Não entendo essa de manter a tela touch do DS4, por causa de retrocompatibilidade, tem algum jogo que use isso? Todos que joguei o touch era só um botão para abrir menu, facilmente substituído por um botão select.
Tem 3 usos pro Touch:
1) Funciona como mouse, arrastando-se o dedo, como um pad de laptop. Vai bem para mapas e digitação de texto em teclado virtual
2) Funciona como dois botões, e não somente um, como o Select. Pressionando-se o lado direito, tem-se um comando, e do lado esquerdo, tem-se outro, são portanto dois botões a mais, considerando-se que já há o botão Share, que estaria no lugar do Select em termos de localização no corpo do joystick
3) Atalhos, via swipe, como em Days Gone
Agora, o uso de todas as funcionalidades do joystick, incluindo o touchpad, aparece em vários games first party da Sony.
Em Tearway Unfolded, a Light Bar serve para iluminar o ambiente, como um raio de sol, revelando segredos, fazendo plantas crescerem para criar plataformas ou eliminando a tinta escura que infecta os pedaços de papel, matando inimigos ou os hipnotizando-os e obrigando-os a se suicidarem ao pularem num buraco sem fundo:
Perceba que o formato da luz na segunda foto é o mesmo formato em polígono do led na frente do joystick...
Arrastando seu dedo no touchpad para qualquer direção, faz surgir uma lufada de vento que faz o personagem planar ou revira folhas, eleva plataformas, desloca inimigos e revela segredos no cenário. Serve também para matar alguns inimigos, jogando-os em precipícios ou como "final blow" após amaciá-los com ataques normais:
Você pode também lançar inimigos e itens "na tela" arrastando o touch em direção a você, que segura o controle, para que o jogador os pegue e os use nas ferramentas de criação e customização, ou você pode jogar inimigos novamente no mapa, arrastando o dedo no touchpad em direção à TV, para resolver puzzles ou para acertar a cabeça de outros inimigos com as coisas que você coletou.
Você pode também usar o touch nas tarefas de fazer asas para a borboleta nos segmentos de puzzles de cenário:
Em Gravity Rush 2, a engine de física é acoplada ao Touch. Arrastando o dedo pra cima, você entra no Lunar Mode, que reduz a gravidade do game, mudando completamente o traversal pelos cenários:
Arrastando pra baixo, aumenta a força da gravidade e seta o Jupiter Mode
Sem contar que existem comandos para pulo e ataques que envolvem o Touchpad
No fantástico e GOTY Moral do ano passado, Astro Bot Rescue Mission, usa-se tanto o Dual Shock 4 de maneiras ímpares, que eu não vou nem entrar em detalhes, tanta coisa que o pessoal conseguiu criar ...
Acho que em alguns casos até daria para adaptar isso com muitos atalhos num joystick usual (combinações de botões, o que é um troço bem desconfortável), mas ia quebrar seriamente a imersão. Para outros casos, é literalmente impossível, então eu dou uma chance de quase 100% de que o Dual Shock 5 vai manter todas as funcionalidades do 4, incluindo a Light Bar, o Six Axis, o Gyroscope e o Touch Panel, caso contrário a Sony terá que emitir comunicados explicando que alguns games da retro não serão compatíveis com o
PS5 ou mesmo anunciando que alguns games só serão jogáveis no novo console usando o Dual Shock 4 (aqui então ela tornará o
PS5 compatível com os joysticks do PS4).