O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


"Meu amor" e "Vai lavar louça!": jogadoras relatam assédio nos games

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Arte/UOL


Yasmin, funBABE, Débora e Zuzu contam que já sofreram assédio e ataques machistas Imagem: Arte/UOL
Letícia Wexell
Colaboração para o START, em São Paulo
14/07/2019 04h00

O caso envolvendo a streamer Gabriela Cattuzzo e a marca de acessórios gamers Razer reacendeu a discussão sobre assédio nos games. São relatos de mensagens machistas e ataques direcionados em comentários nas redes sociais e também nos chats dentro do dos próprios games. O START conversou com jogadoras e criadoras de conteúdo para entender como elas reagem quando são vítimas de assédio, e também como enxergaram o "caso Razer".

"Vai lavar louça"
Arquivo pessoal


A youtuber funBABE, que relata ser vítima de assédio em jogos onlineImagem: Arquivo pessoalQuando perguntadas se já sofreram assédio no meio gamer, seja apenas jogando ou trabalhando com criação de conteúdo, as garotas entrevistadas pelo START têm a mesma reposta: "sim", ecoando uma pesquisa de 2016 que indicava o tamanho do problema. Elas dizem que sofrer xingamentos, investidas sexuais e perseguições é algo comum.

"Sofro com assédio principalmente quando estou em jogos online. Desde apelidinhos como 'meu amor' até 'vai lavar louça'", conta a youtuber funBABE, que possui um canal em que faz gameplay de jogos e já conta com quase 2 milhões de inscritos.

"Também duvidam da minha capacidade em jogos competitivos apenas pelo fato de ser mulher, aquele velho 'mulher só joga de suporte'.", diz ela, em referência a um comportamento machista: atribuir a posição de suporte, de games como "Overwatch" e "League of Legends", de forma pejorativa às mulheres.

Os maus exemplos podem vir até mesmo do cenário profissional de eSports. Em fevereiro deste ano, durante competição oficial de "League of Legends" na Rússia, a equipe RoX enfrentou um time formado só por mulheres e decidiu banir somente Campeões do tipo suporte, em uma provocação velada às garotas. Tanto a RoX quanto outra equipe do torneio foram advertidas pelas Riot Games por "discriminação de gênero".

Reprodução

Trecho da partida entre a equipe feminina Vaevictis e a RoX, que foi advertida por discriminação de gêneroImagem: Reprodução

No caso de FunBABE, ela tem que lidar com um público adolescente, que tem, em média, 13 anos de idade. Por isso, ela diz que é preciso saber o que dizer e como se comportar ao sofrer assédio. "Não posso me exaltar, porém também não posso ficar calada. É uma linha bem tênue e complicada, preciso servir de exemplo", resume a youtuber.

Sofro com assédio principalmente quando estou em jogos online. Desde apelidinhos como 'meu amor' até 'vai lavar louça' Funbabe, youtuber

Arquivo pessoal


"Sempre arrumam desculpa para assediar", diz a cosplayer ZuzuImagem: Arquivo pessoalAssim como no caso da streamer Gabriela Catuzzo, garotas que têm uma exposição de imagem maior, seja em fotos ou transmissões ao vivo, sentem-se em condição vulnerável aos ataques. A também streamer e cosplayer Zuzu diz que já cansou de recebe comentários de mau gosto em suas transmissões.

"Muitas pessoas acham que por você estar 'se expondo' ao fazer seu trabalho de entretenimento na internet, você automaticamente tem que aceitar qualquer tipo de abordagem e comentário.", explica. "A maioria dos comentários são principalmente relacionadas ao meu corpo e minha aparência, não importa como você esteja vestida, sempre arrumam uma desculpa para assediar."

Não importa como você esteja vestida, sempre arrumam uma desculpa para assediar Zuzu, streamer e cosplayer

O caso recente da Razer pode ter colocando a conversa sobre assédio de novo nos holofontes, mas situações assim acontecem há bastante tempo. Pelo menos desde 2017, o UOL já mostrou histórias de assédio, como a de uma jogadora de "Rainbow Six" e também relatou o apelo de um pai para blindar sua filha de ataques em "Overwatch".

"A regra foi e ainda é o machismo"

Arquivo pessoal


Para Déborah Carvalho, a tendência é que as mulheres levem a culpaImagem: Arquivo pessoal"Nós vivemos numa cultura que tende a culpabilizar a mulher sempre e a deixar passar casos que homens agem de forma inapropriada.", diz Débora Carvalho, colaboradora do site Garotas Geeks, dedicado ao público feminino que curte o universo nerd. Ela pondera que não teria agido como Gabriela, mas reconhece que não é uma posição fácil. "Eu provavelmente não teria respondido assim num perfil público com um alcance como o dela, mas entendo perfeitamente a reação que ela teve.", diz. É muito fácil ter suas palavras distorcidas na internet, ninguém vai conseguir ler seu tom de voz ou saber sua intenção Débora Carvalho, do Garotas Geeks

Parte das críticas que Gabriela Cazzutto recebeu foi de ter generalizado quando reagiu ao assédio dizendo que "homem é lixo".

Arquivo pessoal


Yasmin Alvarez: "A regra foi, e ainda é, o machismo"Imagem: Arquivo pessoalPara Yasmin Alvarez, advogada e editora do site Garotas Geeks, "A declaração dela tem o efeito similar a uma sinédoque: a atribuição de parte ao todo, baseando-se numa relação quantitativa, justamente para se referir a algo que é regra", explica.

"É evidente que toda regra possui exceções, mas sempre se pauta pela regra. E a regra, durante anos, foi e ainda é o machismo".

Ataque dos haters
Depois que a Razer anunciou que o contrato com a influenciadora não seria renovado, Gabriela revelou que ainda estava sofrendo ameaças, e chegou a se manifestar pelo Twitter, dias depois, pedindo desculpas pela reação inicial.



Na avaliação das criadoras de conteúdo, porém, a nota da Razer gerou ainda mais confusão. "A Razer deveria ter comentado sobre a situação como um todo. Não acho errado se defenderem, mas da maneira que fizeram acabaram parabenizando o machismo que acontece diariamente.", diz funBABE. O post da empresa, reproduzido abaixo, foi usado por parte da comunidade para intensificar os ataques a Gabriela.



"Bastava que a empresa usasse o incidente como forma de repreender seus consumidores pelo comportamento em vez de punir a influenciadora por ser vítima de uma situação sobre a qual ela não tem o controle", diz Yasmin.

Para Zuzu, há outras medidas mais positivas que a Razer poderia ter adotado: "Podiam ter aproveitado a situação para promover uma campanha contra o assédio e a agressividade direcionada às mulheres gamers, população que tem crescido cada vez mais. Com esta nota, a Razer simplesmente se posicionou a favor dos agressores que atacaram a Gabi ao invés de apoiar a própria influenciadora, indo totalmente contra as próprias campanhas que veicularam no Dia da Mulher".

Podiam ter aproveitado para promover uma campanha contra o assédio e a agressividade direcionada às mulheres gamers, população que tem crescido cada vez mais Zuzu, streamer e cosplayer

O START entrou em contato com a Razer por meio da assessoria de imprensa e enviou perguntas sobre o caso, mas não recebeu respostas até a publicação desta notícia.
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Não falha uma, tudo attention wh*re de cabelo coloridinho esperando o séquito de betas lamber o chão que elas pisam.
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.660
Reações
57.219
Pontos
1.003
Já cansei de ouvir kid dizendo que queria me estuprar no Overwatch, entre outras besteiras. Não consigo levar a sério. É só cômico. Mas em 95% dos casos o microfone e a comunicação com a equipe fica offline mesmo. Acho exagerado se estressarem tanto com essas besteiras. É só algum nerdão escondido atrás do anonimato, e que na maioria dos casos não teria coragem para fazer o mesmo ao vivo. Fora que multiplayer é zona, todo mundo ouve m****.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.075
Reações
26.388
Pontos
703
Elas precisam entender que, infelizmente, as comunidades online da maioria dos jogos tem comportamento péssimo mesmo. Isso não é apenas contra mulheres.

Pela minha experiência, os jogos de luta são aqueles com as comunidades mais "civilizadas".

Entra em jogo de tirinho online e só vai ter crianças comedoras de mães;
Entra no FIFA e só vai ter mendigo de coins ou gente que fecha o jogo quando está levando passeio;
Entra no TLOU e só vai encontrar gente xingando.

Só não entendi porque o caso dessa Gabi repercutiu tanto. É apenas uma jovem falando m****. Cadê a novidade? A coitada teve até a família ameaçada por causa dessa bobagem.
 

puchu

Bam-bam-bam
Mensagens
973
Reações
2.009
Pontos
333
AHAHAH a Débora ai foi minha amiga já
quer dizer já levei block dela.
pq sera heim?

Eu to nem ai eu jogo, sempre joguei, na vdd muitas vezes os homens dão um tratamento diferenciado e no bom sentido mesmo.
não tenho o que reclamar.
a gente está onde a gente se põe.
e ODEIO esse discurso sexista.
bjs
 


Katsura_chan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.108
Reações
4.379
Pontos
303
Avisa elas que ser humilhada, xingada e zoada em jogos online, significa igualdade de gêneros.

Algum cara pode sair xingando sua mãe ou as mulheres da sua família de tudo que é nome então de boa? Elas são mulheres também. Se elas jogarem online podem ser humilhadas.
 

Flavius Maximus

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.338
Reações
10.734
Pontos
704
Nossa que coincidência todas as que estão reclamando são de cabelo coloridos.

Jogo Final Fantasy XIV a 5 anos e na nossa free company (guilda) sempre teve meninas a maioria bem bonitas, nunca teve isso de assedio umas são até mais desbocadas que muito homem. Toda vez que leio uma coisa desse garotas geek é algo desse de mimimi também é comandado pela flavia gasi que está também na IGN brasil.
 

Katsura_chan

Bam-bam-bam
Mensagens
2.108
Reações
4.379
Pontos
303
Deveria existir um time feminino só de mulheres. Esses neardentais não sabem se comportar nem entre eles. Que dirá perto de uma mulher.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.781
Reações
23.010
Pontos
1.053
Gurias xatas.
Lembro q até nos tempos de lan house era um xingatorio violento. Daí vem essas Minas do trem do overwatch da empoderaçao e quer mudar todo um sistema de diversão.
Mulher q joga há mais de uma década tá pouco se lixando pra xingamentos e ainda xaveca os kras.
 

wwwtfc

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
903
Reações
1.382
Pontos
589
Reclamar dos subscrições e doações só por ser mulher não reclama né?

Avisa pra elas que no mundo dos games, quanto mais competitivo é o game mais escrota é a sua comunidade não importa se é com mulher, criança, homem, velho, saci, etc.
 

igraum

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.809
Reações
22.841
Pontos
1.464
Hoje fui kickado de um lobby de csgo como top fragger do time, simplesmente porque falei pro cara olhar o radar.

O time fez 15 rounds e me kickou.

O mundo é ruim e ponto, essas princesas precisam mesmo lavar uma louça de vez em quando.

Que mundo cruel, amigo. Ninguém merece passar por isso. Minha solidariedade. :ksnif:kawaii
 

carlos222

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.522
Reações
19.496
Pontos
744
Jogo lol com Nick de mulher, todas as skin coloridas ou rosas. Posso dizer por experiência própria que isso é muito exagerado.

Ps: Não jogo de suporte e não conheço jogo mais tóxico que lol.



Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

Sir Bovino Gadoso

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.255
Reações
11.971
Pontos
503
Que mundo cruel, amigo. Ninguém merece passar por isso. Minha solidariedade. :ksnif:kawaii
Sim cara o mundo é ruim mesmo, agora se eu me importei? Contei até 10 pra raiva passar e lembrei que é só um joguinho e eu mandei bem na partida, muito melhor que eles.

Usei as ferramentas ao meu dispor de reporta da Steam, bloquiei os caras pra alívio de consciência e vida que segue.

Foi sacanagem dos caras? Óbvio, esses jogos online grátis só tem a nata dos transões, eu jogo CS tem 10 anos, e minha Steam é nova, cara com 700h de jogo matou 1/3 que eu.
 

Dedérius

Player & Gamer
VIP
GOLD
Mensagens
4.233
Reações
15.281
Pontos
1.204
Jogatina online é um ambiente toxico para qualquer pessoa.

Quem não lembra daquela menina que chorou porque tomou TK?



eu tinha visto na epoca e pra mim, ela ficou mais chateada do pessoal ter cagado pra ela apos o outro ter xingado do que a ofensa em si... Me deu essa impressao.

Acho sem noção, a pessoa sair xingando outra de graça por causa de jogo (a mesma coisa vale pra briga de torcida de futebol) mas a realidade é que a comunidade gamer ainda tem a maioria esmagadora de homens e como tal um xinga o outro... Seja pra zuação ou entao é briga mesmo.

As mulheres é claro sao bem-vindas pra jogar porem por entrar numa comunidade ha anos desse jeito, vai ter que encarar! Como elas dizem, nao é GRL PWR...? Entao xinga tbm! Vao ter que bater de frente e superar essa barreira!

Me fez lembrar da Gabi Catuzzo que sai xingando geral mas no caso dela uma coisa é uma pessoa te xingar e vc responder a altura a outra é uma pessoa perguntar algo pertinente e ela responder que a placa de captura é um pnc de quem perguntou...

Ou entao é como disseram, denunciem o cara, deem block ou aperta o botao mute do headset... Pronto! Sem stress! Agora chorar, se vitimizar pra fazer campanha pra mim piora mais a situação que ai que vai virar mais motivo de chacota

Como estamos no mundo em que depressão esta banalizada (sei que existe e é serio mas convenhamos que qualquer coisinha agora ja falam depressao) e brincar de "Queimado" na escola é proibido por ser bullying entao tudo agora com ajuda da internet e hashtags toma uma proporção gigantesca
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.285
Reações
50.508
Pontos
1.539
Caras, quando eu era criança eu saia na mão com o meu irmão por causa de videogame, eu e meu irmão mais velho saia porrada mesmo, o meu irmão mais novo uma vez quebrou uma vassoura nas minhas costas e esse pessoal ta chorando pq falaram pra lavar a louça? Mas é muita sensibilidade mesmo, porra bicho na hora do jogo ali a adrenalina toma conta mesmo, as vezes o pessoal da uma exagerada, é normal mesmo.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.951
Reações
70.813
Pontos
1.279
Meu deus, coitadas! mandaram elas lavarem louça.

Se eu fosse morrer por praga de xingamentos em partidas online, ja deveria ter morrido com um câncer no cu em 1998.
Alias, mãe, e todo mundo próximo.

Agora pra vc ver a duplicidade de comportamento, mulher é sexo forte mas foi xingada no online que corre debaixo da asa mais próxima, exalando fragilidade.

Xingou ou vc rir da criatura, até ela da um Ragequit ou é block e mute, simples assim.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo