Tb fiquei mais perdido que cego em tiroteio
O maior problema de Hollow Knight não é que ele te deixa perdido. É um game focado em exploração. O problema é que o nível de dificuldade por vezes é acentuado demais para um game desse tipo. E o excesso de punições não o ajuda. Então é comum a sensação de se estar indo na direção errada e o game não sabe recompensar bem o jogador por suas trajetórias fora do caminho "certo".
Dark Souls também tem disso. Muita gente desiste do game depois de longas caminhadas, depois de terem consumido todos os seus estus flasks e não encontrarem nenhuma bonfire. A recompensa nesse caso são as souls acumuladas. Se o jogador decidir usar um item para voltar a bonfire antiga preservando suas souls, ele terá que refazer o caminho e terá que novamente matar os inimigos que haviam matado. Se ele decidir seguir em frente, irá perder todas as suas souls, irá poder recupera-las, mas poderá na sua segunda tentativa morrer novamente sem conseguir chegar a elas.
O que ambos jogos fazem para recompensar o jogador nesses casos é manter os itens pegos. E Hollow Knight ajuda ainda mais, preenchendo o mapa, caso o jogador já tenha a possibilidade de fazê-lo.
Mas ao entrar em novas áreas o jogador sempre tentará achar antes de tudo o carinha lá que te dá o mapa. Então em cada área nova existem dois tipos de lugares "certos" e qualquer outro percurso vai parecer como trajetória "errada".
O bom level design de Dark Souls ajuda o jogador a entender melhor quando ele está indo na direção "errada" e quando está indo na "certa". Não há nenhuma bonfire em New Londo Ruins, impedindo que o jogador se prenda naquele local no inicio do jogo. Já Catacombs, apesar de possuir bonfires, é um lugar mais fácil de descer do que de subir. Uma bonfire nessa área está escondida. Em razão dessas dificuldades, o jogador iniciante em algum momento irá seguir por Undead Burg, que é mais retilíneo, linear.
Super Metroid, o grande clássico desse gênero, costuma avisar quando grandes perigos se aproximam e save points geralmente são colocados próximos a essas áreas. Dark Souls faz algo semelhante com as fog walls, com a diferença de que nem todas indicam proximidade de alta periculosidade. Mas ao menos é uma indicação.
E o que Hollow Knight faz? Sua fraca resposta para essa pergunta é uma razão para que vocês se sintam perdidos com esse jogo.
Em geral é um jogo muito bom. Não joguei o suficiente para julgá-lo com firmeza. Mas quando falo dos indies, parece que faltam esses detalhes, esse cuidado a mais. Será que Hollow Knight teria feito sucesso custando 60 dólares? Ou é só mais um desses jogos "nossa, uau, não acredito que um game tão bom assim me custa apenas 20 dólares!"?