O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O mega drive gerava sprites maiores que no SNES?

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Não boto muita fé que fazer 4 telinhas em baixíssima resolução seja muito mais trabalhoso que renderizar uma tela só na resolução padrão. A própria versão Mega, que não era mode 7, tem opção para 4 players e funciona muito bem, mas o console mal dá conta de um player só em outros games mais elaborados. Sinal que dividir em pequenas telas não é tão problemático, colocar mais objetos na tela e mais complexidade é mais pesado.
Sempre precisa.
Talvez os programadores deixaram ele em baixa resolução pra aliviar a cpu , no caso acho sim que seja mais pesado do que Speed race , pelo simples fato que toda vez que o player dobra e faz 360 na pista ( quando esta jogando em 4 players) a cpu precisa fica recalculando posiçoes , digamos que em uma rotina de game player , o player 1 e 2 estão indo para frente normalmente tentando ultrapassa adversários , e o 3 e 4 não sabem jogar direito e ficam correndo ao contrário na pista , em quanto o player 1 e 2 estão indo para frente para cheagar na linha de chegada , tentando ultrapassar adversários sendo que esses adversários te uma inteligencia artificial , onde ficam tentando trapassear e etc os outros dois players 3 e 4 estão correndo ao contrário batendo em carros e etc , sendo que ambos os 4 ficam indo em lados opostos o player 1 para esquerda o 2 para a direita , o terceiro indo para trás batendo em carros mais dobrando para a direita e o 4 indo para trás dobrando para a esquerda , tudo isso tem que ficar sendo recalculado constantemente ,por esse motivo ele é mais pesado , pois Speed Race apenas vc corre , dobra , ultrapassa adversários e nada mais .
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
O que mostra que o Mega CD era um baita de um acessório.
Sim, concordo.

Considero o Sega CD e o 32X dois acessorios com otimas tecnologias pra epoca, o Doom do 32X tinha graficos melhores que o Doom do SNES e comparaveis a um PC da epoca, Metalhead é outro jogo impressionante do 32X.





No Sega CD um que impressiona é esse Megaracer, não sei se isso são poligonos, mas a tecnica foi muito bem empregada.




So foi uma pena que o consumidor tinha que pagar mais caro pra ter essas tecnologias.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Tu pegastee pesado aqui heim.
É jogo de console sim, em plena quarta geração. Roda com harware extra para quem quis adquirir. Mas ainda é jogo para console. Lindo jogo aliás, nem parece coisa de console, mas é.

Um jogo de N64 com expansor é hardware extra. O cartucho do Mario Kart com chip dando apoio é hardware extra. Saturn com expansor é hardware extra. Star Fox existiu por usar hardware extra. Uma cacetada de jogo de NES vinha com hardware extra nos cartuchos. PC Engine vivia recebendo hardware extra. Vai por asterisco em todos eles?

Street Race é a prova que Mario Kart poderia ter vindo sem o dsp , mais que talvez colocaram o dsp , por os programadores de Mario Kart não manjarem tanto como os da Ubsoft , mas deixa isso pra lá , aquestão é que o DSP é apenas um chips de auxilio aritimetico , e o FX um acelerador de 10mhz , o Sega é praticamente um console a parte , com seu processador memórias (Ram , Dram e etc....) não tem nem comparação , com os chips do SNes , expansor do N64 e PC ENGINE que apenas dão um auxilio.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.245
Reações
104.757
Pontos
1.299
Eu gosto muito dessa cena do Ecco Tides of Time, a Medusa é gigantesca (metasprites) e tudo se move muito rápido e suave, legal que o background usa transparência shadow, show de bola.

 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.181
Reações
8.717
Pontos
969
No Sega CD um que impressiona é esse Megaracer, não sei se isso são poligonos, mas a tecnica foi muito bem empregada.


Isso é vídeo.

Tu pegastee pesado aqui heim.


Street Race é a prova que Mario Kart poderia ter vindo sem o dsp , mais que talvez colocaram o dsp , por os programadores de Mario Kart não manjarem tanto como os da Ubsoft , mas deixa isso pra lá , aquestão é que o DSP é apenas um chips de auxilio aritimetico , e o FX um acelerador de 10mhz , o Sega é praticamente um console a parte , com seu processador memórias (Ram , Dram e etc....) não tem nem comparação , com os chips do SNes , expansor do N64 e PC ENGINE que apenas dão um auxilio.
O Edinei está correto na colocação dele. Um chip minúsculo e embutido no cartucho ainda é contar com hardware extra porque o console sozinho não dá conta.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Isso é vídeo.


O Edinei está correto na colocação dele. Um chip minúsculo e embutido no cartucho ainda é contar com hardware extra porque o console sozinho não dá conta.
Não entendi , explique melhor vc esta se referindo aque? se for Street Race , ele nao usa chips algum e sim tudo via hardware.
 


Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.181
Reações
8.717
Pontos
969
Não entendi , explique melhor vc esta se referindo aque? se for Street Race , ele nao usa chips algum e sim tudo via hardware.
Não estou falando do Street Racer, mas de quando você quis dizer que há uma grande diferença entre um Sega CD e cartuchos com chips embutidos. É tudo a mesma coisa.

A diferença real é que os jogadores só pagaram uma vez pela expansão da Sega, enquanto um cara que tem todos os jogos com SuperFX, por exemplo, pagou várias vezes pela mesma coisa (se a Nintendo tivesse lançado uma "base Super FX" entre o console e o cartucho teria pagado uma vez só também).
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Não estou falando do Street Racer, mas de quando você quis dizer que há uma grande diferença entre um Sega CD e cartuchos com chips embutidos. É tudo a mesma coisa.

A diferença real é que os jogadores só pagaram uma vez pela expansão da Sega, enquanto um cara que tem todos os jogos com SuperFX, por exemplo, pagou várias vezes pela mesma coisa (se a Nintendo tivesse lançado uma "base Super FX" entre o console e o cartucho teria pagado uma vez só também).

Não é a mesma coisa não . vamos aos fatos:
Mario Kart usa apenas o dsp para auxilio em cálculos aritiméticos assim como Star Fox com o fx que serve para acelerar , só que o resto do hardware é todo SNes , (gpu, apu, memria , ram , dram ,vram e etc....) o Expanssor park do N64 turbina apenas a Ram dele , a mesmo coisa que acontece com o PC Engine , ja o Sega cd , tem um Hardware praticamente completo dentro dele que conta com (Ram , vram , dram , efeitos e etc... ) além de turbinar o som do console , visto isso , vc acha mesmo que é a mesma coisa , só porque ambos carregam o nome de add-ons?
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Isso é vídeo.

O Edinei está correto na colocação dele. Um chip minúsculo e embutido no cartucho ainda é contar com hardware extra porque o console sozinho não dá conta.
Mas isso depende do chip tbm, tem um chip no SNES que é o S-RTC, que é um chip pra relogio em tempo real, onde vc desliga o jogo mas ainda sim o relogio interno do game continua funcionando a par do horario atual, mesmo sem esse chip o jogo ainda sim rodaria no SNES.

Esse chip sim não se compara a coisas como o Super FX ou 32X.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Mas isso depende do chip tbm, tem um chip no SNES que é o S-RTC, que é um chip pra relogio em tempo real, onde vc desliga o jogo mas ainda sim o relogio interno do game continua funcionando a par do horario atual, mesmo sem esse chip o jogo ainda sim rodaria no SNES.

Esse chip sim não se compara a coisas como o Super FX ou 32X.
Não da para se compara , tanto que o 32x até fonte separada tem , mostrando que dentro dele , é praticmanete um console inteiro , contra apenas um chips acelerador , logo não é a mesma coisa.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Tbm comparar expansor de memoria com o Sega CD foi muito exagero.

No Perfect Dark do N64 vc consegue jogar tbm sem o cartucho de expansão de memoria na boa, vc colocar ele pra dar aquele boost na RAM, mas o jogo ainda sim roda sem ele.

Ja no Sega CD é outro hardware completamente diferente, com suas expecificações diferentes da do Mega Drive.

Ou eu posso colocar o cd do Sonic CD no Mega Drive sozinho e jogar?
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.181
Reações
8.717
Pontos
969
Imagina em 96 isso aqui:

Sim, cara! É um negócio muito impressionante.
Eu estava conversando esses dias com um amigo meu sobre como jogos em FMV (e outras tecnologias que o pessoal faz piada hoje) poderiam ganhar nova vida com os recursos atuais (Full HD, vídeo a 60 FPS, vídeo em 360 graus, etc.) e ele me mostrou esse Megarace 2 (que não joguei na época). É espantoso.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Não estou falando do Street Racer, mas de quando você quis dizer que há uma grande diferença entre um Sega CD e cartuchos com chips embutidos. É tudo a mesma coisa.

A diferença real é que os jogadores só pagaram uma vez pela expansão da Sega, enquanto um cara que tem todos os jogos com SuperFX, por exemplo, pagou várias vezes pela mesma coisa (se a Nintendo tivesse lançado uma "base Super FX" entre o console e o cartucho teria pagado uma vez só também).
Exato.

É bem simples de entender. Alguns jogos exigiam mais do que o console podia oferecer e ele recebia ajuda de outros hardwares. Em vez de chip dentro do cartucho, a Sega preparou uma ajuda fora do cartucho, em forma de acessório. Como se pagava uma vez, era uma senhora ajuda e permitia gráficos monstruosos como esse do Soul Star.

Reclamar que Mega CD era potente só mostra como era acessório realmente eficiente.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
... o mode 7, no Snes é feito por hardware, certo? No Mega é via software, mas e qto ao Mega CD?
O Mega Cd, pelo que eu saiba, tem um MC68000 rodando num clock 5 mhz mais rápido que o do Mega.
A minha pergunta é:
O efeito de Mode 7 no Snes é gerado pelo processador de vídeo e não pelo processador central, correto?
O Mega CD não dispõe de VDP próprio ou adicional( processador de video), sendo que ele usa o VDP do proprio Mega( por isso continua "limitado" a 512 cores)...
o que eu gostaria de entender é se o Mode 7 continua sendo gerado via software no Mega CD, que tem mais força bruta que o mega?
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Mas isso depende do chip tbm, tem um chip no SNES que é o S-RTC, que é um chip pra relogio em tempo real, onde vc desliga o jogo mas ainda sim o relogio interno do game continua funcionando a par do horario atual, mesmo sem esse chip o jogo ainda sim rodaria no SNES
Outros 2 jogos que poderiam ter saído sem chips algum são Street Fight Alpha 2 e Star Ocean , ambos usam o chips Sdd1 para a descompreesão de dados , pois ambos os jogos vem esmagados dentro do cartucho e o chips faz a descompreensão em tempo real , o chips era uma alternativa barata para não ter que usar um cartucho maior , por exemplo Star Ocean tem 12mb
descomprimido , um cartucho desse seria muito caro na época , então era melhor botar um chips de descompreensão do que gastar com mais memória ,o SNes pode indereçar até 16mb = 128mbits em fast rom (rom rapida) só que seria inviavel na época , lembrando que DKC com 4mb=32mbits já era bem caro.
No Video abaixo mostra , Star Ocean sendo rodado no flash card Snes power pack , sem chips algum.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
... o mode 7, no Snes é feito por hardware, certo? No Mega é via software, mas e qto ao Mega CD?
O Mega Cd, pelo que eu saiba, tem um MC68000 rodando num clock 5 mhz mais rápido que o do Mega.
A minha pergunta é:
O efeito de Mode 7 no Snes é gerado pelo processador de vídeo e não pelo processador central, correto?
O Mega CD não dispõe de VDP próprio ou adicional( processador de video), sendo que ele usa o VDP do proprio Mega( por isso continua "limitado" a 512 cores)...
o que eu gostaria de entender é se o Mode 7 continua sendo gerado via software no Mega CD, que tem mais força bruta que o mega?
Mode 7 no Mega Drive somente via Sega CD ou feito via software como as demos feitas.

Ja no SNES Mode 7 é nativo do console.
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
... o mode 7, no Snes é feito por hardware, certo? No Mega é via software, mas e qto ao Mega CD?
Snes e Sega CD por hardware e no mega via software, O SDC adicionou um chip que é capaz de rotacionar/ escalar e manipular todos os tipos de objetos ou seja.. sprites, tiles e backgrounds já no Snes era limitado somente a backgrounds. Como o Edinei disse é um add-on que tinha como ideia fazer vc pagar 1x só, a work ram extra dele é justamente para tornar os jogos em CD possíveis já que o acesso a mídia é lenta para este fim, então você fazia o cache de tudo que vc ia usar na memória minimizando o acesso ao disco. PC-Engine fazia a mesma coisa só que a NEC ficava obrigando o usuário comprar upgrades constantemente com os systems cards, que no final saia mais caro além de gerar um desconforto do cara comprar o jogo e ele não rodar porque a work ram que vc precisa é vendida separadamente.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.181
Reações
8.717
Pontos
969
Exato.

É bem simples de entender. Alguns jogos exigiam mais do que o console podia oferecer e ele recebia ajuda de outros hardwares. Em vez de chip dentro do cartucho, a Sega preparou uma ajuda fora do cartucho, em forma de acessório. Como se pagava uma vez, era uma senhora ajuda e permitia gráficos monstruosos como esse do Soul Star.

Reclamar que Mega CD era potente só mostra como era acessório realmente eficiente.
Teve uma solução muito bacana no tempo do NES (mas sem autorização da Nintendo, que era a maior interessada em fazer tanto o pessoal pagar várias vezes pela mesma coisa quanto em passar a impressão que os consoles dela faziam mais do que podiam):

A Codemasters (que não tinha vínculo com a Nintendo), lançou vários jogos pra NES no início dos anos 90. E naquela época 100% dos jogos de NES tinham expansão (sem chips extras o máximo que o NES faz é o Super Mario Bros. 1, de 1985). Então ela lançou um adaptador chamado "Aladdin Deck Enhancer", que continha todos os chips de expansão que a Codemasters usava.

O consumidor então tinha duas opções: Ou comprava o cartucho completo, pelo preço de um jogo normal da época, ou comprava o Aladdin e a versão do jogo feita especialmente pra ele (igual à versão em cartucho, mas que custava uma fração do preço porque todos os componentes caros já estavam no adaptador).

Micro Machines em cartucho pro NES:
C7CC2575-A7BF-1BEB-C7544331571433AB.jpg


Micro Machines versão Aladdin + adaptador:
aladdin_assembly.jpg
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Eu gosto muito dessa cena do Ecco Tides of Time, a Medusa é gigantesca (metasprites) e tudo se move muito rápido e suave, legal que o background usa transparência shadow, show de bola.


Isso não é transparencia e sim uma ilusão da mesma.
vamos aos exemplos:
Super Turrican (SNes)
6LmyexM.png

Eco (Mega)
6TbGB3G.png

Na primeira foto (Super Turrican) tem um feixe de energia transparente , e atrás dele está um planeta.

Obs. Perceba que o feixe de luz está antes do planeta (na frente) e as texturas do planeta não interfere no feixe de luz por ele está na frete do planeta , onde se pode ver nitidamente que o planeta está em segundo plano (atrás ) do feixe e vc o consegue vê.

Já na imagem do Eco the Dolphin , perceba que as texturas do mapa de fundo estão no primeiro plano ou seja no mesmo plano do espelho onde o peixe nada , é por esse motivo que as texturas do mapa estão em cima do espelho com cores escuras para simular uma sombra , vc pode ver nitidamente que a textura do mapa de fundo esta em cima do espelho e não por trás deles (INCLUSIVE É A MESMA TEXTURA DO MAPA AO LADO SÓ QUE COM CORES ESCURAS) , se isso fosse algo transparente vc veria o objeto através do espelho (como no
Turrican) e não em cima.

Outro exemplo:
Gun Hazard (SNes)
hRGqaX7.png

Castlevania(Mega)
VjImZ7Y.png

Na segunda imagem (Gun Hazard ) vc pode ver que o feixe de luz está na frente dos objetos e que mesmo assim é possível ver tanto o feixe de luz branco quanto oque está atrás dele , já no Castlevania o feixe de luz não está na frente dos objetos ele está no mesmo plano , o que ele está fazendo ai é deixar os spriters mais escuro que se não fosse essas linhas do feixe diagonais (que desenham o feixe) vc diria apenas que essa parte da parede está com cores escuras diferente do Gun Hazard.

Perceba que não é possível ver o feixe na frente da imagem como no Gum Hazard (só consegue ver os spriters escuros igual no ECO Dolphin e também só da pra ver as linhas diagonais do feixe) por um simples fato de que o feixe de luz no castlevania está no mesmo plano e não sobre (por cima ou na frente tanto faz).

Se vc apagasse as linhas diagonais que formam os feixes de luz em ambos (Gun Hazard e Castlenaia ) vc veria que mesmo assim as cores do feixe no Gum Hazard ainda estaria sobre os objetos (vc perceberia que ele não só muda a cor como vc percebe que na frente do objeto tem algo , e que seria possível ver as cores do feixe e o objeto por trás , já no Castlevania vc veria que os spriters estavam com tons escuros e só por o simples fato de que os feixes estarem no mesmo plano e não sobre (por cima) provando que não é transparência e sim truques de paleta.
 

Macbee

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.181
Reações
8.717
Pontos
969
já no Castlevania vc veria que os spriters estavam com tons escuros e só por o simples fato de que os feixes estarem no mesmo plano e não sobre (por cima) provando que não é transparência e sim truques de paleta.
Ué, mas não foi isso que o Naomequestione disse?
Pelo que entendi com "transparência shadow" é que estão usando o Shadow/Highlight do Mega pra simular transparência.
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Teve uma solução muito bacana no tempo do NES (mas sem autorização da Nintendo, que era a maior interessada em fazer tanto o pessoal pagar várias vezes pela mesma coisa quanto em passar a impressão que os consoles dela faziam mais do que podiam):

A Codemasters (que não tinha vínculo com a Nintendo), lançou vários jogos pra NES no início dos anos 90. E naquela época 100% dos jogos de NES tinham expansão (sem chips extras o máximo que o NES faz é o Super Mario Bros. 1, de 1985). Então ela lançou um adaptador chamado "Aladdin Deck Enhancer", que continha todos os chips de expansão que a Codemasters usava.

O consumidor então tinha duas opções: Ou comprava o cartucho completo, pelo preço de um jogo normal da época, ou comprava o Aladdin e a versão do jogo feita especialmente pra ele (igual à versão em cartucho, mas que custava uma fração do preço porque todos os componentes caros já estavam no adaptador).

Micro Machines em cartucho pro NES:
C7CC2575-A7BF-1BEB-C7544331571433AB.jpg


Micro Machines versão Aladdin + adaptador:
aladdin_assembly.jpg
Isso é muito maneiro..., e muito válido, pitfall 2 do atari foi o primeiro jogo que eu joguei tinha tinha chip extra, só depois de velho que fui entender o pq ele soava tão melhor que os outros jogos que eu joguei na época. Apesar de alguns usuários tentarem sempre rebaixar os chips extras por comodidade eles são adds que faziam toda a diferença na época, como no caso do Snes que adicionam funcionalidade gigantes ao console como extram ram, novos modos de dma, calculo de ponto flutuante, e fazer a cpu dividir e multiplicar com facilidade, aumentar o poder e a velocidade de processamento nas alturas e diversas outras coisas que eles "acham" bobeira mas a maioria dos computadores/arcades famosos que tantos gostamos não faziam e estava lá dentro do cartucho bombando o jogo que todos achavam que o snes estava fazendo "sozinho".
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Ué, mas não foi isso que o Naomequestione disse?
Pelo que entendi com "transparência shadow" é que estão usando o Shadow/Highlight do Mega pra simular transparência.
Nao ele disse trasnparência shawdow , na afirmativa.
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Isso é muito maneiro..., e muito válido, pitfall 2 do atari foi o primeiro jogo que eu joguei tinha tinha chip extra, só depois de velho que fui entender o pq ele soava tão melhor que os outros jogos que eu joguei na época. Apesar de alguns usuários tentarem sempre rebaixar os chips extras por comodidade eles são adds que faziam toda a diferença na época, como no caso do Snes que adicionam funcionalidade gigantes ao console como extram ram, novos modos de dma, calculo de ponto flutuante, e fazer a cpu dividir e multiplicar com facilidade, aumentar o poder e a velocidade de processamento nas alturas e diversas outras coisas que eles "acham" bobeira mas a maioria dos computadores/arcades famosos que tantos gostamos não faziam e estava lá dentro do cartucho bombando o jogo que todos achavam que o snes estava fazendo "sozinho".
Isso é verdade , mas poucos jogos , que usaram chips foram relevantes , os que posso citar aqui são Yoshis sland , Stunt Race Fx , Star Fox ,Star Ocean , Street Fight Alpha 2 e Doom o resto não é relevante , pelo menos pra mim.
Existem certas analizes por ai muito erradas , como por exemplo , Yoshis sland , eles falam que o chips fx2 foi o responsavel pelos graficos do jogo sendo que tal jogo não rodaria sem o chips , a parte gráfica fica por conta da arte do jogo e nada mais.

Se vc pega para analizar , o chips fx 2 não é ativado no jogo todo , pois no jogo de vez em quando ocorrem uns slowduns , sendo que o fx2 tem 21mhz o que é mais doque suficiente para o jogo não dar um lag sequer sendo que omesmo foi capaz de execulta mesmo com dificuldade DOOM QUE É BEM MAIS PESADO , sendo que esses lags (em Yoshis sland) são em partes normais do jogo , pois o jogo tem até que uma egine simples , as únicas partes complexas são nos boses e alguns polignos que se ver nas fases , aii sim nessas partes o chips fx2 é usado , por fazer efeitos mais avançados que se fossem feitos via soft seria complicado.
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Isso é verdade , mas poucos jogos , que usaram chips foram relevantes , os que posso citar aqui são Yoshis sland , Stunt Race Fx , Star Fox ,Star Ocean , Street Fight Alpha 2 e Doom o resto não é relevante , pelo menos pra mim.
Existem certas analizes por ai muito erradas , como por exemplo , Yoshis sland , eles falam que o chips fx2 foi o responsavel pelos graficos do jogo sendo que tal jogo não rodaria sem o chips , a parte gráfica fica por conta da arte do jogo e nada mais.

Se vc pega para analizar , o chips fx 2 não é ativado no jogo todo , pois no jogo de vez em quando ocorrem uns slowduns , sendo que o fx2 tem 21mhz o que é mais doque suficiente para o jogo não dar um lag sequer sendo que omesmo foi capaz de execulta mesmo com dificuldade DOOM QUE É BEM MAIS PESADO , sendo que esses lags (em Yoshis sland) são em partes normais do jogo , pois o jogo tem até que uma egine simples , as únicas partes complexas são nos boses e alguns polignos que se ver nas fases , aii sim nessas partes o chips fx2 é usado , por fazer efeitos mais avançados que se fossem feitos via soft seria complicado.
Discordo, tanto que ele é um dos poucos que comprei fisicamente para meu sfc pq faço questão de ter esse jogo, ele roda bem fluido no geral repleto de objetos na tela, grande variedade e quantidade de inimigos simultâneos na tela, aliado a vários objetos rotacionando e escalando ali e aqui, chefes muito bem feitos como eu já até disse aqui antes explorando muito bem a tecnologia, e algumas coisas poligonais aqui e ali.. é de longe o plataformer mais avançado do sistema. Esse jogo com hw padrão engasgaria já com o yoshi lotado de ovos estourando parades por ae sem inimigos na tela, o problema que a maioria só joga esses jogos de snes em emulador o que mascara bem a realidade, infelizmente.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Todo mundo sabe a importancia dos chips pro SNES, Star Fox veio a se tornou uma serie e Yoshi Island é lembrado ate hoje, isso ate fez a Sega lançar um game com chip embutido no Mega drive tbm, sem falar que o chip era bom pro marketing, o Star Fox estampava o emblema do chip na capa do jogo pra dar aquele tom de produto avançado, isso chamava muita atenção nos anos 90.

Mas tbm é verdade alguns chips do SNES foram pouco relevantes, perfumaria poderia ate dizer:

O Super Mario Kart usa o DSP sendo que o Street Racer fez tudo que ele fez e ainda melhor sem ajuda de chips.

O Star Ocean usava um chip so pra descompressão.

O chip S-RTC so existe pra adicionar relogio em tempo real ao jogo.

O Mega Man X2 usa o CX4 pra vetores, senso que o SNES roda o Battlezone original com vetores sem chip algum.

 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Discordo, tanto que ele é um dos poucos que comprei fisicamente para meu sfc pq faço questão de ter esse jogo, ele roda bem fluido no geral repleto de objetos na tela, grande variedade e quantidade de inimigos simultâneos na tela, aliado a vários objetos rotacionando e escalando ali e aqui, chefes muito bem feitos como eu já até disse aqui antes explorando muito bem a tecnologia, e algumas coisas poligonais aqui e ali.. é de longe o plataformer mais avançado do sistema. Esse jogo com hw padrão engasgaria já com o yoshi lotado de ovos estourando parades por ae sem inimigos na tela, o problema que a maioria só joga esses jogos de snes em emulador o que mascara bem a realidade, infelizmente.
Tem slowduwn sim , vou ver se gravo um video hoje e posto pra mostrar.
Obs:,jogo direto no SNes , pode ate ser que sobre oque deduzir seja errônea , mas essa ideia de dizer que os gráficos sejam por causa do FX é Balela , já o game player tudo bem.
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Ué, mas não foi isso que o Naomequestione disse?
Pelo que entendi com "transparência shadow" é que estão usando o Shadow/Highlight do Mega pra simular transparência.
Como já dissemos aqui antes, tudo é como se entrega a imagem e fazer que o jogador entenda como tal..

transparência / RGB Cicle Effect
602459-der-langrisser-snes-screenshot-battle-in-temple.png
lgris2_stage12.gif


Se fato de iluminar bkg que está atrás com um determinado tom torna isso real ou não, a ilusão das duas cenas são transmitidas iguais usando técnicas diferentes.
 

Pyron

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.700
Reações
5.996
Pontos
703
Tem slowduwn sim , vou ver se gravo um video hoje e posto pra mostrar.
Cara calma, leia com atenção, não é que não tenha slowdown eu nem disse isso.. o que eu elogiei fui justamente por entregar um pacote recheado muito acima dos outros do sistema de uma maneira muito boa. Slowdown pode ser causado não só pela cpu, mas barramento e diversas outras coisas podem causar problemas de performance no sistema.

Estou partindo bom fds a todos.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.622
Pontos
453
Sim o Super FX por exemplo é como fosse um novo hardware, o SNES não rodaria de jeito nenhum o Doom sozinho.

Mas dae querer comparar o Sega CD com coisas tipo o chip S-RTC, que so adiciona relogio em tempo real ao jogo, é um absurdo completo.

Primeiro que o Sega CD é completamente um outro hardware por inteiro, com sua proprias especificações, com Mode 7, com videos, com som melhorado, com sua propria fonte de energia, e poxa ate com sua propria midia diferente em CD.

Putz...
 

Proteus_

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
2.569
Pontos
453
Como já dissemos aqui antes, tudo é como se entrega a imagem e fazer que o jogador entenda como tal..

transparência / RGB Cicle Effect
602459-der-langrisser-snes-screenshot-battle-in-temple.png
lgris2_stage12.gif


Se fato de iluminar bkg que está atrás com um determinado tom torna isso real ou não, a ilusão das duas cenas são transmitidas iguais usando técnicas diferentes.
Sim , mas no caso a explicação que dei é para aquele que acreditam piamente que aquilo era transparente , quando não era , oque faz essas técnicas parecerem transparente é que a TV de tubo embaça e faz sumir certos detalhes , mas se fosse rodado numa TV de alta definição a transparência do SNes continuaria transparente , já o outro não , mas como antigamente as telas era de tubo a técnica passava despercebido.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Mode 7 no Mega Drive somente via Sega CD ou feito via software como as demos feitas.

Ja no SNES Mode 7 é nativo do console.
Eu sei que no Snes é nativo. Mas acho que o Mega , mesmo sem o Mega CD, tb faz por software. O exemplo disso é em Pier Solar.
A minha dúvida é se o efeito que no Snes é por hardware, é feito via VDP ou no CPU. Acho que é no VDP...
Já no Mega, o efeito é por software. Não sei se no Mega CD o efeito tb é nativo como no Snes, uma vez que o Mega CD usa o VDP do Mega, e talvez o periférico use de mais força bruta( MC 68000 a 12 Mhz) pra fazer o mesmo efeito, tb por software, já que como afirmei, o Mega CD usa o VDP do proprio Mega.
 
Topo Fundo