Qual Engine ou Programa vocês utilizam?

Discussão em 'Desenvolvimento de jogos' iniciada por XperiaPlayBR, 30 Agosto 2017.

1. codeblocks

codeblocks Habitué da casa

Afiliado:
    16 Fevereiro 2013
    Curtir recebidos:
    272
    Pontos de Troféu:
    88
    Faz muito tempo que eu não trabalho nesta área, hj trabalho com cibernética...

Pensei em fazer algumas coisas por hobby com Unity, mas vou olhar esses frameworks que você falou, hj em dia tem alguma coisa bacana para fazer vetor, objeto low poly, etc?

Antigamente trabalhava com Illustrator e Blender kkkk Época boa !

XperiaPlayBR e Preses curtiram isto.
  2. Preses

Preses Bam-bam-bam

Afiliado:
    11 Julho 2007
    Curtir recebidos:
    1,998
    Pontos de Troféu:
    339
    KKKKKKK
    Legal. Você deveria experimentar várias soluções mesmo. É o que eu faço. Além do Unity, recomendo que tente o Godot.

Quanto a vetores, eu, como muitos estúdios de animação, prefiro o Animate. Eu uso Illustrator porque sou designer e preciso para fazer e mandar layouts para clientes, mas para criar assets para games e animações, eu vou de Animate mesmo.

Tem também o Affinity Designer... Até onde eu saiba, a melhor alternativa para o Illustrator. Procure alguns vídeos de features no Vimeo e vai entender.

3D já não é minha área... rs De vez em quando arrisco com voxels utilizando o MagicaVoxel.

Mas sei que o Blender ainda é muito forte no meio indie.

Para o mercado mainstream, porém, tem que ser Maya, 3ds Max etc.

XperiaPlayBR e codeblocks curtiram isto.
  3. codeblocks

codeblocks Habitué da casa

Afiliado:
    16 Fevereiro 2013
    Curtir recebidos:
    272
    Pontos de Troféu:
    88
    To brincando aqui com MagicaVoxel, muito legal kkk

Excelentes dicas Preses, obrigado !

XperiaPlayBR e Preses curtiram isto.
  4. pcmxms

pcmxms Ser evoluído

Afiliado:
    26 Novembro 2016
    Curtir recebidos:
    92
    Pontos de Troféu:
    38
    Godot.

nando3d, pavomba, Lord Rato e 2 outros curtiram isto.
  5. XperiaPlayBR

XperiaPlayBR Bam-bam-bam

Afiliado:
    5 Junho 2012
    Curtir recebidos:
    4,281
    Pontos de Troféu:
    299
    Bom estou continuando o projeto no game maker studio 1 mesmo, quando surgi uma promoção pretendo pegar o game maker studio 2, o unico porem que ele roda so em win 64, terei q formatar minha maquina e instalar o 64 bits rsrsrs
    Gosto do game maker pq ele eh especifico para games 2d, apesar que dar para criar uns em 3d
    E tbm pq já estou acostumado com a interface e linguagem. Tem muitos games de sucesso feito nele, como Spelunk e Undertale, fora que tem muitos bons games feito nele.

Piga, Ondinha e Nesrocks aprovam isto.
  6. Macaco Louco

Macaco Louco Supra-sumo

Afiliado:
    23 Julho 2010
    Curtir recebidos:
    652
    Pontos de Troféu:
    168
    Eu uso Unity3D a mais de 5 anos, então já estou acostumado ao ambiente de trabalho e até aos problemas da engine.

Para quem está começando, eu diria para escolher uma engine com base em duas coisas:

1 - programação textual ou gráfica: se você sabe programar, escolha uma engine do tipo Unity3D ou Unreal. As vantagens da programação superam qualquer programação visual. Se você não sabe programar, use engine com suporte a programação gráfica. No entanto, não deixe de aprender a programar se quiser evoluir na área.

2 - número de tutoriais: de nada adianta uma super engine se você não encontra materiais de estudo. Escolha uma engine popular, vai facilitar muito o processo de aprendizado.

Quanto a modelos de assinatura, não pense muito nisso no início. Qual o problema em exibir a logo da empresa no início do jogo? Se o jogo realmente for lançado um dia, certamente verba não será um problema. Várias engines pagas oferecem versões gratuitas.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk

toad02, Piga, pavomba e 1 outra pessoa curtiu isto.
  7. XperiaPlayBR

XperiaPlayBR Bam-bam-bam

Afiliado:
    5 Junho 2012
    Curtir recebidos:
    4,281
    Pontos de Troféu:
    299
    Eu estou acostumado com a linguagem do Game Maker a GML, entendo a logica de programação(apesar de nao saber nenhuma linguagem de programaçao, exceto a GML) e tals, estava vendo uns videos do Unity, e vi que ele utiliza o C#, olhando a programação em c# achei meia poluída, apesar que não tentei ainda, a GML achei mais limpa e amigável.
    Vi que tem a possibilidade de usar blueprints com o add on PlayMaker, alguem que use Unity, chegou a usar esse PlayMaker? eh bom mesmo?

8. Leeroy

Leeroy Habitué da casa

Afiliado:
    27 Agosto 2013
    Curtir recebidos:
    253
    Pontos de Troféu:
    88
  9. Ondinha

Ondinha Veterano

Afiliado:
    9 Dezembro 2013
    Curtir recebidos:
    790
    Pontos de Troféu:
    128
    Falando em Godot, andei testando esse engine neste fim de semana e, apesar da simplicidade (é um executável standalone, sem sequer um instalador), me surpreendeu bastante, e o melhor é que é completamente gratuito, exporta para as plataformas mais comuns (Windows, Linux, Mac, Android, iOS) e não deixa nada a desejar para outras opções pagas que tem por aí, acabei fazendo um "fap" bird nela em menos de um dia e olha que eu nem conheço a API dela direito, só tentativa e erro passeando pela documentação.

Acho que é uma excelente opção para quem não quer, não pode ou precisa reduzir gastos com ferramentas de desenvolvimento, experimentem!

10. andreyin

andreyin Larva

Afiliado:
    3 Dezembro 2017
    Curtir recebidos:
    8
    Pontos de Troféu:
    3
    Atualmente estou aprendendo GameMaker Studio 2. Antes disso usava o Construct 2 desde 2011. E ainda antes disso brincava com o Construct 1 e MMF2.

@Macbee vi que você tá muito decepcionado com o C2, porquê isso? Por causa do NW.js? Ou achou alguma limitação?

Macbee aprova isto.
  11. Macbee

Macbee Bam-bam-bam

Afiliado:
    24 Setembro 2008
    Curtir recebidos:
    5,930
    Pontos de Troféu:
    319
    Ah, tem uma série de pequenas coisas que me incomodam... Estou fazendo o possível pra amenizar esses problemas.
    De cabeça, o que me inferniza no Tcheco 2 é o seguinte:

1) Performance muito abaixo da que se espera quando o jogo é executado no NW.js/Windows. Os 3 países que mais compram meu jogo são emergentes (Brasil, Rússia e China), então é fundamental que o segundo título também rode bem em PCs muito velhos.

2) Certas imagens precisam ter dimensões específicas para não aparecerem deformadas na tela, o que me limita bastante.

3) A falta de precisão vergonhosa quando o personagem pula em plataformas. Estou tendo que repensar muita coisa do jogo pra minimizar esse problema. A Scirra está ciente disso e disse que não vai resolver no Construct 2 (só quem usa o Construct 3 vai poder fazer jogos de plataforma com pulos precisos - e mesmo assim nem são tão precisos assim).

Resumo da ópera: Agora é tarde pra abandonar o barco, mas a médio prazo eu pretendo reescrever o jogo todo no Construct 1, que só tem vantagens em relação ao C2 e 3 (caso você pretenda lançar o jogo apenas no Windows). No Construct Classic a performance é monstruosamente melhor, as imagens têm o tamanho que eu quero, o personagem pula perfeitamente, o controle vibra, você não precisa pagar um tostão pra Scirra, etc, etc.

Piga, pavomba, Preses e 2 outros curtiram isto.
  12. andreyin

andreyin Larva

Afiliado:
    3 Dezembro 2017
    Curtir recebidos:
    8
    Pontos de Troféu:
    3
    Concordo com tudo. Eu acabei desistindo da Scirra porque sempre dão desculpa pra tudo, parecia impossível reclamar de algo no fórum sem ouvir que eles não iriam consertar. Aí resolveram lançar o C3 da pior forma possível e foi a gota d'água pra mim.

Já tentou dar uma olhada no GameMaker? Mudei pra ele (GMS2) e fiquei impressionado. É bem mais devagar do que fazer algo no CC/C2 mas é mais fácil do que achei que seria.

Enfim, se precisar de qualquer ajuda pro C2 é só falar!

Macbee aprova isto.
  13. Macbee

Macbee Bam-bam-bam

Afiliado:
    24 Setembro 2008
    Curtir recebidos:
    5,930
    Pontos de Troféu:
    319
    Ainda não usei o GameMaker, mas uma hora eu crio coragem!
    E muito obrigado por oferecer ajuda! =D

14. Preses

Preses Bam-bam-bam

Afiliado:
    11 Julho 2007
    Curtir recebidos:
    1,998
    Pontos de Troféu:
    339
    Não sabia que o C1 é tão bom assim.

Mas é a Scirra mesmo que desenvolve ele ou é a comunidade?

15. andreyin

andreyin Larva

Afiliado:
    3 Dezembro 2017
    Curtir recebidos:
    8
    Pontos de Troféu:
    3
    Atualmente nenhum dos dois, o último update do Construct Classic é de 2012. Mesmo assim é uma ótima ferramenta, o único problema é que só consegue compilar para Windows. Com o C2 eles largaram de mão disso e ele só compila em JS (HTML5), aí tem que ficar usando programas de terceiros pra rodar nativamente em Windows/OSX/Linux (usam o NW.js pra isso).

Preses aprova isto.
  16. Preses

Preses Bam-bam-bam

Afiliado:
    11 Julho 2007
    Curtir recebidos:
    1,998
    Pontos de Troféu:
    339
    Entendi.

O problema de engines e também runtimes que não são atualizados é que os sistemas operacionais recebem constantes atualizações, recebendo features que não poderão ser acessadas, sem contar as possíveis quebras de compatibilidade.

Um dos motivos de eu ter parado com o Construct 2 é porque é muito chato o processo de export. A dependência de softwares third party torna o processo muito ineficiente e demorado.

17. Honome

Honome Ser evoluído

Afiliado:
    30 Setembro 2009
    Curtir recebidos:
    41
    Pontos de Troféu:
    49
    Fala primo! Quando vamos fazer um projeto juntos no GMS2?????

18. andreyin

andreyin Larva

Afiliado:
    3 Dezembro 2017
    Curtir recebidos:
    8
    Pontos de Troféu:
    3
    Opa!! Não sabia que você tava por aqui hehe. E quando eu aprender GMS, parei um pouco com ele porque arrumei um programador mas quero voltar a estudar ano que vem. Sinto muita falta de conseguir prototipar tudo rápido com o C2 mas acho que acostumando com o GMS2 fica tudo melhor...

19. pavomba

pavomba Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    6 Abril 2009
    Curtir recebidos:
    10,399
    Pontos de Troféu:
    614
    Caralho que vacilões

Depois reclamam que o pessoal começa a usar até o 2D da Unreal.

20. Reila Nimu

Reila Nimu Supra-sumo

Afiliado:
    2 Outubro 2012
    Curtir recebidos:
    1,266
    Pontos de Troféu:
    173
    Game Maker Studio. Serve o meu propósito perfeitamente.

21. Vinikyu

Vinikyu Bam-bam-bam

Afiliado:
    18 Novembro 2009
    Curtir recebidos:
    660
    Pontos de Troféu:
    209
    Cara, esse avatar é por você curtir Dreaming Sarah ou você quem fez?

22. Honome

Honome Ser evoluído

Afiliado:
    30 Setembro 2009
    Curtir recebidos:
    41
    Pontos de Troféu:
    49
    Foi ele que fez!!! O André é fera!

andreyin aprova isto.
  23. Vinikyu

Vinikyu Bam-bam-bam

Afiliado:
    18 Novembro 2009
    Curtir recebidos:
    660
    Pontos de Troféu:
    209
    Parabéns @andreyin. Puta jogo bacana!

andreyin aprova isto.
  24. Preses

Preses Bam-bam-bam

Afiliado:
    11 Julho 2007
    Curtir recebidos:
    1,998
    Pontos de Troféu:
    339
    Muito legal!

Também estou com um plano de ação parecido com o seu. rs

Piga aprova isto.
  25. toad02

toad02 Ei mãe, 500 pontos!

Afiliado:
    2 Junho 2009
    Curtir recebidos:
    35,555
    Pontos de Troféu:
    959
    Caramba, agora que vi que postei no topico errado!
    Era pra ser no de coisas inacabadas.
    Vou apagar e repostar lá

E valeu pelo comentário mesmo asism ahahha

Preses aprova isto.
  26. andreyin

andreyin Larva

Afiliado:
    3 Dezembro 2017
    Curtir recebidos:
    8
    Pontos de Troféu:
    3