O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[TÓPICO OFICIAL] F1 2016

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.619
Reações
20.807
Pontos
964
Vocês acham que o Massa está pensando na despedida ou algo assim?
poha aquelas cenas foram reais, ele estava de saída e não existia o cenário que hoje temos!

Pra mim nada o desabona caso ele aceite voltar, a equipe precisa dele e a proposta é muito boa, por mais dinheiro que ele tenha colocar a mão em 20 milhões não é nada mal, se o Bottas sair ele vem com toda certeza!
 

Tpsy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.052
Reações
2.301
Pontos
703
Vocês acham que o Massa está pensando na despedida ou algo assim?
poha aquelas cenas foram reais, ele estava de saída e não existia o cenário que hoje temos!

Pra mim nada o desabona caso ele aceite voltar, a equipe precisa dele e a proposta é muito boa, por mais dinheiro que ele tenha colocar a mão em 20 milhões não é nada mal, se o Bottas sair ele vem com toda certeza!
O único ponto que acho válido pra volta dele é pq tem mudança de regulamento e com isso a Williams pode dar outra sorte(muito difícil) e voltar a ficar no top 2.

Agora isso é pensando somente no lado dele, eu preferiria que não voltasse, ficou 50 anos fazendo nada ocupando vagas preciosas.

E também acho tiro no pé pelo ponto de vista da despedida, vai ficar muito zoado caso ele volte.
 

Antestor

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
9.619
Reações
20.807
Pontos
964
O único ponto que acho válido pra volta dele é pq tem mudança de regulamento e com isso a Williams pode dar outra sorte(muito difícil) e voltar a ficar no top 2.

Agora isso é pensando somente no lado dele, eu preferiria que não voltasse, ficou 50 anos fazendo nada ocupando vagas preciosas.

E também acho tiro no pé pelo ponto de vista da despedida, vai ficar muito zoado caso ele volte.

Mas por que você acha que ficaria zoado?
Naquele momento em que ele se aposentou, me parece que não tinha escolha, ele não tinha carro interessante disponível, agora mudou tudo, ele tem uma vaga em uma equipe que pode ter um bom conjunto no ano que vem, dinheiro parece não ser problema pra Willians desenvolver, precisam de alguém com experiência e idade para uso comercial pela Martini e se o chamarem não terá sido ele que correu atrás, tipo, foram atrás dele, não consigo visualizar algo que desabone ele, enfim, é apenas a minha opinião.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
mãe, tô na página 100!!! aehooooooooooooooooooooooo


100-007.jpg
 

Tpsy

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.052
Reações
2.301
Pontos
703
Mas por que você acha que ficaria zoado?
Naquele momento em que ele se aposentou, me parece que não tinha escolha, ele não tinha carro interessante disponível, agora mudou tudo, ele tem uma vaga em uma equipe que pode ter um bom conjunto no ano que vem, dinheiro parece não ser problema pra Willians desenvolver, precisam de alguém com experiência e idade para uso comercial pela Martini e se o chamarem não terá sido ele que correu atrás, tipo, foram atrás dele, não consigo visualizar algo que desabone ele, enfim, é apenas a minha opinião.
Ficaria zoado na questão de imagem e atitudes que no fim não significaram nada, mas se eu fosse um piloto na posição dele eu estaria pouco me fodendo pra isso.

Aquela choradeira, equipes aplaudindo, ele batendo na entrada dos boxes de frente pra torcida. Tudo isso pra nada?
E não é como se ele tivesse pilotando em alto nível, tava capengando já faz tempo.
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Do blog do Flavio Gomes.

Massa, não se enganem, não vai voltar por dinheiro. Isso ele já tem bastante. Vai voltar porque a Williams pediu e está precisando. Fica um ano e dá tempo para o time se preparar para 2018. Stroll vai precisar de um tutor e Felipe pode fazer esse papel. Já falou com a família, já pensou em tudo e tem uma justificativa mais do que aceitável para fazê-lo: a equipe que o recebeu com tanto carinho se viu num aperto e pediu ajuda. Amigos ajudam amigos.

Tem esse fator também, é verdade. Mas a grana é um "agrado" da amiga Williams que pesa bastante nessa relação.

E outra: tenho a convicção de que se o Massa tivesse, desde o início, a oportunidade de ter uma renovação de contrato com a Williams para 2017, ele não teria optado pela aposentadoria da F1. Ele sempre quis continuar, mas não numa equipe nanica.
 


onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
Tem esse fator também, é verdade. Mas a grana é um "agrado" da amiga Williams que pesa bastante nessa relação.

E outra: tenho a convicção de que se o Massa tivesse, desde o início, a oportunidade de ter uma renovação de contrato com a Williams para 2017, ele não teria optado pela aposentadoria da F1. Ele sempre quis continuar, mas não numa equipe nanica.
já o massa disse que tava saindo pq queria....e que a williams só anunciou o stroll pq ele tinha decidido sair.

muitas versões...
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
já o massa disse que tava saindo pq queria....e que a williams só anunciou o stroll pq ele tinha decidido sair.

muitas versões...

Acho que é mentira do Massa. E a Williams compactuou com ele por essa versão para não queimar a imagem dele e nem da própria Williams. Assim, o Massa não fica como alguém descartável, e a Williams não fica como uma equipe que descarta um piloto experiente por um moleque que mal tem carteira de habilitação só por causa do dinheiro.

E o próprio Massa contraria essa versão sempre que dá entrevistas mais demoradas (tipo quando esteve no Bem Amigos após o GP do Brasil). Pois fala que preferiu parar porque não queria correr com carro ruim, que não queria correr por equipe que não desse a ele um mínimo de competitividade, etc.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
Pois fala que preferiu parar porque não queria correr com carro ruim, que não queria correr por equipe que não desse a ele um mínimo de competitividade, etc.
pois é. e a williams não está competitiva. talvez, numa sorte monumental, virem no prox ano já que o regulamento muda.

vai saber..
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.648
Reações
22.147
Pontos
1.494
Tem esse fator também, é verdade. Mas a grana é um "agrado" da amiga Williams que pesa bastante nessa relação.

E outra: tenho a convicção de que se o Massa tivesse, desde o início, a oportunidade de ter uma renovação de contrato com a Williams para 2017, ele não teria optado pela aposentadoria da F1. Ele sempre quis continuar, mas não numa equipe nanica.
A opção de renovar sempre existiu...mas o Massa ja não queria mais e a Williams já não está mais aquela coisa em termos de competitividade e desenvolvimento.
Não me surpreenderá se o carro do ano que vem for uma carroça.
 

RM Danger

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.230
Reações
9.688
Pontos
1.034
20/12/2016 11:56
Massa assina acordo com Williams para 2017 e abdica da aposentadoria por causa de 'efeito Rosberg'
Felipe Massa levou apenas poucos dias para decidir largar mão da aposentadoria e aceitar a proposta feita pela Williams para ocupar o lugar de Valtteri Bottas em 2017, pode confirmar o GRANDE PRÊMIO. O finlandês é o nome mais cotado para assumir o cockpit deixado por Nico Rosberg na Mercedes

WARM UPVICTOR MARTINS, de São Paulo




Felipe Massa é o 'novo' piloto da Williams para 2017. O GRANDE PRÊMIO pode confirmar que o brasileiro assinou o contrato na segunda-feira, 19 de dezembro, e vai voltar à casa que deixou há pouco menos de um mês na condição de aposentado.

O retorno de Massa à F1, um dos mais espantosos da história, se dá única e exclusivamente por conta da aposentadoria de Nico Rosberg, o recém-campeão que também resolveu que a categoria — e o automobilismo — não lhe eram mais suficientes.

Entende-se que Massa tenha imposto uma cláusula no acordo: a que invalida seu retorno caso Valtteri Bottas não seja escolhido pela Mercedes como o substituto de Rosberg. O valor é aquele que o GRANDE PRÊMIO divulgou dias atrás: € 6 milhões, ou R$ 21 milhões convertidos.
20161128847727_W31I9768_II.jpg

Felipe Massa recebe abraço de Claire Williams no último GP da vida na F1 (Foto: Williams)


A Williams precisava ir ao mercado buscar um piloto experiente por uma série de razões. Uma delas, o patrocínio-máster da Martini. O GP apurou que a marca de bebida alcoólica não pode fazer propaganda com 'atores' abaixo dos 25 anos de idade, algo que é proibido pela legislação de vários países - inclusive no Reino Unido. Portanto ter Lance Stroll, 18, ao lado de outro novato significaria que a principal mecenas da equipe não poderia usar qualquer um dos dois pilotos para fins de publicidade e imagem.

Massa estava viajando com a família em férias, mas o período sabático da F1 foi curtíssimo. O anúncio deve ser feito assim que a Mercedes confirmar Bottas.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Se o Bernie tava realmente ajudando o Nars, de alguma forma, a ficar na F1, depois desta notícia ele de ter dito "F-O-D-A-S-E!!!"

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
se bottas for pra mercedes mesmo e o zacarias voltar, o nasr pode dar adeus a f1. pq ai o toto poderia forçar a barra na sauber pra eles contratarem o pascal.

ai o nasr não iria nem pra manor, pq os outros aspirantes as 2 vagas da pior equipe da f1, tem mais grana que o nasr.
 

Eyer05

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.928
Reações
17.767
Pontos
1.053
Agora teve toda aquela palha assada de despedida pro cara voltar kkkkk

Esse não larga o osso, ainda mais com essa PEC da aposentadoria rolando, percebeu o erro e voltou atrás
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
Agora teve toda aquela palha assada de despedida pro cara voltar kkkkk

Esse não larga o osso, ainda mais com essa PEC da aposentadoria rolando, percebeu o erro e voltou atrás
mas isso tudo só se a merc confirmar oficialmente o bottas, ai na sequencia a williams anuncia o massa.

por enquanto é apenas um furo de reportagem do grande premio.
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Massa assina acordo com Williams para 2017 e abdica da aposentadoria por causa de 'efeito Rosberg'

Felipe Massa é o 'novo' piloto da Williams para 2017. O GRANDE PRÊMIO pode confirmar que o brasileiro assinou o contrato na segunda-feira, 19 de dezembro, e vai voltar à casa que deixou há pouco menos de um mês na condição de aposentado.

O retorno de Massa à F1, um dos mais espantosos da história, se dá única e exclusivamente por conta da aposentadoria de Nico Rosberg, o recém-campeão que também resolveu que a categoria — e o automobilismo — não lhe eram mais suficientes.

Entende-se que Massa tenha imposto uma cláusula no acordo: a que invalida seu retorno caso Valtteri Bottas não seja escolhido pela Mercedes como o substituto de Rosberg. O valor é aquele que o GRANDE PRÊMIO divulgou dias atrás: € 6 milhões, ou R$ 21 milhões convertidos.
20161128847727_W31I9768_II.jpg

Felipe Massa recebe abraço de Claire Williams no último GP da vida na F1 (Foto: Williams)


A Williams precisava ir ao mercado buscar um piloto experiente por uma série de razões. Uma delas, o patrocínio-máster da Martini. O GP apurou que a marca de bebida alcoólica não pode fazer propaganda com 'atores' abaixo dos 25 anos de idade, algo que é proibido pela legislação de vários países - inclusive no Reino Unido. Portanto ter Lance Stroll, 18, ao lado de outro novato significaria que a principal mecenas da equipe não poderia usar qualquer um dos dois pilotos para fins de publicidade e imagem.

Massa estava viajando com a família em férias, mas o período sabático da F1 foi curtíssimo. O anúncio deve ser feito assim que a Mercedes confirmar Bottas.

O 'efeito Rosberg'

A equipe alemã, por sua vez, foi pega de surpresa pela decisão de Rosberg e teve de correr contra o tempo para definir quem será o piloto que vai dividir os boxes com o tricampeão Lewis Hamilton. Inicialmente, a esquadra chefiada por Toto Wolff foi atrás de Nico Hülkenberg. Mas a Renault negou qualquer possibilidade de liberar o piloto, que havia acabado de tirar da Force India.

Mas os atuais campeões também pensaram alto e não deixaram de considerar Fernando Alonso, apesar de uma gorda e consequente multa rescisória. O espanhol, entretanto, tratou logo de colocar fim aos rumores, dizendo que seu plano é mesmo seguir com a McLaren, na tentativa de buscar o tricampeonato. Os jovens Esteban Ocon - membro do programa da Mercedes, incluisve, e Carlo Sainz também figuraram nos sonhos dos alemães, mas nada disso foi para frente.

Havia as opções do própria Massa e do aposentado Jenson Button. Também não houve evolução. Sobraram, então, opções mais óbvias. E a primeira delas é Pascal Wehrlein - igualmente no programa de jovens pilotos da montadora e reserva do time. Só que Pascal não detém a fé de seus chefes, que foram atrás de alguém mais experiente: Bottas.

Ainda que o finlandês não seja mais aquele que chegaram a dizer que seria o novo piloto da Ferrari e futuro campeão do mundo. Não é tão tímido quanto Wehrlein, mas não tem uma personalidade das mais carismáticas e cativantes. É apadrinhado por Wolff, é o atual primeiro piloto da Williams e é a opção principal da Mercedes. E deve ajudar a manter a paz no trato com Hamilton, algo que a cúpula da equipe prateada também deseja, após três temporadas de intensa rivalidade entre o inglês e o alemão.

A Mercedes, por enquanto, segue calada. A esquadra já disse não pretende fazer nenhum anúncio neste fim de ano. E prometeu que, qualquer novidade, só virá a tona depois do dia 3 de janeiro, quando retorna ao trabalho.

http://grandepremio.uol.com.br/f1/n...-da-aposentadoria-por-causa-de-efeito-rosberg
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.067
Reações
9.786
Pontos
779
15589752_1228106413984556_8392844487516860251_n.png

Só espero que o Massa não pilote em modo de defesa no ano que vem... :coolface
 

Eyer05

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.928
Reações
17.767
Pontos
1.053
Ja to até vendo o galvão falando - O massa é tão querido que foram pedir pra ele voltar..
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.504
Reações
42.388
Pontos
1.074
Ja to até vendo o galvão falando - O massa é tão querido que foram pedir pra ele voltar..
Mas é verdade! A própria Claire Willians deu uma entrevista que só liberaria o Valteri pra mercedes se fosse alguém como o Felipe Massa. Ela poderia dizer que se fosse algum piloto experiente ou qualquer m****, fez questão de enfatizar o Felipe.

A verdade é que o cara é competente a beça, sabe acertar e desenvolver o carro, e se dá bem com todo mundo.

E pelo que deu a entender, ele só voltou mesmo a pedido da Claire, tanto que tem até clausula que se o bottas não for pra mercedes, ele não volta!
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.648
Reações
22.147
Pontos
1.494
Pelo menos um brasileiro confirmado no grid pra 2017, menos mal.
Porém, meio zuado essa volta do Massa depois daquele show todo de despedida.
 

dotrief kolnit

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.814
Reações
4.293
Pontos
714
Toda a choradeira, emoção, homenagens das outras equipes e um mês depois o cara "desaposenta"?

Só mostra que ele se aposentou pq ficaria sem vaga pro ano que vem.

E não curti essa escolha. A gente reclama da mesmice dos circuitos, mas tem tmb a mesmice dos pilotos. Bottas na Mercedes é uma cópia do Rosberg, estilo parecido. Massa na Williams pode ser importante pra equipe ter alguém com experiência, mas e pra F1? O que ele ainda traz?

Não tenho nada contra ele, isso é até bom pq mantém as emissoras brasileiras interessadas em continuar transmitindo as corridas, mas como fã da categoria eu gostaria de ver algum piloto mais promissor ocupando essa vaga.
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Pelo menos um brasileiro confirmado no grid pra 2017, menos mal.
Porém, meio zuado essa volta do Massa depois daquele show todo de despedida.

Não acho. Aquele momento foi verdadeiro. Ele estava realmente deixando a F1. Ele não estava, na ocasião, anunciando a aposentadoria e costurando por trás algum contrato para 2017.

O momento serviu ainda para todo mundo que curte a categoria perceber a importância do Massa e talvez ter mais consideração com ele de agora em diante. Vamo cornetar menos o cara.
 

Merovíngio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
36.148
Reações
28.707
Pontos
1.009
Ah não né galera. Vocês falam como se a F1 fosse repleta de pilotos velhos, numa necessidade urgente de buscar pelo menos um pouco de juventude.

Esquecem-se completamente que a F1 nunca teve tantos pilotos jovens como agora, principalmente nesta temporada 2017. É importante ter pilotos novos, mas também é importante ter os velhos conhecidos da audiência. Esporte nenhum se sustenta midiaticamente de outra forma. A transição de uma geração para a outra tem que ser gradual, e na F1 ela está mais acentuada do que nunca. E mesmo assim ainda tem gente querendo mais pilotos moleques?
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Pelo menos um brasileiro confirmado no grid pra 2017, menos mal.
Porém, meio zuado essa volta do Massa depois daquele show todo de despedida.

tambem acho.
ele teve seu momento e podia ter ido para outra categoria.
dinheiro ele ja tem muito, e ganharia um bom dinheiro em outro lugar tambem.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
Vai Bottas?

bottas%2Bwolff.jpg


Aí que o Bottas vai para a Mercedes e o Massa volta para a Williams.

Fim.

Calma.

Num post recente entregamos que as vozes mais ponderadas do paddock
indicavam o finlandês como favorito para a vaga.

(há poucos dias o nome de Wehrlein também aparecia no topo das listas)

Vale lembrar algumas coisas.

Valtteri possui um contrato de dois anos com a Williams.

Sendo assim, teria sua permanência no grid da Fórmula 1 garantida até o final
da temporada de 2018.

Outra.

Bottas não é um piloto que trouxe grandes patrocinadores para garantir seus
vencimentos.

Como a vida não anda fácil, contar com um acordo de dois anos não é nada
mau.

Um pássaro na mão.

A proposta da Mercedes provavelmente seria de um ano.

Claro.

Pesa.

Uma equipe de primeira linha.

E ainda favorita a comandar o campeonato em 2017.

Mas e depois?

Para onde iria Bottas?

Acho que o piloto finlandês deve estar perguntando essas coisas e pedindo
algumas garantias.

Seria apenas um empréstimo feito pela Williams com um retorno em 2018?

Sei que saída de Rosberg deixou um buraco enorme no time da estrela de prata.

Paddy Lowe chegou a afirmar que sem Nico a Mercedes se tornava um triciclo.

Por que tal declaração do diretor técnico?

Simples.

O atual campeão do mundo não é apenas um dos melhores pilotos de sua geração.

Rosberg domina a arte de acertar um bólido como ninguém.

Hamilton cansou de copiar seu setup nos momentos mais complicados dos últimos
três anos.

Então como substituir um piloto completo assim de última hora?

(ainda mais que Lewis com sua choradeira sem fim pelo título perdido poderia molhar
e danificar o simulador da equipe)

Não existe resposta ideal.

Bottas teve alguns brilhos isolados com uma configuração diferente de Felipe Massa.

Fruto do seu lado na garagem da Williams.

(leia ideias originais de piloto e engenheiro)

Mas não era algo comum.

Assim o finlandês não parece ser uma solução de longo prazo para compor um time
perfeito.

Pode ser?

Pode, mas nada indica isso.

O que parece certo é que a próxima temporada será de especulações.

Com suas declarações, o próprio Toto Wolff tem tratado de colocar lenha na fogueira
ao deixar portas abertas para Sebastian Vettel ao final de seu acordo com a Ferrari ao
final de 2017.

Na Itália dizem que se algo assim acontecer, uma proposta irrecusável da Scuderia
Italiana poderia tirar Rosberg de sua aposentadoria.

E todos viveriam felizes para sempre!

Calma.

http://f1corradi.blogspot.com.br/2016/12/vai-bottas.html
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
"Bem amigos dá rede globo. É com muita alegria que transmito mais um GP dá Austrália sabendo que por mais um ano teremos a presença de RRRRRRRRRRRRRRRRRRFELIPE MASSA DO BRASIL!"

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
5.504
Reações
5.696
Pontos
353
Ricardão tem contrato até quando? Acho que em 2018 ele pode pular pra Mercedes, caso a Red bull não acerte a mão em 2017
 

Enzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.648
Reações
22.147
Pontos
1.494
Não acho. Aquele momento foi verdadeiro. Ele estava realmente deixando a F1. Ele não estava, na ocasião, anunciando a aposentadoria e costurando por trás algum contrato para 2017.

O momento serviu ainda para todo mundo que curte a categoria perceber a importância do Massa e talvez ter mais consideração com ele de agora em diante. Vamo cornetar menos o cara.
Mas eu não disse q ele fez aquela despedida de forma orquestrada, ja pensando considerando ter algo pra 2017. Sei que td isso aconteceu de forma inesperada, por causa do anuncio do Rosberg.
Só acho que se realmente o Massa quisesse aposentar, buscar outros rumos, querer sair por cima, como ele disse que queria, ele não aceitaria algo assim. Na minha opinião, pegou mal.

Seria diferente, por exemplo, se contratassem o Button, que nunca anunciou que estava parando, mas sim q tiraria um ano sabático.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
Opinião GP: Massa vive aposentadoria mais curta da história e põe carreira em risco entre a glória e o fiasco

A opção de Nico Rosberg por se retirar depois do título tirou o sossego programado de Felipe Massa. Desde então, sua vida viveu o dilema da possibilidade do retorno à F1 justamente na casa que havia dispensado, a Williams. Agora, o brasileiro vai ter sua carreira analisada como a de um novato em 2017: ou tem um desempenho digno de aplausos ou cai no limbo

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DA F1 uma aposentadoria foi tão curta. Daquele domingo do GP de Abu Dhabi até a última segunda-feira, dia em que o contrato foi assinado, Felipe Massa ficou 22 dias na condição de ex-piloto da categoria. Se pensava em uma série de viagens com mulher e filho, todos os planos foram derrubados quando, no quinto destes dias, o inferno da Mercedes ficou evidente com a decisão de Nico Rosberg. Desde então, o telefone de Massa não parou mais de receber ligações e mensagens.

Só não se imaginava, naquele primeiro momento, que Massa seria alvo da equipe da qual havia se livrado. Era muito mais natural que o nome dele estivesse dentre os interessados de Toto Wolff e Niki Lauda. De postura mais tranquila, Felipe seria um complemento ideal a Lewis Hamilton, um ‘sossega-leão’ para quem tem reclamado quase que diariamente do tratamento dado na temporada em que perdeu para o ex-amigo e rival alemão. Além disso, a Mercedes não precisaria pagar multas nem fazer concessões para mexer em peças das outras equipes.

Diante da decisão da Mercedes por Valtteri Bottas, em detrimento de Pascal Wehrlein, a Williams se sentiu lisonjeada, mas com um problema a solucionar: pegar um piloto supra-25 que tivesse a experiência suficiente para tocar um novo projeto como o de 2017 e capaz de empurrar o rebento Lance Stroll. Era Massa ou Jenson Button. E logo o inglês foi rechaçado porque a F1 não lhe faz mais parte.

O negócio, então, era convencer Massa a voltar. Porque, a princípio, ficaria estranho – como para muitos está – explicar alguns pontos: quem está por dentro do que se passou sabe que Felipe parou porque não tinha mais chances de ter um carro competitivo e voltar a vencer; quem está por fora alegou desde que o GRANDE PRÊMIO revelou a assinatura do contrato de que tudo não passou de uma jogada de marketing – e denota que está muito por fora, mesmo. Fala-se que a chegada de Paddy Lowe, ex-Mercedes, foi um ponto a se considerar. E a oferta financeira também não é de se jogar fora: € 6 milhões, ou R$ 21 milhões, caem bem na conta.

As questões são: como o Massa que já dava a F1 como página virada e via a carreira entre WEC, DTM ou F-E volta a ler esta página? É só um ‘mandato-tampão’ até que tudo se ajeite ou há chance de, em curtindo a nova chance, seguir em 2018? E se tomar pau de Stroll, largar tudo no meio do ano é plausível?

Primeiro que, se Massa tivesse de fato alguma oferta de outra categoria, teria declinado a proposta da Williams. A volta atrás de quem estava 100% feliz também tem a ver com o fato de que 1) o WEC está minguando, pelo menos na LMP1, com a saída da Audi; 2) o DTM está minguando e tanto Audi quanto BMW já anunciaram equipes e pilotos, seis e não mais oito por montadora; 3) a F-E está em curso e só termina em junho. A chance de Massa ficar parado por muito tempo era enorme.

Felipe deve tratar, sim, como um retorno de um ano. Nesta condição, teria, ao menos, um tempo maior para negociar seu salto para outro campeonato, que seja um dos três supracitados ou qualquer outro. Mas vai que cai como uma luva num carro que deve, sim, ser a seu feitio, com maior aderência mecânica; aí, renovar passaria a ser uma mera casualidade. Há uma chance, claro, de queimar o filme: quem teve uma despedida como aquela de Interlagos pode não ser digno dos mesmos aplausos se tiver um ano decepcionante.

Fato é que tão grande quanto a surpresa do anúncio do adeus de Rosberg é a volta de Massa aos holofotes da F1. E tal qual um impetuoso moleque como Max Verstappen ou o próprio Stroll, encara de peito aberto uma nova fase em que todo mundo vai olhar atentamente para seu desempenho ao longo das 20 provas de 2017. Aos 35, Felipe deixou o descanso e escolheu o risco. Ou vai ser aplaudido de pé ou jogado às traças.

http://grandepremio.uol.com.br/f1/n...e-carreira-em-risco-entre-a-gloria-e-o-fiasco
 
Topo Fundo