Qual Engine ou Programa vocês utilizam?

Discussão em 'Desenvolvimento de jogos' iniciada por XperiaPlayBR, 30 Agosto 2017.


  1. codeblocks

    codeblocks Habitué da casa

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    Faz muito tempo que eu não trabalho nesta área, hj trabalho com cibernética...

    Pensei em fazer algumas coisas por hobby com Unity, mas vou olhar esses frameworks que você falou, hj em dia tem alguma coisa bacana para fazer vetor, objeto low poly, etc?

    Antigamente trabalhava com Illustrator e Blender kkkk Época boa !
     
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  2. Preses

    Preses Bam-bam-bam

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    KKKKKKK
    Legal. Você deveria experimentar várias soluções mesmo. É o que eu faço. Além do Unity, recomendo que tente o Godot.

    Quanto a vetores, eu, como muitos estúdios de animação, prefiro o Animate. Eu uso Illustrator porque sou designer e preciso para fazer e mandar layouts para clientes, mas para criar assets para games e animações, eu vou de Animate mesmo.

    Tem também o Affinity Designer... Até onde eu saiba, a melhor alternativa para o Illustrator. Procure alguns vídeos de features no Vimeo e vai entender.

    3D já não é minha área... rs De vez em quando arrisco com voxels utilizando o MagicaVoxel.

    Mas sei que o Blender ainda é muito forte no meio indie.

    Para o mercado mainstream, porém, tem que ser Maya, 3ds Max etc.
     
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  3. codeblocks

    codeblocks Habitué da casa

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    To brincando aqui com MagicaVoxel, muito legal kkk

    Excelentes dicas Preses, obrigado !
     
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  4. pcmxms

    pcmxms Ser evoluído

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    [​IMG]
    Godot.
     
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  5. XperiaPlayBR

    XperiaPlayBR Bam-bam-bam

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    Bom estou continuando o projeto no game maker studio 1 mesmo, quando surgi uma promoção pretendo pegar o game maker studio 2, o unico porem que ele roda so em win 64, terei q formatar minha maquina e instalar o 64 bits rsrsrs
    Gosto do game maker pq ele eh especifico para games 2d, apesar que dar para criar uns em 3d
    E tbm pq já estou acostumado com a interface e linguagem. Tem muitos games de sucesso feito nele, como Spelunk e Undertale, fora que tem muitos bons games feito nele.
     
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  6. Macaco Louco

    Macaco Louco Supra-sumo

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    Eu uso Unity3D a mais de 5 anos, então já estou acostumado ao ambiente de trabalho e até aos problemas da engine.

    Para quem está começando, eu diria para escolher uma engine com base em duas coisas:

    1 - programação textual ou gráfica: se você sabe programar, escolha uma engine do tipo Unity3D ou Unreal. As vantagens da programação superam qualquer programação visual. Se você não sabe programar, use engine com suporte a programação gráfica. No entanto, não deixe de aprender a programar se quiser evoluir na área.

    2 - número de tutoriais: de nada adianta uma super engine se você não encontra materiais de estudo. Escolha uma engine popular, vai facilitar muito o processo de aprendizado.

    Quanto a modelos de assinatura, não pense muito nisso no início. Qual o problema em exibir a logo da empresa no início do jogo? Se o jogo realmente for lançado um dia, certamente verba não será um problema. Várias engines pagas oferecem versões gratuitas.

    Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
     
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  7. XperiaPlayBR

    XperiaPlayBR Bam-bam-bam

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    Eu estou acostumado com a linguagem do Game Maker a GML, entendo a logica de programação(apesar de nao saber nenhuma linguagem de programaçao, exceto a GML) e tals, estava vendo uns videos do Unity, e vi que ele utiliza o C#, olhando a programação em c# achei meia poluída, apesar que não tentei ainda, a GML achei mais limpa e amigável.
    Vi que tem a possibilidade de usar blueprints com o add on PlayMaker, alguem que use Unity, chegou a usar esse PlayMaker? eh bom mesmo?
     
  8. Leeroy

    Leeroy Habitué da casa

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  9. Ondinha

    Ondinha Veterano

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    Falando em Godot, andei testando esse engine neste fim de semana e, apesar da simplicidade (é um executável standalone, sem sequer um instalador), me surpreendeu bastante, e o melhor é que é completamente gratuito, exporta para as plataformas mais comuns (Windows, Linux, Mac, Android, iOS) e não deixa nada a desejar para outras opções pagas que tem por aí, acabei fazendo um "fap" bird nela em menos de um dia e olha que eu nem conheço a API dela direito, só tentativa e erro passeando pela documentação.

    Acho que é uma excelente opção para quem não quer, não pode ou precisa reduzir gastos com ferramentas de desenvolvimento, experimentem!
     
  10. andreyin

    andreyin Larva

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    Atualmente estou aprendendo GameMaker Studio 2. Antes disso usava o Construct 2 desde 2011. E ainda antes disso brincava com o Construct 1 e MMF2.

    @Macbee vi que você tá muito decepcionado com o C2, porquê isso? Por causa do NW.js? Ou achou alguma limitação?
     
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  11. Macbee

    Macbee Bam-bam-bam

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    Ah, tem uma série de pequenas coisas que me incomodam... Estou fazendo o possível pra amenizar esses problemas.
    De cabeça, o que me inferniza no Tcheco 2 é o seguinte:

    1) Performance muito abaixo da que se espera quando o jogo é executado no NW.js/Windows. Os 3 países que mais compram meu jogo são emergentes (Brasil, Rússia e China), então é fundamental que o segundo título também rode bem em PCs muito velhos.

    2) Certas imagens precisam ter dimensões específicas para não aparecerem deformadas na tela, o que me limita bastante.

    3) A falta de precisão vergonhosa quando o personagem pula em plataformas. Estou tendo que repensar muita coisa do jogo pra minimizar esse problema. A Scirra está ciente disso e disse que não vai resolver no Construct 2 (só quem usa o Construct 3 vai poder fazer jogos de plataforma com pulos precisos - e mesmo assim nem são tão precisos assim).

    Resumo da ópera: Agora é tarde pra abandonar o barco, mas a médio prazo eu pretendo reescrever o jogo todo no Construct 1, que só tem vantagens em relação ao C2 e 3 (caso você pretenda lançar o jogo apenas no Windows). No Construct Classic a performance é monstruosamente melhor, as imagens têm o tamanho que eu quero, o personagem pula perfeitamente, o controle vibra, você não precisa pagar um tostão pra Scirra, etc, etc.
     
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  12. andreyin

    andreyin Larva

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    Concordo com tudo. Eu acabei desistindo da Scirra porque sempre dão desculpa pra tudo, parecia impossível reclamar de algo no fórum sem ouvir que eles não iriam consertar. Aí resolveram lançar o C3 da pior forma possível e foi a gota d'água pra mim.

    Já tentou dar uma olhada no GameMaker? Mudei pra ele (GMS2) e fiquei impressionado. É bem mais devagar do que fazer algo no CC/C2 mas é mais fácil do que achei que seria.

    Enfim, se precisar de qualquer ajuda pro C2 é só falar!
     
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  13. Macbee

    Macbee Bam-bam-bam

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    Ainda não usei o GameMaker, mas uma hora eu crio coragem!
    E muito obrigado por oferecer ajuda! =D
     
  14. Preses

    Preses Bam-bam-bam

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    Não sabia que o C1 é tão bom assim.

    Mas é a Scirra mesmo que desenvolve ele ou é a comunidade?
     
  15. andreyin

    andreyin Larva

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    Atualmente nenhum dos dois, o último update do Construct Classic é de 2012. Mesmo assim é uma ótima ferramenta, o único problema é que só consegue compilar para Windows. Com o C2 eles largaram de mão disso e ele só compila em JS (HTML5), aí tem que ficar usando programas de terceiros pra rodar nativamente em Windows/OSX/Linux (usam o NW.js pra isso).
     
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  16. Preses

    Preses Bam-bam-bam

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    Entendi.

    O problema de engines e também runtimes que não são atualizados é que os sistemas operacionais recebem constantes atualizações, recebendo features que não poderão ser acessadas, sem contar as possíveis quebras de compatibilidade.

    Um dos motivos de eu ter parado com o Construct 2 é porque é muito chato o processo de export. A dependência de softwares third party torna o processo muito ineficiente e demorado.
     
  17. Honome

    Honome Ser evoluído

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    Fala primo! Quando vamos fazer um projeto juntos no GMS2?????
     
  18. andreyin

    andreyin Larva

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    Opa!! Não sabia que você tava por aqui hehe. E quando eu aprender GMS, parei um pouco com ele porque arrumei um programador mas quero voltar a estudar ano que vem. Sinto muita falta de conseguir prototipar tudo rápido com o C2 mas acho que acostumando com o GMS2 fica tudo melhor...
     
  19. pavomba

    pavomba Ei mãe, 500 pontos!

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    Caralho que vacilões

    Depois reclamam que o pessoal começa a usar até o 2D da Unreal.
     
  20. Reila Nimu

    Reila Nimu Supra-sumo

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    Game Maker Studio. Serve o meu propósito perfeitamente.
     
  21. Vinikyu

    Vinikyu Bam-bam-bam

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    Cara, esse avatar é por você curtir Dreaming Sarah ou você quem fez?
     
  22. Honome

    Honome Ser evoluído

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    Foi ele que fez!!! O André é fera!
     
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  23. Vinikyu

    Vinikyu Bam-bam-bam

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    Parabéns @andreyin. Puta jogo bacana!
     
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  24. Preses

    Preses Bam-bam-bam

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    Muito legal!

    Também estou com um plano de ação parecido com o seu. rs
     
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  25. toad02

    toad02 Ei mãe, 500 pontos!

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    Caramba, agora que vi que postei no topico errado!
    Era pra ser no de coisas inacabadas.
    Vou apagar e repostar lá

    E valeu pelo comentário mesmo asism ahahha
     
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  26. andreyin

    andreyin Larva

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    Eita, valeu!! Não achei que ninguém fosse reconhecer hauheauehaueha
     

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