O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Digital foudry: Dirt 5: PS5 vs Xbox Series X / Series S [Comparação + Desempenho]

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.484
Reações
42.348
Pontos
1.074
É muita diferença 4 TF pra 12 TF
Não é como os caixistas do forum pensam que é só baixar resolução, estamos falando de praticamente duas gerações diferentes, todo jogo que sai pra um sai pro outro obrigatoriamente, é como produzir jogos pra 2 plataformas diferentes, e a DEV começa na mais fraca e porta pra mais forte que é series X.
Series X terá essa bola de ferro amarrada na perna por 7 anos.
Cara, é assim, a arquitetura é a mesma, a programação é a mesma, o que muda? a GPU. A Gpu é responsavel pelos gráficos, ou seja, modelos, texturas, etc... O que voce faz quando um jogo é pesado pra sua GPU? diminui iluminação, tesselação, resolução, etc...

Não tem mistério, tanto que voces viram que o que era diferente no jogo? texturas, iluminação, resolução...

SE o series S fosse inferior em processador, aí a história seria completamente diferente, porque processador cuida de outras coisas mais complexas.

SE não houvessem os modelos já no PS5 até poderia contestar algo, mas já existiam tudo pronto, era só colocar no SX e ajustar. Agora tem que ver se existe algo de anormal aí ou se foi pura preguiça dos devs, ou foi trabalho com a equipe reduzida e evitaram crush, porque essa discrepância só aconteceu nesse jogo...
 

SamasosukE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.207
Reações
22.921
Pontos
1.394
1qrka2.png









iWA7bSj.jpg

Detalhes do farol, asfalto...
5mZShyu.jpg
NkRAcRd.jpg
aHiyoa9.jpg


Eitha!
Parece uma diferença de duas gerações.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.484
Reações
42.348
Pontos
1.074
O pessoal tem uma dificuldade em entender é a seguinte: Console mais poderoso =/ console mais fácil de programar. PS1 era mais fraco que o Saturn mas tinha mais jogos com gráficos 3D melhores porque o saturn era super complexo. mesmo caso com o N64 que era muito poderoso mas limitado pelo cartucho. Xbox 360 era mais fraco que o PS3, mas tinha jogos melhores otimizados porque o PS3 era complexo de programar. quando os SDKs estão mais maduros, os consoles mais poderosos tendem a abrir distância ou equiparar os jogos, como foi o Caso do PS3. Se olharem o Shenmue de saturno no final da vida dele, vai ver que o PS1 nem em seus sonhos mais molhados chegaria naquela qualidade.

vamos esperar um pouco pra ver como vai ficar a situação. Que o series X é mais poderoso que o PS5, é obvio, agora vamos ver se vão conseguir traduzir isso em jogos...
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.462
Pontos
2.419
Mas é coisa da minha cabeça, tem razão. Só o seu Gears funciona e acha partida instantânea. É só no Gears 5 dos outros que demora pra achar partidas ou enche a partida de bots pra dizer que achou rápido.

Isso depende do modo. O que eu mais jogo é TDM rankeado onde não tem bots. Não acha partida em segundos, fica entre 1-3 minutos, mas jogo de boa.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.462
Pontos
2.419
O pessoal tem uma dificuldade em entender é a seguinte: Console mais poderoso =/ console mais fácil de programar. PS1 era mais fraco que o Saturn mas tinha mais jogos com gráficos 3D melhores porque o saturn era super complexo. mesmo caso com o N64 que era muito poderoso mas limitado pelo cartucho. Xbox 360 era mais fraco que o PS3, mas tinha jogos melhores otimizados porque o PS3 era complexo de programar. quando os SDKs estão mais maduros, os consoles mais poderosos tendem a abrir distância ou equiparar os jogos, como foi o Caso do PS3. Se olharem o Shenmue de saturno no final da vida dele, vai ver que o PS1 nem em seus sonhos mais molhados chegaria naquela qualidade.

vamos esperar um pouco pra ver como vai ficar a situação. Que o series X é mais poderoso que o PS5, é obvio, agora vamos ver se vão conseguir traduzir isso em jogos...

Eu discordo que o PS1 era mais fraco, pra jogos 3D não era.

Agora de resto vc tem razão, temos que aguardar os devs terem mais tempo e melhor domínio das ferramentas (lembrando que estamos em uma pandemia que dificulta os trabalhos) pra ver como a situação vai ficar.

Tem gente no fórum tirando conclusões muito cedo, se a coisa mudar vai ficar muito feio pra eles o que estão postando agora.
 


Velho Lobo do Mar

Bam-bam-bam
Mensagens
2.658
Reações
5.348
Pontos
453
Eu discordo que o PS1 era mais fraco, pra jogos 3D não era.

Agora de resto vc tem razão, temos que aguardar os devs terem mais tempo e melhor domínio das ferramentas (lembrando que estamos em uma pandemia que dificulta os trabalhos) pra ver como a situação vai ficar.

Tem gente no fórum tirando conclusões muito cedo, se a coisa mudar vai ficar muito feio pra eles o que estão postando agora.
Ficar feio nada, se o séries x conseguir parelhar ou um pouco melhor não faz mais que a obrigação.

Feio está agora um console que encheram o saco o ano inteiro falado de teraflops tomando um pau de um console supostamente muito inferior kkkkk

Era o q os caixistas diziam... Q o ps5 era MUITO mais fraco.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.462
Pontos
2.419
Ficar feio nada, se o séries x conseguir parelhar ou um pouco melhor não faz mais que a obrigação.

Feio está agora um console que encheram o saco o ano inteiro falado de teraflops tomando um pau de um console supostamente muito inferior kkkkk

Era o q os caixistas diziam... Q o ps5 era MUITO mais fraco.

Mas já estão garantindo que na prática o hardware do PS5 é melhor, que os 12TF não importam, então se por acaso daqui um tempo os jogos rodarem melhor no Series X vai ficar bem feio para os que estão empolgadinhos tirando onda agora.

E esse lance de PS5 MUITO mais fraco, se é que alguém falou isso, obviamente não corresponde a realidade.
 

nonatoreal

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.542
Reações
11.094
Pontos
753
Mas já estão garantindo que na prática o hardware do PS5 é melhor, que os 12TF não importam, então se por acaso daqui um tempo os jogos rodarem melhor no Series X vai ficar bem feio para os que estão empolgadinhos tirando onda agora.

E esse lance de PS5 MUITO mais fraco, se é que alguém falou isso, obviamente não corresponde a realidade.

oh.. não concordo com quase nada que você fala, falamuito.gif pra mim.. masss tenho que dar os parabéns, você não foge da briga, seus amigos te abandonaram no corredor polonês e você pelo contrario dobrou a aposta.

se depois de 6 meses o xbox estiver bem melhor nos multis você colhera seus frutos
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.810
Reações
13.840
Pontos
803
Mas já estão garantindo que na prática o hardware do PS5 é melhor, que os 12TF não importam, então se por acaso daqui um tempo os jogos rodarem melhor no Series X vai ficar bem feio para os que estão empolgadinhos tirando onda agora.

não irei incomoda-lo, pode tirar o print aí, pois nunca vai usa-lo contra mim: NÃO HAVERÁ VIRADA nem em 6 meses nem em 6 anos, só se fizer um Series Z outro hardware, aí já é outro assunto.

Depois de Dirt 5 agora tenho certeza de que o xbox já nem próximo do PS5 é. eu que já fui do mundo dos pcs sei que benchmark se faz com jogos, ninguém usa specs teóricas, agente testa um conjunto de jogo e assim formula o resultado. o xbox entregou tudo que pode em Dirt 5 o Dev usou a mesma métrica no PS5 só que como o poder que sobrava era tão grande, foram obrigados a melhorar o gráfico, de fato Dirt 5 é muito pesado no pc usa muito vram isso explica bem os 600p no S o jogo em si é bem demand.
 
Ultima Edição:

klamyr

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.793
Reações
7.233
Pontos
949
Mas já estão garantindo que na prática o hardware do PS5 é melhor, que os 12TF não importam, então se por acaso daqui um tempo os jogos rodarem melhor no Series X vai ficar bem feio para os que estão empolgadinhos tirando onda agora.

E esse lance de PS5 MUITO mais fraco, se é que alguém falou isso, obviamente não corresponde a realidade.

A diferença é que a MS está desde o início vomitando esse marketing tosco de console mais forte, raytracing, 4k sem parar, a Sony não abriu a pouco para falar de potência nenhuma vez, por isso que mesmo que a MS reverta isso, oq eu duvido, não fica feio para Sony
 

Rodpunisher

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.688
Reações
15.123
Pontos
1.174
Cara, é assim, a arquitetura é a mesma, a programação é a mesma, o que muda? a GPU. A Gpu é responsavel pelos gráficos, ou seja, modelos, texturas, etc... O que voce faz quando um jogo é pesado pra sua GPU? diminui iluminação, tesselação, resolução, etc...

Não tem mistério, tanto que voces viram que o que era diferente no jogo? texturas, iluminação, resolução...

SE o series S fosse inferior em processador, aí a história seria completamente diferente, porque processador cuida de outras coisas mais complexas.

SE não houvessem os modelos já no PS5 até poderia contestar algo, mas já existiam tudo pronto, era só colocar no SX e ajustar. Agora tem que ver se existe algo de anormal aí ou se foi pura preguiça dos devs, ou foi trabalho com a equipe reduzida e evitaram crush, porque essa discrepância só aconteceu nesse jogo...
Na vdd não é só gpu.. Tem a ram, largura de banda bem menor Tb.

Venderam o Series S como um console que faria 1440p 120 fps e aí vc pega dirt 5 cross gen e ele entrega 600p 120 fps.. Kkkk

Imagina no meio da geração com jogos mais pesados.

Sent from my Mi 9T Pro using Tapatalk
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.251
Reações
28.364
Pontos
1.649
não há problema algum com o xbox isso é um fato não há problema de dev kit nem nada, quem é sonista precisa entender e enfatizar isso, dizer que há problemas no xbox só diminui o feito incrível e parcialmente inédito que o Mark Cerny conseguiu; de fazer um console mais barato e mais poderoso., de vencer o marketing e o FUD que o PS5 sofreu por mais de um ano.

Pelo contrário o xbox é muito bom, são 12TF uma máquina e tanto e está entregando desde o incio tudo o que pode, a questão aqui é que o PS5 é melhor e não que o xbox é ruim. não diminuam as capacidades do xbox isso só reduzi o feito que a Sony conseguiu
Brincadeiras a parte, eu concordo com você.
É que a galera está aproveitando, pois desde a apresentação do Cerny, foi uma enxurrada de cusparada dos Caixistas e tópicos e mais tópicos do Duralino que virou Matemático tacando o pau incessantemente no PS5.

O PS5 estar mandando bem, pau a pau com o SX (que tem sim um hardware melhor), é que é a grande surpresa! Sabíamos que o PS5 faria seu trabalho, mas não a ponto se conseguir ficar no mano a mano.

Honestamente eu acreditava sim que o PS5 não faria feio não e que os Caixinhas estavam contando com o Ovo dentro do fiofó da galinha, mas era questão de tempo mesmo, esperar as máquinas saírem que as comparações iria aparecer.

Agora, com os pés no chão, esse jogo ai, Dirt, é meio vergonha alheia. Nos demais jogos está tudo certo, ambos estão pau a pau. Eu nem comemoro a superioridade do PS5 nesse jogo sem vergonha ai.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.951
Reações
70.819
Pontos
1.279
Nego vai fica com esse papo de tools por 2 anos, nao deu frutos, dai que vao dizer que o Series S e que puxou o freio de mao do X.

O que e uma grande possibiludade.
Mas oficialmente so vao dizer isso no fim da geracao, igual a fizeram com o Kitreco do One.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.513
Pontos
1.069
Eu discordo que o PS1 era mais fraco, pra jogos 3D não era.

Agora de resto vc tem razão, temos que aguardar os devs terem mais tempo e melhor domínio das ferramentas (lembrando que estamos em uma pandemia que dificulta os trabalhos) pra ver como a situação vai ficar.

Tem gente no fórum tirando conclusões muito cedo, se a coisa mudar vai ficar muito feio pra eles o que estão postando agora.
Até que dominem as ferramentas o PS5 já vai ter vendido 10 pra 1.

Como eu falei, se o GDK e as APIs do Xbox estão tão ruins assim é uma grande incompetência da MS. Quem levou chibata na geração atual teria que ter mais interesse em montar um sistema melhor para a próxima geração.

Como eu me recuso a acreditar que uma empresa do porte da MS é tão incompetente assim, eu prefiro acreditar que eles estão jogando todas as fichas no XCloud (o que justifica o investimento no GDK), mesmo que isso prejudique os Series S/X.
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.325
Reações
10.320
Pontos
503
O pessoal tem uma dificuldade em entender é a seguinte: Console mais poderoso =/ console mais fácil de programar. PS1 era mais fraco que o Saturn mas tinha mais jogos com gráficos 3D melhores porque o saturn era super complexo. mesmo caso com o N64 que era muito poderoso mas limitado pelo cartucho. Xbox 360 era mais fraco que o PS3, mas tinha jogos melhores otimizados porque o PS3 era complexo de programar. quando os SDKs estão mais maduros, os consoles mais poderosos tendem a abrir distância ou equiparar os jogos, como foi o Caso do PS3. Se olharem o Shenmue de saturno no final da vida dele, vai ver que o PS1 nem em seus sonhos mais molhados chegaria naquela qualidade.

vamos esperar um pouco pra ver como vai ficar a situação. Que o series X é mais poderoso que o PS5, é obvio, agora vamos ver se vão conseguir traduzir isso em jogos...
Se antes já restava duvida se o SX era superior ao ps5, imagina agora então que tá tomando pau em todos os jogos. Não da pra usar o argumento do ps3 como regra, ali é exceção, a regra é console mais forte já se mostrar desde o inicio e pronto.

Fora que vc encontra placa da AMD com 13 tf levando pau de placa da nvidia com 10 tf. Alguém ainda vai ter coragem de vir aqui dizer que ps5 e series X são exatamente a mesma arquitetura depois dos exemplos práticos?!
 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.178
Reações
14.479
Pontos
1.019
:kpensa
Fica dificil acreditar que estejam com alguma dificuldade
P: Como é desenvolver no Xbox Series X | S?

R: A Microsoft tornou a transição muito fácil para nós. Tem sido ótimo trabalhar com as ferramentas de desenvolvimento, e muitas delas são muito familiares para nós no Xbox One.

Como acontece com qualquer nova plataforma, houve arestas durante o desenvolvimento em relação à estabilidade e desempenho, mas tivemos grande suporte da equipe de hardware da Microsoft quando esses problemas surgiram. Eles resolveram as correções muito rapidamente, às vezes em 24 horas.

Outra coisa que ajudou nosso processo de desenvolvimento foi o novo Game Development Kit, que nos permite compartilhar um código comum entre gerações de consoles. Esta base de código compartilhada tornará o suporte a ambas as gerações muito mais fácil conforme os jogadores fazem a transição para o novo hardware.
 

Navarone

Bam-bam-bam
Mensagens
3.934
Reações
10.201
Pontos
288
O pessoal tem uma dificuldade em entender é a seguinte: Console mais poderoso =/ console mais fácil de programar. PS1 era mais fraco que o Saturn mas tinha mais jogos com gráficos 3D melhores porque o saturn era super complexo. mesmo caso com o N64 que era muito poderoso mas limitado pelo cartucho. Xbox 360 era mais fraco que o PS3, mas tinha jogos melhores otimizados porque o PS3 era complexo de programar. quando os SDKs estão mais maduros, os consoles mais poderosos tendem a abrir distância ou equiparar os jogos, como foi o Caso do PS3. Se olharem o Shenmue de saturno no final da vida dele, vai ver que o PS1 nem em seus sonhos mais molhados chegaria naquela qualidade.

vamos esperar um pouco pra ver como vai ficar a situação. Que o series X é mais poderoso que o PS5, é obvio, agora vamos ver se vão conseguir traduzir isso em jogos...
??????????



 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.462
Pontos
2.419
Até que dominem as ferramentas o PS5 já vai ter vendido 10 pra 1.

Como eu falei, se o GDK e as APIs do Xbox estão tão ruins assim é uma grande incompetência da MS. Quem levou chibata na geração atual teria que ter mais interesse em montar um sistema melhor para a próxima geração.

Como eu me recuso a acreditar que uma empresa do porte da MS é tão incompetente assim, eu prefiro acreditar que eles estão jogando todas as fichas no XCloud (o que justifica o investimento no GDK), mesmo que isso prejudique os Series S/X.

Pelo que eu entendi não é que o GDK esteja tão ruim e sim que ele representa uma mudança maior do que o ambiente de desenvolvimento do PS5, então os desenvolvedores vão precisar de mais tempo, o que não tiveram para entregar jogos de lançamento em meio a uma pandemia.
 

fr3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.178
Reações
14.479
Pontos
1.019
Notícia do site oficial do Xbox. Óbvio que nesse espaço tudo são elogios, o cara não vai dar ênfase à aspectos negativos.
Mas em meses nunca houve comentários em relação a isso, muito pelo contrário, o que se comentavam nos bastidores é que a MS estaria mais adiantada do que a Sony
A ambientação é basicamente a mesma, não há nenhuma nova arquitetura revolucionária, e por trabalhar em um ambiente em directx as coisas são bem mais fáceis pra MS do que pra Sony, é muito mais tranquilo portar qualquer coisa. Sinceramente, o que é existe são números teóricos, números estes que na prática nunca serão alcançados.
 

Selaht

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.117
Reações
2.836
Pontos
954


Não sei se vai apagar a primeira impressão negativa, mas acontecendo mesmo, pode ser um indicativo de q o problema está, de fato, no pouco tempo de trabalho com os kits, mas melhor aguardar.
 

Zitow

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.661
Reações
9.192
Pontos
744
O pessoal tem uma dificuldade em entender é a seguinte: Console mais poderoso =/ console mais fácil de programar. PS1 era mais fraco que o Saturn mas tinha mais jogos com gráficos 3D melhores porque o saturn era super complexo. mesmo caso com o N64 que era muito poderoso mas limitado pelo cartucho. Xbox 360 era mais fraco que o PS3, mas tinha jogos melhores otimizados porque o PS3 era complexo de programar. quando os SDKs estão mais maduros, os consoles mais poderosos tendem a abrir distância ou equiparar os jogos, como foi o Caso do PS3. Se olharem o Shenmue de saturno no final da vida dele, vai ver que o PS1 nem em seus sonhos mais molhados chegaria naquela qualidade.

vamos esperar um pouco pra ver como vai ficar a situação. Que o series X é mais poderoso que o PS5, é obvio, agora vamos ver se vão conseguir traduzir isso em jogos...

Você começou com dois exemplos de consoles com arquiteturas exóticas: Saturn e PS3.

Não dá nem pra comparar com PS5 e XSX, pois os dois têm arquiteturas parecidas.

É o mesmo caso do PS4 e Xbone. Desde o começo se sabia que o PS4 era mais poderoso e ele já saiu mostrando superioridade nos multis.
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.308
Reações
11.816
Pontos
1.654
Independente de ser problemas nas ferramentas, caso a Microsoft resolva, ela só vai resolver um problema. A maioria dos games são GPU bound, teoricamente era mais favorável um cenário para o Series X.

O Xbox Series X ainda tem outros problemas como memoria assíncrona, 10 GB com a bandwitch mais rápida, alguns fillrates inferiores ao PS5 que dependem de rasterização e velocidade de clock. Num cenário 4K nativo ou dinâmico com Ray Tracing é pouco. Os jogos já estão consumindo 12 GB da VRAM dos PCs.

E detalhe, que assim como o Series X pode ser otimizado, o PS5 também será. Ainda não vimos um uso extensivo do cache scrubbers e do Geometry Engine (que é uma solução superior ao Mesh Shaders, pois ela trata da imagem antes de ser renderizada fazendo o culling de geometria, um uso mais inteligente da geometria: técnicas como tesselation, por exemplo, se beneficiariam muito disso). Essa é uma das maiores features técnicas do PS5. Acho que nem em placas gráficas mais avançadas do PC tem esse recurso ainda.

E por fim, PS5 tem um melhor sistema de cache na APU, o que explica o melhor desempenho nos jogos multiplataforma, mesmo sem otimizar muito.

A tendência é que com a liderança do PS5 confirmada é que passe a ser a plataforma base dos jogos multiplataforma, favorecendo muito a plataforma da Sony.
 

BigJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
17.956
Reações
14.505
Pontos
1.389
Console mais poderoso = mais difícil de programar? :kpensa

O Series X é basicamente um PC turbinado (para os padrões atuais), não deveria ter problemas nesse sentido.

Infelizmente a teoria de que miraram o Dirt 5 no Series S e a versão do SX é apenas uma versão melhorada me parece fazer bastante sentido.
 

Mausypon

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.202
Reações
35.844
Pontos
803
Não entendo esse pessoal controlando dano dizendo que é pra esperar o Xbox madurar e ser melhorado no desempenho conforme o tempo.

Parece que só o Xbox vai melhorar , o PS5 não , vai ficar estagnado , os devs com o tempo não iram tirar mais proveito do hardware do PlayStation 5 .

154240
 

Hazard

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.554
Reações
37.207
Pontos
754


Não sei se vai apagar a primeira impressão negativa, mas acontecendo mesmo, pode ser um indicativo de q o problema está, de fato, no pouco tempo de trabalho com os kits, mas melhor aguardar.

Mas aí é para ambos os lados

Eles falam como se o Kit de desenvolvimento do PS5 fosse parar no tempo, enquanto a Microsoft vai aos poucos evoluíndo o dela
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.526
Reações
104.462
Pontos
2.419
Não entendo esse pessoal controlando dano dizendo que é pra esperar o Xbox madurar e ser melhorado no desempenho conforme o tempo.

Parece que só o Xbox vai melhorar , o PS5 não , vai ficar estagnado , os devs com o tempo não iram tirar mais proveito do hardware do PlayStation 5 .

Visualizar anexo 154240

Lógico que o PS5 vai melhorar, mas se o GDK é algo novo enquanto o SDK do PS5 é mais parecido com o do PS4, não é ilógico esperar que o espaço de evolução seja maior no Xbox.
 
Topo Fundo