O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial AstrônomOS / FisicuzinhOS | 1a foto de um buraco negro p.35 | Mãe, no céu tem VY Canis Majoris? E morreu p.62 | Fotos TESUDAS James Webb p.63, 64...

Qual o teu nível de conhecimento sobre astronomia?


  • Total voters
    332

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
pode na verdade ser um mini buraco negro de 5 centímetros:

Sou bem leigo e vou fazer um exercício aqui só de curiosidade, que pode ter uma margem absurda de erro ok?
Considerando essa classificação:

118400

Os 5cm desse suposto BN são extremamente superiores ao 0,1 milímetro do que seria o máximo de um microBN, mas por fins de aproximação considerarei essa classificação.

Sendo bem cartesiano e tosco aqui, se um microBN de 0,1 milímetro tem até a da massa de uma lua e 5cm são 500 pedações de 0,1 milímetro, em tese, teríamos 500 vezes a massa da lua nesse BN de 5 cm, certo? Vou assumir que seja bem menos que isso e diminuir arbitrariamente pra 250 massas luares, até pelo fato de a massa aproximada ser ATÉ uma massa luar.
Sabendo que a massa da lua é 1,2% a massa da Terra, multiplicando pelos 250 temos o incrível número de 3 massa terrares.

Ou seja, esse mini BN de módicos 5cm tem a chance (segundo meus cálculos toscos) de ter 3 vezes a massa da terra.
Tetas, não é possível uma coisa dessas.

Não esqueçam que a minha formação é adm e marketing, então é um exercício bem tosco aqui.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Vênus já foi semelhante à Terra e sofreu catástrofe climática
Por Daniele Cavalcante | 27 de Setembro de 2019 às 17h30

Nos últimos anos, cientistas têm apresentado indícios de que Vênus nem sempre foi um planeta infernal e hostil a qualquer forma de vida. Embora seja o planeta mais quente do Sistema Solar, com ar altamente tóxico, preenchido por nuvens de dióxido de carbono e ácido sulfúrico, cada vez mais pesquisas apontam que ele já teve uma atmosfera muito mais fria e oceanos líquidos em sua superfície. Essa ideia foi reforçada por uma simulação apresentada nesta semana, mas também ganhou algumas perguntas ainda sem respostas.

Embora muitos pesquisadores acreditem que Vênus está fora da zona habitável do nosso Sistema Solar e muito perto do Sol para sustentar a água líquida, o novo estudo sugere o contrário. “Vênus atualmente tem quase o dobro da radiação solar que temos na Terra”, disse Michael Way, coautor do novo estudo. “No entanto, em todos os cenários que modelamos, descobrimos que Vênus ainda poderia suportar temperaturas de superfície favoráveis à água líquida”, garantiu.
De acordo com as simulações apresentadas em uma conferência de ciência planetária na Suíça, Vênus poderia ter aproveitado em sua "juventude" algumas condições iniciais adequadas para se proteger da luz solar, graças às camadas de nuvens, criando um ambiente agradável e úmido por bilhões de anos. Nesse cenário, Vênus pode ter sido o primeiro planeta habitável do Sistema Solar - até que alguma catástrofe o sufocou em dióxido de carbono. "Se havia vida em Vênus, eles tinham apenas uma casa", diz Colin Goldblatt, cientista planetário da Universidade de Victoria, no Canadá, "e essa casa não é mais muito boa".
Uma breve história de Vênus
223454.453538-Venus-por-Magellan-da-NASA.jpg

Aqui na Terra, o que mantém o planeta vivo é o ciclo que preserva a diferença de temperatura entre a crosta fria e o núcleo quente, o que ajuda a manter a maior parte do carbono do planeta preso em materiais rochosos no subsolo. Vênus não conseguiu conservar esse ciclo, e hoje sua atmosfera transborda dióxido de carbono. O grande mistério que desafia os cientistas é o porquê. Tradicionalmente, acredita-se que o Sol evaporou rapidamente os oceanos do planeta, enviando esse vapor para o alto, onde se formou uma atmosfera densa que prendeu no planeta todo o calor recebido.

Eventualmente, a superfície ficou tão quente quanto o núcleo, o que acabou com os terremotos e outras atividades tectônicas que antes ajudaram Vênus a manter o equilíbrio. Sem o sistema tectônico, a crosta se tornou como “uma tampa rígida que apenas acumula calor e pressão por dentro até o planeta inteiro colapsar”, disse Anthony Del Genio, pesquisador do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da NASA e co-autor da pesquisa recente. Isso teria acontecido apenas algumas centenas de milhões de anos atrás. Vulcões explodiram por todo o planeta, inundando a atmosfera com dióxido de carbono, e o resultado foi a transformação do planeta na rocha sem vida que vemos hoje.
Outra história (incompleta) de Vênus
Mas essa é a interpretação mais tradicional. A simulação da equipe de Del Genio mostra que essa história "não se sustenta". O trabalho considerou cinco versões diferentes de possíveis Vênus iniciais, e levanta outra possibilidade: se o jovem planeta Vênus tivesse água abundante como a jovem Terra, e se as marés ou colisões com corpos próximos desaceleraram sua rotação mais cedo, aquele mundo teria desenvolvido nuvens - o que teria mudado tudo. Elas teriam feito a luz solar voltar ao espaço, interrompendo o processo de aquecimento, mantendo seus oceanos frios por talvez bilhões de anos. As placas tectônicas continuariam deslizando, e o carbono seria mantido no subsolo.
Ainda não podemos confirmar essas possibilidades por falta de missões em Vênus, mas se futuramente enviarmos sondas capazes de confirmar as suposições sobre a água e a rotação, os cientistas precisarão encontrar uma nova explicação para responder o que levou Vênus ao colapso. "Precisamos de mais missões para estudar Vênus e obter uma compreensão mais detalhada de sua história e evolução", disse Way. "No entanto, nossos modelos mostram que existe uma possibilidade real de que Vênus possa ter sido habitável e radicalmente diferente de Vênus que vemos hoje. Isso abre todos os tipos de implicações para os exoplanetas encontrados na chamada ‘Zona Vênus’, que pode de fato hospedar água líquida e climas temperados".

Um alerta que mora ao lado
267231.511751-Venus-e-Terra.jpg
Seria Vênus um retrato do futuro da Terra?
Se Vênus pode ter sido semelhante à Terra no passado, não há razão para acharmos que a Terra não se tornará semelhante a Vênus no futuro. Quando ouvimos falar que um planeta morreu após um derramamento de dióxido de carbono, é impossível deixar de pensar pensar na crise climática, pois desenterrar e queimar combustíveis fósseis é praticamente o que os vulcões venusianos fizeram.
Há dois lados nesse alerta. O mais positivo é que, para desencadear o tipo de apocalipse venusiano, a humanidade teria que trabalhar muito para queimar todas as moléculas de combustível fóssil disponíveis, aumentando a concentração de dióxido de carbono na atmosfera. Pelo outro lado, Goldblatt, avisa que "depende do entusiasmo que tivermos com os novos combustíveis fósseis". De acordo com seu estudo anterior sobre o efeito estufa, a atividade humana provavelmente seria insuficiente para nos levar a esse ponto de não retorno, mas isso não significa que isso nunca possa acontecer. "Não estou dizendo que é fácil", diz Goldblatt, "mas não é impossível".
Para micróbios e baratas, há pouco risco de extinção nesse cenário, já que a humanidade provavelmente não pode destruir permanentemente a capacidade da Terra de irradiar o excesso de calor. Mas para nós, humanos, os limites para uma extinção em massa são bem mais estreitos.

Nosso vizinho em seu estado infernal serve como um lembrete de que não há garantias cósmicas. Se quisermos algum grau de estabilidade, teremos que nos esforçar mais para parar de testar os limites da Terra. "Um planeta como o nosso pode dar errado", diz Goldblatt. "É a lição final por que, como espécie dominante globalmente, temos que cuidar do nosso planeta".
Fonte: Euro Planet, Popsci Canal Tech

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Vi essa notícia no Space Today hoje e estou surpreso de não terem criado ainda um post sobre isso.
 

Goris

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.829
Reações
76.870
Pontos
553
Enquanto isso, na Terra:

Extinção do Permiano-Triássico
permiano


Quando: 250 milhões de anos atrás

Essa talvez seja a pior extinção de todos os tempos: 70% da vida terrestre e 95% da vida marinha desapareceram. Milhares de milhões de toneladas de gases vulcânicos destruíram a camada de ozônio e a temperatura média do oceano atingiu 40 °C (mais quente do que uma jacuzzi). Chuva ácida atingiu toda a superfície do planeta, devastando as espécies terrestres.

A Terra teria então “apenas” 50 milhões de anos para se recuperar para a próxima extinção em massa.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Vale pensar que tudo é possível, até mesmo que haja uma correlação entre o que aconteceu em Venus e o que aconteceu na Terra, apesar da diferença de tempo.
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
Sou bem leigo e vou fazer um exercício aqui só de curiosidade, que pode ter uma margem absurda de erro ok?
Considerando essa classificação:

Visualizar anexo 118400

Os 5cm desse suposto BN são extremamente superiores ao 0,1 milímetro do que seria o máximo de um microBN, mas por fins de aproximação considerarei essa classificação.

Sendo bem cartesiano e tosco aqui, se um microBN de 0,1 milímetro tem até a da massa de uma lua e 5cm são 500 pedações de 0,1 milímetro, em tese, teríamos 500 vezes a massa da lua nesse BN de 5 cm, certo? Vou assumir que seja bem menos que isso e diminuir arbitrariamente pra 250 massas luares, até pelo fato de a massa aproximada ser ATÉ uma massa luar.
Sabendo que a massa da lua é 1,2% a massa da Terra, multiplicando pelos 250 temos o incrível número de 3 massa terrares.

Ou seja, esse mini BN de módicos 5cm tem a chance (segundo meus cálculos toscos) de ter 3 vezes a massa da terra.
Tetas, não é possível uma coisa dessas.

Não esqueçam que a minha formação é adm e marketing, então é um exercício bem tosco aqui.
A matéria normal com a qual estamos acostumados é um espaço praticamente vazio. O núcleo atômico, onde o peso do átomo está concentrado, é 100.000 vezes menor do que o átomo como um todo. Se um átomo fosse do tamanho de um campo de futebol (~100m), o núcleo seria da largura de um grão de arroz (~1mm).

O objeto mais denso que existe sem ser um buraco negro é uma estrela de nêutrons. Elas têm esse nome porque os átomos ficam o mais apertado possível, ou seja, um núcleo um colado no outro com os elétrons sendo assimilados pelos prótons formando nêutrons. Então, uma estrela com raio de 1.000.000 de km de diâmetro se reduz a uma esfera com apenas 10km. Ou, a Terra, com seus 12.700km se reduz a uma esfera de apenas 127 metros de diâmetro.

Logo, é possível que um buraco negro do tamanho de uma bola de tênis tenha a mesma massa de um planeta inteiro. Note que esse "tamanho" é o do horizonte de eventos (esfera dentro da qual o tempo pára), pois o buraco negro mesmo, o objeto dentro do horizonte de eventos, tem densidade infinita, ou seja, toda a massa está concentrada em um ponto de zero diâmetro.
 


Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
A matéria normal com a qual estamos acostumados é um espaço praticamente vazio. O núcleo atômico, onde o peso do átomo está concentrado, é 100.000 vezes menor do que o átomo como um todo. Se um átomo fosse do tamanho de um campo de futebol (~100m), o núcleo seria da largura de um grão de arroz (~1mm).

O objeto mais denso que existe sem ser um buraco negro é uma estrela de nêutrons. Elas têm esse nome porque os átomos ficam o mais apertado possível, ou seja, um núcleo um colado no outro com os elétrons sendo assimilados pelos prótons formando nêutrons. Então, uma estrela com raio de 1.000.000 de km de diâmetro se reduz a uma esfera com apenas 10km. Ou, a Terra, com seus 12.700km se reduz a uma esfera de apenas 127 metros de diâmetro.

Logo, é possível que um buraco negro do tamanho de uma bola de tênis tenha a mesma massa de um planeta inteiro. Note que esse "tamanho" é o do horizonte de eventos (esfera dentro da qual o tempo pára), pois o buraco negro mesmo, o objeto dentro do horizonte de eventos, tem densidade infinita, ou seja, toda a massa está concentrada em um ponto de zero diâmetro.
Sim, então meu cálculo não está TÃO absurdo assim, correto?

Já posso ser considerado um mecânico quântico?
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.950
Reações
38.506
Pontos
1.839
Enquanto isso, na Terra:

Extinção do Permiano-Triássico
permiano


Quando: 250 milhões de anos atrás

Essa talvez seja a pior extinção de todos os tempos: 70% da vida terrestre e 95% da vida marinha desapareceram. Milhares de milhões de toneladas de gases vulcânicos destruíram a camada de ozônio e a temperatura média do oceano atingiu 40 °C (mais quente do que uma jacuzzi). Chuva ácida atingiu toda a superfície do planeta, devastando as espécies terrestres.

A Terra teria então “apenas” 50 milhões de anos para se recuperar para a próxima extinção em massa.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Vale pensar que tudo é possível, até mesmo que haja uma correlação entre o que aconteceu em Venus e o que aconteceu na Terra, apesar da diferença de tempo.
The great dying. Adoro ler a respeito.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
Para quem está pensando em comprar um telescópio, o vídeo abaixo mostra os 3 tipos básicos. Ideal para iniciantes.

De olho aqui.
Comprei um apto com terraço, dentre outros fatores, por pensar em um telescópio. Mesmo sendo na cidade eu consigo enxergar muito facilmente as estrelas, meu apto fica no ponto mais alto em um raio de sei la, 5 km, numa área de POA com mais casas do que prédios.

Passando essa m**** de pandemia acho que vou me atirar em um desses.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
De olho aqui.
Comprei um apto com terraço, dentre outros fatores, por pensar em um telescópio. Mesmo sendo na cidade eu consigo enxergar muito facilmente as estrelas, meu apto fica no ponto mais alto em um raio de sei la, 5 km, numa área de POA com mais casas do que prédios.

Passando essa m**** de pandemia acho que vou me atirar em um desses.
eu comecei com um binóculo 7x50 astronomico pra ver se curto , ja to pensando em pegar um 20x80 , observar com 2 olhos me parece bem mais legal, apesar de logicamente não ter o alcance de um bom telescópio, mas um desses já da pra ver a forma de saturno e as 4 luas de júpiter, pra minha amadorisse acredito que estaria mais do que bom,e ainda da de usar o bino pra outras observaçõe terrestres e tem uma facilidade de uso e montar ou levar pra lugares.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Imagine que vc mora em Plutão (nosso planeta mais amado) e tá vendo um pontinho amarelo lá longe, que é o Sol.
Aí, nos dias seguintes outras estrelas vão aparecendo no lugar do Sol. Chega a dar medo.
 

quemsoueu

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.524
Reações
13.647
Pontos
1.409
Hj o ceu estava limpo de novo eu e o meu irmao ficamos um tempo dando uma rastreada com binoculo, o impressionante que vimos 10 objetos que podem ser satelites ou lixo espacial em menos de 30 min , sempre passando na regiao do cruzeiro do sul , uns menos brilhantes e outros visiveis a olho nu, a maioria seguindo mais ou menos o mesmo corredor e poucos numa trajetoria totalmente oposta no ceu, interessante o que se pega se observar com atencao o ceu.
 

Reisen Udongein Inaba

Bam-bam-bam
Mensagens
2.115
Reações
12.402
Pontos
453


 

Gulf

F1 King
Mensagens
16.282
Reações
15.512
Pontos
1.439
Hj o ceu estava limpo de novo eu e o meu irmao ficamos um tempo dando uma rastreada com binoculo, o impressionante que vimos 10 objetos que podem ser satelites ou lixo espacial em menos de 30 min , sempre passando na regiao do cruzeiro do sul , uns menos brilhantes e outros visiveis a olho nu, a maioria seguindo mais ou menos o mesmo corredor e poucos numa trajetoria totalmente oposta no ceu, interessante o que se pega se observar com atencao o ceu.
Não eram os starlink?
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553


ESO’s exquisitely sensitive GRAVITY instrument has added further evidence to the long-standing assumption that a supermassive black hole lurks in the centre of the Milky Way. New observations show clumps of gas swirling around at about 30% of the speed of light on a circular orbit just outside a four million solar mass black hole — the first time material has been observed orbiting close to the point of no return, and the most detailed observations yet of material orbiting this close to a black hole.
This video starts with a wide view of the Milky Way and then zooms into a visualization of data from simulations of orbital motions of gas swirling around at about 30% of the speed of light on a circular orbit around the supermassive black hole Sagittarius A*.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.165
Reações
58.266
Pontos
2.009
Dando um pulo em Andrômeda. (Melhor levar um casaco, pode estar frio por lá)

Mandei esse vídeo meses atrás pra um amigo numa tentativa de convence-lo a gostar de astronomia. Resultado: ele ta bem viciado, comprou até livros já.

O assunto é realmente viciante, não consigo entender quem não gosta ou acha bullshit.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Mandei esse vídeo meses atrás pra um amigo numa tentativa de convence-lo a gostar de astronomia. Resultado: ele ta bem viciado, comprou até livros já.

O assunto é realmente viciante, não consigo entender quem não gosta ou acha bullshit.
Meu velho, caso seja possível, me chama quando vc instalar um telescópio maneiro.
Eu queria ter um, mas no momento não é possível.
 

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.347
Reações
63.456
Pontos
903
Como gosto muito de astronomia, vou contribuir também :kjoinha
Interessante video comparando a rotação de todos os planetas do Sistema Solar:





 
Ultima Edição:
Topo Fundo