O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Por que a esquerda...] Critica a idéia de trazer a tecnologia de dessalinização de Israel pro Brasil?

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Não é o mesmo post que o outro, mas acabei de ver no facebook duas pessoas que eu sempre considerei inteligentes, publicarem o "A solução para a falta d'água que Bolsonaro propõe para o Nordeste já existe!" e, sabe, é um "Vou lacrar compartilhando!" que eu não esperava de nenhum dos dois, um deles inclusive com alto grau de educação e trabalhando com engenharia...

Em 2 pesquisas do google peguei o incrível projeto do PT que, em 14 anos, atende 170 municípios (uau, se for pensar em municípios do interiorzão do nordeste devem ser o que 170.000 pessoas? Não tem dados):

45561176265_3e9bcd2fc2_z.jpg

No Nordeste, 482 sistemas de dessalinização já funcionam em 170 municípios.

pocos.jpg

No Nordeste brasileiro existem cerca de 3,5 mil pequenas unidades de dessalinização em poços de água salobra


Por outro lado, a indústria de dessanilização de água do mar israelense:

sorek-1-696x464.jpg

Usina de dessalinização Sorek, em Tel Aviv, Israel

Com capacidade de atender 2.000.000 habitantes. E Imagino que água do mar tem mais sal que água salobra.


Sério que tem que querer tanto assim passar vergonha pra colocar o projeto do Lula no mesmo patamar que o projeto do Bolsonaro?

A pergunta fica: Por que a esquerda gosta tanto de passar vergonha?
 

Leon Powalski

Bam-bam-bam
Mensagens
1.821
Reações
5.247
Pontos
303
Mais uma prova de que a Esquerda deixa essa população na pobreza justamente pra continuar dependente do governo, assim gerando seu curral eleitoral. Nunca uma piada fez tanto sentido: "A esquerda gosta tanto de pobre, tanto de pobre, que continua deixando esse povo na pobreza".
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Primeiro tem que ser avaliado se o projeto da Embrapa é possível de ampliar atendendo o maior número de população. Se for possível e ainda se tornar mais barato e ter a mesma eficiência que o de Israel. Por que importar? Então, meu amigo goris, vc tem dados sobre o projeto de Israel com custos e tecnologia e da Embrapa? Porque trazer é fácil, mas quem paga e como será feito isto?
 


ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Eu concordo que já tem a tecnologia para isso no nordeste, falta é vontade política para por em prática em mais municípios.

Mas... Pelo que eu vejo desses sistemas de dessalinização em poços, são apenas para o consumo das pessoas, do uso pessoal mesmo, tomar, banho, cozinhar, etc..., pois a quantidade de água purificada é pequena. Se eu entendi bem o que o bolsonaro propõe é água em grande escala para que as famílias consigam usar as terras para a agricultura.

Eu acho que esses sistemas que já existem no Brasil já servem para dar o mínimo de condição de vida para esse povo tão sofrido, que não tem energia elétrica e bebe água de poça... Mas muitos desses sistemas instalados nem funcionando estão mais, foram abandonados, pois precisam de manutenção constante, como a troca de filtros.

 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Eu concordo que já tem a tecnologia para isso no nordeste, falta é vontade política para por em prática em mais municípios.

Mas... Pelo que eu vejo desses sistemas de dessalinização em poços, são apenas para o consumo das pessoas, do uso pessoal mesmo, tomar, banho, cozinhar, etc..., pois a quantidade de água purificada é pequena. Se eu entendi bem o que o bolsonaro propõe é água em grande escala para que as famílias consigam usar as terras para a agricultura.

Eu acho que esses sistemas que já existem no Brasil já servem para dar o mínimo de condição de vida para esse povo tão sofrido, que não tem energia elétrica e bebe água de poça... Mas muitos desses sistemas instalados nem funcionando estão mais, foram abandonados, pois precisam de manutenção constante, como a troca de filtros.



Mas ae isto não é culpa da União, mas sim do município. Creio que dá União também porque poderiam cobrar, mas ae isto daria margem pra corrupção e a burocratização de um serviço de manutenção.
Alguém tem dados do projeto da Embrapa e como foi implementado? Porque eles poderiam ter ensinado a população como arrumar.

Acho que esse projeto do Jair tem como objetivo criar um sistema de esgoto, mas com foco de distribuição de água encanada pelas residências como temos em áreas urbanas.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.286
Reações
175.745
Pontos
2.234
Porque vai dar certo.
E se for pra dar certo, a esquerda será contra.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.091
Reações
106.371
Pontos
1.824
Tudo que esse governo (ou qualquer outro de viés de Direita ou Liberal) fizer, todas as acções que possam facilitar a vidas das pessoas (mesmo pessoalmente achando que políticos não fazem nada), vai ser extremamente contestado, desacreditado e condenado pela esquerda.
Só vale os que eles ditam, só vale o que eles "fizeram" ou seja, porra nenhuma.
Na boa, solução deveria dividir essa draga de país mesmo, não vai ser possível nada com essa cambada cagando pra todo lado.
O que me deixa mais puto são os cérebros lavados que votaram nessa corja.


Não é o mesmo post que o outro, mas acabei de ver no facebook duas pessoas que eu sempre considerei inteligentes, publicarem o "A solução para a falta d'água que Bolsonaro propõe para o Nordeste já existe!" e, sabe, é um "Vou lacrar compartilhando!" que eu não esperava de nenhum dos dois, um deles inclusive com alto grau de educação e trabalhando com engenharia...

Em 2 pesquisas do google peguei o incrível projeto do PT que, em 14 anos, atende 170 municípios (uau, se for pensar em municípios do interiorzão do nordeste devem ser o que 170.000 pessoas? Não tem dados):

45561176265_3e9bcd2fc2_z.jpg

No Nordeste, 482 sistemas de dessalinização já funcionam em 170 municípios.

pocos.jpg

No Nordeste brasileiro existem cerca de 3,5 mil pequenas unidades de dessalinização em poços de água salobra


Por outro lado, a indústria de dessanilização de água do mar israelense:

sorek-1-696x464.jpg

Usina de dessalinização Sorek, em Tel Aviv, Israel

Com capacidade de atender 2.000.000 habitantes. E Imagino que água do mar tem mais sal que água salobra.


Sério que tem que querer tanto assim passar vergonha pra colocar o projeto do Lula no mesmo patamar que o projeto do Bolsonaro?

A pergunta fica: Por que a esquerda gosta tanto de passar vergonha?


Só por essa comparação pqp.
Isso é uma gambiarra perto de Israel, acho que nem deveria ser considerado como experimental.

Ainda vir indivíduo querendo falar que essa tecnologia já existe aqui só pode ser um mal intencionado mesmo.

Vergonha só passa quem tem, políticos não tem vergonha muito menos os da Esquerda.
Bandido não tem esse tipo de sentimento.
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
o problema é que a situação deste locais é muito precária, muito mesmo. mal tem estradas depois de certos lugares na Bahia. Quem ja viajou de carro sabe disto tem partes que nao é sequer recomendado passar pois é certeza de assaltos na estrada.
o problema eu acho que nao é bem falta de agua, é falta de transportes, é falta de comunicação, é falta de ter um Estado, isso mesmo Estado ali, administração, segurança, poder politico mesmo.
esses lugares precisam de serem administrados pois estão largados a própria sorte abandonados e quem vive ali é meio que salve-se quem puder...
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Não bebo água...
Ops, bebo sim.
Mas o que é o Nordeste sem água comparado com o Lulo sequestrado pelo juiz Moro??
Sereia Resistência.
:coolface
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Mas ae isto não é culpa da União, mas sim do município. Creio que dá União também porque poderiam cobrar, mas ae isto daria margem pra corrupção e a burocratização de um serviço de manutenção.
Alguém tem dados do projeto da Embrapa e como foi implementado? Porque eles poderiam ter ensinado a população como arrumar.

Acho que esse projeto do Jair tem como objetivo criar um sistema de esgoto, mas com foco de distribuição de água encanada pelas residências como temos em áreas urbanas.
A manutenção desse sistema é bem simples, basicamente limpeza e troca do refil, cada refil custa uns 50 reais, o problema é que cada refil tem vida útil de apenas 6.000 litros de água. Parece muito, mas para um poço que atende muitas famílias não dura muito tempo. 4 refis custam 200 reais. Se um poço atender 100 pessoas, cada pessoa consumindo em média 100 litros de água por dia, daria 300.000 litros por mês, ou seja, 12 trocas de filtro no mês. Essas trocas custariam R$2400,00 por mês, fora a energia elétrica, se for energia solar não tem a conta da energia.

R$2400,00 dá R$24,00 por pessoa.

O problema é que as pessoas se acostumam a depender do estado, se o sistema não funciona, já abandonam. Pois seria necessário a troca do filtro a cada 2,5 dias. Se ultrapassar muito o filtro fica saturado e além de não filtrar direito ainda cai a vazão.

Ou esse povo pode nem ter dinheiro pra isso, se a prefeitura também abre mão...

Mas no fim das contas, está bem cara essa água pelas minhas contas. Aqui onde moro uma família que gastar até 10.000 litros por mês paga menos de 30 reais da água no mês todo, da família inteira.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.221
Reações
172.419
Pontos
2.599
Eles já resolveram quase todos os problemas do Brasil. E os que não foram resolvidos, apenas eles podem resolver.
 

Yusuke Urameshi

Bam-bam-bam
Mensagens
5.086
Reações
15.487
Pontos
353
Tem chance de dar certo e de ser bom para o país ?

Então os esquerdopatas vão ser contra.

Simples assim.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Primeiro tem que ser avaliado se o projeto da Embrapa é possível de ampliar atendendo o maior número de população. Se for possível e ainda se tornar mais barato e ter a mesma eficiência que o de Israel. Por que importar? Então, meu amigo goris, vc tem dados sobre o projeto de Israel com custos e tecnologia e da Embrapa? Porque trazer é fácil, mas quem paga e como será feito isto?
O FFabioo já respondeu com os dados por alto, Alef.

O esquema brasileiro é bem iniciante ainda e parece ser extremamente local, já que é baseado em poços, parece ter uma atuação mínima. Os dados de Israel mostram que atendem 2.000.000 de habitantes todos os dias, dá pra ver que é algo mais profissional. Temos que ver se dá pra implantar aqui - por isso mesmo o estudo vale a pena - até porque em Israel eles tem todo o ecossistema baseado nisso, tanto retirar a água salgada quanto cultivar e produzir gastando o mínimo possível de água.

Tbm já disseram que os dados do governo Lula são... Meio inconfiáveis - algo que vez após vez se provou verdade - e mesmo que eu não possa te garantir com certeza, o que disseram de várias dessas "usinas" estarem fechadas não me parece muito fora da realidade, num país em que nem a polícia tem carros e professores agredidos nas escolas deixam de dar aula e os alunos são aprovados, uma usina de dessalinização que funciona num lugar que ninguém vê pode muito bem não estar funcionando há anos e assim mesmo recebendo a verba.

:-(

Mas vou tentar encontrar mais dados hoje mais a noite.
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Dessalinização da cabeça da minha rola veiuda, só se for. Aqui o que tá salvando são os pipas e as cisternas de placa, fosse depender desse "sistema", estariam todos passando mais sede do que já estão.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
A manutenção desse sistema é bem simples, basicamente limpeza e troca do refil, cada refil custa uns 50 reais, o problema é que cada refil tem vida útil de apenas 6.000 litros de água. Parece muito, mas para um poço que atende muitas famílias não dura muito tempo. 4 refis custam 200 reais. Se um poço atender 100 pessoas, cada pessoa consumindo em média 100 litros de água por dia, daria 300.000 litros por mês, ou seja, 12 trocas de filtro no mês. Essas trocas custariam R$2400,00 por mês, fora a energia elétrica, se for energia solar não tem a conta da energia.

R$2400,00 dá R$24,00 por pessoa.

O problema é que as pessoas se acostumam a depender do estado, se o sistema não funciona, já abandonam. Pois seria necessário a troca do filtro a cada 2,5 dias. Se ultrapassar muito o filtro fica saturado e além de não filtrar direito ainda cai a vazão.

Ou esse povo pode nem ter dinheiro pra isso, se a prefeitura também abre mão...

Mas no fim das contas, está bem cara essa água pelas minhas contas. Aqui onde moro uma família que gastar até 10.000 litros por mês paga menos de 30 reais da água no mês todo, da família inteira.

Já temos dois problemas só neste comentário.
Troca de refil e população descrente.
Acho que esse de Israel seria uma boa para chegar a água direto na residência com o pagamento de uma quantia por mês como temos nas áreas urbanas mesmo.

A ideia foi boa, mas a execução foi um cu. Queria saber se a Embrapa não modernizou isto ou se não tinha um projeto de execução engavetado esperando um investimento. Mas também entra a promessa eleitoreira que ele alardeou pelo nordeste.

Mais tarde pesquisarem mais sobre isto.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Já temos dois problemas só neste comentário.
Troca de refil e população descrente.
Acho que esse de Israel seria uma boa para chegar a água direto na residência com o pagamento de uma quantia por mês como temos nas áreas urbanas mesmo.

A ideia foi boa, mas a execução foi um cu. Queria saber se a Embrapa não modernizou isto ou se não tinha um projeto de execução engavetado esperando um investimento. Mas também entra a promessa eleitoreira que ele alardeou pelo nordeste.

Mais tarde pesquisarem mais sobre isto.
Esse sistema é uma gambiarra, como já disseram aí. Eu trabalho com agricultura e criação de frangos de corte. Lá a gente tem 4 aviários e 3 poços semi-artesianos. Um desses poços deu água com metais que deixava a água com gosto ruim. Eu fui atrás de um sistema pra purificar a água, mas todos me informaram que era economicamente inviável para o uso na criação de frango.

Era mais barato furar outro poço e foi o que nós fizemos.
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.179
Reações
32.423
Pontos
503
Existe em andamento um grande projeto de levar água doce pro sertão: é o canal do São Francisco.

Seus dois ramais, o eixo leste foi inaugurado ano passado, e o eixo norte está em finalização, deve ser concluído em 2019.

Os estados beneficiados pela obra - de R$ 11 bilhões - foram principalmente, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Outros estados até limítrofes ao rio, como Alagoas, Sergipe e Bahia foram ignorados pela obra e tiveram que criar soluções próprias, como no sertão alagoano, um sub-ramal {chamado de Canal do Sertão} está com parte concluída, com dinheiro do Estado e do Pac/GF.

Porém o que não é lembrado muitas vezes é que um "rio artificial" como esses mencionados não soluciona por si só a questão da falta de água potável.

O maior contigente de recursos hídricos é gerado via poços e a qualidade do lençol freático como mencionado, é insatisfatória, a água sai salobra, então o que o - demagogo - governo esquerdista jamais mencionou era como essa água dos "rios artificiais" seria capilarizada para as propriedades.

Nem o governo eleito ainda explicou - o jeito é esperar começar a gestão mesmo - como vai trocar essa ideia com os estados e municípios que através de suas empresas de água/saneamento deverão de fato, fazer essa água chegar nas torneiras.

Tanto pelo canal do SF como adquirindo água salobra para usina de dessalinização, o que deve decidir a parada é uma política de Estado {com estações de tratamento, adutoras e bombeamento, que são caras e demandam muita energia pra funcionar} para viabilizar a capilarização da água potável pra o sertão.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Existe em andamento um grande projeto de levar água doce pro sertão: é o canal do São Francisco.

Seus dois ramais, o eixo leste foi inaugurado ano passado, e o eixo norte está em finalização, deve ser concluído em 2019.

Os estados beneficiados pela obra - de R$ 11 bilhões - foram principalmente, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Outros estados até limítrofes ao rio, como Alagoas, Sergipe e Bahia foram ignorados pela obra e tiveram que criar soluções próprias, como no sertão alagoano, um sub-ramal {chamado de Canal do Sertão} está com parte concluída, com dinheiro do Estado e do Pac/GF.

Porém o que não é lembrado muitas vezes é que um "rio artificial" como esses mencionados não soluciona por si só a questão da falta de água potável.

O maior contigente de recursos hídricos é gerado via poços e a qualidade do lençol freático como mencionado, é insatisfatória, a água sai salobra, então o que o - demagogo - governo esquerdista jamais mencionou era como essa água dos "rios artificiais" seria capilarizada para as propriedades.

Nem o governo eleito ainda explicou - o jeito é esperar começar a gestão mesmo - como vai trocar essa ideia com os estados e municípios que através de suas empresas de água/saneamento deverão de fato, fazer essa água chegar nas torneiras.

Tanto pelo canal do SF como adquirindo água salobra para usina de dessalinização, o que deve decidir a parada é uma política de Estado {com estações de tratamento, adutoras e bombeamento, que são caras e demandam muita energia pra funcionar} para viabilizar a capilarização da água potável pra o sertão.
Estão construindo essa obra faraônica, além do fato mencionado da falta de planejamento para a distribuição dessa água, ainda ninguém sabe quem vai assumir a conta do funcionamento desse sistema, que custará mais de 1 bilhão de reais por ano.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
Medo de perder curral eleitoral. Os dois maiores medos da esquerda hoje são que o governo Bolsonaro beneficie o nordeste (o que prejudica a narrativa de que só o PT/esquerda se importa com a região) e que o povo mais pobre se identifique com o jeito simples de agir e falar do Bolsonaro (acabando com a exclusividade da marca de "homem do povo" que o Lula goza hoje).
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.599
Reações
6.277
Pontos
703
Bolsonaro enterrará a esquerda de vez se ele, em quatro anos, conseguir levar água para todo nordeste. Coisa que PT teve 13 anos para fazer e nem a transposição do São Francisco terminaram.
 

_Rickhard

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.170
Reações
2.762
Pontos
704
Medo de dar certo e melhorar a vida da população, e de quebra perder alguns gados e massa de manobra do PT construídos com o bolsa miséria...
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Como eu li, a esquerda ja sabee ha decadas resolver o problema da agua no Nordeste então, deixavam o povo passar sede por prazer mesmo pelo visto
 

bushi_snake

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.245
Reações
12.784
Pontos
1.419
é realmente medo de dar certo mesmo.
Já pensou, a esquerda perder algo pra ter que 'lutar'?? Ai ela teria que usar os 'valores' que tem....

O que dizem é certo, "se é ruim pra esquerda é bom pro resto".
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.091
Reações
106.371
Pontos
1.824
o problema é que a situação deste locais é muito precária, muito mesmo. mal tem estradas depois de certos lugares na Bahia. Quem ja viajou de carro sabe disto tem partes que nao é sequer recomendado passar pois é certeza de assaltos na estrada.
o problema eu acho que nao é bem falta de agua, é falta de transportes, é falta de comunicação, é falta de ter um Estado, isso mesmo Estado ali, administração, segurança, poder politico mesmo.
esses lugares precisam de serem administrados pois estão largados a própria sorte abandonados e quem vive ali é meio que salve-se quem puder..
.


Ainda mais Estado?
Mais de 500 anos de Estado nesses lugares, ainda não conseguiram fazer nada do que você disse, você ainda acredita piamente que está faltando Estado? :klol
Deve justamente por causa dessa crença que esses lugares estão como estão, povo pagando seus impostos o retorno como sempre inexistente, dominados pelo coronel (político), dono do feudo.

E é essa a realidade em todos as cidades Não-Capitais do Brasil.
Agora se atreva a prestar um serviço de transporte, fazer uma estrada ou reformar uma parada de ônibus sem a autorização do Estado, para ver se rapidinho eles não se lembram de você.:viraolho
 

sparcx86_GHOST

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
26.774
Reações
18.254
Pontos
784
Ainda mais Estado?
Mais de 500 anos de Estado nesses lugares, ainda não conseguiram fazer nada do que você disse, você ainda acredita piamente que está faltando Estado? :klol
Deve justamente por causa dessa crença que esses lugares estão como estão, povo pagando seus impostos o retorno como sempre inexistente, dominados pelo coronel (político), dono do feudo.

E é essa a realidade em todos as cidades Não-Capitais do Brasil.
Agora se atreva a prestar um serviço de transporte, fazer uma estrada ou reformar uma parada de ônibus sem a autorização do Estado, para ver se rapidinho eles não se lembram de você.:viraolho
Sim tem de ter Estado, sem o Estado nao tem jeito
Eu nao acredito em papo de liberais nesses casos, isso nao funciona no interior do Brasil onde ainda é tudo muito precário. Nao sou socialista, acredito que o Estado deve ser feito para estes cidadãos sob tutela e planejamento estratégico do Exercito.
O Brasil é vasto e tem regiões que nao sao urbanizadas, sao estes os que sofrem e sem Estado esqueça eles vao morrer a mingua.
É o caso do nordeste e do Norte, sao regiões abandonadas, iniciativa privada jamais irá fazer algo ali.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Falando seriamente, não tenho informações confiáveis e honestas sobre a transposição do S. Francisco. Mas é como falaram antes: já foram uns 12 bilhões gastos e nem sabemos como será a micro-distribuição.
Sobre as usinas de Israel (e outros países) já vi e li bastante coisa. Israel é líder mundial no setor. Tem várias usinas. Uma usina de grande porte custa por volta de U$ 500 milhões - uns 2 bilhões de Reais. Eles não fazem só a dessalinização como também o reaproveitamento da água potável. Essa água vai para uso agrícola (ou até industrial - lavagem). O Brasil já poderia ter 6 usinas só com os 12 bilhões que já gastou na transposição. Ou poderia ter construído umas 20 usinas de médio porte, ao longo do litoral nordestino, e conectando isso na rede pública e interiorizando a distribuição.
O maior custo dessas usinas é a energia. E o Nordeste é a região que mais recebe investimentos em eólicas e solar. O governo poderia "taxar" uns 10% ou 15% dessa energia, não em dinheiro, mas em MWh. E essa energia poderia subsidiar a produção de água potável e seu bombeamento. Ou deixar este investimento/subsídio da energia para os Estados da região.

Outro ponto é o custo do M³ de água. Em usinas mais antigas, em outros países, o custo é bem elevado. Alguns governos subsidiam parte da tarifa. Nas usinas de Israel o custo é bem mais baixo, quase igual ao de uma estação tradicional de tratamento e distribuição de água.

Não sou da área mas já pesquiso e vejo matérias sobre o assunto há um bom tempo. Hoje a dessalinização é até viável economicamente. Basta um projeto sério, juntando gov. federal, estaduais e empresas privadas de distribuição. Somando tudo, digamos que uns 6 a 8 bilhões por ano, teriamos mais de 60 bi em 10 anos. Mudaria muita coisa no sertão nordestino.
 

_alef_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.425
Reações
19.077
Pontos
1.053
Esse sistema é uma gambiarra, como já disseram aí. Eu trabalho com agricultura e criação de frangos de corte. Lá a gente tem 4 aviários e 3 poços semi-artesianos. Um desses poços deu água com metais que deixava a água com gosto ruim. Eu fui atrás de um sistema pra purificar a água, mas todos me informaram que era economicamente inviável para o uso na criação de frango.

Era mais barato furar outro poço e foi o que nós fizemos.

Mas a ideia do Lula era para pequeno agricultor né?
 
Topo Fundo