O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Por que há uma pressão tão grande na sociedade para que a pessoa tenha um sucesso acadêmico tão cedo?

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
VL_comoresponderapressaopelosucessoescolar_destaque.jpg


O avanço educacional no Brasil, principalmente do ensino superior, foi bem expressivo nesse último século e, consequentemente, cresceu o número de pessoas formandas em diversos graus (de bacharelado até doutorado). Porém, notou-se um aumento paralelo de uma "necessidade" das pessoas mostrarem um sucesso nessa área acadêmico o mais cedo possível., sem mesmo ver a situação real da pessoa no momento. Por isso, questiono por que criou-se essa pressão tão grande na sociedade para que a pessoa tenha um sucesso acadêmico tão cedo?

---

Infelizmente, vivemos no mundo de aparências e de ego, inflacionados ao extremos nessas duas últimas décadas. Por causa disso, o sucesso o "mais cedo" possível se tornou algo cada vez mais alarmista em tudo (financeiro, namoro, atlético e outros), só que na parte acadêmica acabou se excedendo e logo no quesito longe de ser dos mais tranquilos.

É super comum vermos frases como: "minha filha passou em medicina na federal com 17 anos"; "o filho do vizinho passou na OAB de primeira, no no período, com apenas 21 anos"; "a filha da dona do restaurante tal virou doutora com 26 anos'. Ocorre que isso não é o comum da sociedade como muitos acabam imaginando (eu mesmo tinha essa visão quando mais novo) e muita delas nem estão realizadas com aqueles feitos, seja pela pressão enorme de mostrar que foi realizada ou até pelo fato de nunca quiseram seguir esse caminho, mas por vontade dos genitores ou mesmo de algo de mostrar o seu "valor", acabam seguindo esse caminho.

Acho triste isso acontecer, principalmente porque você ter um diploma ou uma especialização o mais cedo possível não é garantia de nada e nem vai fazer a pessoa ser melhor por conta disso. Tomara que essa pandemia faça refletir essa parte da necessidade até mesmo "tosca" das pessoas exigirem um sucesso acadêmico tão cedo, sem contar a questão de interferir na vida profissional como acaba ocorrendo muito.

---

Deixe abaixo o seu comentário sobre o tema.

:kpensa
 

Berofh Erutron

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.862
Reações
9.189
Pontos
1.094
Culto a inteligência é uma medida da ignorância...

Pois inteligência sequer é o que as pessoas pensam.
 
Ultima Edição:

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.884
Reações
51.008
Pontos
1.003
A maior prova de que é algo exagerado e desnecessário é ver a quantidade de gente que paga pra outra pessoa escrever um trabalho de 50 páginas
Se a pessoa não consegue escrever isso é porque a vida acadêmica não é pra ela ou não é o momento pra seguir uma
 

The End.

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.077
Reações
26.393
Pontos
703
Eu só estudei feito um condenado porque era pobre (ainda sou) e queria ficar rico e alegrar minha família. Sempre caguei e andei pra palpites ou interferências na minha vida.

Professores e colegas sempre esperavam muito da minha pessoa, já que eu sempre fui o melhor (ou pelo menos um dos melhores) onde passei.

Não decepcionei essa gente porque sempre obtive sucesso em tudo que tentei até hoje.

Mas eu entendo que sou uma grande exceção. Dedicação extrema.

Já fiquei estudando até 4 da madruga inúmeras vezes. Entre 16 e 24 anos, minha cama costumava ser uma pilha de livros, cadernos e anotações.

Sobre esse crescimento do número de pessoas formadas... Hoje em dia até meu canário belga vira bacharel. Acontece que isso não quer dizer muita coisa se o sujeito não se dedicar.
 


Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.184
Reações
62.950
Pontos
1.253
"devo prestar medicina com 38 anos? "
Nunca é tarde pra estudar... Lembro quando estava fazendo cursinho, tinha um senhor com uns 60 anos na sala com uma renca de jovens... Ele queria justamente medicina! Só que no caso deste vovô ele estava com projeto de mudar de área por vontade própria. Isto acho bem legal. Mudanças já com um projeto em mente baseado nos frutos que conquistou da profissão anterior, ou até mesmo atuar em paralelo.

Para quem começa a carreira, quanto mais tempo demorar, mais difícil fica.

Abraços
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.793
Reações
23.035
Pontos
1.053
Sistema de ensino no Brasil é risível.
Qdo novo , encontrei alunos de alto nível em escola pública muquifo e vários mentes vazias em escolas caras.
DEUS permite através do seu esforço, transcender.
Conheço kras q cuspiram no Sistema de ensino pq eram inteligentes demais.
Dinossauros perdi contato com eles, mas pelo q lembro, escolheram viver sossegados com a família.
 

ySebast

Larva
Mensagens
1
Reações
3
Pontos
3
Porque quanto mais tempo for deixado de lada sua formação, mais difícil será arranjar emprego sendo alguém mais velho sem experiência disputando contra um jovem que já passou por tudo que o velho ainda não passou.
Acho válido, mas a parada que é o que realmente vale para mim é quanto a realização pessoal de uma pessoa, como ela se sente com aquilo.
Acho que depois que a pessoa descobre o que realmente quer, a possível "facilidade" que ela teria se tivesse feito tal coisa antes não vai importar tanto comparado a dificuldade que muitos podem acabar passando para algo que no final não era o que desejavam.
Mas claro, isso não justifica a pessoa simplesmente desistir ou ficar super relaxada, é ótimo tentar e nos colocar em lugares desconhecidos para assim nos descobrirmos melhor.
 

Aloeh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.517
Reações
6.676
Pontos
799
Pode enrolar o tanto que quiser, mas vai trabalhar? Vai se sustentar?

Comecei 5 cursos superiores, não terminei nenhum, descobri com 24 anos que em parte não era o que eu queria e em parte problemas de tdah.

Tratei fiz um curso técnico em design de interiores e me apaixonei pela área. Esse ano faço 34 anos, estou na metade do curso de arquitetura. Estou uma década e meia atrasado em relação aos colegas de turma, mas considero esse tempo como um amadurecimento.

MAS desde os 18 eu me sustento. Essa de "Ain não me encontrei então vou ficar em casa coçando o saco não nada, sendo sustentado pelos pais" não rola.
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.184
Reações
62.950
Pontos
1.253
Acho válido, mas a parada que é o que realmente vale para mim é quanto a realização pessoal de uma pessoa, como ela se sente com aquilo.
Acho que depois que a pessoa descobre o que realmente quer, a possível "facilidade" que ela teria se tivesse feito tal coisa antes não vai importar tanto comparado a dificuldade que muitos podem acabar passando para algo que no final não era o que desejavam.
Mas claro, isso não justifica a pessoa simplesmente desistir ou ficar super relaxada, é ótimo tentar e nos colocar em lugares desconhecidos para assim nos descobrirmos melhor.

Realização pessoal é a excelência.

Porém na avassaladora maioria das pessoas, não tem condições de ter sua realização pessoal em prazo curto.

Se um cidadão quer se formar em harvard terá que ter uma baita estrutura pra chegar até lá.

E pra gente que mal tiveram aulas e nem grana pra comprar lápis, se este sujeito quiser buscar seu sonho com uma condição financeira pífia, e ainda tem que se virar pra pagar as contas, vai ter que começar nas faculdades mequetrefes esquina da vida, por causa do preço (o famoso pagar pra se formar em prestações) pra ao menos ir aumentando gradualmente sua classificação tendo um papel chamado diploma nas mãos... E ai poder contar o diploma da faculdade mirradinha + experiência profissional. Senão o sujeito é LITERALMENTE ENGOLIDO pela vastíssima concorrência e será sempre "o zé da seção", morrera trabalhando (se tiver emprego).
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Pode enrolar o tanto que quiser, mas vai trabalhar? Vai se sustentar?

Comecei 5 cursos superiores, não terminei nenhum, descobri com 24 anos que em parte não era o que eu queria e em parte problemas de tdah.

Tratei fiz um curso técnico em design de interiores e me apaixonei pela área. Esse ano faço 34 anos, estou na metade do curso de arquitetura. Estou uma década e meia atrasado em relação aos colegas de turma, mas considero esse tempo como um amadurecimento.

MAS desde os 18 eu me sustento. Essa de "Ain não me encontrei então vou ficar em casa coçando o saco não nada, sendo sustentado pelos pais" não rola.
Existem muitas situações que a pessoa está realizada financeiramente ou atem um bom futuro em tal área, mas simplesmente não gosta e fez por pressão externa ou não pensou no naquilo que o agradava.

Sou formado em direito, já com a OAB desde dos 23 (passei no nono período no exame), mas resolvi iniciar uma graduação nova de ciências econômicas (na federal mesmo) por querer fazer algo que me agrada. Essa escolha é até mais complicada em alguns sentidos (os concursos da área jurídica são mais restritos e possuem mais oportunidades do que fiscal e contas, áreas que prefiro seguir com concorrência de formandos de diversas áreas), mas você passa o resto da vida fazendo algo que não gosto ou tentar um novo caminho, como muitos fazem tendo essa possibilidade?

O problema é que as pessoas exigem um sucesso rápido em áreas que nem são as preferidas pelas pessoas (normalmente medicina, direito e engenharia civil) e aliados com outros problemas externos, acabam virando uma bolha de neve de que a pessoa nunca será realizada e feliz na sua escolha, independente do sucesso financeiro obtido.
 

jajejijoju

Bam-bam-bam
Mensagens
1.782
Reações
4.613
Pontos
453
É no mundo inteiro. É essa competição que faz o barco ir pra frente, infelizmente tem gente que fica pelo caminho.
Numa versão mais micro é bem simples, siga o seu caminho e o seu ritmo. Me formei com 26 e meu pai falava que eu ia me formar muito velho kkkkk eu nem entrava na pilha. Por ter começado uma segunda faculdade após desistir da primeira estava muito mais maduro, me dediquei muito mais.
 

Aloeh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.517
Reações
6.676
Pontos
799
Existem muitas situações que a pessoa está realizada financeiramente ou atem um bom futuro em tal área, mas simplesmente não gosta e fez por pressão externa ou não pensou no naquilo que o agradava.

Sou formado em direito, já com a OAB desde dos 23 (passei no nono período no exame), mas resolvi iniciar uma graduação nova de ciências econômicas (na federal mesmo) por querer fazer algo que me agrada. Essa escolha é até mais complicada em alguns sentidos (os concursos da área jurídica são mais restritos e possuem mais oportunidades do que fiscal e contas, áreas que prefiro seguir com concorrência de formandos de diversas áreas), mas você passa o resto da vida fazendo algo que não gosto ou tentar um novo caminho, como muitos fazem tendo essa possibilidade?
Essa é a questão, não gosta? Beleza. Você quem paga suas contas? Ninguém pode falar nada.

No curso de arquitetura mesmo tenho uma amiga que formou em Direito e advogou por 3 anos, viu que não era o que queria pra vida dela e começou a cursar arquitetura. Trabalhava em cursinho de inglês pra poder se dedicar mais ao curso e hoje está estagiando.

A questão é o uma real escolha de vida. A outra é quem não quer trabalhar e fica dando desculpa de realização pessoal.

Respondendo especificamente seu questionamento, acho que nunca é tarde pra recomeçar, talvez nunca seja o fodão que seria se já tivesse começado na área cedo. Mas talvez não seja o fodão na área que começou cedo e não goste também.

Ou talvez seja igual o criador do KFC que sempre falhou na vida e ia cometer suicídio aos 60 anos, aí ele viu que a única coisa que ele era bom em fazer era o frango frito e assim nasceu o KFC. Hoje é bilionário.

Um ótimo mangá que trata a respeito disso é o Great Teacher Onikuza. Recomendo a leitura, engraçado pra c***lho. :kkk:kkk
 

RoLukeSky

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.807
Reações
66.263
Pontos
1.003
Tranquei eng elétrica no terceiro ano (maldito calc3).

Trabalhando direto há 12 anos. Ap quase quitado em SP Capital. Carro popular quitado.

Acredito muito mais no trabalho do que ficar mofando dentro de uma faculdade.

Aliás, me considero um profissional muitoooooo melhor do que outros "profissionais" que tem por aí com um canudo ou mais.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Essa é a questão, não gosta? Beleza. Você quem paga suas contas? Ninguém pode falar nada.

No curso de arquitetura mesmo tenho uma amiga que formou em Direito e advogou por 3 anos, viu que não era o que queria pra vida dela e começou a cursar arquitetura. Trabalhava em cursinho de inglês pra poder se dedicar mais ao curso e hoje está estagiando.

A questão é o uma real escolha de vida. A outra é quem não quer trabalhar e fica dando desculpa de realização pessoal.

Respondendo especificamente seu questionamento, acho que nunca é tarde pra recomeçar, talvez nunca seja o fodão que seria se já tivesse começado na área cedo. Mas talvez não seja o fodão na área que começou cedo e não goste também.

Ou talvez seja igual o criador do KFC que sempre falhou na vida e ia cometer suicídio aos 60 anos, aí ele viu que a única coisa que ele era bom em fazer era o frango frito e assim nasceu o KFC. Hoje é bilionário.

Um ótimo mangá que trata a respeito disso é o Great Teacher Onikuza. Recomendo a leitura, engraçado pra c***lho. :kkk:kkk
Sim, apesar que a pessoa não precisa virar a "melhor" da área para ser bem sucedido financeiramente. Porém, acho que empurrar com a barriga nunca será o ideal e a solução é mudar mesmo, mesmo a área que o exercia não era tão ruim para a pessoa no momento e no futuro.

O problema vem também da 'fama" que alguns empregos possuem ainda na sociedade, mesmo muitos profissionais ganhando bem menos do que muitos acham. Há enfermeiros que ganham muito mais comparado com advogados e é uma excelente profissão, mas muitos grupos da sociedade ainda babam mais os formandos de direito e se o camarada (a) ainda conseguir ganhar bem, aí a babação se eleva.
 

Radamanthys Wyvern

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.693
Reações
25.696
Pontos
1.374
Faculdade só serve pra molecada transar, virar alcoolatra e ir em festas.

E se fosse apenas isso a pressão de ser adulto tava ótimo. Tem pressão pra morar sozinho, pra ter carro, pra ter namorada, pra casar, pra ter filhos, pra ser sucesso absoluto no trabalho, pra ter grana, pra viajar sempre, pra ser feliz, pra ser um bom amigo, etc
 

OSMattOS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.769
Reações
17.658
Pontos
553
Faculdade só serve pra molecada transar, virar alcoolatra e ir em festas.

E se fosse apenas isso a pressão de ser adulto tava ótimo. Tem pressão pra morar sozinho, pra ter carro, pra ter namorada, pra casar, pra ter filhos, pra ser sucesso absoluto no trabalho, pra ter grana, pra viajar sempre, pra ser feliz, pra ser um bom amigo, etc

Porra to querendo essa faculdade do american pie
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Conheço formados em engenharia civil com subemprego e conheço semianalfabetos que abriram um matadouro de porco e hoje tem um patrimônio acima dos 30 milhões.

Aliás, tem aí um cara chamado Walter Faria, semianalfabeto que construiu o Grupo Petrópolis. Td bem, foi na mutreta, mas ficou bilionário sem o tal "sucesso acadêmico".

Temos que aproveitar toda oportunidade que a vida nos dá.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Só fazer facul de humanas numa facul cheia de minas ueh.
Estudar (ou fingir que estuda) em um lugar imundo, todo pixado, com gente estranha, feia, fumando maconha prensada com 80% composto por b*sta de vaca e tomando cerveja itaipava num buteco sujo e fedendo a mijo nos finais de semana.

Bem amerian pie mesmo as faculdade publicas de humanas no brasil.
 

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
pq nenhum pai quer ficar sustentando marnjo em casa até os 30 jogando vídeo game.

1) Se vc tem algum sucesso acadêmico, teoricamente, vc vai ter um sucesso financeiro e vai viver sua vida longe da mamãe e do papai limpando sua bunda.

2) Não precisa ter faculdade se aos 20 tiver uma empresa/negócio que consiga sustentar sua vida sem mamãe e papai.

Então é isso... Se coloque como pai e experimente como deve ser ter um filho que é um fracassado acadêmico e não tem nenhuma perspectiva de futuro.
 

Omega Frost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.398
Reações
32.917
Pontos
1.459
Ensino superior provavelmente é a forma mais fácil de conseguir QI e mudar de vida (Quem Indica, claro), porque você conhece o professor que orientou um aluno que agora é diretor da empresa X, ou aquele seu colega rico tem um pai que pode te indicar pro trabalho Y. Ou ainda seu colega veterano que agora trabalha na empreza Z e pode te indicar.

Talvez por conta disso tenha se criado essa idolatria desnecessária e falaciosa por qualquer coisa além de uma graduação. Idealizando a figura do professor (LOL) e a importância de uma pós (que na maioria das vezes é uma ideia m**** do dito professor idealizado, que só serve pra ele proguedir na carreira dele às suas custas)
 

geist

Lenda da internet
Mensagens
22.520
Reações
91.450
Pontos
1.503
O que seria "sucesso acadêmico"?
Pode pegar mais da metade dos diplomas emitidos no Brasil e queimar tudo. Eles não se refletem na produtividade.

E essa pressão da sociedade é besteira. Se for seguir o que a sociedade manda o cara endoida.
Meu único conselho pra quem quer se dar bem na vida: seja um bom vendedor. Até um analfabeto pode ser um.
 

PSO

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.388
Reações
9.389
Pontos
503
Acho esse tipo de pressão algo extremamente prejudicial pros indivíduos e pra própria sociedade.

Um moleque de 18 anos que nunca trabalhou escolher o que quer fazer pro resto da vida (ninguém entra na faculdade pensando em mudar de curso) é algo que tem muito potencial pra dar errado.

Na minha opinião, os trabalhos mais braçais deveriam ter requisitos mais baixos, pro jovem ir ganhando algum dinheiro enquanto não tem certeza de qual área seguir, sem precisar fazer o compromisso de entrar num curso superior.

As pessoas dão importância demais ao diploma, mesmo às que tão querendo trabalhar na área, na faculdade mesmo eu via a galera se esforçando pra tirar nota alta, mas sem aprender os conteúdos, sem estar pensando na própria carreira. A galera fica ali fazendo o máximo pra passar nas matérias, entra num estágio genérico e vai indo, como se diploma e nota sozinhos fossem lhe garantir sucesso. Mas infelizmente, o pessoal não recebe ajuda durante o curso. Professor só falando ali de ter média alta no curso e tudo vai dar certo. Em 3 anos de curso, tive apenas UM professor que preparava minimamente os alunos pro mercado de trabalho, fazia atividades que simulavam dinâmicas de grupo, falava sobre opções de carreira e como avaliadores pensavam em processos seletivos.



Enviado de meu Redmi Note 6 Pro usando o Tapatalk
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
pq nenhum pai quer ficar sustentando marnjo em casa até os 30 jogando vídeo game.

1) Se vc tem algum sucesso acadêmico, teoricamente, vc vai ter um sucesso financeiro e vai viver sua vida longe da mamãe e do papai limpando sua bunda.

2) Não precisa ter faculdade se aos 20 tiver uma empresa/negócio que consiga sustentar sua vida sem mamãe e papai.

Então é isso... Se coloque como pai e experimente como deve ser ter um filho que é um fracassado acadêmico e não tem nenhuma perspectiva de futuro.
Achei meio exagerado o seu exemplo, já que hoje a pressão é para a pessoa estar formado com 22 anos ou até menos. 30 anos já meio querem alguém com duas graduações ou com mestrado e iniciando um doutorado.

Também precisa ver qual o valor seria considerado como sucesso financeiro. Para uns. 5 mil já é um valor bom, mas para outros só de 10 mil em diante.


Se diploma valesse o valor que dizem que ele possuí, não teria tanto engenheiro e adêvogado trabalhando de Uber.
Direito e Engenharia civil acabam sendo bem visados, principalmente por pressão dos pais (é muito comum indicarem direito se a pessoa tiver na dúvida). Aí com muita demanda, mas pouca oferta ocorre essa situação do UBER.
 

Stranger_Eddie

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.184
Reações
62.950
Pontos
1.253
Faculdade só serve pra molecada transar, virar alcoolatra e ir em festas.
Exceto para os poucos que decidirem ter um futuro.

E o papo de que "vc não vai usar nada do que estudou", dou HOMÉRICAS GARGALHADAS dos que assim pensaram. De tudo que tive que aprender USO NA PRÁTICA uns 99% de meus estudos...

Inclusive tive que me virar muitas vezes que fiquei no buteco cabulando e colando, depois tendo que me virar nos 30 varando noites pra aprender certos temas a serem discutidos para nos dias seguintes na profissão trabalhando nas multinacionais que EXIGEM conhecimento. Dos eternos VETERANOS de primeiro ciclo que conheci, aqueles clássicos bebados que jogam sinuca pra caramba que se acharam fodas, hoje estão mendigando 600 conto na caixa e ou empregos "B" comparado a formação que lhes fora proporcionada, uma vez que só acreditavam que tudo não passava de um filme "Curtindo A Vida Adoidado".


VÃO LÁ! NÃO ESTUDEM... É FÁCIL... ZOEM SEM PARAR, A VIDA É PRA ZOAR... VOCÊS VÃO SE DAR BEM NA VIDA SÓ BEBENDO, SE DROGANDO E JOGANDO TRUCO ENQUANTO AQUELE NERD IDIOTA FICA EM CIMA DE LIVROS!
2k7ztt.jpg
 
Ultima Edição:

Sr. Israel

Bam-bam-bam
Mensagens
6.320
Reações
13.231
Pontos
364
Achei meio exagerado o seu exemplo, já que hoje a pressão é para a pessoa estar formado com 22 anos ou até menos. 30 anos já meio querem alguém com duas graduações ou com mestrado e iniciando um doutorado.

Também precisa ver qual o valor seria considerado como sucesso financeiro. Para uns. 5 mil já é um valor bom, mas para outros só de 10 mil em diante.
Mas questão do tópico não é sobre o que é o ideal pra vc e sim pra "sociedade em geral". E pra sociedade em geral, na minha opinião fecal, seria vc não depender dos pais e ter uma vida independente após os 22 anos já, não importa se ganha 5k, 10k ou 20k.

E estar numa faculdade boa aos 18 anos já é um bom indício que aos 22 já vai estar formado e trabalhando pra ir embora e viver uma vida de sucesso. Mas só na teoria msm pq nem de longe é assim que funciona, mas f**a-se pq é assim que a "sociedade" pensa.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Exceto para os poucos que decidirem ter um futuro.

E o papo de que "vc não vai usar nada do que estudou", dou HOMÉRICAS GARGALHADAS dos que assim pensaram. De tudo que tive que aprender USO NA PRÁTICA uns 99% de meus estudos...

Inclusive tive que me virar muitas vezes que fiquei no buteco cabulando e colando, depois tendo que me virar nos 30 varando noites pra aprender certos temas a serem discutidos para nos dias seguintes na profissão trabalhando nas multinacionais que EXIGEM conhecimento. Dos eternos VETERANOS de primeiro ciclo que conheci, aqueles clássicos bebados que jogam sinuca pra caramba que se acharam fodas, hoje estão mendigando 600 conto na caixa e ou empregos "B" comparado a formação que lhes fora proporcionada, uma vez que só acreditavam que tudo não passava de um filme "Curtindo A Vida Adoidado".


VÃO LÁ! NÃO ESTUDEM... É FÁCIL... ZOEM SEM PARAR, A VIDA É PRA ZOAR... VOCÊS VÃO SE DAR BEM NA VIDA SÓ BEBENDO, SE DROGANDO E JOGANDO TRUCO ENQUANTO AQUELE NERD IDIOTA FICA EM CIMA DE LIVROS!

E lembrando que a tendência agora (especialmente quando essa pandemia acabar e a economia voltar a funcionar) é TODAS as áreas exigirem Ensino Superior (talvez a única exceção seja o funcionalismo publico)...
Na Coreia do Sul e na Noruega isso já acontece.
Tem muita empresa mandando operador de caixa, vigilante e cia embora porque não querem se especializar na área.

E nem venham com essa de "trabalhem com o que gosta", essa é a frase mais escrota que existe.
Isso é coisa pra nego que é filhinho de papai ou maluco que só teve ótimos empregos.
A gente tem que trabalhar com o que paga nossas contas e nos traga dignidade.

Veja aí quanta gente no interior acaba optando por Medicina e Contabilidade porque é o que a região absorve, mesmo a pessoa odiando, achando um saco, porque a profissão dos sonhos é pra quem realmente consegue mudar de cidade e no fim não consegue se formar porque não conseguiu o estágio. E se por algum milagre consegue, paga muito mal (a ponto de ter horas extras não remuneradas) e é extremamente puxado.

Boa sorte aí pro pessoal que acha que não vai precisar de faculdade pra trabalhar.
Vão precisar e muito!
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Se diploma valesse o valor que dizem que ele possuí, não teria tanto engenheiro e adêvogado trabalhando de Uber.

Engenharia no Brasil tá praticamente extinta, ainda mais depois desse ocorrido da Odebrocha.
Direito no Brasil é pra cidade de interior do Sul do Brasil e ALGUMAS partes do interior de SP.
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.866
Reações
6.463
Pontos
703
Passar em medicina já eh algo muito bom. Se for o mais medíocre dos médicos ainda vai ficar empregado e ganhando 11k/mês no interior.

Já passar na OAB com 21 anos pode ser um sinal que aquele pessoa é esforçada e que pode sim se dar bem num concurso que paga pelo menos R$ 4k/mês.

Porém esse negócio de doutorado não quer dizer nada. Hoje em dia só vai para mestrado e doutorado quem não conseguiu emprego e teve que puxar o saco de algum orientador, porque o mestrado federal só paga R$ 1.500,00 ao mês e o doutorado em federal não chega a ser R$ 2.300,00 por mês. Isso sem 13°, sem férias, sem auxílio doença, nem nada - e com a possibilidade de ter que devolver tudo que ganhou se não alcançar os objetivos no prazo correto.

O que sobra é muito doutor e mestre desempregado, que não consegue nem dar aula em EAD porq os professores aposentados de universidades dão mais crédibilidade (óbvio).

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Mas questão do tópico não é sobre o que é o ideal pra vc e sim pra "sociedade em geral". E pra sociedade em geral, na minha opinião fecal, seria vc não depender dos pais e ter uma vida independente após os 22 anos já, não importa se ganha 5k, 10k ou 20k.

E estar numa faculdade boa aos 18 anos já é um bom indício que aos 22 já vai estar formado e trabalhando pra ir embora e viver uma vida de sucesso. Mas só na teoria msm pq nem de longe é assim que funciona, mas f**a-se pq é assim que a "sociedade" pensa.
A questão é que existem muitos "poréns' no Brasil.

Você ganhar uns 3k, em muitas cidades grandes, você vai longe de viver uma condição de vida legal e vai passar sufoco (Brasília paga nesse valor de aluguel). Isso sem contar que ser "independente" a todo custo, mesmo as vezes vivendo na miséria, é pura vaidade meio fantasiosa (principalmente no Brasil que meio se cultiva a união familiar).

Cada um tem seu tempo, principalmente em termos de formação. Uma pessoa que se dedique para uma área de pesquisa ou um concurso bom vai demorar para criar a independência financeira, mas é normal porque as coisas não tão rápidas assim.
E lembrando que a tendência agora (especialmente quando essa pandemia acabar e a economia voltar a funcionar) é TODAS as áreas exigirem Ensino Superior (talvez a única exceção seja o funcionalismo publico)...
Na Coreia do Sul e na Noruega isso já acontece.
Tem muita empresa mandando operador de caixa, vigilante e cia embora porque não querem se especializar na área.

E nem venham com essa de "trabalhem com o que gosta", essa é a frase mais escrota que existe.
Isso é coisa pra nego que é filhinho de papai ou maluco que só teve ótimos empregos.
A gente tem que trabalhar com o que paga nossas contas e nos traga dignidade.

Veja aí quanta gente no interior acaba optando por Medicina e Contabilidade porque é o que a região absorve, mesmo a pessoa odiando, achando um saco, porque a profissão dos sonhos é pra quem realmente consegue mudar de cidade e no fim não consegue se formar porque não conseguiu o estágio. E se por algum milagre consegue, paga muito mal (a ponto de ter horas extras não remuneradas) e é extremamente puxado.

Boa sorte aí pro pessoal que acha que não vai precisar de faculdade pra trabalhar.
Vão precisar e muito!
Pode incluir direito com os concursos (mesmo com viés de queda), pois o pessoal meio faz só para prestar as provas da área jurídica.

Acho que se a pessoa tem como investir numa área de gosto pessoal, vai em frente. Você pega vários médicos cometendo suicídios até por conta de trabalharem numa área que não gosta, aí não tem como sustentar a pressão.


Passar em medicina já eh algo muito bom. Se for o mais medíocre dos médicos ainda vai ficar empregado e ganhando 11k/mês no interior.

Passar na OAB com 21 anos pode ser um sinal que aquele pessoa é esforçada e que pode sim se dar bem num concurso que paga pelo menos R$ 4k/mês.

Porém esse negócio de doutorado não quer dizer nada. Hoje em dia só vai para mestrado e doutorado quem não conseguiu emprego e teve que puxar o saco de algum orientador, porque o mestrado federal só paga R$ 1.500,00 ao mês e o doutorado em federal não chega a ser R$ 2.300,00 por mês. Isso sem 13°, sem férias, sem auxílio doença, nem nada - e com a possibilidade de ter que devolver tudo que ganhou se não alcançar os objetivos no prazo correto.

O que sobra é muito doutor e mestre desempregado, que não conseguem nem dar aula em EAD porq os professores aposentados de universidades dão mais crédibilidade (óbvio).

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk
Normalmente os doutores que ganham bem são aqueles professores de Federais. Engraçado o "mercado" as vezes exigir tantos títulos, mas a pessoa pega um cursinho para concursos e o pessoal prefere chamar um concursado do que um doutor na área, até por motivos certos.

Acho que mestrado está virando a nova pós graduação já.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
Acho que se a pessoa tem como investir numa área de gosto pessoal, vai em frente. Você pega vários médicos cometendo suicídios até por conta de trabalharem numa área que não gosta, aí não tem como sustentar a pressão.

Medicina é um ramo de NICHO.
Esse pessoal aí que comete suicídio por pressão é gente que não quer compromisso nenhum.
Tem áreas que são perfeitas para esse pessoal descompromissado (que não quer nada com a vida, literalmente), como Design Gráfico, Programação de Jogos, etc...
Apesar de que estas profissões (a nivel nacional, pelo menos) em 3-4 anos estarão extintas pela falta de oferta e demanda.
E como as pessoas são dessas áreas "sem compromisso profissional", que não tem padrão empresarial e cia... Ficarão desempregadas pelo resto da vida, possivelmente.


Recomendo a todos que amam falar essas baboseiras a lerem e relerem esse artigo umas cem vezes:


Depois disso vocês irão pensar dez vezes antes de falarem isso e a se valorizarem profissionalmente e pessoalmente.
 
Topo Fundo