O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


JOGOS QUE EXPLORARAM OS LIMITES DO PLAYSTATION 1

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Não, volumetric fog/smoke é um efeito relativamente recente e taxativo


O PS1 usa transparências , no caso do Soul Reaver é normal minimizar o Draw Distance e ajudar no LoD management , o jogo aloca na memoria inclusive o audio sem precisar acessar o CD, isso foi feito em virtude das baixas taxas de transferencia do drive de CD assim sobra recurssos para o leitor somente poder carregar as partes dos cenários necessárias para o jogo continuar rodando.



Um exemplo mais proximo nessa geração de consoles seria o Goldeneye que usava Lingering Smoke depois das explosões e todo mundo sabe que o FPS caia la em baixo se tu se aproximava da fumaça e ficasse dentro dela

BN2LWk.gif

Achei que fosse e também nem é um efeito tão recente assim pois o Dreamcast já o possuía e usava em vários games.
 

Marlon.Sega

Bam-bam-bam
Mensagens
579
Reações
1.231
Pontos
333
Desculpa desvirtuar um pouco o tópico, mas como o Sega Saturn foi citado, darei minha opinião.

Já falei algumas vezes que o Saturn foi o meu preferido da geração. Questão de gosto. Posto isso, não da pra comparar com o PlayStation. Desculpa, mas não dá.

PlayStation tem a 3° melhor biblioteca de jogos na minha opinião, ficando atrás só do NES e do PlayStation 2.

Mesmo no começo de vida já tinha Ridge Racer, Tekken, alguns bons RPGs, Resident Evil, Tomb Raider, etc.

E não da pra analisar um console por alguns anos. Temos de analisar como um todo. O ciclo completo. E nisso o PlayStation foi imbatível.
 


paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Esse Rogue Trip parece incrível mesmo, nunca tinha ouvido falar dele, mas os gráficos parecem melhores que os dos concorrentes Vigilante 8 e Twisted Metal.

Voltando a falar do Soul Reaver um pouco, tô achando que aquela asserção lá de que ele guarda três salas na memória tá errada. Se ele trava quando o CD tá parado e muda de lugar é por que o carregamento do jogo é muito mais em tempo real. Até por que se tivesse tudo carregado não precisava de névoa. Também acho que três unidades (salas/corredor) de SR são demais pra memória do PS, não?
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.611
Reações
6.299
Pontos
703
quero meu ps1 de volto, to no olx agora procurando um ps1 e uma tv de tubo, jogar aquele rpgzão com tempo chuvoso não tem preço.

ps1 foi o console que eu mais joguei na vida e, para mim, foi o melhor, console que não deixou a desejar em nenhum estilo.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.277
Reações
15.572
Pontos
1.524
quero meu ps1 de volto, to no olx agora procurando um ps1 e uma tv de tubo, jogar aquele rpgzão com tempo chuvoso não tem preço.

ps1 foi o console que eu mais joguei na vida e, para mim, foi o melhor, console que não deixou a desejar em nenhum estilo.

Recomprei um faz uns 2 anos justamente pra isso: reviver os bons tempos jogando com aquela chuvinha. Já terminei Medal of Honor nele e estou na metade de Syphon Filter. Pretendo ainda começar Final Fantasy 7 e Wild Arms em breve.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.277
Reações
15.572
Pontos
1.524
Olhem esse jogo:



Jogos baseados em desenhos da Disney pra PS1 é difícil você achar um que não seja bom. Desde o Aladdin Nasira's Revenge, até o mega cultuado Hercules, o ótimo Emperor's New Groove, este Atlantis, são muito bons realmente. A maioria é cheio de itens coletáveis pra vc achar, vasculhar os cenários e contam com um ótimo visual e trilha sonora.
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Video excelente (pra quem entende inglês) contando sobre como o Crash Bandicoot explorou bem o PS1.

Ah, e tem legenda em inglês também, pra facilitar o entendimento.
 

edineilopes

Retrogamer
Mensagens
28.634
Reações
97.149
Pontos
1.854
Jogos baseados em desenhos da Disney pra PS1 é difícil você achar um que não seja bom. Desde o Aladdin Nasira's Revenge, até o mega cultuado Hercules, o ótimo Emperor's New Groove, este Atlantis, são muito bons realmente. A maioria é cheio de itens coletáveis pra vc achar, vasculhar os cenários e contam com um ótimo visual e trilha sonora.
Rei Leão é meio meh. Mas pode ser visto como exceção que confirma a regra.
 

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
o Soul reaver que só faz isso porque os devs focaram em otimizar a taxa de transferência (coisa que outros não focaram...) e usando varias técnicas para isso
Passando aqui só pra provar que as devs também usavam "várias técnicas" pra fazer coisas no N64.

Olha o que o Chris Sutherland da Rare disse que fizeram em Banjo-Kazooie (em entrevista à revista Retro Gamer n. 36):
"From a software perspective, we pushed the memory of the system very hard. As you move the camera around the map in Banjo-Kazooie, the machine is constantly throwing out of memory things you can't see and pulling in the scenery that appears into view. This gave us major memory fragmentation issues ("framgmentation", to try to give a non-technical analogy, is like when you want to place a big box on your desk, but can't because there's too much paperwork scattered around it. To fix this, you first need to move all the little bits of clutter together to create a big enough space, then you can place the box down). We used a proprietary system that "reshuffled" memory continuously as you played to eliminate the fragmentation. I'd doubt many N64 games of the time did anything like that".
Tradução:
"De uma perspectiva de software, puxamos os limites de memória do sistema bastante. Enquanto você move a câmera através do mapa em Banjo-Kazooie, a máquina está constantemente jogando fora da memória coisas que você não pode ver e puxando o cenário que está à mostra. Isto gerou enormes problemas de fragmentação ("fragmentação", para dar uma analogia não-técnica, é como quando você quer colocar uma grande caixa na mesa, mas não pode por que há muita papelada espalhada nela. Para consertar isto, você primeiro precisa mover toda a bagunça junto para criar um espaço grande o bastante, então você pode colocar a caixa). Nós usamos um sistema proprietário que "reorganiza" memória continuamente enquanto você joga para eliminar a fragmentação. Eu duvido que muitos jogos do N64 fizessem algo assim na época".

Me parece um pouco similar com o que Crash Bandicoot faz, como dito por Andy Gavin e Jason Rubin:
"Our occlusion worked on a texture level. That is, if we had a giant polygon with a fern texture on it (think many leaves but lots of empty space) the occlusion could actually get rid of polygons behind the leaf part of the texture but leave the polygons seen through the alpha channel holes. No other game had that kind of detail in occlusion, and it paid off immensely. Given how small ground polygons could be in the distance, a little fern action went a long way. "
Tradução:
"Nossa oclusão funcionava a nível de textura. Isto é, se tivéssemos um polígono gigante com uma textura nele que deixasse muito espaço em branco, a oclusão poderia se livrar dos polígonos por trás da folha mas deixar os polígonos vistos através dos buracos transparentes. Nenhum outro jogo tinha esse tipo de detalhe em oclusão".
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.534
Reações
8.168
Pontos
453
Olha isso. Quantos km de distância está este horizonte? Não me lembro de nada parecido.
De onde vocês tiram esses jogos?
:kkk

Nunca vi, nem comi, só agora ouço falar
:kkk
Comprando e/ou trocando jogos Pipipitchu leva a incríveis descobertas, boas ou não :khuebr
Foi assim que descobri ele e o Covert Ops: Nuclear Dawn (Europa e Jap se chama Chase the Express. sei disso por tive acesso a versão americana e japa).
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.880
Reações
13.931
Pontos
803
Passando aqui só pra provar que as devs também usavam "várias técnicas" pra fazer coisas no N64.

normal, acho que o uso de técnicas e de arte para aprimorar os recurso é algo que todo dev que queira maximizar um console deve fazer. No caso do Soul Reaver eu realmente gostaria de saber como ele seria no N64, cgi não teria mas o resto seria curioso.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.174
Reações
64.073
Pontos
1.253
normal, acho que o uso de técnicas e de arte para aprimorar os recurso é algo que todo dev que queira maximizar um console deve fazer. No caso do Soul Reaver eu realmente gostaria de saber como ele seria no N64, cgi não teria mas o resto seria curioso.
Meu palpite é que seria similar ao Shadow Man.


Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.174
Reações
64.073
Pontos
1.253
Problema do Shadow Man é muito mais direção de arte do que a parte técnica.


Soul Reaver é um jogo de play 1 certamente ficaria pior no N64. São dois games de bons gráficos mas de abordagem e escopo diferentes. shadowman é maior mas soul reaver é mais bonito.

Resolução e textura com certeza seriam piores.
Em outros aspectos eu acho que não,até o draw distance do jogo é bem bacana,o uso de fog é raro.


Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Ryo_Hazuki(

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.327
Reações
5.786
Pontos
703
Jogos baseados em desenhos da Disney pra PS1 é difícil você achar um que não seja bom. Desde o Aladdin Nasira's Revenge, até o mega cultuado Hercules, o ótimo Emperor's New Groove, este Atlantis, são muito bons realmente. A maioria é cheio de itens coletáveis pra vc achar, vasculhar os cenários e contam com um ótimo visual e trilha sonora.
Realmente, esses jogos davam uma quebrada naquela história de jogos duvidosos baseados em filmes.
Nesse mesmo tem uma fase com um caminhão com um efeito de luz muito bem feito.
 

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.145
Reações
4.669
Pontos
453
Acho que Soul Reaver rodaria no N64, e poderia até eliminar aquelas animações de abrir porta pq a taxa de transferência do cartucho é muito mais rápida do que a de um CD, mas claro teria q ser um cartucho gigante pra caber o jogo com as CGs.
 

Jefferson Praxedes

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.069
Reações
7.642
Pontos
703
soul reaver nao tem tanta cg assim.
e se n64 deu conta de dk64 acho então q rola.
lembro q dk64 era gigante.

Era so trocar as CGs por real time cinematics com o próprio grafico do game como era de costume, no N64 tenho certeza que o jogo rodaria com todo o conteudo que foi infelizmente cortado , já que o N64 poderia lidar melhor com mundos enormes, alias muita gente compara Zelda acho mais justo comparar com o Shadow Man mas diretamente mesmo, ambos triangulam para Zelda e outras franquias as idéias, porém SR e SM compartilham tem um mesmo tema obscuro, até a mecanica de trocar de um plano para outro, Shandow Man tem as Dark Souls que tem que coletar etc, são temas mais similares mesmo,

Soul Reaver foi de longe o projeto mais ambicioso do Playstation:



Ainda sonho um dia patchearem esse jogo com pelo menos o unused content que ainda esta presente no disco do jogo



Olha o empenho desse bixo, o cara montou o mapa completo com as os setores não usados/Cancelados no Blender, que dedicação!!

O PS1 só nos ultimos tempos que deu uma avançada na cena , era complicado até fazer uma tradução , hoje temos Gran Turismo 2 Plus
um é mod que realoca conteudos removido, corrige uma infinidade de bugs no jogo entre outras coisas e tem sido atualizado constantemente



 
Ultima Edição:

paulojr_mam

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.120
Reações
2.046
Pontos
979
Não vejo como ser no N64 ajudaria com a história de "mundos enormes". Coisas foram cortadas por falta de tempo de desenvolvimento e nada mais do que isso. Talvez no N64 o draw distance fosse melhor, mas as texturas seriam piores, então as coisas se balanceariam.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Shadow Man pode rodar no PC da NASA que é feio.
chega a ser hilário alguém se quer comparar Soul Reaver com a b*sta do Shadow Man....

Shadow Man perde em absolutamente todos os aspectos, lembro por exemplo que a animação dos bonecos no jogo era medonha, nem chegava perto da animação fluida do Raziel no SR.

já falei em outras ocasiões, no N64 a galera tinha que se contentar com ""semelhantes"" bem inferiores aos do PS1. Não tinham Metal Gear, tinham que se contentar com Winback, não tinham Soul Reaver, tinham que se contentar com Shadowman, não tinham Castlevania: Symphony of the Night , tinham que se contentar com Castlevania64, não tinham Soul Blade tinham que se contentar com Mace, etc, etc....


Metacritic (média de notas):

Legacy of Kain: Soul Reaver = 91
Shadow Man = 73

Metal Gear Solid = 94
WinBack = 75

Castlevania: Symphony of the Night = 93
Castlevania64 = 78

Soul Blade = 91
Mace: The Dark Age = 63

.
 

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Olha, se "explorar o limite do PS1" for o equivalente a chegar o mais perto possível dos jogos de hoje em dia, acho que nada bate o HI-FI mode do Gran Turismo 1:

esse modo de 60 frames por segundo do Gran Turismo 1 era animal mesmo

outro jogo que tem isso e pouca gente sabe, é o Collin MCRae Rally 1, tambem tinha um modo de 60 FPS




funciona em todas as pistas nos modo Rally e Time Trial
.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.174
Reações
64.073
Pontos
1.253
Não vejo como ser no N64 ajudaria com a história de "mundos enormes". Coisas foram cortadas por falta de tempo de desenvolvimento e nada mais do que isso. Talvez no N64 o draw distance fosse melhor, mas as texturas seriam piores, então as coisas se balanceariam.

Simplesmente porque o console economizaria polígonos pois tem correção de perspectiva,dando mais espaço para os desenvolvedores colocarem modelos maiores nos personagens e cenários.



Enviado de meu Redmi 5 Plus usando o Tapatalk
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.880
Reações
13.931
Pontos
803
chega a ser hilário alguém se quer comparar Soul Reaver com a b*sta do Shadow Man....

já falei em outras ocasiões, no N64 a galera tinha que se contentar com ""semelhantes"" bem inferiores aos do PS1.
.

nisso eu concordo, estou jogando nesse momento Crash 1 e na boa acho um jogo melhor do Mario 64 por exemplo, não sei se é o personagem sempre achei muito forçado alguns elogios. Sinto que Crash foi o Sonic dos 32 bits.
 
Topo Fundo