O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Tópico oficial das placas Nvidia séries RTX! Todas as informações aqui!

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.275
Reações
1.525
Pontos
203
Pior que, dependendo das condições até que mencionei, dá pra perceber esses quarentinha.

Coloca uma lâmpada de 40W numa tomada e fica perto dela por uns 5 minutos. A diferença é bem perceptível até. Mas conforme você se distancia da fonte de calor, menor a percepção.

Então tudo depende de como tá configurado o ambiente. Aqui com undervolting eu ganho uns 50W a menos de consumo. PC fica perto de mim e o ventilador perto do PC. Te falar que em dias mais quentes, a diferença é perceptível até. Já quando eu sai da 3070 pra 3070TI, a diferença de 100W foi absurdamente notável. Até minha esposa percebia chegando no quarto.

E graças ao seu quote, ficará registrado para todo e sempre que eu escrevi umidade com H rs. Mas ao menos editei o original agora rs.
Por isso gosto de placas de baixo consumo para usar em PCs menores para colocar na sala de casa, pois lá é um ambiente com mais pessoas e gabinete menor com fluxo de ar mais fraco é obrigatório usar uma placa de baixo consumo.
A RTX 4060 pode não ter um desempenho lá grande coisa, mas consumir na faixa de 100w e consegui rodar jogos em 4k sem esquentar é algo muito impressionante.
Só para efeito de comparação a rx 6500xt seria a placa concorrente da AMD em consumo elétrico para fazer frente a RTX 4060 , ambas na mesma faixa dos 106w
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.747
Reações
20.807
Pontos
1.344
Exatamente. O maior problema é no calor mesmo. No frio, o próprio ambiente (paredes, janelas, etc) frias já fazem a temperatura se normalizar sem ninguém sentir nada. No verão a 30°C, a diferença de temperatura fica menor e a dissipação com fora do escritório mais difícil. 40W acho ainda pouco para fazer diferença considerável, talvez seja difícil perceber mesmo. Mas dos 200 pros 400, ou até mesmo 250 pros 400, a coisa muda. Ainda mais com o PC perto de onde vc trabalha/joga. A região começa a esquentar muito mais rápido.

Foi oq aconteceu comigo ao mudar da 3070 para 3080. Uma ficava em 200w no máximo q era tranquilo mesmo nos dias quentes, e a outra chegava a 350w. Sem condições, o ar esquentou demais com 350w no ambiente eu tive q fixar um teto de 280w máximo pra 3080 pra ficar mais tolerável! Já essa 4080 fazendo undervolt e sem perder desempenho. Eu raramente vejo ela passar de 250w a 99% de uso. É insano!
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.113
Reações
7.163
Pontos
283
W = J por segundo. Ou seja, varia esses 0,0035 graus POR SEGUNDO. Nesse mesmo cálculo, para haver uma mudança de 1 grau, levaria 5 horas em tal ambiente. Mas isso é uma mudança de 1 grau NO AMBIENTE INTEIRO, todo o ar subir 1 grau. Teoricamente se vc usar o PC por 5 horas já sente 1 grau de mudança e 5 horas não é tanto tempo assim. O corpo já sente mudança de meio grau, ainda mais no calor, como inconveniente.

Mas além disso, a mudança ao lado do gabinete ocorre muito mais rápido do que no ambiente inteiro. A homeostase do ambiente demora a ocorrer pela dificuldade de transferência de calor no ar, agora o forno esquentando seus pés ou a região da sua mesa são sentidos muito antes. Se vc tem seu PC muito longe de onde vc senta ou fica e/ou o ambiente é grande, vc provavelmente não vai sentir ou demorará a sentir a diferença. Se vc está num escritório ou quarto pequeno com o PC perto de vc, a diferença é perceptível muito rápido. Ainda mais no calor de 30+ graus de muitas regiões do país no verão, ou até fora do verão.

A física não é complicada, não sei pq custa teimar que não tem diferença. A diferença é perceptível.

Já ouviu falar em Equilíbrio térmico?
Enfim, essa discussão é retardada demais, os argumentos são ridículos demais para serem levadas a sério.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.841
Reações
11.582
Pontos
1.344
Posso estar errado mas, sempre achei que a palavra homeostase fosse usada para seres vivos.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.478
Reações
34.594
Pontos
1.354
Vcs falando de comodo que esquenta por conta do calor do pc, eu notava isso quando minerava, eu encodo videos 24 horas e não notava tanto quanto a mineração, mas podem me chamar de maluco, eu estava antes com o ryzen 5600x fazendo encodes a 88w com 66 graus constantes e usando o cooler deepcool assassin 3 com fan dupla de 140mm, eu colocava a mão na saida de ar e o ar que saia era quente.
Mudei para o 7900x com encodes ele gasta ali 135w a 78 graus constantes e usando um novo cooler da thermaltake phantom spirit 120SE com fan dupla de 120mm. (Ou seja, menor)
Notei que o quarto ficou mais frio, algo que não notava antes e o ar que sai na parte de trás é frio tb, eu no primeiro dia até fiquei com medo do cooler estar mal encaixado, mas estava tudo certo.
Então eu fico na duvida se procede essa do calor interno no gabinete, pois não é o que esta acontecendo aqui.
A dissipação atual eu comprei por que em testes era melhor que o assassin 3 e realmente é.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
Posso estar errado mas, sempre achei que a palavra homeostase fosse usada para seres vivos.
Vc está certo, pesquisei aqui e o termo é majoritariamente usado para equilíbrio biológico. Disse "homeostase" pensando em equilíbrio termodinâmico, eu que viajei.
 


rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Tirando a dúvida com o ChatGPT:

Para estimar o aumento de temperatura no ambiente devido a uma placa de vídeo que consome 200 watts, podemos fazer algumas suposições e cálculos aproximados.

Vamos supor que a placa de vídeo transforma toda a energia consumida em calor, o que é uma simplificação razoável. Em seguida, podemos usar a capacidade térmica do ar e o volume do ambiente para calcular o aumento de temperatura.

  1. Capacidade térmica específica do ar: A capacidade térmica específica do ar a pressão constante é aproximadamente 1 J/g⋅°C1J/g⋅°C.
  2. Volume do ambiente: Vamos assumir um ambiente típico de tamanho moderado, como um quarto de 4m x 4m x 3m, o que dá um volume de 48 metros cúbicos.
  3. Massa de ar: A massa de ar pode ser calculada usando a densidade do ar (aproximadamente 1.2 kg/m31.2kg/m3) e o volume do ambiente.
Com esses dados, podemos calcular o aumento de temperatura usando a fórmula:

ΔT=mcQ


Onde:

  • Q é a quantidade de calor em joules (200 watts),
  • m é a massa do ar em gramas,
  • c é a capacidade térmica específica do ar em J/g⋅°CJ/g⋅°C,
  • ΔT é a mudança de temperatura em graus Celsius.
Agora, vamos calcular:

Volume do ambiente=4 m×4 m×3 m=48 m3

Massa de ar=Volume do ambiente×Densidade do ar

Massa de ar=48 m3×1.2 kg/m3=57.6 kg

Agora, podemos calcular o aumento de temperatura:

ΔT=200 J/s57600 g×1 J/g⋅°CΔT=57600g×1J/g⋅°C200J/s

ΔT=20057600 °C≈0.0035 °CΔT=57600200°C≈0.0035°C

Isso significa que, sob essas condições simplificadas, a placa de vídeo aumentaria a temperatura do ambiente em aproximadamente 0.0035 graus Celsius. É uma mudança muito pequena e negligenciável.
Po, bicho, coloca uma lâmpada de 40W numa tomada. Fica 5 minutos ali a no máximo 50 centímetros dela e diz o que achou.

E o chatgpt é pica, mas ele costuma errar bastante e também é preciso saber formular a pergunta de forma adequada. Acho que essa minha pergunta contempla melhor o cenário que estamos discutindo aqui.

1709127799927.png
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.113
Reações
7.163
Pontos
283
Po, bicho, coloca uma lâmpada de 40W numa tomada. Fica 5 minutos ali a no máximo 50 centímetros dela e diz o que achou.

2m0s2q.jpg
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
40~50% de performance pras GTX1000 no Alan Wake 2 desde o lançamento. Não sei se foi trabalho da nVidia ou da Remedy, não vi o vídeo todo.

 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.275
Reações
1.525
Pontos
203
40~50% de performance pras GTX1000 no Alan Wake 2 desde o lançamento. Não sei se foi trabalho da nVidia ou da Remedy, não vi o vídeo todo.


Lancaram o jogo todo cagado , e de propósito para quem tivesse pressa trocasse logo de placa, isso fez com quem tivesse uma 1080ti perdesse uma grana bem alta pois muitos desvalorizou a placa porque não rodava esse jogo bem.
Absurdo total a empresa lacar um jogo dessa forma.
Vi muitos donos de rx 580 que compraram no Aliexpress por r$300 vender a placa para pegar uma rx 6600 fazendo dívida e agora o jogo vai rodar quase mesma coisa em ambas as placas.
Está ai a prova de nunca comprar jogo no lançamento, e nunca querer trocar de placa porque o jogo rodou mal , desista-le , peça reembolso e va curtir um outro jogo. Pois mais para frente vão otimizar ele.
Esse Path Tracing aí lançado todo bugado e pesado vai ser outro que vai ficar leve , rodando até em steam deck em 720p em 30fps pelo menos
 

Mitch Conner

Bam-bam-bam
Mensagens
1.500
Reações
5.374
Pontos
353
Lancaram o jogo todo cagado , e de propósito para quem tivesse pressa trocasse logo de placa, isso fez com quem tivesse uma 1080ti perdesse uma grana bem alta pois muitos desvalorizou a placa porque não rodava esse jogo bem.
Absurdo total a empresa lacar um jogo dessa forma.
Vi muitos donos de rx 580 que compraram no Aliexpress por r$300 vender a placa para pegar uma rx 6600 fazendo dívida e agora o jogo vai rodar quase mesma coisa em ambas as placas.
Está ai a prova de nunca comprar jogo no lançamento, e nunca querer trocar de placa porque o jogo rodou mal , desista-le , peça reembolso e va curtir um outro jogo. Pois mais para frente vão otimizar ele.
Esse Path Tracing aí lançado todo bugado e pesado vai ser outro que vai ficar leve , rodando até em steam deck em 720p em 30fps pelo menos
Nossa cara, quanto drama: Quem trocou de placa só por causa de 1 jogo? Ou vendeu no prejuízo por causa de 1 jogo? Se fez isso, falta neurônio e não é por uma conspiração entre produtora + mercado de usados né?

E tudo isso por esse sonífero em forma de game?

Aí merecem mais ainda msm :klolwtf
 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.275
Reações
1.525
Pontos
203
Nossa cara, quanto drama: Quem trocou de placa só por causa de 1 jogo? Ou vendeu no prejuízo por causa de 1 jogo? Se fez isso, falta neurônio e não é por uma conspiração entre produtora + mercado de usados né?

E tudo isso por esse sonífero em forma de game?

Aí merecem mais ainda msm :klolwtf
Não é só por isso, existe uma estratégia de mercado para sabotar a peformace dos jogos de propósito para vender placas, infelizmente muitos caem nessa , jovem que não tem experiência quer só jogar aquele jogo de boa e não tem muita grana acaba caindo nessa.
E isso se repete por muitos anos ...
Eu ainda avisei nos comentários do YouTube para galera largar esse jogo e esperar que ele saiu cagado, todo mal otimizado. O jogo quase não tem nada na tela e é pesado kkkk
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.747
Reações
20.807
Pontos
1.344
Nossa cara, quanto drama: Quem trocou de placa só por causa de 1 jogo? Ou vendeu no prejuízo por causa de 1 jogo? Se fez isso, falta neurônio e não é por uma conspiração entre produtora + mercado de usados né?

E tudo isso por esse sonífero em forma de game?

Aí merecem mais ainda msm :klolwtf

As vezes esse cara viaja, mas as vezes os posts dele são bons!
Mas realmente oq ele falou não faz nenhum sentido.:klol

Até pq foi a Remedy q decidiu por algo q não tinha na série 1000 quando o jogo saiu. Agora eles mesmo foram la e resolveram essa questão. Pq é foda vc ter q otimizar pra uma série de 4 gerações atrás. Então só agora tiveram tempo pra resolverem isso. O cara fala da Remedy como se ela fosse uma Rockstar da vida. E é uma empresa de tamanho médio.

E pow trocar de placa por causa de um jogo só, eu nunca vi na minha vida. Se fosse o GTA 6 eu até entendo. Mas qualquer outro, não faz sentido. O cara ficou esse tempo todo com a série 1000 pq ele quis ou não tinha dinheiro pra trocar, simples!
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.841
Reações
11.582
Pontos
1.344
As vezes esse cara viaja, mas as vezes os posts dele são bons!
Mas realmente oq ele falou não faz nenhum sentido.:klol

Até pq foi a Remedy q decidiu por algo q não tinha na série 1000 quando o jogo saiu. Agora eles mesmo foram la e resolveram essa questão. Pq é foda vc ter q otimizar pra uma série de 4 gerações atrás. Então só agora tiveram tempo pra resolverem isso. O cara fala da Remedy como se ela fosse uma Rockstar da vida. E é uma empresa de tamanho médio.

E pow trocar de placa por causa de um jogo só, eu nunca vi na minha vida. Se fosse o GTA 6 eu até entendo. Mas qualquer outro, não faz sentido. O cara ficou esse tempo todo com a série 1000 pq ele quis ou não tinha dinheiro pra trocar, simples!
Eu trocaria de placa por algum Resident Evil :kmeg.
Eu ainda estou usando uma GTX 1070 da Zotac modelo AMP! Edition, mas no meu caso é por falta de dinheiro :klol, mas também ainda tem muitos jogos na minha lista que não joguei que rodam bem na 1070, até o resident evil 4 remake roda de forma aceitável. Mas talvez eu tente trocar ano que vem. Estou com a 1070 desde 06/2017, e acho que não joguei tantos jogos pelo tempo que tenho a placa.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.747
Reações
20.807
Pontos
1.344
Eu trocaria de placa por algum Resident Evil :kmeg.
Eu ainda estou usando uma GTX 1070 da Zotac modelo AMP! Edition, mas no meu caso é por falta de dinheiro :klol, mas também ainda tem muitos jogos na minha lista que não joguei que rodam bem na 1070, até o resident evil 4 remake roda de forma aceitável. Mas talvez eu tente trocar ano que vem. Estou com a 1070 desde 06/2017, e acho que não joguei tantos jogos pelo tempo que tenho a placa.

Foda é isso mesmo, a gente compra algo pra aproveitar, e acaba não aproveitando. Eu mesmo me dedico tanto no f1 23 nos campeonatos q participo q acabo jogando menos outros jogos. E fora q acabou a mamata q tinha na Turquia e Argentina onde pagávamos 150 em jogos lançamentos ou menos.

Eu tenho jogo q não acaba mais também. Comprei 2100 jogos nesses preços baixos e outros estando anos em países com a moeda desvalorizada. Agora acabou e tenho q aproveitar oq tenho!
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Testaram o RTX HDR? Cara, ficou tão espetacular, que usar o HDR sem isso não faz nem lógica. Problema é que isso pesa um pouquinho. Mas no PES21 aqui ficou absurdo. Realça as cores, intensidade do brilho, tudo sem clipar.

Lancaram o jogo todo cagado , e de propósito para quem tivesse pressa trocasse logo de placa, isso fez com quem tivesse uma 1080ti perdesse uma grana bem alta pois muitos desvalorizou a placa porque não rodava esse jogo bem.
Absurdo total a empresa lacar um jogo dessa forma.
Vi muitos donos de rx 580 que compraram no Aliexpress por r$300 vender a placa para pegar uma rx 6600 fazendo dívida e agora o jogo vai rodar quase mesma coisa em ambas as placas.
Está ai a prova de nunca comprar jogo no lançamento, e nunca querer trocar de placa porque o jogo rodou mal , desista-le , peça reembolso e va curtir um outro jogo. Pois mais para frente vão otimizar ele.
Esse Path Tracing aí lançado todo bugado e pesado vai ser outro que vai ficar leve , rodando até em steam deck em 720p em 30fps pelo menos
Po, q isso cara. Alan Wake 2?

Dentro das especificações recomendadas, todo mundo jogou Alan Wake 2 de boaça, surpreendentemente pra cima dos 60FPS. E não vamos esquecer que estamos falando do pináculo dos pináculos da qualidade gráfica, como o DF conseguiu esclarecer com máxima clareza.

Então querer querer que Alan Wake 2, o pináculo gráfico, rode bem em uma placa com projeto de exatamente 10 anos atrás (RX580 é uma RX480 overclockada)? Numa 1060 que tem o mesmo nível de vídeo integrado atualmente? Po, acho que ai é forcar a amizade legal...

E não pesquisei, mas acho bem difícil RX580 e 6600 terem a mesma performance em qualquer jogo. Incluindo Alan Wake 2. Diria que especialmente AW2.

1709558159708.png
 
Ultima Edição:

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.021
Reações
3.174
Pontos
1.239

Se for nessa pegada, eu penso em pegar uma 5080, seria minha primeira placa full 4K, ai eu iria trocar de monitor e pegar um 4k, pois uma 5080 sendo uns 30-40% superior a uma 4090, já teria força para rodar os games em 4k tranquilamente.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.021
Reações
3.174
Pontos
1.239
Foi oq aconteceu comigo ao mudar da 3070 para 3080. Uma ficava em 200w no máximo q era tranquilo mesmo nos dias quentes, e a outra chegava a 350w. Sem condições, o ar esquentou demais com 350w no ambiente eu tive q fixar um teto de 280w máximo pra 3080 pra ficar mais tolerável! Já essa 4080 fazendo undervolt e sem perder desempenho. Eu raramente vejo ela passar de 250w a 99% de uso. É insano!
A minha 4070TI atual em 100% de uso bate os 250w stock jogando, uns 68 graus fica no máximo, acho aceitável, com o undervolt consegui fazer ela bater os 200w, bate uns 62 graus no máximo agora, acho tranquilo.

Meu problema é o 14700k, ele é um forno, ta esquentando pacas meu quarto, e olha que eu tenho um 360mm e um put* gabinete com 10 fans boas, o bicho é quente mesmo, preciso URGENTE fazer um undervolting nele, mas não é tão simples, o pessoal usa o XTU da Intel, mas a galera que tem placa ASUS está dando conflito com o XTU, somos obrigados a fazer o undervolting pela BIOS mesmo, muito mais complicado que usar o XTU, então eu ainda não fiz.
 

Ero_Seenin

Spaaaaaace Geek
Mensagens
24.085
Reações
25.966
Pontos
1.484
A minha 4070TI atual em 100% de uso bate os 250w stock jogando, uns 68 graus fica no máximo, acho aceitável, com o undervolt consegui fazer ela bater os 200w, bate uns 62 graus no máximo agora, acho tranquilo.

Meu problema é o 14700k, ele é um forno, ta esquentando pacas meu quarto, e olha que eu tenho um 360mm e um put* gabinete com 10 fans boas, o bicho é quente mesmo, preciso URGENTE fazer um undervolting nele, mas não é tão simples, o pessoal usa o XTU da Intel, mas a galera que tem placa ASUS está dando conflito com o XTU, somos obrigados a fazer o undervolting pela BIOS mesmo, muito mais complicado que usar o XTU, então eu ainda não fiz.

maluco, 14700k e 13700k consome só uns 60 ~ 70 watts em jogos. A menos que voce esteja usando o tempo todo pra fazer render que puxa 200 watts da CPU, não é ele o culpado do calor no quarto.
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.021
Reações
3.174
Pontos
1.239
maluco, 14700k e 13700k consome só uns 60 ~ 70 watts em jogos. A menos que voce esteja usando o tempo todo pra fazer render que puxa 200 watts da CPU, não é ele o culpado do calor no quarto.
Ero, o bicho é quente demais mano, o 14700k fica uns 67-72 graus na jogatina, não reparei quanto ele ta puxando, hoje eu olho, mas eu sei que ele esquenta bem, na verdade, meu gabinete é muito bem refrigerado e eficiente, isso faz com que ele expulse o calor gerado lá dentro com mais facilidade, então eu sinto aquele bafo quente saindo de perto dele, mesmo com o ar condicionado ligado no quarto eu ainda percebo o quanto de calor gera.

Imaginei que fosse o 14700k, por isso ia fazer um undervolting nele.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
A minha 4070TI atual em 100% de uso bate os 250w stock jogando, uns 68 graus fica no máximo, acho aceitável, com o undervolt consegui fazer ela bater os 200w, bate uns 62 graus no máximo agora, acho tranquilo.

Meu problema é o 14700k, ele é um forno, ta esquentando pacas meu quarto, e olha que eu tenho um 360mm e um put* gabinete com 10 fans boas, o bicho é quente mesmo, preciso URGENTE fazer um undervolting nele, mas não é tão simples, o pessoal usa o XTU da Intel, mas a galera que tem placa ASUS está dando conflito com o XTU, somos obrigados a fazer o undervolting pela BIOS mesmo, muito mais complicado que usar o XTU, então eu ainda não fiz.
Só ir na BIOS e configurar o offset. Vai fazendo saltos de -0.25mv até ficar estável no Prime95 ou teste do Aida. Bem de boa, melhor que softwareno Windows. Tem outras coisinhas pra ajudar a refinar, mas acho besteira.

Só que pelo menos comigo, tanto na época do Ryzen 2600, quanto agora com 11400F, undervolt sempre me tirou um cadinho de performance. Bem pouco, mas pontuou menos no benchmark.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.943
Reações
33.274
Pontos
1.554
maluco, 14700k e 13700k consome só uns 60 ~ 70 watts em jogos. A menos que voce esteja usando o tempo todo pra fazer render que puxa 200 watts da CPU, não é ele o culpado do calor no quarto.

Certos jogos com v-sync travado em 60hz deve ser isso mesmo, mas já em outros com fps liberado a depender da gpu a coisa pode mudar bem...simplesmente incrível a AMD aí no exemplo, consome BEM menos e ainda gera mais frames na mesma gpu.

Captura de tela 2024-03-04 125730.png
 

Aldeb@ran

Bam-bam-bam
Mensagens
1.275
Reações
1.525
Pontos
203
Testaram o RTX HDR? Cara, ficou tão espetacular, que usar o HDR sem isso não faz nem lógica. Problema é que isso pesa um pouquinho. Mas no PES21 aqui ficou absurdo. Realça as cores, intensidade do brilho, tudo sem clipar.


Po, q isso cara. Alan Wake 2?

Dentro das especificações recomendadas, todo mundo jogou Alan Wake 2 de boaça, surpreendentemente pra cima dos 60FPS. E não vamos esquecer que estamos falando do pináculo dos pináculos da qualidade gráfica, como o DF conseguiu esclarecer com máxima clareza.

Então querer querer que Alan Wake 2, o pináculo gráfico, rode bem em uma placa com projeto de exatamente 10 anos atrás (RX580 é uma RX480 overclockada)? Numa 1060 que tem o mesmo nível de vídeo integrado atualmente? Po, acho que ai é forcar a amizade legal...

E não pesquisei, mas acho bem difícil RX580 e 6600 terem a mesma performance em qualquer jogo. Incluindo Alan Wake 2. Diria que especialmente AW2.

Visualizar anexo 380117
Pior que as rx 580 e séries desse modelo ficou de fora da otimização , somente placas da nvidia da série 10xx vão se beneficiadas , a questão é que o steam deck roda esse jogo de boa em 720p no Low cara , e uma placa mesmo que seja de 10 anos atrás deveria conseguir rodar o jogo , o ps4 está aí recebendo jogos , a empresa se quisesse poderia fazer o jogo rodar até no ps4 porém eles tem interesse em forçar o upgrade. Falo isso porque o jogo não tem nada demais , ele é leve para um jogo de investigação , não há motivos para o peso dele. Colocarem um tecnologia nova de propósito para excluir e selecionar o público alvo onde claramente vimos que foi a nvidia que pagou por isso. Agora a própria nvidia está voltando atrás e dando suporte a placa dela por certamente pagou por isso.
Eu não vejo mal a evolução , só acho que deve fazer jus ao requerimento , ainda mais que dá para jogar de boa pela nuvem esse jogo pois é mais filme que jogo
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.478
Reações
34.594
Pontos
1.354
Testaram o RTX HDR? Cara, ficou tão espetacular, que usar o HDR sem isso não faz nem lógica. Problema é que isso pesa um pouquinho. Mas no PES21 aqui ficou absurdo. Realça as cores, intensidade do brilho, tudo sem clipar.


Po, q isso cara. Alan Wake 2?

Dentro das especificações recomendadas, todo mundo jogou Alan Wake 2 de boaça, surpreendentemente pra cima dos 60FPS. E não vamos esquecer que estamos falando do pináculo dos pináculos da qualidade gráfica, como o DF conseguiu esclarecer com máxima clareza.

Então querer querer que Alan Wake 2, o pináculo gráfico, rode bem em uma placa com projeto de exatamente 10 anos atrás (RX580 é uma RX480 overclockada)? Numa 1060 que tem o mesmo nível de vídeo integrado atualmente? Po, acho que ai é forcar a amizade legal...

E não pesquisei, mas acho bem difícil RX580 e 6600 terem a mesma performance em qualquer jogo. Incluindo Alan Wake 2. Diria que especialmente AW2.

Visualizar anexo 380117
É por essas e outras que terei que voltar para a nvidia, empresa que não liga em otimizar amd e a amd que não lança driver dando suporte a varios jogos novos, eu vi no canal do ancient e put* QUE PARIU
Eu tento usar amd, mas ela faz de tudo para perder publico.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.363
Reações
10.995
Pontos
1.409
Partiu 5080, e se deus quiser pelo menos 30% acima da 4090, ou seja, 100+ fps em todos os lançamentos em 4k

Isso se eu conseguir vender minha 4080, claro, kkkkk
eu n acho que vai chegar nisso ai n hein. acho que no máximo vai ser = a 4090. na série 4000 a 4080 é praticamente 1/2 da 4090... pra 5080 ficar igual a 4090, se a 5090 for 70% melhor, a 5080 ainda teria que ser uns 59% da 5090... e provavelmente o die da série 80 vai continuar sendo o que antes era da série 70, pq acho mto dificil NVIDIA fazer como antes e dividir o msm die entre 90 e 80, sendo que esse die vai valer mto mais sendo direcionado pra IA.
 

vitaminaum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.816
Reações
4.854
Pontos
1.014
eu n acho que vai chegar nisso ai n hein. acho que no máximo vai ser = a 4090. na série 4000 a 4080 é praticamente 1/2 da 4090... pra 5080 ficar igual a 4090, se a 5090 for 70% melhor, a 5080 ainda teria que ser uns 59% da 5090... e provavelmente o die da série 80 vai continuar sendo o que antes era da série 70, pq acho mto dificil NVIDIA fazer como antes e dividir o msm die entre 90 e 80, sendo que esse die vai valer mto mais sendo direcionado pra IA.
1709580188335.png

26% por cento superior segundo TechPowerUp, longe de 200% pra ser "1/2 4090". Existe a possibilidade da 5080 ser "só" uma 4090, e nesse caso vou aguardar as 6XXX. Tem que passar a 4090 uns 30% pelo menos pra eu cogitar.

A 4080 é 50% melhor que a 3080

1709580419124.png

Se a 5080 for 50% melhor que a 4080, já bate os 25% melhor que a 4090 e fica perto do que eu espero. Mas tem um povo hypando a próxima geração, então talvez o salto seja maior que 3XXX > 4XXX
 

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.021
Reações
3.174
Pontos
1.239
Visualizar anexo 380216

26% por cento superior segundo TechPowerUp, longe de 200% pra ser "1/2 4090". Existe a possibilidade da 5080 ser "só" uma 4090, e nesse caso vou aguardar as 6XXX. Tem que passar a 4090 uns 30% pelo menos pra eu cogitar.

A 4080 é 50% melhor que a 3080

Visualizar anexo 380217

Se a 5080 for 50% melhor que a 4080, já bate os 25% melhor que a 4090 e fica perto do que eu espero. Mas tem um povo hypando a próxima geração, então talvez o salto seja maior que 3XXX > 4XXX
To na mesma que voce, só cogito a série 5xxx (5070,5080) se superarem a 4090 em pelo menos uns 20-30%, pois é o que eu preciso para trocar de resolução e partir de 1440p para 4k, quero migrar para a nova resolução e jogar confortável, não batendo 60 fps e alguns games até menos se bobear, quero jogar no mesmo nível de frames igual eu jogo hoje em 1440p na 4070TI só que em 4k.

Mas chuto que uma 5080 deva chegar na casa dos 10-13k mil.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.747
Reações
20.807
Pontos
1.344
É, pelo jeito vou ter que fazer aquele esquema.

Vender a 4070 antes da sair a 5070. Nesse tempo vou me virando com uma 1660 usada.

Eu sempre faço isso quando consigo recuperar o preço vendendo a minha antiga. Se me oferecessem uns 5k em 2025 na minha 4080 e a 5080 tiver em 7k/7.5k eu troco fácil. Ainda mais que ela pode ser 20% acima da 4090 custando 1k pelo oq o LMID tem falado.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.113
Reações
7.163
Pontos
283
Lancaram o jogo todo cagado , e de propósito para quem tivesse pressa trocasse logo de placa, isso fez com quem tivesse uma 1080ti perdesse uma grana bem alta pois muitos desvalorizou a placa porque não rodava esse jogo bem.
Absurdo total a empresa lacar um jogo dessa forma.
Vi muitos donos de rx 580 que compraram no Aliexpress por r$300 vender a placa para pegar uma rx 6600 fazendo dívida e agora o jogo vai rodar quase mesma coisa em ambas as placas.
Está ai a prova de nunca comprar jogo no lançamento, e nunca querer trocar de placa porque o jogo rodou mal , desista-le , peça reembolso e va curtir um outro jogo. Pois mais para frente vão otimizar ele.
Esse Path Tracing aí lançado todo bugado e pesado vai ser outro que vai ficar leve , rodando até em steam deck em 720p em 30fps pelo menos

Absurdo uma empresa lançar jogos com tecnologias novas. Isso nunca ocorreu no passado, certo? :klol

Mesh shaders é uma tecnologia nova que está presente desde a série 2000, que hoje tem 6 anos de lançamento. E a 1080Ti é uma placa de 8 anos atraś.
O ganho visual é muito grande, além da performance. Foi possível usar Path Tracing sem pedir demais do hardware.

Fala sério, alguém precisa começar a usar tecnologias, senão tudo fica estagnado, como ficou na geração PS4. E o resultado é um dos jogos mais bonitos da geração. Se não tem placa compatível, não jogue. Ninguém morreu no passado por não conseguir rodar Crysis, Half-Life 2, Doom 3, etc.

Esse patch para a série 1000, significa que eles viram consumidores potenciais e resolveram criar uma solução de contorno específica para eles. Tanto que não melhorou para outras séries, como 900, o que poderia ser o caso se tivessem voltado a usar vertex shaders.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.747
Reações
20.807
Pontos
1.344
To na mesma que voce, só cogito a série 5xxx (5070,5080) se superarem a 4090 em pelo menos uns 20-30%, pois é o que eu preciso para trocar de resolução e partir de 1440p para 4k, quero migrar para a nova resolução e jogar confortável, não batendo 60 fps e alguns games até menos se bobear, quero jogar no mesmo nível de frames igual eu jogo hoje em 1440p na 4070TI só que em 4k.

Mas chuto que uma 5080 deva chegar na casa dos 10-13k mil.

Acho que a 5070 pode ser melhor dessa vez que a 4080 super. Mas se quer algo acima da 4090 só a 5080 mesmo. Pelo que o LMID acha nos vídeos dele. Mas esse ano talvez sai só a 5090 pros abastados de grana comprarem e o restante do lineup vai ser revelado na CES 2025.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Pior que as rx 580 e séries desse modelo ficou de fora da otimização , somente placas da nvidia da série 10xx vão se beneficiadas , a questão é que o steam deck roda esse jogo de boa em 720p no Low cara , e uma placa mesmo que seja de 10 anos atrás deveria conseguir rodar o jogo , o ps4 está aí recebendo jogos , a empresa se quisesse poderia fazer o jogo rodar até no ps4 porém eles tem interesse em forçar o upgrade. Falo isso porque o jogo não tem nada demais , ele é leve para um jogo de investigação , não há motivos para o peso dele. Colocarem um tecnologia nova de propósito para excluir e selecionar o público alvo onde claramente vimos que foi a nvidia que pagou por isso. Agora a própria nvidia está voltando atrás e dando suporte a placa dela por certamente pagou por isso.
Eu não vejo mal a evolução , só acho que deve fazer jus ao requerimento , ainda mais que dá para jogar de boa pela nuvem esse jogo pois é mais filme que jogo
É uma questão de conceito. O jogo foi lançado pensando em extrair o máximo de detalhes e qualidade gráfica para placas modernas e agora estão lançando um patch para otimizar pra série GTX1000, que não possui suporte ao Shader Mesh. Aparentemente a questão central pela qual placas antigas sofrem.

É claro que eles poderiam fazer rodar em sistemas mais simples, mas não só a experiência oferecida - o jogo se baseia muito na qualidade gráfica pra se sustentar - seria brutalmente afetada, mas também impactaria diretamente em todos os recursos necessários durante a produção.

Não é simples como parece.

Não tem nada de propósito. O mundo anda, não tem o que fazer.

E, pelo que falaram, foi a Remedy mesmo que otimizou o jogo para as GTX1000.

Motivo pra ele ser pesado não falta. Vc pode até não achar bonito, pois isso é meramente pessoal. Mas os EFEITOS utilizados são os mais avançados possíveis e demandam muito trabalho do hardware. Só assistir ao vídeo do DF explicando alguns detalhes. Tendo isso em vista, rodar como ele roda nas placas modernas de entrada, é bastante impressionante até. Tem jogos que não usam nem uma parte dos efeitos e dos recursos e entregam menos ou mesmo nível de performance.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo