Teve uma solução muito bacana no tempo do NES (mas sem autorização da Nintendo, que era a maior interessada em fazer tanto o pessoal pagar várias vezes pela mesma coisa quanto em passar a impressão que os consoles dela faziam mais do que podiam):
A Codemasters (que não tinha vínculo com a Nintendo), lançou vários jogos pra NES no início dos anos 90. E naquela época 100% dos jogos de NES tinham expansão (sem chips extras o máximo que o NES faz é o Super Mario Bros. 1, de 1985). Então ela lançou um adaptador chamado "Aladdin Deck Enhancer", que continha todos os chips de expansão que a Codemasters usava.
O consumidor então tinha duas opções: Ou comprava o cartucho completo, pelo preço de um jogo normal da época, ou comprava o Aladdin e a versão do jogo feita especialmente pra ele (igual à versão em cartucho, mas que custava uma fração do preço porque todos os componentes caros já estavam no adaptador).
Micro Machines em cartucho pro NES:
Micro Machines versão Aladdin + adaptador: