Vocês já estão dando como certo a retrocompatibilidade para essa discussão antecipada se o
PS5 vai matar o PS4 Pro.
Eu não coloco a minha mão no fogo.
A Sony nadou de braçada nos royalties de cada remaster vendido nessa geração.
A Microsoft tb lucrou com remasters no começo da geração, aliás, ainda lucra pois não deixou de vender Rare Replay, Gears Ultimate, Halo Wars Definitive Edition ou Halo: The Masterchief Collection e especificamente com essa coletânea de Halo, recentemente promoveu um pequeno relançamento capitalizando em cima das melhorias para o Xbox One X, detalhe que todos os jogos de Xbox 360 já foram portados para a retro.
Para o bem da verdade, uma coisa não invalida a outra, no começo da geração, enquanto a janela tecnológica não se abria para a possibilidade de emular/virtualizar os jogos, remasters eram um "mal" necessário que ambas resolveram investir como forma de atrair parte da base que tinha resistência em deixar seus PS3´s e Xbox 360 de lado, principalmente no caso da Sony que viu boa parte da base de consumidores de PS4 se originando de ex jogadores de Xbox 360 e se viu em um impasse pois emular o PS3 foi e ainda é um desafio formidável que muito possivelmente não se resolve apenas com boa vontade e interesse por parte da Sony.
Claro que a Mic tem os méritos de ter conseguido resolver o problema da retro mas isso não era algo que se vislumbrava lá em 2013, e ainda hoje, algumas empresas mesmo com a possibilidade da retro no Xbox One, ainda continuam investindo em remasters, até mesmo como uma forma de trabalhar na curadoria e preservação do código do jogo para o futuro, temos exemplos de jogos que já tinham suporte a retro, mas receberam remasters, tb tivemos exemplos de jogos que receberam um remaster e posteriormente foram disponibilizados na retro e tb temos exemplos de jogos que foram remasterizados e mesmo com a possibilidade da retro ai acessível e disponível ainda não foram disponibilizados na retro, e isso não é algo que se possa colocar na conta da Mic, pois não é a empresa que decide quais os jogos vão para a retro, a publicadora/desenvolvedora é que deve se pronunciar e demonstrar interesse, então nisso nós vemos que tb não dá para colocar na conta da Sony a questão da suposta controvérsia dos remasters pois as empresas 3rds é que possuem o poder de decisão sobre relançar ou não um jogo, a Sony não é responsável por criar o precedente dos remasters, se a Sony fosse tão ávida por isso, teríamos visto outras iniciativas com jogos de PS3 como a serie Kill Zone, os Infamous, Motorstorm e não é isso que vemos nesse momento.
Sobre o futuro... com a perspectiva de uma nova geração que irá manter a mesma filosofia e ambiente de produção da geração atual mas com potencial de sobra para lidar com emulação e aperfeiçoamentos automáticos de IQ, as barreiras que existiram nessa geração não serão um entrave, será trivial emular a geração passada e tb a geração atual, o maior desafio na verdade ainda irá se encontrar em questões legais e burocráticas, isso não sou eu quem está dizendo, o engenheiro da Mic responsável pelo projeto da retro do Xbox 360 é que afirmou e no caso específico da Sony, emular a biblioteca do PS4 provavelmente será algo usual se as patentes da Sony entrarem em prática, nem será necessário patchs de compatibilidade pois o sistema vai aplicar perfis e aperfeiçoamentos de forma automática, a única dúvida é com relação ao PS3 onde questões legais e de licenciamento pesam mais do que a barreira tecnológica.