assim, preciso apertar no filtro 2x e smooth até chegar no passthrough de novo pra ele dar imagem limpa, aí depois disso só deixar no smooth e boa!)
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
Muito bom, quando testar ele me da um feedback aí. Só lembra que o Retroscaler2x vai ficar passando a imagem igual o do seu vídeo do King of Fighters e para que ele funcione você precisa apertar parar dobrar a imagem uma vez, aí vai te dar imagem limpa de novo. (pelo menos no meu é assim, preciso apertar no filtro 2x e smooth até chegar no passthrough de novo pra ele dar imagem limpa, aí depois disso só deixar no smooth e boa!)
Deu certo amigo consegui obter uma ótima qualidade mais preferi deixar em 2x a resolução mais o filtro smooth ativado depois escalonei em fullhd com a gbs control ficou ótimo os scanlines só funciona no modo passthrough mais como não sou muito chegado ficou assim como está no video abaixo.
Estou utilizando cabo s-video mais pode ser utilizado cabo de video componente ai ficaria a imagem perfeita com o aprimoramento das cores mais estou bem satisfeito com o cabo de video composto também fica muito bom.
 
Ultima Edição:

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.823
Reações
11.548
Pontos
1.344
Deu certo amigo consegui obter uma ótima qualidade mais preferi deixar em 2x a resolução mais o filtro smooth ativado depois escalonei em fullhd com a gbs control ficou ótimo os scanlines só funciona no modo passthrough mais como não sou muito chegado ficou assim como está no video abaixo.
Estou utilizando cabo s-video mais pode ser utilizado cabo de video componente ai ficaria a imagem perfeita com o aprimoramento das cores mais estou bem satisfeito com o cabo de video composto também fica muito bom.

No modo bob o scanline funciona em 480p, é que as linhas ficam mais finas que em 240p.
Também dá para adicionar scanlines em qualquer resolução no GBSC adicionando um gerados de scanlines na conexão de saída vga, que o scanline também funcionará na saída HDMI.
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
640
Reações
1.898
Pontos
333
Deu certo amigo consegui obter uma ótima qualidade mais preferi deixar em 2x a resolução mais o filtro smooth ativado depois escalonei em fullhd com a gbs control ficou ótimo os scanlines só funciona no modo passthrough mais como não sou muito chegado ficou assim como está no video abaixo.
Estou utilizando cabo s-video mais pode ser utilizado cabo de video componente ai ficaria a imagem perfeita com o aprimoramento das cores mais estou bem satisfeito com o cabo de video composto também fica muito bom.

Qual sua placa de captura? Você configurou o OBS pra renderizar por software ou placa de vídeo?
 
Ultima Edição:

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
Qual sua placa de captura? Você configurou o OBS pra renderizar por software ou placa de vídeo?
A placa de captura uso uma ezcap321
Não uso mais obs aqui da muito atraso no áudio.
Eu utilizo o xspliter uso a versão de graça o único ruim é que ele fica com uma marca d'água pequena mais nem ligo.
Ele me dá menos atraso no áudio e também tem algumas opções interessantes.
Mais no obs eu deixava renderizar pela placa de vídeo porém a minha é uma AMD NVidia nesses casos e melhor.
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
No modo bob o scanline funciona em 480p, é que as linhas ficam mais finas que em 240p.
Também dá para adicionar scanlines em qualquer resolução no GBSC adicionando um gerados de scanlines na conexão de saída vga, que o scanline também funcionará na saída HDMI.

Entendi as scanlines da gbs não me agradam muito pra falar a verdade nem gosto.
Mais as scanlines no ossc eu gosto por poder configurar da forma como a gente quer além de escolher se quer deixar vertical horizontal ou as duas juntas.
Esse gerador já tinha visto alguém falar acho que foi até vc mesmo que falou dele não lembro.
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
640
Reações
1.898
Pontos
333
Fiz o teste aqui de GBS Control + Retroscaler2x em um PC Engine e fica com a cor invertida. Melhor plugar ele direto na GBS.
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
640
Reações
1.898
Pontos
333
Pior que Pc engine eu não tenho.
Vc usou qual cabo.
Joguei tanto no composto, quanto no componente do Retroscaler2x e não funcionou nem como passthrough ou 2x/filter.

Como eu tenho AV Booster, ele tem entrada RGB com sync. Aí foi direto pelo próprio GBS Control.

Então se usar o GBS Control + Retroscaler2x no PC Engine com AV Booster chinês vai obter a imagem invertida. Melhor jogar direto na GBS Control.
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
pq vcs querem usar outro upscaler junto com a gbs?
O intuito é aproveitar o filtro smooth do retroscaler 2x junto com a gbs.
se usarmos somente o retroscaler 2x ficamos preso apenas nos 2x agora se escalonar junto com a gbs conseguimos resoluções superiores e teremos o filtro smooth para suavizar a imagem.
Um bom uso dele é no nintendo 64 e em jogos 3d de outros consoles eu testei e estou gostando do resultado.
Da pra usar retroscaler e o ossc também porém achei os resultados melhores na gbs por ela conseguir escalonar a imagem em resolução mais alta.
Se quiser gravei um vídeo no YouTube falando sobre.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.823
Reações
10.982
Pontos
753
O intuito é aproveitar o filtro smooth do retroscaler 2x junto com a gbs.
se usarmos somente o retroscaler 2x ficamos preso apenas nos 2x agora se escalonar junto com a gbs conseguimos resoluções superiores e teremos o filtro smooth para suavizar a imagem.
Um bom uso dele é no nintendo 64 e em jogos 3d de outros consoles eu testei e estou gostando do resultado.
Da pra usar retroscaler e o ossc também porém achei os resultados melhores na gbs por ela conseguir escalonar a imagem em resolução mais alta.
Se quiser gravei um vídeo no YouTube falando sobre.


entendi a ideia, mas tipo, ligar direto na gbs usando rgb não é melhor?
principalmente no n64 que o mod rgb melhora tudo kkkk

se não for pedir muito, consegue tirar umas fotos ou gravar um comparativo entre os 2? no n64 mesmo
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
entendi a ideia, mas tipo, ligar direto na gbs usando rgb não é melhor?
principalmente no n64 que o mod rgb melhora tudo kkkk

se não for pedir muito, consegue tirar umas fotos ou gravar um comparativo entre os 2? no n64 mesmo
eu tenho o mod rgb no nintendo 64 também ele melhora a imagem porém ele mostra muito os defeitos do n64 a idéia é utilizar o filtro smooth do retroscaler 2x para dar um up aqui estou usando s-video mais da pra usar o composto também e não fica ruim e se o console tiver mod componente creio eu que ira ficar melhor.

Mod RGB com scart.
scart2.jpg


Retroscaler 2x + GBS com cabo s-video.
gbs1.jpg

Mod RGB com scart.
scart1.jpg

Retroscaler 2x + GBS com cabo s-video.
gbs.jpg
Mod RGB com scart.
scart.jpg
Retroscaler 2x + GBS com cabo s-video.
gbs2.jpg
o unico problema é que o retroscaler2x satura um pouco as cores porém da pra ajustar com a própria gbs ou obs essas fotos são dos dois juntos sem configurar nada.

no ossc com retroscaler2x porém no ossc só consigo deixar a 2x a resolução.

ossc2.jpg
com scanline.
ossc scan1.jpg


ossc.jpg

com scanline.
ossc scan.jpg
 
Ultima Edição:

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
Alguém chegou a atualizar o GBSC modelo azul?
Sim a última atualização deixa colocar alguns comandos dela em osd que permite mostras as opções na tela agora.
Também mudaram o design que é mostrado na telinha ficou muito bonito.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.823
Reações
10.982
Pontos
753
Sim a última atualização deixa colocar alguns comandos dela em osd que permite mostras as opções na tela agora.
Também mudaram o design que é mostrado na telinha ficou muito bonito.

como que atualiza?
 

kimsnk

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
682
Reações
914
Pontos
544
Método do criador do GBS Control

Método mais simples

Eu usei esse mesmo para atualizar no canal dele tem essa atualização que citei acima só baixar e seguir os paços do video.
 

excaliboor

Supra-sumo
Mensagens
35
Reações
13
Pontos
178
Eu tinha atualizado em janeiro com o método desse vídeo e ajudou a eliminar o screen tearing que rolava. Acho que minha GBS tava com as configurações de fábrica ainda
 

xandasreborn

Bam-bam-bam
Mensagens
640
Reações
1.898
Pontos
333
Eu não consegui atualizar o meu, tem que por o micro usb com a GBS ligada? Só tá aparecendo COM 1 aqui.
 

excaliboor

Supra-sumo
Mensagens
35
Reações
13
Pontos
178
Não precisa ligar a GBS na energia, basta conectar o micro-USB direto a uma das portas do seu PC/Notebook.
Aqui no meu notebook apareceu como "COM8"

porta.jpg
 
Topo Fundo