O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Nerfs | A onda que tem assolado alguns jogos

marcoseltermann

Lenda da internet
Mensagens
35.248
Reações
13.276
Pontos
1.704
Eu nunca tinha visto isso até jogar jogos q tem atualização constante, como destiny e the division por exemplo

Pelo q acompanhei, esses dois ai quando lançandos foram divertidos em seus primeiros messes antes dos devs começarem dar ouvido aos que ficavam reclamamando de que tal arma ou habilidade era apelona (ha controvérsia pois os jogadores dedicados sabiam dar counter de alguma forma), então os devs ao invés de peneirar essas reclamações e ouvir outros jogadores q acham o contrário e tal, simplesmente, por ser uma "solução" mais fácil e preguiçosa decidem nerfar e f**a-se o resto, e a maioria das vezes, normalmente até 100%, ferra o que eh chamado de pve, uma vez que 100% que reclamam são os que jogam pvp.

E como eu mesmo cheguei a ter essa experiência achei isso uma coisa muito prejudicial afetando o interesse de continuar jogando, uma Senhora duma b*sta isso. Sou mais focado em pve.
A ideia de atualização constante eh promissora, porém, se for focado em acrescentar conteúdo novo e melhoria e não a porra de nerf
Perdi totalmente o interesse de continuar jogando, apesar q ainda gosto deles, só estou aguardando suas sequências pra ver se insistem nessa de ouvir certo grupo e ferrar outro. Destiny 2 vem ai, vamos ver. Mas não tenho esperança, certos vícios são difícil de largar...

Convoco alguns q passaram por essa experiência
@Lord_Revan
@Insane Metal
@katitus
@Puja
@Fidid0
Tem mais nego ainda kkk
 
Ultima Edição:

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.886
Reações
19.664
Pontos
1.689
Pois eu acho justamente o contrário. Se os devs não balancearem o jogo e deixarem uma classe apelona, eu largo o jogo e nem olho para trás.
 

marcoseltermann

Lenda da internet
Mensagens
35.248
Reações
13.276
Pontos
1.704
Pois eu acho justamente o contrário. Se os devs não balancearem o jogo e deixarem uma classe apelona, eu largo o jogo e nem olho para trás.
Depende, o problema eh tentar balancear os dois modos juntos. Em pve por exemplo eh perfeitamente normal ter uma arma boa visto q a life de npcs são bem maiores q os jogadores de pvp. Mas ao invés de balancear onde precisa somente a dev faz em todos modos, essa mesma arma agora no pve eh inutil, os npcs vão ser bullet spongs pra ela
 

gere

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.371
Reações
2.445
Pontos
1.214
Pois é, eu acho que o problema é essa geração Control C Control V que acha que tem que ser tudo fácil, mastigado porque são folgados. Acho que a dificuldade tem que ser igual pra todos, se você tem capacidade maior pra absorver e assimilar sorte sua, cada que se vire como pode. Sinto que esse pessoal não se importa com objetivos e sim resultados positivos mesmo perdendo a partida, vejo isso muito no Battlefield 1, tanto faz qual modo você entra acaba sendo sempre a mesma coisa.
 

Ares1521

Bam-bam-bam
Mensagens
6.893
Reações
15.791
Pontos
404
O foda que nerf tem a forma fácil e a forma correta, a maioria dos desenvolvedores vai pela fácil e isso tira um pouco o brilho do jogo.
É fácil só diminuir a força de um item que tá forte, mas isso tira o prazer de usar o item, o correto é criar mecânicas que possibilitem você contornar a força do item.
large.jpg
 

marcoseltermann

Lenda da internet
Mensagens
35.248
Reações
13.276
Pontos
1.704
Pois é, eu acho que o problema é essa geração Control C Control V que acha que tem que ser tudo fácil, mastigado porque são folgados. Acho que a dificuldade tem que ser igual pra todos, se você tem capacidade maior pra absorver e assimilar sorte sua, cada que se vire como pode. Sinto que esse pessoal não se importa com objetivos e sim resultados positivos mesmo perdendo a partida, vejo isso muito no Battlefield 1, tanto faz qual modo você entra acaba sendo sempre a mesma coisa.
Exatamente, em the division por exemplo se existir uma habilidade ou set q se torna meta no mesmo dia enche de gente no reddit criando tópicos chorando pra nerfar, o problema eh q esse choro vem de quem joga pvp, nada contra, porém os devs não separam isso e ferra quem usa no pve, aconteceu também com destiny
 

marcoseltermann

Lenda da internet
Mensagens
35.248
Reações
13.276
Pontos
1.704
O foda que nerf tem a forma fácil e a forma correta, a maioria dos desenvolvedores vai pela fácil e isso tira um pouco o brilho do jogo.
É fácil só diminuir a força de um item que tá forte, mas isso tira o prazer de usar o item, o correto é criar mecânicas que possibilitem você contornar a força do item.
large.jpg
Se os caras insistirem nisso vão perder totalmente os jogadores uma hora
 


gere

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.371
Reações
2.445
Pontos
1.214
Exatamente, em the division por exemplo se existir uma habilidade ou set q se torna meta no mesmo dia enche de gente no reddit criando tópicos chorando pra nerfar, o problema eh q esse choro vem de quem joga pvp, nada contra, porém os devs não separam isso e ferra quem usa no pve, aconteceu também com destiny
E as vezes nem é essa coca cola toda pra ficarem reclamando, muitas vezes não conseguiu pegar o set ou não se adaptou. Lembro que no começo do destiny todo mundo queria a Gjallarhorn e a Quebra Gelo e eu achava elas uma b*sta. Hoje me divirto jogando com elas, mesmo tendo ficado com nível do 1º ano.
 

Fidid0

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
7.611
Reações
14.414
Pontos
953
Eu tava justamente pensando nisso esses dias, e é um padrão que eu estou vendo em vários dos jogos que eu joguei nessa geração, Destiny, Warframe, Super Smash Bros, GTAV e por aí vai.

Já começa pelo tempo entre os patches, não dá nem tempo de vc entender como contra-atacar um personagem ou arma que está supostamente quebrado e já vem o nerf hammer derrubando tudo. No smash bros por exemplo, no melee ao longo dos anos os jogadores encontraram inúmeras estratégias quebradas, agarrões infinitos e coisas que desequilibravam a partida. E em todas elas sempre, sempre, sempre encontraram uma solução, sem patch nem nada, tudo na unha mesmo. Aí vc pega o Destiny por exemplo, lembra quando saiu a subclasse do hammer dos titans? Foi uma choradeira interminável na internet, ninguém nem se deu ao trabalho de tentar fazer uma estratégia pra contra atacar o super dos caras, aí em menos de um mês a Bungie foi lá ouvir esse monte de chorão mimado e nerfou a classe (eu jogo de arcano, que fique bem claro isso).

Outra coisa é como os caras sempre vão pela rota mais fácil e nerfar as coisas, ao invés de buffar coisas que não estão funcionando muito bem. Pq dá muito menos trabalho nerfar uma única coisa que está "quebrada" do que se dar ao trabalho de aplicar buffs em outras coisas pra equilibrar o jogo e deixar mais divertido pra todo mundo. E eu venho constatando que todo jogo que sofre sucessivos nerfs ficam mais equilibrados sim, mas em contra partida acabam ficando mais chatos e modorrentos.

Nerfs só deveriam ser aplicados em casos muito drásticos na minha opinião, quando algo não está funcionando como intencionado pelos desenvolvedores ou algo assim. Jogos com personagens aparentemente desequilibrados existem desde antes da ingernet e ninguém morreu por isso.
 

Zeorymer

Gomu Gomu no Mi
VIP
GOLD
Mensagens
25.335
Reações
9.417
Pontos
1.804



Bom acho que o balanceamento deve ser feito nos jogos, senão fica uma zona... as vezes é criado um novo personagem ou ataque, e os devs não conseguem visualizar todos os pontos de impacto que isso pode ocorrer, ai a comunidade acaba descobrindo isso. acho o Nerf necessário em determinados casos, assim como os Buffs
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.877
Reações
50.993
Pontos
1.003
A SPAS do MW2 vs a SPAS do Black Ops foi a mais impactante pra mim

Enviado de meu Super Famicom via Satellaview

 

xxxnerozzz

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.535
Reações
27.376
Pontos
1.069
Pessoal chora muito, no overwatch choram por tudo, olha que tem personagem que é foda, Bastian sempre da trabalho se o time é b*sta, outro é a zaria que vai ter buff, mas eles tem counters, nao é pq eu não gosto de jogar contra eles que vou ficar reclamando, pessoal reclama muito da symmetria, reclamam dela mas um macaco a deixa meio inútil, Phara pessoal reclama mas um soldado acaba fácil com ela.
 

Danilo Souza

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.322
Reações
42.798
Pontos
1.294
Comunidade chorona é uma b*sta, sempre estragam os jogos por causa dela.
 

tortinhas10

É Nintendo ou nada!
Mensagens
102.891
Reações
230.219
Pontos
2.529
O pior é no fifa, que os jogadores do real são superherois.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Nerfs não são feitos mediante a teste de popularidade, isso não existe, há uma equipe por trás que faz teste no que está sendo mencionado antes dos caras irem lá e fazerem mudanças, é algo que fica bem claro em jogos como HearthStone (onde choram para nerfar, choram quando nerfam, choram quando lançam coisa nova, choram quando não lançam coisa nova, em suma, sempre há justificativas para as coisas não acontecerem como o cara quer) ou o caso do Pistoleiro e a onda de choro com menos de uma semana de lançamento de Injustice 2.

Acho isso simplesmente vital, tudo que está desequilibrado em um jogo vira exploit, no PvE isso acaba com a curva de desafio, no PvP isso acaba com a variedade de adversários, pode saber que se algo está popular demais provavelmente está desequilibrado. Um jogo, hoje, tem que ter um equipe para garantir que isso não aconteça, independente da popularidade ou não de suas decisões, a comunidade vai MUITO além dos gatos pingados que reclamam na internet e é nela que os designers tem que pensar.
 

Dig Joy

Vem brincar comigo!
VIP
Mensagens
9.045
Reações
23.074
Pontos
353
Reclamar de nerf é coisa de noob.
Quero ver jogar um jogo com personagens apelões...
 

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.775
Reações
9.249
Pontos
1.084
Eu sofro com NERF desde 2004 com WOrld of Warcraft, já estou mais que calejado.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Não jogo Destiny mas por ser da Activision (mesma empresa do Diablo, Warcraft e etc) já imagino o que devem estar fazendo... os caras pegavam personagem que precisava mexer e ao invés de arrumar, simplesmente inutilizavam pra obrigar o pessoal a parar de usar. E achavam isso bonito.

Nem vou falar que é amador, mas é proposital pra incentivar o jogador a entrar nas vias onde vai precisar comprar algum DLC ou fazer microtransação.

2017 e essa tirinha ainda é verdade.
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.325
Reações
10.320
Pontos
503
Não jogo Destiny mas por ser da Activision (mesma empresa do Diablo, Warcraft e etc) já imagino o que devem estar fazendo... os caras pegavam personagem que precisava mexer e ao invés de arrumar, simplesmente inutilizavam pra obrigar o pessoal a parar de usar. E achavam isso bonito.

Nem vou falar que é amador, mas é proposital pra incentivar o jogador a entrar nas vias onde vai precisar comprar algum DLC ou fazer microtransação.


2017 e essa tirinha ainda é verdade.
Porra mermao, Activision mesma empresa de Diablo e Warcraft?! Essa chega doeu, nerfou a Blizzard pesadamente. Por mais que estejam juntas, ninguém cita Activision quando vc fala de jogos de blizz né, ajuda ai.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.583
Pontos
849
Porra mermao, Activision mesma empresa de Diablo e Warcraft?! Essa chega doeu, nerfou a Blizzard pesadamente. Por mais que estejam juntas, ninguém cita Activision quando vc fala de jogos de blizz né, ajuda ai.
Blizz é só um nome, todo mundo da época dos clássicos já vazou.
Só ficou o nome pq ele é menos queimado que o nome "Activision", ai eles usam quando é conveniente.

Eles fingem ter uma 'separação' entre Blizzard e Activision quando na verdade o que você ve nos games deles é algo bem mais alinhado com a Activision do que com algo que a Blizzard era.

Diablo 2 pra mim é um jogo da Blizzard, esse 3 é total Activision.
Starcraft 2 só o WoL foi bem feito, o resto foi no padrão de porquice Activision.
Overwatch é um FPS e quem manja de FPS é exatamente a Activision, só não falaram que Destiny era da "blizzard" pq tinha a Bungee no meio e o nome deles é maior por causa do Halo.

Hoje é Activision.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
Não jogo Destiny mas por ser da Activision (mesma empresa do Diablo, Warcraft e etc) já imagino o que devem estar fazendo... os caras pegavam personagem que precisava mexer e ao invés de arrumar, simplesmente inutilizavam pra obrigar o pessoal a parar de usar. E achavam isso bonito.

Pau que nasce torto, cresce torto. Tem coisas que simplesmente não dá para arrumar. Quando estamos falando em pequenos ajustes é de boa, você aumenta o custo ali, tira um bônus acolá é de boa, mas quando o problema está no conceito não tem jeito, vai de roubado a inutil em um pulo.

Isso acontece com todo mundo, pegue o Divinity que terminei a pouco, por exemplo, havia a habilidade glass cannon que era basicamenta obrigatória de tão boa, nerfaram reduzindo os bônus e ela ficou inutil, já que o conceito do custo que ela tinha só valia a pena com um bônus fora de escala.
 

The Wanderer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.277
Reações
17.496
Pontos
1.409
Se jogo se propõe a ser PvE e PvP pelo mesmo sistema a prioridade tem que ser balancear o PvP mesmo, para o choro e o ranger de dente dos Carebears...
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.975
Reações
41.651
Pontos
1.689
Não tenho muita experiência online, mas senti na pele de forma negativa o nerf.
Ralar p/ c***lho para pegar um personagem/item/arma overpower que o pessoal está abusando por semanas e semanas para depois de finalmente conseguir, ser nerfado a ponto de o esforço feito for totalmente em vão é totalmente broxante.
 

marcoseltermann

Lenda da internet
Mensagens
35.248
Reações
13.276
Pontos
1.704
independente da popularidade ou não de suas decisões, a comunidade vai MUITO além dos gatos pingados que reclamam na internet e é nela que os designers tem que pensar.
mas não é o que acontece pq eles preferem nerfar do que balancear de fato. Division por exemplo uma porrada de armas e sets foram nerfados ou mudados em favor do pvp e agora estão inuteis no pve, servem pra nada.

@topico
acho que alguns não entenderam o problema

nerfar não é necessariamente o problema, mas quando isso é feito em conjunto com outros modos de jogo. Qual o sentido de nerfar uma arma que funciona muito bem no pve por choro de quem não consegue dar conter em pvp? Se esta mesma arma é OP no pvp é por causa da life dos jogadores serem uma m**** em comparação com os npcs do pve e não da arma em si, a solução seria aumentar a life para o modo pvp ou diminuir o dano da arma nesse modo, mas não é acontece, vão pelo caminho mais fácil.
Não tenho muita experiência online, mas senti na pele de forma negativa o nerf.
Ralar p/ c***lho para pegar um personagem/item/arma overpower que o pessoal está abusando por semanas e semanas para depois de finalmente conseguir, ser nerfado a ponto de o esforço feito for totalmente em vão é totalmente broxante.
isso é muito broxante, muito, fico até triste que alguns aqui concordam com essa práticas nefasta.
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
nerfar não é necessariamente o problema, mas quando isso é feito em conjunto com outros modos de jogo. Qual o sentido de nerfar uma arma que funciona muito bem no pve por choro de quem não consegue dar conter em pvp? Se esta mesma arma é OP no pvp é por causa da life dos jogadores serem uma m**** em comparação com os npcs do pve e não da arma em si, a solução seria aumentar a life para o modo pvp ou diminuir o dano da arma nesse modo, mas não é acontece, vão pelo caminho mais fácil.

O problema é que se ela é desequilibrada no PvP, ela é desequilibrada no PvE também, só que NPC não reclama da falta de balanceamento nas armas.

Curva de dificuldade não leva em conta arma que tem desempenho superior ao esperado, isso não só diminui a dificuldade, como afunila a jogabilidade, já que a galera tende a concentrar no uso de armas mais eficientes. Ao meu ver isso se caracteriza como exploit e não acho que isso seja proveitoso a jogabilidade, é algo que evito e daí a opção é ignorar uma arma ou usá-la com o nerf, acho que a ultima opção não é ruim.
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.947
Reações
38.494
Pontos
1.839
Só posso falar de The Division e realmente, cagaram feio nos updates. Ao invés de balancearem, deixaram inimigos que precisam de 2 pentes cheios de uma AR pra morrer, isso com seu char no ultimo nivel. Sem contar com você morrendo com 2 ou 3 tiros de escopeta. Ridículo o que fizeram.
 

Ijimero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.204
Reações
3.580
Pontos
994
Reclamar de nerf é coisa de noob.
Quero ver jogar um jogo com personagens apelões...

(FALANDO DE JOGOS DE LUTA)
o erro que tá é em nerfar alguns personagens.

é preferível buffar ao invés de nerfar. Existe uma estratégia/personagem mais forte do q o resto? qual (na teoria) é a estratégia/personagem que seria 'counter'? melhora ela então. Faz muito mais sentido do que nerfar (antes de achar q eu só jogo com top tier, joguei o SFIV inteiro com o Vega)
 

marcoseltermann

Lenda da internet
Mensagens
35.248
Reações
13.276
Pontos
1.704
O problema é que se ela é desequilibrada no PvP, ela é desequilibrada no PvE também, só que NPC não reclama da falta de balanceamento nas armas.
não necessariamente, visto que no modo pve ela pode funcionar muito bem, e também alguma arma tem que ser OP, sempre tem que ter pra dar razão ao que chamamos de grind.
Até verdade que pode desequilibrar, por isso que sou favoravel em tirar a arma que é op no pve do pvp, do que simplesmente nerfar em detrimento do outro modo.
 

Emperor

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.695
Reações
19.882
Pontos
1.279
Lembro da Usas12 + Frag Round no BF3, fez sucesso por um tempo até ajeitarem hahahahaa
 

marcoseltermann

Lenda da internet
Mensagens
35.248
Reações
13.276
Pontos
1.704
Só posso falar de The Division e realmente, cagaram feio nos updates. Ao invés de balancearem, deixaram inimigos que precisam de 2 pentes cheios de uma AR pra morrer, isso com seu char no ultimo nivel. Sem contar com você morrendo com 2 ou 3 tiros de escopeta. Ridículo o que fizeram.
é meu amigo, o update 1.4 tava tão muito bom pra ser ver verdade, ow saudade da hungry hog com meticulos e seus 19% de dano fora da cobertura no pve
 

renbh

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
21.393
Reações
19.975
Pontos
1.434
não necessariamente, visto que no modo pve ela pode funcionar muito bem, e também alguma arma tem que ser OP, sempre tem que ter pra dar razão ao que chamamos de grind.
Até verdade que pode desequilibrar, por isso que sou favoravel em tirar a arma que é op no pve do pvp, do que simplesmente nerfar em detrimento do outro modo.

É um assunto complicado. Também acho que tem que haver armas mais poderosas que outras, mas isso dentro de uma progressão, tipo uma arma de nível 2 ser melhor que a de nível 1. O problema é que tem arma que foge disso e é boa demais para onde se insere, a definição de overpower, neste caso ela acaba até deixando o jogo mais fácil, já que seu efeito nos adversários é maior que deveria.

Claro, o cara tem direito a usar exploits, afinal o jogo é dele, basta não reclamar dos resultados disso, mas também vejo o lado da produtora que cria um ambiente unificado. Em um Fifa você pode criar personagens roubados que não tem aplicação no online porque são ambientes bem separados, mas jogos como Destiny possuem um ecossistema mais unificado, que naturalmente promovem nerfs mais unificados.

De qualquer forma a galera tem que se acostumar, a visão geral é que game com desafio mais equilibrado é um game melhor, com isso atualizações tendem a melhorar aquilo que está fraco e reduzir o que é overpower, mesmo para ambientes offline. Não é questão de choro, mas de filosofia de design.
 

Kvothe

Habitué da casa
Mensagens
124
Reações
290
Pontos
98
Posso falar um pouco pela minha experiência com a série Souls.
Nerfs precisam ser feitos, mas sempre cm objetivo de balancear o jogo...E a Dev precisa ser competente nisso caso o contrário ferra a experiência de muita gente.
Lembro da Scrapping Spear do Demons Souls, uma arma q tinha o único objetivo de quebrar os equipamentos do adversário...E era extremamente chata, ela não dava dano mas quebrava todos os teus equips rapidamente.Simplesmente os trolls a usavam só para estragar a experiência dos outros.Ela precisava ser nerfada...
No Dark Souls 2 tinha a iron twinnlades, uma arma q quando vc apertava um botão havia um combo q tirava muito dano, porém era bem tranquila de contra atacar com um parry...O grande problema é que pra isso vc precisa de um mínimo de timing, e com o lag e o Ping era impossível acertar o parry muitas vezes, e aí se vc errava vc estava morto, um combo e vc estava morto...São dois exemplos de armas q precisavam ser nerfadas...
Agora um exemplo contrário...Em dark souls 3 as armas brancas são beeeem mais fortes q milagres e magias, cujo dano são bem menores q nos jogos anteriores da franquia...O lógico nesse caso seria um UP neles para q equilibrasse cm as armas brancas...Foi feito o contrário, nerfaram e tornaram muitas armas legais inúteis, e aí a diversidade de armas usadas no pvp diminuiu muito...

Resumindo, Nerfs PRECISAM ser feitos, porém devem ser BEM feitos, pensando na realidade do jogo ON e OFF...Caso o contrário arruinará cada vez mais o equilíbrio do jogo.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo