O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Você acha que PS2, GC e Xbox já podem ser considerados retro ?


  • Total voters
    18

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.985
Reações
14.548
Pontos
1.389
O PS2 eu não sei, já que ainda é comercializado normalmente, não?

Mas o X-Box e o GameCube já foram descontinuados, então são retro. O que é meio paradoxal, já que estes consoles eram um pouco mais avançados que o PS2.
 

dinger

Supra-sumo
Mensagens
1.780
Reações
489
Pontos
174
Acredito que sim, já que pertencem a uma geração passada, embora ainda sejam lançados jogos (acredito apenas que para PS2). É só pensarmos numa coisa: há quantos anos já se discute PS1 aqui no retrospace? Há vários anos, mesmo quando a atual geração ainda não existia.

Enfim, tenho a impressão de que há uma certa relutância em classificar a geração passada de retrô porque não houve "aquele" salto tecnológico que estávamos acostumados a ver em outras épocas.
 

JoeFather

Bam-bam-bam
Mensagens
1.375
Reações
1.159
Pontos
254
Retro na minha opinião é Atari, Master System, Megadrive...

Vai levar alguyns anos ainda para que eu possa chamá-los de retro!

Abração!
 

jrpparkerj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
148
Reações
23
Pontos
944
Retrô não tem nada a ver com os graficos, mas sim com o fato de ter suporte oficial da empresa que o lançou, então, Ps2(alive) =/ Game cube > xbox
 

Leira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.299
Reações
2.514
Pontos
999
PS2 com certeza não é retro, tem lançamentos até hoje. E para GC e XBOX ainda falta um tempo para se tornarem retro.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.727
Reações
39.171
Pontos
2.069
Por mais que ainda lancem um ou dois jogos (decentes) por semestre para o Dreamcast, faz tempo que ele não recebe lançamentos de expressão... O PS2 nem morreu ainda, tanto que consta nas listas de vendas de hardware.

Considero retrô consoles de duas gerações atrás. No caso atual, PS1, Saturno e N64. Dreamcast é um caso a parte, pois era da geração PS2, mas morreu muito cedo. Mas nem por isso considero retrô. A geração logo atrás da atual é sempre ainda muito difundida, pois só depois que lançam um console sucessor é que muita gente por aqui consegue comprar o console da geração anterior.

Sendo assim, NGC, X, PS2 e DC não são retrôs para mim.
 


Caco Antibes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.844
Reações
25.406
Pontos
1.139
Não.Console Retro pra mim é de 2 gerações anteriores.Quando lançarem o próximo wii,ps3,xbox.
 

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.681
Reações
3.627
Pontos
1.354
GAMEMANIAC;5315017 disse:
Acho que "console retro", seria o console que não tem mais jogos produzidos "oficialmente"...

Ótima definição.

Acho assim também.
 
Mensagens
38
Reações
0
Pontos
6
eu acho que um video game só vira retro quando perde o sucesso
não que os video games retros tenham perdido o sucesso, mas acabam no esquecimento para a maioria que procuram novos consoles por suas novidades e melhorias
além de que ainda se tem jogos recentes produzidos para tais consoles
eu to com meu ps3 aqui, mas do lado dele ta meu antigo ps2 que to usando pra joga disgaea
me deu vontade de jogar chrono trigger, até hoje não fiz todos os finais >.<
mas é isso ae :kongpositivo:
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.793
Reações
9.028
Pontos
1.209
eu acho eles quase retro contando que seus sucesores sariam em 2005 e 2006
 

JackWade

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.546
Reações
7.595
Pontos
1.044
Pra mim, retro é de Atari a N64/PSOne/Saturn.

Quem já teve um GC e jogou RE sabe que alí num tem nada de retro.

Nego anda confundindo muito as coisas aqui na OS, tipo, querendo ser o Playboyzão nerd que tem só NextGen e querendo humilhar quem tem até PS2 alegando ser old... A OS é cheia dessas bobeiras e por isso, em outros cantos da net, nego fala mal daqui... Trágico =[ Uma pena mesmo, porque aqui tem muita gente boa, mais chega um e compra um NG e se acha o foda... [kong]

Tenho um PS2/PSP/PS3/Dreamcast gosto de todos e não considero nenhum desses old mesmo tendo um PS3. Humildade galëres, humildade.
 

Arthur-Otaku

Ser evoluído
Mensagens
649
Reações
2
Pontos
31
O Ps2 não, o resto sim, mas como consoles retro, o gc e o xbox são muito fraquinhos se compararmos com os reis como mega drive, snes, nes, master, pc engine e outros
 

Arthur-Otaku

Ser evoluído
Mensagens
649
Reações
2
Pontos
31
Retrô não tem nada a ver com os graficos, mas sim com o fato de ter suporte oficial da empresa que o lançou, então, Ps2(alive) =/ Game cube > xbox

Exato



Pra mim, retro é de Atari a N64/PSOne/Saturn.

Quem já teve um GC e jogou RE sabe que alí num tem nada de retro.

Nego anda confundindo muito as coisas aqui na OS, tipo, querendo ser o Playboyzão nerd que tem só NextGen e querendo humilhar quem tem até PS2 alegando ser old... A OS é cheia dessas bobeiras e por isso, em outros cantos da net, nego fala mal daqui... Trágico =[ Uma pena mesmo, porque aqui tem muita gente boa, mais chega um e compra um NG e se acha o foda... [kong]

Tenho um PS2/PSP/PS3/Dreamcast gosto de todos e não considero nenhum desses old mesmo tendo um PS3. Humildade galëres, humildade.


Vc anda vendo muito Tropa de Elite

Vc não considera o Dreamcast como old, mas lamento, ele é e muito, algumas edições de jogos e consoles já valem uma fortuna

Todo mundo fala mal dos fóruns q não frequenta, as vezes sem motivo algum, relaxa
 

Kaze

Habitué da casa
Mensagens
271
Reações
97
Pontos
64
Considero todo console que deixe de ser fabricado como retro , independentemente do lançamento de jogos novos, nessa regra se enquadram XBOX, GAMECUBE e DREAMCAST, logo chegará a vez do PS2( se não fosse a falta de retrocompatibilidade do PS3 já tinha dado adeus).
 

jrpparkerj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
148
Reações
23
Pontos
944
Pra mim, console retro é de cartucho...qualquer coisa que toque musica em cd ou rode dvd não é retro....
 

Arthur-Otaku

Ser evoluído
Mensagens
649
Reações
2
Pontos
31
jrpparkerj;5525935 disse:
Pra mim, console retro é de cartucho...qualquer coisa que toque musica em cd ou rode dvd não é retro....

[knojo]

Sega cd e pc engine não são consoles retro então?
 

Vinikyu

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.735
Reações
1.229
Pontos
649
fredmila;5303681 disse:
não sei se sua intenção é sensibilizar a inclusão dos mesmos no Retrospace....é por isso q esta bolando esta enquete?

se não for por isso ....viajei então ;)

eu considero sim todos os games que nao usem de tecnologias ATUAIS, tanto em hardware como software como "retro".

pois retro é algo que não está em tendencia, em uso continuo na sociedade, nem é abordado frequentemente.

mais como nós games abordamos praticamente todos os consoles, esta tesse fica um pouco ultrapassada.

mesmo assim meu voto é em SIM...

por inumeros outros motivos[kcool]



Justamente por isso acho que apenas X-Box e Gamecube são retro, pois nem console, nem jogos são fabricados.
Já o PS2 têm jogos e consoles fabricados, inclusive, já começou a ser produzido aqui no brasil. =0
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.353
Reações
107.910
Pontos
1.824
[COLOR="Red"]Retro é na época do Super Nintendo pra trás.[/COLOR]
 

Guitto

Bam-bam-bam
Mensagens
199
Reações
220
Pontos
474
Com certeza, não. Claro, tudo é uma questão de opinião.

Prova disso é que comprei um sega saturn essa semana, pra mim, enquanto o game tiver jogos classicos e bons, jogos memoraveis, e que tu nao tenha aproveitado ainda (seja la qual for o motivo) nao pode ser considerado "velho".

Afinal, tem jogos atuais, que nao me divertem tanto quanto os classicos...

Sei la, vai de cada um, to virando o fire emblem: Path of radiance do game cube...

meu deus, como eu me arrependo de nao ter comprado o console antes...
 

FabioShinobi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.627
Reações
12.784
Pontos
1.439
Definitivamente não, o PS2 ainda é bem vendido e recebe jogos, o GameCube e o Xbox apesar de abandonados ainda têm classicos que merecem ser jogados, fora que a tecnologia destes consoles apesar de ultrapassada não é velha.
 

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.272
Reações
23.399
Pontos
1.619
Grandpa;5303554 disse:
Eu acho que ainda não. Eu uso uma regrinha para considerar jogos retro ou não :smile

- Jogos retro são aqueles da antepenúltima geração, ou seja, jogos anteriores a geração passada ("128 bits").

Portanto, retro pra mim são jogos do Nintendo 64 para baixo.

Como toda regra tem sua exceção, eu considero o Dreamcast, que saiu do mercado muito cedo, também retro. A maioria dos jogos dele já são do século passado.

No caso de jogos de PC eu me baseio pela época dos consoles que considero retro. Assim, jogos contemporâneos ao Nintendo 64 e Dreamcast já podem ser considerados retro. Na prática são jogos do século passado: de 2000 para trás.

O Grampa falou tudo, mas...

...Existem certos pontos que realmente fazem com que o videogame retro seja da geração anterior:

Por exemplo: video games que tem mais de 7 ou 9 anos de vida PODERIAM ser considerados retro, afinal de contas, temos não só a depreciação de mercado (uau! Parece que estou falando de carros usados....), mas sim, a desordenada FALTA de softwares e acessórios das empresas criadoras do aparelho!

Mas ainda se encontram pra venda? Claro! O problema é a falta de produtos NOVOS. O fato do PS2 ainda estar no páreo levanta uma simples questão:

O que a Nintendo realmente fala, pode ser verdade? E se for verdade, não seria bom se continuassem com o suporte a videogames REALMENTE ANTIGOS?

A verdadeira culpa de não existir lançamentos para equipamentos, digamos assim... 'Ultrapassados', é das softhouses ou é das empresas criadoras do hardware em sí?

Levando em consideração que, mesmo com os programas de criação de jogos, as softhouses deveriam MELHORAR as engines pra criação e adequação de seus jogos na plataforma e NÃO a plataforma DEVE se curvar pras empresas terceirizadas, certo?
 
Topo Fundo