O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Melhor JRPG que (quase) ninguém jogou: FANTASIAN

fantasian1.png

Pois é, infelizmente a plataforma em foi lançada (serviço Apple Arcade para dispositivos iOS etc.) não deve ter ajudado muito essa verdadeira pérola a ter o devido reconhecimento.

Sendo um apreciador do trabalho dos grandes mestres Hironobu Sakaguchi e Nobuo Uematsu em Final Fantasy, achei que valia a pena comprar um aparelhinho desses motivado principalmente pela possibilidade de poder degustar essa obra. O bom é que esse "console improvável" reconhece os controles tanto de PS4 quanto de PS5.

appletv4k32gb.jpg
Apple TV 4k 32GB

Felizmente a compra se provou mais do que acertada.

As impressões iniciais foram positivas. Com cenários verdadeiramente únicos, construídos a partir de miniaturas (feitas à mão!), uma ótima trilha sonora, um sólido sistema de batalha e protagonistas carismáticos, o jogo logo se mostra bastante competente, tal qual um "Final Fantasy esquecido" da era PS1.

Uma coisa legal é como ele resgata um aspecto que, pra mim, a série FF foi meio que perdendo com o tempo: o bom humor e a simplicidade de certos detalhes das cidades, como os NPCs espirituosos, as crianças correndo, os cães e gatos que latem e miam quando você se aproxima, enfim, todo aquele charme bucólico, meio que bobo até. Parecia ser o jogo perfeito para apelar aos sentimentos mais nostálgicos dos fãs dos JRPGs de outrora.

Bom, parecia, porque com o tempo Fantasian revela ir muito além disso.

fantasian2.png

O jogo foi lançado em duas partes, sendo a primeira mais linear e mais focada na história. Da primeira vez que joguei, parei mais ou menos no fim dessa parte, pelo que li (em um chefe meio casca grossa). Acabei deixando ele de lado por um tempo e agora voltei a jogá-lo desde o início. Acontece que é justamente depois de passar do tal chefe que o negócio começa de verdade, rompendo a fronteira de um bom RPG para entrar no terreno do obrigatório.

Além do clássico Airship, nesse ponto também temos a liberação do "poder oculto" do protagonista em grande estilo, ganhando acesso a um painel de habilidades. Com outros se juntando à party, vem também a possibilidade de trocar de personagens durante a batalha. Sim, meus caros, se ainda não ficou claro, a partir desse momento a verdadeira inspiração dos sistemas desse jogo vem à tona: Final Fantasy X, para o meu completo e absoluto deleite.

fantasian3.5.jpg

Para liberar os poderes ocultos e os "Sphere Grids" dos outros personagens, você deve explorar as histórias individuais deles. Alguns pontos dos painéis, inclusive, só são destravados quanto você adquire determinados itens escondidos em baús ou quando completa certos objetivos. A aventura então ganha um outro ritmo, com um senso de progressão e de exploração extremamente recompensador e deliciosamente viciante, oferecendo dezenas de horas de conteúdo (nenhum comprometimento foi feito aqui, esse é um RPG console-like, com tudo o que tem direito). As batalhas se tornam mais estratégicas (cola em FFX que é sucesso) e os chefes dão um trabalhinho gostoso, te fazendo quebrar a cabeça e usar tudo que o jogo oferece para vencê-los (teve pontos em que tive que sacrificar meus itens sem dó, até os Elixirs:kcry).

fantasian2.5.jpg

Enfim, ainda não terminei mas o que vi até agora é mais do que suficiente para compartilhar um pouco do meu fascínio com essa masterpiece.

Esse é o jogo que estávamos esperando todo esse tempo. Esse é verdadeiramente o jogo que carrega o legado de FF, que continua de onde Final Fantasy X parou.

Sakaguchi já declarou que esta talvez seja sua última obra nesse estilo, dado que a aposentadoria acena no retrovisor. Ao que parece Uematsu também tem problemas de saúde e talvez não possa mais compor uma trilha sonora completa para um jogo. Saber disso certamente vai trazer um sabor agridoce ao momento em que os créditos subirem.

Vai ser díficil resistir ao ataque "Suor Ocular", dos Ninjas Cortadores de Cebola.

Talvez seja essa a Fantasia Final de fato.

Mas como disse um sábio, não ficarei triste porque acabou, e sim feliz porque aconteceu.

fantasian3.jpeg
 
Ultima Edição:

Igxedo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
582
Reações
1.198
Pontos
574
IMG_20221014_124513 (1).jpg
"Já vi uma espada dessas em algum lugar..."

IMG_20221014_151551 (1).jpg
"Deus tenha piedade dessa pobre alma..."

IMG_20221014_125307 (1).jpg
Um certo criador de mangás pode ser encontrado em um dos hotéis do jogo

IMG_20221014_203836 (1).jpg
"Eu vou beber pra esquecer meus pobrema..."
 

Igxedo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
582
Reações
1.198
Pontos
574
Quanto mais eu jogo mais me dou conta da tragédia que é o acesso a esse jogo ter ficado tão restrito.

Sejamos francos, a esmagadora maioria dos JRPGs atuais não vai além do bonzinho ou do medíocre.

Quando foi a última vez que um jogo do gênero te fez querer explorar todos seus detalhes, não por obrigação, mas por estar se divertindo horrores ao fazer isso?

Que tem mistérios a serem desvendados, em que a exploração é sempre recompensadora, que te fez querer ir em todos os cantos do mapa, completar todas as quests e ir atrás de todos os personagens, de querer evoluí-los só pra saber como são os "Limit Breaks" deles?

Que cada segredo vai puxando outro num ritmo magistral, que te deixou tão entretido que você não viu a hora passar? ("só mais um pouco, tenho que saber como isso termina...")

Que mesmo com 50 horas de jogo ainda não perdeu a capacidade de te surpreender? (ontem descobri dungeons que são em primeira pessoa, à la Phantasy Star)

Que te fez pensar nele quando não está jogando, contando os minutos pra poder mergulhar na aventura de novo?

Sem nenhuma hipocrisia, eu trocaria esse jogo pela maioria das coisas que a Square lançou de 2007 pra cá, JUNTAS.
 
Ultima Edição:

ZackFair

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
4.500
Reações
5.801
Pontos
553
Eu adorei esse jogo no momento que descobri ele.
Eu tenho uma impressão de que é um "I AM Setsuna", não pelas similaridades artísticas ou de gameplay, mas por ser uma obra única e poço falada.

O jeito é esperar sair em outras plataformas, já que não tenho nem pretendo ter nada da Apple. Esse jogo ficaria perfeito no Switch.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.342
Reações
33.700
Pontos
1.399
O game é muito bom e bem avaliado, mas sei lá esse entusiasmo aí... Ele é o típico RPG da Mistwalker: totalmente clássico, executa tudo perfeitamente bem, mas é só um J-RPG tradicional com tudo bem executado que não agrega muito além disso. Quem joga muito do estilo esbarra em algo desse nível constantemente.

DIto isso, lembrei muuito do Blue Dragon e Lost Odyssey quando joguei um pouco dele...
 


Igxedo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
582
Reações
1.198
Pontos
574
O game é muito bom e bem avaliado, mas sei lá esse entusiasmo aí... Ele é o típico RPG da Mistwalker: totalmente clássico, executa tudo perfeitamente bem, mas é só um J-RPG tradicional com tudo bem executado que não agrega muito além disso. Quem joga muito do estilo esbarra em algo desse nível constantemente.

DIto isso, lembrei muuito do Blue Dragon e Lost Odyssey quando joguei um pouco dele...
Pra mim (e há quem concorde) é o melhor da Mistwalker disparado, está acima de Lost Odyssey (que já era ótimo) e de Blue Dragon então nem se fala.

Eu também tive essa impressão no início, pensei que era um "só um bom jogo" e ponto.

Mas a coisa muda radicalmente por volta das 18h, o jogo fica muito mais aberto e cheio de possibilidades, com um ritmo e um senso de recompensa que, repito, pouquíssimos no gênero conseguem atingir. Mas tem que ter fé, tem que jogar até esse ponto. Há inclusive quem reclame da dificuldade dos chefes a partir daí, é um desafio até pra veteranos (mas é justamente aí que tá a graça, você tem que correr atrás, buscar todos os recursos pra vencê-los, a exploração tem significado).

E o sistema de Dimengion? Juntar os monstros e batalhar com todos ao mesmo tempo (até 50 já descobri que tem como). Essas batalhas funcionam como um puzzle, mais pra frente você entende como é genial.

É em muitos aspectos um clássico, mas modernizado e executado à perfeição, por quem entende exatamente o que está fazendo. O próprio Sakaguchi, pelo que lembro, disse ter ficado orgulhoso, que se esse for seu último RPG "de verdade" será uma despedida e tanto, e Nobuo Uematsu também considera esse trabalho como seu ápice.

Sei que é difícil acreditar que "um mero jogo mobile" tenha alcançado tal patamar de excelência. Poderiam muito bem ter entregue só um Blue Dragon da vida, mas dá pra sentir que esses dois se dedicaram como se isso fosse um "canto do cisne" pra eles.
 
Ultima Edição:

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.805
Reações
3.342
Pontos
453
Já que torrou dinheiro comprando o Apple TV, faça um favor a si mesmo e jogue Horizon Chase 2 e Wonderbox, dois jogões do estúdio brasileiro Aquiris.
Aliás, este estúdio merecia mais reconhecimento aqui no fórum, os caras tão mandando bem nos joguinhos indie.

wonderbox-scaled.jpg
FcjgPiEXkAEyRam


O Fantasian eu sei que será jogão, já baixei aqui no Macbook mas ainda tô tomando coragem para começar mais um RPG.
Apple Arcade tem bastante joguinho interessante, tô pensando em manter depois que acabar os 3 meses grátis.
horizon chase 2, wat?
Como deixei passar esse lançamento?:keehk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.008
Reações
63.488
Pontos
1.253
Quanto mais eu jogo mais me dou conta da tragédia que é o acesso a esse jogo ter ficado tão restrito.

Sejamos francos, a esmagadora maioria dos JRPGs atuais não vai além do bonzinho ou do medíocre.

Quando foi a última vez que um jogo do gênero te fez querer explorar todos seus detalhes, não por obrigação, mas por estar se divertindo horrores ao fazer isso?

Que tem mistérios a serem desvendados, em que a exploração é sempre recompensadora, que te fez querer ir em todos os cantos do mapa, completar todas as quests e ir atrás de todos os personagens, de querer evoluí-los só pra saber como são os "Limit Breaks" deles?

Que cada segredo vai puxando outro num ritmo magistral, que te deixou tão entretido que você não viu a hora passar? ("só mais um pouco, tenho que saber como isso termina...")

Que mesmo com 50 horas de jogo ainda não perdeu a capacidade de te surpreender? (ontem descobri dungeons que são em primeira pessoa, à la Phantasy Star)

Que te fez pensar nele quando não está jogando, contando os minutos pra poder mergulhar na aventura de novo?

Ahem

capsule_616x353.jpg

EGS_DRAGONQUESTXISEchoesofanElusiveAge_SquareEnix_S1-2560x1440-8c53482ccea57e56b7140fd0865cf74c.jpg

header.jpg

capsule_616x353.jpg

H2x1_NSwitch_ShinMegamiTenseiV_bannerXS.jpg
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.008
Reações
63.488
Pontos
1.253
O game é muito bom e bem avaliado, mas sei lá esse entusiasmo aí... Ele é o típico RPG da Mistwalker: totalmente clássico, executa tudo perfeitamente bem, mas é só um J-RPG tradicional com tudo bem executado que não agrega muito além disso. Quem joga muito do estilo esbarra em algo desse nível constantemente.

DIto isso, lembrei muuito do Blue Dragon e Lost Odyssey quando joguei um pouco dele...
Terra Battle não tinha nada a ver com isso e era excelente.
Uma pena que os servidores foram desligados, merecia ser relançado em outras plataformas.
 

Igxedo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
582
Reações
1.198
Pontos
574
Ainda não tinha lido isso mas muitos pontos convergem para o que menciono aqui (foi o RPG do Ano de 2021 pro RPG Site)
rpgsite_goty_2021_fantasian-rpgotybanner.webp

Fantasian - RPG of the Year 2021​

There’s no true science or clear rubric to deciding on an RPG of the Year. Sometimes a game comes out of seemingly nowhere to win our hearts in a year’s waning moments. Two years ago, this was the case when SaGa Scarlet Grace: Ambitions ended up delighting us from start to finish in a result that no one predicted. Other times, a highly anticipated release ends up living up to every expectation, surprising no one as it ends up topping our final list. Last year, Final Fantasy VII Remake managed to not only live up to its lofty namesake, but did so in the face of all the discussion about whether its existence was warranted at all.

Sometimes though, a quiet confidence is enough to carry a title above all of its competition, highly-hyped or otherwise. During our deliberations this year, as contentious discussions were held to determine our final entries for our Top Five and Runner Up lists, one title was near-unanimously agreed to as clearly belonging above everything else in consideration -- Fantasian.

At the start of the year, Fantasian was largely just a curiosity for most of us. Nostalgia for Mistwalker-developed titles of the past played a role for sure, and the inherent intrigue of a Sakaguchi-helmed RPG built in the style of the Playstation-era games from our childhoods obviously piqued our interest. Combine that with a wholly unique art direction built on compositing physical dioramas with CG models alongside the gorgeous Memories sequence art and it's not surprising that Fantasian ended up getting a second and third look on this front alone. Fantasian truly looks like no other game we’ve played in a long long time, and there’s a reason we’ve already awarded it with our award for Best Art for 2021.

But Fantasian’s strengths don’t lie with just its art. Behind its unique appearance lies an RPG that brings forth a level of design excellence that surpasses the other titles on our list. At the forefront are a slew of creative concepts that take the well-worn framework of turn-based combat and layers in aspects of slinging spells in lines or arcs, controlling ally and enemy positioning, or even stacking up random encounters to be tackled in a single go in a smart risk-reward implementation. The result is an incredibly engaging combat experience, exemplified with a whole gamut of boss encounters consisting of unique mechanics that require full understanding of every aspect of combat, gear, and strategy. The result is an admittedly challenging but unquestionably satisfying experience that, upon reflection, surpassed anything else released this year.

Alongside these systems is a cast of characters that not only have clear motivations and unique story involvement, but latch into the core gameplay in clearly defined ways. The design behind Fantasian is so tightly-crafted that every encounter feels like a genuine puzzle where the designers know the tools available to the player and their expected strength at any specific moment. As a result, each challenge feels impeccably tuned such that piecing together the potential strategies to overcome every obstacle never ceases to feel incredibly rewarding.

Rounding out the experience is a wonderfully nostalgic new soundtrack by Uematsu and a surprisingly emotional story with more payoff than anticipated. While the opening hours of Part 1 keep things largely familiar and safe, the storytelling in the back half of the narrative goes a step beyond. Fantasian is a heartfelt experience that deftly pulls together everything that brought so many of us to adore this genre of games in the first place. It’s simultaneously a game that harkens back to our collective upbringings while also being a truly novel craft in its own right. Fantasian is our favorite RPG of 2021. [Bryan Vitale]
RPG Site Best of 2021 Awards - our picks for the best of the year
 
Ultima Edição:

firmino_666

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.942
Reações
24.653
Pontos
503
Quanto mais eu jogo mais me dou conta da tragédia que é o acesso a esse jogo ter ficado tão restrito.

Sejamos francos, a esmagadora maioria dos JRPGs atuais não vai além do bonzinho ou do medíocre.

Quando foi a última vez que um jogo do gênero te fez querer explorar todos seus detalhes, não por obrigação, mas por estar se divertindo horrores ao fazer isso?

Que tem mistérios a serem desvendados, em que a exploração é sempre recompensadora, que te fez querer ir em todos os cantos do mapa, completar todas as quests e ir atrás de todos os personagens, de querer evoluí-los só pra saber como são os "Limit Breaks" deles?

Que cada segredo vai puxando outro num ritmo magistral, que te deixou tão entretido que você não viu a hora passar? ("só mais um pouco, tenho que saber como isso termina...")

Que mesmo com 50 horas de jogo ainda não perdeu a capacidade de te surpreender? (ontem descobri dungeons que são em primeira pessoa, à la Phantasy Star)

Que te fez pensar nele quando não está jogando, contando os minutos pra poder mergulhar na aventura de novo?

Sem nenhuma hipocrisia, eu trocaria esse jogo pela maioria das coisas que a Square lançou de 2007 pra cá, JUNTAS.

8jUWSJx.png


Venha ser feliz vc tb

 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.305
Reações
25.655
Pontos
1.004

Fantasian avistado nos servidores da Steam​

Exclusivo Apple Arcade por enquanto.

Até à data, Fantasian de Hironobu Sakaguchi está disponível apenas para dispositivos iOS e somente para subscritores do Apple Arcade, mas o mais recente trabalho do criador de Final Fantasy poderá estar a caminho do PC.

A Mistwalker, o estúdio que Sakaguchi criou após deixar a Square Enix, ainda não comunicou oficialmente a chegada de novas versões, mas a descoberta de Fantasia na base de dados da Steam sugere que estão a ser tomados os passos necessários para isso acontecer.

De momento, é apenas uma ficha de informação para uma versão de teste de Fantasian na Steam e não um anúncio oficial, mas poderá ser anunciado a qualquer momento.

No recente festival Magic 2023, obrigado ao IGN, Sakaguchi respondeu a diversas perguntas e mais uma vez Fantasian foi mencionado, mas especificamente a possibilidade de o ter noutras plataformas.

"Recebemos diversos pedidos para lançar o jogo para PC e também surgiram pedidos por uma sequela, por isso gostaríamos de continuar a trabalhar o máximo possível para cumprir com as expectativas."

Fantasian foi lançado em 2021 e mostra Sakaguchi de volta aos JRPGs por turnos e até conta com Nobuo Uematsu na banda sonora. O jogo foi lançado em duas partes e atualmente precisas de uma subscrição Apple Arcade para o jogar.


 

ZackFair

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
4.500
Reações
5.801
Pontos
553
Esse jogo é uma das pérolas que ficam preso nesse serviço da Apple.

Compraria Day One se essa maravilha saísse no Switch.
 

odema

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.260
Reações
1.939
Pontos
1.019
Tô jogando desde 2019.

Não consigo avançar pq o jogo é muito foda.

Tipo filho que vc não quer que cresça.

EDIT: belíssimo tópico, parabéns.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.900
Reações
51.033
Pontos
1.003

Fantasian avistado nos servidores da Steam​

Exclusivo Apple Arcade por enquanto.

Até à data, Fantasian de Hironobu Sakaguchi está disponível apenas para dispositivos iOS e somente para subscritores do Apple Arcade, mas o mais recente trabalho do criador de Final Fantasy poderá estar a caminho do PC.

A Mistwalker, o estúdio que Sakaguchi criou após deixar a Square Enix, ainda não comunicou oficialmente a chegada de novas versões, mas a descoberta de Fantasia na base de dados da Steam sugere que estão a ser tomados os passos necessários para isso acontecer.

De momento, é apenas uma ficha de informação para uma versão de teste de Fantasian na Steam e não um anúncio oficial, mas poderá ser anunciado a qualquer momento.

No recente festival Magic 2023, obrigado ao IGN, Sakaguchi respondeu a diversas perguntas e mais uma vez Fantasian foi mencionado, mas especificamente a possibilidade de o ter noutras plataformas.

"Recebemos diversos pedidos para lançar o jogo para PC e também surgiram pedidos por uma sequela, por isso gostaríamos de continuar a trabalhar o máximo possível para cumprir com as expectativas."

Fantasian foi lançado em 2021 e mostra Sakaguchi de volta aos JRPGs por turnos e até conta com Nobuo Uematsu na banda sonora. O jogo foi lançado em duas partes e atualmente precisas de uma subscrição Apple Arcade para o jogar.


Coisa boa, tomara que saia no resto
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.363
Reações
63.570
Pontos
903

Fantasian avistado nos servidores da Steam​

Exclusivo Apple Arcade por enquanto.

Até à data, Fantasian de Hironobu Sakaguchi está disponível apenas para dispositivos iOS e somente para subscritores do Apple Arcade, mas o mais recente trabalho do criador de Final Fantasy poderá estar a caminho do PC.

A Mistwalker, o estúdio que Sakaguchi criou após deixar a Square Enix, ainda não comunicou oficialmente a chegada de novas versões, mas a descoberta de Fantasia na base de dados da Steam sugere que estão a ser tomados os passos necessários para isso acontecer.

De momento, é apenas uma ficha de informação para uma versão de teste de Fantasian na Steam e não um anúncio oficial, mas poderá ser anunciado a qualquer momento.

No recente festival Magic 2023, obrigado ao IGN, Sakaguchi respondeu a diversas perguntas e mais uma vez Fantasian foi mencionado, mas especificamente a possibilidade de o ter noutras plataformas.

"Recebemos diversos pedidos para lançar o jogo para PC e também surgiram pedidos por uma sequela, por isso gostaríamos de continuar a trabalhar o máximo possível para cumprir com as expectativas."

Fantasian foi lançado em 2021 e mostra Sakaguchi de volta aos JRPGs por turnos e até conta com Nobuo Uematsu na banda sonora. O jogo foi lançado em duas partes e atualmente precisas de uma subscrição Apple Arcade para o jogar.



Outros games da Mistwalker (e do Sakaguchi) que realmente seria top se também ganhassem, versões remastes para PC:


AVvXsEikJL0uQKQ8GnysZ8c_7IZ4aOSb8qbjcyI_m0uw0VWuV6UdCnLoM8fyxx8H_FT2SAOSLjpaxUqP_87R9lL67a8-Va-P9k912nyr0z-kB15_tykZm7jgVuNXZ2KIexL45Dg2BnFJC6hTphC2LBkeIi1QRq6gptVwJWQQOtNv5Yd823DyiIK4XvVb0rJ6=w1200-h630-p-k-no-nu


lost-odyssey-button-crop-1641596251636.jpg


s-l1600.jpg
 

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.703
Reações
19.892
Pontos
1.279
Tenho ele aqui instalado no cel mas nunca nem abri, não sabia ser tão bom.
Vo jogar então.
 

Link_1998

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.342
Reações
33.700
Pontos
1.399
Um game desses no PC pra mim é quase igual estar no Apple Arcade: Dois lugares totalmente inadequados para esse tipo de game.
 
Topo Fundo