O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Xbox360 e ps3 melhores que xboxone e ps4!?

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.585
Pontos
849
Geração anterior teve vários jogos novos e remasters.

Essa parece que tem mais remaster que jogo novo.

A próxima deve ser ainda pior.
 

Darkx1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.289
Reações
64.528
Pontos
1.244
E o PS3? Eu tive!
Performance terrivel nos multi. Ninja Gaiden Sigma 2 foi uma vergonha. Bayonneta nem comento.

Exclusivos bons so depois da retomada da Sony.

PS4 base roda bem de tudo da sua geração até hoje. DMC5 ta lindão.

Metal Gear Solid 4 precisou de um patch para instalação para diminuir os loadings monstro no PS3.

Nem comento os problemas de YLOD do Ps3.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
Uncharted, Infamous ou Heavenly Sword são do inicio da geração.

E o problema nesses jogos não tem a ver com o aparelho mas sim com o trabalho feito.

Enviado de meu SM-G531H usando o Tapatalk
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.531
Reações
23.172
Pontos
803
Para acrescentar à discussão, eu computei aqui em meus tabloides a produção first party das três fabricantes de console que tem Metascore maior ou igual a 80, só para pontuar alguma coisa nesses termos.

Mas antes de ir às colunas, alguns "poréns" merecem sublinhos:

  • Antes de comparar uma geração com a outra, tem que esperar a geração acabar. Parece óbvio, mas essa obviedade não é respeitada. Embora tenhamos aí no máximo mais um ano e pouco de raspas de tachos pra essa leva PS4/XBox One, lembremos por exemplo que a Sony poderá soltar dois Game of The Generation contenders (Death Strading e The Last of Us 2) e mais dois potenciais GOTYs em anos não-cheios (Dreams e Ghost of Tsushima) e que a Micro ainda vai meter mais um de cada game da trinca Halo/Gears/Forza, e tudo isso entrará nessa conta boba. Fora isso, outros jogos menores ainda podem emplacar esse corte arbitrário de 80+ meu, como Gears Tactics, Concrete Genie ou Medievil
  • Sim, o Metacritic nem sempre é capaz de definir quem vai pro banco e quem é titular mesmo, o site nem sempre consegue adequadamente detectar qualidade, mas a minha escolha por ele se deveu a dois fatores: a) facilidade para busca; b) tentativa de dar alguma palpabilidade à discussão
  • DLCs, IPs terceirizadas (como Gears 2 pra 360, Kirby pra Wii e Demon´s Souls pra PS3, o cálculo é feito por entries de IPs pertencentes às hardhouses) e coletâneas entraram na conta, bem como remastares para o WiiU, em função da ferramenta de busca. Entretanto, valeu para todo mundo, o 360 por exemplo tem elencado seu DLC do Alan Wake, o Wii a coletânea do Metroid Prime, o WiiU os dois DLCs do Mario Kart 8 e o DLC do The Last of Us entrou para o PS3. Se alguém quiser descontar esses entries, fique a vontade, acredito que o serviço será relativamente simples
  • O tempo de produção para Triple As aumentou muito. Isso não é lenda, desculpa esfarrapada ou tortura estatística, é um fato plenamente observável e que incide sobre todas as softhouses, e deve ser levado em consideração ao se comparar uma geração com a outra, especialmente no cenário AAA
  • Eu posso eventualmente ter pulado algum game ou esquecido/"lembrado demais" de um ou outro título, e agradeceria imensamente se, caso alguém perceba isso, me corrigissem.
Vamos lá.


1) PS3:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Sony) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 48

  • Uncharted 2
  • Little Big Planet
  • The Last of Us
  • God of War 3
  • Uncharted 3
  • Journey
  • Little Big Planet 2
  • MLB The Show 2010
  • Killzone 2
  • MLB 11
  • Wipeout Fury
  • Demon´s Souls
  • Ratchet and Clank Future: Tools of Destruction
  • Uncharted 1
  • The Last of Us: Left Behind
  • Heavy Rain
  • MLB 13
  • Wipeout HD
  • MLB 12
  • Resistence 2
  • God of War Collection
  • The ICO and Shadow of the Colossus Collection
  • Flower
  • Ratchet and Clank Future: A Crack in Time
  • Resistence 1
  • The Sly Collection
  • MLB 08
  • Super Stardust
  • inFAMOUS
  • Motorstorm
  • God of War Origins
  • Killzone 3
  • Gran Turismo 5
  • Warhawk
  • The Sound Shapes
  • Resistence 3
  • Ratchet and Clank Collection
  • inFAMOUS 2
  • Dragon's Crown
  • ModNation Racers
  • Motorstorm Pacific Rift
  • Hot Shots Golf: Out of Bounds
  • Jak and Daxter Collection
  • Gran Turismo 6
  • MLB 14
  • God of War Ascension
  • Puppeteer
  • Gran Turismo 5 Prologue

COMENTÁRIOS:

A) O PS3 é o console com o maior número bruto de IPs first parties da geração nessa faixa de 80+.



-------------------------------------------------------------------------


2) XBOX 360:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Micro) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 21


  • Gears of War
  • Halo 3
  • Gears of War 2
  • Forza Motorsport 3
  • Halo: Reach
  • Forza Motorsport 4
  • Gears of War 3
  • Forza Motorsport 2
  • Fable II
  • Halo 4
  • Forza Horizon
  • Viva Pinata
  • Halo 3: ODST
  • Crackdown
  • Minecraft: Xbox 360 Edition (fiquei na dúvida se contava, pois na época o game não era first da Microsoft, mas vá lá)
  • Viva Pinata: Trouble in Paradise
  • Halo Combat Evolved Anniversary
  • Halo Wars
  • Perfect Dark Zero
  • Kinect Party
  • Fable III

COMENTÁRIOS:

A) A Micro foi a segunda hardhouse a emplacar um maior número de IPs na faixa arbitrária de Metascore que escolhi (+80)

B) Pra quem acha essa particularidade importante, somente 4 IPs dessa geração da Micro não foram terceirizadas, saindo por estúdios próprios da empresa: Halo 4, Perfect Dark Zero e os dois Viva Pinatas. Edit: informação inacurada, @DATUM corrige, todos os games das séries Fable e Forza Motorsport foram desenvolvidos por estúdios que já pertenciam à Microsoft (na verdade, foram fundados por ela) nessa era. Edit: descobrimos, com as matérias atuais sobre a Remedy, que ela é a dona da IP, e não a Microsoft, ao contrário do que se pensava


-------------------------------------------------------------------------

3) Wii:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Nintendo) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 19


  • Super Mario Galaxy
  • Super Mario Galaxy 2
  • The Legend of Zelda Twilight Princess
  • Super Smash Bros Brawl
  • The Legend of Zelda Skyward Sword
  • Xenoblade Chronicles 2
  • Metroid Prime Trilogy
  • Metroid Prime 3 Corruption
  • New Super Mario Bros Wii
  • Donkey Kong Country Returns
  • Kirby's Epic Yarn
  • Punch Out
  • Super Mario Party
  • Wario Ware Smooth Moves
  • Rythm Heaven Fever
  • Mario Kart Wii
  • Wii Sports Resort
  • Wii Fit Plus
  • Wii Fit

COMENTÁRIOS:

A) A Nintendo foi a "menos profícua" (aspas pra quem gosta de reforçar a questão das terceirizações) em termos de produção first party nessa categoria que eu arbitrariamente selecionei

B) Tem que ser levado em conta com certeza que ela tinha que dividir sua concentração com a produção para o DS, o que impactou demais.


C) Me espantou muito, durante a pesquisa, o número proporcional de games do Wii na faixa 80+ que veio pelo WiiWare (todos third parties), de formas que eu considero esse "serviço" (que servia para games "indies") o grande mantenedor da biblioteca desse console, que infelizmente foi relativamente pobre (o Wii tem 101 games com Metascore acima de 80, por exemplo, enquanto os concorrentes de geração tiveram mais de 400)


-------------------------------------------------------------------------

4) WiiU:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Nintendo) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 15


  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild
  • Super Mario 3D World
  • Super Smash Bros for WiiU
  • The Legend of Zelda Wind Waker HD
  • Mario Kart 8 DLC Pack 2
  • Mario Kart 8
  • Super Mario Maker
  • Mario Kart 8 DLC Pack 1
  • The Legend of Zelda: Twilight Princess HD
  • Xenoblade Chronicles X
  • New Super Mario Bros WiiU
  • Donkey Kong Country: Tropical Freeze
  • Art Academy: Home Studio
  • Splatoon
  • Captain Toad: Treasure Tracker


COMENTÁRIOS:

A) A Nintendo falhou em minha opinião com a produção first nesse console, descontando DLCs e remasters, temos 10 games nessa faixa, e somente um é genre-defining (BOTW). A Nintendo, talvez ao contrário do senso comum, em geral produz nesses níveis mesmo pra seus consoles de mesa em toda geração (por volta de 10 a 20), mas ela sempre emplaca muito mais "genre-definig games"

B) A Nintendo teve que dividir sua atenção e produção com o 3DS, o que com certeza tem que ser levado em conta

C) Conforme eu disse nos "poréns", antes de começar as listas, o nível de complexidade aumentou e a produção first da Nintendo caiu da sétima para a oitava gerações (19 para 15), mesmo a mudança das palafitas SD para HD parece ter lentificado o output

D) O WiiU foi descontinuado num tempo levemente mais precoce que os demais consoles Nintendo, o que tem que ser levado em conta também, claro.


-------------------------------------------------------------------------


É isso, tetudos...

Mas, uééééééé, quéde PS4 e One? Como eu disse no começo, tem que esperar a geração acabar, estou com as contas aqui no cano do revólver e juro upar esse tópico quando as cortinas geracionais cerrarem. Mas já adianto que, por conta da maior complexidade requerida para produção de AAA, o número bruto de ambas (Mic e Sony) caiu, a exemplo do que ocorreu do Wii para o WiiU.

OBS:

Tenho as contas também da produção de IPs first-parties das três para a faixa 70-79, mas deixo isso para outros carnavais. Pra quem interessa, fica assim:

  1. Sony - por larga margem
  2. Nintendo
  3. Microsoft
Agora alguém lê esta disgrama por favor, porque me deu um trabalho da muléstia esse post. Espero que seja útil, que eu tenha contribuído de alguma forma para alguém ou que fique pra posteridade da Outerspace pra ser usado por mim mesmo qualquer outro dia, sei lá, porque a sensação de que eu perdi um tempo da porra na minha vida fazendo isso foi muito grande.
 
Ultima Edição:

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.078
Reações
26.399
Pontos
703
Mas vc jogaria Demon's Soul na época? Essa é a pergunta que fica.

Sou fã da série Dark Souls, porém peguei o Demon's Souls poucos mêses depois de seu lançamento e dropei logo no início. Foi muito a frente de seu tempo. Isso é algo que vou carregar em minha consciência para sempre, igual a ñ ter ido ao show do MotorHead em minha cidade.

Enviado de meu SM-G570M usando o Tapatalk
Certamente, assim como jogaria a trilogia Uncharted, TLOU, GOW3, os Ratchet e Clank, jogos japoneses, etc
O primeiro Dark Souls é meu jogo preferido.
 

Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.671
Reações
3.614
Pontos
1.354
Em franquias novas e jogos, realmente a anterior foi melhor. Tem alguns jogos muito bons nessa, porém boa parte dos top dessa geração é cross gen.

Em hardware, a atual é bem melhor. Muito console quebrado.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 

Henry.

Lenda da internet
Mensagens
20.281
Reações
10.942
Pontos
1.519
Death Stranding parece ser o jogo mais bizarro já lançado, pra mim vai ser bomba.
 


Rodrigocfb

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.671
Reações
3.614
Pontos
1.354
Para acrescentar à discussão, eu computei aqui em meus tabloides a produção first party das três fabricantes de console que tem Metascore maior ou igual a 80, só para pontuar alguma coisa nesses termos.

Mas antes de ir às colunas, alguns "poréns" merecem sublinhos:

  • Antes de comparar uma geração com a outra, tem que esperar a geração acabar. Parece óbvio, mas essa obviedade não é respeitada. Embora tenhamos aí no máximo mais um ano e pouco de raspas de tachos pra essa leva PS4/XBox One, lembremos por exemplo que a Sony poderá soltar dois Game of The Generation contenders (Death Strading e The Last of Us 2) e mais dois potenciais GOTYs em anos não-cheios (Dreams e Ghost of Tsushima) e que a Micro ainda vai meter mais um de cada game da trinca Halo/Gears/Forza, e tudo isso entrará nessa conta boba. Fora isso, outros jogos menores ainda podem emplacar esse corte arbitrário de 80+ meu, como Gears Tactics, Concrete Genie ou Medievil
  • Sim, o Metacritic nem sempre é capaz de definir quem vai pro banco e quem é titular mesmo, o site nem sempre consegue adequadamente detectar qualidade, mas a minha escolha por ele se deveu a dois fatores: a) facilidade para busca; b) tentativa de dar alguma palpabilidade à discussão
  • DLCs, IPs terceirizadas (como Gears 2 pra 360, Kirby pra Wii e Demon´s Souls pra PS3, o cálculo é feito por entries de IPs pertencentes às hardhouses) e coletâneas entraram na conta, bem como remastares para o WiiU, em função da ferramenta de busca. Entretanto, valeu para todo mundo, o 360 por exemplo tem elencado seu DLC do Alan Wake, o Wii a coletânea do Metroid Prime, o WiiU os dois DLCs do Mario Kart 8 e o DLC do The Last of Us entrou para o PS3. Se alguém quiser descontar esses entries, fique a vontade, acredito que o serviço será relativamente simples
  • O tempo de produção para Triple As aumentou muito. Isso não é lenda, desculpa esfarrapada ou tortura estatística, é um fato plenamente observável e que incide sobre todas as softhouses, e deve ser levado em consideração ao se comparar uma geração com a outra, especialmente no cenário AAA
  • Eu posso eventualmente ter pulado algum game ou esquecido/"lembrado demais" de um ou outro título, e agradeceria imensamente se, caso alguém perceba isso, me corrigissem.
Vamos lá.


1) PS3:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Sony) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 48

  • Uncharted 2
  • Little Big Planet
  • The Last of Us
  • God of War 3
  • Uncharted 3
  • Journey
  • Little Big Planet 2
  • MLB The Show 2010
  • Killzone 2
  • MLB 11
  • Wipeout Fury
  • Demon´s Souls
  • Ratchet and Clank Future: Tools of Destruction
  • Uncharted 1
  • The Last of Us: Left Behind
  • Heavy Rain
  • MLB 13
  • Wipeout HD
  • MLB 12
  • Resistence 2
  • God of War Collection
  • The ICO and Shadow of the Colossus Collection
  • Flower
  • Ratchet and Clank Future: A Crack in Time
  • Resistence 1
  • The Sly Collection
  • MLB 08
  • Super Stardust
  • inFAMOUS
  • Motorstorm
  • God of War Origins
  • Killzone 3
  • Gran Turismo 5
  • Warhawk
  • The Sound Shapes
  • Resistence 3
  • Ratchet and Clank Collection
  • inFAMOUS 2
  • Dragon's Crown
  • ModNation Racers
  • Motorstorm Pacific Rift
  • Hot Shots Golf: Out of Bounds
  • Jak and Daxter Collection
  • Gran Turismo 6
  • MLB 14
  • God of War Ascension
  • Puppeteer
  • Gran Turismo 5 Prologue

COMENTÁRIOS:

A) O PS3 é o console com o maior número bruto de IPs first parties da geração nessa faixa de 80+.



-------------------------------------------------------------------------


2) XBOX 360:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Micro) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 23


  • Gears of War
  • Halo 3
  • Gears of War 2
  • Forza Motorsport 3
  • Halo: Reach
  • Forza Motorsport 4
  • Gears of War 3
  • Forza Motorsport 2
  • Fable II
  • Halo 4
  • Forza Horizon
  • Viva Pinata
  • Halo 3: ODST
  • Crackdown
  • Alan Wake
  • Minecraft: Xbox 360 Edition (fiquei na dúvida se contava, pois na época o game não era first da Microsoft, mas vá lá)
  • Viva Pinata: Trouble in Paradise
  • Halo Combat Evolved Anniversary
  • Halo Wars
  • Perfect Dark Zero
  • Kinect Party
  • Fable III
  • Alan Wake: The Writer

COMENTÁRIOS:

A) A Micro foi a segunda hardhouse a emplacar um maior número de IPs na faixa arbitrária de Metascore que escolhi (+80)

B) Pra quem acha essa particularidade importante, somente 4 IPs dessa geração da Micro não foram terceirizadas, saindo por estúdios próprios da empresa: Halo 4, Perfect Dark Zero e os dois Viva Pinatas


-------------------------------------------------------------------------

3) Wii:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Nintendo) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 19


  • Super Mario Galaxy
  • Super Mario Galaxy 2
  • The Legend of Zelda Twilight Princess
  • Super Smash Bros Brawl
  • The Legend of Zelda Skyward Sword
  • Xenoblade Chronicles 2
  • Metroid Prime Trilogy
  • Metroid Prime 3 Corruption
  • New Super Mario Bros Wii
  • Donkey Kong Country Returns
  • Kirby's Epic Yarn
  • Punch Out
  • Super Mario Party
  • Wario Ware Smooth Moves
  • Rythm Heaven Fever
  • Mario Kart Wii
  • Wii Sports Resort
  • Wii Fit Plus
  • Wii Fit

COMENTÁRIOS:

A) A Nintendo foi a "menos profícua" (aspas pra quem gosta de reforçar a questão das terceirizações) em termos de produção first party nessa categoria que eu arbitrariamente selecionei

B) Tem que ser levado em conta com certeza que ela tinha que dividir sua concentração com a produção para o DS, o que impactou demais.


C) Me espantou muito, durante a pesquisa, o número proporcional de games do Wii na faixa 80+ que veio pelo WiiWare (todos third parties), de formas que eu considero esse "serviço" (que servia para games "indies") o grande mantenedor da biblioteca desse console, que infelizmente foi relativamente pobre (o Wii tem 101 games com Metascore acima de 80, por exemplo, enquanto os concorrentes de geração tiveram mais de 400)


-------------------------------------------------------------------------

4) WiiU:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Nintendo) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 15


  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild
  • Super Mario 3D World
  • Super Smash Bros for WiiU
  • The Legend of Zelda Wind Waker HD
  • Mario Kart 8 DLC Pack 2
  • Mario Kart 8
  • Super Mario Maker
  • Mario Kart 8 DLC Pack 1
  • The Legend of Zelda: Twilight Princess HD
  • Xenoblade Chronicles X
  • New Super Mario Bros WiiU
  • Donkey Kong Country: Tropical Freeze
  • Art Academy: Home Studio
  • Splatoon
  • Captain Toad: Treasure Tracker


COMENTÁRIOS:

A) A Nintendo falhou em minha opinião com a produção first nesse console, descontando DLCs e remasters, temos 10 games nessa faixa, e somente um é genre-defining (BOTW). A Nintendo, talvez ao contrário do senso comum, em geral produz nesses níveis mesmo pra seus consoles de mesa em toda geração (por volta de 10 a 20), mas ela sempre emplaca muito mais "genre-definig games"

B) A Nintendo teve que dividir sua atenção e produção com o 3DS, o que com certeza tem que ser levado em conta

C) Conforme eu disse nos "poréns", antes de começar as listas, o nível de complexidade aumentou e a produção first da Nintendo caiu da sétima para a oitava gerações (19 para 15), mesmo a mudança das palafitas SD para HD parece ter lentificado o output

D) O WiiU foi descontinuado num tempo levemente mais precoce que os demais consoles Nintendo, o que tem que ser levado em conta também, claro.


-------------------------------------------------------------------------


É isso, tetudos...

Mas, uééééééé, quéde PS4 e One? Como eu disse no começo, tem que esperar a geração acabar, estou com as contas aqui no cano do revólver e juro upar esse tópico quando as cortinas geracionais cerrarem. Mas já adianto que, por conta da maior complexidade requerida para produção de AAA, o número bruto de ambas (Mic e Sony) caiu, a exemplo do que ocorreu do Wii para o WiiU.

OBS:

Tenho as contas também da produção de IPs first-parties das três para a faixa 70-79, mas deixo isso para outros carnavais. Pra quem interessa, fica assim:

  1. Sony - por larga margem
  2. Nintendo
  3. Microsoft
Agora alguém lê esta disgrama por favor, porque me deu um trabalho da muléstia esse post. Espero que seja útil, que eu tenha contribuído de alguma forma para alguém ou que fique pra posteridade da Outerspace pra ser usado por mim mesmo qualquer outro dia, sei lá, porque a sensação de que eu perdi um tempo da porra na minha vida fazendo isso foi muito grande.
Ganhou uma curtida pelo "trabalho da muléstia".

Boa analise.

Mesmo que ainda venham jogos muito bem avaliados nessa geraçao, acredito que em qualidade, diversidade e quantidade não vai bater a anterior.

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.265
Reações
7.716
Pontos
819
Para acrescentar à discussão, eu computei aqui em meus tabloides a produção first party das três fabricantes de console que tem Metascore maior ou igual a 80, só para pontuar alguma coisa nesses termos.

Mas antes de ir às colunas, alguns "poréns" merecem sublinhos:

  • Antes de comparar uma geração com a outra, tem que esperar a geração acabar. Parece óbvio, mas essa obviedade não é respeitada. Embora tenhamos aí no máximo mais um ano e pouco de raspas de tachos pra essa leva PS4/XBox One, lembremos por exemplo que a Sony poderá soltar dois Game of The Generation contenders (Death Strading e The Last of Us 2) e mais dois potenciais GOTYs em anos não-cheios (Dreams e Ghost of Tsushima) e que a Micro ainda vai meter mais um de cada game da trinca Halo/Gears/Forza, e tudo isso entrará nessa conta boba. Fora isso, outros jogos menores ainda podem emplacar esse corte arbitrário de 80+ meu, como Gears Tactics, Concrete Genie ou Medievil
  • Sim, o Metacritic nem sempre é capaz de definir quem vai pro banco e quem é titular mesmo, o site nem sempre consegue adequadamente detectar qualidade, mas a minha escolha por ele se deveu a dois fatores: a) facilidade para busca; b) tentativa de dar alguma palpabilidade à discussão
  • DLCs, IPs terceirizadas (como Gears 2 pra 360, Kirby pra Wii e Demon´s Souls pra PS3, o cálculo é feito por entries de IPs pertencentes às hardhouses) e coletâneas entraram na conta, bem como remastares para o WiiU, em função da ferramenta de busca. Entretanto, valeu para todo mundo, o 360 por exemplo tem elencado seu DLC do Alan Wake, o Wii a coletânea do Metroid Prime, o WiiU os dois DLCs do Mario Kart 8 e o DLC do The Last of Us entrou para o PS3. Se alguém quiser descontar esses entries, fique a vontade, acredito que o serviço será relativamente simples
  • O tempo de produção para Triple As aumentou muito. Isso não é lenda, desculpa esfarrapada ou tortura estatística, é um fato plenamente observável e que incide sobre todas as softhouses, e deve ser levado em consideração ao se comparar uma geração com a outra, especialmente no cenário AAA
  • Eu posso eventualmente ter pulado algum game ou esquecido/"lembrado demais" de um ou outro título, e agradeceria imensamente se, caso alguém perceba isso, me corrigissem.
Vamos lá.


1) PS3:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Sony) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 48

  • Uncharted 2
  • Little Big Planet
  • The Last of Us
  • God of War 3
  • Uncharted 3
  • Journey
  • Little Big Planet 2
  • MLB The Show 2010
  • Killzone 2
  • MLB 11
  • Wipeout Fury
  • Demon´s Souls
  • Ratchet and Clank Future: Tools of Destruction
  • Uncharted 1
  • The Last of Us: Left Behind
  • Heavy Rain
  • MLB 13
  • Wipeout HD
  • MLB 12
  • Resistence 2
  • God of War Collection
  • The ICO and Shadow of the Colossus Collection
  • Flower
  • Ratchet and Clank Future: A Crack in Time
  • Resistence 1
  • The Sly Collection
  • MLB 08
  • Super Stardust
  • inFAMOUS
  • Motorstorm
  • God of War Origins
  • Killzone 3
  • Gran Turismo 5
  • Warhawk
  • The Sound Shapes
  • Resistence 3
  • Ratchet and Clank Collection
  • inFAMOUS 2
  • Dragon's Crown
  • ModNation Racers
  • Motorstorm Pacific Rift
  • Hot Shots Golf: Out of Bounds
  • Jak and Daxter Collection
  • Gran Turismo 6
  • MLB 14
  • God of War Ascension
  • Puppeteer
  • Gran Turismo 5 Prologue

COMENTÁRIOS:

A) O PS3 é o console com o maior número bruto de IPs first parties da geração nessa faixa de 80+.



-------------------------------------------------------------------------


2) XBOX 360:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Micro) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 23


  • Gears of War
  • Halo 3
  • Gears of War 2
  • Forza Motorsport 3
  • Halo: Reach
  • Forza Motorsport 4
  • Gears of War 3
  • Forza Motorsport 2
  • Fable II
  • Halo 4
  • Forza Horizon
  • Viva Pinata
  • Halo 3: ODST
  • Crackdown
  • Alan Wake
  • Minecraft: Xbox 360 Edition (fiquei na dúvida se contava, pois na época o game não era first da Microsoft, mas vá lá)
  • Viva Pinata: Trouble in Paradise
  • Halo Combat Evolved Anniversary
  • Halo Wars
  • Perfect Dark Zero
  • Kinect Party
  • Fable III
  • Alan Wake: The Writer

COMENTÁRIOS:

A) A Micro foi a segunda hardhouse a emplacar um maior número de IPs na faixa arbitrária de Metascore que escolhi (+80)

B) Pra quem acha essa particularidade importante, somente 4 IPs dessa geração da Micro não foram terceirizadas, saindo por estúdios próprios da empresa: Halo 4, Perfect Dark Zero e os dois Viva Pinatas


-------------------------------------------------------------------------

3) Wii:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Nintendo) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 19


  • Super Mario Galaxy
  • Super Mario Galaxy 2
  • The Legend of Zelda Twilight Princess
  • Super Smash Bros Brawl
  • The Legend of Zelda Skyward Sword
  • Xenoblade Chronicles 2
  • Metroid Prime Trilogy
  • Metroid Prime 3 Corruption
  • New Super Mario Bros Wii
  • Donkey Kong Country Returns
  • Kirby's Epic Yarn
  • Punch Out
  • Super Mario Party
  • Wario Ware Smooth Moves
  • Rythm Heaven Fever
  • Mario Kart Wii
  • Wii Sports Resort
  • Wii Fit Plus
  • Wii Fit

COMENTÁRIOS:

A) A Nintendo foi a "menos profícua" (aspas pra quem gosta de reforçar a questão das terceirizações) em termos de produção first party nessa categoria que eu arbitrariamente selecionei

B) Tem que ser levado em conta com certeza que ela tinha que dividir sua concentração com a produção para o DS, o que impactou demais.


C) Me espantou muito, durante a pesquisa, o número proporcional de games do Wii na faixa 80+ que veio pelo WiiWare (todos third parties), de formas que eu considero esse "serviço" (que servia para games "indies") o grande mantenedor da biblioteca desse console, que infelizmente foi relativamente pobre (o Wii tem 101 games com Metascore acima de 80, por exemplo, enquanto os concorrentes de geração tiveram mais de 400)


-------------------------------------------------------------------------

4) WiiU:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Nintendo) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 15


  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild
  • Super Mario 3D World
  • Super Smash Bros for WiiU
  • The Legend of Zelda Wind Waker HD
  • Mario Kart 8 DLC Pack 2
  • Mario Kart 8
  • Super Mario Maker
  • Mario Kart 8 DLC Pack 1
  • The Legend of Zelda: Twilight Princess HD
  • Xenoblade Chronicles X
  • New Super Mario Bros WiiU
  • Donkey Kong Country: Tropical Freeze
  • Art Academy: Home Studio
  • Splatoon
  • Captain Toad: Treasure Tracker


COMENTÁRIOS:

A) A Nintendo falhou em minha opinião com a produção first nesse console, descontando DLCs e remasters, temos 10 games nessa faixa, e somente um é genre-defining (BOTW). A Nintendo, talvez ao contrário do senso comum, em geral produz nesses níveis mesmo pra seus consoles de mesa em toda geração (por volta de 10 a 20), mas ela sempre emplaca muito mais "genre-definig games"

B) A Nintendo teve que dividir sua atenção e produção com o 3DS, o que com certeza tem que ser levado em conta

C) Conforme eu disse nos "poréns", antes de começar as listas, o nível de complexidade aumentou e a produção first da Nintendo caiu da sétima para a oitava gerações (19 para 15), mesmo a mudança das palafitas SD para HD parece ter lentificado o output

D) O WiiU foi descontinuado num tempo levemente mais precoce que os demais consoles Nintendo, o que tem que ser levado em conta também, claro.


-------------------------------------------------------------------------


É isso, tetudos...

Mas, uééééééé, quéde PS4 e One? Como eu disse no começo, tem que esperar a geração acabar, estou com as contas aqui no cano do revólver e juro upar esse tópico quando as cortinas geracionais cerrarem. Mas já adianto que, por conta da maior complexidade requerida para produção de AAA, o número bruto de ambas (Mic e Sony) caiu, a exemplo do que ocorreu do Wii para o WiiU.

OBS:

Tenho as contas também da produção de IPs first-parties das três para a faixa 70-79, mas deixo isso para outros carnavais. Pra quem interessa, fica assim:

  1. Sony - por larga margem
  2. Nintendo
  3. Microsoft
Agora alguém lê esta disgrama por favor, porque me deu um trabalho da muléstia esse post. Espero que seja útil, que eu tenha contribuído de alguma forma para alguém ou que fique pra posteridade da Outerspace pra ser usado por mim mesmo qualquer outro dia, sei lá, porque a sensação de que eu perdi um tempo da porra na minha vida fazendo isso foi muito grande.

Joinha pela sua análise.

Só um comentário sobre a demora em lançar jogos AAA na atual geração. Eu particularmente não engulo o argumento simplificado sobre isso que os jogos demoram mais pura e simplesmente, pra mim não passa de decisão estratégica.

Não entrarei no mérito do custo porque ele é variável, mas tecnicamente falando eles não ficaram mais complexos (ou tão mais, ao menos). Na era dos shaders, já tínhamos produções mais grandiosas e elaboraras em áudio, gráfica, em capturas de movimentos, etc. E pelo que se sabe programar para as plataformas anteriores era bem mais complexos (e mais caro, uma vez que não apenas a complexidade por si só mas também porque os maiores concorrentes tinham particularidades em sua plataformas que demandava mais tempo e pessoal).

E bem, tirando a Sony (nem coloco a Microsoft pois o investimento deles na área de exclusividade nunca chegou ao nível do concorrente), os maiores estúdios third nem diminuíram tanto assim suas produções no que tange a assiduidade. A impressão que se tem é que apenas a Sony destoou em sua posições anterior pelo simples fato de que nem precisou fazer tanto esforço para superar a concorrência na atual geração (por isso concorrência forte é salutar).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Mensagens
177
Reações
221
Pontos
128
geracão passada foi tão boa que recomendo vcs jogarem seus ps4 e xbone foras, e deixar so eu desfrutar do meu PS4 pro e Xbox one X.

que dai enquanto vcs jogam 540p com serras+ tearing infinitas+ 10fps, vou ta jogando esses mesmos jogos em 4k sem serras na minha 55 true 4k HDR.

abracos
 
Ultima Edição:

Rifiguesantos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.823
Reações
1.950
Pontos
879
Eu sou suspeito em dizer, já que na geração passada eu jogava, hoje eu compro os jogos mas não tenho tempo.

Também não tive PS4 nem XONE, tive PS3 e X360, agora só estou com o PC que ainda salva as jogatinas com RE7, RE2 e afins...
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.661
Reações
9.192
Pontos
744
Pra mim, o PS4 está sendo melhor que o PS3.

A Sony tem lançado menos jogos, mas em compensação a qualidade (que já era excelente) melhorou no geral.

Fora que na geração passada lá pra 2011/2012 os consoles já estavam sofrendo pra rodar os jogos, o que eu não vejo neste geração, mesmo no PS4 base, salvo algumas exceções.

Não posso falar em relação ao Xbone, mas os próprios caixistas se importam mais para a retro do X360 do que os jogos do console atual, então acredito que pra eles tá pior.
 
Ultima Edição:

Craudiao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.890
Reações
16.850
Pontos
503
Eu prefiro a atual...
Mas talvez por ter entrado na passada bem tarde. (Peguei o 360 no lançamento do Gears 3 e o PS3 pouco antes do lançamento de tlou)
Na atual fui de xone day one, 1 ano depois de wiiu e 1 ano depois de ps4... (se me lembro bem, posso estar invertendo o wiiu com o ps4)
 

Pinguim 55

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.792
Reações
9.841
Pontos
994
Lendo este tópico conclui que:

Caixista prefere a geração passada, o que faz sentido, pois o Xone é um aborto e levou pau do PS4.

Sonysta prefere o PS4, pois o PS3 ficou praticamente a geração inteira atrás do 360 e ficou bem longe do antecessor.

Eu particularmente estou gostando bem mais desta geração, pois estou vendo uma recuperação das empresas japonesas, que foram muito ruins na geração passada, com exceção da Konami (foi ruim geração passada, mas nesta fudeu de vez).

No entanto não dá para negar que as empresas ocidentais nesta geração deram uma bela caída, principalmente Activision, EA/Bioware e a Rockstar (Ubisoft única que se segurou). Mas como gosto bem mais de jogos japoneses, prefiro esta geração. mas quem prefere jogos ocidentais provavelmente vai preferir a geração passada.

E sinceramente não entendo esta obsessão por novas IPs, para mim o importante é o jogo ser bom, vide Witcher 3, que é muito, mas muito superior a Witcher 2 (nem se compara). No geral os jogos melhoraram muito nessa geração, mas reconheço que diminuiu a quantidade.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.285
Reações
28.438
Pontos
1.649
Estou vendo muita gente aqui que vivia metendo pau na geração PS360 no fim dela e agora estão fazendo a mesma coisa com a geração atual.

E vou viver pra ver os mesmos falando que a geração PS5/Anaconda foi uma m**** e que a geração PS4/XONE foi muito melhor....
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Para acrescentar à discussão, eu computei aqui em meus tabloides a produção first party das três fabricantes de console que tem Metascore maior ou igual a 80, só para pontuar alguma coisa nesses termos.

Mas antes de ir às colunas, alguns "poréns" merecem sublinhos:

  • Antes de comparar uma geração com a outra, tem que esperar a geração acabar. Parece óbvio, mas essa obviedade não é respeitada. Embora tenhamos aí no máximo mais um ano e pouco de raspas de tachos pra essa leva PS4/XBox One, lembremos por exemplo que a Sony poderá soltar dois Game of The Generation contenders (Death Strading e The Last of Us 2) e mais dois potenciais GOTYs em anos não-cheios (Dreams e Ghost of Tsushima) e que a Micro ainda vai meter mais um de cada game da trinca Halo/Gears/Forza, e tudo isso entrará nessa conta boba. Fora isso, outros jogos menores ainda podem emplacar esse corte arbitrário de 80+ meu, como Gears Tactics, Concrete Genie ou Medievil
  • Sim, o Metacritic nem sempre é capaz de definir quem vai pro banco e quem é titular mesmo, o site nem sempre consegue adequadamente detectar qualidade, mas a minha escolha por ele se deveu a dois fatores: a) facilidade para busca; b) tentativa de dar alguma palpabilidade à discussão
  • DLCs, IPs terceirizadas (como Gears 2 pra 360, Kirby pra Wii e Demon´s Souls pra PS3, o cálculo é feito por entries de IPs pertencentes às hardhouses) e coletâneas entraram na conta, bem como remastares para o WiiU, em função da ferramenta de busca. Entretanto, valeu para todo mundo, o 360 por exemplo tem elencado seu DLC do Alan Wake, o Wii a coletânea do Metroid Prime, o WiiU os dois DLCs do Mario Kart 8 e o DLC do The Last of Us entrou para o PS3. Se alguém quiser descontar esses entries, fique a vontade, acredito que o serviço será relativamente simples
  • O tempo de produção para Triple As aumentou muito. Isso não é lenda, desculpa esfarrapada ou tortura estatística, é um fato plenamente observável e que incide sobre todas as softhouses, e deve ser levado em consideração ao se comparar uma geração com a outra, especialmente no cenário AAA
  • Eu posso eventualmente ter pulado algum game ou esquecido/"lembrado demais" de um ou outro título, e agradeceria imensamente se, caso alguém perceba isso, me corrigissem.
Vamos lá.


1) PS3:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Sony) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 48

  • Uncharted 2
  • Little Big Planet
  • The Last of Us
  • God of War 3
  • Uncharted 3
  • Journey
  • Little Big Planet 2
  • MLB The Show 2010
  • Killzone 2
  • MLB 11
  • Wipeout Fury
  • Demon´s Souls
  • Ratchet and Clank Future: Tools of Destruction
  • Uncharted 1
  • The Last of Us: Left Behind
  • Heavy Rain
  • MLB 13
  • Wipeout HD
  • MLB 12
  • Resistence 2
  • God of War Collection
  • The ICO and Shadow of the Colossus Collection
  • Flower
  • Ratchet and Clank Future: A Crack in Time
  • Resistence 1
  • The Sly Collection
  • MLB 08
  • Super Stardust
  • inFAMOUS
  • Motorstorm
  • God of War Origins
  • Killzone 3
  • Gran Turismo 5
  • Warhawk
  • The Sound Shapes
  • Resistence 3
  • Ratchet and Clank Collection
  • inFAMOUS 2
  • Dragon's Crown
  • ModNation Racers
  • Motorstorm Pacific Rift
  • Hot Shots Golf: Out of Bounds
  • Jak and Daxter Collection
  • Gran Turismo 6
  • MLB 14
  • God of War Ascension
  • Puppeteer
  • Gran Turismo 5 Prologue

COMENTÁRIOS:

A) O PS3 é o console com o maior número bruto de IPs first parties da geração nessa faixa de 80+.



-------------------------------------------------------------------------


2) XBOX 360:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Micro) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 23


  • Gears of War
  • Halo 3
  • Gears of War 2
  • Forza Motorsport 3
  • Halo: Reach
  • Forza Motorsport 4
  • Gears of War 3
  • Forza Motorsport 2
  • Fable II
  • Halo 4
  • Forza Horizon
  • Viva Pinata
  • Halo 3: ODST
  • Crackdown
  • Alan Wake
  • Minecraft: Xbox 360 Edition (fiquei na dúvida se contava, pois na época o game não era first da Microsoft, mas vá lá)
  • Viva Pinata: Trouble in Paradise
  • Halo Combat Evolved Anniversary
  • Halo Wars
  • Perfect Dark Zero
  • Kinect Party
  • Fable III
  • Alan Wake: The Writer

COMENTÁRIOS:

A) A Micro foi a segunda hardhouse a emplacar um maior número de IPs na faixa arbitrária de Metascore que escolhi (+80)

B) Pra quem acha essa particularidade importante, somente 4 IPs dessa geração da Micro não foram terceirizadas, saindo por estúdios próprios da empresa: Halo 4, Perfect Dark Zero e os dois Viva Pinatas


-------------------------------------------------------------------------

3) Wii:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Nintendo) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 19


  • Super Mario Galaxy
  • Super Mario Galaxy 2
  • The Legend of Zelda Twilight Princess
  • Super Smash Bros Brawl
  • The Legend of Zelda Skyward Sword
  • Xenoblade Chronicles 2
  • Metroid Prime Trilogy
  • Metroid Prime 3 Corruption
  • New Super Mario Bros Wii
  • Donkey Kong Country Returns
  • Kirby's Epic Yarn
  • Punch Out
  • Super Mario Party
  • Wario Ware Smooth Moves
  • Rythm Heaven Fever
  • Mario Kart Wii
  • Wii Sports Resort
  • Wii Fit Plus
  • Wii Fit

COMENTÁRIOS:

A) A Nintendo foi a "menos profícua" (aspas pra quem gosta de reforçar a questão das terceirizações) em termos de produção first party nessa categoria que eu arbitrariamente selecionei

B) Tem que ser levado em conta com certeza que ela tinha que dividir sua concentração com a produção para o DS, o que impactou demais.


C) Me espantou muito, durante a pesquisa, o número proporcional de games do Wii na faixa 80+ que veio pelo WiiWare (todos third parties), de formas que eu considero esse "serviço" (que servia para games "indies") o grande mantenedor da biblioteca desse console, que infelizmente foi relativamente pobre (o Wii tem 101 games com Metascore acima de 80, por exemplo, enquanto os concorrentes de geração tiveram mais de 400)


-------------------------------------------------------------------------

4) WiiU:

- Entries de IPs first party (pertencentes à Nintendo) com Metascore maior ou igual a 80:

-> 15


  • The Legend of Zelda: Breath of the Wild
  • Super Mario 3D World
  • Super Smash Bros for WiiU
  • The Legend of Zelda Wind Waker HD
  • Mario Kart 8 DLC Pack 2
  • Mario Kart 8
  • Super Mario Maker
  • Mario Kart 8 DLC Pack 1
  • The Legend of Zelda: Twilight Princess HD
  • Xenoblade Chronicles X
  • New Super Mario Bros WiiU
  • Donkey Kong Country: Tropical Freeze
  • Art Academy: Home Studio
  • Splatoon
  • Captain Toad: Treasure Tracker


COMENTÁRIOS:

A) A Nintendo falhou em minha opinião com a produção first nesse console, descontando DLCs e remasters, temos 10 games nessa faixa, e somente um é genre-defining (BOTW). A Nintendo, talvez ao contrário do senso comum, em geral produz nesses níveis mesmo pra seus consoles de mesa em toda geração (por volta de 10 a 20), mas ela sempre emplaca muito mais "genre-definig games"

B) A Nintendo teve que dividir sua atenção e produção com o 3DS, o que com certeza tem que ser levado em conta

C) Conforme eu disse nos "poréns", antes de começar as listas, o nível de complexidade aumentou e a produção first da Nintendo caiu da sétima para a oitava gerações (19 para 15), mesmo a mudança das palafitas SD para HD parece ter lentificado o output

D) O WiiU foi descontinuado num tempo levemente mais precoce que os demais consoles Nintendo, o que tem que ser levado em conta também, claro.


-------------------------------------------------------------------------


É isso, tetudos...

Mas, uééééééé, quéde PS4 e One? Como eu disse no começo, tem que esperar a geração acabar, estou com as contas aqui no cano do revólver e juro upar esse tópico quando as cortinas geracionais cerrarem. Mas já adianto que, por conta da maior complexidade requerida para produção de AAA, o número bruto de ambas (Mic e Sony) caiu, a exemplo do que ocorreu do Wii para o WiiU.

OBS:

Tenho as contas também da produção de IPs first-parties das três para a faixa 70-79, mas deixo isso para outros carnavais. Pra quem interessa, fica assim:

  1. Sony - por larga margem
  2. Nintendo
  3. Microsoft
Agora alguém lê esta disgrama por favor, porque me deu um trabalho da muléstia esse post. Espero que seja útil, que eu tenha contribuído de alguma forma para alguém ou que fique pra posteridade da Outerspace pra ser usado por mim mesmo qualquer outro dia, sei lá, porque a sensação de que eu perdi um tempo da porra na minha vida fazendo isso foi muito grande.

Pq você colocou o Forza MotorSport e o fable feito por estudios tercerizados se eram feitos por estúdios da Microsoft?
 

大天使

Veterano
Mensagens
697
Reações
1.657
Pontos
148
Vei, eu tenho xbox one e prefiro essa "geração" do que a do xbox 360.
A maioria das reclamações aqui são bem semelhantes às reclamações que que o pessoal fã do PS2 fazia do xbox 360 e PS3.
A verdade é que as empresas desenvolvedoras de jogos estão criando cada vez mais coisas para arrancar dinheiro dos jogadores. DLC, microtransações, loot boxes, etc. Tá certo que nessa geração a "ganância" das empresas está maior, mas enquanto tiver gente comprando DLC, vai continuar existindo DLC. Enquanto tiver gente comprando esses jogos caríssimos, vai continuar existindo jogos caríssimos.
Mas sinceramente, eu prefiro a época do PS2 do que qualquer outra geração de jogos;
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.531
Reações
23.172
Pontos
803
Pq você colocou o Forza MotorSport e o fable feito por estudios tercerizados se eram feitos por estúdios da Microsoft?

Eu os contei de qualquer forma, foram incluídos na soma total, mas você tem razão. As produtoras de ambos, Turn 10 e Lionhead, já pertenciam à Micro, não sei porque em minha cabeça em algum momento eu pensei que a Micro os tinha adquirido posteriormente. Obrigado, editei lá.
 

DATUM

Lenda da internet
VIP
Mensagens
16.075
Reações
16.298
Pontos
1.734
Eu os contei de qualquer forma, foram incluídos na soma total, mas você tem razão. As produtoras de ambos, Turn 10 e Lionhead, já pertenciam à Micro, não sei porque em minha cabeça em algum momento eu pensei que a Micro os tinha adquirido posteriormente. Obrigado, editei lá.
Você deve ter pensado na Playground que faz o Forza Horizon

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk
 

Springshot

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.095
Reações
3.176
Pontos
809
eu concordo, lembrando de imediato dos que joguei pra caramba tivemos Mass Effect, Assassins Creed, Bioshock, GTA 5, Uncharted, Street Fighter 4, Gran Turismo 5, Batman Arkham, Metal Gear Solid 4, The Last of Us, Rayman, Red Dead Redemption entre outros
 

andersonjpr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.538
Reações
10.751
Pontos
1.084
Eu mesmo joguei muito a geração passada, principalmente o X360 que na minha opinião é muito superior ao seu sucessor em jogos, tive a oportunidade de ter todos os consoles da Gen passada e dessa, a que menos me animou de longe foi o Xbox atualmente.
 

Majima-San

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.531
Reações
23.172
Pontos
803
Joinha pela sua análise.

Só um comentário sobre a demora em lançar jogos AAA na atual geração. Eu particularmente não engulo o argumento simplificado sobre isso que os jogos demoram mais pura e simplesmente, pra mim não passa de decisão estratégica.

Não entrarei no mérito do custo porque ele é variável, mas tecnicamente falando eles não ficaram mais complexos (ou tão mais, ao menos). Na era dos shaders, já tínhamos produções mais grandiosas e elaboraras em áudio, gráfica, em capturas de movimentos, etc. E pelo que se sabe programar para as plataformas anteriores era bem mais complexos (e mais caro, uma vez que não apenas a complexidade por si só mas também porque os maiores concorrentes tinham particularidades em sua plataformas que demandava mais tempo e pessoal).

E bem, tirando a Sony (nem coloco a Microsoft pois o investimento deles na área de exclusividade nunca chegou ao nível do concorrente), os maiores estúdios third nem diminuíram tanto assim suas produções no que tange a assiduidade. A impressão que se tem é que apenas a Sony destoou em sua posições anterior pelo simples fato de que nem precisou fazer tanto esforço para superar a concorrência na atual geração (por isso concorrência forte é salutar).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk


Você tem certa razão, mas também parte da produção de IPs da Sony se concentrou em games bem mais complexos (Open Worlds) nessa geração, que, convenhamos, são bem mais complicados de tirar da cartola, tão é verdade que bugs, inconsistências e variáveis inesperadas são bem mais frequentes nesse tipo de game. Open World não são necessariamente melhores, mas sempre são, do ponto de vista de programação e trabalho cru, mais complexos.

  • Horizon
  • Days Gone
  • inFAMOUS Second Son (que vai entrar na conta 80+ quando eu liberar as infos no fim da geração, apesar de que a Sucker Punch já tinha soltado essa série Open world no PS3)
  • Spiderman
  • Ghost of Tsushima
  • Death Stranding
Outra coisa que cito que certamente impactou foram problemas de desenvolvimento:

  • Uncharted 4 sofreu e teve problemas com o time, necessitando uma guinada no projeto no meio da viagem. No fim, conseguiu a excelência.
  • God of War teve que ser refeito do zero praticamente, comendo 5 anos, no fim conseguiu a excelência também.
  • Days Gone sofreu também, mas esse não vai entrar na conta.
  • The Last Guardian quase não sai, tanta trapalhada, no fim deu, com resultados bons.
De qualquer forma, já adiantando: provavelmente as proporções de produção first party (PS4, One e WiiU) da oitava geração serão mantidas, leia-se, a Sony continuando sendo a mais profícua.

Por curiosidade, na sexta geração essa conta dá vantagem pra Sony como first party também. Eu achava que daria um pau feio mais uma vez entre Sony First no PS2 (com God of War, God of War 2, ICO, Shadow of the Colossus, Gran Turismo 3, Gran Turismo 4, Dark Cloud 2, 3 Ratchet and Clanks, Sly Cooper, 3 Jak and Daxters,Twisted Metal Black) versus Nintendo First no Gamecube (Mario Sunshine, Pikimin 1 e 2, Animal Crossing, Mario Kart, Zelda WW e TW e Metroid Prime), mas, pra minha “surpresa”, onde eu esperava equilíbrio, a Sony levou por 33 a 22 de games frist party na sexta geração 80+, ou seja, já nessa era ela já era a mais profícua. Claro, tem que se considerar o impacto relativo pra cada IP, que não tem o mesmo peso, mas deu isso.

Agora eu fiquei curioso e estou tomando coragem pra contar a produção de thirds. Talvez você tenha razão, Ubisoft por exemplo não parece ter produzido menos nessa geração em comparação à passada, agora que você disse eu fiquei pensando nisso e pode ser que somente fosse uma impressão superficial minha. De qualquer forma, para o conteúdo first, as três, Micro, Sony e Nintendo, tiveram menos entries de IPs first nessa geração que na outra, vide meus próprios cálculos.
 
Ultima Edição:

Craudiao

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.890
Reações
16.850
Pontos
503
Eu os contei de qualquer forma, foram incluídos na soma total, mas você tem razão. As produtoras de ambos, Turn 10 e Lionhead, já pertenciam à Micro, não sei porque em minha cabeça em algum momento eu pensei que a Micro os tinha adquirido posteriormente. Obrigado, editei lá.
Já poderia se considerar jornalista, mas se retratou e corrigiu... Não pode mais...
 

Jailcante

Bam-bam-bam
Mensagens
4.495
Reações
9.050
Pontos
303
Teve concorrência, briga na gen passada. Esse não. Foi dominado por um console só...
 

Grand Rapids

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.476
Reações
11.275
Pontos
503
Aquela xmb do PS3 era lenta demais, e só podia ter 100 amigos na psn. Jogos online eram bem piores lá. PS4 superior...
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.745
Reações
7.110
Pontos
1.004
PS3 quem foi afobado e comprou antes do modelo Slim se fudeu bonito por conta dos multis zoados e exclusivos lixo, mas quem comprou durante a era Slim viveu na excelência.

Nesse critério de classificação de consoles o PS1 e PS2 comem o cu do 3 e 4 com farinha então tanto faz, na real :klol
 

Forbidden Memories

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
2.745
Reações
7.110
Pontos
1.004
Aquela xmb do PS3 era lenta demais, e só podia ter 100 amigos na psn. Jogos online eram bem piores lá. PS4 superior...

PS3 com SSD = GOTTA GO FAST
Foi da água pro vinho a XMB e performance em geral após eu instalar um SSD 120gb da Kingston nele, sem brincadeira.
 

Charles Bukowski

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.265
Reações
7.716
Pontos
819
Você tem certa razão, mas também parte da produção de IPs da Sony se concentrou em games bem mais complexos (Open Worlds) nessa geração, que, convenhamos, são bem mais complicados de tirar da cartola, tão é verdade que bugs, inconsistências e variáveis inesperadas são bem mais frequentes nesse tipo de game. Open World não são necessariamente melhores, mas sempre são, do ponto de vista de programação e trabalho cru, mais complexos.

  • Horizon
  • Days Gone
  • inFAMOUS Second Son (que vai entrar na conta 80+ quando eu liberar as infos no fim da geração, apesar de que a Sucker Punch já tinha soltado essa série Open world no PS3)
  • Spiderman
  • Ghost of Tsushima
  • Death Stranding
Outra coisa que cito que certamente impactou foram problemas de desenvolvimento:

  • Uncharted 4 sofreu e teve problemas com o time, necessitando uma guinada no projeto no meio da viagem. No fim, conseguiu a excelência.
  • God of War teve que ser refeito do zero praticamente, comendo 5 anos, no fim conseguiu a excelência também.
  • Days Gone sofreu também, mas esse não vai entrar na conta.
  • The Last Guardian quase não sai, tanta trapalhada, no fim deu, com resultados bons.
De qualquer forma, já adiantando: provavelmente as proporções de produção first party (PS4, One e WiiU) da oitava geração serão mantidas, leia-se, a Sony continuando sendo a mais profícua.

Por curiosidade, na sexta geração essa conta dá vantagem pra Sony como first party também. Eu achava que daria um pau feio mais uma vez entre Sony First no PS2 (com God of War, God of War 2, ICO, Shadow of the Colossus, Gran Turismo 3, Gran Turismo 4, Dark Cloud 2, 3 Ratchet and Clanks, Sly Cooper, 3 Jak and Daxters,Twisted Metal Black) versus Nintendo First no Gamecube (Mario Sunshine, Pikimin 1 e 2, Animal Crossing, Mario Kart, Zelda WW e TW e Metroid Prime), mas, pra minha “surpresa”, onde eu esperava equilíbrio, a Sony levou por 33 a 22 de games frist party na sexta geração 80+, ou seja, já nessa era ela já era a mais profícua. Claro, tem que se considerar o impacto relativo pra cada IP, que não tem o mesmo peso, mas deu isso.

Agora eu fiquei curioso e estou tomando coragem pra contar a produção de thirds. Talvez você tenha razão, Ubisoft por exemplo não parece ter produzido menos nessa geração em comparação à passada, agora que você disse eu fiquei pensando nisso e pode ser que somente fosse uma impressão superficial minha. De qualquer forma, para o conteúdo first, as três, Micro, Sony e Nintendo, tiveram menos entries de IPs first nessa geração que na outra, vide meus próprios cálculos.

Eu concordo que jogos open world demandam mais tempo de desenvolvimento, mas aí conta o know-how de cada estúdio, o que explica por exemplo a Rockstar ter emplacado 3 na geração passada e apenas 1 nesta? Sobre bugs não sei se concordo tanto:

- Days Gone: feito por um estúdio que só tinha feito jogos menores, foi o primeiro jogo realmente grande deles e o tempo de desenvolvimento se justificou. Muitos bugs realmente, mas o suporte tem sido rápido.

- Horizon: a Guerrilla tecnicamente sempre foi um dos estúdios mais notáveis da Sony, e veja, usá-lo como exemplo só contrária o que você disse, uma vez que na geração passada em mais tempo eles fizeram dois jogos (Killzone 2 e 3) curtos e esse em menos tempo fizeram também 2 jogos sendo um deles open world o qual não tinham nenhuma experiência (e que não teve bugs notáveis, daí vem a competência técnica).

- Infamous Second Son: eis um jogo que não é muito maior que seus antecessores, dá para dizer que os 3 jogos anteriores também eram um open world. Ou seja, a produção aqui também foi menor que a geração anterior, e Ghost of Tsushima parece estar longe (estão contratando roteirista ainda).

- Spiderman: foi feito pelo Insomniac, o melhor trabalho deles, e nessa geração já tinham feito o remake do Ratchet e Sunset Overdrive do Xbox, ou seja, emplacaram 3 ótimos jogos nessa geração, foram tão produtivos quanto à anterior (3x Resistance).

- Uncharted 4: esse é um dos casos que não engulo, a Naught Dog é provavelmente um dos melhores estúdios da Sony e um dos melhores da atualidade, os caras tem muito pessoal e certamente um dos maiores orçamentos, e compare o que eles fizeram nessa geração com a geração passada. Pra mim atrasar TLoU 2 para um crossgen não passa de estratégia comercial por parte da Sony. A NG também já tinha feito alocação de pessoal entre Uncharted 3 e TLoU e foi bem sucedida entre 2011 e 2013.

- Death Strading: nem dá para falar muito desse jogo porque sabemos pouco sobre ele e também não nos esqueçamos que Kojima saiu da Konami (isso certamente tem um impacto no desenvolvimento). De qualquer forma na geração passada ele só lançou um MGS, então nem seria um exemplo cabível de comparação.

- God of War: aqui o projeto sofreu mudanças estratégicas, então naturalmente isso demanda mais tempo, portanto é um caso que nem tem como discutir.

Então veja, a não ser que o projeto sofra uma mudança radical no meio do caminho (God of War) eu não aceito muito bem a desculpa que os "jogos AAA demandam mais tempo" pura e simplesmente, como disse, na era dos shaders essa justificativa fazia todo o sentido quando comparamos PS3 e PS2, mas o nível de produção e custos da atual geração para a anterior pouco mudou. Editoras como EA, Ubisoft, Square, Capcom, From e algumas outras grandes não parecem terem alargado suas janelas de lançamento perante a anterior geração.


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 

Player_1

Bam-bam-bam
Mensagens
1.930
Reações
3.069
Pontos
453
Ainda não entrei mas acho que a geração atual está bem menos acessível do que antes..

não tem pirataria (exceto parece pro switch, mas não está nos meus planos)..

e praticamente always on, para atualizações, etc..quer dizer o interessante é o que o usuário fique sempre plugado para uma 'comprinha" a mais..

imagina na próxima geração então, está cada vez mais complicado jogar videogame..não manjo nem tenho interesse na parte técnica mas parece que se não tiver uma tv4k e uns 50mega de net nem adianta querer comprar..
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.971
Reações
57.072
Pontos
2.164
De muito longe, essa geração é boa assim como todas as outras mas teve muito foco nos jogos online e em open world e coleta de recursos
 

fVilaça

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.206
Reações
2.292
Pontos
964
Faço uma reflexão, na geração passada tivemos:

  • Fallout (2 jogos, inclusive o ótimo New Vegas, a volta da franquia depois de anos, e no atual formato)
  • Oblivion e Skyrim (não tivemos nenhum Elder Scroll na atual geração)
  • GTA (2 jogos, nenhum na atual geração, a não ser o V que foi jogo da anterior)
  • Gears of War (4 jogos, o nascimento da franquia e o boom causado em 2006, na atual só a continuação da anterior)
  • Mass Effect (3 jogos, na atual só continuação da série)
  • Demon Souls e Dark Souls (a consagração da From como um dos melhores estúdios da atualidade)
  • Assassin Creed (o primeiro jogo fez muito barulho e foi ótimo te o segundo, depois caiu na mesmice)
  • Bioshock (só fizeram remaster na atual)

A Sony em particular veio com novas franquias e jogos:

  • Heavy Rain
  • BEYOND
  • Puppeter
  • Resistance
  • Uncharted (e 3 jogos)
  • Infamous (tivemos a continuação no PS4)
  • The Last of Us
  • Heavenly Sword
  • LigBigPlanet
  • ModNation Racers
  • Motostorm
  • Ni No Kuni
  • PlayStation All-Star Battle Royale
  • Starhawk

E jogos do Vita (que nasceram na mesma época do auge do PS3):

  • Tearaway (um remaster de PS4 depois)
  • Gravity Rush (a continuação no PS4, que seria um jogo do Vita inicialmente)
  • Soul Sacrifice
  • Freedom Wars

E outros destaques:

  • Killzone (só no PS3 que ganhou o status de AAA, e foram 3 jogos considerando a versão do Vita é um dispensável Shadow Fall no PS4)
  • 2x Gran Turismo (na atual só tivemos aquele engodo chamado Sports)

Vejam que estou fazendo apenas citações ocidentais, alinhado ao meu gosto.

Nem vou citar o X360 em comparação ao One porque seria covardia, uma biblioteca muito mais vasta e superior.

Então, tivemos algo sequer parecido na atual geração? Na minha opinião, a anterior geração foi superior, não tenho dúvidas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Lendo seu post só veio confirmar na minha cabeça como a geração atual e fraca pqp.

Nenhum Elder Scrolls, nenhum GTA, nenhum Gran turismo, nenhuma nova franquia relevante praticamente.

Que venha logo a próxima, pq essa foi fraca demais.





Enviado de meu Mi A2 usando o Tapatalk
 

rickrj

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.361
Reações
2.467
Pontos
984
Desculpe as palavras, mas a geração passada foi muito melhor do questa m**** de geração, me fez gostar menos de videogames, uma geração cópia carbono da passada...
 

Lord_Vader

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.323
Reações
747
Pontos
1.229
Acho estranho que alguns atacam a geração anterior falando em jogos sub HD, mas a maioria desses jogos também saíram para PC, e com o dólar em R$1,60 a maioria dos meus amigos tinham um console + PC, algo difícil hoje com esse dólar em R$4,00 e com as dificuldades de emprego. Os jogos em si tinham muita variedade, inclusive os Need for speed eram bem variados como o Most Wanted do X360, o Shift, etc. Embora existissem as DLCs e posteriormente os EA pass, não havia essa inundação de micro transações como agora. No Brasil o X360 também dominava por causa da pirataria, hoje o cara compra 4 lançamentos com um salário mínimo, na época do X360 o cara comprava uns 70 lançamentos, se tivesse tempo (aqui em Ctba os jogos eram R$10 com o mínimo na faixa dos R$720, mas em SP cheguei a comprar jogos na Pagé por R$3,00), conseguia jogar muitos mais. Tanto que poucos tiveram o WiiU por causa dos jogos, enquanto um Assassin Creed 3 custava R$60 no PS, R$10 no X360, cobravam R$180 no WiiU (nos usados, pois novos eram mais de R$250). Também na geração passada, vc conseguia roda tudo do PS2 e muitos jogos do XBO, eu lembro que jogava DefJam Fight for NY no X360, Burnout 3, GTA SA, MGS3 no PS3 sem custo extra.
 
Topo Fundo