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"A história é ruim, mas o gameplay é excelente". Cite exemplos (qualquer geração)

DarkVoid

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Rapaz... vou ser chato e receber hate aqui, eu pulo a história de quase todos os jogos que jogo (não leio ou do skip), relevo apenas os jogos onde história é essencial, tipo MGS, Life is Stranger, The Witcher, etc.

Então vou colocar os que lembro de serem mais intrusivos mesmo: Bayonetta, NFS:MW e Onimusha 4.
 

scharlie

Ei mãe, 500 pontos!
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Pokémon...

As duas primeiras gerações (Red/Blue/Yellow, Gold/Silver/Crystal e remakes) não devem ser consideradas por terem enredo minimalista. É basicamente a história de uma criança que vai explorar o mundo e vencer a Liga Pokémon. Você enfrenta e derrota vilões, que estão interessados em dinheiro e Pokémon raros, mas não há uma situação em que é preciso salvar o mundo.

A partir da terceira geração, os jogos começaram a ter um enredo mais elaborado. Black/White e a sequência tiveram um enredo surpreendentemente decente.

A sexta geração (X/Y) tem um dos enredos mais ridículos que eu já vi em um jogo. O time vilão (Team Flare) é uma piada.

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Os diálogos da tirinha acima realmente estão no jogo. Também há personagens bem irritantes, que são aqueles amigos do protagonista.

X/Y para mim está longe de ser um jogo brilhante. Considero-o um jogo nota 7. Por outro lado, sua média no Metacritic é 87/88 (dependendo da versão).
 

Cantalupo

Bam-bam-bam
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MGSV tem uma das melhores histórias de videogame de todos os tempos, mesmo visivelmente incompleto, eu sinceramente não me lembro de algo atual que seja tão acima da curva, tem alguma coisa aqui e acolá na era PS1 (Final Fantasy Tactics, Xenogears, Vagrant Story), dentro do trabalho do Kojima idem, as evidências que reforçam essa exuberância e criatividade são abundantes. Depois separo uns ensaios pra te mostrar, o negócio é finíssimo :kjoinha


Uma coisa que precisa de registro nesse tópico é que mesmo o mais safado dos roteiros de videogame (Resident Evil, Gears of War, Devil May Cry) é melhor que qualquer filme B de Hollywood, essa impressão de que videogame tem script de filme trash é coisa de gente inexperiente com cinema, ou que julga as historinhas simples e bem amarradas da tela prateada, que poderiam ser escritas por um jovem qualquer num ponto de ônibus, como superiores, só porque têm fraseado coloquial e passam a impressão de naturalidade. Lore em videogames está acima das cenas representadas in vivo, como jogos são muito mais extensos que filme, há que se recorrer a textos e elementos visuais para reforçar as virtudes duma narrativa interativa, a criatividade das histórias de videogame têm uma média maior que as do cinema-padrão.


Assista a essa cena aqui abaixo por exemplo, que é de um filme B “aclamado” dentro de seu nicho, e me diga 5 games Triple A que têm acting e roteiro pior que isso:





O cinema hollywoodiano pipoca (dito blockbuster) é quase todo inferior às boas narrativas de videogame, coisa fácil de ser provada. Quase todo mundo que diz que o padrão de Hollyood em seus respectivos gêneros é melhor que videogame não pode merecer a consideração pra nenhuma opinião, mesmo a relacionada à ração de gado. PT, um tease jogável, tem a história melhor que qualquer filme de terror moderno, literalmente qualquer um, você pode somar as virtudes narrativas de It, Annabelle e Colheita Maldita, e multiplicar por 2, que mesmo assim PT é uma experiência narrativa superior, justamente pela maneira que se vive aquela ficção



Agora estou sem tempo, depois volto ao tópico pra participar decentemente, por enquanto é isso.


PS: vou aguardar de verdade alguém me responder 5 roteiros de games AAA piores que a cena de Jason X que eu separei.


Cara, quem DIABOS aclama Jason X?
Todos os reviews que eu já vi( agora de cabeça só lembro do Cinemassacre) descem o pau sem dó nele.
É completamente irrelevante comparar roteiros entre duas mídias diferentes. Bananas e maçãs.
Se for pra comparar histórias que seja na mesma mídia e de preferencial aquelas que tem algo em comum nos seus objetivos. A história de Devil May Cry é boa? Pra c***lho no que ela se propõe que é ser pano de fundo para um jogo(como as histórias de Doom, Mario, Zelda e sei lá deixa eu ver outro... Banjo e KAzoie)
Agora quando o jogo quer ter arrancar sentimentos na marra, e dá um super importância a sua história é normal que as pessoas esperem mais dela.
Quer ver uma história de vídeo game BOA PRA c***lho que até influenciou cinema e seriados: BIOSHOCK! Fora essa nas boas ainda tem: Thief, Sistem Shock(essa mais derivativa mas, ainda assim ótima), Bastion, Braid, silent hill ( os 3 primeiros).
Dei uma viajada mas, no geral concordo contigo que até hoje as pessoas pagam pau para histórias bem fraquinhas no cinema.

UOU e não esquece de trazer os ensaios fiquei curioso para ler.
 

Majima-San

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Cara, quem DIABOS aclama Jason X?


Eu citei ele porque geral põe enredo de videogame a par com filme B (o que não resiste a 30 segundos de King Kong Escapes, qualquer jogo de orçamento de quinta categoria tem o enredo melhor que esse filme).

Dentro do Cinema B, Jason X é aclamado. A franquia desceu à segunda divisão, e passou de underground à visivelmente trash. Como filme B, ele é dos melhores, certamente está bem à frente dos pastelões do Earnie e do Mr Sardonicus


Digite aí no Google “Jason X is underrated”, aqui eles querem inclusive o pôr pé a pé com o cinema A (o que é um ultraje). Ou vá em qualquer lista de “Best B Movies of all time”, da Paste à Adbusters, e encontre-o elencado.
 


Cantalupo

Bam-bam-bam
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Eu citei ele porque geral põe enredo de videogame a par com filme B (o que não resiste a 30 segundos de King Kong Escapes, qualquer jogo de orçamento de quinta categoria tem o enredo melhor que esse filme).

Dentro do Cinema B, Jason X é aclamado. A franquia desceu à segunda divisão, e passou de underground à visivelmente trash. Como filme B, ele é dos melhores, certamente está bem à frente dos pastelões do Earnie e do Mr Sardonicus


Digite aí no Google “Jason X is underrated”, aqui eles querem inclusive o pôr pé a pé com o cinema A (o que é um ultraje). Ou vá em qualquer lista de “Best B Movies of all time”, da Paste à Adbusters, e encontre-o elencado.
Vou dar uma olha olhada nas lista, mas, olha se digitar com underated tem gente que defende até o Last JEdi =)
Essa foi a lista que veio no google agora de cara:
126352126352
 

Majima-San

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UOU e não esquece de trazer os ensaios fiquei curioso para ler.


O User 38tão colocou alguns ali no post dele, acima, página 2.

Lembrando aos leitores do tópico que não vale dizer “o Kojima nem quis dizer isso nesse jogo, povo viaja, isso é coisa de gente que fica achando chifre onde não tem”.

Como disse o 38tão, “O grande problema é que muitos foram secos a MGSV querendo jogar com o Big Boss, sentir na pele o que é isso. E ao invés disso, Kojima foi mais esperto que isso, ele colocou Big Boss como um vilão de fato ao ter tirado isso do jogador? "Queria jogar na minha pele? Pois bem, eu vou te dar isso, eu vou eliminar a sua memória, sua identidade, seus gostos, seus afetos, e vou colocar os meus em seu lugar. E ah, junto deles vou colocar também todos os meus pecados e pesadelos que me atormentaram durante todos esses anos”

E aqui, “MGSV foi feito para te ludibriar, para você acreditar que está jogando com o Big Boss” , é inclusive um dos motivos de o jogo se chamar The Phantom Pain. Daí, lembro de o Kojima teasando, antes de o jogo lançar, que, em MGSV, veríamos Big Boss enfim transformado num monstro. Alguns jogadores ficaram perguntando, “ué, quéde o Big Boss indo de herói a bandido?”, sendo que o próprio ato de jogar o jogo, e sua reviravolta final, demonstra isso duma maneira muito mais eficaz que qualquer cutscene. Ou seja, foi deliberado pelo Koxa.


Vou dar uma olha olhada nas lista, mas, olha se digitar com underated tem gente que defende até o Last JEdi =)
Essa foi a lista que veio no google agora de cara:
Visualizar anexo 126352Visualizar anexo 126352

Ahahahahahhaha.


Rapaz, tem muita tranqueira aí, viu. Só de lembrar, eu fico querendo pôr a cara pra dentro da camisa de vergonha. O cinema B é todo uma grande comédia, dos filmes de horror aos pornôs. Assisti a alguns aí dessa foto, pode pegar aí qualquer coisa do Suda 51 e tentar achar que é sério (sendo que o objetivo do Suda é ser tosco, portanto ele é exitoso), que mesmo assim é melhor que esses filmes aí, qualquer joguetinho mequetrefe Walking Simulator feito por 2 caras num porão, Dear Esther, Gone Home, Everybody’s Gone to the Rapture, tem a história 500 mil vezes melhor que qualquer filme desses aí desse print. Indies, Iconoclasts, Hollow Knight, Ori, humilha completamente em qualidade narrativa, duma forma tão acima, que a mera menção me dá vergonha de estar discutindo algo tão óbvio.

Por isso eu digo: quando você escutar alguém dizer que qualquer história de filme B é melhor que qualquer história de qualquer videogame, mesmo a melhor, não confie em qualquer outro argumento desse indivíduo, mesmo que ele queira discutir sobre o jeito certo de passar um pano no chão, esse aí é um cara que não manja do que está falando de fato.
 

Planetfall

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Jogabilidade de AC Odyssey é de normal pra ruim e o combate é tosco. Conseguiram copiar até os piores defeitos de TW3, ô cópia bem feita. Joguei umas 15 horas e já deixei de lado, somando os problemas de cima junto à uma exploração sem graça e missões repetitivas, acho que fiz o certo.
 

Cantalupo

Bam-bam-bam
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"Por isso eu digo: quando você escutar alguém dizer que qualquer história de filme B é melhor que qualquer história de qualquer videogame, mesmo a melhor, não confie em qualquer outro argumento desse indivíduo, mesmo que ele queira discutir sobre o jeito certo de passar um pano no chão, esse aí é um cara que não manja do que está falando de fato."


Diz com razão. Eu já vou além comparar histórias entre mídias é atestado de não ter a menor ideia do que está falando.
 

Cantalupo

Bam-bam-bam
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Tantos...

Mas o mais atual que eu joguei...DOOM Eternal. aliás...um jogo fenomenal.

Tá...DOOM é um jogo que nunca teve "história", mas o nível de supremacia que elevaram o gameplay em Eternal é contrastante com o lero-lero que inventaram sobre o DOOM GUY, e a origem de exploração do inferno.

O "inferno" mesmo coitado...antes o "vilão" do jogo...se tornou um mero pau mandado...adivinha de quem? Do céu! E quem é o "céu"? Uma entidade alienígena! AAAAAAHHHHH!!!!!

Và pra putaquepariu...só não ganha do TLOU2 porque pelo menos você dá risada e não fica com depressão.
PErai que tem os 7 LOrdes do inferno que nem aparecem no jogo, eles tem uma aliança com KHAN Maker. A sei lá tu ta sendo muito duro com a história , é legalzinhos que eles tentaram juntar tudo numa galhofa só, inclusive com o Doom Guy falando ( RIP AND TEAR) ahahahahahahahaahahahahahahaha
Mas o "quarto" do Doom guy na fortaleza é tão ruim que fica bom hahahahahahahahaha
 

Omega Frost

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Nota do "público" onde?
Jogo tem 30 horas. 2 horas após o lançamento já tem 300 "reviews" com nota 0 kkkkkkk
Troca o disco meu caro porque o jogo já saiu há mais 30 horas e tem muita gente não gostando :klolwtf

Quem está jogando sabe que é um trabalho extraordinário como jogo. Como história aí sim pode dividir. Eu mesmo não gostei.
História é parte do jogo e cada um opina que quiser. Tecnicamente pode ser extraordinário, mas como jogo pode não ser pra qualquer um.

Maioria acéfala é essa massa "gamer" da geração YouTube/redes sociais/tretinha de hoje em dia.
Não é minha opinião: entra em qualquer jogo online que você vai ver o nível de degeneração dessa gente. Só dá criança barbada comedora de mães alheias.
Concordo, especialmente porque não invalida o que eu falei.
 

Lord Atma

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Aliás...
Qualquer jogo que vc precise de uma fonte extra para explicar ou complementar, tem a história ruim.
FFXV é outro ótimo exemplo disso.
Então vc acha os soulsborne uma b*sta.

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Lord Atma

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Acho que ele falou de FFXV por causa do anime/filme.

Nos Soulsborne não tem dessas coisas. Lore está toda no jogo.
Pior que não. Muita coisa só dá pra ter certeza nos handbooks.
Mas enfim esqueci desse lance do ffxv.

A princípio ff7r segue pelo mesmo caminho.

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DarkMorten

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como eu sou um jogador mais game play, mais jogabilidade, história não é algo que eu dou lá tanta importância num jogo

tipo, não que eu ignore, mas é que, se o gameplay "carrega sozinho" o jogo, pra mim tá bom

se é tudo homogêneo, ótimo, mas se for pra ter uma coisa que se destaque, que seja o gameplay

enfim, dito isso

Phantom Pain é meio b*sta a história, Metal Gear Rising também, os NInja Gaidens do Itagaki tb não são lá uma história "ò que foda"
Street Fighter tb tem história meio b*sta mas gosto da série

eu gostava da história de Mortal Kombat, mas o Ed Boon rebootou e tá fazendo questão de piorar ela toda, e o gameplay não se salva :klol

SOTN tb acho histórinha boboca, mas gosto pra caramba do jogo

enfim, se pensar mais, consigo mais exemplos
 

Kimer

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Aliás...
Qualquer jogo que vc precise de uma fonte extra para explicar ou complementar, tem a história ruim.
FFXV é outro ótimo exemplo disso.
Eu também penso assim. Os jogos da série Halo são ótimos exemplos disso. Não basta só joga los para compreender a lore, é necessário ler milhões de livros sobre a série.
 
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LANTIS!

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Mas de excelente não tem nada na jogabilidade de AC :klolz

Não mesmo!
Mas citei ele só pra não ser mais um tópico de TLOU2...


Então vc acha os soulsborne uma b*sta.

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FFXV vc precisa assistir o anime, jogar o cap XIII v2, enfrentar os novos chefes pós Royal Edition e jogar as DLCs individuais para entender um mínimo da história e motivações de cada personagem.
Talvez vc não o tenha jogado pra fazer essa comparação...

E nenhum jogo da From é um primor no quesito jogabilidade e nem por isso acho qualquer um deles "b*sta", muito pelo contrário, eu curto!
Todos possuem bugs que afetam o gameplay e a história é bem simplista, sendo enriquecida mais por quem tem paciência de ligar informações pingadas de descrições de um item com outro, com uma fala de um NPC e mais um monte de suposições.
O sucesso se deu mais pelo desafio do que qualquer outro aspecto
 
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JANDRADE

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Mas como o tópico fala justamente o contrário: FFVII por exemplo além de ser legal, surfou muito na diferença técnica possível com o PS1, mas a história (de todos os FF alias, exceto o tactics) é sofrível: sempre o adolescente rebelde que salva o mundo, duhhhh.
História FFVII >>>>>>>> Qualquer jogo da atual geração

Os RPG´s da era PS1 foram o ápice em histórias, não eram só os personagens ou os acontecimentos que eram bons, mais os mundos e as mitologias desses jogos eram enormes e interessantes, são muitos poucos os jogos atuais que conseguem fazer isso( Persona 5 e The Wicther 3 por exemplo).

Jogo bom com história ruim tem Mortal Kombat, jogos de luta normalmente tem história ruim, mais Mortal Kombat é um desastre e uma bagunça.
 

gamermaniacow

Togges
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Só é história ruim se o jogo se comprometeu a entregar uma história e falhou miseravelmente.

Vi comentarem do Mario e dos jogos da Nintendo. Seria injusto com esses jogos considerar ruim, se o que eles se comprometem a fazer funciona muito bem. Nem todo jogo precisa de história elaborada. Faria sentido se reclamassem de jogos como Paper Mario e Mario & Luigi onde a história tem um espaço mais fundamental na experiência.

Falado isso, minha contribuição com o tópico:

Acho que todos os ACs depois do 3 se enquadram nesse aspecto.
 
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Eu citaria o path of exile, a história eu nunca li direito, mas o gameplay tb ferra tudo com lag, servidor ruim, desempenho cagado com computador bom. Eu tb não tenho paciência de colecionar 10 mil orbs um por um, haja tempo pra jogar tanto.

Q tipo de jogo tem uma história linda mas um gameplay lixo? Acho q o Philosoma entra aqui. Tem uma história legal pra um jogo de naves, mas o gameplay é pior do q R-Type. Lançaram uma continuação da história como jogo de terror q eu nunca vi.

O FFVII e o VIII tem uma história complexa, mas aquelas batalhas aleatórias são insuportáveis pros padrões de hoje. O VIII eu não gostei da troca de mana por "munição de magia". O X eu nunca joguei, mas só de ver aquelas batalhas onde vc dá 99.999 de dano 10x e ainda não acabou, parece tão entediante o jogo todo.

Dungeon Siege eu achei muito mais simples de jogar do q Diablo 2, mas a história eu nem li. Vc pode jogar e zerar sem ler nada. O Path of exile tb é assim, vc pode fazer tudo no jogo sem saber nada da história.

Jedi Academy tinha animações e combate avançados pra tecnolgia de 2002. Mas a história era só um enfeite. Tinha fases só de filler, não contribuía em nada.
 
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Cantalupo

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Então vc acha os soulsborne uma b*sta.

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Dark SOuls tem uma coisa de história que vários jogo não estão perto que contar vários contos através do ambiente, como a história do Iron Tarkus.
Eu adoro quando contam histórias no gameplay como Em RE 7 que vc( o etahn no caso) passa de um cara indefeso para um badass que sai fodendo coms os zumbi de lodo e com a familia toda e como o Jack passa de escroto-terminator para patético para um cara que dá até pena.
 

Trezoitao38

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Dark SOuls tem uma coisa de história que vários jogo não estão perto que contar vários contos através do ambiente, como a história do Iron Tarkus.
Eu adoro quando contam histórias no gameplay como Em RE 7 que vc( o etahn no caso) passa de um cara indefeso para um badass que sai fodendo coms os zumbi de lodo e com a familia toda e como o Jack passa de escroto-terminator para patético para um cara que dá até pena.

Idem para Dark Souls 1. Você é um zero à esquerda no início do jogo e tem um carinha ali que acha que vai dar conta do recado, mas acaba se fodendo, perde a luta contra o Asylum Demon e acaba te dando o estus flask. E depois quando você volta lá, ele mal agradecido, já como um fantasma, acha que dá conta de vencer.
 

Cantalupo

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Tá doido? R-Type é o melhor game do gênero. É um gameplay simples, mas não ruim, longe disso.
Yup, bom pacas. Bullet hell é um tipo de jogo em que realmente tem que mando GET GOOD pro pessoal que reclama. Eu adoro enter the gungeon mas, sou a maior b*sta nele hahahahaha ( principalmente por que fui burro por muito tempo e joguei com o teclado e mouse um jogo de controle.
 

Azeon

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Mas eu falo de jogo que pelo menos tenta (e falha) em contar uma história
Mas nenhum jogo da Nintendo falha em contar histórias, pelo contrário, eles acertam demais em contar a história, só que é sempre a mesma e ela é simples demais (mais um motivo pra não falhar).

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