O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Perfil de desempenho do Noctua NH-D14, de 3.5 até 4.8 ghz

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.474
Reações
133.931
Pontos
1.779
olhei aqui um review desse, parece muito com o design do d14, duas torres, base e heatpipes niqueladas:

http://www.pcgameware.co.uk/reviews/cpu-coolers/akasa-venom-medusa-cpu-cooler-review/

nos resultados de overclock mais em baixo, ele superou o Water cooler nepton da coolermaster de 280 mm, nada mal. E fazendo muito menos ruído.

Achei interessante por um motivo: acho que ele não esbarra nas memórias de perfil alto. Fiz umas medições aqui, e acredito que ele cabe junto das memórias que tenho com dissipador alto, e com certeza se eu tirar a parte de cima dos dissipadores, ele ficarão compatíveis.
Aqui tem umas fotos dele já montado com memórias corsair vengeance, coube direitinho.
https://www.hardocp.com/article/2013/09/17/akasa_venom_medusa_cpu_air_cooler_review/3

1378839483wlHYcyDSmy_2_11_l.jpg


Aqui a página com os detalhes técnicos:
http://www.akasa.com.tw/search.php?seed=AK-CC4010HP01
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Air coolers são melhores no longo prazo. Não só em questão de durabilidade. A água tende a demorar mais pra esquentar, porém, demora também pra esfriar. Pra se fazer um teste real entre os dois tem que deixar o PC ligado por horas.

Air cooler você abre um programa pesado e já vê o processador perto da temperatura máxima, então isso é que deve dar um desespero em muita gente que deve pensar assim: nossa, já tá 65 graus, daqui 1 hora vai estar a 100! Pelo contrário, vai subir coisa de 5 graus, enquanto que o watercooler é que vai esquentar mais nesse longo uso.
 
D

Deleted member 120622

não sobe.

como expliquei, o monitoramento pelo software da placa dá aumentos de no máximo 0.01
LL6? Cacete... Uso no 2 e já acho que sobe demais.
Não é possível subir só 0.01 com LL6, tem algo de errado aí
 
Foi editado por um moderador:

billpower

Power Poster
Mensagens
45.161
Reações
36.150
Pontos
1.989
Air coolers são melhores no longo prazo. Não só em questão de durabilidade. A água tende a demorar mais pra esquentar, porém, demora também pra esfriar. Pra se fazer um teste real entre os dois tem que deixar o PC ligado por horas.

Air cooler você abre um programa pesado e já vê o processador perto da temperatura máxima, então isso é que deve dar um desespero em muita gente que deve pensar assim: nossa, já tá 65 graus, daqui 1 hora vai estar a 100! Pelo contrário, vai subir coisa de 5 graus, enquanto que o watercooler é que vai esquentar mais nesse longo uso.

Você está esquecendo que o Watercooler trabalha com radiadores para resfriar a água, portanto ela não esquenta no longo prazo. Ela mantém a temperatura e não ocorre esse aumento. Watercoolers são melhores no geral, agora, existem exceções como esse Noctua, jamais usaria-o, entretanto, muito grande e pesado, um bom watercooler consegue igualar e os melhores ainda vencem, sem o custo do peso e tamanho.
 

lorenço

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.335
Reações
16.568
Pontos
1.439
LL6? Cacete... Uso no 2 e já acho que sobe demais.
Não é possível subir só 0.01 com LL6, tem algo de errado aí

pode ser sorte dele ter pego um chip bom.

Aqui no meu 6700k em 4.8 chupa um vcore desgraçado. bate 1.4 fácil, pq não fica estável em 1.32 nem a pau. aliás, pra ligar o pc até vai mas se for usar algo que demande processador por muito tempo da tela azul, a não ser que taque o llc no talo, mas mesmo assim tenho que setar um vcore base mais alto, senão da subida ele da erro nos testes, o pc até roda mas se roda por exemplo o teste de desempenho do aida ja fica vermelho o teste.

talvez se eu comprasse um h115i usaria, pq com o h45i usar com 1.4 fica muito tempo a ventoinha rodando na velocidade máxima e o ruído fica demais. em 4.5 que eu uso em 24/7 quase nem da pra ouvir por isso deixo assim por enquanto.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Você está esquecendo que o Watercooler trabalha com radiadores para resfriar a água, portanto ela não esquenta no longo prazo. Ela mantém a temperatura e não ocorre esse aumento. Watercoolers são melhores no geral, agora, existem exceções como esse Noctua, jamais usaria-o, entretanto, muito grande e pesado, um bom watercooler consegue igualar e os melhores ainda vencem, sem o custo do peso e tamanho.

Sim, os radiadores fazem esse trabalho, mas tem watercoolers por aí com radiadores bem pequenos. E pelo preço deles dá pra comprar bons air coolers. Claro que se for comparar com sistemas customs watercoolers serão melhores.
 


Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.892
Pontos
1.484
Você está esquecendo que o Watercooler trabalha com radiadores para resfriar a água, portanto ela não esquenta no longo prazo. Ela mantém a temperatura e não ocorre esse aumento. Watercoolers são melhores no geral, agora, existem exceções como esse Noctua, jamais usaria-o, entretanto, muito grande e pesado, um bom watercooler consegue igualar e os melhores ainda vencem, sem o custo do peso e tamanho.

acho que o que ele quis dizer é que com WC demora mais até a água alcançar a temperatura máxima de estabilidade, então se voce começa um teste de stress, a temperatura ao invés de subir de uma vez, ele vai aumentando aos poucos, e demora até uns 30 minutos para chegar na temp máxima estável. Isso acontece porque a água tem uma capacidade térmica bem grande.

no caso do air cooler, tecnicamente ele também funciona com água (dentro dos heatpipes), mas em quantidade muito pequena, e assim ele alcança a temp máxima muito rápido, coisa de 3 ou 4 minutos em teste de stress.

portanto a metodologia de teste de temp em WC precisa levar isso em consideração, para saber qual vai ser a temp maxima real, você precisa deixar o sistema rodando por uns 30 minutos pelo menos.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.892
Pontos
1.484
LL6? Cacete... Uso no 2 e já acho que sobe demais.
Não é possível subir só 0.01 com LL6, tem algo de errado aí

de noite quando chegar em casa, vou repetir o teste em 4.7 ghz (não uso 4.8 diário, isso foi so para esse teste), e monitorar as oscilações de Vcore para confirmar.
 
D

Deleted member 120622

de noite quando chegar em casa, vou repetir o teste em 4.7 ghz (não uso 4.8 diário, isso foi so para esse teste), e monitorar as oscilações de Vcore para confirmar.
O meu aqui com LLC3 subia de 1.19 pra 1.23 em full load em 4.7, LLC6 deve subir um absurdo aeuhaeuhaeuhae. Aquela opção de deixar o controlador de voltagem da mobo regular teu processador tá ligada? Sem aquilo lá o LLC fica praticamente inútil mesmo, só fica no vcore travado do processador sempre.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.892
Pontos
1.484
O meu aqui com LLC3 subia de 1.19 pra 1.23 em full load em 4.7, LLC6 deve subir um absurdo aeuhaeuhaeuhae. Aquela opção de deixar o controlador de voltagem da mobo regular teu processador tá ligada? Sem aquilo lá o LLC fica praticamente inútil mesmo, só fica no vcore travado do processador sempre.

seguinte, testei aqui e confirmo o que disse antes, sobe só .01 ou no máximo .02 além do que setei.

POREM, se baixe o LL para nível 1, tenho vdroops, caindo o Vcore para até -0.05 do valor que setei. E como eu setei o valor mínimo possível para dar estabilidade, o overclock falha no teste de stress.

Ou sejam, o LL está fazendo o serviço dele aqui, mas não em aumentar o Vcore, e sim em prevenir quedas dele.
 

Phoenix Eagle

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.090
Reações
9.459
Pontos
1.454
Noctua esta dificil ser desbancado no quesito "Silencio & Desempenho" - se brincar já faz uma década de mercado e nada quebra ele no air.

Será um dia distante o meu cooler :)
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.474
Reações
133.931
Pontos
1.779
Um dos wc mais caros esse nzxt:
f97f8f998bf358174ba932e98b3d256e.jpg
5186fc33485353a22fb2497ef56cff83.jpg
418fb8d66550222c628acc0eb62221ef.jpg

f5fa1c63bc0a9e5b5939ea2edbbb5d83.jpg


Enviado de meu SM-J105B usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.474
Reações
133.931
Pontos
1.779
Olá, pessoas; :obrigue

tinha dito que faria um review do D14, mas acabei não fazendo e deixei só uns comentários. Então hoje resolvi fazer a coisa direito.

Testei o cooler com a rotação das ventoinhas no modo "normal", testando em vários clocks e voltagens diferentes, e ainda com HT ligado e desligado (para simular um Core i5).

O teste usado foi o AIDA 64 no modo CPU+FPU+CACHE, cada aferição deixei por 5 minutos (para cooler ar é suficiente para estabilizar), e o próprio AIDA me deu os valores aferidos. O valor visto no gráfico abaixo é a média de temp dos 4 cores durante o teste. A aferição de temperatura já começa com o chip quente e processando em 100% durante o teste.

a temperatura ambiente média é de uns 28 graus. Deixei o gráfico começando em 30, por dois motivos:

- não tem como o cooler ar (ou água) resfriar além da temp ambiente, isso seria termodinamicamente impossível. Logo o "zero" real é a temperatura ambiente. Dessa forma, com o gráfico começando em 30, tem-se uma noção mais apurado do Delta (aumento da temp em relação ao ambiente). Mas os valores em si, são as temperaturas aferidas, não o "delta". Apenas deixei o gráfico começar em 30 para ter essa percepção de delta mais facilmente visualizada.

- coloquei 30 ao invés de 28, para facilitar a visualização do gráfico (número redondo)


Outras observações:

- em teste de stress, o HT do i7 é usado ao extremo, quase como se fosse realmente um chip de 8 cores. Então não se surpreendam com a diferença de temp entre o modo "i5" e o i7 com HT ligado. Além disso, para pegar 4.8 ghz em modo i7, tive que aumentar a voltagem consideravelmente mais do que no modo i5, o que aumentou ainda mais a diferença. Em jogos essa diferença não é assim tão grande.

- Para cada clock, eu usei o Vcore mínimo necessário para deixar o chip estável, de forma aproximada. Achar o valor absolutamente exato daria muito trabalho, então usei valores de Vcore aproximados do mínimo.

- 3.5 ghz é clock base do i5 6600k, por isso usei ele também, mas tecnicamente, isso é um underclock em minha CPU que tem base de 4.0 ghz. Então saltei direto de 3.5 para 4.0, e depois fui incrementando em 100 mhz nos passos seguintes.

- chips configurados em default, sem over; usualmente tem um valor de Vcore elevado acima do necessário pela placa mãe. PORTANTO, os valores de 3.5 ghz (i5 6600k) e 4.0 ghz (i7 6700k), aqui obtidos, são mais baixos do que aqueles que teria se o Vcore estivesse no automático.

Anteriormente usava um Hyper 212x em um Core i5 4670k à 4.3 ghz, e 1.2 de Vcore, e obtinha algo em torno de 65 graus nesse mesmo teste. Não é correto comparar o 4670k com o i5 6600k "simulado" nesse teste, mas como podem ver, meu noctua D14 deu 51,5 graus no mesmo teste, com o clock de 4.4 ghz (ligeiramente mais alto), e mesmo Vcore (no caso 1.20).

Enfim, segue aí os dados:

ECvDFVO.jpg


ah, e sim...

extremamente silencioso saporra, quando está em iddle. Em full dá pra ouvir, isso se estiver no modo "standard", que usei aqui. Mas no modo silencio, permanece inaudível, mesmo com a CPU à 100%. A a diferença de temperatura é mínima, tipo uns 3 graus em 4.7 ghz.

Minha nota para o Noctua D14: 9 geladeiras.

perde 1 ponto apenas pelo design não ser lá dos mais bonitos.


@Ero_Seenin , uma pergunta: esses resultados, vc aferiu com oque? Com as estatísticas do próprio ainda? Outra ferramenta? Esses números, são a temperatura média máxima, média?
comprei um cooler novo, o akasa venom medusa, e to fazendo uns testes aqui, mas queria tirar essa dúvida.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.892
Pontos
1.484
@Ero_Seenin , uma pergunta: esses resultados, vc aferiu com oque? Com as estatísticas do próprio ainda? Outra ferramenta? Esses números, são a temperatura média máxima, média?
comprei um cooler novo, o akasa venom medusa, e to fazendo uns testes aqui, mas queria tirar essa dúvida.

isso veio do AIDA.

são os dados de temperatura após 5 minutos de stress, começando a medir após o sistema já estar rodando o teste, ou seja, ele já começa a aferir com a temperatura alta.

o AIDA marca os picos e a média, eu usei a média. Porém como disse, é um média de um teste de 5 minutos que já começa com o processador rodando em 100%.

picos de temperatura não tem relevância pra mim, porque ele sobe uns 3 ou 4 graus por uma fração de segundo e retorna para a média.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.669
Reações
20.663
Pontos
1.344
isso veio do AIDA.

são os dados de temperatura após 5 minutos de stress, começando a medir após o sistema já estar rodando o teste, ou seja, ele já começa a aferir com a temperatura alta.

o AIDA marca os picos e a média, eu usei a média. Porém como disse, é um média de um teste de 5 minutos que já começa com o processador rodando em 100%.

picos de temperatura não tem relevância pra mim, porque ele sobe uns 3 ou 4 graus por uma fração de segundo e retorna para a média.

Uso o mesmo teste aqui no meu i5 6600k a 4.7ghz com V core 1.350v em um hyper 212 plus! A temperatura de pico é 72° no core mais quente e as outros cores próximo de 70°. Em dias quentes. Em dias frio o pico é 65 64°. Queria ver como ia se comportar com um i7 6700k. Provavelmente o seu cooler deve ser uns 10 graus mais frio q o meu hyper 212 plus né?
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.892
Pontos
1.484
Uso o mesmo teste aqui no meu i5 6600k a 4.7ghz com V core 1.350v em um hyper 212 plus! A temperatura de pico é 72° no core mais quente e as outros cores próximo de 70°. Em dias quentes. Em dias frio o pico é 65 64°. Queria ver como ia se comportar com um i7 6700k. Provavelmente o seu cooler deve ser uns 10 graus mais frio q o meu hyper 212 plus né?

o meu gráfico aí tem o resultado com HT desligado.

63,5 graus em 4.8 ghz com 1.36 de Vcore.

4.7 ghz com 1.35 provavelmente daria uns 61 graus. isso no teste de stress do aida.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.474
Reações
133.931
Pontos
1.779
isso veio do AIDA.

são os dados de temperatura após 5 minutos de stress, começando a medir após o sistema já estar rodando o teste, ou seja, ele já começa a aferir com a temperatura alta.

o AIDA marca os picos e a média, eu usei a média. Porém como disse, é um média de um teste de 5 minutos que já começa com o processador rodando em 100%.

picos de temperatura não tem relevância pra mim, porque ele sobe uns 3 ou 4 graus por uma fração de segundo e retorna para a média.

Tipo, há vários resultados ali nas estatísticas, vc somou e dividiu todos eles (média)?
Calculando aqui dessa forma (média aritimética com os quatro resultados dos núcleos) deu 76° de média, a 4.7/1.3
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.068
Reações
25.892
Pontos
1.484
Tipo, há vários resultados ali nas estatísticas, vc somou e dividiu todos eles (média)?
Calculando aqui dessa forma (média aritimética com os quatro resultados dos núcleos) deu 76° de média, a 4.7/1.3

é a média dos 4 cores, no caso.

se o seu tá dando 76 na mesma metodologia, acho que tá bom até, sendo um i7 também.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.269
Pontos
1.554
Tipo, há vários resultados ali nas estatísticas, vc somou e dividiu todos eles (média)?
Calculando aqui dessa forma (média aritimética com os quatro resultados dos núcleos) deu 76° de média, a 4.7/1.3

Prime que é um dos programas mais estressantes eu conseguia isso aí com meu watercooler de 4 anos...

CapturadeTela47.jpg


Baixa aí e deixa rolando até o exato momento da imagem com o realtemp aberto pra ver o que dá aí...lembrando que é na configuração padrão.

.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.269
Pontos
1.554
Usando o mesmo watercooler (Corsair H80) com cpus diferentes mas no mesmo clock, na mesma configuração do jogo e na mesma gpu.

Batman AK 4790k@4,7ghz (61 graus) e abaixo 6700k@4,7ghz (58 graus)
BatmanAK201609260427.jpg
5c4BatmanAK201610111130.jpg



Rise of Tomb Raider - 4790k@4,7ghz (58 graus) e abaixo 6700k@4,7ghz (46 graus)
ROTTR201609260436179.png
ROTTR201610050148163.png



Thief - 4790k@4,7ghz (62 graus) e abaixo 6700k@4,7ghz (52 graus)
ShippingThiefGame201.jpg
2f0ShippingThiefGame201.jpg

O 6700k conseguiu temperaturas melhores na mesma situação (gpu/clock/config), com um empate técnico no Batman AK.

----------------
Uma observação que reparei agora, engraçado ver que no momento do screen o 4790k está com contagem de frames maiores comparado ao 6700k (inclusive Thief bem mais alto os fps), mas a prova do DDR4 segurar melhor os FPS mínimos se dá pela média de frames melhor no 6700k em todos os casos.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.474
Reações
133.931
Pontos
1.779
Prime que é um dos programas mais estressantes eu conseguia isso aí com meu watercooler de 4 anos...

CapturadeTela47.jpg


Baixa aí e deixa rolando até o exato momento da imagem com o realtemp aberto pra ver o que dá aí...lembrando que é na configuração padrão.

.
Depois vou dar uma comparada. 4.8 com 1,265 de vcore?

Nos testes abaixo, os dois estao com o mesmo vcore? E o gabinete, eh o mesmo?
Diferença boa.

Enviado de meu GT-N5110 usando Tapatalk
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.269
Pontos
1.554
Depois vou dar uma comparada. 4.8 com 1,265 de vcore?

Nos testes abaixo, os dois estao com o mesmo vcore? E o gabinete, eh o mesmo?
Diferença boa.

Enviado de meu GT-N5110 usando Tapatalk

O 6700k estava a 4,7ghz em 1,32v nessas screens...agora baixei pra 4,6ghz pq consigo voltagem bem menor, estou preferindo usar assim agora.

Gabinete o mesmo sim.

.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.474
Reações
133.931
Pontos
1.779
O 6700k estava a 4,7ghz em 1,32v nessas screens...agora baixei pra 4,6ghz pq consigo voltagem bem menor, estou preferindo usar assim agora.

Gabinete o mesmo sim.

.
Outro detalhe, no ar condicionado?
Dificil termos uma comparaçao precisa, mas ate que ta fresquinho.
Bacana esse 6700k ser mais frio, pena que o 7700k eh ate pior que o 4790k.
Pra semana vou fazer uns testes mais aprofundados e ate criar um topico de review pro venom medusa.
Achei que estranharia um air cooler tao grande, mas ate que ficou legal.

Enviado de meu GT-N5110 usando Tapatalk
 

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Um dos wc mais caros esse nzxt:
O X62 é ainda mais top. Antes, a Corsair não tinha o mesmo padrão de qualidade em arrefecimento e os Krakens eram o melhor.

Hoje, alguns modelos já são fabricados pela mesma empresa que fabrica para a NZXT e passaram a ser tão bons quanto. Porém, os X62/X52/X42 são muito bonitos.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.474
Reações
133.931
Pontos
1.779
Prime que é um dos programas mais estressantes eu conseguia isso aí com meu watercooler de 4 anos...

CapturadeTela47.jpg


Baixa aí e deixa rolando até o exato momento da imagem com o realtemp aberto pra ver o que dá aí...lembrando que é na configuração padrão.

.
Usando o mesmo watercooler (Corsair H80) com cpus diferentes mas no mesmo clock, na mesma configuração do jogo e na mesma gpu.

Batman AK 4790k@4,7ghz (61 graus) e abaixo 6700k@4,7ghz (58 graus)
BatmanAK201609260427.jpg
5c4BatmanAK201610111130.jpg



Rise of Tomb Raider - 4790k@4,7ghz (58 graus) e abaixo 6700k@4,7ghz (46 graus)
ROTTR201609260436179.png
ROTTR201610050148163.png



Thief - 4790k@4,7ghz (62 graus) e abaixo 6700k@4,7ghz (52 graus)
ShippingThiefGame201.jpg
2f0ShippingThiefGame201.jpg

O 6700k conseguiu temperaturas melhores na mesma situação (gpu/clock/config), com um empate técnico no Batman AK.

----------------
Uma observação que reparei agora, engraçado ver que no momento do screen o 4790k está com contagem de frames maiores comparado ao 6700k (inclusive Thief bem mais alto os fps), mas a prova do DDR4 segurar melhor os FPS mínimos se dá pela média de frames melhor no 6700k em todos os casos.

O prime95 não funciona por aqui, nem com over leve de 4.6/1.55v. Isso já tem um tempinho, daí nem uso ele, pois trava o pc no instante que inicio.

No teste do aida64, o melhor que consegui foi isso aqui: 4.6/1.55, temps máximas ali nos 92°, médias beirando os 80°
teste4.6-1.55v.jpg

Jogando o Batman, máxima ali nos 63°, maior parte do tempo uns 58°, jogando, 4.7 não muda muita coisa, mas o vcore tem que ficar em pelo menos 1.27v.
F61D284D03158AEA57893C1183D2000D6DC9DA3E



Sei lá oque pensar, esse i7 é bastante esquentado mesmo, não vai haver milagre com cooler a ar, nem com wc barato, ainda mais no hell de janeiro. Aqui hoje tava uns 31° de temperatura ambiente. A cpu já começa nos 40° praticamente.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.269
Pontos
1.554
O prime95 não funciona por aqui, nem com over leve de 4.6/1.55v. Isso já tem um tempinho, daí nem uso ele, pois trava o pc no instante que inicio.

No teste do aida64, o melhor que consegui foi isso aqui: 4.6/1.55, temps máximas ali nos 92°, médias beirando os 80°
Visualizar anexo 34533

Jogando o Batman, máxima ali nos 63°, maior parte do tempo uns 58°, jogando, 4.7 não muda muita coisa, mas o vcore tem que ficar em pelo menos 1.27v.
F61D284D03158AEA57893C1183D2000D6DC9DA3E



Sei lá oque pensar, esse i7 é bastante esquentado mesmo, não vai haver milagre com cooler a ar, nem com wc barato, ainda mais no hell de janeiro. Aqui hoje tava uns 31° de temperatura ambiente. A cpu já começa nos 40° praticamente.

Tem aquela questão que mesmo cpus/gpus do mesmo modelo não saem iguais do forno, talvez eu levei um pouco mais de sorte ou vc azar, infelizmente porque aqui eu usava normalmente. Ainda tem as variáveis que citou da região mais quente e o watercooler menor, pode estar influenciando.

É igual citei antes pra vc, o dia que puder trocar (se for algum dia), melhor pedida será um Ryzen, só acho que vacilou um pouco em ter aberto, mas enfim ainda dá pra vender "normalmente" se não deixou marcas.

Foda né Chris...=/
.
 

Chris Redfield jr

Lenda da internet
Mensagens
40.474
Reações
133.931
Pontos
1.779
Tem aquela questão que mesmo cpus/gpus do mesmo modelo não saem iguais do forno, talvez eu levei um pouco mais de sorte ou vc azar, infelizmente porque aqui eu usava normalmente. Ainda tem as variáveis que citou da região mais quente e o watercooler menor, pode estar influenciando.

É igual citei antes pra vc, o dia que puder trocar (se for algum dia), melhor pedida será um Ryzen, só acho que vacilou um pouco em ter aberto, mas enfim ainda dá pra vender "normalmente" se não deixou marcas.

Foda né Chris...=/
.
Mas tbm tem que pensar uma coisa: os ryzen só vão até 4.0ghz, se eu puser o 4790k em 4.4 já acaba o "problema" completamente.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.269
Pontos
1.554
Mas tbm tem que pensar uma coisa: os ryzen só vão até 4.0ghz, se eu puser o 4790k em 4.4 já acaba o "problema" completamente.
Pois é, a gente fica nessa gana de overclock até o talo da coisa pra no final ser isso em muitos casos..

CPU_02.png
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
4.4 ghz no 4790k nem overclock é, basta ligar o turbo boost.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.269
Pontos
1.554
4.4 ghz no 4790k nem overclock é, basta ligar o turbo boost.

Tem uma diferença no funcionamento do turbo boost para o clock manual, eu aqui prefiro deixar manual de forma que todos cores sigam a mesma frequência independente da demanda, sem oscilações de tensão e clock.

.
 
Topo Fundo