Azeon
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Acho que você não entendeu meu ponto, mas tudo bem.
Mas o controle que a Nintendo padronizou e a Sony "copiou e adicionou coisas só pra não dizer que fez igual" tem 2 analógicos e 2 botões de ombro a menos (se estiver falando do SNES).
E sobre os jogos de PS1 mal utilizarem o segundo analógico, é preciso lembrar que o controle original não tinha nenhum então, a parte de suportar um controle sem deveria ser uma questão que se levava em consideração.
O próprio controle do N64 só vem com 4 botões de ombro por causa do controle clássico do PS1.
Mas é como eu falei, não importa se o controle que você gosta tem uma ergonomia melhor, tem analógico na posição que você julgue certo, tem materiais de melhor qualidade etc, ele ainda é um DualShock na essência, assim como os smartphones de hoje são basicamente iPhones.
O analógico ela copiou do N64, já o controle do PS1 você não acha que copiaram em nada o controle do SNES, sério?
O Playstation 1 saiu da Nintendo + Sony, acha que não iam aproveitar o projeto ? Eles não iam jogar todo o trabalho de R&D fora para tentar reinventar a roda, só mudaram o conceito, que alías é muito legal o motivo dos formatos geométricos do controle (quadrado é menu, bola é confirma, X cancela e triângulo se não me engano era pra mudar para primeira pessoa para ver a perspectiva do personagem).
Até a entrada do controle do PS1 era parecido com a do SNES enquanto o N64 veio com a entrada redonda.
E o controle do N64 tem 2 botões de ombro, o Z (que substitui o L quando jogado no analógico) e os botões C na face que era para controlar as câmeras OU alguma outra função e ao contrário do segundo analógico esses botões eram usados nos jogos.
Lembrando que no N64 você ou usava o digital ou o analógico por causa da posição do controle... Já no PS1 o analógico e o Digital eram a mesma coisa, ou seja, eram redundantes.