O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Utilidade Pública] Drift no Dualsense

Brets

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.154
Reações
1.359
Pontos
619
Qualquer dia eu me arrisco, tenho 2 DS4 com drift
Eu colocaria de vez o HallEffect porque até então sanou o problema, mesmo você trocando o trimpot ainda assim será do mesmo tipo que deu problema, já com os magnéticos você teria uma solução diferente. Claro que é só uma opinião.
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.731
Reações
6.798
Pontos
353
Eu colocaria de vez o HallEffect porque até então sanou o problema, mesmo você trocando o trimpot ainda assim será do mesmo tipo que deu problema, já com os magnéticos você teria uma solução diferente. Claro que é só uma opinião.
Sim, claro, se eu for me arriscar a remover o analógico farei isso.
Tú pode dizer onde eu compro o HallEffect e qual a média de preço?
Não queria comprar no Aliexpress, antes eu comprava muito, mas depois que comprei um ítem de R$ 10,00 e paguei mais R$ 14,00 de imposto, nem to mais arriscando.
E também tem que ver o modelo dos DS4 né? Digo, modelo da placa.
Só sei que são slim.
 
Ultima Edição:

Brets

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.154
Reações
1.359
Pontos
619
Sim, claro, se eu for me arriscar a remover o analógico farei isso.
Tú pode dizer onde eu compro o HallEffect e qual a média de preço?
Não queria comprar no Aliexpress, antes eu comprava muito, mas depois que comprei um ítem de R$ 10,00 e paguei mais R$ 14,00 de imposto, nem to mais arriscando.
E também tem que ver o modelo dos DS4 né? Digo, modelo da placa.
Só sei que são slim.
download.jpg
Esses até já tem no brasil mas assim como tudo está um absurdo de caro, no ML chega à 99,00 o Par! no aliexpress mesmo com as taxas você vai pagar muito mas muito menos

https://produto.mercadolivre.com.br...GdeOck4WzeQ44tSyEvvUbJEP21i87XbBoCtKUQAvD_BwE
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.731
Reações
6.798
Pontos
353

Synyster_OS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.853
Reações
866
Pontos
604
Eu colocaria de vez o HallEffect porque até então sanou o problema, mesmo você trocando o trimpot ainda assim será do mesmo tipo que deu problema, já com os magnéticos você teria uma solução diferente. Claro que é só uma opinião.

Sabe o que é ruim de um produto que começa ficar em evidência? Cópias baratas.

Tenho vários colegas que compraram esses analógicos magnéticos e estão enfrentando problemas na hora da instalação e calibração. Eu só posso imaginar que sejam produtos de baixa qualidade, ou seja, réplicas pois não era pra apresentar esse tipo de defeito né.

Vou aguardar mais um tempo até começar investir nesses analógicos.
 


Brets

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.154
Reações
1.359
Pontos
619
Sabe o que é ruim de um produto que começa ficar em evidência? Cópias baratas.

Tenho vários colegas que compraram esses analógicos magnéticos e estão enfrentando problemas na hora da instalação e calibração. Eu só posso imaginar que sejam produtos de baixa qualidade, ou seja, réplicas pois não era pra apresentar esse tipo de defeito né.

Vou aguardar mais um tempo até começar investir nesses analógicos.
Já ta rolando cópia mesmo, ainda não peguei em mãos.

Quanto a regulagem é chato mesmo um verdadeiro nojo, mas depois que pega a manha ai vai tranquilo e realmente 0 de drift.
 

Brets

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.154
Reações
1.359
Pontos
619
Entendi....
O para DS4 funciona em todos os modelos, é só comprar para DS4?
Digo, a pinagem é tudo igual?
Eu estou usando cada correspondente ao seu controle.

Eu ainda vou testar os de One nos PS pra ver.

Pinagem exatamente iguais

Na verdade quem fabrica esses analógicos são a marca ALPS que são os mesmo para linha PS e XBOX
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.731
Reações
6.798
Pontos
353
Eu estou usando cada correspondente ao seu controle.

Eu ainda vou testar os de One nos PS pra ver.

Pinagem exatamente iguais

Na verdade quem fabrica esses analógicos são a marca ALPS que são os mesmo para linha PS e XBOX
Me expressei mal...
Eu quis dizer que existe mais de um modelo de Dualshock 4, então eu comprando um Hall Effect para DS4, vai funcionar em qualquer DS4, seja versão do fat, slim, etc.?
 

Brets

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.154
Reações
1.359
Pontos
619
Me expressei mal...
Eu quis dizer que existe mais de um modelo de Dualshock 4, então eu comprando um Hall Effect para DS4, vai funcionar em qualquer DS4, seja versão do fat, slim, etc.?
Sim perfeitamente, fisicamente esses analógicos são idênticos.
 

Horg888

Bam-bam-bam
Mensagens
2.431
Reações
1.804
Pontos
253
Opa, mal a demora a responder.

Eu ainda não fui, aqui em Florianópolis só com atendimento presencial. E fica há uns 40 km de onde moro. Mas já fiz o documento pra anexar na reclamação, pretendo ir lá semana que vem quando estiver menor atarefado aqui.

Alguma novidade??? Só procurou o Procon ou o JEC tbm???

Acompanhando o Reclameaqui a Playstation Brasil não realiza mais a troca fora da garantia, esse aqui tentou:

 

Synyster_OS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.853
Reações
866
Pontos
604
Eu estou usando cada correspondente ao seu controle.

Eu ainda vou testar os de One nos PS pra ver.

Pinagem exatamente iguais

Na verdade quem fabrica esses analógicos são a marca ALPS que são os mesmo para linha PS e XBOX
O mano, até são compatíveis os analógicos do One S com PS4 em teoria, em alturas são milímetros de diferença que afetam o final de curso, já testei.

Porém, os DS4 a partir do slim, usam analógicos com uma resistência menor que a do One, se você tentar usar, não vai dar certo, até conseguirá calibrar para deixar no centro, mas não vai ter final de curso.
[ Edit: mesmo nos controles de slim tem os que usam analógicos de resistência igual do One S ]

Todos os analógicos de One tem potenciômetros de 10k
Os de PS4 são de 2.5k e de 10k.
A mesma coisa se aplica aos Séries S e X e ao PS5


É como falei, são tantos por menores para deixar 100% que a maioria (aventureiros) não faz direito e aí todo mundo acha que nunca fica bom
 

Thop

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.294
Reações
1.365
Pontos
603

MrHydra933BR

Veterano
Mensagens
387
Reações
325
Pontos
148
Espera aí, eu não entendi. Eles realmente pararam de trocar fora da garantia?

Eu tenho 1 com drift parcial (eu mexo no deadzone no PC para jogar com ele, mas em breve já vai estar injogável) mas eu não guardei a nota fiscal. Então eu queria comprar um novo em breve e desta vez, guardar a nota fiscal para trocar quando eu precisar. Quero ter certeza que eles trocam, se não, eu não tenho outra escolha: vou ter que fazer o X.
 

BlackB

Larva
Mensagens
10
Reações
6
Pontos
3
Iae pessoal. Sou novo no fórum e cai de paraquedas aqui procurando na internet sobre soluções para o drift no meu controle que encerrou a garantia. Assim como vi uns comentários aqui, eu segui o rito. Resumo da obra no meu caso:
* Comprei PS5 em 06.2022;
* Dualsense deu drift em 05.2023 e fizeram a troca por um novo
* 01.24 (dia 14 começou) meu dualsense "novo" começou dar drift.
* Tanto por ligação no suporte como no reclame aqui ninguém quis ajudar, só alegaram estar fora da garantia.

Pois bem, eu não to com paciência de colocar processo, acho que eh um processo demorado e não vou ficar sem jogar por tanto tempo, então como uma pessoa leiga e curiosa (sou contador kk), poderiam me ajudar na questão de comprar as peças do analógico pra eu mesmo tentar trocar?
Postaram um link aqui nesse tópico do aliexpress, mas não abre nenhum produto, acho que tiraram o produto do link.
Como eu sou do tipo que se começa mexer em alguma coisa, não paro, se puderem me falar se tem alguma ferramenta específica pra manutenção do controle ou mandarem um link, pq tbm compraria pra evitar ficar mexendo com ferramentas convencionais e poder estragar de vez.

Pôh, me falaram que tem um V2 vindo ai e que o melhorzinho é a versão de controle do PS5 Slim (que estão em umas 3 cores meio diferentes), mas ta 450 conto um controle, sem condição kkk

vlw ai pessoal. Tmj

Nunca participei de fóruns, achei bem interessante os bate papos, são muito construtivos, tinha uma visão de ser algo "bagunçado" quando falavam nas minhas bolhas de conhecidos kk
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.731
Reações
6.798
Pontos
353
Iae pessoal. Sou novo no fórum e cai de paraquedas aqui procurando na internet sobre soluções para o drift no meu controle que encerrou a garantia. Assim como vi uns comentários aqui, eu segui o rito. Resumo da obra no meu caso:
* Comprei PS5 em 06.2022;
* Dualsense deu drift em 05.2023 e fizeram a troca por um novo
* 01.24 (dia 14 começou) meu dualsense "novo" começou dar drift.
* Tanto por ligação no suporte como no reclame aqui ninguém quis ajudar, só alegaram estar fora da garantia.

Pois bem, eu não to com paciência de colocar processo, acho que eh um processo demorado e não vou ficar sem jogar por tanto tempo, então como uma pessoa leiga e curiosa (sou contador kk), poderiam me ajudar na questão de comprar as peças do analógico pra eu mesmo tentar trocar?
Postaram um link aqui nesse tópico do aliexpress, mas não abre nenhum produto, acho que tiraram o produto do link.
Como eu sou do tipo que se começa mexer em alguma coisa, não paro, se puderem me falar se tem alguma ferramenta específica pra manutenção do controle ou mandarem um link, pq tbm compraria pra evitar ficar mexendo com ferramentas convencionais e poder estragar de vez.

Pôh, me falaram que tem um V2 vindo ai e que o melhorzinho é a versão de controle do PS5 Slim (que estão em umas 3 cores meio diferentes), mas ta 450 conto um controle, sem condição kkk

vlw ai pessoal. Tmj

Nunca participei de fóruns, achei bem interessante os bate papos, são muito construtivos, tinha uma visão de ser algo "bagunçado" quando falavam nas minhas bolhas de conhecidos kk
É só entrar no site do aliexpress e buscar por Hall Effect PS5, veja qual vendedor tem mais vendas e melhores qualificações.
E trocar analógico não é algo que qualquer pessoa possa fazer, como abrir o controle, trocar manta, conector usb, etc., tem que saber remover a solda e soldar.
 

BlackB

Larva
Mensagens
10
Reações
6
Pontos
3
Poutz, mexer com a solda é algo que eu ainda não fiz, já mexi em uns aparelhos de criança pra brincar, mas não da pra brincar com um controle desse valor kk
Conhecem alguém ou alguma loja de sp que faz esse trampo?
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.731
Reações
6.798
Pontos
353
Poutz, mexer com a solda é algo que eu ainda não fiz, já mexi em uns aparelhos de criança pra brincar, mas não da pra brincar com um controle desse valor kk
Conhecem alguém ou alguma loja de sp que faz esse trampo?
Santa Efigênia tem um monte, agora indicar uma não posso pois não conheço.
Há alguns meses atrás levei um Dualshock 4 que não ligava na Sta Efigênia e parei em uma assistência aleatória, o cara fez um bom serviço, o DS4 funciona até hoje, mas o problema era só a manta e o conector usb.
 

BlackB

Larva
Mensagens
10
Reações
6
Pontos
3
Santa Efigênia tem um monte, agora indicar uma não posso pois não conheço.
Há alguns meses atrás levei um Dualshock 4 que não ligava na Sta Efigênia e parei em uma assistência aleatória, o cara fez um bom serviço, o DS4 funciona até hoje, mas o problema era só a manta e o conector usb.
meu, fazem uns 10 anos que não vou na sta ifigenia, tinha até esquecido dela na questão de resolver esses tipos de problemas... boa, vlw pela dica kk
vou pegar esse feriado ou sábado pra ir ver essa manutenção ai, vlww
:)
 

Horg888

Bam-bam-bam
Mensagens
2.431
Reações
1.804
Pontos
253
meu, fazem uns 10 anos que não vou na sta ifigenia, tinha até esquecido dela na questão de resolver esses tipos de problemas... boa, vlw pela dica kk
vou pegar esse feriado ou sábado pra ir ver essa manutenção ai, vlww
:)

Antes de vc gastar uma grana com assistência técnica fuleira que provavelmente vão tentar uma limpeza antes de trocarem as peças dos seus analógicos, pq vc não tenta vc mesmo, do it yourself!

Nível amador, às vezes funciona, às vezes não, vai depender do desgaste do analógico, o que acredito não ser o seu caso (muito pouco tempo de uso):

Utilize uma seringa para insulina e alcool isopropilico (tem de ser isopropilico!!!):

Usando a mão esquerda, pressione o analógico para o lado esquerdo, com a mesma mão vc deverá pressionar para baixo a bolinha do analógico (não é a haste do analógico é a bolinha mesmo), vai reparar que vc conseguirá enxergar melhor uma espaço aberto no qual vc deverá aplicar a seringa com o alcool isopropílico, não tenha receio, o alcool isopropílico tem secagem extremamente rápida. Aplique isso de 4-7 vezes em todos os lados.

Nível intermediário ou avançado, se vc se sentir seguro de desmontar, pode somente desmontar e aplicar o alcool isopropílico.



 

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
4.502
Pontos
353
Nao estou com problema de drift, mas o mei controle falha na diagonal pra baixo/esquerda no analogico esquerdo.

Notei isso jogando devil may cry 4.
Ao calibrar pelo pc, notei que, apenas para essa direção, o comando nao chega ate o máximo onde deveria.

Alguma dica pra resolver?
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.731
Reações
6.798
Pontos
353
Nao estou com problema de drift, mas o mei controle falha na diagonal pra baixo/esquerda no analogico esquerdo.

Notei isso jogando devil may cry 4.
Ao calibrar pelo pc, notei que, apenas para essa direção, o comando nao chega ate o máximo onde deveria.

Alguma dica pra resolver?
Acredito que isso seja drift.
 

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
4.502
Pontos
353
Acredito que isso seja drift.
Drift não é quabdo fica puxando pro lado sozinho?
No caso o comando funciona, mas não chega no apice do movimento.

Aparentemente só atrapalhou no dmc4 até agora... Nada demais... Mas é frustrante controle com defeito, mesmo que mínimo
 

mshonorato

Bam-bam-bam
Mensagens
1.731
Reações
6.798
Pontos
353
Drift não é quabdo fica puxando pro lado sozinho?
No caso o comando funciona, mas não chega no apice do movimento.

Aparentemente só atrapalhou no dmc4 até agora... Nada demais... Mas é frustrante controle com defeito, mesmo que mínimo
Acho que qualquer irregularidade no botão analógico seja drift, acho, melhor outra pessoa mais experiente te responder.
Eu tenho um Dualshock 4 que o analógico esquerdo ficava meio lento no PES, somente nesse jogo, me disseram que era drift.
Abri o controle e limpei esse analógico com alcool isopropílico, agora está normal, pelo menos por enquanto.
Como seu controle não é velho, pode ser que uma limpeza do analógico resolva.
Antes de tudo, tenta dar um reset nesse controle, de repente resolve.
 

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
4.502
Pontos
353
Acho que qualquer irregularidade no botão analógico seja drift, acho, melhor outra pessoa mais experiente te responder.
Eu tenho um Dualshock 4 que o analógico esquerdo ficava meio lento no PES, somente nesse jogo, me disseram que era drift.
Abri o controle e limpei esse analógico com alcool isopropílico, agora está normal, pelo menos por enquanto.
Como seu controle não é velho, pode ser que uma limpeza do analógico resolva.
Antes de tudo, tenta dar um reset nesse controle, de repente resolve.
O reset eu tentei e nada, amigo.

Vou fazer isso que sugeriu, abrir e limpar com álcool isopropilico. Obrigado pela dica
 

BlackB

Larva
Mensagens
10
Reações
6
Pontos
3
Antes de vc gastar uma grana com assistência técnica fuleira que provavelmente vão tentar uma limpeza antes de trocarem as peças dos seus analógicos, pq vc não tenta vc mesmo, do it yourself!

Nível amador, às vezes funciona, às vezes não, vai depender do desgaste do analógico, o que acredito não ser o seu caso (muito pouco tempo de uso):

Utilize uma seringa para insulina e alcool isopropilico (tem de ser isopropilico!!!):

Usando a mão esquerda, pressione o analógico para o lado esquerdo, com a mesma mão vc deverá pressionar para baixo a bolinha do analógico (não é a haste do analógico é a bolinha mesmo), vai reparar que vc conseguirá enxergar melhor uma espaço aberto no qual vc deverá aplicar a seringa com o alcool isopropílico, não tenha receio, o alcool isopropílico tem secagem extremamente rápida. Aplique isso de 4-7 vezes em todos os lados.

Nível intermediário ou avançado, se vc se sentir seguro de desmontar, pode somente desmontar e aplicar o alcool isopropílico.




Mano, eu não levei na sta ifigenia pq lá está um completo caos, cracolandia está instalada ali nas redondezas pelo que ando vendo em noticias e redes sociais e tem mto comercio fechando e sendo saqueado.
Eu não conheço nenhum técnico de confiança pra mexer com o controle, então estou pensando seriamente eu eu msm fazer, vou seguir suas dicas mano.
O Álcool isopropílico eu já usei em controles do Ps2/Ps3 na época (não me lembro qual dos dois exatamente kk), eu abria e mexia neles quando dava problema pq na época eu não tinha condições financeiras de comprar um novo ou mandar arrumar kk, mas lembro que era muito fácil de desmontar e montar e limpava os analógicos com esse álcool. De play 4 tenho 2 controles em casa parados com drift, estão "jogados" pq eu considerei como quebrado... quando tentei abrir eu desisti logo nos primeiros minutos pq o buraco é mais embaixo kkk.
Mas com vídeos é bem tranquilo de acompanhar pelo que parece, pq da pra saber oq fazer pra não quebrar e os lugares certos de fazer as coisas, sempre fiz as cegas.
 

Horg888

Bam-bam-bam
Mensagens
2.431
Reações
1.804
Pontos
253
Mano, eu não levei na sta ifigenia pq lá está um completo caos, cracolandia está instalada ali nas redondezas pelo que ando vendo em noticias e redes sociais e tem mto comercio fechando e sendo saqueado.
Eu não conheço nenhum técnico de confiança pra mexer com o controle, então estou pensando seriamente eu eu msm fazer, vou seguir suas dicas mano.
O Álcool isopropílico eu já usei em controles do Ps2/Ps3 na época (não me lembro qual dos dois exatamente kk), eu abria e mexia neles quando dava problema pq na época eu não tinha condições financeiras de comprar um novo ou mandar arrumar kk, mas lembro que era muito fácil de desmontar e montar e limpava os analógicos com esse álcool. De play 4 tenho 2 controles em casa parados com drift, estão "jogados" pq eu considerei como quebrado... quando tentei abrir eu desisti logo nos primeiros minutos pq o buraco é mais embaixo kkk.
Mas com vídeos é bem tranquilo de acompanhar pelo que parece, pq da pra saber oq fazer pra não quebrar e os lugares certos de fazer as coisas, sempre fiz as cegas.

Faz anos que eu não piso nesse antro da Sta. Efigenia, ainda bem que consigo achar tudo pela Internet.

Antes de vc tentar abrir o dualsense, faz o que eu comentei, utilize uma seringa com agulha (eu usei uma de insulina 1ml, mas pode ser tbm a de 5ml) aplicando alcool isopropilico nos cantos dos analógicos, pressione o analógico para baixo e para um dos lados e vc conseguirá enxergar melhor o espaço para introduzir um pouco a agulha e aplicar o álcool isopropilico, aplique em todos os cantos, deixe uns 2 minutos secando e aplique por todos os cantos novamente.

Tenho dois dualsenses fora da garantia, até agora ainda não tive a necessidade de desmontá-los.

20240206-094407.jpg


Lembrando que pode ou não funcionar, vai depender do nível de desgaste dos seus analógicos, o curioso é que o meu Dualshock do PS4 foi utilizado por 7 anos e nunca tive problemas.
 
Ultima Edição:

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.537
Reações
4.502
Pontos
353
Faz anos que eu não piso nesse antro da Sta. Efigenia, ainda bem que consigo achar tudo pela Internet.

Antes de vc tentar abrir o dualsense, faz o que eu comentei, utilize uma seringa com agulha (eu usei uma de insulina 1ml, mas pode ser tbm a de 5ml) aplicando alcool isopropilico nos cantos dos analógicos, pressione o analógico para baixo e para um dos lados e vc conseguirá enxergar melhor o espaço para introduzir um pouco a agulha e aplicar o álcool isopropilico, aplique em todos os cantos, deixe uns 2 minutos secando e aplique por todos os cantos novamente.

Tenho dois dualsenses fora da garantia, até agora ainda não tive a necessidade desmontá-los.

20240206-094407.jpg


Lembrando que pode ou não funcionar, vai depender do nível de desgaste dos seus analógicos, o curioso é que o meu Dualshock do PS4 foi utilizado por 7 anos e nunca tive problemas.
Belo controle
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.236
Reações
10.947
Pontos
503
Eu não sei se sabem mas, me falaram desse controle aqui:

Visualizar anexo 331381

O Q300 (só tem isso de nome mesmo). Tem um preço... "Baixo", e vi muitos videos afirmando que é um excelente controle pro PS4. Meu controle já está dando drift e não tô com coragem de pagar mais de 250 reais num controle pra PS4 original! Esse é uma alternativa que vi e, se comprar aqui no Brasil, ele ainda sai por menos de 200 reais (caçando...)

Alguém aqui já tem ele pra fazer um review? Quero ver se consigo um desses, mas só lá pra agosto (mês, e não 'agosto da sorte')

Comprei gameSir T4 com fio (sem ser o PRO) e até agora tá firme, sem falar no estético diferenciado. É lógico que é da China mas me surpreendeu pela qualidade superior ao do DS4 que eu tinha na época, inclusive a disposição das setas digitais são bem mais precisas que o do Xbox One.



Acredito que este controle aí esteja no mesmo molde da qualidade funcional e anatômica. Já se foi a época em que valia a pena ter só produtos licenciados das respectivas fabricantes de consoles, mas já não é mais a regra.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.236
Reações
10.947
Pontos
503
Lendo os relatos, fico cabreiro como o DS dá problema demais em relação à gen passada. Já se falava dos muitos problemas envolvendo DS4 e XB1, mas não desse nível.


Aproveitando que falaram diversos periféricos sem ser apenas DS, queria saber como está o gamepad do XBS, pois tenho um do XB1 que passou por todo o tratamento do antigo dono - sim, comprei X1X de segunda mão -, e diz o antigo dono que é o mesmo pad desde o dia de lançamento e até agora tá firme e resistente.


Enfim, tô assustado com tamanha repercussão envolvendo a Sony e mais estarrecido ainda é o processo logístico de enviar controle e foda*-** o resto, como se os vinte dias não fosse nada mas que imagino o aborrecimento que o @T4VINHO deve passar por isso. Concordo com o mesmo quando diz que o vício oculto é algo que deve haver solução efetiva, não esses remendos de logística reversa, inclusive. O temor é que haja sub notificação do caso, como sendo um problema generalizado e já sabemos que ela pode rodar feio igual foi com a BigN envolvendo processos quentes nas costas por todas partes do mundo...
 
Topo Fundo