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Data de lançamento: 28 de agosto de 2020
Desenvolvedora: inXile Entertainment
Distribuidora: inXile Entertainment
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Mac e Linux
Desenvolvedora: inXile Entertainment
Distribuidora: inXile Entertainment
Plataformas: PlayStation 4, Xbox One, Microsoft Windows, Mac e Linux
Após 5 anos de espera (se contarmos desde a Director's Cut), a franquia de RPG isométrico com combates táticos por turnos dará as caras novamente no dia 28 de agosto de 2020.
"Mas o que é esse tal de Wasteland?"
Bom, se você viveu em uma caverna nos últimos 6 anos, farei um apanhado sobre a franquia, começando logicamente do começo.
Bem antes de termos à nossa disposição todo o poder de processamento gráfico dos quais somos rodeados hoje em dia, em uma época que ter um simples computador de mesa cuja resolução do monitor era pior que a visão daquele seu tio avô chato que vive pisando no calcanhar das pessoas na fila do banco, era luxo. Em uma época muito, muito antes de termos a famigerada guerra de consoles que ironicamente é promovida somente entre os fãs mais abitolados de cada máquina... tínhamos Wasteland.
Em 1988 era lançado um jogo de RPG isométrico e tático para computador (ou o mais próximo que tínhamos de um desktop para a década de 80). O game que futuramente seria a grande fonte de inspiração para a criação dos primeiros Fallouts, também tinha um enredo muito similar ao seu sucessor.
"O ano é 2087, oitenta e nove anos após uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e a União Soviética, que transformou vastas extensões da Terra em um terreno baldio infernal, onde a sobrevivência é uma luta diária contra a sede, a fome, as consequências da radiação, os assaltantes, e é claro, os mutantes... sempre os mutantes.
Você é um Ranger do Deserto, membro de um bando de homens da lei robustos nascidos dos remanescentes de um destacamento do Exército dos EUA que sobreviveu ao holocausto nuclear se escondendo em uma prisão de segurança máxima. Você pode usar uniformes esfarrapados e portar armas improvisadas, mas os Rangers do Deserto são a única lei que restou no que antes era o sudoeste americano.
Agora, algo mais secreto e sinistro do que o habitual bando de mutantes e invasores está ameaçando a humanidade, e é seu trabalho investigar. Recrute a ajuda de que precisa, siga as pistas que encontrar, mas cuidado. O deserto é uma terra sem lei e um lugar solitário, e as escolhas que você fizer moldarão o mundo ao seu redor. Melhor escolher sabiamente. Sua vida depende disso."
Assim éramos apresentados ao RPG repleto de escolhas e com um escopo que arrisco dizer, serviria mais à frente não apenas como exemplo para a produção do aclamado Fallout, mas vários outros RPG's que hoje possuem essa característica de deixar nas mãos do jogador o rumo de certas missões.
O primeiro game, produzido pela Interplay e publicado pela Eletronic Arts, só ganharia uma continuação 26 anos depois, graças ao financiamento coletivo promovidos pela desenvolvedora inXile Entertainment.
Brian Fargo precisava de 900 mil para fazer o game vir à tona, após ter o projeto recusado por várias distribuidoras. Com o financiamento promovido pelos fãs da franquia e até mesmo pelos que acreditavam no potencial desse trabalho, mesmo sem ter jogado o primeiro, Fargo conseguiu nada menos que 2,4 milhões de dólares. Com tudo isso, era só uma questão de tempo até termos em mãos uma continuação que seria melhor que seu antecessor em praticamente tudo.
Com gráficos renovados e dentro dos padrões de tecnologia atuais (e obviamente dentro do plano isométrico que por si só, não permite algo tãããão realista), gore e o bom e velho humor negro que já conhecemos do seu irmão mais novo, Fallout, tivemos em 2014 a parte 2 dessa franquia.
E o que falar dela? Bom, logo ao abrirmos o game na época em Early Acess (e pouco depois de lançado em definitivo), tínhamos uma mensagem na tela:
"Red Boots DLC Only $49.95!" para depois de clicarmos, termos nossos corações acalmados com a continuidade: "Just kidding! You didn't really think we'd have downloadable content, did you?"
Uma esfregada de bunda na cara de tantas distribuidoras que adotaram há mais de uma década o hábito de vender jogos capados e, literalmente, parcelados.
"E qual a história de Wasteland 2?"
Em W2 você é um Ranger do deserto (grupo anteriormente apresentado no primeiro game) que ao lado do seu grupo ou sozinho, encarará sua primeira missão e que logo de cara se mostra uma encrenca sem tamanhos: descobrir a origem do assassinato de um querido Ranger do bando que dará início a algo muito mais perigoso e complexo do que uma simples morte. Com uma história que prende e se desenvolve em um ritmo certo, o jogo tem uma mecânica de combate por turnos deliciosa, lembrando em alguns aspectos Xcom, mas sempre com os elementos de RPG influenciando dentro e fora das lutas. Além disso, o gore, embora não tão real como games em primeira pessoal ou cujo foco da câmera não seja de cima, ainda sim dá um ar mais cruel ao game. Vá por mim, é maravilhoso despedaçar um inimigo com uma metralhadora automática ou subir em um telhado cuja altura lhe dá uma clara vantagem contra os inimigos abaixo, e explodir a cabeça deles com um rifle de francoatirador. Sabe as bizarrices sangrentas de fallout? Coloque isso em um plano isométrico e podendo pensar com calma em cada ação que será tomada no turno seguinte. Logo no início poderá criar seu esquadrão de quatro companheiros que, em lógica, deverão complementar as faltas de habilidade um do outro, ou, caso queira ser mais hardcore, pode optar por seguir sozinho. O limite de companheiros ao longo da jornada é 7 (4 criados e 3 recrutados durante as quest's).
Em 2015, um ano após o lançamento oficial do segundo game, foi lançada a versão Director's Cut, gratuita para quem já possuia o jogo, com correções de bug's e diversas melhorias totalmente gratuitas. Hoje em dia o game é vendido apenas nessa versão, vindo de brinde com o primeiro jogo da franquia.
Bom, após tanto falatório, chegamos onde interessa:
No terceiro episódio dessa série, vemos novamente os Rangers, porém, de uma forma nunca antes vista. Eles estão em maus lençóis, carentes de recursos após uma batalha em sua base original, e recorrendo à ajuda do "Patriarca", uma misteriosa figura que governa a região do Colorado com punhos de ferro e que, obviamente, não os ajudará de graça. Substituindo o já rotineiro deserto apresentado nos dois primeiros jogos, agora os Ranger's precisam encarar o frio dessa nova região que nem sequer tinha conhecimento de seus feitos, tornando a sensação de hostilidade muito mais forte do que quando podiam erguer seus distintivos com certa autoridade.
Utilizando do motor gráfico mais atual da Unreal Engine, o jogo mostra diversas melhorias em relação ao segundo game, desde as texturas até os efeitos ocasionados pelas armas e impactos dentro do combate. Além disso, outras novidades como o cooperativo online também estarão presentes já no lançamento.
Abaixo, alguns vídeos do que já foi apresentado:
Screenshots já divulgadas:
Onde comprar os jogos da série:
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