O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Você tem propriedade rural? Já pensou em abandonar tudo e sobreviver da terra?

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.524
Reações
91.460
Pontos
1.503
Gostaria de saber qual o espaço mínimo para criar uma cultura de subsistência.
O tópico é só pra trocar ideia. Imaginei um cenário de desemprego e desapego, em que uma família tivesse que ir para um pedaço de terra e se virar (considerando haver água disponível).
Em um exercício mental concluí que seria necessário pelo menos uns 1000 m² para manter um galinheiro, cabra, cachorro, mandioca, cana, hortaliças e algumas árvores frutíferas.

De vez em quando tenho vontade de abandonar toda essa correria da vida urbana e ir pro campo, mas não tenho conhecimento e sou fisicamente fraco, acho que não aguentaria a vida dura que deve ser administrar um pedaço de terra.
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.358
Reações
46.021
Pontos
803
Rapaz minha família soltou uma dessa essa semana, da gente ir pra o Peru e viver da terra se nada mais der certo aqui hauahauaha
Já me veio uns pensamentos tipo: fudeu vou ficar igual o Jack do O Iluminado.....
Então acho que não.
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.077
Reações
26.394
Pontos
703
De vez em quando tenho vontade de abandonar toda essa correria da vida urbana e ir pro campo
De vez em quando tenho vontade de abandonar todo esse NADA da vida no campo e ir pra cidade grande.

Tanto é que costumo passar o Carnaval no Rio de Janeiro (Barra da Tijuca ou Flamengo) porque acho mais tranquilo.

Aqui na roça costuma aparecer cobra jararaca e eu tenho que matar com várias enxadadas...
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.642
Pontos
744
Gostaria de saber qual o espaço mínimo para criar uma cultura de subsistência.
O tópico é só pra trocar ideia. Imaginei um cenário de desemprego e desapego, em que uma família tivesse que ir para um pedaço de terra e se virar (considerando haver água disponível).
Em um exercício mental concluí que seria necessário pelo menos uns 1000 m² para manter um galinheiro, cabra, cachorro, mandioca, cana, hortaliças e algumas árvores frutíferas.

De vez em quando tenho vontade de abandonar toda essa correria da vida urbana e ir pro campo, mas não tenho conhecimento e sou fisicamente fraco, acho que não aguentaria a vida dura que deve ser administrar um pedaço de terra.
Eu tenho e vivi oito anos lá. Hoje ela é preparada com sistema de água e energia eólica + solar, Internet por satélite, tenho ovelhas, coelhos, frangos, saladas e frutas. Uma casa simples com porão, com bastante comida enlatada, em vidros, algumas armas de fogo e materiais de sobrevivência. Tenho também lá uma D-20 velha a diesel com mecânica simplissima. Tenho um caseiro na propriedade que também tem isso. Acho que até melhor. Fiz isso para me preparar para uma guerra ou para sair do sistema mesmo se ele ruir. Se bem que na minha posição não importa o que acontecer com o sistema que a tendência é eu me dar bem, mas enfim...

Quanto à pergunta do tópico, se vc for um cara FERA e extremamente manjester e organizado consegue fazer o que quer até com 500m2. Se não, com 1000m2 vc consegue alimentar 4 pessoas de boas. 8 galinhas, 2 galos, 4 coelhos fêmeas, dois machos, 3 ovelhas e 1 carneiro. Vai ter carne vermelha, carne branca, leite e ovos de sobra para todos os dias. Não gasta nem 1500 reais nisso e dá para o resto da vida. Só se liga que esses bichos, principalmente ovelhas, ficam doentes muito facilmente. Tem que manjar um pouco.

Plantar saladas não tem mistério. Frutas então, é praticamente sem nenhum cuidado o resto da vida também depois que cresceu.

Sugiro gastar um pouco mais e colocar geradores eólicos e solares e fazer um poço artesiano. É barato relativamente ao que vai economizar depois. Em 3 ou 4 anos vc já recupera a grana.

Só te liga que pra tocar tudo isso a vida é durissima. Não é trabalho pesado, mas é acordar com o nascer do sol, lida com m**** de bicho, e dá ração, e fica abaixado no chão limpando horta e colhendo, e é capinando, cuidando com bichos venenosos, e sempre tem algo para arrumar em casa, e isso é 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Mesmo que vc seja eficiente e essas coisas todas, bem feitas, leve 3 ou 4 horas diárias do teu tempo, vc não pode viajar ou sair muito senão vem alguém e rouba tua casa. Então, ou tem que ter outros familiares na propriedade para fazer rodízio ou contratar um caseiro, o que é caro.

Como um seguro na crise eu recomendo fortemente. Como apenas mudança de vida porque cansou da cidade eu digo que isso não é pra qualquer um e a tendência é o arrependimento.

Claro, se vc tiver grana e tiver um bom caseiro e só colocar a mão quando quiser, ter toda a liberdade e ainda viver na natureza, daí eu recomendo 100% e vai ter uma vida sensacional.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
Tô pensando seriamente em comprar uma chácara na região de Quatro Barras, na RM de Curitiba. É uma região linda, bem urbanizada e cheia de imóveis relativamente em conta.
 


Askeladd

Bam-bam-bam
Mensagens
4.772
Reações
10.938
Pontos
453
Na realidade é mais fácil que imagina.
Arruma um emprego de caseiro sem registro e se inscreva no bolsa família.
Vai poder ter suas galinhas e árvores frutíferas. Agora se for ter seu próprio pedaço de terra só terá 2 alegrias. Quando comprar e quando vender
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.146
Reações
14.862
Pontos
503
Tive vontade de fazer isso quando joguei Stardew Valley, mas logo passou.

O que tenho vontade é de morar numa cidade pequena e turística, tipo Canela e Gramado, mas não em área rural, no máximo meio afastada.

Mas né, quem sabe um dia. Não é de todo ruim a ideia de ir morar numa chácara, desde que seja num espaço legal. O problema é que meu trabalho meio que me segura na área mais urbana, e viver só do que a terra e animais dão eu acho complicado.
 
Ultima Edição:

Bogdan

Bam-bam-bam
Mensagens
267
Reações
789
Pontos
278
Ainda não, mas pretendo no futuro ter minha fazenda e criar muitos cavalos. Sempre fui meio ligado ao campo, meus pais nasceram na roça, meu avô teve fazendas que infelizmente não foram herdadas por meu pai e acho que isso meio que criou um sentimento de reconquistar o que deveria ter tido. Apesar disso, creio que não chegaria ao ponto de abandonar completamente a vida na cidade grande.
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.524
Reações
91.460
Pontos
1.503
Eu tenho e vivi oito anos lá. Hoje ela é preparada com sistema de água e energia eólica + solar, Internet por satélite, tenho ovelhas, coelhos, frangos, saladas e frutas. Uma casa simples com porão, com bastante comida enlatada, em vidros, algumas armas de fogo e materiais de sobrevivência. Tenho também lá uma D-20 velha a diesel com mecânica simplissima. Tenho um caseiro na propriedade que também tem isso. Acho que até melhor. Fiz isso para me preparar para uma guerra ou para sair do sistema mesmo se ele ruir. Se bem que na minha posição não importa o que acontecer com o sistema que a tendência é eu me dar bem, mas enfim...

Quanto à pergunta do tópico, se vc for um cara FERA e extremamente manjester e organizado consegue fazer o que quer até com 500m2. Se não, com 1000m2 vc consegue alimentar 4 pessoas de boas. 8 galinhas, 2 galos, 4 coelhos fêmeas, dois machos, 3 ovelhas e 1 carneiro. Vai ter carne vermelha, carne branca, leite e ovos de sobra para todos os dias. Não gasta nem 1500 reais nisso e dá para o resto da vida. Só se liga que esses bichos, principalmente ovelhas, ficam doentes muito facilmente. Tem que manjar um pouco.

Plantar saladas não tem mistério. Frutas então, é praticamente sem nenhum cuidado o resto da vida também depois que cresceu.

Sugiro gastar um pouco mais e colocar geradores eólicos e solares e fazer um poço artesiano. É barato relativamente ao que vai economizar depois. Em 3 ou 4 anos vc já recupera a grana.

Só te liga que pra tocar tudo isso a vida é durissima. Não é trabalho pesado, mas é acordar com o nascer do sol, lida com m**** de bicho, e dá ração, e fica abaixado no chão limpando horta e colhendo, e é capinando, cuidando com bichos venenosos, e sempre tem algo para arrumar em casa, e isso é 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Mesmo que vc seja eficiente e essas coisas todas, bem feitas, leve 3 ou 4 horas diárias do teu tempo, vc não pode viajar ou sair muito senão vem alguém e rouba tua casa. Então, ou tem que ter outros familiares na propriedade para fazer rodízio ou contratar um caseiro, o que é caro.

Como um seguro na crise eu recomendo fortemente. Como apenas mudança de vida porque cansou da cidade eu digo que isso não é pra qualquer um e a tendência é o arrependimento.

Claro, se vc tiver grana e tiver um bom caseiro e só colocar a mão quando quiser, ter toda a liberdade e ainda viver na natureza, daí eu recomendo 100% e vai ter uma vida sensacional.

Oloco, você é muito precavido. Já teria condições de viver praticamente fora do sistema. :kwow
Só faltou um cavalo para ser autossuficiente em meio de transporte.

Gerador eólico não dá muita manutenção? Eu estudei um pouco sobre eles no passado e um dos pontos negativos era esse.

Quanto a animais venenosos, acho que se a propriedade não for muito grande, daria para cercá-la com um muro por todos os lados (não sei se a lei permite isso).
Enfim, creio que o ponto mais frágil nesse caso seria o caseiro. Se não for alguém de extrema confiança, pode ser fonte de uma tragédia.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.642
Pontos
744
Oloco, você é muito precavido. Já teria condições de viver praticamente fora do sistema. :kwow
Só faltou um cavalo para ser autossuficiente em meio de transporte.

Gerador eólico não dá muita manutenção? Eu estudei um pouco sobre eles no passado e um dos pontos negativos era esse.

Quanto a animais venenosos, acho que se a propriedade não for muito grande, daria para cercá-la com um muro por todos os lados (não sei se a lei permite isso).
Enfim, creio que o ponto mais frágil nesse caso seria o caseiro. Se não for alguém de extrema confiança, pode ser fonte de uma tragédia.
Sim, dá alguma manutenção. Mas encosta no técnico que vc aprende rapidinho. A importância do eólico + solar é que vc verá bastante energia de dia e alguma energia de noite (claro, se aí ventar). Assim vc consegue gastar o mínimo com baterias que é a parte mais cara de todo o sistema.

Dá para cercar sim, não tem problema nenhum. Mas sempre podem aparecer escorpiões, aranhas, marimbondos, etc. Não pelo "risco" em si, mas porque vc sempre tá na manutenção disso, limpando tudo, passando veneno, cuidando os bichos, etc.

Quanto ao caseiro, o bom é que ele seja mais velho do que vc, tenha mulher e filhas. Puxa a ficha dele antes de contratar, mesmo que seja indicação. Ele tem que ser mais fraco do que vc e tem que ter a perder tanto quanto vc.

Mas geralmente a reclamação com caseiros em sítios é mais com lerdeza e improdutividade. Se alguém rouba o sítio ele é sempre o número 1 na lista de suspeitos e eles não curtem isso.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.214
Reações
44.500
Pontos
803
Não tenho, mas, ainda que tivesse, esse caminho não me apetece muito.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.366
Reações
46.975
Pontos
1.454
Mas geralmente a reclamação com caseiros em sítios é mais com lerdeza e improdutividade. Se alguém rouba o sítio ele é sempre o número 1 na lista de suspeitos e eles não curtem isso.
isso é verdade!
já tivemos uns 2-3 caseiros que eram lerdos demais kkk
O nosso atual está até que bom, deixa o sítio com cara boa e faz o que pedimos rsrsrsrsrs
 

ned ludd

Bam-bam-bam
Mensagens
1.986
Reações
2.130
Pontos
268
1000m2 é pouco.

na real o problema central é água, não dá para depender de lençol freático (possível contaminação e nível incerto). Eu escolheria um topo de morro na serra da matiqueira/bocaina/mar. Creio ser os melhores locais, tu vai ter água potável o ano todo com o mínimo de esforço

de resto faria o que o Soldado! disse
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.524
Reações
91.460
Pontos
1.503
1000m2 é pouco.

na real o problema central é água, não dá para depender de lençol freático (possível contaminação e nível incerto). Eu escolheria um topo de morro na serra da matiqueira/bocaina/mar. Creio ser os melhores locais, tu vai ter água potável o ano todo com o mínimo de esforço

de resto faria o que o Soldado! disse

A ideia seria comprar uma propriedade com nascente. A serra é boa em relação ao clima, mas deve ser muito ruim cuidar de um terreno acidentado.
 

BlueWingedTiger

ROAR!
VIP
Mensagens
16.366
Reações
46.975
Pontos
1.454
Quanto que um caseiro bom cobra pra morar +/-?

Aí é show. E ainda ganha uma grana com o sítio
ficou um bom tempo só gerando custos, mas esse ano os aluguéis finalmente conseguiram dar um lucro, de verdade se nós só empatarmos as despesas já é um win!
 

bróðir

Master Distiller
Mensagens
46.272
Reações
46.822
Pontos
1.934
penso em campo mais pra morar como aposentado pagando pra sustentar isso ou aquilo visando conforto mesmo. Se for pra fazer bunker de sobrevivência de apocalipse eu to lascado. Nao trocaria a vida urbana pra arar terra e cuidar de animais
 

inukimura

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.407
Reações
920
Pontos
859
é um objetivo de vida que eu tenho

sendo veterinário facilita um pouco a criação dos bichos, precisaria dar uma estudada nas culturas de leguminosas/hortaliças e tava feito

tava até caçando algum curso de marcenaria pq tbm curto trabalhar com madeira, acredito ser essencial pra se viver no campo
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.524
Reações
91.460
Pontos
1.503
é um objetivo de vida que eu tenho

sendo veterinário facilita um pouco a criação dos bichos, precisaria dar uma estudada nas culturas de leguminosas/hortaliças e tava feito

tava até caçando algum curso de marcenaria pq tbm curto trabalhar com madeira, acredito ser essencial pra se viver no campo

Fico um tempão vendo vídeos de trabalho em madeira.
Se eu pudesse, teria tranquilamente uma casa feita inteiramente em madeira.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.642
Pontos
744
Fico um tempão vendo vídeos de trabalho em madeira.
Se eu pudesse, teria tranquilamente uma casa feita inteiramente em madeira.
Já tive também, com exceção do banheiro.

Era uma casinha muito boa. Tenho saudades dela.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.642
Pontos
744
tipo aquelas do sul?
Exatamente. Tipo essa:

0b648bf4358fbb356a50ab522b316212-112203_112203.jpg


60m². Gastei R$ 20 mil em 2011. Comprei o material e meu sogro me ajudou a construir (o cara manja muito).

Pronta, hoje, deve estar uns R$ 70 mil (mão-de-obra + material).
 

B.E.A.S.T

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.806
Reações
2.552
Pontos
719
Eu adoraria, não tenho $ pra isso.

Tenho visto carreiras interessantes no agro negocio moderno e tecnologico
 

Steynd

Bam-bam-bam
Mensagens
661
Reações
2.489
Pontos
433
Eu penso em ter um rancho na beira de um rio futuramente, não é bem uma propriedade rural, pois é condomínio de ranchos(aqui na minha região tem aos montes) normalmente eles tem algo de 400m a 12000m quadrados os lotes, então da para fazer bastante coisa.
 

Thomas Shelby

Bam-bam-bam
Mensagens
2.249
Reações
4.945
Pontos
353
Mano, se eu tivesse uma fazenda muito maneira, que fosse auto-suficiente (no sentido de haver água, fonte de alimentos, energia, ambiente estruturado) eu certamente me mudaria para lá. Encheria a casa de livros e iria procurar casar com uma mina gatinha, parceira e decente (acho que não existe mais mulher assim) e sairia dali muito raramente. Se tivesse uma cachoeira, algum mato e tals pra passear daí pqp, morreria ali feliz acho eu.

Antigamente eu menosprezava esse estilo de vida, mas hj eu cresci e vi que a cidade é um câncer, ambiente ruim, ansiogênico, cheio de lixo por toda parte (em todos os sentidos). Se eu tivesse dinheiro suficiente para montar um lugar foda assim (e que eu pudesse ganhar dinheiro dali) eu largaria minha faculdade tranquilamente para viver da atividade rural. Hj com a cobertura wi-fi gigantesca praticamente ficou muito desnecessário morar em uma cidade.

Além disso, se eu não achasse essa mina decente tão almejada eu poderia entrar no caminho das trevas e receber várias meretrizes na minha propriedade. Tinha um livro do ensino médio que mostrava um cara que tinha uma casa no sítio destinada para putaria: daí ele chamava os brother deles e várias put* e tocavam o terror, até a decoração com quadros de minas peladas kkk (acho que era Lucíola o livro).
 

DEFCON

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.360
Reações
5.510
Pontos
1.094
Gostaria de saber qual o espaço mínimo para criar uma cultura de subsistência.O tópico é só pra trocar ideia. Imaginei um cenário de desemprego e desapego, em que uma família tivesse que ir para um pedaço de terra e se virar (considerando haver água disponível).Em um exercício mental concluí que seria necessário pelo menos uns 1000 m² para manter um galinheiro, cabra, cachorro, mandioca, cana, hortaliças e algumas árvores frutíferas.
Já. Mas não é pra qualquer um e é muito difícil.

Eu tinha um infográfico sobre o assunto (se achar, volto e posto), mas é complicado. Não precisa ter uma fazenda, mas no mínimo uns 4 hectares pra plantar/criar múltiplas culturas: 1 parte de hortaliças, 1 parte para ovos, 1 parte pra plantação de pelo menos 2 tipos de plantios, mais 1 área com árvores frutíferas diversas. E além do trampo, é preciso encarar sazonalidade, perdas e coisas do tipo - resumindo: na ponta do lápis, é muita coisa só pro básico - só quem é agrônomo (ou um roceiro com muita experiência) pra encarar e dar certo.

Mas admito que viver no (e não do) campo me agradaria. Tendo internet pra tetar, seria sussa.
 
Ultima Edição:
Topo Fundo