O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


O que aconteceu com o gênero Action RPG Dungeon Crawl? [+Zelda]

Brian_Zero

Bam-bam-bam
Mensagens
3.543
Reações
2.292
Pontos
369
Exatamente. O RPG eletrônico é chamado assim por conter elementos de Dungeons & Dragons. Zelda possui muitos elementos de D&D.

Que elementos de D&D Zelda tem? Uma espada?

Como eu disse o sistema de evolução é usado em vários jogos de tabuleiros, e é também verdade que boa parte dos jogos eletrônicos possuem sistema de evolução e nem por isso são considerados RPG.

Esse argumento de que Zelda não é RPG por não possuir sistema de evolução é falho quando analisamos que nenhum jogo eletrônico é de fato RPG. O que resta são os elemento e neste quesito Zelda tem de sobra.

Te lembra quando eu diferenciei RPG de CRPG? Pois é.

O único elemento de RPG que realmente é feito 100% nos jogos eletrônicos são os stats, e é a única coisa que todos os jogos de RPG tem em comum.

Diga-me um RPG que não seja de aventura e eu desisto de argumentar.

Por esse argumento dá para dizer que Mario 3 é aventura porque o Mario, veja só, participa de uma aventura.
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Debater RPG virtual é complicado demais pois se de um lado vc realmente teve evoluções que geraram sub gêneros distintos o bastante pra termos que forçar demais a boa vontade de colocar tudo no mesmo gênero por outro o que mais aconteceu é jogos que nada tem a ver com o gênero sendo vendidos como RPGs só pra se aproveitar do público.

Como vc falou de dungeon crawlers eu me recordo desse indie que vc colocou na primeira imagem, que não lembro o nome mas joguei um pouco e achei legal. Porém o ultimo nessa pegada que realmente joguei e curti foi o antiquíssimo Shinning in the Darkness, que se não é tão refinado tem mais carisma, e uma dificuldade bem acentuada.

O ultimo que joguei e gostei que é de um subgênero parecido (hack´n´slash) é Torchlight 2, que é tudo que Diablo 3 deveria ter sido (literalmente, já que foi produzido por grande parte do time responsável por Diablo 1 e 2, e que não participaram do 3).

E se pessoal ta chamando Dark Souls de dungeon crawler vou recomendar ele também, apesar que atualmente é uma recomendação redundante já que cabe em qualquer tópico de qualquer gênero:klolz
 

Farbanks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.272
Reações
2.841
Pontos
703
Existem bastantes jogos desses estilos de RPGs ultimamente.. é só procurar que voce acha. E se não me engano o novo Fable também vai ser assim!
 

Kraad

Veterano
Mensagens
1.061
Reações
486
Pontos
124
Adventures não se caracterizam por ser open worlds ou por terem mapas fechados. Alguns nem mapa tem, cara. A noção de open world é desligada do conceito de adventure.


Justamente por isso Zelda não é um Adventure
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.972
Reações
63.360
Pontos
1.253
Não considero Zelda um RPG.
Mas é importante notar que há realmente,elementos de RPG nele.

E na boa,o tópico tá bom sim,vi gente aqui falando que ele não tem pé nem cabeça...nada a ver véi.
Outra coisa,o autor do tópico não falou nada de "adventure são jogos de explorar corredores".
Pode botar no CTRL+F aí que tu não vai achar.

Infelizmente não conheço muitos dungeon crawlers bons atuais,e estes que eu conheço,a galera já citou aê.
 


Kraad

Veterano
Mensagens
1.061
Reações
486
Pontos
124
Dungeon Crawling vem do RPG, e é baseado em você lootear armaduras e equipamentos nas masmorras, ficar forte, e conseguir avançar mais e mais nas masmorras.

Em Zelda você faz isso, você passa horas coletando itens(bombas, chaves, fadas, flechas, mapas, bussolas, etc), os inimigos dropam itens e mais itens , e dropam dinheiro que você vai precisar para melhorar suas armaduras e equipamentos, logo você consegue avançar nas masmorras graças aos loot's que você pega.

Zelda você não looteia equip nenhum, você encontra só alguns poucos itens que fazem parte do andar da história, tipo um gancho pra subir na masmorra que precisa, e você não pega armaduras tipo peitoral, capacete, anél, botas, etc.

Isso mostra que você nunca jogou Zelda.

Você encontra vários itens aleatórios que não fazem parte da história, você pega peitorais, anéis, luvas, botas,etc se for preciso eu volto aqui e posto Screens e mais Screens, eu nem quero fazer isso.
 

Rosca Tudor

Bam-bam-bam
Mensagens
3.247
Reações
4.300
Pontos
293
Sério que vcs vão perder tempo discutindo qual o gênero de Zelda?

O gênero de Dark Souls é Dark Souls, o de Elder Scrolls é Elder Scrolls e o de Zelda é Zelda. Nenhum desses jogos precisa ser chamado de RPG (ou qualquer rotulo que for) pra serem foda. Simplesmente são.
 

katitus

Bam-bam-bam
Mensagens
3.390
Reações
6.189
Pontos
303
Zelda é FPS, espero ter ajudado.

Forest%20Temple02--article_image.jpg
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.923
Reações
95.188
Pontos
2.179
Pessoal analisa RPG literalmente e se esquece que a industria do games tem o SEU jeito de classificar um game como RPG. Não precisa cair na teoria, basta exemplos. Dragon Quest é, Final Fantasy é, Diablo é. Zelda não.

Zelda e Final Fantasy são minhas séries favoritas e ja joguei quase todos e só posso dizer que se Zelda é RPG então FF não é. Definitivamente são séries com generos diferentes, com algumas coisas em comum. O que chegou mais perto de RPG foi Zelda II.
 

Kraad

Veterano
Mensagens
1.061
Reações
486
Pontos
124
CRPGs (Computer RPGs, para diferenciar de RPGs de mesa) se definem pelos personagens terem status (Força, destreza, constituição...) e esses serem importantes para a progressão.

Só uma coisa Zelda tem status de força, resistência, Life(HP), Mana(MP), e Stamina.

E você aumenta esses Status e eles são importantes para a progressão, você tem que evoluir Link para conseguir avançar.

-Pegando corações seu Life aumenta
-Sua Mana aumenta
-Se você pegar as fadas você aumenta força e defesa
-Você pega novas espadas e escudos e você da upgrades neles
-Seus equipamentos secundários evoluem (Bomba, Bumerangue, Hookshot e Arco e Flecha)
-Você pega novas armaduras
-Suas armas ganham elementos (Luz, Fogo e Gelo)

E muitos outros que eu não me lembro.

CRPGs puros não envolvem a habilidade do jogador e sim o do personagem. RPGs híbridos (action RPGs por exemplo) podem levar em conta a habilidade do jogador mas devem ter status como parte importante da jogabilidade para serem considerados minimamente RPGs.

Isso mesmo, Zelda é um RPG hibrido (ou Action RPG), porque mistura jogabilidade + evolução de personagens assim como Dark Soul's.

Zelda não depende apenas da sua jogabilidade, a evolução de Link é fundamental no jogo.

Que loucura cara. Você deve ter ignorado os PCs por toda sua vida para dizer que Dark Souls e Diablo tem como base Zelda.

Mas ele esta certo, Zelda serviu de base não só para Dark Souls e Diablo, ele serviu pra todo e qualquer Action RPG.

Os jogos de Zelda influenciaram fortemente os Action RPG’s, não é a toa que a série é considerada uma das mais influentes e revolucionarias de todos os tempos.

Legend Of Zelda – Nintendinho

O primeiro jogo da série trouxe uma jogabilidade não linear como um botão que anima um balanço de uma espada no momento do ataque.

Semtiacutetulo01_zpscf00044a.png


Bateria interna que permite você salvar e restaurar seu progresso, antes você tinha que ficar digitando password para continuar de onde parou.

Semtiacutetulo03_zpsf28a8103.png


Zelda II Adventures Of Link – Nintendinho

NPC’s que se movimentam sejam para a esquerda ou para direita, antes eles ficavam apenas parados no mesmo lugar.

Semtiacutetulo04_zps3325d5f9.png


Zelda Ocarina Of Time – Nintendo 64

Zelda de N64 veio revolucionando em vários aspectos, gráficos impressionantes para a época melodias incríveis, cidades totalmente detalhadas e as texturas se encaixam perfeitamente em cada ambiente.

A jogabilidade foi totalmente inovadora, antes os Action RPG’s tinham a jogabilidade meio travada e você tinha pouca opção de golpes, em Ocarina Of Time Link tem vários ataques diferentes, você da combos e cada arma tem um efeito diferente sobre os inimigos.

Antes os Action RPG’s tinham apenas dois tipos de visão: por cima (Top View) e de lado (Sidescrolling) como mencionado no tópico.

Ocarina Of Time veio trazendo um novo tipo de visão: Em 3º pessoa onde a câmera fica por de traz do personagem podendo ser rotacionada 360 graus.

imagem3_zpsb5f18b91.png


Essa visão em 3º pessoa onde a câmera fica por de traz do personagem é usada até hoje nos RPG’s, Dark Souls que o diga:

imagem5_zpsad5fab74.png


Você também podia cravar a mira no inimigo, facilitando na hora de golpear (isso também é copiado por Dark Souls e companhia).

Semtiacutetulo_zps5d0d44ce.png
 

jose nunes

Bam-bam-bam
Mensagens
6.755
Reações
6.039
Pontos
404
Pessoal analisa RPG literalmente e se esquece que a industria do games tem o SEU jeito de classificar um game como RPG. Não precisa cair na teoria, basta exemplos. Dragon Quest é, Final Fantasy é, Diablo é. Zelda não.

Zelda e Final Fantasy são minhas séries favoritas e ja joguei quase todos e só posso dizer que se Zelda é RPG então FF não é. Definitivamente são séries com generos diferentes, com algumas coisas em comum. O que chegou mais perto de RPG foi Zelda II.

Você está falando por você que deve ser novinho, mas antigamente as revistas, tinham poucos sites, classificavam The Legende of Zelda como RPG de ação e aventura, isso nos anos de 1980 e 1990.
 

Kraad

Veterano
Mensagens
1.061
Reações
486
Pontos
124
Você está falando por você que deve ser novinho, mas antigamente as revistas, tinham poucos sites, classificavam The Legende of Zelda como RPG de ação e aventura, isso nos anos de 1980 e 1990.


O pessoal aqui cheira a milhopam e refrigerante.
 

High_Voltage

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.655
Reações
7.093
Pontos
544
Zelda não é RPG mas não isso não tem a ver com o fato de ter ou não ter status. Se fosse assim, FIFA tb era RPG...
 

Farbanks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.272
Reações
2.841
Pontos
703
Lendo os comentários aqui já to achando que até GTA é RPG agora! Uma grande quantidade de jogos tem elementos de RPG, mas isso não quer dizer que seu gênero seja esse..
 

Brian_Zero

Bam-bam-bam
Mensagens
3.543
Reações
2.292
Pontos
369
Só uma coisa Zelda tem status de força, resistência, Life(HP), Mana(MP), e Stamina.

E você aumenta esses Status e eles são importantes para a progressão, você tem que evoluir Link para conseguir avançar.

-Pegando corações seu Life aumenta
-Sua Mana aumenta
-Se você pegar as fadas você aumenta força e defesa
-Você pega novas espadas e escudos e você da upgrades neles
-Seus equipamentos secundários evoluem (Bomba, Hookshot e Arco e Flecha)
-Você pega novas armaduras
-Suas armas ganham elementos (Luz, Fogo e Gelo)

E muitos outros que eu não me lembro.

Se Zelda fosse um action RPG porque tem elementos (leves) de RPGs então COD no multiplayer também é, porque ele tem habilidades, atributos, variedade de armas e customização. E esse não é o caso.

Isso mesmo, Zelda é um RPG hibrido (ou Action RPG), porque mistura jogabilidade + evolução de personagens assim como Dark Soul's.

Zelda não depende apenas da sua jogabilidade, a evolução de Link é fundamental no jogo.

Verdade, alguns desses elementos podem ser considerados provenientes de RPGs mas estão longe de ser o foco do jogo tendo um papel bem secundário perto da resolução dos puzzles.

Os atributos (stats) de Dark Souls, Fallout 3 e Skyrim são muito mais sofisticados e importantes para a progressão do jogo do que os atributos de Zelda. Não quero dizer aqui de forma nenhuma que Zelda não é tão sofisticado porque é um jogo fantástico, mas seus esparsos atributos são usados de forma muito leve e a sofisticação do jogo da Nintendo vem do seu level design primoroso e de seus puzzles.

Se Zelda fosse um action RPG porque tem elementos (leves) de RPGs então COD no multiplayer também é, porque ele tem habilidades, atributos, variedade de armas e customização. E esse não é o caso. Com um pouco mais de cachaça poderíamos falar que Mario 3 também é action RPG já que ele também tem stats (força do pulo, velocidade, força da cabeçada, quantidade de vida), evoluções do personagem por roupas, reinos, customização... não basta ter stats, já que todo jogo tem e sim eles serem parte vital da experiência.


Mas ele esta certo, Zelda serviu de base não só para Dark Souls e Diablo, ele serviu pra todo e qualquer Action RPG.

Os jogos de Zelda influenciaram fortemente os Action RPG’s, não é a toa que a série é considerada uma das mais influentes e revolucionarias de todos os tempos.

É fato que o lock on criado em Zelda Ocarina of Time foi uma grande invenção tanto para os action RPGs como para vários outros gêneros mas dizer que a BASE de Diablo e Dark Souls é Zelda é algo bem complicado. O que sei é que Diablo iria ser um jogo de RPG por turno parecido com Baldur's Gate, mas nos testes tiraram os scripts que eram responsáveis pela batalha por turno e acabaram gostando.

Acho que é bem mais realista falar que a base para Diablo e Dark Souls é o próprio D&D e jogos como Wizardry e Ultima, especialmente o Underground. Tanto é que os jogos anteriores ao Demon's Souls, da From Software como King's Field são em primeira pessoa e com muitos stats.

Legend Of Zelda – Nintendinho

O primeiro jogo da série trouxe uma jogabilidade não linear como um botão que anima um balanço de uma espada no momento do ataque.

Semtiacutetulo01_zpscf00044a.png


Bateria interna que permite você salvar e restaurar seu progresso, antes você tinha que ficar digitando password para continuar de onde parou.

Semtiacutetulo03_zpsf28a8103.png


Zelda II Adventures Of Link – Nintendinho

NPC’s que se movimentam sejam para a esquerda ou para direita, antes eles ficavam apenas parados no mesmo lugar.

Semtiacutetulo04_zps3325d5f9.png


Zelda Ocarina Of Time – Nintendo 64

Zelda de N64 veio revolucionando em vários aspectos, gráficos impressionantes para a época melodias incríveis, cidades totalmente detalhadas e as texturas se encaixam perfeitamente em cada ambiente.

A jogabilidade foi totalmente inovadora, antes os Action RPG’s tinham a jogabilidade meio travada e você tinha pouca opção de golpes, em Ocarina Of Time Link tem vários ataques diferentes, você da combos e cada arma tem um efeito diferente sobre os inimigos.

Antes os Action RPG’s tinham apenas dois tipos de visão: por cima (Top View) e de lado (Sidescrolling) como mencionado no tópico.

Ocarina Of Time veio trazendo um novo tipo de visão: Em 3º pessoa onde a câmera fica por de traz do personagem podendo ser rotacionada 360 graus.

Semtiacutetulo05_zpscb6756a8.png


Essa visão em 3º pessoa onde a câmera fica por de traz do personagem é usada até hoje nos RPG’s, Dark Souls que o diga:

Semtiacutetulo06_zpsab2caa0d.png


Você também podia cravar a mira no inimigo, facilitando na hora de golpear (isso também é copiado por Dark Souls e companhia).

OcarinaOfTimeBattle.JPG


Pois é, eu também gosto muito de Zelda mas o que tem a ver Zelda usar bateria, evoluções gráficas e NPCs indo da esquerda para a direita com ele ser action RPG ou action Adventure?
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.954
Reações
57.015
Pontos
2.164
Joguei muito Dungeon Siege 2 também, tirando Diablo 2 que é de outro mundo, é um jogo extremamente competente. Diferente do 3 que tentaram copiar Dragon Age e ficou ruim.
 

RodrigoSouzaCE

Bam-bam-bam
Mensagens
7.753
Reações
7.288
Pontos
379
Sempre curti o gênero. O primeiro que me lembro de ter jogado foi no arcade, chamado Dark Seal:

ds01.png


darkseal.jpg


Depois disso joguei muito ARCANA(SNES)
Arcana%203.png


E depois disso já fui para os Pcs e joguei muito Diablo, e hoje em dia um dos meus rpgs favoritos é um, Darksouls/Demon souls.
Zelda eu só joguei o link to the past como já citei em outro tópico e eu ao menos na época o achei muito rpg sim, eu acho que o conceito de RPG é o roleplay, que pode ser subjetivo, como no momento que você joga você se sente o personagem, a imersão o torna um roleplay mesmo não sendo uma interpretação propriamente dita. Ao menos comigo funciona dessa forma.

Joguei dezenas de outros, personas e etc. No Pc outro que curti MUITO foi Vampire the mascarade , excelente.
Vampire%20La%20Mascarade%20-%20Redemption3.jpg



Não sou fã de Zelda e discordo que o mesmo é o "original" do gênero. Acho que bebeu da fonte, assim como todos os outros.

Aliás RPG é o meu gênero favorito, e geralmente os que gosto mais é o que me sinto em "roleplay" e ultimamente tenho sentido isso em sua grande maioria nos ditos como WRPG como witcher, mass effect e afins, e faz muito tempo que não consigo me imergir em Jrpgs(jrpg clássicos, deixaremos DS/Demons Souls de fora, pois o mesmo é uma obra de arte a parte), pois conforme crescemos, nossos conceitos mudam também e fica difícil se sentir imerso em tramas que infelizmente na maioria das vezes não trazem nenhuma complexidade. Mas acabo sempre jogando algum devido a gostar muito de animes e afins, e sempre tem um que mesmo não tendo uma complexidade, tem uma boa história e é bem divertido, como os games da saga tales of, nino no kuni e outros.

Enfim, sou um rpgzista ou rpgzeiro, e considero zelda RPG sim. Fraco(na minha opinião, que fique claro), mas é.
 

jose nunes

Bam-bam-bam
Mensagens
6.755
Reações
6.039
Pontos
404
Sempre curti o gênero. O primeiro que me lembro de ter jogado foi no arcade, chamado Dark Seal:

ds01.png


darkseal.jpg


Depois disso joguei muito ARCANA(SNES)
Arcana%203.png


E depois disso já fui para os Pcs e joguei muito Diablo, e hoje em dia um dos meus rpgs favoritos é um, Darksouls/Demon souls.
Zelda eu só joguei o link to the past como já citei em outro tópico e eu ao menos na época o achei muito rpg sim, eu acho que o conceito de RPG é o roleplay, que pode ser subjetivo, como no momento que você joga você se sente o personagem, a imersão o torna um roleplay mesmo não sendo uma interpretação propriamente dita. Ao menos comigo funciona dessa forma.

Joguei dezenas de outros, personas e etc. No Pc outro que curti MUITO foi Vampire the mascarade , excelente.
Vampire%20La%20Mascarade%20-%20Redemption3.jpg



Não sou fã de Zelda e discordo que o mesmo é o "original" do gênero. Acho que bebeu da fonte, assim como todos os outros.

Aliás RPG é o meu gênero favorito, e geralmente os que gosto mais é o que me sinto em "roleplay" e ultimamente tenho sentido isso em sua grande maioria nos ditos como WRPG como witcher, mass effect e afins, e faz muito tempo que não consigo me imergir em Jrpgs(jrpg clássicos, deixaremos DS/Demons Souls de fora, pois o mesmo é uma obra de arte a parte), pois conforme crescemos, nossos conceitos mudam também e fica difícil se sentir imerso em tramas que infelizmente na maioria das vezes não trazem nenhuma complexidade. Mas acabo sempre jogando algum devido a gostar muito de animes e afins, e sempre tem um que mesmo não tendo uma complexidade, tem uma boa história e é bem divertido, como os games da saga tales of, nino no kuni e outros.

Enfim, sou um rpgzista ou rpgzeiro, e considero zelda RPG sim. Fraco(na minha opinião, que fique claro), mas é.

É isso que o povão, em sua maioria, aqui da OS não entende. Pra ser RPG mesmo tinha que ter o negócio de interpretação de personagens ou papeis. E como não há restam os elementos. E Zelda em sua natureza possui vários elementos do precursor Dungeons & Dragons.

Estatísticas de evolução até jogo de corrida como GT, Project Gothan, Need For speed Underground entre outros têm. Séries de estratégia como Civilization, Stracraft, Age of Empire entes outros têm. Não dá pra usar o sistemas e evolução por estatística como diferenciador.

A verdade é que temos vários jogos que tentam mimicar o RPG original.
 

dk120

Lenda da internet
Mensagens
41.923
Reações
95.188
Pontos
2.179
Você está falando por você que deve ser novinho, mas antigamente as revistas, tinham poucos sites, classificavam The Legende of Zelda como RPG de ação e aventura, isso nos anos de 1980 e 1990.
Não, eu ja jogava VG quando o primeiro Zelda saiu.
 
Topo Fundo