O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Já botou a peruca de palhaço?] Juízes, congressistas e militares são poupados de proposta de reforma

Douglas-as

Bam-bam-bam
Mensagens
2.133
Reações
8.478
Pontos
453
Juízes, congressistas e militares são poupados de proposta de reforma

Congresso terá que decidir inclusão, proposta foi apresentada nesta 5ª.

A proposta de reforma administrativa do governo Bolsonaro deixou de fora os futuros membros do Legislativo, do Judiciário e do Ministério Público, como juízes, congressistas e procuradores.

Novos militares também ficarão de fora.

De acordo com o texto apresentado pela equipe econômica nesta 5ª feira (3.set.2020), a proposta de emenda à Constituição atinge apenas os servidores, analistas e técnicos desses Poderes – que normalmente têm remuneração mais baixa. Para o governo, cabe ao Congresso decidir se corta benesses dos outros membros da União.

“Constitucionalmente, o chefe do Poder Executivo não pode propor normas de organização de fora dos seus respectivos membros. Uma eventual inclusão deles depende de que cada Poder faça uma proposta ou que a nossa proposta seja ampliada, mas essa decisão cabe ao Congresso”, explicou o secretário especial adjunto de Desburocratização, Gleisson Rubin.
Já para os novos servidores, a reforma administrativa propõe o fim da estabilidade e a eliminação de diversos benefícios. Eis a lista de algumas mudanças:
  • férias: ficam proibidos mais de 30 dias por ano;
  • redução de jornada: condiciona à diminuição do salário;
  • promoções: acaba com o adicional por tempo de serviço;
  • licença-prêmio: será eliminada;
  • cargos de confiança: impede acumular adicional com o salário. Vale também para funções comissionadas;
  • aposentadoria: será obrigatória quando o empregado público completar 75 anos;
  • punição por aposentadoria compulsória: acaba;
  • indenizações: acaba com parcelas indenizatórias sem previsão legal;
"Reforma", mas só pro afegão médio concurseiro...

Obs: Deixo bem claro que, sempre fui a favor das reformas. Mas de reforma de verdade que incluísse a parasitada toda, principalmente juízes que ganham aqueles salários astronômicos.

Fonte: https://www.poder360.com.br/economi...ilitares-sao-poupados-de-proposta-de-reforma/

4dqwb4.jpg
 

Douglas-as

Bam-bam-bam
Mensagens
2.133
Reações
8.478
Pontos
453
Querem preservar os privilégios justamente da casta do funcionalismo público que mais concentra privilégios.

Coerente.
Isso não é reforma nem aqui nem na China meu chapa. Nem parece que temos um liberal como ministro. Ou Bonoro foi coagido pelo centrão/milicos à forçar o Guedes a tirar esse pessoal da reforma (o que é o mais provável).
 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
punição por aposentadoria compulsória: acaba;
Eu já tinha dado um "KKKKKKK" quando o @Elijah Kamski postou no tópico do concursos, pois já saberia que isto é só para os piões. Se bobear até a carreira policial terá estará fora. Então aquele PM folgado que deu um tapa em você, seguramente estará "afastado" em casa ganhando no 1º dia útil.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Eu já tinha dado um "KKKKKKK" quando o @Elijah Kamski postou no tópico do concursos, pois já saberia que isto é só para os piões. Se bobear até a carreira policial terá estará fora. Então aquele PM folgado que deu um tapa em você, seguramente estará "afastado" em casa ganhando no 1º dia útil.
Sim, a reforma vai ferrar mesmo os servidores menos famosos, especialmente na estabilidade. A questão vai ser mais sobre o valor dos iniciais de cada carreira e da progressão salarial.

Lembrando que juiz nem é estabilidade, e sim algo pior: vitaliciedade.
 


Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Sim, a reforma vai ferrar mesmo os servidores menos famosos, especialmente na estabilidade. A questão vai ser mais sobre o valor dos iniciais de cada carreira e da progressão salarial.

Lembrando que juiz nem é estabilidade, e sim algo pior: vitaliciedade.
Ou seja, desembargador vai ficar sussa em poder andar se máscara e ainda mandar o guardinha tomar no cool. :klol
 

Douglas-as

Bam-bam-bam
Mensagens
2.133
Reações
8.478
Pontos
453
Eu achava que incluindo os juízes poderia acabar com essas bizarrices abaixo, mas seria muita inocência da minha parte acreditar nisso né?



 

Dr. Pregos

Xbox Power!
Mensagens
25.066
Reações
98.628
Pontos
1.253
Eu achava que incluindo os juízes poderia acabar com essas bizarrices abaixo, mas seria muita inocência da minha parte acreditar nisso né?

Juiz ganhando mais de 500mil em um mês é de fazer até o Elon Musk sentir inveja.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.924
Reações
52.308
Pontos
1.564
A forma que montaram essa estrutura de governo + funcionarismo público aqui no Brasil é escandalosamente filha da put*... e as únicas pessoas que podem mudar isso são as que montaram esse esquema e lá estão.

Não tem saída.

E quem entra - ou se considera na iminência de entrar - no esquema já começa a defender desde cedo, a capacidade de racionalização do ser humano é bagulho impressionante.
 

PhylteR

F1 King
GOLD
Mensagens
33.628
Reações
38.930
Pontos
2.069
Quem mais tinha que perder privilégio porque já tem em excesso não vai perder nada :klolwtf
É tipo a reforma da previdência. Não tirou privilégio de ninguém, até porque os mais afetados são os mais fodidos.

Mas que gastaram uns bons milhões em propaganda pra dizer que estavam cortando privilégios, isso gastaram...
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.725
Reações
14.821
Pontos
503
Os militares, mais precisamente, o alto oficialato, sempre esteve na elite da sociedade. Envolvidos nos golpes de 1889, 1930, 1945 e 1964. Todos vinculados às famílias mais aristocráticas de seus estados de origem: Gois Monteiro, Cardoso, Osório, Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto, Mascarenhas de Morais, Hermes da Fonsceca, Castello Branco... isso sem falar daqueles do tempo do Império...

Totalmente compreensível que os militares tenham seus privilégios mantidos.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
“Constitucionalmente, o chefe do Poder Executivo não pode propor normas de organização de fora dos seus respectivos membros. Uma eventual inclusão deles depende de que cada Poder faça uma proposta ou que a nossa proposta seja ampliada, mas essa decisão cabe ao Congresso”

Já tá respondido.

O ponto dos militares, contudo, é válido pois está no guarda-chuva do Executivo.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Já tá respondido.

O ponto dos militares, contudo, é válido pois está no guarda-chuva do Executivo.
Nao dá pra judiciário propor pec. E o STF já decidiu que não tem iniciativa privativa em PEC


"É possível que emenda à Constituição Federal proposta por iniciativa parlamentar trate sobre as matérias previstas no art. 61, § 1º da CF/88. As regras de reserva de iniciativa fixadas no art. 61, § 1º da CF/88 não são aplicáveis ao processo de emenda à Constituição Federal, que é disciplinado em seu art. 60. STF. Plenário. ADI 5296 MC/DF, Rel. Min. Rosa Weber, julgado em 18/5/2016 "
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
Nao dá pra judiciário propor pec. E o STF já decidiu que não tem iniciativa privativa em PEC


"É possível que emenda à Constituição Federal proposta por iniciativa parlamentar trate sobre as matérias previstas no art. 61, § 1º da CF/88. As regras de reserva de iniciativa fixadas no art. 61, § 1º da CF/88 não são aplicáveis ao processo de emenda à Constituição Federal, que é disciplinado em seu art. 60. STF. Plenário. ADI 5296 MC/DF, Rel. Min. Rosa Weber, julgado em 18/5/2016 "

Sim. Da mesma forma que não dá pro Executivo mexer nas carreiras dos outros poderes.

Exatamente por isso que a PEC versa sobre diretrizes gerais e mexe no Executivo enquanto cada Poder vai mandar a sua lei mudando as suas carreiras.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Sim. Da mesma forma que não dá pro Executivo mexer nas carreiras dos outros poderes.

Exatamente por isso que a PEC versa sobre diretrizes gerais e mexe no Executivo enquanto cada Poder vai mandar a sua lei mudando as suas carreiras.


Por PEC dá, porque não existe iniciativa exclusiva.

Por exemplo, essas férias de 30 dias limitado, nada impedia que abrangesse os juízes
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
Por PEC dá, porque não existe iniciativa exclusiva.

Por exemplo, essas férias de 30 dias limitado, nada impedia que abrangesse os juízes

Se o Executivo manda isso, a mão da ADIN procedendo no STF chega a tremer :klolz


O que você espera só pode ser obtido por ditadura ou um novo ordenamento jurídico. Com o atual, é isso ae que tem.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Se o Executivo manda isso, a mão da ADIN procedendo no STF chega a tremer :klolz


O que você espera só pode ser obtido por ditadura ou um novo ordenamento jurídico. Com o atual, é isso ae que tem.
Vai ter adin de qualquer forma, isso não dá para escapar.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
Bem, o não ele já tem... Pelo menos a batata quente ficaria com o STF, e não com ele

Quando o Executivo cogitou mexer no orçamento dos outros poderes na proposta da LOA, lá em 2017, na mesma tarde chegou uma comunicação do Presidente do STF e Presidente do Congresso relembrando da Independência dos Poderes.

Fonte: colega minha do departamento que lida com a elaboração do PLOA no então Min. da Fazenda


Não tem nada a ganhar. 0.

O Executivo fazer a própria reforma já é uma mensagem bem mais polida para os demais, basta a população cobrar.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Quando o Executivo cogitou mexer no orçamento dos outros poderes na proposta da LOA, lá em 2017, na mesma tarde chegou uma comunicação do Presidente do STF e Presidente do Congresso relembrando da Independência dos Poderes.

Fonte: colega minha do departamento que lida com a elaboração do PLOA no então Min. da Fazenda


Não tem nada a ganhar. 0.

O Executivo fazer a própria reforma já é uma mensagem bem mais polida para os demais, basta a população cobrar.
A população não vai fazer nada, a população esperou que o Bolsonaro lutaria contra essas coisas.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.138
Reações
172.573
Pontos
1.714
A população não vai fazer nada, a população esperou que o Bolsonaro lutaria contra essas coisas.

Lutar contra essas coisas é bem diferente de passar por cima da CF.


Ou você quer que o Bolsonaro seja um ditador e dê um golpe pra fazer essas coisas (eu conheço gente que pensa assim), ou você só quer ver o circo pegar fogo sem nenhum resultado prático.


Dá pra cobrar um monte de coisa dele mas nesse ponto em específico, não rola. Salvo se você tinha a expectativa de que ele desse um golpe para isso.
 

Gattuso

Lenda da internet
VIP
Mensagens
24.821
Reações
21.187
Pontos
1.719
Lutar contra essas coisas é bem diferente de passar por cima da CF.


Ou você quer que o Bolsonaro seja um ditador e dê um golpe pra fazer essas coisas (eu conheço gente que pensa assim), ou você só quer ver o circo pegar fogo sem nenhum resultado prático.


Dá pra cobrar um monte de coisa dele mas nesse ponto em específico, não rola. Salvo se você tinha a expectativa de que ele desse um golpe para isso.

Mas que salto, cara. Onde eu falei isso? Ele PROPOR incluir o judiciário na reforma seria dar uma de ditador?

E, como eu já falei, o próprio STF já considerou constitucional emenda de iniciativa do legislativo que mexeu no poder executivo, dizendo expressamente que as limitações de iniciativa de lei NÃO se aplicam a emendas à constituição federal.

O STF poderia rejeitar, mesmo assim? Claro, mas onde está o passar por cima da constituição propor algo assim?

Como eu disse, é um escárnio, porque deixa intocável os mais privilegiados, e os militares, que acabaram que ser beneficiados na reforma da previdência.

E isso é tão papo (e não sei se você está caindo na narrativa, ou é de propósito), que é impossível o judiciário propor uma emenda à constituição. Se for por aí, todo o regime jurídico deles seria congelado (sendo que já houve diversas mudanças ao longo dos anos, vide emenda 45)
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
Lutar contra essas coisas é bem diferente de passar por cima da CF.


Ou você quer que o Bolsonaro seja um ditador e dê um golpe pra fazer essas coisas (eu conheço gente que pensa assim), ou você só quer ver o circo pegar fogo sem nenhum resultado prático.


Dá pra cobrar um monte de coisa dele mas nesse ponto em específico, não rola. Salvo se você tinha a expectativa de que ele desse um golpe para isso.
Eu só discordo que precisa torcer para ele ser ditador para isso.

Eu queria que ele colocasse para deixar a batata quente na mão dos outros. Ele ia perder capital com os políticos ? Com certeza, mas EU votei nele esperando que ele fosse para cima desse pessoal mesmo (Sem falar de ditadura, só mesmo de peitar).
 

Baralho

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
9.179
Reações
32.425
Pontos
503
Isso se chama pragmatismo.

Ou não sabe que se o governo federal apresenta uma proposta de reforma tesourando STF e congresso, ia parar não só nos vetos na câmara e senado, como criar mais tensão do Planalto com poderes que mandam mais que ele, segundo a cf de 1988?

Melhor fazer essa reforma, com atraso aliás, do que a pretexto de não enfrentar os donos do poder de vetar (legislativo e judiciário) e os donos das armas (militares), se deixar mais uma vez fazer o que o Brasil já deveria ter feito.
 

♈he Øne

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.576
Reações
24.052
Pontos
503
Isso se chama pragmatismo.

Ou não sabe que se o governo federal apresenta uma proposta de reforma tesourando STF e congresso, ia parar não só nos vetos na câmara e senado, como criar mais tensão do Planalto com poderes que mandam mais que ele, segundo a cf de 1988?

Melhor fazer essa reforma, com atraso aliás, do que a pretexto de não enfrentar os donos do poder de vetar (legislativo e judiciário) e os donos das armas (militares), se deixar mais uma vez fazer o que o Brasil já deveria ter feito.
Enquanto isso continuamos a sermos assaltados pela elite do funcionalismo público quietinhos ?
 

redfield jr.

We are the Champions
Mensagens
19.296
Reações
29.632
Pontos
1.064
Por mais que as explicações do pessoal tenham sentido, também faço parte do grupo que acha que o Executivo teria que mandar uma Reforma Administrativa que englobasse todo mundo. Fosse barrada (ou pontos dela fossem tirados) era só apontar para eles e dizer "Minha parte eu fiz, se virem com eles agora".

Neste caso, fico com a tese do user que disse que essa reforma é mais desejo do Guedes, pois pelo histórico do Bolsonaro como congressista, essa reforma nem existiria.

“Constitucionalmente, o chefe do Poder Executivo não pode propor normas de organização de fora dos seus respectivos membros. Uma eventual inclusão deles depende de que cada Poder faça uma proposta ou que a nossa proposta seja ampliada, mas essa decisão cabe ao Congresso, explicou o secretário especial adjunto de Desburocratização, Gleisson Rubin.

Por emenda à PEC, né?

Mesmo que seja uma batalha "perdida", vamos ver (ou não) mais uma vez se o NOVO é realmente NOVO.
 
Topo Fundo