Somando as bibliotecas do Cube e XBox Original e multiplicando o resultado por 2, não chega na biblioteca do PS2.
Pra cada jogo de qualidade que saía pro XBox Original e pro Cube, saíam 5 pro PS2.
A diferença de qualidade entre eles como videogame era muito alta, a despeito das diferenças técnicas, porque videogame é jogo.
Resta saber quem veio primeiro, se o ovo ou a galinha. O PS2 vendeu mais porque tinha biblioteca melhor, ou tinha biblioteca melhor porque já tinha vendido mais, e assim atraiu mais softhouses quando os concorrentes chegaram ao mercado, porque realmente o Gamecube era muito barato, e o XBox tinha o mesmo preço prático e era muito mais poderoso (Consoles Nintendo usualmente são baratos, SNES, NES e N64 eram também os mais baratos de suas gerações). Nada disso limou a impressão na cabeça do jogador de que o PS2 era uma plataforma melhor - e de fato era, e muito - porque tinha muito mais jogo bom.
Estamos falando de poder e specs, já estou meio certo de que xbox será mais forte já que essa impressão dominou os leaks e rumores, não acredito que teremos um banho de água fria com spec muito ruins, isso poderia ser o maior desatre na história dos consoles; então mesmo que o xbox não o seja no momento, é provável que a microsoft faça acontecer, no bom e velho estilo profecia realizada.
Assumindo que o xbox seja mais poderoso, decidi entender o que a sony fará.
Dito isso vamos falar então do Xbox OG e do GCN; tu cita a biblioteca como um todo, mas o que eu acho relevante é a biblioteca em tempo real lado a lado, em 2001 o cube tinha Smash bros, Luigi mansion, Star wars, wave race, pikimin, além de alguns multis, Xbox tinha amped, doa 3
project gothan, halo ,artic thunder, Azuriki rise of, genma onimusha, raly sports chalenge e alguns multis (nem todos eram tão melhores assim) e a biblioteca de 2002 só foie squentar do meio do ano para frente. o PS2 tinha no período FFX, GT3, GTA 3,MGS2, DMC além de jogos antigos como RE code veronica. 2002 viria o KH1,a continuação as pressas de GTA e onimusha 2 uma penca de multis que saima primeiro no ps2 (alguns meses)
o GCN era muito agressivo, 199 contra 299 no final de 2001, com a Big N advogando 30% a mais de poder; Com o XBOX OG não era diferente as specs dele advogava 100% de performance sobre o PS2, se o ps2 fazia 75M de polygons ele dizia que fazia 150M.... com sites como IGN fazendo comparativos (basicamente marketing oculto para o Cube e xbox) era o fim do Playstation.....
.... virando o ano e aproveitando o hype de Gran Turismo 3 e GTA 3, sony certamente sentindo o peso de duas maquinas sendo lançadas e pouco a pouco se tornando o centro das atenções, reage e faz o corte de preços (299 para 199) isso mandou o gamecube para o saco, ali em tempo real parecia que o gcn era focado no publico pre adolescente e como a pecha pegou não houve exclusividade de RE que o salvasse, Big N até tentou respondeu baixando para 149 (puts tinha acabado de lançar !) mas as vendas do ps2 ficaram elevadíssimas, o xbox ficou ilhado sem resident evil, sem jogos da square, sem gta naquele momento, metal gear 2 chegando atrasado no fim do ano, naquele ano os jogos do xbox flopam miseravelmente já que o ps2 roubou atenção. Portanto é possivel concluir que mesmo em 2001/2002 a biblioteca do PS2 era superior em quantidade e qualidade mesmo se analisadas passo a passo.
então houve erros; no xbox inicialmente faltou identidade mas vale dar o desconto pois era um console iniciante, mas reconheço que baixar o preço para 199 foi uma boa decisão, fazendo um retrospecto se eles não tomam essa decisão, o console dificilmente alcançaria a base que alcançou e não teria conseguido achar seu nicho sua identidade.
o GameCube só se salvaria ao meu ver se trocasse a ordem dos jogos lançados, poderia ter iniciado com Metroid, RE, Wave Race e Super Mario, depois dado sequencia com outros, e evitado o maximo possível lançar tanto jogo colorido ao mesmo tempo. Mas olhando bem, da forma como foi, ele não era um bom concorrente para o PS2 não. sua situação poderia ser melhor, mas perderia a gen de qualquer mesmo se não existisse o xbox.
um boa biblioteca no mesmo período, preço certo e uma desconstrução do concorrente são tão importantes quanto o poder cru.