O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial do Ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro ( 2018-2022)

Qual será a moeda nova agora com Bolsonaro?

  • BOLSOS

    Votes: 104 12,4%
  • MITOS

    Votes: 188 22,4%
  • PITÚS

    Votes: 75 8,9%
  • BOLSONAROS

    Votes: 54 6,4%
  • TALKEIS

    Votes: 192 22,8%
  • NIÓBIOS

    Votes: 60 7,1%
  • HELENÕES

    Votes: 23 2,7%
  • COISOS

    Votes: 41 4,9%
  • JAIRES

    Votes: 12 1,4%
  • BONOROS

    Votes: 92 10,9%

  • Total voters
    841
  • Poll closed .

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.022
Reações
12.447
Pontos
753
Folha de SP está fora de controle.

Olha o nível:
2mzed5g.jpg


Qualquer um que leu "por cima" o plano de governo petista sabe a catástrofe que ele é, inclusive para a economia.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.287
Reações
172.567
Pontos
2.599
Paraná Pesquisas

Pesquisa estimulada

Bolsonaro 52,9%
Andrade 33,9%

Não sabem 3,8%
Nenhum 9,4%

Votos válidos
Bolsonaro 60,9%
Andrade 39,1%

Podem mudar de voto?
Bolsonaro 8,6%
Andrade 13,9%

Bolsonaro com 35% no nordeste e o Andrade não faz 35% nem no norte, nem no centro-oeste, nem no sudeste e nem no sul.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.358
Reações
175.927
Pontos
2.234
Apontamentos:

1. Coitado do Bolsonaro que vai ter que aguentar esse imbecil desse Mourão por quatro anos. Era melhor o príncipe, a Janaína, ou até o Tiririca (esse pelo menos fica calado);
2. A eleição do Major Olímpio pro Senado foi ok por dar um pé na bunda do Suplicy, mas que vergonha ter um néscio desses como Senador, pqp;
3. Em algum momento eu botei fé no Dória, mas hoje acho que o cara é um perfeito idiota. A única vantagem na vitória dele é a implosão do PSDB com a provável ocupação do lugar de partido de direita - embora o PSDB nunca tenha sido de direita - pelo NOVO;
4. Choradeira da Falha de SP tá cada vez mais épica;
5. Pós-declaração do Cid Gomes, tô esperando que o povo que votou no Ciro, se não votar no Bolsonaro, ao menos não vote no Haddad. Se votar, é só aquela comprovação da suspeita generalizada de "isentaria" e que não passam de apoiadores enrustidos de corrupto preso;
6. Não uso mais pijama. Dá vergonha.
 

albanibr

Lenda da internet
VIP
Mensagens
13.260
Reações
26.588
Pontos
1.549
Apontamentos:

1. Coitado do Bolsonaro que vai ter que aguentar esse imbecil desse Mourão por quatro anos. Era melhor o príncipe, a Janaína, ou até o Tiririca (esse pelo menos fica calado);
2. A eleição do Major Olímpio pro Senado foi ok por dar um pé na bunda do Suplicy, mas que vergonha ter um néscio desses como Senador, pqp;
3. Em algum momento eu botei fé no Dória, mas hoje acho que o cara é um perfeito idiota. A única vantagem na vitória dele é a implosão do PSDB com a provável ocupação do lugar de partido de direita - embora o PSDB nunca tenha sido de direita - pelo NOVO;
4. Choradeira da Falha de SP tá cada vez mais épica;
5. Pós-declaração do Cid Gomes, tô esperando que o povo que votou no Ciro, se não votar no Bolsonaro, ao menos não vote no Haddad. Se votar, é só aquela comprovação da suspeita generalizada de "isentaria" e que não passam de apoiadores enrustidos de corrupto preso;
6. Não uso mais pijama. Dá vergonha.

1. Acho que ele será útil, mas pra campanha política realmente não serve.
2. Concordo
3. Ta mais que provado que o Doria não é PSDB e ele deve migrar pra outro partido.
4. Vai chorar mais! hahah
5. Esses esquerdos vão justificar qualquer coisa p não votar no Bonorão das massa!
6. Free Balls? :viraolho
 


antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.287
Reações
172.567
Pontos
2.599
Olhem o nível da parada. 1º) Quer dizer, se a tal criança quisesse matar o pai não poderia fazer com uma faca? 2º) Se uma família chega a esse ponto é porque destruíram os valores familiares. Quem destruiu?

Patético
Propaganda de Haddad mostra criança atirando no pai

A campanha de Fernando Haddad, em larga desvantagem nas pesquisas eleitorais, resolveu apelar.

O poste de Lula publicou em suas redes sociais propaganda em que uma criança encontra uma arma na gaveta de casa e, aos risos, aponta para o pai e atira.


O vídeo termina com a frase “é melhor Jair se acostumando?” e o apelo para que os eleitores votem “pela vida”.

O Antagonista acha que a mensagem também pode ser lida como “quem não votar no PT vai levar bala”.
É pela vida. pic.twitter.com/usenpQKnXx
— Fernando Haddad 13 (@Haddad_Fernando) October 17, 2018
https://www.oantagonista.com/brasil/propaganda-de-haddad-mostra-crianca-atirando-no-pai/
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.192
Reações
172.686
Pontos
1.714
5. Pós-declaração do Cid Gomes, tô esperando que o povo que votou no Ciro, se não votar no Bolsonaro, ao menos não vote no Haddad. Se votar, é só aquela comprovação da suspeita generalizada de "isentaria" e que não passam de apoiadores enrustidos de corrupto preso;

Os esquerdas de apartamento certamente vão de Haddad. O voto é utilitário e não tem nada de motivo moral.

Ficou bem claro quando o motivo para rejeitarem o Bolsonaro era por machismo, autoritarismo e etc e mesmo assim tentaram emplacar o Ciro, que é justamente isso mas de ideologia oposta.

No fim das contas, é tudo um glacê pra deixar o bolo bonito mas a real é que vão votar no candidato de esquerda com melhores chances de ganhar e, num segundo turno, sempre escolherão o candidato de esquerda, não importa o que essa pessoa tenha feito, falado e etc. O motivo é integralmente ideológico.

Nada de errado, só deviam admitir logo que o voto é ideológico e pronto.


Com tudo isso, vai ter gente votando branco/nulo sim. A transferência não será integral.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.358
Reações
175.927
Pontos
2.234
3. Ta mais que provado que o Doria não é PSDB e ele deve migrar pra outro partido.

Tem que ver se outro partido aceita o Dória. Ele é um cara que racha a base.

6. Free Balls? :viraolho

LERIGO

Olhem o nível da parada. 1º) Quer dizer, se a tal criança quisesse matar o pai não poderia fazer com uma faca? 2º) Se uma família chega a esse ponto é porque destruíram os valores familiares. Quem destruiu?

Patético
Propaganda de Haddad mostra criança atirando no pai

A campanha de Fernando Haddad, em larga desvantagem nas pesquisas eleitorais, resolveu apelar.

O poste de Lula publicou em suas redes sociais propaganda em que uma criança encontra uma arma na gaveta de casa e, aos risos, aponta para o pai e atira.


O vídeo termina com a frase “é melhor Jair se acostumando?” e o apelo para que os eleitores votem “pela vida”.

O Antagonista acha que a mensagem também pode ser lida como “quem não votar no PT vai levar bala”.
— Fernando Haddad 13 (@Haddad_Fernando) October 17, 2018
https://www.oantagonista.com/brasil/propaganda-de-haddad-mostra-crianca-atirando-no-pai/

E quem concorda com esse tipo de propaganda é mais mau caráter do que quem a cria.

Os esquerdas de apartamento certamente vão de Haddad. O voto é utilitário e não tem nada de motivo moral.

Ficou bem claro quando o motivo para rejeitarem o Bolsonaro era por machismo, autoritarismo e etc e mesmo assim tentaram emplacar o Ciro, que é justamente isso mas de ideologia oposta.

No fim das contas, é tudo um glacê pra deixar o bolo bonito mas a real é que vão votar no candidato de esquerda com melhores chances de ganhar e, num segundo turno, sempre escolherão o candidato de esquerda, não importa o que essa pessoa tenha feito, falado e etc. O motivo é integralmente ideológico.

Nada de errado, só deviam admitir logo que o voto é ideológico e pronto.


Com tudo isso, vai ter gente votando branco/nulo sim. A transferência não será integral.

Ah, eu sei. É porque os "probos" juravam que não era o caso.
 

xDoom

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.384
Reações
141.118
Pontos
589
O impeachment de Bolsonaro
SALVARBrasil 18.10.18 06:43

A Folha de S. Paulo já está armando o impeachment de Jair Bolsonaro.
Uma reportagem publicada nesta quinta-feira diz que “empresas estão comprando pacotes de disparos em massa de mensagens contra o PT no WhatsApp e preparam uma grande operação na semana anterior ao segundo turno.


A prática é ilegal, pois se trata de doação de campanha por empresas, vedada pela legislação eleitoral, e não declarada.
A Folha apurou que cada contrato chega a R$ 12 milhões e, entre as empresas compradoras, está a Havan. Os contratos são para disparos de centenas de milhões de mensagens.”
O jornal ainda não mostrou esses contratos.
Ora, mas fazer campanha contra não significa fazer campanha a favor.

Eu mesmo poderia gastar 300 mil reais pra falar mal do PT, esse saldo não entraria na conta do bolsonaro. Nós ainda temos a liberdade de gastar nosso dinheiro com o que quisermos desde que não seja proibido por lei. A lei proíbe você ajudar financeiramente a campanha, não proíbe você atrapalhar a campanha.
 

Deus-da-Destruição

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.466
Reações
28.597
Pontos
1.024
Aparentemente realmente existe este tipo de serviço, eu realmente não sabia.

1539863828054.png

MAs esse engajamento não veio aparentemente do Bolsonaro, estão acusando ele de caixa 2.
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.300
Reações
17.814
Pontos
1.174
Espero não ter feito besteira e falado demais e ter perdido votos para o Bolsonaro. Eu pra não querer enganar minha prima e cunhado que estavam defendendo e falando que ia votar no Bolsonaro, fui tocar no assunto de reforma da previdencia, me fiz de inocente e perguntei se isso era ruim, eles falaram que era horrível, os dois defendem o Bolsonaro, gostam das ídeias deles, mas eu fiz isso falando do Haddad, e depois cheguei a mencionar que talvez os dois candidatos fariam reforma da previdência, aí meu cunhado (Considero o marido da minha prima o meu cunhado) falou de Bolsonaro e falou que não ia votar mais nele não, ia ser nulo, se tivesse essa coisa aí de reforma da previdência.

É um assunto delicado para se tocar, acho que vendo a reação, talvez não tocaria no assunto, já que ficaram decepcionados quando eu toquei no assunto de reforma da previdencia, mas disse sobre os dois candidatos, aí eu tinha achado um vídeo que o Bolsonaro falou que ia ser de um jeito diferente, que ia ser só tirando o que fosse fraude, golpe, e minha prima que defende o Bolsonaro ficou se justificando com isso, ela só escutou o vídeo até esse ponto, mas disse do Haddad também, citei os dois candidatos.

Não deu pra mostrar o vídeo completo pra minha prima, mas ela escutou ele falando que só iria fazer isso tirando as fraudes e golpes mas não viu o vídeo todo, não to conseguindo achar agora. Espero não ter retirado votos do Bolsonaro, mas não queria ser um canalha com a minha prima, eu passei pelo vídeo do Haddad falando de reforma da previdência que ela não chegou a ver mas toquei no assunto, e mencionei rápido que o Bolsonaro poderia fazer isso também, os dois candidatos, e perguntei se era ruim, e ela falou que era. Se isso for cortar aposentadoria das pessoas, é ruim mesmo, até porque os caras que falaram disso monetizam bem no youtube, não trabalham todos os dias, e o Arthur agora ganha dinheiro como deputado além de já ter tido empresa se não me engano, da família. Mas gosto de alguns ótimos vídeos do Arthur, mas falar em cortar dinheiro dos outros enquanto está recebendo é ruim, principalmente porque vão lembrar o quanto os políticos ganham e roubaram e eles querendo tirar o dinheiro das pessoas e isso as pessoas não aceitam e é preciso uma boa lavagem cerebral pra fazer elas aceitarem se ferrar dessa forma.

Os dois pensam em fazer isso, não entendo muito, mas deve ser ruim, só é fácil falar pra quem ganha dinheiro como político ou ficou rico no youtube e dá pitaco enquanto ganha dinheiro, e não trabalham por anos e horas todos os dias. É complicado. Mas sou Bolsonaro até o fim, nos outros quesitos ele tem qualidades inquestionáveis, e o Haddad tá no mesmo barco do Bolsonaro nesse ponto específico, não dá pra usar contra o Bolsonaro se Haddad pensa o mesmo. Não sei se vai ser ruim no futuro, e estamos sendo dibrados na internet por algo que não sabemos se vai ser ruim pra nós.

Não to fazendo campanha contra ninguém, sempre apoiei o Bolsonaro por todos os outros motivos de segurança, honestidade e tudo, e vou votar no Bolsonaro, só queria deixar meu comentário sobre esse assunto delicado mesmo, porque é muito difícil falar disso fora da internet, e eu admito que teria que entender mais desse assunto, acho que vão ferrar com meu futuro ou não, independente do candidato, se mechem com aposentadoria, não sei galera. Mas não tem escolha.
Não sei se esse gazetadopovo é imparcial mas pensei que as outras fontes seriam piores, e quase nenhum candidato ou partido toca nesse assunto.
https://www.gazetadopovo.com.br/ele...oem-para-a-economia-5bg68lyg30w2btwxzj6t0e586
https://www.gazetaonline.com.br/not...-sobre-reforma-da-previdencia-1014151857.html

Nem vou tocar mais nesse assunto, porque independente de quem ganhar, não sei se pode ocorrer uma grande decepção no futuro com isso pra algumas pessoas, vou votar no Bolsonaro, concordo com todas as outras coisas, e o Haddad também disse sobre fazer isso então não existe escolha e não gosto do Andrade nem do PT por causa dos roubos e nunca votaria nele, e nisso de reforma da previdencia não muda entre os dois. Complicado esse assunto. E tenho que admitir, o Bolsonaro era mais focado em segurança, honestidade, mas talvez caminhou pra isso por causa de influência de canais do MBL e do Ancap que queria isso lá mas com o partido e candidato de estimação do ancap liberal. Além de empresários se não me engano. Mas o povo vai ficar falando dos privilégios dos políticos, do dinheiro deles, se isso ocorrer. É um assunto complicado.

Pode acabar sendo uma batata quente que pode cair no colo de alguém se realmente a gente não estiver sendo dibrado e isso for 100% necessário, mas muita gente pode não se conformar vendo os políticos mantendo o dinheiro e privilégios, não sei como vai ser é um assunto complicado. Tanto que ninguém toca nesse assunto e discutem muito mais outras coisas.

a reforma da previdência não é opcional, mas isso nao significa tirar a aposentadoria das pessoas.

a previdencia tem 2 problemas centrais:
1) o próprio modelo em si, q é simplesmente distributivo. significa que a previdência social nada mais é q um esquema de pirâmide e, como todo o esquema de pirâmide, uma hora desaba e todo mundo toma no cu
2) tem uma caralhada de marajá ganhando dezenas de milhares de reais de aposentadoria mensal e, graças ao absurdo que é a ideia jurídica de "direito adquirido", vc nao pode mexer. entao tem arrombado que foi funcionario publico por 25 anos, se aposentou com menos de 50 anos e vai passar uns 40 anos ganhando 20mil ou mais, e vc nao pode cortar isso dele pq é "direito adquirido".

criar um novo sistema até q é fácil. vc faz um regime de capitalização, ou simplesmente nao faz nada e deixa cada um guardar e investir o proprio dinheiro
o difícil é fazer a transição

pq tem gente que trabalhou aí 40 anos, contribuiu com cada centavo, e nao dá pra simplesmente dar uma banana agora pra esse pessoal. e pra isso vc vai precisar de UMA CARALHADA DE DINHEIRO

pq se vc fizer um novo sistema sustentável, tá joia. sendo sustentável o governo nao se preocupa com déficit. a questao é q se a nova geração colocar seu dinheiro para um regime de capitalização, o dinheiro dos aposentados atuais vai vir da onde? teria de vir tudo de imposto

o programa do Paulo Guedes, ATÉ ONDE EU SEI, é fazer a transição gradual.

o que EU faria é pegar todo mundo que ganha acima do teto do INSS, mandar tomar no c* (com acento mesmo) e reduzir para o teto ou menos. só aí já dá uma aliviada das boas.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.358
Reações
175.927
Pontos
2.234
Ufa, era fake News contra o Bolsonaro falar que o Barcelona ficou contra o Ronaldinho por apoiar o Bolsonaro, não sei se fizeram isso pra tentar pressionar contra o Bolsonaro. Posso ainda continuar torcendo pelo Barcelona e ver o Messi jogar. Já estava até meio cogitando de não assistir alguns jogos por essa atitude do Barcelona que foi fake news. Vou continuar assistindo os jogos e torcendo por eles então.

https://republicadecuritiba.net/201...ontinua-oficialmente-como-embaixador-do-time/

Nunca foi dito que o Ronaldinho deixaria de ser embaixador do clube, só que ele ia ser gradualmente removido das ações de marketing do clube. Ele continuar embaixador não quer dizer porra nenhuma.
É o tempo que vai dizer se é fake ou não.
 

Deus-da-Destruição

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.466
Reações
28.597
Pontos
1.024
Nunca tinha visto,estou sabendo agora.

Aparentemente, por cima mesmo, empresas a favor do Bolsonaro se juntaram e compraram esses pacotes para enviar informações sobre o Bolsonaro, que, segundo muitos no twitter e o próprio Haddad, alegam ser fake news.
Afirmam que isso pode ser crime eleitoral.
A folha disse que teve acesso aos contratos... que dizem dar 12 milhões de reais.
No twitter afirmam ser caixa 2? eu nem sei porque.
Está uma bagunça dos infernos, mas empresas que espalham mensagens em massa?
Como eles tem acesso aos telefones das pessoas?

DpyHO5RW0AA6f7m.jpg
 

quid

Bam-bam-bam
Mensagens
3.188
Reações
6.503
Pontos
303
Petista levantaram hashtag caixa2 de Bolsonaro, que gente imunda, hipócrita... e burra, isso não é caixa2, seria abuso de poder econômico.
 

Oh Dae-su

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.669
Reações
30.104
Pontos
1.404
Aparentemente realmente existe este tipo de serviço, eu realmente não sabia.

Visualizar anexo 55267

MAs esse engajamento não veio aparentemente do Bolsonaro, estão acusando ele de caixa 2.

Claro que nao e caixa dois, até eu posso fazer isso se eu quiser. Isso e a Folha sendo Folha, e como dizer que o cara que vende camisa do Bolso tb tá fazendo caixa dois
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.358
Reações
175.927
Pontos
2.234
Aparentemente, por cima mesmo, empresas a favor do Bolsonaro se juntaram e compraram esses pacotes para enviar informações sobre o Bolsonaro, que, segundo muitos no twitter e o próprio Haddad, alegam ser fake news.
Afirmam que isso pode ser crime eleitoral.

Tecnicamente, não é crime. A lei não prevê esse tipo de iniciativa e nem punição pra ela, até onde eu sei.

A folha disse que teve acesso aos contratos... que dizem dar 12 milhões de reais.
No twitter afirmam ser caixa 2? eu nem sei porque.

Relativização esquerdista pra igualar com os crimes do deus Mollusco. Caixa 2 é outra coisa.

Está uma bagunça dos infernos, mas empresas que espalham mensagens em massa?
Como eles tem acesso aos telefones das pessoas?

Brasil, filhão. Privacidade aqui é ilusão.
Você ficaria assustado se soubesse como é a política de proteção aos dados aqui.

"Spoilerísticamente", posso te dizer que, na verdade, não há política.
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.243
Reações
12.915
Pontos
503
kkk
Renault despreparada
1° vídeo,47k de deslikes

Tiraram por um tempo e recolocaram o mesmo vídeo com outra url,os deslikes ganhando kkk
 

Ken Masters

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.553
Reações
16.921
Pontos
1.314
Aparentemente, por cima mesmo, empresas a favor do Bolsonaro se juntaram e compraram esses pacotes para enviar informações sobre o Bolsonaro, que, segundo muitos no twitter e o próprio Haddad, alegam ser fake news.
Afirmam que isso pode ser crime eleitoral.
A folha disse que teve acesso aos contratos... que dizem dar 12 milhões de reais.
No twitter afirmam ser caixa 2? eu nem sei porque.
Está uma bagunça dos infernos, mas empresas que espalham mensagens em massa?
Como eles tem acesso aos telefones das pessoas?

DpyHO5RW0AA6f7m.jpg

Isso aí não dá nada, tem milhares de vídeos falando mal do PT.

Nada impede de um empresário ou qualquer um comprar pacotes e enviar, o dono da Havan deve ser um, ele odeia o PT kkk

Eu queria saber qual fake news espalham-se sobre o PT, tudo que recebi até agora é verdade.
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.724
Reações
107.307
Pontos
1.003
PSD declara neutralidade, mas Kassab diz que maioria está com Bolsonaro
De acordo com o dirigente, liberar os diretórios regionais é uma decisão que impede a criação de dissidências

brasil-politica-michel-temer-gilberto-kassab-20180822-0001-copy.jpg

O ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, durante cerimônia para assinatura do Decreto de Radiodifusão, em Brasília (DF) - 22/08/2018

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, afirmou nesta quarta-feira (17) que o partido não apoiará nenhum dos dois candidatos à Presidência da República. Ele, no entanto, explicou que a decisão respeita os diretórios da Bahia e de Sergipe, que apoiam Fernando Haddad (PT), em oposição à “ampla maioria” do partido, que está com Jair Bolsonaro (PSL).


“Em um gesto de respeito com esses dois estados, ao invés de definirmos o voto do partido em favor do Bolsonaro, o PSD definiu que vai liberar seus diretórios regionais para o caminho que considerarem mais adequado. Com isso, aqueles que não quiserem acompanhar a candidatura do Bolsonaro ficam com a tranquilidade de estarem dentro de uma diretriz partidária”, disse ele, que é ministro de Ciência e Tecnologia do governo Temer.

O PSD baiano é aliado do PT no estado. Já em Sergipe, o PT apoia a candidatura de Belivaldo Chagas, do PSD, para o governo. Chagas disputa o segundo turno com Valadares Filho, do PSB.

Kassab deixou claro, no entanto, que a maioria do partido está com Bolsonaro e que liberar os diretórios regionais é uma decisão que impede a criação de dissidências e visa a unificar o partido com maior facilidade após as eleições.

A maioria dos partidos, dentre eles PSDB e MDB, também não oficializaram apoio a nenhum dos dois candidatos e liberaram seus diretórios regionais. O PT tem o apoio do PCdoB e PROS, que já fazem parte da coligação de Haddad, além do PCB, PSB e PSOL. O PSL tem o apoio do PTB, PRTB e PSC.


Fonte
================================================================================================
PT, PSDB, MDB e os riscos para a democracia
Os partidos “democráticos” distorceram, de modo criminoso, a competição eleitoral nas últimas décadas

brasil-odebrecht-20180803-0003-copy.jpg

Logo da construtora Odebrecht é visto em sua sede em São Paulo (SP) - 03/08/2018

Uma narrativa ganhou força no segundo turno das eleições presidenciais. Quem discorda é acusado de má-fé, ignorância e/ou complacência com o autoritarismo. Jair Bolsonaro (PSL) seria um líder político que, se eleito, limitaria os direitos civis de alguns brasileiros. Tornar-se-ia um ditador. “As eleições serão menos livres e justas, o Executivo abusará constantemente de seus poderes, o país ficará mais militarizado e violento, e direitos civis e humanos serão violados.”

Fernando Haddad (PT) representaria, de acordo com essa narrativa, a salvação da democracia contra a barbárie. O fato de seu partido ter organizado esquemas corruptos por pelo menos uma década seria algo lamentável, mas reparável. Bastaria pedir desculpas, admitir erros, fazer uma “autocrítica”, e o eleitor brasileiro deveria perdoá-los para evitar um mal maior.

O problema é que essa versão dos fatos ignora um dos componentes cruciais de uma definição mínima de democracia: a competição livre entre grupos políticos organizados.

O livro mais famoso do cientista político Robert Dahl se chama “Polyarchy: participation and opposition”. Publicado em 1971, a obra se preocupa em explicar as condições para que um país “autoritário” passe a ser um país em que dirigentes políticos são substituídos através de eleições nas quais grupos de oposição participam do modo mais livre possível.

A corrupção praticada ao menos desde 1998 por PT, PSDB e (P)MDB – envolvendo, em menor grau mas talvez com maior eficácia, outros partidos como PP, PSD, DEM, PR, PRB etc, desculpe se esqueci o seu! –, distorceu a competição eleitoral. Partidos que se beneficiaram de modo grotesco de doações ilegais para campanhas políticas tentaram, com isso, “fechar” a competição eleitoral, minimizando as chances de derrota para partidos que não recebem montantes vultosos para suas campanhas.

Os esquemas expostos nos livros O Operador (Lucas Figueiredo), Dinheiro, Eleições e Poder (Bruno Carazza) e Petrobras: uma História de Orgulho e Vergonha (Roberta Paduan) não deixam dúvidas: PT, PSDB e MDB são organizações criminosas. Diversos estudos mostram que partidos que gastam mais têm mais chances de ganhar eleições do que outros. Um dos mais recentes, escrito por Ronaldo Arraes, Octavio Amorim Neto e Andrei Simonassi, argumenta que “despesas declaradas de campanha são decisivas para o desempenho eleitoral dos candidatos à Assembleia Legislativa do Ceará em 2010”. (Recomendo o texto todo para a justificativa metodológica que motivou a escolha do caso.)

Bem, se o dinheiro importa e o acesso a ele é bastante desigual porque partidos no poder estão em conluio criminoso com financiadores de campanha (que são, simultaneamente, contratados pelos governos desses partidos), é cristalino que a competição eleitoral é muito prejudicada.

Será a competição eleitoral livre tão relevante assim? Em recente debate na Fundação Fernando Henrique Cardoso, o cientista político Steven Levitsky menospreza esse ponto. Afirmou que “aceitar propina, como Lula supostamente fez, não é a mesma coisa que ser autoritário. Isso é muito importante. Políticos de centro-esquerda, inclusive os corruptos, geralmente não ameaçam a democracia”.

Mas em seu livro Competitive Authoritarianism: Hybrid Regimes After the Cold War, escrito com Lucan Way, Steven Levitsky define como “autoritarismos competitivos” regimes políticos que combinam eleições competitivas com “violações sérias das regras democráticas”. Um país é definido como autoritário e competitivo caso o jogo político seja enviesado a favor do partido no poder. Dois pontos, entre outros, são elencados nesse sentido:

1) Instituições estatais são aparelhadas politicamente e usadas com frequência pelo partido no poder de maneira a limitar a possibilidade de partidos de oposição competiram nas eleições de modo mais ou menos equânime;

2) O partido no poder usa instrumentos de políticas públicas de modo discricionário para limitar a possibilidade de partidos de oposição competiram nas eleições de modo mais ou menos equânime;

No governo federal entre 2003 e pelo menos 2013, o PT e partidos de sua coalizão usaram politicamente órgãos ministeriais e empresas estatais para obter vantagem eleitoral. E através de empréstimos do BNDES, para ficar em só um exemplo, o PT beneficiou empreiteiras e empresas como a JBS em troca de financiamento eleitoral ilegal. Ou seja, o partido usou o aparato estatal para benefício próprio e de seus aliados. Nos governos estaduais de Minas Gerais e São Paulo, o PSDB fez o mesmo.

Portanto, o PT, PSDB e MDB corroeram a democracia de forma insidiosa ao distorcerem a competição eleitoral usando gastos ilegais.

Agora devem fazer uma “aliança democrática” para “salvar o país do autoritarismo”? Me poupe.


Fonte
 

quid

Bam-bam-bam
Mensagens
3.188
Reações
6.503
Pontos
303
Tecnicamente, não é crime. A lei não prevê esse tipo de iniciativa e nem punição pra ela, até onde eu sei.



Relativização esquerdista pra igualar com os crimes do deus Mollusco. Caixa 2 é outra coisa.

Feito por pessoa jurídica é crime, por pessoa física acho que não.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.358
Reações
175.927
Pontos
2.234
Feito por pessoa jurídica é crime, por pessoa física acho que não.

Só se ficasse caracterizado como doação de empresas.
Seria, supondo que seja verdade, uma campanha anti-PT, não pró-Bolsonaro. Não existe doação de valores pra campanha do Bolsonaro.
 

quid

Bam-bam-bam
Mensagens
3.188
Reações
6.503
Pontos
303
Qualquer tentativa de censurar o whatsapp é tão, tão, tão absurda, que só podia ser no bananão mesmo discutir isso a sério, ah mas fake news, o que a imprensa ou o governo tem a ver com o que eu envio para minha mãe porra? Se podem controlar isso então podem controlar e-mail, ligações, enfim, qualquer meio de comunicação, imprensa asquerosa, nojo dessa gente, sério quero mais que a internet destrua o emprego desses canalhas.
 
Topo Fundo