Depois da última atualização que teve no gamepass comecei a ter o problema que todo mundo estava relatando que até então não havia me acometido, que era stutter em alguns locais ao apertar shift. Queria poder voltar pra versão anterior.
Sobre o jogo em sí, estou achando bem melhor que o segundo. Apesar da estória e dos personagens estarem mais exagerados/caricatos, estou achando bem mais interessante que o primeiro. Estou gostando do combate, tem uma variedade boa de inimigos(que são bem diferentes entre sí) e os cenários até agora todos tem mais de uma maneira de progredir. O level design no geral está bem decente.
Quanto aos sistemas de RPG, estão satisfatórios, tem bastante skillchecks espalhadas pelos mapas, e a maioria faz sentido dentro do contexto(ex. hackear o computador do Valory dentro da mansão do patriarca exige um nível alto de nerd stuff), apesar de nem sempre a recompensa ser equivalente ao nível de dificuldade. Nas minhas primeiras 7-10 horas(não costumo contar horas, então é uma estimativa bem duvidosa) comecei o jogo umas 5 vezes com personagens novos, só pra testar builds diferentes(em dois desses recomeços eu já havia completado a primeira missão principal de colorado springs no garden of gods). Isso é um bom sinal e normalmente prova da qualidade de um RPG.
Quanto às facções, até agora ainda não cheguei num ponto em que se possa notar algum benefício ou malefício claro em ajudar uma ou outra facção, mas o jogo te obriga a fazer escolhas com algum impacto numa frequência razoável(ex. na última escolhí ajudar as 100 famílias prendendo a Mamma Cotter e perdí bastante reputação com os refugiados). No entanto, uma coisa que notei é que há bastante reatividade nos diálogos, embora apenas "estética"(até agora). Por exemplo, quando você é um desconhecido, o pessoal em Broadmoor Heights dá uma cagada bonita pra você. Quando passa a ser adorado, todos começam a agradecer e tecer elogios, exceto alguém que você tenha prejudicado, o que mostra atenção aos detalhes nessa parte, já que a reatividade não se limita só às facções mas também se estende a personagens individuais, e surge até quando você não espera(como o Brygo me agradecendo por salvar o dono da loja de roupas no começo do jogo). No geral a reatividade nos diálogos está bem presente no jogo, mais do que normalmente se vê em cRPGs(especialmente os atuais) e de uma forma bem feita, o que é ótimo pois dá impacto às suas decisões e sentimento de recompensa pelos feitos, além de acrescentar à atmosfera ao conferir verossimilhança ao mundo do jogo.
Dito isso, o jogo sofre de alguns problemas técnicos. Além dos stutters(que não havia vivenciado até a ultima atualização), há problemas com loadings entre as áreas e ao carregar um save(até no meu 970 evo existe uma demora consideravel pra carregar) e continuo achando a UI ruim para navegação com mouse e teclado, há um delay chato para as tooltips aparecerem e nas descrições mais longas a rolagem é bem ruim. Essa última parte talvez seja corrigível, mas os loadings pode ser uma limitação da engine, já que é algo muito comum em jogos feitos utilizando Unity.