O argumento de ser "um jogo de um hardware de 1990" não faz muito sentido, pois quando foi lançado, o NeoGeo custava várias vezes mais que um SNES , que foi lançado no mesmo ano e era overpowered, sendo que nem hardware de 1994 ( Psone) conseguia rodar os jogos sem cortes.
Na verdade o neogeo não tem hardware parrudo não, ele só tem um mesmo motorola que o mega drive tinha (lógico que era uma versão um pouco diferente, mais parecida com a do sharp x68000), e usava e abusava do z80 na cpu de som, além de processador yamaha para auxiliar.
O que fez o neogeo ir além foi seu poder de armazenamento, seu cartucho gigante podia armazenar uma tonelada de dados, muito além dos outros consoles, com poder de acesso muito mais rápido do que as mídias gigantes em CD, assim se alguma coisa não estivesse na ram ele simplesmente pega na rom, faz o swap muito mais rápido do que a leitura de um CD. O PSX, saturn e outros da época precisavam ler o CD, acumular tudo na ram (que é bem pequena) e tocar o áudio do CD para economizar espaço na ram. O Neogeo não faz nada disso, tornando mais poderoso nesse sentido.
Em contrapartida ele não tem tecnologias diferentes de 2D, ou nem usou isso como 3D nativo. O snes já tinha essa possibilidade por causa de sua arquitetura de hardware que previa esse tipo de expansão, além de conectores de expansão presentes no slot de cartuchos. Lembrando que parte desse slot de expansão era usado para tocar áudio diretamente, recurso largamente abordado pelo MSU-1 hoje em dia e o SD2snes.
Mais sobre o hardware do neogeo (referencia MVS no caso):
http://www.system16.com/hardware.php?id=869