Na verdade o lance é que o Xbox One está perdendo para o PS4 não é por causa da linha first e a Microsoft sabe disso. Na geração passada tinha essa mesma ladainha de que o 360 não tinha exclusivos (o que é uma baita mentira, mas enfim...) e o console foi um sucesso.
O que vende console mesmo são os medalhões (que 90% são multi), o sucesso do PS4 está relacionado a ser um melhor hardware e a principio até mais barato, isso deu um impulso enorme no console.
Acho que investir em novas franquias é importante, mas o sucesso de um videogame não começa por aí.
Então GK, eu discordo da afirmação que a Mic não tem exclusivos, mas temos que dar a mão a palmatória que quando o X360 estava em alta, a Mic sempre se orgulhou do sucesso que obteve com seus grandes medalhões, a Mic não se cansou de falar com orgulho sobre o sucesso que a série Gears, merecidamente, teve, os jogos da série venderam muito, gerou muito buzz, engajamento e divisas oriundas de coisas como assinaturas Xbox Live Gold, compra de conteúdo etc... e foi tão importante para a imagem da marca, que a Mic se deu a chance de comprar a IP e criar um estúdio só para cuidar dessa IP, e de certa forma, isso não mudou, vez ou outra costumamos ver a Mic divulgando dados sobre o desempenho de suas IP´s exclusivas, e não dá pra negar que hoje, mais do que foi lá atrás, essas IP´s estão gerando uma parcela importante dos lucros da divisão, acho que nisso, a Mic é até mais bem sucedida que a Sony, pois sabe construir mecanismos que tornem seus jogos relevantes por um longo tempo, mantem a galera ativa e consumindo.
Os 3rds são o grosso, todos sabemos disso, mas mesmo nesse âmbito dos 3rds, vemos mudanças de tendência, o último COD não me deixa mentir, Titan Fall 2 e outros exemplos estão ai pra mostrar que 3rds vão e podem decepcionar, mas vc tem que concordar comigo que se jogos 1sts não fossem importantes, a própria Mic não perderia o seu tempo enaltecendo isso nos seus PR...
https://news.xbox.com/2017/01/05/xbox-closes-milestone-year-in-2016/
Vc vai reparar que grande parte do texto enaltece o diferencial de seus exclusivos e qualidade do seu serviço Xbox Live, não está enaltecendo o quanto BF1 vendeu apenas no Xone, mas está feliz da vida em ver FH3 como o mais bem sucedido lançamento dentro da franquia, Nesse PR, ela está tentando criar seu próprio diferencial, tentando ser autêntica as vistas dos jogadores e fãs da marca e principalmente, está tentando passar aos seus fãs que pode vencer nessa área, isso cria um senso de orgulho no core base da marca e cria uma dinâmica de grupo necessária para esses fãs, e sinceramente, aqui, respeitosamente, vamos concordar em discordar, mas exclusivos sempre foram, sempre serão a cereja do bolo, podem não vender 50% de uma base, mas todos se concluem para ajudar a chegar próximo disso. Imo isso que dá diferenciação e torna relevante um console, ou mesmo agora, será relevante na diferenciação de um serviço como a Mic vai tentar de agora em diante com seus jogos PlayAnywhere, é isso que em princípio cria o gancho para trazer gente nova ou manter os que já estão dentro do serviço/console, afinal, o cara compra um Xbox pra jogar o Single ou multi de Gears of War que ele gosta muito, cria laços e amizades nesse meio tempo, cria afeto com o sistema e a UI do serviço, já vimos muito desse papo, dai o cara já está ali, já está acomodado e tudo começou por ele ter escolhido o Xbox por causa de Gears of War, uma coisa puxa a outra, e por isso mesmo eu acredito que se a empresa não se reinventa, acaba se tornando irrelevante, mesmo para esse fã de Gears que pode ou não, vir a se enjoar da proposta, dai como fica pra Mic quando precisar vender um novo Xbox pro cara que comprou por causa de Gears e Halo mas perdeu o tesão na proposta desses jogos? Aos poucos esse potencial que diferencia a plataforma e trouxe 8, 6 mihões de usuários core vai diluindo aos poucos, quando menos se percebe, a empresa está vendendo metade do que vendia daquela mesma IP de sucesso, novamente, COD, um 3rd, está ai pra mostrar isso e estamos vendo indicativos ainda meio obscuros de que os 1st da Mic podem estar começando a mostrar sinais de desgaste.
A Sony calcou o seu melhor momento com o PS2, ali, o grande diferencial eram exclusivos de 3rds, com uma ou outra exceção como Gran Turismo ou God of War. No PS3 vimos a maior parte desses exclusivos de 3rds irem para o X360, então a Sony entendeu que precisaria investir em outras opções, criar jogos que fossem relevantes para aquele novo contexto e que servissem pra contrabalancear o diferencial que não exista mais do lado do PS, ou seja, perdeu FF, perdeu GTA, perdeu um monte de IP´s que engordavam o papo da empresa, se naquele momento, a Sony tivesse negligenciado a importância de criar coisas novas, tivesse insistido em IP´s que foram relevantes apenas no PS1/PS2, mas já tinham perdido o seu brilho, talvez hoje a Sony não estaria onde está.
Um exclusivo por si só, que venda 5 ~ 6 milhões, pode não ser o suficiente para definir o jogo, mas de um em um, exclusivo após exclusivo, cada um vendendo 4 ~ 5 milhões, se faz um todo, esse é o meu ponto, e vai me desculpando ai pelo wall.