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[Tópico Oficial] Heroes of the Storm

Farbanks

Ei mãe, 500 pontos!
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Pelo que vi Jaina, Leoric, Morales e Chromie tão com rework na build da Gamescom, além de algumas outras mudanças menores em outros heróis. Próximo patch note deve ser bem grandinho...

Só sei que quero aquela skin da Jaina Dreadlord logo também haha
 

NJunior

Sonysta Hunter
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Olá pessoal!
Confira os talentos e habilidades do próximo herói do Nexus.

Habilidades

Q – Morte e Decomposição: Após 0.5 s, lança um orbe que explode ao atingir um inimigo, causando 150 de dano aos inimigos na área. A explosão cria uma poça de decomposição que dura 2 s, causando 70 de dano a cada 0.5 s aos inimigos. Cooldown de 6 segundos, custa 20 de mana.

W – Nova Congelante: Cria uma nova que explode após 1 s, causando 212 de dano aos inimigos dentro da área e desacelerando-os em 35% por 2.5 s. Os inimigos no centro ficam enraizados por 1 s. Cooldown de 10 segundos, custa 45 mana.

E – Correntes de Kel’Thuzad: Arremessa uma corrente, causando 97 de dano à primeira Estrutura ou Herói inimigo atingido. Por 4 s após atingir um alvo, Kel’Thuzad pode relançar as Correntes em outro inimigo, puxando um para perto do outro e atordoando os dois por 0.5 s. Cooldown de 12 segundos, custa 45 de mana.

R1 – Impacto Gélido: Lança um meteoro de gelo em um Herói inimigo. O meteoro explode com o impacto, causando 100 de dano ao alvo e mais 275 de dano aos inimigos na área. Todas as vítimas atingidas pela Tumba Congelada ficam enraizadas por 1.5 s. Cooldown de 100 segundos, custa 70 de mana.

R2 – Fissura Sombria: Cria uma fissura em qualquer lugar do campo de batalha que explodirá após 1.5 s, causando 440 de dano aos inimigos na área. Cooldown de 15 segundos, custa 50 mana.

Especialização – Mestre das Trevas Gélidas: Missâo: Ganha 1 de Praga sempre que um herói for enraizado pela Nova Congelante ou atingido pelas Correntes de Kel’Thuzad. Recompensa: Após ganhar 15 de Praga, a recarga de todas as habilidades básicas é reduzida em 2s. Recompensa: Após ganhar 30 de Praga, aumenta em 75% o poder mágico.

Talentos

Nível 1

  • The Plaguelands (Q) – Aumenta a duração de Morte e Decomposição por 1 segundo. Após 30 acertos, aumenta o raio da poça de Morte e Decomposição por 30%.
  • Blighted Frost (W) – Nova Congelante causa 50% a mais de dano aos inimigos no centro. Após 30 acertos, aumenta a duração do enraizar da Nova Congelante em 0.5 segundos.
  • Barbed Chains (E) – Aumenta o dano das Correntes de Kel’Thuzad por 125%. Após 30 acertos, Correntes de Kel’Thuzad diminuem em 15 a armadura do inimigo por 4 segundos.
Nível 4

  • Strip Shields (E) – Puxar um herói com as Correntes de Kel’Thuzad garante a Kel’Thuzad um escudo permanente de 246 (no lvl 20), acumulando duas vezes. Adicionalmente, Correntes de Kel’Thuzad causa até 442 (no lvl 20) de dano a escudos.
  • Phylactery de Kel’Thuzad (Ativo) – Missão: Colete 10 globos de regeneração para carregar Phylactery de Kel’Thuzad. Recompensa: Phylactery de Kel’Thuzad pode ser ativado enquanto morto para voltar imediatamente para o Hall da Tempestade, mas precisa ser carregado novamente. Passiva: Kel’Thuzad se cura em 10% de todo dano mágico causado enquanto Phylactery está carregado.
  • Armor of the Archlich (Ativo) – Ative para ganhar 50 de armadura física por 4 segundos, na ativação, inimigos próximos recebem 99 (no lvl 20) de dano e são desacelerados em 35% por 4 segundos, 25 segundos de cooldown.
Level 7

  • Accelerated Decay (Q) – Toda vez que um herói é atingido pela poça de Morte e Decomposição, ele recebe mais 20% de dano periódico de Morte e Decomposição pelos próximos 4 segundos, acumula até 6 vezes.
  • Glacial Spike (Ativo) – Ative para criar uma lança que detona após 4 segundos, causando 360 (no lvl 20) de dano a inimigos próximos. A lança pode ser afetada pelas Correntes de Kel’Thuzad. Cooldown de 30 segundos.
  • Chilling Touch (Passivo) – A cada 8 segundos, ataques básicos de Kel’Thuzad atingem inimigos próximos. Causam dano mágico ao invés de físico, e desaceleram em 30% por 2 segundos.
Level 13

  • Ice Grasp (W) – Aumenta a duração da desaceleração da Nova Congelante em 1.5 segundos
  • Chains of Ice (E) – Depois de estunado pelas Correntes de Kel’Thuzad, alvos são desacelerados em 70% por 1.25 segundos.
  • Chain-Link (E) – Puxar dois heróis com Correntes do Kel’Thuzad reduzem seu cooldown em 4 segundos.
Level 16

  • Arcane Echoes (Q) – Acertar heróis com Morte e Decomposição reduz seu cooldown em 1.25 segundos.
  • Hungering Cold (W) – Inimigos atingidos pela Nova Congelante tomam dano adicional de 122 (no lvl 22) de dano toda vez que são atingidos por Kel’Thuzad pelos próximos 4 segundos.
  • Power of Icecrown (Passivo) – Estunar, enraizar ou desacelerar um herói garante 6% de poder mágico por 10 segundos, acumulando até 5 vezes.
Level 20

  • Deathchill (R1) – Quando o enraizar do Impacto Gélido passar, inimigos são desacelerados em 40% por 3 segundos. Inimigos mortos sob o efeito da Impacto Gélido liberam instantaneamente outra explosão de Impacto Gélido.
  • Might of the Scourge (R2) – Acertar um inimigo com Fissura Sombria reseta seu cooldown.
  • Shifting Malice (Ativo) – Ative para teleportar para frente, causando 221 (no lvl 21) de dano a inimigos no caminho. Abates resetam o cooldown de Shifting Malice. Cooldown de 240 segundos.
  • The Damned Return (Ativo) – Ative para criar uma Sombra de Naxxramas que dura 15 segundos, e imita os lançamentos de Morte e Decomposição lançados por Kel’Thuzad. Cooldown de 15 segundos.
 
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NJunior

Sonysta Hunter
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[Gamescom 2017] Reworks em diversos heróis a caminho!
22 de agosto de 2017 Nuno 0 Comments arenahots, BlizzHeroes, Crona, Gamescom, Heroes of the Storm, Jaina, Leoric, Morales, Rework

Olá pessoal! Muitas informações acabaram circulando hoje, além dos talentos do Kel’Thuzad (clique aqui para ver), tivemos reworks maiores em 4 heróis, além de alguns buffs e nerfs em outros.

Restam algumas dúvidas pela falta de mais informações ainda, porém temos uma boa idéia do que está por vir!

Reworks
Crona

  • Missão base do Q, adicionando 5 de dano permanente por golpe. Depois de 80 acertos, passado e futuro se tornará ativo (Onde você atira para causar dano leve na posição no passado)
  • Dano base do Q reduzido em 60%
  • Você tem um contador de “stacks” (quantas acertos de Q em linha consecutivos). 2 acertos consecutivos dão +10 de dano na missão, enquanto 3 acertos consecutivos dão +15, ao invés de 5.
  • Talentos do nível 1:
    • Missão do Q removida;
    • Se Q acertar 3 heróis de forma consecutiva, o bônus de dano é TRIPLICADO;
  • Talentos do nível 4:
    • Perfuração do Q removida;
    • Talento novo do E: Quando o temporizador da armadilha temporal é ativada, reseta as recargas do Q e do W;
  • Talentos do nível 13:
    • Talento que aumenta o alcance das habilidades foi removido.
    • Talento com 30 segundos de recarga adicionado: Você pode trocar de lugar com seu clone de areia (missão de base do Q).
    • Com isso, você pode voltar para a base e completar a mana e a vida, retornando para o campo de batalha instantaneamente, trocando de lugar com o Clone!
  • Talentos do nível 20:
    • Talento areias infinitas: Q Perfura heróis ao infinito;
    • Talento de melhoria do Loop temporal, lançando um loop temporal imediatamente quando aquele terminar.
Jaina

  • Recarga da Nevasca reduzida de 15 para 14 segundos;
  • Bloco de Gelo missão-base: Ao causar 15.000 de dano crítico (Especialização), Jaina ganha a habilidade bloco de gelo, com 40 segundos de recarga;
  • Ataques básicos do Elemental de Água agora “respingam” 25% do dano.
  • Talentos do nível 7:
    • Varinha da Fúria de Gelo: Ataques básicos em heróis resfriados causam 75% a mais de dano;
  • Talentos do nível 20:
    • Raio das Tempestades (Blink de Gelo) – Jaina terá um talento de teleporte personalizado, como Kerrigan ganhou um também. Poucas informações, mas a princípio irá aplicar sua passiva em heróis.
Leoric

  • Aumento da recarga do Q para 14 segundos. Quando acertar heróis, a recarga é reduzida pela metade e o custo de mana é devolvido também pela metade do custo original;
  • Ataques básicos racham, causando dano em área. A cada terceiro ataque básico, causa 100% de dano (em um ataque único) ;
  • Sepultar aumentou a recarga de 50 para 70 segundos.
  • Talentos do nível 1:
    • Consumir vitalidade: Q cura 4% do máximo de vida por inimigo atingido;
    • Fidelidade até a morte: Ganha Saúde e Mana quando tropas morrem;
    • Talento que cura 20% do máximo de vida ao longo de 4 segundos;
    • Bloquear removido;
  • Talentos nível 4:
    • Talento para aumentar o dano de Q em estruturas;
    • Talento para aumentar o range da rachadura;
    • Talento que aumenta a desaceleração da Clava.
  • Talentos nível 7:
    • Aumenta a cura do W;
    • Aumenta a veolocidade de movimento do W de -10% para + 10%;
    • Aumenta o range do W.
  • Talentos nível 13:
    • Desespero Incessante: Reduz a recarga do W;
    • Ossos Endurecidos: Ganha armadura durante a canalização do W;
    • Fantasma Agorento: Duração do E aumentada em 100%. Atravessar heróis reduz os danos causados por eles em 50% por 4 segundos (!!);
  • Talentos do nível 16:
    • Foco Real: Se você acertar 2 Q consecutivos, o segundo irá dar 50% a mais de dano. Acertar heróis consecutivos reduz a recarga do E em 7 segundos;
    • Esmagar esperança: Se o W durar o máximo de tempo, causa mais 15% de dano da saúde máxima do alvo;
    • Maça Mithral: Aumenta a velocidade de ataque permanentemente em 20% – Aqui temos algumas dúvidas, tem algum stack em matar heróis com o terceiro hit. Aguardamos por mais novidades.
  • Talentos do nível 20:
    • Raiva ardente: causa dano leve aos heróis inimigos. Os danos são dobrados quando W está ativo;
    • Sanguessuga Espectral: Quando o W é ativado, causa 2.5 de dano da vida do herói atingido, curando Leoric no dobro disso.
    • Sepultar agora silencia heróis;
    • Algum talento com efeito de “Protegido” (Possivelmente na outra habilidade heróica).
Ten. Morales

  • Mana removida. Agora utiliza energia para curar (Q). A energia se esgota e recarrega rapidamente;
  • Salveguarda e Granada são baseados apenas em recargas, não gastando energia;
  • Especialização: Redutor Caduceus agora retorna 2% do máximo de vida de morals por segundo enquanto canaliza a cura (Q);
  • Talentos do nível 1:
    • Suporte da vida (W): Cada vez que reduzir o dano, ganha 2 pontos de energia máxima (Máximo de 20);
    • Retorno de Caduceus: Ataques básicos concedem + 1 de energia. Ataques básicos contra heróis concedem + 4 de energia;
  • Talentos do nível 7:
    • Cleanse (Purificar) removido ;
    • Talento que concede 25 de armadura no W. Se o herói for atordoado, a duração do W irá duplicar;
    • Fisioterapia: W remove desaceleração do alvo afetado. Se remover a desaceleração, a recarga é reduzida em 4 segundos.
  • Talentos do nível 13:
    • Segunda opinião: Se a granada atingir 2 heróis, a recarga é redefinida para 1 segundo;
    • Talento que faz com que a granada cause grande dano a escudos e cause dano leve adicional ao longo de 2 segundos;
  • Talentos do nível 16:
    • Cuidado aumentado: Aumenta o alcance do E em 40%;
    • Primeira resposta: Se a energia estiver acima de 70, a cura do Q é aumentada em 25%;
    • Escudo Sequencial: W ganha duas cargas;
  • Talentos do nível 20:
    • Ambunave tem duas opções de melhorias: Uma deixa os heróis invulneráveis por 2 segundos ao sair da Ambunave;
    • A outra, cria um “check-in” no ponto entre Morales e a base aliada.
Ainda há rumores sobre um rework no Tyrael, porém ainda não conseguiram confirmar essa questão.

Ajustes menores
Alguns buffs e nerfs a seguir. Muitos até bem previstos!

Lúcio: Transição: cura passiva aumentada de 16 para 25 de vida;

Uther:

  • Armadura da especialização ao curar reduzida de 25 para 15;
  • Cura do Q ligeiramente aumentada para Uther e para o aliado curado;
  • Dano do W ligeiramente aumentado;
Garrosh: Duração do efeito de provocar na heróica do Grito aumentou de 1.5 para 2 segundos;

Auriel:

  • Esperança gerada por dano do herói com a coroa aumentou de 40% para 50%;
  • Redução de dano da detenção, caso o alvo não seja atordoado. Se ele for atordoado, o dano vai ser um pouco maior agora;
  • Talento do nível 7 erupção de luz removido ;
Açougueiro: Carnes deixadas por heróis mortos reduziu de 25 para 20. Carne perdida após a morte aumentou de 10 para 15.

Traduzimos as informações com base nesse post, originalmente postado no reddit.

São muitas mudanças! No decorrer do dia estaremos preparando mais conteúdo com as novidades.
E aí, o que vocês acharam?
 
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Seladonia

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Tava vendo os videos, curti o Kel.
Ele vai ter um role meio Butcher mas ao invés de farmar creep vai farmar tijolada nos heroi inimigo, depois que pega 30 pontos na passiva bate o powerspike e ele fica online pra carrega ro jogo.

Vou reinstalar o HOTS quando ele sair, curto o personagem e era o que eu mais jogava na época do DOTA 1 do Warcraft 3.



Ficou legal a animação de apresentação dele, nada especial tipo as cinematics mas pelo menos não passou batido já que é um dos maiores personagens do Warcraft.
Aliás na animação a Hammer ta do tamanho normal, podiam dar um remake nela pra personagem funcionar meio que parecido com as interações da D.Va e o mecha dela né?
 


NJunior

Sonysta Hunter
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Meys vocês viram os reworks? Temos no patch do KT: Leoric, Jaina, Lt. Morales e Chromie, o Leoric parece que saiu de b*sta suprema feeder pra caveira matadora, está dando mais dano e tankando mais, está mais fácil fugir pois ganhou meios de ter mais agilidade, muito bom o rework, a Morales agora usa Energy em vez de Mana, e é só pra Cura, as outras habilidades são só na base do Cooldown, a passiva dela agora só ativa quando ela está curando, então agora está diferente da passiva do Muradin, ganhou talentos úteis no lvl 20.

A Chromie está bem legal também pelo o que vi, agora ela consegue trocar de lucar com o corpo de areia que ela cria, e no lvl 20 ela pode pegar talento pro Q acertar todos os heróis no caminho. A Jaina foi mais leve o rework, mas agora ela está focada em dar ataque crítico. Esse patch vai ser muito bom, ansioso pra ele sair no PTR! No último vídeo que postei tem o MFPallytime testando todos os reworks.
 

Seladonia

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QUE CAVEIRÃO ESTILEIRA



Eu achava o Leoric alto (quando saiu parecia um demolidor de torre), o Kel ta gigantesco.
Tem algum heroi maior que ele?

É legalzinha a Skin dele, porem quem vai querer jogar de skin quando você pode JOGAR COM O KEL THUZAD?
É tipo downgrade.
 
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Ika Jamaica

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É então o leak está correto, o próximo é pra ser o Firebat do SC, depois vem Ana do OW e depois o Junkrat do OW.
Tenho medo de quando lançam personagem de OW. Quando lançaram D.Va, peguei nivel 15 com ela em uns três dias.

Ana <3
 

xDoom

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Sinto falta das skins masters. Não gosto muito dessas skins de zoeira.

Achei essa skin do Leoric star wars aí bem bostinha.

Vou ter de comprar jaina dreadlord e a sonya DK.

Finalmente um mago que fiquei com vontade de jogar.
 

SquallxD

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Essa série de documentário do Kel que a blizzard tá fazendo vai ser muito legal, vim aqui agora postar isso.

Eles tem uma estátua gigante do pajamathur, melhor lugar pra se trabalhar.
 

NJunior

Sonysta Hunter
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Quando um streamer usa um bug no PTR pra dar um gank!

Código:
https://clips.twitch.tv/LitigiousHeadstrongElkTooSpicy

:kkk
 

NJunior

Sonysta Hunter
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Juntando o leak dos próximos bonecos, temos o Firebat como próximo depois do KT, em seguida Ana do OW, Junkrat do OW, e o cara cita a Alexstrasza como algo especial para ela, agora... nos vídeos que a blizz está soltando do desenvolvimento do KT pescaram isso:
Wdye63y.jpg


Aqui em maior resolução:
mIostYF.jpg


Veja na esquerda da tela, então muito provavelmente até o fim do ano teremos depois do Junkrat já o Hanzo e depois vem a Alexstrasza, 3 do OW em sequencia! E aquela HERO LIST 2018 ali hein!?.... xD

Creio que o KIT do Hanzo irá ser o mais diferente em relação ao boneco no OW, uma habilidade é o Scatter arrow que deverá virar uma skillshot que rebate em parede, porém uma flecha única, a outra é a Sonic Arrow que deverá revelar uma área, já pra terceira habilidade básica dele já será alguma coisa nova como uma chuva de flechas, e a passiva deverá ser ativa pra pular terrenos. Vamos ver mas tem chão ainda pra ele kkkk.
 

Ika Jamaica

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Eu queria a Ana logo, mas paciência. Se Hanzo, Ana e Junkrat vierem pro Heroes of the Storm esse ano ainda, vai ter um pessoal bem incomodado.

Imagino que Firebat deva ser tipo Sgt. Hammer and Lt. Morales, ou seja, personagens novas criadas para representar as unidades siege tank e medic do StarCraft. Firebat provavelmente deveser homem, contudo, para o pessoal não chorar muito.

A propósito, curti seus posts mais cedo para não te deixar no vacuo total.
 

NJunior

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A propósito, curti seus posts mais cedo para não te deixar no vacuo total.
Obrigado mas não tem problema, eu continuo trazendo as novidades aqui mesmo que ninguém curta :lolwtf.

Eu queria a Ana logo, mas paciência. Se Hanzo, Ana e Junkrat vierem pro Heroes of the Storm esse ano ainda, vai ter um pessoal bem incomodado.

Com certeza mas pelo que aparenta depois do Firebat vem os 3 sem sequencia :coolface, só espero que nenhum tenha "habilidade" de atacar e andar ao mesmo tempo, chega né, já basta Tracer, Lucio, Genji e D.Va, daí eles fazem companhia pra Zarya da turma do para e ataca :kforever.

Imagino que Firebat deva ser tipo Sgt. Hammer and Lt. Morales, ou seja, personagens novas criadas para representar as unidades siege tank e medic do StarCraft. Firebat provavelmente deveser homem, contudo, para o pessoal não chorar muito.
Disso eu tenho certeza, depois do HATE do povo pra Hammer ser uma mulher "generica" e não o Edmund Duke acho que eles não tem "peito" de colocar uma mulher dentro d"o" Firebat! :obrigue
 

Ika Jamaica

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Com certeza mas pelo que aparenta depois do Firebat vem os 3 sem sequencia :coolface, só espero que nenhum tenha "habilidade" de atacar e andar ao mesmo tempo, chega né, já basta Tracer, Lucio, Genji e D.Va, daí eles fazem companhia pra Zarya da turma do para e ataca :kforever.
Genji ataca andando? Nunca reparei. Acredito que todos vão ter gimmicks interessante. Acho que talvez Ana e Junkrat não tenham ataques básicos ou pelo menos um deles. Ana poderia ter um Q com cooldown bem baixo (1s) que seria o M1 dela no Overwatch. Alternativamente, o M1 do Junkrat pode ser o Q dele no Heroes of the Storm, também. Acho que o Junkrat vai ser bem parecido com Ziggs do League of Legends.

Minha curiosidade é sobre o Nanoboost da Ana, que é muito parecido com Stim Drone da Lt. Morales.
Disso eu tenho certeza, depois do HATE do povo pra Hammer ser uma mulher "generica" e não o Edmund Duke acho que eles não tem "peito" de colocar uma mulher dentro d"o" Firebat! :obrigue
Eu acho elas duas legais, principalmente a Hammer, mas entendo que nem todos gostem.
 

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Genji ataca andando? Nunca reparei. Acredito que todos vão ter gimmicks interessante. Acho que talvez Ana e Junkrat não tenham ataques básicos ou pelo menos um deles. Ana poderia ter um Q com cooldown bem baixo (1s) que seria o M1 dela no Overwatch. Alternativamente, o M1 do Junkrat pode ser o Q dele no Heroes of the Storm, também. Acho que o Junkrat vai ser bem parecido com Ziggs do League of Legends.

Minha curiosidade é sobre o Nanoboost da Ana, que é muito parecido com Stim Drone da Lt. Morales.
O Genji meio que ataca andando, já que o ataque dele é triplo você pode iniciar o ataque e mover enquanto ele solta as duas ultimas shurikens, mas daí tem que mandar ele atacar novamente. A Ana quero ver o que vão fazer com ela pro esquema de cura.

Eu acho elas duas legais, principalmente a Hammer, mas entendo que nem todos gostem.
Eu curto as duas, ficaram personagens bem feitas, combinam com a proposta das personagens, e a Morales com o rework vai ficar mais legal de jogar ainda.
 

NJunior

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Achei uma matéria legal falando dos suportes:
http://www.arenahots.com.br/vamos-falar-sobre-os-suportes/

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Conteúdo Rework
Vamos falar sobre os suportes!
1 de setembro de 2017 Nuno 0 Comments arenahots, BlizzHeroes, Cleanse, Heroes of the Storm, Purificar, Suporte, Support
Olá pessoal, tudo bem?

Bom, hoje eu decidi trazer um artigo para vocês falando sobre uma classe que já sofreu bastante no nexus por falta de opções, mas que tem recebido uma atenção especial ultimamente.
Sim, estamos falando dos nossos queridos suportes!

Em 2017 a classe recebeu dois heróis novos e diversos reworks. O que chama bastante a atenção, é a variedade na jogabilidade que essas mudanças trouxeram para a classe, além do meta voltado em um talento peculiar, que costumava ser bem decisivo na classe: O Cleanse (Purificar).

As polêmicas do poderoso Cleanse

Resumindo um pouco a história, o Cleanse (Purificar) é um talento do nível 7, que estava presente na maioria dos suportes até o ultimo ano. E também, era um talento que costumava decidir o meta, tornando praticamente obrigatória a escolha desse talento nos jogos de alto nível. Os suportes que não tinham esse talento (ou uma variável deles), acabavam ficando de fora das principais escolhas nos jogos do competitivo.

Mas o que faz o Cleanse tão poderoso?

O Cleanse deixa um herói irrefreável por apenas 1 segundo e tem a recarga de uma habilidade heróica. Parece pouco né? Mas imagina o poder que ele tem para salvar um herói de um gank no instante certo, ou então evitar que esse herói seja pego em um CC muito forte como Anel de Gelo da Jaina ou Roda Punk do CTE.
Com jogadores habilidosos, o Cleanse pode virar uma TF com facilidade, tirando a força de inimigos com composições voltadas para o CC.

A resposta da Blizzard

No início do ano, tivemos em um dos QeA com desenvolvedores do reddit um breve debate sobre o Cleanse, onde foi comentado que eles estavam planejando mudanças para diversificar mais as escolhas de talentos no nível 7 dos suportes, tornando o cleanse menos “obrigatório” no meta. E passando alguns meses desde essa declaração, a gente pode ver que de fato, isso está acontecendo.

Para entender melhor como isso está impactando no meta, vamos conferir o que foi trabalhado nos heróis da classe no ultimo ano.

Novos Heróis
De agosto de 2016 até agosto de 2017, tivemos a adição de três heróis com a função de suporte: Auriel, Lúcio e Stukov.
A peculiaridade entre eles? Nenhum deles possui Cleanse! Porém, há alguns talentos ou habilidades neles que podem fazer uma função parecida, de forma mais situacional e diversificada. Isso aliás, virou tendência também nos reworks de heróis.

Vamos conferir um pouco os detalhes desses 3 heróis, para entender melhor cada situação:

Auriel: O arcanjo da esperança é um suporte que, quando combinada com um assassino de dano constante, trás muita cura em área para o time. Suas habilidades dependem apenas da recarga, pois ela não tem mana, utilizando esperança para curar.
Alternativa ao Cleanse: A sua habilidade heróica Cristal de Aegis protege um aliado, deixando ele em um “casulo”. Pode funcionar de forma semelhante ao Cleanse, porém o alvo acaba ficando em uma posição fixa, podendo se tornar uma presa fácil depois que o efeito da habilidade terminar. Basicamente, esse é o único efeito da Auriel contra o CC pesado.

Lúcio: Tem uma áurea de cura ou velocidade de movimento passiva. Seu diferencial está no fato de conseguir manter o time relativamente saudável nas lutas e trazer bastante mobilidade ao time.
Alternativa ao Cleanse: Lúcio possui um talento no nível 20, que ao amplificar sua música, ele REMOVE o CC dos aliados. Isso também trás uma jogabilidade diferente, pois não há como evitar o CC. Porém, o fato de ser um “remove CC” em área é bem interessante e poderoso. MAS, isso acaba acontecendo apenas no nível 20. O que pode acabar sendo tarde demais.

Stukov: Consegue equilibrar bem a alta cura através dos seus patógenos curativos, com um kit de CC muito forte. Silence, duas habilidades heróicas com zoneamento e desacelerações fazem parte do kit básico do herói.
Alternativa ao Cleanse: Stukov não tem uma boa ferramenta para controlar o CC inimigo. A sua arma central está no Zoneamento.

Até os relativos nerfs, esses heróis estavam sendo utilizados com frequência nos campeonato. Tanto a proteção (cura), quanto o trabalho no kit e nas habilidades heróicas dos três heróis compensavam a falta do cleanse, tornando-os viáveis em diversas situações.

Já falamos dos lançamentos de heróis, agora vamos falar dos reworks!

Reworks dos Suportes em 2017
Contando com o mais recente (Tenente Morales) tivemos 5 reworks na classe esse ano. Um numero bem expressivo! Desses 5, apenas 1 herói tem o Cleanse: Uther. Vamos dar uma olhada nesses reworks:

Tassadar (off-suporte): O high-templar recebeu um rework, onde o seu ataque básico foi transformado em uma fonte de CC, além de ter melhorias no arconte e alguns ajustes para torná-lo mais equilibrado. O herói já não possuia o cleanse e continou sem ele.

Tyrande (off-suporte): Tyrande foi a primeira heroína a receber o rework com missões que progridem infinitamente, dependendo da habilidade dos jogadores para tirar o melhor proveito. Ela não tinha cleanse e também não ganhou cleanse após o rework. Porém, ela ganhou um talento que “remove stun” ao curar, além de talentos para redução de dano dos inimigos, que tem ficado mais popular e também ajuda a defender aliados vulneráveis.

Uther: O único que permanece com o Cleanse dessa lista, curiosamente é também o suporte que menos utiliza esse talento! Pós-rework, Uther dá armadura para heróis que são curados por ele. E no nível 7, temos um concorrente que desbancou cleanse e já levou até alguns nerfs pois estava bem forte: Curar heróis que estão com CC aumenta a armadura dada a esse herói para 50% (75% antes do nerf). Isso faz com que o CC dos inimigos tenha bem menos força. Sem falar que a recarga dessa habilidade é a recarga de sua cura, muito menor que os 60 segundos de um Cleanse. Tá aí uma alternativa excelente para a habilidade!

Malfurion: também se tornou um herói recompensador pela habilidade dos jogadores. Até esse rework, ele era o queridinho entre os suportes. Com a remoção do cleanse e sem talentos tão interessantes no nível 7, aliados com alguns nerfs em Sonho do Crepúsculo, Malfurion se tornou uma opção interessante para o forte meta do dual-healer (vamos comentar melhor abaixo), mas como Solo-Suporte ele pode encontrar dificuldades.

Morales: O rework da Morales está no PTR ainda e chega na próxiam terça-feira no servidor oficial. Além de remover a mana da nossa médica (que agora usa energia apenas para curar), tivemos uma mudança na sua passiva e, assim como os outros heróis, uma mudança na árvore de talentos, que removeu o cleanse do nível 7. Porém, Morales recebeu dois talentos no mesmo nível que são mais situacionais: Na primeira opção, Salve-Guarda remove desacelerações e, se fizer isso, terá a recarga reduzida pela metade. Na outra, Salve-Guarda concede o dobro de armadura para alvos atordoados e a duração do escudo é pausada durante o tempo de atordoamento.

Podemos ver que, de uns temos pra cá, o Cleanse está se tornando cada vez menos presente. Contudo, alguns suportes ainda terão variáveis para se proteger do CC de forma mais situacional, enquanto outros não vão ter.
Porém, agora temos suportes para reduzir o dano de inimigos, zonear, controlar desaceleramentos, controlar stun e claro, controlar o CC em geral. Esses nichos acabaram mudando bastante o meta, trazendo o que atualmente está sendo uma das combinações mais fortes: A composição do dual-healer, ou do Hyper Carry.

Meta do Dual-Healer/Hyper Carry
Essa composição é simples: Dois suportes que trazem muita proteção e utilidade, um tank, um solo-laner sólido e um assassino que terá seu poder acentuado na composição. Pronto! Temos o meta do Hyper Carry.

As combinações de suportes estão bem variadas. Quase todos os suportes conseguem se destacar no meta, desde que combinados de maneira correta.
Por exemplo: Se o time inimigo estiver com CC muito forte e burst-damage, não é sábio pegar um dual-sup de Lúcio e LiLi, por exemplo.

Se acompanharmos as HGCs do EU e NA, veremos que essas composições estão bem populares. Os times acabaram adotando essa alternativa para lidar com essas mudanças e trabalhar sem o suporte “OP” do meta, trazendo algo sólido da mesma forma.
Isso não significa que não veremos mais o unico suporte, não! Em diversas situações os nossos healers conseguem efetuar o papel deles solo. Porém, se tratando de nível competitivo, o meta do duplo suporte está em alta. E isso é um reflexo as mudanças que tivemos nesse ano. Além de trazer vários suportes para o Meta, os reworks trouxeram outras forças além da cura, distribuindo os heróis da classe para atender diversas necessidades específicas.
Outro fato interessante, é que alguns suportes que tinham o Cleanse mas estavam abaixo no Meta acabaram voltando com essas composições de duplo suporte, como a Asaluz por exemplo.

Bom, depois de todas essas informações sobre o meta, reworks e novas adições, percebemos que nossos suportes estão se dividindo em nichos, acentuando a força deles em situações específicas. Dessa forma, vamos dar um overview da classe:

O Nicho dos Suportes
Malfurion: está causando um dano considerável para a classe, além de ter um kit utilitário, com algum CC, reposição de mana aos aliados e redução de dano. Sua cura tem que ser bem gerenciada, pois não tem um burst heeal e não tem proteções contra CC.

Uther: está com foco em proteção e utilidade, sendo o melhor suporte contra composições de forte CC. Gerenciar as altas recargas de Uther e a armadura de sua passiva é um desafio para torná-lo forte.

Lúcio: é uma boa escolha contra composições de poke, mas não tem um Burst Heal tão alto e nem proteção contra CC. A mobilidade que ele trás ao time pode ser uma ferramente importante a ser explorada.

Stukov: tem muito CC, zoneamento e cura relativamente alta. Porém, pode sofrer contra composições de CC forte, principalmente contra ele próprio, reduzindo drasticamente o potencial de cura da sua especialização.

Asaluz: não consegue ter um burst-heal e, dependendo da composição, precisa ficar exposta para curar. Porém tem um kit de proteção e zoneamento interessante. Além de ter um deslocamento global e ainda possuir cleanse.

Kharazim: combina bem com composições de dive, trazendo cura em área, mobilidade e proteção, além de dano considerável. Com talentos, sua arremetida deixa um aliado irrefreável, porém pode deixar Kharazim mais exposto. Ainda assim, pode ser muito interessante contra o CC inimigo. Porém, acaba sendo uma opção menos interessante para times que não lutam próximos.

Rehgar: também combina bem em composições de dive, tem uma cura constante e dano razoável. Sua mobilidade é um diferencial, porém pode sofrer um pouco para ficar na frontline em alguns casos. Continua com o Cleanse.

Morales: tem uma cura single-target muito alta, com zoneamento na sua granada e algumas alternativas contra desaceleração ou stun. Combina bem com heróis de dano físico, mas não tem um kit muito utilitário.

Auriel: combina bem em composições com dano constante, onde ela sempre está com energia. Tem uma boa proteção com o Égide de Cristal e um pouco de zoneamento. Não combina muito bem em composições de muitos divers, onde pode dificultar o uso de sua cura em área, perder o alcance do herói com a coroa (dificultando a geração de energia e, consequentemente a cura), além de ficar exposta caso tenham muitos heróis assim no seu time.

LiLi atualmente ela está funcionando de forma razoável apenas com duplo suporte, combinada com heróis como a Cássia, que tem bônus de dano para heróis cegados. Também tem força contra heróis de dano físico, além de causar um dano considerável para a classe e ainda tem no seu kit o famoso talento.

Tyrande: Usada apenas em duplo suporte. Tem bom CC, capacidade de redução de dano dos inimigos e tem dano absurdo. A utilidade de seu kit é muito grande, com quebras de armadura, visão em área e etc. Não tem cura suficiente para manter o time saudável sozinha.

Tassadar: Usado apenas em duplo suporte. Tem boa proteção com escudos, dano considerável e um kit muito utilitário. Não consegue manter todo o time saudável sozinho.

Não são suportes, mas podem ser considerados como:

Medivh: Muita utilidade para o time, com deslocamento dos portais, visão dos inimigos e proteção.

Abathur: Consegue dar visão para o time, além de avançar muito bem as rotas com sua passiva. Sua utilidade com a simbionete é muito grande e pode acentuar bem heróis com bom dano físico que atacam de perto, como Illidan.

Zarya: Um pouco abaixo no meta, ela pode ser usada como alternativa ao Tassadar, com bom zoneamento nas suas habilidades heróicas e bastante Poke, além de proteção.



Observação: Os heróis que estão em itálico, são os que ainda tem cleanse no seu kit.

Podemos ver que as opções são bem variadas, não é mesmo? Ainda temos alguns heróis viáveis como Solo-Healer em qualquer composição, mas deixa um pouco mais dificil de manter o equilibrio nesses heróis, para não trazer uma disparidade tão grande. Com isso, heróis que desempenham bem essa função (Como Uther e Auriel), tem tomado alguns nerfs para manter o equilíbrio tanto durante as partidas como Solo-Healer, quanto em composições de Hyper-Carry também.
Parece bobagem, mas o poder de um talento acabou mudando completamente o nosso meta!

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E ainda teremos em breve a Ana com seu Sleep e seu Nanoboost, que provavelmente aumentará o dano básico e de habilidades por um período de tempo, imagina em um time dual sup a Ana e a Morales, a Ana com o nanoboost aumenta o dano geral do personagem, e a Morales com o stim drone aumenta a velocidade de ataque e movimento do personagem usados em um Thrall/Illidan/Butcher/Zul'Jin da vida o que vira! :lolwtf
 

Seladonia

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Eu juro que não consigo ler algo sobre hots em portugues, eu leio leio leio e sinto que não entendi nada direito.
Quando tem patch eu sempre tenho que clicar na versão em inglês do site pra ler as mudanças.
 

xDoom

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Essa season foi triste pra mim, nunca perdi tanta partida por troll igual tem acontecido. Rolou um jogo que meu time tinha UM ABATHUR MELEE, ELE IA PRA LANE DAR TAPA NOS NPC's
 
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