O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Confraria do Master Race Humildão (até R$2,5k) - Afinal, talvez só te sobre dinheiro pra APU

Tassadar_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.584
Reações
16.532
Pontos
553
Pa
Pessoal, chegaram praticamente todas as peças que faltavam para montar o meu PC Gamer, só vai ficar pendente a placa de vídeo que vou ver se compro na Black Fraude...

Feliz da vida aqui!!!
fabens pelas compras. Qual placa mãe, processador e memórias tu comprou?

Tenho esse seu ssd, muito bom!
 

wellmonk

Bam-bam-bam
Mensagens
210
Reações
75
Pontos
453
Pa

fabens pelas compras. Qual placa mãe, processador e memórias tu comprou?

Tenho esse seu ssd, muito bom!

Placa-Mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, AMD AM4, mATX, DDR4
Processador: AMD Ryzen 5 1600 3.2 GHz
Memória Ram: Crucial Ballistix Sport 8GB (2x8) DDR4 2666Mhz

esses ai foram os primeiros que comprei, ja estão guardados tbm....
 

wellmonk

Bam-bam-bam
Mensagens
210
Reações
75
Pontos
453
e sobre o SSD, ele é rápido mesmo?
comprei ele para instalar o S.O e aplicativos...

para arquivos como fotos, videos e filmes eu comprei um HD Seagate BarraCuda 2TB
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.423
Reações
34.513
Pontos
1.354
e sobre o SSD, ele é rápido mesmo?
comprei ele para instalar o S.O e aplicativos...

para arquivos como fotos, videos e filmes eu comprei um HD Seagate BarraCuda 2TB
Muito rápido, uso um para jogos de 3500 de leitura tb e muitos jogos carregam em menos de 5 segundos.
Acho até que pra SO é meio desperdício usar um desse, pois um de 500 mb de leitura já abre o windows em 10~15 segundos.
 

pedrlnh0

Ser evoluído
Mensagens
117
Reações
17
Pontos
39
Coloque pelo menos duas ventoinhas (uma frontal e outra traseira) para ao menos ter circulação de ar no gabinete. Se não vais fazer overclock, o cooler padrão do R5 1600 é suficiente - mas se onde tu moras é muito quente e não tem ar condicionado, e fazes uso intenso de CPU, pode ser uma boa investir em um cooler mais robusto.
Uma de 550 ja estaria bom né?
E é essa aqui que vc disse né?
 

wellmonk

Bam-bam-bam
Mensagens
210
Reações
75
Pontos
453
Muito rápido, uso um para jogos de 3500 de leitura tb e muitos jogos carregam em menos de 5 segundos.
Acho até que pra SO é meio desperdício usar um desse, pois um de 500 mb de leitura já abre o windows em 10~15 segundos.

entendi!
bacana, gostei de saber q a compra n foi ruim kkk

a respeito da fonte, abri a caixa dela e vi que n tem o cabo de alimentação dela...

vou ter que comprar separadamente... estava pensando nesse aqui: https://www.kabum.com.br/produto/67689/cabo-de-forca-md9-1-5m-3x0-50-5815

ou precisa ser algo mais reforçado? estilo esse: https://www.kabum.com.br/produto/100422/cabo-de-forca-md9-c19-1-80-m-8086

?
 


brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.917
Reações
8.179
Pontos
453
Uma de 550 ja estaria bom né?
E é essa aqui que vc disse né?

Essa mesma, só que mais barata do que na terabyte, ótimo preço. Fica tranquilo que vais estar bem de fonte.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.917
Reações
8.179
Pontos
453
entendi!
bacana, gostei de saber q a compra n foi ruim kkk

a respeito da fonte, abri a caixa dela e vi que n tem o cabo de alimentação dela...

vou ter que comprar separadamente... estava pensando nesse aqui: https://www.kabum.com.br/produto/67689/cabo-de-forca-md9-1-5m-3x0-50-5815

ou precisa ser algo mais reforçado? estilo esse: https://www.kabum.com.br/produto/100422/cabo-de-forca-md9-c19-1-80-m-8086

?

Tenho uma caixa com vários cabos, se morássemos perto te daria um. Procura em alguma loja da tua cidade, o custo do frete vai ser maior que o do produto, a não ser que compres outros itens junto.
Pega um cabo comum mesmo, qualquer um desses de 10 pratas vai servir bem.


Valeu, e no submarino ta saindo por 317 e tenho prime, entao nao tem frete e consigo fazer até em 12 x kkk

Geralmente peças de informática não são vendidas diretamente pelo Submarino e outras lojas do tipo, prefiro ir direto em uma especializada. Comprei uma RX 570 na Cissa Magazine, mas quem vendeu de fato foi uma loja lá de não lembro onde, só fiz isso pra aproveitar uma promoção.
 

Ponfick

All Hail
Mensagens
10.015
Reações
2.945
Pontos
1.204
Atualizando aqui, eles reponderam dizendo que todos os registos são de uma memoria de 8gigas, e já emitiram ate a devolução com os correios.

Me mandaram ate um link do site da kingstom dizendo que só exite a memoria que comprei de 8gigas.

Querem me fazer de palhaço.
 

pedrlnh0

Ser evoluído
Mensagens
117
Reações
17
Pontos
39
Tenho uma caixa com vários cabos, se morássemos perto te daria um. Procura em alguma loja da tua cidade, o custo do frete vai ser maior que o do produto, a não ser que compres outros itens junto.
Pega um cabo comum mesmo, qualquer um desses de 10 pratas vai servir bem.




Geralmente peças de informática não são vendidas diretamente pelo Submarino e outras lojas do tipo, prefiro ir direto em uma especializada. Comprei uma RX 570 na Cissa Magazine, mas quem vendeu de fato foi uma loja lá de não lembro onde, só fiz isso pra aproveitar uma promoção.

Sim, É marketplace, algumas são bem ruins, mas no site do sub, Americanas, tem avaliações das lojas, a rx 580 q peguei, foi assim pelo sub, e loja parceira combat informatica, vrio em menos de 5 dias, e tudo certinho, a fonte e a placa mae sao de lá tbm, e tem a vantagem de pagar com ame q ainda recebe um credito e como sou prime por ela fica frete gratis. E se tiver problema é facil trocar, o submarino manda codigo de correio e envia, então é tranquilo. Em loja fisica nao ta dando não, trabalho no centro de sp, e a sta ifigenia faz muito tempo q ta com precos absurdos.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.423
Reações
34.513
Pontos
1.354
Sim, É marketplace, algumas são bem ruins, mas no site do sub, Americanas, tem avaliações das lojas, a rx 580 q peguei, foi assim pelo sub, e loja parceira combat informatica, vrio em menos de 5 dias, e tudo certinho, a fonte e a placa mae sao de lá tbm, e tem a vantagem de pagar com ame q ainda recebe um credito e como sou prime por ela fica frete gratis. E se tiver problema é facil trocar, o submarino manda codigo de correio e envia, então é tranquilo. Em loja fisica nao ta dando não, trabalho no centro de sp, e a sta ifigenia faz muito tempo q ta com precos absurdos.
Santa ta ruim? Ainda bem que não fui perder meu tempo lá rs
 

pedrlnh0

Ser evoluído
Mensagens
117
Reações
17
Pontos
39
Santa ta ruim? Ainda bem que não fui perder meu tempo lá rs
A mano, pra preço eu acho bem ruim, qlqr coisa que vou ver lá, olho, e pego na net, pq sai muito mais barato. Trampo ja há quase 20 na região, ali e ta cada vez pior rs tipo a galeria do rock, pegava uns tenis qix por 50tao kkk agora acho é uns 150, 200 kkkk loja tem q pagar aluguel e funcionarios, na Net é bem diferente né.
Fora q dependendo de condução ou o que vai pagar de estacionamento paga menos ou atr nada no frete.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.423
Reações
34.513
Pontos
1.354
@LucianoBraga vou comprar o cooler deepcool assassin 2, ele esta saindo por 399 e somente perde por 2 graus contra o noctua d15 em 6 reviews diferentes que vi, achei ele melhor "cxb" que o d15.
Vc não conhece algum lugar que ele esteja mais barato né? Mas não esta mal esse valor pra mim tb, pretendo comprar e já pagar a vista no boleto amanhã.
Ao invés de ficar "comendo" pelas beiradas comprando coolers que tem mais desempenho, melhor pegar um top de vez, cansei :klol

A mano, pra preço eu acho bem ruim, qlqr coisa que vou ver lá, olho, e pego na net, pq sai muito mais barato. Trampo ja há quase 20 na região, ali e ta cada vez pior rs tipo a galeria do rock, pegava uns tenis qix por 50tao kkk agora acho é uns 150, 200 kkkk loja tem q pagar aluguel e funcionarios, na Net é bem diferente né.
Fora q dependendo de condução ou o que vai pagar de estacionamento paga menos ou atr nada no frete.
Eu atualmente só compro na net mesmo, mas tinha curiosidade de ver como estavam os preços por lá, nem perderei tempo, foi bom vc avisar.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
@LucianoBraga vou comprar cooler deepcool assassin 2, ele esta saindo por 399 e somente perde por 2 graus contra o noctua d15, achei ele melhor "cxb" que o d15.
Vc não conhece algum lugar que ele esteja mais barato né? Não esta mal esse valor pra mim, pretendo comprar e já pagar a vista no boleto amanhã.
Ao invés de ficar "comendo" pelas beiradas comprando coolers que tem mais desempenho, melhor pegar um top de vez, cansei :klol

Não lembro de ter visto mais barato não...
É um bom cooler, daqueles que o cara compra e esquece.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.423
Reações
34.513
Pontos
1.354
Não lembro de ter visto mais barato não...
É um bom cooler, daqueles que o cara compra e esquece.
Então boleto quando chegar em casa, vlw.
Fiquei com impressão que ele caiu de valor depois que saiu o assassin 3 no início desse ano, mas o 3 esta o mesmo preço do d15.
Eventualmente o assassin 2 vai sumir e vai ficar só o 3 que é mais caro, então quero aproveitar antes disso acontecer.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.282
Reações
175.740
Pontos
2.234
Então boleto quando chegar em casa, vlw.
Fiquei com impressão que ele caiu de valor depois que saiu o assassin 3 no início desse ano, mas o 3 esta o mesmo preço do d15.
Eventualmente o assassin 2 vai sumir e vai ficar só o 3 que é mais caro, então quero aproveitar antes disso acontecer.

Sim, modelo antigo cai sempre de preço...ainda que o novo não represente nada diferente na prática.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.423
Reações
34.513
Pontos
1.354
Sim, modelo antigo cai sempre de preço...ainda que o novo não represente nada diferente na prática.
Blz, vou comprar junto com aquela gelid da pcyes, a pasta que comprei não prestou nao a GD900, mesma coisa da z5 ou até um pouco pior, vou comprar uma que já é certeza de ser boa, ficar rasgando dinheiro é foda, mesmo que seja 15 conto :ksnif
 

Leo_fa

Ei mãe, 500 pontos!
VIP
Mensagens
676
Reações
1.137
Pontos
793
Bom tópico, montei o meu mid end há pouco tempo.
Os preços dos componentes estão muito inflados, montar PC high-end não é pra qualquer um hoje em dia.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
@BR Turbo 300, antonioli





Vlw mesmo!:kjoinha:kratinho

Os dois são massas.
Ainda tô aqui pra ver se compro o gabinete... Os fretes na Kabum são foda. Se eu for pegar na kabum, qual desses aí seria o ideal em todos os quesitos.?
Esse: Gabinete Sharkoon Mid-ATX VS7 Window USB 3.0 Preto 242,90 + 84,88 frete
Esse: Cougar
249,90 + 122,05 frete
Esse: https://www.kabum.com.br/produto/77...er-carbide-series-88r-sem-fonte-cc-9011086-ww : 272,90 + 77,51 frete


Vi esse aqui no ML e achei bacaninha, mas não sei se vale por um desses da kabum em todos os quesitos, acham que esse cougar tá mais que bom?

@BR Turbo 300,@ antonioli , fala meus camaradas, um desses aí ? Acham que o corsair tem algo a oferecer que valha um pouco a mais?:kwow:kpensa:kpensa:kpensa
Não curti. A parte frontal é fechada demais, não tem saída de ar por cima e hoje em dia que ninguém usa DVD/Blu-Ray não compensa aquele espaço morto para eles em cima.

Eu prefiro a opção do Cougar que o colega mencionou assim como aquele Pichau Gadit

https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gaming-gadit-x-lateral-vidro-temp-pgg-x01
:kpensa:kpensaFala meus camaradas, então tá cometido o pecado. Acabei deixando todos esses de lado e escolhi um spec-04. Estou mandando as fotos pra vcs me ajudarem aqui a fixar esse fan. Veio com um pré-instalado mas agora tinha um aqui nos meus bagulhos parados e acho que vou instalar. Minha dúvida é como colocar ele pra jogar o ar pra trás, deduzo que vai ficar melhor na traseira ou no teto? Postei a foto da ventoinha dos dois lados, vcs me dizem pra qual posição tenho que aparafusar? Junto tem algumas fotos do gabinete.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
@BR Turbo 300, antonioli





Vlw mesmo!:kjoinha:kratinho

Os dois são massas.
Ainda tô aqui pra ver se compro o gabinete... Os fretes na Kabum são foda. Se eu for pegar na kabum, qual desses aí seria o ideal em todos os quesitos.?
Esse: Gabinete Sharkoon Mid-ATX VS7 Window USB 3.0 Preto 242,90 + 84,88 frete
Esse: Cougar
249,90 + 122,05 frete
Esse: https://www.kabum.com.br/produto/77...er-carbide-series-88r-sem-fonte-cc-9011086-ww : 272,90 + 77,51 frete


Vi esse aqui no ML e achei bacaninha, mas não sei se vale por um desses da kabum em todos os quesitos, acham que esse cougar tá mais que bom?

@BR Turbo 300,@ antonioli , fala meus camaradas, um desses aí ? Acham que o corsair tem algo a oferecer que valha um pouco a mais?:kwow:kpensa:kpensa:kpensa
Não curti. A parte frontal é fechada demais, não tem saída de ar por cima e hoje em dia que ninguém usa DVD/Blu-Ray não compensa aquele espaço morto para eles em cima.

Eu prefiro a opção do Cougar que o colega mencionou assim como aquele Pichau Gadit

https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gaming-gadit-x-lateral-vidro-temp-pgg-x01
:kpensa:kpensaFala meus camaradas, então tá cometido o pecado. Acabei deixando todos esses de lado e escolhi um spec-04. Estou mandando as fotos pra vcs me ajudarem aqui a fixar esse fan. Veio com um pré-instalado mas agora tinha um aqui nos meus bagulhos parados e acho que vou instalar. Minha dúvida é como colocar ele pra jogar o ar pra trás, deduzo que vai ficar melhor na traseira ou no teto? Postei a foto da ventoinha dos dois lados, vcs me dizem pra qual posição tenho que aparafusar? Junto tem algumas fotos do gabinete.
925359253692537925389253992540
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.220
Reações
172.417
Pontos
2.599
:kpensa:kpensaFala meus camaradas, então tá cometido o pecado. Acabei deixando todos esses de lado e escolhi um spec-04. Estou mandando as fotos pra vcs me ajudarem aqui a fixar esse fan. Veio com um pré-instalado mas agora tinha um aqui nos meus bagulhos parados e acho que vou instalar. Minha dúvida é como colocar ele pra jogar o ar pra trás, deduzo que vai ficar melhor na traseira ou no teto? Postei a foto da ventoinha dos dois lados, vcs me dizem pra qual posição tenho que aparafusar? Junto tem algumas fotos do gabinete.
Visualizar anexo 92535Visualizar anexo 92536Visualizar anexo 92537Visualizar anexo 92538Visualizar anexo 92539Visualizar anexo 92540
Como na primeira foto para puxar o ar quente de dentro. Mas coloque por dentro do gabinete.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
@BR Turbo 300, antonioli





Vlw mesmo!:kjoinha:kratinho

Os dois são massas.
Ainda tô aqui pra ver se compro o gabinete... Os fretes na Kabum são foda. Se eu for pegar na kabum, qual desses aí seria o ideal em todos os quesitos.?
Esse: Gabinete Sharkoon Mid-ATX VS7 Window USB 3.0 Preto 242,90 + 84,88 frete
Esse: Cougar
249,90 + 122,05 frete
Esse: https://www.kabum.com.br/produto/77...er-carbide-series-88r-sem-fonte-cc-9011086-ww : 272,90 + 77,51 frete


Vi esse aqui no ML e achei bacaninha, mas não sei se vale por um desses da kabum em todos os quesitos, acham que esse cougar tá mais que bom?

@BR Turbo 300,@ antonioli , fala meus camaradas, um desses aí ? Acham que o corsair tem algo a oferecer que valha um pouco a mais?:kwow:kpensa:kpensa:kpensa
Não curti. A parte frontal é fechada demais, não tem saída de ar por cima e hoje em dia que ninguém usa DVD/Blu-Ray não compensa aquele espaço morto para eles em cima.

Eu prefiro a opção do Cougar que o colega mencionou assim como aquele Pichau Gadit

https://www.pichau.com.br/gabinete-pichau-gaming-gadit-x-lateral-vidro-temp-pgg-x01
:kpensa:kpensaFala meus camaradas, então tá cometido o pecado. Acabei deixando todos esses de lado e escolhi um spec-04. Estou mandando as fotos pra vcs me ajudarem aqui a fixar esse fan. Veio com um pré-instalado mas agora tinha um aqui nos meus bagulhos parados e acho que vou instalar. Minha dúvida é como colocar ele pra jogar o ar pra trás, deduzo que vai ficar melhor na traseira ou no teto? Postei a foto da ventoinha dos dois lados, vcs me dizem pra qual posição tenho que aparafusar? Junto tem algumas fotos do gabinete.
Visualizar anexo 92535Visualizar anexo 92536Visualizar anexo 92537Visualizar anexo 92538Visualizar anexo 92539Visualizar anexo 92540
Como na primeira foto para puxar o ar quente de dentro. Mas coloque por dentro do gabinete.
Então, vou te explicar como coloquei: Vc olhando o gabinete na posição normal de manusear, com fluxo da direita pra esquerda, assim como está a fan da frente eu segui e aprafusei na traseira, com o ventilador pra dentro a parte traseira com as hastes pra fora, fiz correto?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.220
Reações
172.417
Pontos
2.599
:kpensa:kpensaFala meus camaradas, então tá cometido o pecado. Acabei deixando todos esses de lado e escolhi um spec-04. Estou mandando as fotos pra vcs me ajudarem aqui a fixar esse fan. Veio com um pré-instalado mas agora tinha um aqui nos meus bagulhos parados e acho que vou instalar. Minha dúvida é como colocar ele pra jogar o ar pra trás, deduzo que vai ficar melhor na traseira ou no teto? Postei a foto da ventoinha dos dois lados, vcs me dizem pra qual posição tenho que aparafusar? Junto tem algumas fotos do gabinete.
Visualizar anexo 92535Visualizar anexo 92536Visualizar anexo 92537Visualizar anexo 92538Visualizar anexo 92539Visualizar anexo 92540

Então, vou te explicar como coloquei: Vc olhando o gabinete na posição normal de manusear, com fluxo da direita pra esquerda, assim como está a fan da frente eu segui e aprafusei na traseira, com o ventilador pra dentro a parte traseira com as hastes pra fora, fiz correto?
Na frente está ok com o fluxo indo de fora para dentro do gabinete. O que não entendi é em cima porque colocou o cooler para fora do gabinete.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Na frente está ok com o fluxo indo de fora para dentro do gabinete. O que não entendi é em cima porque colocou o cooler para fora do gabinete.
Não antonioli, ali foi só pra tirar a foto da ventoinha. Vou fazer o seguinte agora, vou tirar outro print pra vc ver como eu instalei e aí tu me dá um parecer.
 

brturbo300

Bam-bam-bam
Mensagens
2.917
Reações
8.179
Pontos
453
:kpensa:kpensaFala meus camaradas, então tá cometido o pecado. Acabei deixando todos esses de lado e escolhi um spec-04. Estou mandando as fotos pra vcs me ajudarem aqui a fixar esse fan. Veio com um pré-instalado mas agora tinha um aqui nos meus bagulhos parados e acho que vou instalar. Minha dúvida é como colocar ele pra jogar o ar pra trás, deduzo que vai ficar melhor na traseira ou no teto? Postei a foto da ventoinha dos dois lados, vcs me dizem pra qual posição tenho que aparafusar? Junto tem algumas fotos do gabinete.
Visualizar anexo 92535Visualizar anexo 92536Visualizar anexo 92537Visualizar anexo 92538Visualizar anexo 92539Visualizar anexo 92540

Então, vou te explicar como coloquei: Vc olhando o gabinete na posição normal de manusear, com fluxo da direita pra esquerda, assim como está a fan da frente eu segui e aprafusei na traseira, com o ventilador pra dentro a parte traseira com as hastes pra fora, fiz correto?

Conforme o @antonioli disse, a ventoinha frontal tem que ficar por dentro do gabinete. É possível que esteja até obstruindo ar colocando o fan ali.
Quanto ao traseiro, o ar quente sobe, então teoricamente a ventoinha em cima ficaria melhor, mas não sei se faz diferença. Por padrão os fans são colocados na traseira, e os adicionais na parte superior.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
925529255392554

E a ventoinha tem esse cabo duplo, tanto ide, como sysfan. Conectando no sysfan fica esse trambolho ide encostando na mobo. Te pergunto, melhor conectar na ide da fonte? A fan ficou correta nessa posição?
 

MMarchesan

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.582
Reações
905
Pontos
964
E a ventoinha tem esse cabo duplo, tanto ide, como sysfan. Conectando no sysfan fica esse trambolho ide encostando na mobo. Te pergunto, melhor conectar na ide da fonte? A fan ficou correta nessa posição?

Se tu não pretende usar o ide, pode cortar os fios dele, não tem problema.
 

razalgul

Supra-sumo
VIP
Mensagens
1.524
Reações
832
Pontos
174
Se tu não pretende usar o ide, pode cortar os fios dele, não tem problema.
Humm, bom saber. Eu pensei nisso mas imaginava que danificasse algo. Se eu conseguir passar a fiação por trás e conseguir uma boa posição na ide da fonte... É uma boa?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.220
Reações
172.417
Pontos
2.599
Não antonioli, ali foi só pra tirar a foto da ventoinha. Vou fazer o seguinte agora, vou tirar outro print pra vc ver como eu instalei e aí tu me dá um parecer.
Ah tá carai.

Está certinho. Colocou atrás na exaustão como deve ser sim.

Não é possível passar esse cabo da ventoinha por trás da placa mãe não?
 
Topo Fundo