Sobre o som do SNES/MD, se o pessoal deixar de lado os ismos e colocar as cartas na mesa, vai ver que tecnicamente o som do SNES é muito superior ao som do Mega Drive.
O som do MD é um sintetizador, plain and simple, é um teclado tentando imitar varias coisas, um teclado tentando imitar guitarras, tentando imitar baterias, tentando imitar ate sons de objetos, por isso que o som do MD se da muito bem com musicas eletronicas, que são em sua maioria feitas com batidas repetidas de sintetizadores, mas que se mostra frágil em outros tipos de sons como orquestras, sons ambientes, musicas cantadas, sons de animais e de natureza, sons de objetos.
Sobre o som do SNES ja expliquei as capacidades dele nesse topico antes como vozes cantadas, musicas mais atmosfericas e ate possibilidade de som doulby surround, outra que o SNES provava se dar muito bem em varios estilos como rock, orquestras, musica eletrônica, batidas com percussões...
Agora a capacidade do SNES de colocar samples ja o colocar varios passos a frente do que se era feito no Mega Drive em termos de som, capacidades de colocar vozes e instrumentos reais, e ate sons reais de natureza, objetos e animais, um exemplo é nessa fase do Donkey Kong 2 onde samplearam sons de ventos e colocaram na musica, isso da uma atmosfera realista ao jogo, isso é uma coisa que não se ve no 16 bits da Sega, e se fizer vai ocupar um espaço enorme no cartucho do MD.
Outra coisa notável é o espaço de capacidade, o chip de som do SNES tem um espaço de 64 Kylobites comparados ao poucos 8 Kylobytes de espaço no chip de som do Mega Drive, um espaço 8 vezes maior para colocar sons, é muita coisa, por isso que as vozes no MD tem um som bem comprimido ou é rouco ou parece um chipmunk, é pq falta espaço, se as produtoras quisessem colocar algo a mais no som teriam que pensar se haveria espaço ou teriam que cortar algo ou comprimir pra caber.
No SNES um defeito é que as vezes o som era abafado como em alguns jogos, mas isso é mais desleixo das produtoras, inumeros jogos do SNES ja provaram fazer som alto e cristalino como Star Fox, Donkey Kong, Killer Instinct...
Aqui vai uma curiosidade interessante, sabe no primeiro jogo do Sonic quando vc liga o jogo e tem aquele vocal icônico gritando: "Seeegaaaa!!", vc sabia que somente aquele grito ele ocupa 1/3 do espaço do cartucho todo!