O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Realmente, está diminuindo o interesse do pessoal de ter um carro no Brasil ou não?

Quantos carros você tem?

  • Mais de 2.

    Votes: 13 7,4%
  • 2.

    Votes: 15 8,6%
  • 1.

    Votes: 72 41,1%
  • Nenhum.

    Votes: 75 42,9%

  • Total voters
    175

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.327
Reações
45.860
Pontos
803
Tava vendo aqui, pra tirar a primeira habilitacao hoje em dia se gasta entre 1700 e 2000 mil reais, isso se a pessoa passar de primeira em tudo. Obviamente que so vai gastar todo esse dinheiro nisso quem ja tiver condicao financeira de comprar seu carro.

Na minha epoca, nao gastei 500 conto pra isso. Era mt mais facil o cara tirar a carteira primeiro pra pensar em ter carro depois.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Eis uns dos motivos de eu não ter me interessado em tirar uma carteira, isso é um roubo 2000 pilas pra poder aprender a dirigir e talvez passar senão vai ter que fazer tudo de novo e tals....

É muito caro, por isso que eu vejo o pessoal pagar essa porra aí e ainda dar o famoso "quebra" pra os caras passarem direto.

Acho que até eu faria isso aí.
 

Gabjplima

Lenda da internet
Mensagens
12.308
Reações
11.814
Pontos
1.654
Da minha parte, o desinteresse são pelos seguintes motivos:

  • Custo de manutenção do veículo, combustível, IPVA entre outros impostos indesejáveis. Quase tão caro quanto ter um filho.
  • Andar de carro dentro de uma metropole é muito estressante. O maior desafio para mim é a harmônia no transito com as outras pessoas. Voce vê barberagem o tempo todo. Por mais que você faça a sua parte, sempre vai ter gente fazendo m**** e te colocando em situação de perigo. Ninguém respeita ninguém: pedestres, motoristas, motociclistas. A falta de civilidade é algo imperdoável na minha opinião.
  • Violência: Medo de ser assaltado e ter seu bem que você se esforçou para pagar sendo subtraído de forma covarde por um meliante (na maioria das vezes, mais de um) vagabundo sem vergonha. Cometendo um atentado contra a sua própria vida.
Carro para mim só em cidades pacatas ou em passeio em rodovias.

Apesar do transporte público também ser estressante, principalmente por esperar o ônibus ou trem estar lotado de gente (que é um agravante a mais nesse período de pandemia), ainda é uma boa opção caso não more longe do trabalho.

Fico tranquilo no metrô levando até 30-40 minutos do trabalho para casa, até mesmo em pé, desde que não esteja muito lotado, é lógico. Cidades pacatas e pequenas, a bicicleta pode ser uma excelente alternativa. Além de ser benéfico para a saúde.

Mas consigo ver vantagens em ter o automóvel, mas penso duas ou até mais vezes em ter um bem desses, especialmente aonde vivo atualmente.
 
Ultima Edição:

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.575
Pontos
1.389
Realmente acho que os aplicativos vieram pra dar um grande incentivo a não ter carro. Vocês estão criticando Uber e 99 a partir de uma visão de quem já tem carro, mas pro cara que só pegou ônibus na vida, esses aplicativos são uma put* vantagem, e muitas vezes por um preço que ele acha justo pagar.

O poder de compra realmente diminuiu e isso influencia também, mas eu acho que está havendo sim uma mudança da mentalidade geral, principalmente dos mais jovens. A coisa ta deixando de ser "Meu sonho é ter um carro" pra "Sò terei um carro se tiver com muita grana e for realmente necessário".

E digo mais, se não fosse a pressão social que ainda existe pro homem ter um carro, principalmente pra pegar mulher, esse número já teria caído ainda mais.

Falou certo, jovens e principalmente solteiros e sem filhos, mas e quem tem filho pequeno? Duvido muito q os casais ou msol ou psol, não prefere ter um carro. 03:00 horas da manhã seu filho passando mal e o hospital fica longe, imagina o desespero dos pais para leva-lo? E a escolinha ? Só se for perto da sua casa porque caso contrário vai ter q levar a pezão com seu filho no colo ou ficar na espera do transporte publico. (dias de chuva piorou)
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.476
Pontos
1.539
Aqui em Fortaleza, um colega meu colocou na ponta do lápis, e pra ele vale mais a pena chamar Uber ou 99.

Sent from my Moto Z3 Play using Tapatalk

Mas pra mim é, infelizmente, inviavel

Teoricamente sim, mas na prática é uma luta para esses FDP aceitarem uma corrida.

Aqui no ES é padrão, você chama o Uber ou 99 e o cara, imediatamente após aceitar a corrida, pergunta: vai pra onde? Dependendo da resposta, ele simplesmente cancela a corrida e você tem que aguardar outro. Esse processo costuma se repetir sempre e requer alguns bons minutos para enfim alguém aceitar a corrida. É um saco... Já fiquei mais de 30 minutos esperando Uber, e olha que eu nem moro em um lugar tão ruim.

Eu trabalho no aeroporto, então eu acho que nenhum ia cancelar a corrida pq ele entra na vez pra corridas no aeroporto que são bem concorridas.

Eu e minha esposa gastavamos 3000 por mês com uber, dai compramos um carro e hoje pagamos 500 de parcela mais uns 300 de combustível. Valeu muito a pena.

Fora a liberdade de ir e vir quando quiser.

Nossa, mas vcs gastavam 3000 de uber e fazendo os mesmos trajetos gastam 300 reais de gasolina?
 

Ysmiki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.615
Reações
1.365
Pontos
659
Falou certo, jovens e principalmente solteiros e sem filhos, mas e quem tem filho pequeno? Duvido muito q os casais ou msol ou psol, não prefere ter um carro. 03:00 horas da manhã seu filho passando mal e o hospital fica longe, imagina o desespero dos pais para leva-lo? E a escolinha ? Só se for perto da sua casa porque caso contrário vai ter q levar a pezão com seu filho no colo ou ficar na espera do transporte publico. (dias de chuva piorou)

Então, mas ai entraria no "realmente necessário" que coloquei no meu post. Só que até isso ta mudando, taxa de natalidade só cai, e consequentemente cada vez menos pessoas terão esse motivo apontado por você como um incentivador pra ter um carro.
 

Calcifer

Bam-bam-bam
Mensagens
2.184
Reações
5.964
Pontos
294
Graças a deus! O dia que um carro não custar o mesmo que uns 3 anos de salário e custa não ser 30% d orçamento eu compro um.


Desde que Uber apareceu nunca mais sentei atrás de um volante e não pretendo nunca mais se puder. Eu ando de uber pra fazer tudo, nunca tive q esperar mais de 10 min por um carro e no mês máximo que já gastei foi 200 reais e isso pq quebrei a perna e tive que ir ate na esquina de uber. De carro gastaria facilmente isso só em gasolina se duvidar. Maior problema que tive foi terem clonado minha conta uma vez, fi um saco mas uber devolveu meu dinheiro. Ter carro cada mais é burrice exceto em casos específicos.
 


JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
O desinteresse existe, mas não é tão impactante quanto a incapacidade de comprar, pois tudo aumentou muito menos o salário.
Especialmente porque a NOSSA sociedade IMPOE que precisamos ter um carro médio ou superior, uma casa conservada e ganhamos bem num emprego muito formal/muito sério para ser respeitado.
Talvez pra um cara que não queira se casar e não queira nem ter amigos, talvez dê pra contornar (e ainda assim com muita dificuldade) essa "sanção".
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.575
Pontos
1.389
O meu Punto já vai fazer 10 anos em 2021 mas eu preciso trocar por um carro mais seguro. O problema é que carro zero tá mais caro que o saldo devedor do meu apartamento.

Sent from my Moto Z3 Play using Tapatalk

Se seu carro estiver com a manutenção em dia, vale mais ficar com ele do q trocar.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Mas trocar por um zero é garantia de não ter dor de cabeça. Carro com 10 anos já começa a dar sinal de idade...
Tu tem garantia pra reduzir a dor de cabeça, mas não é garantia de não ter dor de cabeça.

E mesmo com garantia, tem várias montadoras que tentam se esquivar de consertar na garantia.

Enviado de meu SM-A705MN usando o Tapatalk
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Mas pra mim é, infelizmente, inviavel



Eu trabalho no aeroporto, então eu acho que nenhum ia cancelar a corrida pq ele entra na vez pra corridas no aeroporto que são bem concorridas.



Nossa, mas vcs gastavam 3000 de uber e fazendo os mesmos trajetos gastam 300 reais de gasolina?
Exatamente a mesma rotina, é que minha esposa faz 3 períodos no trampo todo dia e é inviável ir de transporte público, nao daria tempo.

E os trampos são distantes um do outro, ela cruza são paulo todo dia, as vezes da 70/80 reais uma viagem, em dia de chuva chegava a pagar quase 100.

O nosso carro (palio economy 2010) é muuuito econômico, ele é flex ainda, da pra ir alternando entre gasolina e álcool.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Você já teve carro com mais de 10 anos de fabricação? Pois é, eu já...
Até já tive.

E deu menos incomodação do que a Duster que peguei zero em 2015.
Mas também já tive carro usado que foi pura incomodação.

Como eu disse: carro zero reduz a dor de cabeça, porque temos em mente a questão de garantia. Mas não necessariamente impede de ter dor de cabeça, porque pilantragem de montadora que tenta se esquivar de garantia é grande. Ainda mais se pegares um "carro de segunda-feira" como foi o meu caso com a Duster.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.575
Pontos
1.389
Até já tive.

E deu menos incomodação do que a Duster que peguei zero em 2015.
Mas também já tive carro usado que foi pura incomodação.

Como eu disse: carro zero reduz a dor de cabeça, porque temos em mente a questão de garantia. Mas não necessariamente impede de ter dor de cabeça, porque pilantragem de montadora que tenta se esquivar de garantia é grande. Ainda mais se pegares um "carro de segunda-feira" como foi o meu caso com a Duster.

O negócio é pegar Honda ou Toyota ! Carros inquebraveis e os melhores do mundo
Alemães turbo ? Who ? :coolface
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
O negócio é pegar Honda ou Toyota ! Carros inquebraveis e os melhores do mundo
Alemães turbo ? Who ? :coolface
O carro com 10 anos e praticamente nenhum problema que tive foi um Civic.
O carro que mais me incomodou que eu já tive foi uma Fielder.
Já tive Mégane usado que incomodou e Duster zero que incomodou. Tive Fit usado que foi excelente, mas fiquei com ele muito pouco tempo.
Turbo não tive nenhum, mas cogitei seriamente comprar um Virtus TSi antes de comprar o Creta. O que pesou pro lado do Creta foi justamente o fato de ser SUV.
Já o meu up é aspirado, queria o mais econômico possível como carro quebra-galho, mas que tivesse algum espaço pra carregar minhas tralhas. Como é segundo carro, preferi economizar a grana que daria de diferença pro TSi. Não tenho preconceitos sérios com relação a veículo nenhum, tanto que quando estava procurando o segundo veículo, considerei seriamente pegar um 208 1.2 por conta do baixo consumo e design do interior. O que acabou me afastando foram as condições de compra, iria pagar uma taxa muito alta no financiamento, não valeria a pena.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.575
Pontos
1.389
O carro com 10 anos e praticamente nenhum problema que tive foi um Civic.
O carro que mais me incomodou que eu já tive foi uma Fielder.
Já tive Mégane usado que incomodou e Duster zero que incomodou. Tive Fit usado que foi excelente, mas fiquei com ele muito pouco tempo.
Turbo não tive nenhum, mas cogitei seriamente comprar um Virtus TSi antes de comprar o Creta. O que pesou pro lado do Creta foi justamente o fato de ser SUV.
Já o meu up é aspirado, queria o mais econômico possível como carro quebra-galho, mas que tivesse algum espaço pra carregar minhas tralhas. Como é segundo carro, preferi economizar a grana que daria de diferença pro TSi. Não tenho preconceitos sérios com relação a veículo nenhum, tanto que quando estava procurando o segundo veículo, considerei seriamente pegar um 208 1.2 por conta do baixo consumo e design do interior. O que acabou me afastando foram as condições de compra, iria pagar uma taxa muito alta no financiamento, não valeria a pena.

Decepcionado q vc foi para o lado dos SUV´s :kclassic
 

DarkVoid

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.812
Reações
2.760
Pontos
703
Gosto muito de carros, ficava vendo fotos e pesquisando sobre, jogava vários jogos de corrida (era daora ver os detalhes dos carros em NFS2), já fui na Avenida Europa pra ver os carros fodas junto dos amigos, salão do automóvel, mas não tenho nenhuma vontade de ter um ou de dirigir. Se eu tivesse um era capaz de parecer aqueles velhos que lava o carro por horas e quase todos os dias, mas não anda nele.
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.618
Reações
19.521
Pontos
503
Tenho um carro(Sandero automático) e moto (Sh150 i) praticamente o carro só utilizo quando saio com a família, a moto vou para todo o lado, o que vejo é o crescimento de motos na praça, o modo de locomoção ser mais rápido que o carro, manutenção mais barata, ipva, seguro, tudo mais fácil...
 

Snk-Brazil

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.156
Reações
3.797
Pontos
994
Teoricamente sim, mas na prática é uma luta para esses FDP aceitarem uma corrida.

Aqui no ES é padrão, você chama o Uber ou 99 e o cara, imediatamente após aceitar a corrida, pergunta: vai pra onde? Dependendo da resposta, ele simplesmente cancela a corrida e você tem que aguardar outro. Esse processo costuma se repetir sempre e requer alguns bons minutos para enfim alguém aceitar a corrida. É um saco... Já fiquei mais de 30 minutos esperando Uber, e olha que eu nem moro em um lugar tão ruim.
Isso acontece devido ao UBER pagar uma miséria, pro motorista se o lugar for meio b*sta de ir é me
hor ficar parado mesmo esperando outro cliente.
 

drdreh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
21.872
Reações
22.955
Pontos
599
Diminuindo? Aqui no estado o estoque de usados foi a quase zero com a pandemia!
 

Darth_Tyranus

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.539
Reações
180.358
Pontos
1.003
Eis uns dos motivos de eu não ter me interessado em tirar uma carteira, isso é um roubo 2000 pilas pra poder aprender a dirigir e talvez passar senão vai ter que fazer tudo de novo e tals....

É muito caro, por isso que eu vejo o pessoal pagar essa porra aí e ainda dar o famoso "quebra" pra os caras passarem direto.

Acho que até eu faria isso aí.
Autoescola não te ensina a dirigir, te ensina a passar na prova.
 

overoad

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.122
Reações
28.757
Pontos
1.409
Decepcionado q vc foi para o lado dos SUV´s :kclassic
Estrada de chão + cachorros + necessidade de espaço (vez ou outra com esposa, 2 cachorros, pai, mãe e irmã). Sem chance pra outro tipo de veículo. É o tipo de veículo que melhor atende às minhas necessidades. Sedan tem o problema de distância do solo além de não ser possivel carregar a caixa com o cachorro no porta-malas. Fora que com o porta-malas do Creta eu já consegui levar uma maquina de lavar-roupas pro sítio, isso eu jamais conseguiria num sedan.
 

Polivalente

Bam-bam-bam
Mensagens
2.138
Reações
8.148
Pontos
453
Realmente, está diminuindo o interesse do pessoal de ter um carro no Brasil ou não?
Sim, principalmente entre os jovens. E agora com ascensão do home office, isto tende a aumentar mais ainda.

Especialmente porque a NOSSA sociedade IMPOE que precisamos ter um carro médio ou superior, uma casa conservada e ganhamos bem num emprego muito formal/muito sério para ser respeitado.
Talvez pra um cara que não queira se casar e não queira nem ter amigos, talvez dê pra contornar (e ainda assim com muita dificuldade) essa "sanção".

Rapaz, ligue menos para a sociedade e mais para você e vá ser feliz.

Eu tenho várias hipóteses (vou começar pela hipótese que ninguém ainda citou):

1ª - Os jovens estão transando cada vez mais dentro da casa dos pais. Seja porque a família é pequena e cada filho tem seu quarto, seja porque realmente os pais estão mais liberais. Antigamente o jovem comprava o carro principalmente para ter a liberdade de levar as namoradinhas para o motel.

2ª - As pessoas estão começando a trabalhar cada vez mais tarde, gastando mais dinheiro com tecnologia (celular, internet, notebook, Netflix) e assim possuindo uma poupança bem menor. Assim não conseguem nem comprar um carro usado, nem pagar a manutenção.

3ª - Garagem. Antigamente era barato um imóvel espaçoso num lugar seguro ou longe de favelas. Hoje um imóvel com garagem com espaço para três carros ou mais custa muito caro num bairro minimamente decente numa capital ou cidade com mais de 200k de habitantes.

4ª - Autoescola, exames médicos e psicotécnicos, CNH e taxas cada vez mais caras e burocráticas. Uma autoescola hoje deve custar por volta de 2 salários mínimos, várias horas de aula e fila de espera para agendar a prova prática.

This. E o pessoal também ta esquecendo que é possível alugar carros, não só comprar.
 

Cielo

Lenda da internet
Mensagens
17.282
Reações
50.476
Pontos
1.539
Exatamente a mesma rotina, é que minha esposa faz 3 períodos no trampo todo dia e é inviável ir de transporte público, nao daria tempo.

E os trampos são distantes um do outro, ela cruza são paulo todo dia, as vezes da 70/80 reais uma viagem, em dia de chuva chegava a pagar quase 100.

O nosso carro (palio economy 2010) é muuuito econômico, ele é flex ainda, da pra ir alternando entre gasolina e álcool.

Na minha experiencia eu considero o gasto indo de uber o dobro do indo de carro, e varias vezes eu usava o indrive que vc negocia o valor né, mas teve vezes de eu ir do aeroporto até o centro por 15 reais, de carro eu gasto 9, isso quando eu tinha um clio 1.0 16v que tbm era muito economico, nunca pra mim deu essa conta de 10x mais, mas tem varios outros fatores que vc deve considerar na equação também, seguro, IPVA, manutenção, despesas não previstas...
 

krazyx

The Matrix Engineer
VIP
Mensagens
1.480
Reações
3.082
Pontos
293
Na minha experiencia eu considero o gasto indo de uber o dobro do indo de carro, e varias vezes eu usava o indrive que vc negocia o valor né, mas teve vezes de eu ir do aeroporto até o centro por 15 reais, de carro eu gasto 9, isso quando eu tinha um clio 1.0 16v que tbm era muito economico, nunca pra mim deu essa conta de 10x mais, mas tem varios outros fatores que vc deve considerar na equação também, seguro, IPVA, manutenção, despesas não previstas...
Ah sim sem dúvidas, por cima a gente considera a parcela + gasolina, mas tem o seguro, IPVA, a manutenção que a gente faz na autorizada certinho.

Em outubro gastamos 3000 na manutenção, troca dos pneus, todos os fluidos, balanceamento, reforma da cauxa de câmbio, etc. E mesmo assim ainda compensa muito ter o carro.
 

dr.chocolate

Supra-sumo
Mensagens
985
Reações
1.624
Pontos
183
Mas trocar por um zero é garantia de não ter dor de cabeça. Carro com 10 anos já começa a dar sinal de idade...
Minha tia que ia comprar um gol de quase 10 anos por R$ 18k :klolwtf.
Eu até queria ter um carro, mas tá muito além do meu poder de compra. Não consigo pensar em junntar meu salário cheio por 2 anos para poder comprar um popular novo.
Até já tive.

E deu menos incomodação do que a Duster que peguei zero em 2015.
Mas também já tive carro usado que foi pura incomodação.

Como eu disse: carro zero reduz a dor de cabeça, porque temos em mente a questão de garantia. Mas não necessariamente impede de ter dor de cabeça, porque pilantragem de montadora que tenta se esquivar de garantia é grande. Ainda mais se pegares um "carro de segunda-feira" como foi o meu caso com a Duster.
Como assim "carro de segunda-feira"?
 

Ikebh

Bam-bam-bam
Mensagens
174
Reações
318
Pontos
248
Já falaram tudo. Uber vale a pena sim, dependendo da distância e regime de trabalho. O grande impecilho na minha opinião é preço da CNH + preço dos carros. Qualquer b*sta de carro zero hoje em dia custa 60-70k, quando há alguns anos ficavam na faixa de 40k, sendo que o poder de compra só diminuiu por causa da crise. Inclusive pretendia comprar meu primeiro carro agora, mas meus pais vão deixar emprestado comigo o tempo que eu quiser (pagando seguro + gasolina + ipva), ou seja, o dinheiro que iria pro carro provavelmente vai servir para dar entrada em algum apartamento.
Mas quero ter meu próprio carro algum dia, gosto muito de dirigir. Uma outra opção que penso é o combo carro fuleiro + moto boa.
 
Topo Fundo