O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Se referir a alguém como esforçado é um insulto?

Thomas Shelby

Bam-bam-bam
Mensagens
2.249
Reações
4.945
Pontos
353
Recentemente um professor me disse que estava contente pq eu sou bem esforçado.

Eu fiquei puto de ouvir isso, pq pra mim equivale a dizer que sou burro. Porém já vi no meu face uma mãe de uma mina bem inteligente (passou em med na federal) elogiar a aprovação da filha no vestibular com esse pseudoelogia "esforçado". E não usou em nenhum momento as palavras inteligente, aplicado, dedicado...

Pra mim esforçado é tipo simpático, bonita de rosto, engraçadonho, beleza exótica kkkk.

E pra vcs?
 

Ex-peão louco

Mad Spy
VIP
Mensagens
5.825
Reações
10.945
Pontos
503
Brasileiro geralmente se incomoda com isso, como se se esforçar pra conseguir algo fosse ruim. Bom é conseguir na malandragi, sem tirar a bunda do lugar.
Isso é da cultura, pelo que já vi.

Ao mesmo tempo, chamar a própria filha de inteligente pode ser visto como soberba e falta de humildade.

Então sempre terá a discussão. Acho que vai de cada um. A menina que passou pra medicina: ela deve ser inteligente, mas sentou a bunda e estudou (aka se esforçou).

Eu não acharia ruim de ser chamado assim se eu estivesse me esforçando de fato. E assumo ter tido sorte tbm quando a pessoa vem me elogiar mas eu dei sorte. Não vejo pq me gabar de coisas assim, sei lá.

Olhando em retrospecto, as minhas maiores conquistas vieram de suor. As por "sorte" ou não duraram muito, ou eu já até esqueci, talvez por não valorizar tanto.
 
Ultima Edição:

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.160
Reações
14.913
Pontos
503
Cara, acho que na maioria das situações é um bom elogio. "Esforçado" é praticamente o contrário de preguiçoso, vadio, etc.

Muitas conquistas só vêm depois de muito esforço, então "esforçado" pra mim é algo bom.

Claro, tem casos onde a pessoa, por exemplo, fracassa em algo e daí falam que ela ao menos foi esforçada, como um elogio de consolação, mas ainda assim não vejo como um insulto.
 


Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Isso vai depender do ego de cada pessoa e da situação. Como muitos consideram a palavra "esforçado" como se a pessoa não tivesse conseguido tal feito se não lutasse por ele.

O curioso que você se esforçar por algo não é demérito e não diz que a pessoa não era "inteligente" sem isso. Só mostrou que a "preserverança" da mesma ajudou em tal quesito.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.172
Reações
106.764
Pontos
1.824
Não gosto de dar e nem receber "Bom Dias" (não dei essa intimidade a ninguém) e não gosto desse "elogio", eu nunca falei que fulano era "esforçado", para alguém vir falar esse negócio pra mim.
Prefiro que não falem nada, cada um na sua.
 

A Voz do Polvo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.618
Reações
17.924
Pontos
749
Na maioria dos casos considero como elogio.

No caso de professor e aluno... sei lá... depende muito. Faça uma auto-avaliação: vc compreende bem o conteúdo? Acha que seus colegas se saem melhor do q vc? Vc acha q é capaz? Ou vc acha que é ajudado pelo seu professor?

Esforçado não necessariamente possui uma carga semântica pejorativa.

Existe o famoso caso do: "fulano é caso perdido, mas vem pras aulas, faz os trabalhos, dá o seu melhor. É esforçado." Aí é triste... hahaha

Mas tem o esforçado daquele cara que estuda, que não fica procrastinando, que tem objetivos... vejo como algo positivo.

Veja com qual se identifica.
 

Cruscotto

Bam-bam-bam
Mensagens
4.109
Reações
7.859
Pontos
303
Não gosto de dar e nem receber "Bom Dias" (não dei essa intimidade a ninguém) e não gosto desse "elogio", eu nunca falei que fulano era "esforçado", para alguém vir falar esse negócio pra mim.
Prefiro que não falem nada, cada um na sua.
Ué.. quem te da bom dia não está sendo íntimo, tá tentando ser educado. Sempre que passam por mim sem cumprimentar ja acho que a pessoa é meio retardada, principalmente se for no trabalho..

Quando estranhos fazem ja vejo essa pessoa como educada, dar aquela topada de olho e não cumprimentar é cringe demais
 

ᴇʟʏsɪᴜᴍ

Zima Blue
VIP
Mensagens
28.688
Reações
57.281
Pontos
1.003
Depende, mas não deveria ser. Acontece que a maioria de nós é condicionado a ter um ego um pouco maior do que nós mesmos. As pessoas querem ser admiradas e reconhecidas, então é bem comum que elas encontrem algum motivo para se verem como acima da média ou até gênios, quando algo como genialidade é raríssimo. Então considerando que a maioria das pessoas são só medianas, ser alguém muito esforçado é um grande diferencial, e pode até te colocar acima da tal média, dependendo do objetivo.
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.604
Reações
6.283
Pontos
703
Depende do contexto
Exatamente, depende do contexto.

Se você é um aluno que tira notas boas em todas as disciplinas, "esforçado" quer dizer que é um bom aluno.

Agora, se você é um aluno que vem tirando notas ruins, tipo seis, e o professor te chama de esforçado, quer dizer que para você conseguir o seis que é o mínimo você se esforçou, pois é burro e ou não gosta de estudar.
 

Soldado!

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.729
Reações
18.642
Pontos
744
Recentemente um professor me disse que estava contente pq eu sou bem esforçado.

Eu fiquei puto de ouvir isso, pq pra mim equivale a dizer que sou burro. Porém já vi no meu face uma mãe de uma mina bem inteligente (passou em med na federal) elogiar a aprovação da filha no vestibular com esse pseudoelogia "esforçado". E não usou em nenhum momento as palavras inteligente, aplicado, dedicado...

Pra mim esforçado é tipo simpático, bonita de rosto, engraçadonho, beleza exótica kkkk.

E pra vcs?
Pessoal BR é tão vagabundo e metido a malandro no geral que chamar alguém de "esforçado" é um dos maiores elogios que se pode dar.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.172
Reações
106.764
Pontos
1.824
Ué.. quem te da bom dia não está sendo íntimo, tá tentando ser educado. Sempre que passam por mim sem cumprimentar ja acho que a pessoa é meio retardada, principalmente se for no trabalho..

Quando estranhos fazem ja vejo essa pessoa como educada, dar aquela topada de olho e não cumprimentar é cringe demais


Ué, as pessoas não podem ter a opção em ficarem caladas?
"Cada um no seu quadrado", já fui bem adestrado para responder "Bom Diiiaaa" para parecer educado, o problema é que não quero parecer nada a ninguém, e não me importa se o a pessoa pensa que sou um cavalo, só não vou responder "Bom Dia" por não me sentir a vontade de falar isso, ainda mais para quem nem conheço, ainda mais para "mostrar educação" (não quero mostrar nada), soa como hipocrisia.
 

Loflite

Bam-bam-bam
Mensagens
2.805
Reações
3.342
Pontos
453
Isso é bom colega, ele tá falando que tu tem base e coerência pra conseguir seja lá o que tu for conseguir e se incomoda caso não consiga.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.172
Reações
106.764
Pontos
1.824

Quero ver o dia que o zezinho pegar uma leva de sobrecarga de serviços de gente folgada, ainda ficar estressado para tentar dar conta disso (sem ganhar nada mais por isso), quero ver se fulano vai gostar de escutar um "zezinho é esforçado". :viraolho
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
Eu fico um pouco frustrado se me chamam de inteligente (dependendo do contexto), ou de talentoso ou whatever.

Porra, ralei pra c***lho pra conseguir fazer alguma coisa e todo o esforço é reduzido a qualidade inata.

Obviamente que não fico bravo com ninguém por isso, as pessoas falam com boa intenção. Seria como eu me irritar por alguém falar "Graças a Deus" por algo que eu tenha feito.

Mas, claro, existe contexto. Dá pra usar "esforçado" como insulto.
 
Topo Fundo