Nebula
Bam-bam-bam
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Há dois tipos de inimigos em games: aqueles os quais você fica contente em enfrentar, seja por progresso ou pelo desafio em si, e aqueles que fazem você ficar olhando em volta a cada passo, desejando que tais capirotos não estejam por perto, e que nem façam questão de aparecer. Confiram aí embaixo uma lista criada por mim, reunindo 10 dos inimigos gamísticos que mais instigam calafrios:
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10º: Piggsy (Manhunt)
O que compõe a capacidade dum personagem em fazer você jogar sentado num penico às vezes nem é um aspecto em especial, mas uma combinação deles. Analisemos as belas qualidades de Piggsy: um psicopata com grave retardo mental e crise de personalidade, acreditando ser um porco; tanto que veste a cabeça de um por cima de sua própria e grunhe ao atacar ou ser atacado. Ah, e uma motosserra. Outro fator de peso sobre a medonhidade de Piggsy é o contraste entre ele e o resto dos inimigos do jogo: todos os outros são assassinos "normais", algo que eleva ainda mais o choque e o cagaço durante o momento em que você é obrigado a enfrentar um debiloide homicida perturbador, com uma motosserra, e peladão.
9º: Cherubs (Doom 3)
Um tipo de mistura que sempre se torna arrepiante com pontos de vantagem é a de algo horripilante com algo totalmente inocente. Os cherubs de Doom 3 são demônios que se assemelham a bebês, com a diferença de aparentarem um leve toque de experimentos genéticos feitos entre uma criança de 6 meses e uma mosca varejeira. O resultado é o inimigo mais enojante e perturbador de todo o jogo. O cenário de ter que enfrentar um grupo destas coisas num dos infinitos corredores estreitos e escuros do game não é dos mais bonitos, menos ainda pelo fato da criatura chorar como um bebê enquanto ataca ou sofre dano.
8º: Librarians (Metro 2033)
Convenhamos, algumas vezes inimigos quietos metem mais medo, e os librarians de Metro 2033 abusam disso sem um pingo de vergonha na cara. As criaturas são encontradas em zonas escuras e subterrâneas do jogo, às vezes em grupos, e não atacam o jogador à vista. Porém, eles se aproximam lentamente, e se você tentar sair de fininho e desviar a câmera dos garotos por um momento que seja, eles estarão vários passos mais próximos de você. Repita o processo algumas vezes e os librarians finalmente se tornarão hostis. Sendo um inimigo muito forte, com uma resistência consideravelmente alta e deslocando-se em um ambiente escuro, o bichano faz jus ao modo aterrador com que sempre se apresenta.
7º: The Hunter (Dead Space)
As criaturas oriundas de Dead Space não são nem um pouco amáveis. Parasitas alienígenas de tecido humano morto que se hospedam e deformam o corpo em diversas formas grotescas, tendo em grande escala uma adorável preferência por se esconder em tetos e dutos de ventilação. O hunter em particular foi criação de um cientista louco e traidor mizerávi que estava a bordo da nave onde se passa o primeiro jogo, e além de repulsivo, enorme, ágil, extremamente forte, seu frustrante hábito de se deslocar por lugares próximos de você e uma animação macabra e detalhada de como ele te mata, o bicho simplesmente não morre. Todo membro que você destrua será regenerado em um instante, e para melhorar, esta mesma criatura te persegue por 4 capítulos diferentes. Fantástico.
6º: Regenerators (Resident Evil 4)
Resident Evil 4 é frequentemente citado como sendo o game da saga que "cortou por definitivo os laços com o horror característico da série", algo que é desbancado por um momento nas partes finais do game. O primeiro encontro com os regenerators é um exercício para a musculatura do furico, visto que, como o nome já implica, os malditos regeneram todo e qualquer buraco ou desmembramento por tiro em um instante, e você tem que enfrentá-los em ambientes perigosamente estreitos. Suas vindas, anunciadas de uma respiração áspera e ofegante, só não são mais inquietantes do que os momentos de esforço em vão, desperdiçando toda sua munição em um bicho que anda lenta e calmamente em sua direção e é indiferente aos múltiplos tiros de 12 desferidos em sua bela face.
5º: Chris Walker (Outlast)
Outlast é um jogo onde você controla um jornalista explorando um asilo isolado e tomado por seus pacientes, e tudo que você faz se resume a correr, se esconder em armários ou debaixo de camas e rezar pra que não te achem. Dentre todos os pontos terrivelmente tensos do game, se destacam os encontros com o cidadão acima. Os malditos momentos quando a música infartante dispara e você se dá conta de que tá brincando de gato e rato com um psicopata gigante no escuro enquanto é chamado aos murmúrios de "pequeno porquinho", e a única coisa que você tem em mãos pra fazer qualquer coisa é uma tekpix com câmera noturna e que exige reposição de bateria a cada 5 minutos. Não dá. Simplesmente não dá pra gostar desse cara, exceto por sua simpatia, já que ele nunca deixa de sorrir.
4º: Kusabi (Fatal Frame II: Crimson Butterfly)
Fatal Frame foi uma franquia protagonizada por garotas asiáticas levando velhas máquinas fotográficas para um antigo vilarejo massacrado, sinopse que seria traduzida na linguagem popular para "vai dar m****". Em todos os jogos, sua única forma de defesa é fotografar os fantasmas antes que eles cheguem perto o suficiente para causar dano. Porém, o mesmo não se aplica ao Kusabi, que é imune à feitiçaria imbuída na câmera da protagonista e precisa de um simples toque para matar. Espíritos malignos caracterizam-se por terem sofrido mortes violentas, e o que ocorreu com um folclorista estrangeiro que fora vítima dos rituais da aldeia foi o suficiente para trazê-lo de volta como a criatura acima. O rito de tortura pelo qual passara antes de ser jogado em um buraco sem fundo envolvia o lento rompimento, por cordas, de todos os ligamentos de seu corpo e uma longa série de dilacerações e mutilações logo após. Francamente, o cara até que teve justificativas pra voltar como o bicho mais demoníaco dum jogo que já é digno de artefato de magia negra.
3º: Reborn Laura (The Evil Within)
Medo de garotinhas orientais? Aracnofobia? Por que não os dois? Reborn Laura é uma sub boss da campanha de The Evil Within, e não conta apenas com sua aparência extremamente medonha para estar nessa lista, se bem que é um dos fatores de maior peso. Sério. Olha pra esse esboço de amigo imaginário do próprio capeta. Enfim, entre seus outros atributos estão imunidade total a tiros, habilidade de desaparecer e spawnar em corpos ensanguentados aleatórios pelo cenário, teleportar-se instantaneamente para mais perto de você enquanto caminha e seus singelos gritos, que parecem vir de alguma mulher sendo esfaqueada até a morte com uma faca de pão cega. Não esqueçamos que, assim como todos os outros inimigos do game, Laura tem uma animação única de como mata o protagonista, arrancando-lhe a cabeça com sua boca depois de uma sequência rápida de dilacerações.
2º: Pyramid Head (Silent Hill 2)
O que pode ser mais intimidador do que um ser pálido, gigante, vestindo trajes de açougueiro ensanguentados, uma pirâmide metálica gigante em sua cabeça e empunhando uma lâmina grande o suficiente pra dividir um cavalo em dois? Nem tantas coisas. Além de ser a encarnação do desejo por punição própria, sua personalidade ridiculamente fria, respiração pesada e o ruído metálico agonizante que faz ao arrastar seu facão pelo chão, logo em sua primeira aparição, no começo do game, você contempla de dentro de um armário mais um fator em especial para a noção de como todo encontro com esse cara será desesperador. A dica é uma palavra que começa com "es" e termina com "tupro", e esta é efetuada em um dos outros monstros do game. E não, não é uma piada.
1º: Gatherers (Amnesia: The Dark Descent)
Almas torturadas e distorcidas de soldados que morreram de formas horríveis há muito tempo atrás, os gatherers não são exatamente simpáticos, tampouco convidativos. Em Dark Descent você é alguém que acorda sem lembranças em um antigo castelo (que por sinal, é escuro pra caceta) e vai descobrindo fatos sobre a história do lugar à medida que o explora, acompanhado de um medidor de sanidade in-game, que reduz à medida que você fica sem luz por muito tempo ou olha diretamente para essas... coisas. Baixando a sanidade, sua visão se distorce, alguns objetos no ambiente ao redor tomam formas perturbadoras e você enxerga coisas que não estão ali, o que, junto à presença dos gatherers e ao fato de você atravessar o game inteiro desarmado, torna tudo uma bela duma sacanagem com as suas cuecas.
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10º: Piggsy (Manhunt)
O que compõe a capacidade dum personagem em fazer você jogar sentado num penico às vezes nem é um aspecto em especial, mas uma combinação deles. Analisemos as belas qualidades de Piggsy: um psicopata com grave retardo mental e crise de personalidade, acreditando ser um porco; tanto que veste a cabeça de um por cima de sua própria e grunhe ao atacar ou ser atacado. Ah, e uma motosserra. Outro fator de peso sobre a medonhidade de Piggsy é o contraste entre ele e o resto dos inimigos do jogo: todos os outros são assassinos "normais", algo que eleva ainda mais o choque e o cagaço durante o momento em que você é obrigado a enfrentar um debiloide homicida perturbador, com uma motosserra, e peladão.
9º: Cherubs (Doom 3)
Um tipo de mistura que sempre se torna arrepiante com pontos de vantagem é a de algo horripilante com algo totalmente inocente. Os cherubs de Doom 3 são demônios que se assemelham a bebês, com a diferença de aparentarem um leve toque de experimentos genéticos feitos entre uma criança de 6 meses e uma mosca varejeira. O resultado é o inimigo mais enojante e perturbador de todo o jogo. O cenário de ter que enfrentar um grupo destas coisas num dos infinitos corredores estreitos e escuros do game não é dos mais bonitos, menos ainda pelo fato da criatura chorar como um bebê enquanto ataca ou sofre dano.
8º: Librarians (Metro 2033)
Convenhamos, algumas vezes inimigos quietos metem mais medo, e os librarians de Metro 2033 abusam disso sem um pingo de vergonha na cara. As criaturas são encontradas em zonas escuras e subterrâneas do jogo, às vezes em grupos, e não atacam o jogador à vista. Porém, eles se aproximam lentamente, e se você tentar sair de fininho e desviar a câmera dos garotos por um momento que seja, eles estarão vários passos mais próximos de você. Repita o processo algumas vezes e os librarians finalmente se tornarão hostis. Sendo um inimigo muito forte, com uma resistência consideravelmente alta e deslocando-se em um ambiente escuro, o bichano faz jus ao modo aterrador com que sempre se apresenta.
7º: The Hunter (Dead Space)
As criaturas oriundas de Dead Space não são nem um pouco amáveis. Parasitas alienígenas de tecido humano morto que se hospedam e deformam o corpo em diversas formas grotescas, tendo em grande escala uma adorável preferência por se esconder em tetos e dutos de ventilação. O hunter em particular foi criação de um cientista louco e traidor mizerávi que estava a bordo da nave onde se passa o primeiro jogo, e além de repulsivo, enorme, ágil, extremamente forte, seu frustrante hábito de se deslocar por lugares próximos de você e uma animação macabra e detalhada de como ele te mata, o bicho simplesmente não morre. Todo membro que você destrua será regenerado em um instante, e para melhorar, esta mesma criatura te persegue por 4 capítulos diferentes. Fantástico.
6º: Regenerators (Resident Evil 4)
Resident Evil 4 é frequentemente citado como sendo o game da saga que "cortou por definitivo os laços com o horror característico da série", algo que é desbancado por um momento nas partes finais do game. O primeiro encontro com os regenerators é um exercício para a musculatura do furico, visto que, como o nome já implica, os malditos regeneram todo e qualquer buraco ou desmembramento por tiro em um instante, e você tem que enfrentá-los em ambientes perigosamente estreitos. Suas vindas, anunciadas de uma respiração áspera e ofegante, só não são mais inquietantes do que os momentos de esforço em vão, desperdiçando toda sua munição em um bicho que anda lenta e calmamente em sua direção e é indiferente aos múltiplos tiros de 12 desferidos em sua bela face.
5º: Chris Walker (Outlast)
Outlast é um jogo onde você controla um jornalista explorando um asilo isolado e tomado por seus pacientes, e tudo que você faz se resume a correr, se esconder em armários ou debaixo de camas e rezar pra que não te achem. Dentre todos os pontos terrivelmente tensos do game, se destacam os encontros com o cidadão acima. Os malditos momentos quando a música infartante dispara e você se dá conta de que tá brincando de gato e rato com um psicopata gigante no escuro enquanto é chamado aos murmúrios de "pequeno porquinho", e a única coisa que você tem em mãos pra fazer qualquer coisa é uma tekpix com câmera noturna e que exige reposição de bateria a cada 5 minutos. Não dá. Simplesmente não dá pra gostar desse cara, exceto por sua simpatia, já que ele nunca deixa de sorrir.
4º: Kusabi (Fatal Frame II: Crimson Butterfly)
Fatal Frame foi uma franquia protagonizada por garotas asiáticas levando velhas máquinas fotográficas para um antigo vilarejo massacrado, sinopse que seria traduzida na linguagem popular para "vai dar m****". Em todos os jogos, sua única forma de defesa é fotografar os fantasmas antes que eles cheguem perto o suficiente para causar dano. Porém, o mesmo não se aplica ao Kusabi, que é imune à feitiçaria imbuída na câmera da protagonista e precisa de um simples toque para matar. Espíritos malignos caracterizam-se por terem sofrido mortes violentas, e o que ocorreu com um folclorista estrangeiro que fora vítima dos rituais da aldeia foi o suficiente para trazê-lo de volta como a criatura acima. O rito de tortura pelo qual passara antes de ser jogado em um buraco sem fundo envolvia o lento rompimento, por cordas, de todos os ligamentos de seu corpo e uma longa série de dilacerações e mutilações logo após. Francamente, o cara até que teve justificativas pra voltar como o bicho mais demoníaco dum jogo que já é digno de artefato de magia negra.
3º: Reborn Laura (The Evil Within)
Medo de garotinhas orientais? Aracnofobia? Por que não os dois? Reborn Laura é uma sub boss da campanha de The Evil Within, e não conta apenas com sua aparência extremamente medonha para estar nessa lista, se bem que é um dos fatores de maior peso. Sério. Olha pra esse esboço de amigo imaginário do próprio capeta. Enfim, entre seus outros atributos estão imunidade total a tiros, habilidade de desaparecer e spawnar em corpos ensanguentados aleatórios pelo cenário, teleportar-se instantaneamente para mais perto de você enquanto caminha e seus singelos gritos, que parecem vir de alguma mulher sendo esfaqueada até a morte com uma faca de pão cega. Não esqueçamos que, assim como todos os outros inimigos do game, Laura tem uma animação única de como mata o protagonista, arrancando-lhe a cabeça com sua boca depois de uma sequência rápida de dilacerações.
2º: Pyramid Head (Silent Hill 2)
O que pode ser mais intimidador do que um ser pálido, gigante, vestindo trajes de açougueiro ensanguentados, uma pirâmide metálica gigante em sua cabeça e empunhando uma lâmina grande o suficiente pra dividir um cavalo em dois? Nem tantas coisas. Além de ser a encarnação do desejo por punição própria, sua personalidade ridiculamente fria, respiração pesada e o ruído metálico agonizante que faz ao arrastar seu facão pelo chão, logo em sua primeira aparição, no começo do game, você contempla de dentro de um armário mais um fator em especial para a noção de como todo encontro com esse cara será desesperador. A dica é uma palavra que começa com "es" e termina com "tupro", e esta é efetuada em um dos outros monstros do game. E não, não é uma piada.
1º: Gatherers (Amnesia: The Dark Descent)
Almas torturadas e distorcidas de soldados que morreram de formas horríveis há muito tempo atrás, os gatherers não são exatamente simpáticos, tampouco convidativos. Em Dark Descent você é alguém que acorda sem lembranças em um antigo castelo (que por sinal, é escuro pra caceta) e vai descobrindo fatos sobre a história do lugar à medida que o explora, acompanhado de um medidor de sanidade in-game, que reduz à medida que você fica sem luz por muito tempo ou olha diretamente para essas... coisas. Baixando a sanidade, sua visão se distorce, alguns objetos no ambiente ao redor tomam formas perturbadoras e você enxerga coisas que não estão ali, o que, junto à presença dos gatherers e ao fato de você atravessar o game inteiro desarmado, torna tudo uma bela duma sacanagem com as suas cuecas.
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